quarta-feira 28 2014

Em Brasília, o resumo dos grandes erros do país da Copa

Cidades

Estádio caro e com futuro incerto, obras incompletas, legado decepcionante: é essa a capital que os visitantes encontrarão dentro de apenas quinze dias

Adriana Pereira, de Brasília
Estádio Mané Garrincha na final da Copa Verde entre Brasília e Paysandu - (21/04/2014)
Estádio Mané Garrincha na final da Copa Verde entre Brasília e Paysandu - (21/04/2014) (Evaristo Sá/AFP)
"É fundamental que o orgulho do brasileiro se eleve com relação à sua capital, que foi muito maltratada ao longo dos anos”, diz o secretário Claudio Monteiro
A Copa do Mundo chega a Brasília em 15 de junho, com uma partida entre Suíça e Equador. Faltando poucas semanas para o evento, entretanto, os preparativos na capital federal simbolizam bem as deficiências na organização do torneio no país todo. Brasília conta com um estádio que custou caro demais e tem futuro incerto; há obras ainda incompletas, que ficarão prontas só depois do Mundial; e ainda enfrenta problemas que podem comprometer a experiência do torcedor que chegar à cidade para participar da festa.  
O governo do Distrito Federal entregou o Estádio Nacional Mané Garrincha à Fifa na semana passada, para que sejam feitos os ajustes finais na arena que receberá sete partidas da Copa. Áreas de imprensa, estrutura para transmissão de TV, escritórios temporários, tendas de serviços e treinamento de funcionários estão sendo realizados no local. Estádio mais caro do Mundial e forte candidato a virar um elefante branco depois do torneio, o Mané Garrincha foi orçado em mais de 700 milhões de reais, mas está chegando à casa dos 2 bilhões. Pelo projeto, a arena multiuso promete abrigar mais do que partidas de futebol e shows, apostando em eventos dos mais diversos. Mesmo que esse conceito decole – algo em que nem todos acreditam na capital –, o contraste do estádio moderno e sofisticado com a realidade do lado externo é grande. A começar pelas calçadas esburacadas e cheias de barro que levam até o estádio.
A Copa no DF seria, de acordo com o governador Agnelo Queiroz, o "Mundial sustentável" – e ela veio a um custo elevado, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU). A frota de dezoito ônibus ecológicos (movidos a biodiesel e com motor elétrico) para transportar os turistas custou ao redor de 20 milhões de reais. Em Curitiba, porém, sessenta unidades do mesmo veículo custaram 26 milhões de reais, já que foram dispensados equipamentos como câmbio automático e ar condicionado. O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligaria o aeroporto ao Setor Hoteleiro Sul foi retirado da Matriz de Responsabilidades da Copa pelo governador – houve suspeita de irregularidade na fase de licitação. Diversas outras promessas, como o projeto urbanístico do lado externo da arena, a ampliação de rede de metrô, a adoção do bilhete único de transporte e as placas fotovoltaicas para captação e aproveitamento de energia solar no estádio, continuam na lista de espera.
Legado pela metade - Como todas as outras onze cidades-sede, a capital federal também terá seus legados da Copa – pelo menos conforme as campanhas do governo. Além do estádio, criado para ser uma arena multiuso, o aeroporto, com a nova Ala Sul, passou de treze para 29 portões de embarque, ganhou uma ampliação na área de manobra das aeronaves, mais vagas de estacionamento... e muito barulho e confusão para os visitantes que chegam neste mês, pois nem todas as obras no local estão prontas. O Expresso Sul, corredores exclusivos para ônibus que ligam o Gama ao Plano Piloto, também teve sua construção atribuída à chegada da Copa à cidade. "É fundamental que o orgulho do brasileiro se eleve com relação à sua capital, que foi muito maltratada ao longo dos anos”, disse o secretário Claudio Monteiro, que cuida dos assuntos da Copa no DF.
Apesar de o governo distrital comemorar os projetos ligados ao Mundial, muitos avanços prometidos ficaram pela metade. No caso do estádio, existe um projeto para manter abertos dois restaurantes e lojas. Segundo o secretário, porém, a execução do projeto só terá início após o Mundial. Quanto ao aeroporto, estão em falta placas de sinalização indicando aos turistas onde estão o embarque e desembarque, pontos de táxis e banheiros. Apesar das melhorias na Ala Sul, que será apenas de uso doméstico, a Ala Norte, para voos internacionais, ainda não foi concluída e mantêm-se sem previsão de conclusão. O Expresso teve apenas um de seus trechos concluído. A parte que ligará Planaltina e Sobradinho ao Plano Piloto só deve começar a ser construída no segundo semestre. Mesmo o que é anunciado como legado, portanto, ainda está longe de ser concluído.

A Copa que o turista vai encontrar na capital

O turista que chegará a Brasília para acompanhar de perto a Copa do Mundo deverá se deparar com algumas surpresas – e elas, definitivamente, não se encaixam no padrão Fifa. Com apenas quinze dias para o início do torneio, a cidade ainda não oferece as condições ideais para a realização da competição. Sob a tutela da Fifa desde a semana passada, o Estádio Nacional Mané Garrincha está pronto, mas ainda há obras e chão em terra batida em boa parte do pátio que o contorna.
A pavimentação do entorno está sendo feita em cima da hora. A promessa é de que ficará pronta até o início do torneio. Mas obras que serviriam para melhorar o acesso dos visitantes ao palco dos jogos só ficarão prontas após o Mundial, como é o caso do túnel que liga o estádio ao Centro de Convenções. Com o foco voltado ao estádio, que já foi palco da abertura da Copa das Confederações, as obras no lado externo começaram a ser executadas tarde demais. De acordo com o titular da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) no Distrito Federal, Claudio Monteiro, o túnel continua nos planos e deverá facilitar o acesso ao estádio em jogos futuros. No maior evento a ser realizado no local, porém, o caminho facilitado não existirá.
A reportagem de VEJA saiu do Setor Hoteleiro Norte, a menos de um quilometro do estádio, e fez o percurso que quase todos os turistas percorrerão em dias de jogos. No caminho foram identificadas diversas falhas nas calçadas, além de muita sujeira decorrente das construções – incluindo o entulho deixado pelas obras de um dos hotéis que não foram concluídos para a Copa – e de buracos e bueiros abertos. Também não havia policiamento no trajeto. Estrangeiros acostumados com organização e limpeza terão dificuldades para se adaptar.
O governo corre para Brasília não receber o Mundial apresentando tantos pontos negativos, mas a arena que foi inaugurada há apenas um ano só recebe os devidos cuidados aos quarenta minutos do segundo tempo. Mesmo com o estádio já entregue à Fifa, um canteiro de obras instalado no lado externo continua no mesmo lugar, sinalizando que ainda há trabalho a ser feito. As máquinas ligadas durante boa parte do dia e o constante movimento de trabalhadores no local confirmam essa impressão.
Apesar das evidências de desleixo e das obras ainda incompletas, na avaliação da Secopa-DF, tudo transcorre conforme o planejado: "Estamos prontos para receber a Copa do Mundo de 2014".

Dilma promete ao PT encampar regulação econômica da imprensa

Comunicação

Se reeleita, presidente defenderá proposta do partido que prevê 'fim do monopólio' dos meios de comunicação, segundo jornal 'Folha de S. Paulo'

Presidente Dilma Rousseff durante entrevista coletiva
Presidente Dilma Rousseff durante entrevista coletiva (Hector Planes/AFP)
Desde que assumiu o Planalto, a presidente Dilma Rousseff tem mantido distância do projeto petista de controle da imprensa: sepultou, inclusive, o projeto de lei para 'regulação das comunicações' elaborado pela legenda durante o governo Lula, e que trazia na raiz o embrião autoritário da censura. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada nesta quarta-feira, contudo, indica que, se Dilma segue firme em seu discurso contra a ideia petista de 'controle social da mídia' - termo utilizado pela sigla para mascarar uma intenção bastante clara: controlar o que é veiculado pela imprensa no país -, ela decidiu ceder em outro ponto, e agora afirma ao partido que vai encampar, caso reeleita, a proposta de regulação econômica da imprensa.
De acordo com o jornal, a presidente segue contra a discussão sobre controle de conteúdo, mas decidiu apoiar um projeto que regulamente e trate dos artigos 220 e 221 da Constituição, que determinam que os meios de comunicação não podem ser objeto de monopólio ou oligopólio e que a produção e a programação de rádios e TVs devem atender os princípios de produção regional e independente. O texto trata ainda da definição de como deve ser a publicidade. Assim como o controle de conteúdo, o fim do que o PT classifica como 'monopólio dos meios de comunicação' sempre foi bandeira defendida nos projetos do partido para regulação da imprensa. Ou seja, além de voltar sua artilharia contra os grandes grupos de comunicação, sempre alvo dos irados discursos petistas contra a imprensa, o partido busca golpear a receita publicitária dos veículos de informação, tornando-os mais dependentes do dinheiro público - o que poderia redundar, no futuro, no controle indireto do conteúdo pelo governo.
Durante o governo do ex-presidente Lula, o então ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, elaborou um projeto que previa a criação de um Conselho de Comunicação para regular o conteúdo de rádios e TV. Dilma, desde o início de seu mandato, sempre se demonstrou contrária à ação, e engavetou a proposta.  
Segundo a publicação, a presidente teria afirmado, em reunião recente no Palácio da Alvorada: "Não há quem me faça aceitar discutir controle de conteúdo. Já a regulação econômica não só é possível discutir como desejável". Na última segunda-feira, a Executiva do PT decidiu incluir a regulação dos meios de comunicação no programa do partido para a campanha presidencial. "A democratização da sociedade brasileira exige que todas e todos possam exercer plenamente a mais ampla e irrestrita liberdade de expressão, o que passa pela regulação dos meios de comunicação – impedindo práticas monopolistas – sem que isso implique qualquer forma de censura, limitação ou controle de conteúdos", afirma texto da legenda. Dilma teria aceito a decisão desde que ficasse restrita à parte econômica. Ao encontro da Executiva estavam presentes, além de Dilma, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o presidente do partido, Rui Falcão, e o ex-ministro Franklin Martins.

The Doors - Touch Me (Live)