1. Diário alimentar
Tem algum caderno de anotações?
Então, corra e vá comprar!
Faça dele o seu Best friend.
Acredite, pode parecer bobeira, mas dessa forma você terá noção de onde está exagerando e poderá controlar melhor o que come.
Faça assim: anote tudo o que come durante o dia, todas as refeições, sem sabotagem, até mesmo os deslizes.
Verá que terá uma noção melhor da quantidade de comida que ingeriu ao longo da semana.
2. Trace objetivos possíveis
Acredite, você só irá conseguir reeducar sua rotina, com alimentação saudável e atividade física, se isso for um projeto de vida.
Porém, não seja muito dura com você e nem trace objetivos inatingíveis, e não esqueça de celebrar até as conquistas menores.
A dica, para não desestimular, é traçar dois objetivos, um a médio e outro a longo prazo, comemorando cada etapa até atingir o seu objetivo maior.
3. Redes sociais a seu favor
Faça da redes sociais um grande aliado.
Que tal se inspirar na rotina de exercícios e alimentação das famosas e das blogueiras fitness?
E mais, hoje existem milhares de páginas de dietas com receitinhas saudáveis, só tenha cuidado para não ir atrás de informação errada, portanto, dê preferência para páginas de profissionais nas redes.
4. Priorize o exercício físico
Não desanime ao começar a praticar exercícios e não se sentir assim tão…entusiasmada.
Acredite, começar a praticar uma atividade, seja em casa, na academia ou no parque, não é nada assim tão confortável no início, principalmente, se tiver muito acima do peso.
Mas, a dica é, não desanimar!
Mantenha uma rotina semanal, com no mínimo 3 vezes por semana, e já vai sentir a diferença na disposição e até na qualidade do sono.
Insista, pois se movimentar é fundamental para aumentar o gasto calórico, mas mesmo que tenha malhado muito, nada de sair da dieta, já que ela é a maior responsável pela perda de peso.
5. Sem sabotagem
Está decidida mesmo a mudar de vida?
Comece fazendo uma limpeza geral na lista de compras, despensa da casa, geladeira.
Nada de sabotar, evite ter por perto qualquer tentação: bolachas recheadas, sucos e comidas açucaradas.
Conheça receitinhas saudáveis e ao fazer compras vá direto aos produtos que precisa.
E NUNCA faça mercado com fome!
6. Rotina sob controle
Que tal separar um dia para organizar a alimentação da semana inteira?
Acredite, essa é uma forma de impedir que, em dias de muito cansaço, você se renda a lei do menor esforço e caia nos pratos calóricos.
Invista em alimentos pré-cozidos e congelados, como brócolis, couve flor, sopas, caldos, carnes refogadas, além de práticos, evitam possíveis deslizes, já que quando chegar em casa terá uma boa parte do cardápio organizado.
7. Faça exames
Exames de sangue servem para mostrar ao seu médico e ao nutricionista se existe alguma deficiência de vitamina, de ferro, ou mesmo se há glicemia e colesterol alto.
Mas outros exames também costumam ser pedidos, seu médico, com certeza, irá lhe orientar ao longo da dieta, para saber se o novo plano alimentar esta surtindo efeito.
8. Se você quer ter uma vida mais saudável, não seja tão dura consigo mesma
Ok, é importante ter foco e persistência, mas sem radicalismo, acredite, isso poderá gerar frustração.
O ideal é levar a sério a dieta, com equilíbrio, mas, se houver deslize não se deixar abater, apertar mais o cinto no dia seguinte e seguir em frente.
Para não radicalizar, a dica é escolher um dia na semana para comer o que gosta, acredite, isso vai ajudar a não desistir da dieta e conquistar uma vida mais saudável.