sábado 16 2013

RPG ALIVIA DORES E TENSÕES DECORRENTES DA MÁ POSTURA



Trabalho de consciência corporal realinha o corpo e diminui dores
Dores nas costas, dificuldade de movimentação e, às vezes, até dor de cabeça são resultado, em muitas situações, de um mesmo problema: má postura. Falta de cuidado ao se sentar, ao se deitar e, principalmente, durante o trabalho acabam contribuindo para que a coluna fique desalinhada e, como consequência, causando desajustes ao longo de todo o corpo. “Quando você não presta atenção no seu corpo, provoca sobrecarga em algumas regiões e elas respondem com dores”, afirma a fisioterapeuta Sheila Carollo, com formação em RPG (Reeducação Postural Global). Sendo assim, de nada adianta tomar analgésicos sem agir no problema principal, que é a correção dos seus movimentos e o alinhamento do corpo em repouso. Mas como funciona um tratamento postural à base de RPG? Descubra com as dicas e pense nele como alternativa para o seu bem-estar. A seguir, confira as dicas da fisioterapeuta Sheila Carollo.
1. Respiração: tomar consciência da respiração faz parte da sessão de RPG. Conforme o profissional manipula seu corpo para ajustar músculos e articulações na posição adequada, você vai prendendo e soltando o ar de acordo com as orientações. A respiração ajuda no relaxamento de tensões acumuladas e favorece o realinhamento postural.
2. Alongamentos: em algumas situações, a má postura é resultado de músculos contraídos em excesso (por falta natural de alongamento ou por excesso de tensões). Após fazer uma avaliação do seu caso, chamada anamnese, o especialista identifica os pontos que exigem um trabalho maior de alongamento e flexibilidade, ajudando você fazer os movimentos sem realizar compensações em outras regiões do corpo.
3. Trabalho postural: é muito comum a situação em que o corpo tem condições de se manter no alinhamento adequado, mas adota outro modelo por vício postural. Trata- se de uma escolha praticamente mecânica, que precisa ser desfeita e substituída por outra. O trabalho de consciência corporal dá propriedade sobre os seus movimentos e também sobre seu estado de repouso. Aos poucos, sem a necessidade de um profissional, você começa a notar quando está andando em desalinho ou forçando demais alguma articulação.
4. Atenção individual: a técnica do RPG é muito meticulosa e envolve uma série de observações, por isso o profissional não dá conta de trabalhar mais de um paciente ao mesmo tempo. Todos os gestos são avaliados e também existe manipulação corporal, corrigindo os desvios e ajustando o corpo ao equilíbrio.
5. Intervalos regulares: durante anos, seu corpo esteve acostumado ao desalinhamento. A correção desses padrões dá trabalho e exige muita determinação no início. A naturalidade das novas posturas e dos movimentos alinhados só surge com o tempo, daí a necessidade de disciplina rigorosa com as sessões. No tratamento tradicional, elas acontecem uma vez por semana e duram cerca de uma hora. Também é comum os especialistas passarem exercícios para serem feitos em casa, eles potencializam os efeitos das sessões e aceleram o alívio de dor em pacientes com queixas desse tipo.
6. Observação em tempo integral: a partir das orientações que você recebe durante as sessões, passa a observar como seu corpo se comporta em situações de rotina (como ao dormir ou ao se sentar para ver televisão). Esse olhar crítico sobre si mesmo é uma das principais ferramentas do trabalho de reeducação postural. Sozinho, você mesmo já consegue promover ajustes de postura que fazem diferença imediata.
Todas as informações presentes neste texto possuem respaldo da fisioterapeuta Sheila Carollo.

Nenhum comentário: