terça-feira 19 2013

Renan anuncia corte de R$ 262 milhões no Senado

Que coisa, não? 

Congresso

Medidas divulgadas nesta terça-feira estão ligadas à reforma administrativa da casa. Peemedebista tenta reconstruir imagem com medidas positivas

Gabriel Castro, de Brasília
O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL)
O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) (Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está decidido tentar usar o seu novo mandato à frente da Casa para reconstruir sua imagem. Nesta terça-feira, ele anunciou um corte de 262 milhões de reais no orçamento anual do Senado, além de ter confirmado a criação da Secretaria de Transparência.
Em pronunciamento, o peemedebista anunciou a extinção de 500 funções de chefia e assessoramento. Além disso, parte dos contratos de mão de obra não serão renovados e outros terão os valores reduzidos. Na área de vigilância, o corte será de 20%. 
A nomeação de 117 agentes de Polícia legislativa e de 42 assistentes sociais, anteriormente comunicada pelo Senado, foi suspensa. O serviço médico do Senado também foi reduzido e passará a atender apenas casos de emergência. Três institutos de apoio à atividade do Senado serão fundidos: O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), o Interlegis e o Unilegis. A carga de trabalho dos servidores que optam pelo meio-período foi elevada de seis para sete horas - o que deve reduzir o pagamento de horas extras. "Nós vamos, cada vez mais, diminuir o gigantismo do Senado Federal", afirmou Renan.
A implementação do plano ainda depende da Mesa Diretora, que deve apresentar o projeto completo em 30 dias. "O que aprovamos hoje na Mesa Diretora é um conjunto de medidas visando a racionalização administrativa, eficiência, austeridade e fim das redundâncias e desperdícios", declarou o presidente do Senado.
Boa parte dos cortes anunciados por Renan estava prevista no texto da reforma administrativa, que aguarda aprovação do plenário.

Refrigerantes dietéticos elevam risco de infarto e derrame


Coração

A chance de sofrer um acidente cardiovascular pode aumentar mais de 60%

Refrigerante diet: bom para a cintura, péssimo para o coração
Refrigerante diet: bom para a cintura, péssimo para o coração (Polka Dot Images/Thinkstock)
Beber refrigerante dietético pode ser uma boa alternativa para quem não deseja engordar, mas não significa menos perigo à saúde. Um estudo americano sugere que os consumidores frequentes desse tipo de bebida correm um risco maior de sofrer ataque cardíaco e acidente vascular cerebral do que as pessoas que não bebem refrigerante nenhum. A pesquisa não apontou risco entre consumidores dos refrigerantes comuns.
O estudo, realizado em conjunto pela Universidade de Columbia de Nova York e a Escola de Medicina da Universidade de Miami, acompanhou 2.564 pessoas em Nova York por pouco mais de nove anos e descobriu que as pessoas que consumiam essas bebidas dietéticas diariamente tinham 61% mais chance de sofrer problemas vasculares. Mesmo após os cientistas descartarem os pesquisados com síndrome metabólica (doença vascular periférica) e histórico de doença cardíaca, o risco ainda assim foi 48% maior, destacou o estudo apresentado na conferência internacional sobre Acidente Vascular da Associação Americana de AVC.
"Se nossos estudos se confirmarem com análises futuras, isto sugeriria que refrigerantes dietéticos podem não ser um substituto ideal para bebidas com açúcar", disse a coordenadora dos estudos, Hannah Gardener, da Escola de Medicina da Universidade de Miami.
Segundo Hannah, o estudo não conseguiu identificar a razão do aumento de risco cardíaco. Segundo ela, é possível que a culpa não seja do refrigerante, mas de alguma característica em comum entre os pesquisados. "É possível que as pessoas façam escolhas pouco saudáveis na hora de comer, por exemplo, achando que basta basta tomar um refrigerante diet para se manter saudável", afirmou.
O médico epidemiologista brasileiro Julio Ricardo Vieira, da Universidade de Columbia, que também participou da pesquisa, disse a VEJA que a intenção do estudo foi "abrir os olhos da comunidade científica." Por ter sido a primeira pesquisa a demonstrar a relação dos refrigerantes dietéticos com acidentes cardiovasculares, diz ele, é preciso agora que outros grupos façam estudos clínicos para determinar que componentes das bebidas são responsáveis pelo aumento do risco. 
(Com agência France-Presse)

Bebidas com açúcar podem elevar pressão sanguínea


Nutrição

Para pesquisadores, não se deve ingerir mais de 355 mililitros de líquidos adoçados ao dia

Consumo exagerado: ingerir sucos e refrigerantes adoçados com açúcar é tão arriscado para a saúde cardíaca quanto a alta ingestão de sal
Consumo exagerado: ingerir sucos e refrigerantes adoçados com açúcar é tão arriscado para a saúde cardíaca quanto a alta ingestão de sal (Goodshoot/Thinkstock)
Ingerir bebidas açucaradas em excesso pode elevar os riscos de pressão alta. O alerta foi feito por uma equipe de cientistas da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, da Inglaterra. Segundo os pesquisadores, beber volumes superiores a 355 mililitros por dia de suco de fruta com açúcar ou bebidas gaseificadas (refrigerantes em geral) pode aumentar a pressão arterial em até 1,6 mmHg (milímetro de mercúrio). A pesquisa foi publicada no periódico americano Hypertension.
O mecanismo da ação das bebidas açucaradas sobre a pressão sanguínea, no entanto, ainda não foi estabelecido. Os cientistas acreditam que, quando presente em grandes quantidades no sangue, o açúcar desequilibra o tônus do vaso sanguíneo, além de desregular os níveis de sal – aumentando, assim, a pressão.
Para chegar aos resultados, foram analisados dados de 2.500 voluntários dos Estados Unidos e da Inglaterra, com idades entre 40 e 59 anos. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de açúcar foi maior entre aqueles que consumiram mais de uma bebida adoçada com açúcar por dia – líquidos dietéticos não produziram o mesmo efeito.
Para cada porção extra de bebida açucarada consumida durante o dia, os indivíduos apresentaram pressão sanguínea sistólica (a máxima exercida quando o coração se contrai) 1,6 mmHg mais elevada; o avanço da pressão diastólica (pressão mínima do sistema arterial) foi de 0,8 mmHg. Isso significa que, antes da ingestão da bebida, a pressão era de 12 por 8; depois, de 13,6 por 8,8.
Doenças cardíacas - “É amplamente sabido que, se você ingere muito sal, os riscos de desenvolver pressão alta são maiores. Esse estudo mostra, no entanto, que também é importante se preocupar com a quantidade de açúcar consumida”, diz Paull Elliott, um dos autores do estudo. Segundo o especialista, a pressão alta é uma das principais causas das doenças cardiovasculares, entre elas, o ataque cardíaco.

Pessoas com pressão sanguínea na casa dos 13,5 por 8,5, por exemplo, são duas vezes mais propensas a sofrer ataques cardíacos quando comparadas àquelas com pressão de 11,5 por 7,5. Mas, no estudo, a relação entre o consumo de bebidas açucaradas e pressão alta se mostrou mais intensa naquelas pessoas que consumiam também grandes quantidades de sal por dia.

Novos estudos reforçam vínculo entre bebidas açucaradas e obesidade


Alimentação

Pesquisas sugerem que refrigerantes e sucos com açúcar podem afetar o funcionamento dos genes, aumentando a pré-disposição para engordar

Refrigerante em lata
Refrigerante e outras bebidas com adição de açúcar estão associadas à epidemia de obesidade nos Estados Unidos, afirmam novos estudos (Thinkstock)
Três novos estudos publicados neste fim de semana reforçam o vínculo entre a ingestão de bebidas com adição de açúcar, como refrigerantes e sucos artificiais, e a epidemia de obesidade nos Estados Unidos. Segundo os autores dessas pesquisas, que foram divulgadas na edição online do periódico New England Journal of Medicine, o consumo desses produtos no país mais que dobrou desde os anos 1970, assim como a taxa de obesidade entre os americanos no mesmo período, que afeta atualmente 30% da população adulta.
O primeiro estudo, feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com mais de 33.000 americanos, homens e mulheres, indicou que consumir essas bebidas açucaradas pode agir nos genes, afetando o peso e ampliando a pré-disposição genética de uma pessoa a engordar. Para chegar a essa conclusão, a equipe usou as 32 variações de genes conhecidos por influenciar no peso com a finalidade de estabelecer um perfil genético dos participantes do estudo. Os autores determinaram também seus hábitos alimentares, de consumo de bebidas açucaradas e de práticas de exercícios baseados nas respostas a um questionário durante quatro anos.
Hábitos mais saudáveis — Os outros dois estudos demonstraram que o fato de dar a crianças e adolescentes bebidas sem calorias, como água mineral ou refrigerantes com adoçantes, levaram a uma perda de peso. Uma dessas pesquisas foi feita no Hospital Infantil de Boston com 224 adolescentes obesos ou que tinham excesso de peso, aos quais os cientistas mandaram regularmente a domicílio garrafas d'água ou refrigerantes light. Os pesquisadores também os incentivaram a consumir essas bebidas durante um ano, período de duração do estudo. Esses adolescentes não tiveram ganho de peso superior a 1,5 quilo durante este prazo, contra um aumento médio de 3,4 quilos observado no grupo que consumiu refrigerantes normais.
A última pesquisa que chegou a conclusões semelhantes foi realizada por cientistas da Universidade VU de Amsterdã, na Holanda, com 641 crianças com idades entre 4 e 11 anos com peso normal. Metade desses participantes consumiu diariamente um quarto de litro de bebidas de frutas açucaradas e o restante, a mesma quantidade de bebidas, mas com adoçantes no lugar do açúcar. Após 18 meses, as crianças que consumiram bebidas de baixas calorias ganharam 6,39 quilos em média. No grupo que ingeriu bebidas de frutas açucaradas houve um aumento de 7,36 quilos.
"Tomados em conjunto, esses três estudos parecem indicar que as calorias provenientes de refrigerantes e bebidas de frutas fazem diferença", destacou, em um editorial que acompanhou as pesquisas, a doutora Sonia Caprio, do serviço de Pediatria da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Segundo ela, "chegou o momento de agir e apoiar vigorosamente a implementação das recomendações das instituições médicas para reduzir o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas entre crianças e adultos."
A American Beverage Association/ABA, grupo profissional que representa a indústria de refrigerantes e bebidas de frutas, rejeitou vigorosamente as conclusões destes estudos. "A obesidade não se deve unicamente a um só tipo de comida ou bebida", escreveu a ABA em um comunicado, destacando que "as bebidas açucaradas têm um papel menor na alimentação dos americanos" e não representam, em média, mais que 7% das calorias absorvidas pelas pessoas nos Estados Unidos.

Coca-Cola vai abordar problema da obesidade em propagandas


Publicidade

Medida vem em resposta a debate sobre o papel dos refrigerantes na obesidade dos americanos

Osteoporose: Estudo descobre que acúmulo de gordura é fator de risco para osteoporose em homens obesos
Companhia anunciou que pretende veicular comerciais lembrando a importância de prestar atenção nas colerias ingeridas(Thinkstock)
A companhia americana Coca-Cola abordará a questão da obesidade em anúncios que passaram a ser divulgados a partir desta segunda-feira nas televisões dos Estados Unidos. A medida foi tomada depois de uma forte discussão nacional sobre o papel dos refrigerantes na obesidade que atinge a população do país, onde cerca de um terço dos 300 milhões de habitantes do país são obesos.
Em um comunicado, a empresa anunciou a difusão em emissoras nacionais a cabo de um vídeo que reforçará o conceito de que "todas as calorias contam para gerar a obesidade, sejam elas vindas de alimentos ou de bebidas como a Coca-Cola". Além disso, segundo a mensagem, o grupo pretende reforçar "um compromisso de oferecer uma maior seleção de bebidas, incluindo as opções mais suaves ou sem calorias, e de comunicar claramente a quantidade de calorias contidas em todos os seus produtos."
Outra propaganda, que será lançada na quarta-feira, informará "claramente que uma lata de Coca-Cola contém 140 calorias" e incitará as pessoas "a se divertirem queimando calorias", informou o grupo.
A Coca-Cola lembrou no comunicado que já apoia uma série de iniciativas que pretendem motivar as pessoas a praticar exercícios físicos e assegura ter sido o primeiro grupo de bebidas nos Estados Unidos a informar os indicadores nutricionais e calóricos de seus produtos. "Estamos comprometidos em unir as pessoas contra a obesidade", afirmou em um comunicado Stuart Kronauge, encarregado de refrigerantes do grupo na América do Norte.
O debate sobre os malefícios dos refrigerantes tem ganhado espaço nos Estados Unidos, e ganhou força após a cidade de Nova York anunciar uma proibição parcial para a venda de refrigerantes de mais de meio litro. A decisão entrará em vigor em março e só será aplicada em restaurantes, estádios e salas de cinema.
(Com agência France-Presse)

Países emergentes 'salvam' lucro da Coca-Cola


Finanças

Vendas na América Latina e na África subiram no quatro trimestre, enquanto que na Europa e na China apresentaram queda

Coca-Cola
Receita com as vendas da Coca-Cola cresceram 13% no acumulado do ano passado ante 2011
A demanda dos países emergentes "salvou" o lucro da Coca-Cola no quarto trimestre de 2012, como mostram dados divulgados nesta terça-feira pela companhia. As vendas estáveis nos Estados Unidos e fracas na Europa e na China foram um entrave para desempenho no período.  
O volume de vendas na Europa caiu 5% durante o quarto trimestre, enquanto que as vendas nos Estados Unidos cresceram 1%. Já as vendas na América Latina subiram 5%, na África 10% e na Ásia 2%. 
Para o presidente-executivo da companhia, Muhtar Kent, a empresa enfrentou desafios econômicos pelo mundo por conta dos efeitos da política de austeridade e desemprego na Europa, impostos sobre os salários e preços do petróleo nos EUA.
A receita com as vendas da Coca-Cola cresceram 13% no acumulado do ano passado, na comparação com 2011, para 1,86 bilhão de dólares. Já o lucro operacional foi de 4%, para 11,45 bilhões de dólares.

Chineses querem plantar legumes na Lua


Espaço

País asiático, que tem um ambicioso programa espacial, quer reduzir a dependência de estoques de insumos básicos em missões espaciais

Lua
Chineses querem no futuro cultivar vegetais em missões tripuladas na Lua ou mesmo em Marte (Thinkstock)
Os astronautas chineses poderão no futuro cultivar legumes em missões espaciais na Lua ou em Marte. É o que indica uma experiência científica preliminar realizada em Pequim, segundo a imprensa estatal do país.
Quatro tipos diferentes de vegetais cresceram em um "dispositivo de ecossistema artificial", uma cabine de 300 metros cúbicos cujo objetivo é permitir que os astronautas produzam as próprias reservas de ar, água e alimentos durante as missões, de acordo com a agência oficial Xinhua. As plantas capturaram dióxido de carbono e proveram oxigênio para duas pessoas que participaram do teste. 
Segundo a agência, o sistema foi construído em 2011, utiliza plantas e algas e deve ser empregado em bases fora da Terra, na Lua ou em Marte.
De acordo com Deng Yibing, vice-diretor do Centro de Pesquisas e de Treinamento de Astronautas da China, em Pequim, os participantes do experimento puderam cultivar vegetais frescos para refeições. O teste foi o primeiro do tipo realizado no país. O sucesso da tecnologia reduziria a dependência de estoques de insumos básicos que precisam ser levados nas missões. 
Ambições no espaço – Como parte de seu ambicioso programa espacial, o país asiático quer no futuro enviar uma missão tripulada à Lua, feito só alcançado pelos Estados Unidos.
Os chineses já lançaram duas sondas lunares, em 2007 e 2010, e desenvolvem sua própria estação orbital permanente.

Cronologia do programa espacial chinês

As datas mais importantes da longa marcha chinesa rumo ao espaço

  1. 1956 — a China, ainda uma sociedade predominantemente rural imersa na pobreza, inaugura seu primeiro Instituto de Pesquisas de Mísseis e Foguetes.
  2. 1960 — O primeiro foguete de sondagem T-7 é lançado com sucesso de uma base em Xangai.
  3. 1965 — Tem início de uma série inteira de foguetes, todos nomeados CZ (abreviação de Changzheng ou "Longa Marcha").
  4. 1970 — em 24 de abril, a China se torna o quinto país do mundo a enviar um satélite para a órbita terrestre, quando o DFH-1 (Dong Fang Hong - 'O Leste é Vermelho') é lançado ao espaço a bordo de um foguete Longa Marcha.
  5. 1992 — enquanto a China faz dos voos tripulados seu objetivo de médio e longo prazos, o Conselho de Estado ou gabinete adota o "projeto 921", tão secreto quanto os projetos anteriores, mais conhecido pelo nome Shenzhou ("nave divina").
  6. 1995 — o programa espacial chinês sofre um revés quando um foguete CZ-2E explode durante o lançamento em Xichang, na província de Sichuan (sudoeste), matando seis pessoas.
  7. 1999 — a primeira nave espacial Shenzhou é lançada em 20 de novembro a bordo de um foguete CZ-2F e retorna à Terra após completar 14 órbitas. A bordo viajam quilos de amostras biológicas.
  8. 2002 — a Shenzhou III é lançada em 25 de março, na presença do presidente Jiang Zemin. Em 1º de abril, após orbitar a Terra 108 vezes, a espaçonave volta à Terra.
  9. 2003 — em 15 de outubro, a Shenzhou 5 é lançada para um voo orbital, levando a bordo o primeiro taikonauta (astronauta chinês), Yang Liwei. Ele volta à Terra após 21 horas e 14 voltas ao redor da Terra.
  10. 2007 — a China lança a Chang'e-1, sua primeira sonda lunar, que orbita a Lua e tira fotos em alta resolução da superfície do satélite natural da Terra.
  11. 2008 — Zhai Zhigang conclui com sucesso a primeira caminhada espacial de um astronauta chinês.
  12. 2010 — em 1º de outubro, a China lança a Chang'e-2, sua segunda sonda lunar.
  13. 2011— em 29 de setembro, a China lança o módulo experimental Tiangong 1 ou "Palácio Celestial", no primeiro passo rumo à construção de sua estação espacial, prevista para 2020.
  14. 2011 — em 1º de novembro, a China lança a Shenzhou 8 e realiza sua primeira operação de acoplamento no espaço.
  15. 2012 — em junho, a Shenzhou 9 é lançada e torna-se a primeira missão tripulada chinesa a acoplar-se com o módulo experimental Tiangong 1. Participa desta missão Liu Yang, a primeira mulher astronauta chinesa a ir ao espaço. 
(Com agência France-Presse)

Cientistas querem recursos para encontrar vida em lua de Júpiter


Espaço

Europa possui mares congelados, favoráveis à existência de vida, mas exploração enfrenta cortes de orçamento, voltado para a pesquisa de Marte

Superfície de Europa, uma das luas de Júpiter
Superfície congelada de Europa, uma das luas de Júpiter, oferece condições de vida (NASA/JPL/Ted Stryk)
"Enquanto Marte pode ter sido habitada há bilhões de anos, Europa pode ser propícia à vida neste momento" — Robert Pappalardo, cientista do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da agência espacial americana.
Na busca por vida fora da Terra, uma nova alternativa se mostra mais promissora que os desertos de Marte. Europa, uma das luas de Júpiter, vem sendo defendida pela comunidade científica e voltou aos debates na conferência anual da Associação Americana pelo Avanço da Ciência (AAAS, em inglês,) reunida em Boston de 14 a 18 de fevereiro. A exploração de seus mares congelados, entretanto, terá que enfrentar primeiro os cortes orçamentários.
"Fora da Terra, a Europa é o lugar do nosso sistema solar com a maior probabilidade de se encontrar vida, e deveríamos explorá-la", afirmou Robert Pappalardo, pesquisador do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da Nasa. "Europa é recoberta por uma camada de gelo relativamente fina, possui um oceano (líquido sob o gelo) em contato com rochas no fundo, é geologicamente ativa e bombardeada por radiações que criam oxidantes e formam, ao se misturar com a água, uma energia ideal para a vida", explicou.
Mas, a pedido da Nasa e devido a um corte de custos, a missão que exploraria a lua Europa foi revista, explicou Pappalardo à imprensa. Durante o planejamento desta missão, o JPL, junto com o laboratório de física aplicada da Universidade Johns Hopkins em Maryland, concebeu um novo projeto de exploração chamado Clipper, num valor total de 2 bilhões de dólares, sem contar com o lançamento da nave. O aparato seria colocado na órbita de Júpiter e realizaria vários vôos de aproximação à Europa, seguindo o exemplo da sonda Cassini em Titã, uma lua de Saturno.
"Desta forma, podemos cobrir de forma eficaz toda a superfície da Europa pela metade do custo inicial", assegurou Pappalardo. Se for aprovado, o Clipper pode ser lançado em 2021 e demoraria de três a seis anos para chegar à lua Europa. Em comparação, são necessários apenas seis meses para chegar a Marte. De qualquer forma, a Nasa informou não possuir fundos suficientes para sustentar a missão Clipper no atual contexto de cortes orçamentários.
Prioridades - Os limites de orçamento da Nasa, do ponto de vista prático, parecem contraditórios a Pappalardo. Em dezembro, a agência espacial anunciou o envio de um novo robô a Marte em 2020, seguindo o exemplo do Curiosity, um projeto de 2,5 bilhões de dólares. Tendo chegado ao planeta vermelho em agosto de 2012, o Curiosity busca determinar se Marte pode ter desenvolvido alguma forma de vida.
Pappalardo admite que Marte representa grande parte da exploração do sistema solar pela Nasa, mas acredita que a agência não deveria se restringir a ele. "Uma das perguntas fundamentais é saber se existe vida fora do sistema solar", completou. "Enquanto Marte pode ter sido habitada há bilhões de anos, Europa pode ser propícia à vida neste momento", insistiu o cientista.
Outras possibilidades - Neste cenário limitado, Europa parece ter encontrado um concorrente na luta por investimentos. "Se a Europa é o melhor lugar do sistema solar para abrigar vida depois da Terra, a Encelade, uma lua de Saturno, a segue de perto", ressaltou Amanda Hendrix, do Instituto de Ciência Planetária em Tucson, Arizona. Segundo ele, a Encelade conta com um oceano de água líquida embaixo de uma camada de gelo e é geologicamente ativa com uma fonte de calor no polo sul.
Apesar da concorrência, ainda há esperança para Júpiter. De acordo com os projetos atuais de exploração robótica da Nasa, os Estados Unidos não terão mais sondas na parte mais longínqua do sistema solar após a chegada da nave Juno à órbita de Júpiter em 2016, programada para se chocar contra o planeta um ano mais tarde. Entretanto, a Nasa pode participar da missão da Agência Espacial Europeia (ESA) a Júpiter e às suas luas, batizada de "Jupiter Icy Moon Explorer", com previsão de chegada para 2030.
(Com agência France-Presse)

Governos, incluindo o brasileiro, devem financiar um grande projeto antiasteroides?


Conversa em Rede

Envie mensagem no perfil de VEJA no Twitter; as melhores serão selecionadas

asteroides
Há cerca 4 bilhões de anos, a Lua, a Terra e outros planetas rochosos foram bombardeados por uma chuva de asteroides (Dan Durda/FIAAA)
O asteroide 2012 DA14 será o primeiro objeto de seu tamanho a passar tão perto da Terra. Com 45 metros de diâmetro, vai passar a apenas 27.700 quilômetros da superfície do planeta às 17h24 desta quinta-feira. O asteroide não oferece perigo, mas serve para lembrar que a Terra está constantemente ameaçada. Os cientistas estudam formas de prevenir catástrofes como a que encerrou o reinado dos dinossauros, há cerca de 66 milhões de anos. Uma delas já recebeu um financiamento de 100.000 dólares da Nasa, agência espacial americana. Na sua opinião, outras nações — até o Brasil — deveriam reunir esforços (incluindo ajuda financeira) para desenvolver sistemas de proteção a ameaças que vêm do espaço? Para participar, acesse o Twitter e envie uma mensagem contendo a identificação @VEJA. As melhores mensagens serão publicadas.

Grupo da ONU propõe plano para detectar asteroides


Espaço

Plano prevê a criação de uma rede internacional para a detecção de asteroides potencialmente perigosos e de uma coordenação para responder a possíveis desastres

"Se for comparado o prejuízo que o impacto de um asteroide em uma zona urbana pode causar com o custo de um lançamento (espacial), não é nada", diz o diretor do grupo de trabalho que redigiu o documento, o mexicano Sergio Camacho
"Se for comparado o prejuízo que o impacto de um asteroide em uma zona urbana pode causar com o custo de um lançamento (espacial), não é nada", diz o diretor do grupo de trabalho que redigiu o documento, o mexicano Sergio Camacho (Thinkstock)
Pela primeira vez um grupo de trabalho das Nações Unidas propôs um plano de coordenação internacional para detectar asteroides potencialmente perigosos e, em caso de risco para a Terra, preparar uma missão espacial com capacidade para desviar sua trajetória.
"O risco de que um asteroide se choque contra a Terra é extremamente pequeno, mas, em função do tamanho do asteroide e do local do impacto, as consequências podem ser catastróficas", indica um relatório entregue esta semana aos Estados-membros por parte do Escritório da ONU para o Espaço Exterior (Unoosa). O relatório de 15 páginas se chama 'Recomendações da Equipe de Ação sobre Objetos Próximos à Terra para uma Resposta Internacional à Ameaça de um Impacto', e foi elaborado por um grupo de trabalho criado em 2007 em Viena.
"Atualmente são conhecidos cerca de 20.000 asteroides próximos à Terra, dos quais aproximadamente 300 são potencialmente perigosos," explica o diretor do grupo de trabalho que redigiu o documento, o mexicano Sergio Camacho. Até 2020, o analista prevê que será detectado até meio milhão de asteroides próximos a nosso planeta graças à melhora da tecnologia de localização. "São objetos que estão por aí, mas não sabemos onde", ressalta.
O asteroide DA14, de cerca de 40 metros de diâmetro, e que passará nesta sexta-feira muito perto da Terra, "provavelmente teria poder para destruir toda a região metropolitana de Londres, por exemplo", destaca o analista. "Ao contrário do que ocorre com os terremotos, os furacões e outros perigos naturais, em relação aos asteroides podemos fazer algo, sobretudo se os encontramos com muita antecipação", sustenta.
Rede internacional — O documento considera 'prudente e necessário' estabelecer critérios e planos de ação para não perder tempo em 'debates prolongados' dado que uma missão espacial para desviar um asteroide requer de muito tempo e 'o disponível antes do impacto previsto pode ser pouco'. Também recomenda estabelecer uma rede internacional para detectar os asteroides em rumo de colisão com a Terra o mais rápido possível, e fixar claros procedimentos de atuação.
O relatório destaca que já existem os recursos financeiros para esta rede, mas que é preciso "um centro de troca de informações reconhecido internacionalmente." Além disso, recomenda aos Estados com organismos espaciais "criar um grupo assessor para o planejamento de missões espaciais", que receberia o apoio da ONU em nome da comunidade internacional. O grupo estaria encarregado de estudar fórmulas para "a defesa do planeta" com "uma capacidade de desvio eficaz."
Por último, o relatório recomenda estabelecer um planejamento e coordenação para responder a possíveis desastres no caso de não se poder detectar um impacto de asteroide pelas atuais limitações tecnológicas.
"Talvez não se possam detectar objetos de entre 30 e 300 metros de diâmetro nem de emitir alertas de impacto a tempo, por isso é preciso contar com planos de resposta semelhantes a outros grandes desastres naturais", adverte.
O documento não menciona nenhum projeto concreto, como a Missão Don Quixote, um plano desenvolvido por empresas espanholas e selecionado pela Agência Espacial Europeia (ESA), que propõe o envio de duas sondas, uma para impactar contra o asteroide e outra para calcular se se conseguiu desviar a trajetória.
Opções — Segundo Camacho, uma possível missão dependeria do tamanho, da velocidade e da proximidade do objeto espacial. No caso de um corpo espacial descoberto a tempo, seria possível acoplar um satélite artificial que variaria pouco a pouco seu rumo, enquanto outra modalidade seria que um veículo espacial impactasse contra o asteroide. "E se não houver tempo, deveria se utilizar algum tipo de dispositivo nuclear" que explodisse parte do asteroide para desviar ou desacelerar sua trajetória, mas sem fragmentá-lo.
Camacho considera que o custo econômico de desenvolver o plano de ação não deveria constituir um problema. "Se for comparado o prejuízo que o impacto de um asteroide em uma zona urbana pode causar com o custo de um lançamento (espacial), não é nada", ressalta.
O documento ainda pode sofrer alterações antes de ser adotado, até o próximo dia 22, por uma subcomissão científica em Viena, e em junho, pela Comissão da ONU sobre a Utilização do Espaço Ultraterrestre com Fins Pacíficos.
Então será submetido a votação, em outubro, na Assembleia Geral das Nações Unidas, segundo detalha o especialista mexicano, que acredita que o documento não sofrerá grandes alterações.
asteroide-info-tabela
(Com Agência EFE)

Mesmo com equipamentos mais modernos, meteoritos como o que caiu na Rússia permaneceriam indetectáveis


Espaço

Nasa, universidades e grupos privados dos Estados Unidos têm se mobilizado para desenvolver sistemas de alerta capazes de localizar com antecedência pequenos asteroides potencialmente devastadores

Meteorito antes de atingir a cidade de Chelyabinsk Urais, na Rússia
Meteorito antes de atingir a cidade de Chelyabinsk, na Rússia (Oleg Kargopolov/AFP)
Depois dos estragos causados pela queda de um meteorito na Rússia, na última sexta-feira, a Nasa, universidades e grupos privados dos Estados Unidos têm se mobilizado para desenvolver sistemas de alerta capazes de localizar, com a maior antecedência possível, pequenos asteroides potencialmente devastadores.
O projeto que está mais próximo deste objetivo é o Atlas (Asteroid Terrestrial-Impact Alert System), em desenvolvimento na Universidade do Havaí e financiado com cinco milhões de dólares da Nasa. Segundo os cientistas, o Atlas, que fará uma inspeção minuciosa no céu visível todas as noites, poderá detectar objetos de 45 metros de diâmetro uma semana antes de seu impacto na Terra. Para os asteroides de 150 metros de diâmetro, este sistema ofereceria um alerta com três semanas de antecipação.
"Nosso objetivo é encontrar estes objetos e proporcionar um alerta com tempo suficiente para que sejam tomadas medidas de urgência de proteção da população", explicou John Tonry, principal encarregado científico do projeto. A intenção é que o Atlas comece a funcionar no final de 2015, superando a crise orçamentária pela qual a agência americana passa atualmente.
Mas, mesmo que o Atlas comece a funcionar no prazo esperado, meteoritos como o que atingiu a Rússia ainda passariam despercebidos. A Nasa avalia que, antes de sua entrada na atmosfera, este asteroide tinha 17 metros de diâmetro e massa de 10.000 toneladas — pouco mais de um terço do tamanho que será percebido com antecedência pelo Atlas.
Pequena ameaça - Embora o impacto dos fragmentos do meteorito tenha deixado mais de 1.000 feridos na Rússia, ele não tem tamanho suficiente para ser considerado uma ameaça à vida na Terra. Há até pouco tempo,  mesmo asteroides como o 2012 DA14, que passou próximo da Terra também na sexta-feira, passariam despercebidos, apesar do grande poder de destruição.
"Há dez anos, não teríamos podido detectar o 2012 DA14", revelou recentemente Lindsey Johnson, diretor do programa NEO, da Nasa, que detecta objetos próximos da Terra. Segundo Johnson, apesar de haver cerca de 500.000 pequenos asteroides ao redor do planeta, ainda é difícil acompanhá-los.
Atualmente, o NEO detecta e acompanha asteroides e cometas que passam perto da Terra com a ajuda de telescópios no solo e no espaço. A partir desta observação, os cientistas calculam sua massa e sua órbita para determinar se representam perigo. Há, também, a colaboração de observadores amadores. Todas as observações de asteroides realizadas no mundo por telescópios devem ser transmitidas ao "Minor Planet Center", financiado pela Nasa e dirigido pelo Observatório Astrofísico Smithsonian e pela União Astronômica Internacional.
Com todo este aparato, a Nasa conseguiu descobrir e classificar cerca de 95% dos asteroides com mais de 1 quilômetro de diâmetro que estão nas proximidades da órbita terrestre, capazes de provocar destruições apocalípticas. A porcentagem é uma meta fixada pelo Congresso americano desde 1998.
(Com agência France-Presse)

Tatuagem: como conservar ou eliminar para sempre



- Mãe, tenho que te contar uma coisa…
- Que foi, filha?
- Eu… eu não quero fazer uma tatuagem.
- O quê?!
- Eu já tenho 18 anos, posso decidir!
- Filha, por que você tem que ser sempre a diferente? Por que você não pode ser como suas amigas?
- Porque eu não gosto de tatuagem, mãe!
- Onde foi que eu errei?
Exagerei um pouquinho nesse diálogo imaginário, mas o fato é que tatuagem é a coisa mais comum hoje em dia. Nos Estados Unidos, um estudo feito em 2006 mostrou que 25% dos entrevistados escolhidos aleatoriamente tinham pelo menos uma tatuagem no corpo (hoje deve ser uma porcentagem bem maior). Até a boneca Barbie tem versão tatuada.
Alguns adoram os desenhos que fizeram na pele, outros se arrependem muito. A seguir, darei algumas dicas do que fazer nos dois casos.
Como conservar?
1 – Passe filtro solar diariamente na tatuagem, porque a luz ultravioleta do sol pode clarear alguns pigmentos. Use um filtro de amplo espectro e com FPS 30 ou mais. Isso também vale para quem tem maquiagem definitiva: o uso de protetor labial ajuda a preservar a tatuagem nos lábios. E óculos escuros e chapéu de abas grandes ajudam a preservar o delineador ou as sobrancelhas tatuadas.
2 – Se houver alguma reação alérgica no local da tatuagem, consulte um dermatologista. Algumas vezes, os pigmentos provocam alergias. Isso pode acontecer logo depois que a tatuagem foi feita, mas também pode levar anos para a alergia se manifestar.
3 – Faça a tatuagem em um local da pele sem pintas. A tatuagem não aumenta o risco de câncer de pele, mas o problema é que ela pode encobrir os sinais iniciais dessa doença, atrasando o diagnóstico.
Ah, o arrependimento.
Sabe aquela fadinha que você tatuou há muito tempo e que agora está mais parecida com uma bruxinha? Você não está sozinha no arrependimento. A mesma pesquisa americana que citei no início do texto constatou que 17% das pessoas entrevistadas pensavam em eliminar suas tatuagens.
Mas não precisa ficar se lamentando, é possível remover a tatuagem usando lasers específicos conhecidos como Q-switched. Como funciona essa tecnologia? O laser quebra o pigmento da tatuagem em partículas pequenas, que são eliminadas pelo próprio corpo. O tratamento na maioria das vezes tem um bom resultado, mas é importante dizer que não é tão simples. São necessárias muitas sessões de aplicação do laser, chegando a dez, quinze ou até mais, dependendo das características da tatuagem. E, não querendo desanimar, mas o tratamento dói (inclusive no bolso) e pode ter um resultado mediano em alguns casos. Também é possível que, ao final do tratamento, a pele fique com alguma cicatriz, com alteração na textura ou com manchas claras ou escuras.
Tatuagens profissionais têm grande concentração de pigmento, que é injetado profundamente na pele. Isso dificulta o tratamento. Cores escuras, como preto e azul, são mais fáceis remover. Cores claras, como branco, amarelo, laranja e alguns tons de vermelho, são mais difíceis, exigem maior número de sessões de laser e são mais propensas a ter resultado mediano.
Sim, a remoção com laser tem suas dificuldades. Mas, se for grande a vontade de apagar aquele momento de deslumbre, em que você eternizou o nome do ou da ex na sua pele, vale a pena encarar.

PT vai distribuir dossiê contra a blogueira Yoani Sánchez


Política

Reportagem em VEJA desta semana mostra o envolvimento de militantes petistas - e até de um funcionário do Palácio do Planalto - numa conspiração do governo cubano para desmoralizar a blogueira durante sua visita ao Brasil

Robson Bonin
MISÉRIA MORAL - O dossiê contra Yoani Sánchez tem 235 páginas, foi distribuído pela Embaixada de Cuba em Brasília a militantes do PT, contém uma compilação de artigos publicados sobre a blogueira na ilha comunista, fotos e sórdidas montagens com insinuações de que ela teria se rendido ao dinheiro porque bebe cerveja, come banana e vai à praia
MISÉRIA MORAL - O dossiê contra Yoani Sánchez tem 235 páginas, foi distribuído pela Embaixada de Cuba em Brasília a militantes do PT, contém uma compilação de artigos publicados sobre a blogueira na ilha comunista, fotos e sórdidas montagens com insinuações de que ela teria se rendido ao dinheiro porque bebe cerveja, come banana e vai à praia
A blogueira Yoani Sánchez desembarca no Brasil nesta semana para divulgar o livro De Cuba, com Carinho, uma coletânea de seus textos sobre o triste cotidiano do povo cubano sob a ditadura dos irmãos Fidel e Raúl Castro. O trabalho rendeu à dissidente uma perseguição implacável. Ela foi sequestrada, torturada e, durante anos, impedida de deixar o país. É rotulada de mercenária pelos comunistas da ilha e acusada de trair os princípios revolucionários. O que Yoani não sabe é que, apesar da distância que separa o Brasil de Cuba - 5 000 quilômetros -, ela não estará livre dos olhos e muito menos dos tentáculos do regime autoritário. Para os sete dias em que permanecerá no Brasil, o governo cubano escalou um grupo de agentes para vigiá-la e recrutou outro com a missão de desqualificá-la a partir de um patético dossiê. Uma conspirata oficial em território estrangeiro contra quem quer que seja é uma monumental afronta à soberania de qualquer nação. Esse caso, porém, envolve uma inquietante parceria. O plano para espionar e constranger Yoani Sánchez foi elaborado pelo governo cubano, mas será executado com o conhecimento e o apoio do PT, de militantes do partido e de pelo menos um funcionário da Presidência da República.
André Dusek/Estadão Conteúdo
NA SURDINA - Um assessor do ministro Gilberto Carvalho participou da reunião na embaixada, recebeu o dossiê e ouviu detalhes do plano de ataque
NA SURDINA - Um assessor do ministro Gilberto Carvalho participou da reunião na embaixada, recebeu o dossiê e ouviu detalhes do plano de ataque

Assessor confirma que recebeu dossiê contra Yoani


Política

Após a reunião clandestina na embaixada cubana, Ricardo Poppi embarcou em viagem oficial para participar de debates na ilha dos irmãos Castro

Laryssa Borges, de Brasília
Yoani Sanchéz, ao lado do cineasta Dado Galvão, chega ao Brasil: militantes pró-ditadura no encalço
Yoani Sanchéz, ao lado do cineasta Dado Galvão, chega ao Brasil: militantes pró-ditadura no encalço (Edmar Melo/EFE)
O coordenador-geral de Novas Mídias da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ricardo Poppi Martins, confirmou ao prestar esclarecimentos aos seus superiores no Palácio do Planalto ter recebido do corpo diplomático cubano um dossiê com informações sobre a blogueira cubana Yoani Sánchez. O CD chegou às mãos do assessor da Presidência durante uma reunião clandestina na embaixada de Cuba em que foi discutido um plano para espionar e constranger a blogueira, conforme revelou VEJA.
No dia 6 de fevereiro, o conselheiro político da embaixada de Cuba em Brasília, Rafael Hidalgo, convocou militantes do PT, do PCdoB e integrantes da CUT para participarem de uma operação de desqualificação de Yoani, que está no Brasil para o lançamento do seu livro. O CD distribuído reunia informações distorcidas e afirmava que, por beber cerveja, comer banana e frequentar a praia, Yoani Sánchez levava uma vida de luxo na ditadura dos irmãos Castro.
Subordinado ao ministro-chefe da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, Poppi disse aos seus superiores que no encontro foi debatida "a política migratória de Cuba e a vinda da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil”. Oficialmente, Poppi alegou, na apuração interna do governo, que não utilizou as informações do dossiê.
Logo após ter participado da reunião na embaixada, o assessor embarcou em viagem oficial para a ilha. Segundo levantamento da ONG Contas Abertas, ele recebeu 5 095,10 por oito diárias internacionais, embora o evento tivesse duração de apenas três dias. Embora o acesso à internet na ditadura cubana seja monitorado, impedindo a livre manifestação da população, o funcionário do governo brasileiro recebeu recursos para fazer parte dos debates sobre “redes sociais e meios alternativos, novos cenários da comunicação política no âmbito digital”. Em 2012, em outras viagens oficiais, Poppi já havia recebido 14 047,02 reais em diárias.
Explicações – No Congresso Nacional, parlamentares de partidos de oposição cobram explicações do ministro Gilberto Carvalho e do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, sobre a participação de funcionários do governo e de representantes do corpo diplomático no processo de destruição da imagem da blogueira. Também há um convite para que o embaixador cubano Carlos Zamora Rodríguez apresente esclarecimentos.
Na noite desta segunda-feira, militantes de grupos ligados ao PT, PC do B e ao movimento estudantil baiano conseguiram impedir a exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras, que tem a participação da blogueira cubana. Eles cercaram um auditório em Feira de Santana (BA) e não permitiram a divulgação do filme, que trata exatamente da falta de liberdade de expressão nos dois países da América Central.

The Doors - Touch Me (Live)