quinta-feira 21 2013

MP pede fim do privilégio de mensaleiros na Papuda

Mensalão

Trio petista preso na Papuda - Dirceu, Delúbio e Genoino - tem recebido visitas de familiares, amigos e parlamentares, contrariando as regras do presídio

Um grupo de 26 deputados do PT  visitam os condenados no processo do mensalão que estão cumprindo pena em regime semiaberto no Complexo da Papuda, em Brasília
PUXADINHO - Um grupo de 26 deputados do PT  visita os condenados no processo do mensalão que estão cumprindo pena no Complexo da Papuda, em Brasília (Marcello Casal Jr/ABr)
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) enviou nesta quinta-feira uma recomendação à diretoria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal para que seja seguido o princípio da isonomia no tratamento aos internos e visitantes das unidades prisionais. Apesar de não citar os nomes dos mensaleiros, é uma manifestação direta contra os privilégios que os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino estão recebendo, com visitas frequentes de amigos, familiares e parlamentares do PT.
A Promotoria de Justiça de Execuções Penais do MPDFT relatou, no documento, as informações dos veículos de comunicação sobre o entra e sai de visitantes nos últimos dias. Nesta quinta-feira, Genoino passou mal e foi levado a um hospital, onde permanece em tratamento - ele foi submetido recentemente a uma cirurgia cardíaca.

A Promotoria lembrou que o horário de visitação do presídio é restrito às quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h, além de destacar que os visitantes devem passar por revista, estar com roupa apropriada e deixar aparelhos eletrônicos na entrada. O acesso irrestrito aos parlamentares, fora dos horários estabelecidos, é um entendimento do juiz da Vara de Execuções Penais, que pode ser suspenso a qualquer momento.
Dirceu e Delúbio desistiram de pedir transferência para uma unidade em São Paulo e permanecerão em Brasília, onde o sistema prisional é administrado pelo governador do Distrito Federal e colega de partido, Agnelo Queiroz. O governador, aliás, fez questão de visitar os detentos petistas ontem ao lado de 26 deputados. Nesta quinta, essa rotina de visitas teve seguimento: um grupo de oito senadores e três deputados petistas estiveram na Papuda.
(Com Estadão Conteúdo)
Os senadores, Eduardo Suplicy, Humberto Costa e Wellington Dias, visitam os condenados no processo do mensalão que estão cumprindo pena em regime semiaberto no Complexo da Papuda, em Brasília
Os senadores, Eduardo Suplicy, Humberto Costa e Wellington Dias, visitam os condenados no processo do mensalão que estão cumprindo pena em regime semiaberto no Complexo da Papuda, em Brasília - Marcello Casal Jr/ABr
Um grupo de 26 deputados do PT  visitam os condenados no processo do mensalão que estão cumprindo pena em regime semiaberto no Complexo da Papuda, em Brasília
Um grupo de 26 deputados do PT  visitam os condenados no processo do mensalão que estão cumprindo pena em regime semiaberto no Complexo da Papuda, em Brasília - Marcello Casal Jr/ABr

Nove combinações saudáveis da cozinha brasileira

Alimentação

Para seguir uma boa dieta, não é preciso comer comidas estranhas — basta saber combinar alguns dos alimentos mais tradicionais da nossa mesa

Mariana Janjacomo
Feijoada
Alguns pratos típicos da cozinha brasileira trazem combinações de nutrientes capazes de melhorar o funcionamento do organismo (Thinkstock)
Ter uma alimentação saudável pode ser mais fácil (e prazeroso) do que se imagina. O segredo é evitar produtos industrializados e incluir no cardápio comidas naturais e típicas da cozinha brasileira, como o prosaico arroz com feijão. Essa é a tese defendida no livro Prato Sujo – Como a Indústria Manipula os Alimentos para Viciar Você (Editora Abril), da jornalista Marcia Kedouk.
Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein, concorda com a fórmula. Segundo ele, consumir o máximo possível de alimentos caseiros elimina a necessidade de qualquer suplementação. Para potencializar o poder nutritivo desses alimentos, é necessário combinar em um mesmo prato os ingredientes certos – assim, seus nutrientes interagem e os benefícios se tornam ainda maiores. Confira nove misturas poderosas, segundo o livro Prato Sujo – Como a Indústria Manipula os Alimentos para Viciar Você.

Arroz e feijão

A dupla querida pelos brasileiros não deve ser separada. Juntos, o arroz e o feijão criam uma superproteína formada por dois aminoácidos – a metionina, do arroz, e a lisina, do feijão – que ajudam o organismo a reconstruir tecidos. Separados, porém, o arroz e o feijão não criam a superproteína.

Tomate e azeite

O licopeno presente no tomate possui propriedades antioxidantes, ou seja, capazes de retardar o envelhecimento e prevenir contra doenças generativas como o câncer. A gordura do azeite ajuda o organismo a absorver o nutriente. 

Carne e alecrim

Durante o preparo, a carne libera algumas substâncias tóxicas que estão ligadas ao surgimento de câncer. O alecrim, no entanto, neutraliza esse efeito. A ação se deve a dois ácidos presentes no tempero: o carnósico, anti-inflamatório, e o rosmarínico, que captura os radicais livres e bloqueia a oxidação das células.

Feijão e rúcula

O ferro rico no feijão não tem fácil absorção pelo organismo. Mas, se combinado com o ácido ascórbico da vitamina C – presente na rúcula –, é aproveitado pelo intestino. 

Carne de soja e batata

A proteína da soja, como todas as outras, aumenta a sensação de saciedade. E ela ainda desacelera a digestão da batata, evitando que muita insulina seja liberada de uma vez só no sangue. 

Cenoura e laranja

A vitamina C da laranja, que fortalece o sistema imunológico, baixa os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue quando combinada com o ácido fenólico da cenoura. Além disso, as fibras da cenoura fazem com que o corpo demore mais para absorver os açúcares tanto dela quanto da laranja. Resultado: menos insulina no sangue e maior sensação de saciedade

Atum e suco de frutas vermelhas

As frutas vermelhas têm uma substância chamada ácido elágico, que aumenta a capacidade do organismo de reter o ômega 3 presente no peixe. O ômega 3 ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) no sangue.

Ovo, brócolis e arroz integral

O brócolis possui cálcio, a casca do arroz integral tem magnésio e o ovo é rico em vitamina D. O magnésio e a vitamina D se unem para ajudar o organismo a fixar o cálcio, que fortalecerá os ossos do corpo.

Chá verde, limão e castanha-do-pará

O ácido ascórbico do limão ajuda o corpo a reter uma substância presente no chá verde chamada catequina, que acelera o metabolismo e facilita a absorção da vitamina E presente na castanha-do-pará.  

Eu Não Gosto de Chá Verde. Vou só de Limão e Castanha!


Suécia fecha quatro presídios por falta de detentos

Europa

Taxa de ocupação do sistema carcerário do país vem caindo desde 2004

Puxa... Que Maravilha!!!
Suécia
Vista da cidade de Estocolmo, na Suécia (Thinkstock)
A Suécia passa por uma drástica queda no número de prisões nos últimos dois anos e, por esse motivo, as autoridades decidiram fechar quatro penitenciárias e um centro de detenção, informa reportagem do jornal britânico The Guardian. "Vemos um declínio extraordinário no número de detentos. Agora temos a oportunidade de fechar parte de nossa infraestrutura", disse Nils Oberg, diretor de Serviços Penitenciários do país.
O serviço penitenciário sueco fechou presídios em quatro cidades: Aby, Haja, Bashagen e Kristianstad. Dois desses prédios devem ser vendidos para a iniciativa privada e os outros dois devem abrigar temporariamente outras instituições estatais.
O número de detentos na Suécia vinha sendo reduzido em cerca de 1% ao ano desde 2004. Entre 2011 e 2012, a redução ampliou para 6% ao ano, taxa que deve ser mantida em 2013 e 2014. Oberg declarou que a abordagem liberal adotada pela Suécia quanto às prisões, com prioridade na reabilitação de prisioneiros e trabalhos voluntários, influenciou a queda de ocupação no sistema prisional do país.
"Nós acreditamos que os esforços em investir na reabilitação e prevenção de recaída de crimes tiveram um impacto", disse Oberg. Tribunais suecos vêm adotando penas mais brandas para crimes relacionados com drogas após uma decisão da Suprema Corte em 2011, explicando, pelo menos, parte da queda brusca do número de detenções.
O governo sueco, no entanto, vai manter a opção de reabrir pelo menos duas das prisões fechadas se o número de detentos voltar a crescer. "Nós não estamos no ponto de concluir que esta [queda das prisões] é uma tendência de longo prazo e que é uma mudança de paradigma", disse Oberg. "O que temos certeza é de que a pressão sobre o sistema de justiça criminal tem caído acentuadamente nos últimos anos", concluiu.
População carcerária – Segundo dados compilados pela organização World Prison Brief (WPB), os Estados Unidos têm a maior população carcerária do mundo, com 2 239 751 de detentos. A China ocupa o segundo lugar com 1 640 000 pessoas atrás das grades. Os presos da Rússia totalizam 681 600 pessoas e, em quarto lugar, está o Brasil, com 548 003 encarcerados. A Suécia tem 4 852 presos.

Comer nozes todo dia pode aumentar a longevidade

Expectativa de vida

Estudo da Universidade Harvard mostrou que pessoas que consomem alimentos como nozes, amêndoas e avelãs tendem a viver por mais tempo

Nozes
Hábito: Alimentos como nozes, amêndoas e avelãs, se consumidos todos os dias, reduzem risco de morte por doenças como o câncer (Sandra Van der steen/Getty Images/Hermera)
Comer uma porção de nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e outras sementes oleaginosas todos os dias pode ser um dos segredos para a longevidade. Um estudo feito na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que têm esse hábito desfrutam de uma melhor qualidade de vida do que aquelas que nunca consomem esses alimentos. Elas também costumam viver por mais tempo e correr menos risco de morrer por causas como câncer e doenças cardíacas e respiratórias. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira na revista The New England Journal of Medicine.
O estudo se baseou nos dados de quase 120 000 pessoas que foram acompanhadas durante 30 anos. Os pesquisadores dividiram os participantes em grupos de acordo com a frequência com que comiam frutos como nozes – desde indivíduos que nunca consumiam até aqueles que ingeriam todos os dias.
De acordo com as conclusões, o risco de as pessoas que mais consumiam oleaginosas morrerem durante o estudo foi 20% menor do que o daquelas que nunca comiam esses alimentos. A prevalência de morte prematura também foi menor entre esses participantes. O resultado pode ser explicado também pelo fato de que as pessoas que mais comiam nozes praticavam mais atividade física, eram mais magras e não fumavam.
Os pesquisadores explicam que consumir oleagionosas ajuda a reduzir os níveis do colesterol “ruim” (o LDL) e a controlar a pressão arterial, inclusive em situações de stress.
Segundo os autores, muitas pessoas temem consumir esses frutos pelo seu alto teor de gordura. Diversos estudos, no entanto, mostraram que quem consome oleagionosas com maior frequência é menos propenso a ganhar peso. "As nozes contêm gorduras saudáveis e são ricas em proteínas e fibras, o que retarda a absorção dos alimentos e diminui o apetite", diz Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública de Harvard e coordenador da pesquisa.

Tribalistas - Velha Infancia



MENSALÃO: No caso de Genoino, há uma torcida sinistra para torná-lo um “mártir”

Genoino no momento em que se entregou à Polícia Federal, em São Paulo: partidos políticos costumam atropelar tudo o que for possível para atingir seus objetivos. No caso de Genoino, há quem torça para que ele se torne um "mártir" do mensalão (Foto: Ivan Pacheco)
Genoino no momento em que se entregou à Polícia Federal: partidos políticos costumam atropelar tudo o que for possível para atingir seus objetivos. No caso de Genoino, há quem torça para que ele se torne um “mártir” do mensalão (Foto: Ivan Pacheco)
Antes tarde do que nunca — e cautela nunca é demais: hoje, quinta-feira, 16, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou provisoriamente a prisão domiciliar ao deputado José Genoino, um dos condenados no caso do mensalão, que passou mal na Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde está detido desde sexta-feira passada.
O ex-presidente do PT foi levado ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, após passar mal no Complexo da Papuda. A decisão do presidente do Supremo é provisória e tem validade até que uma junta médica de cardiologistas analise o quadro clínico do mensaleiro.
Antes, Barbosa já ordenara a realização dessa perícia médica para analisar o estado de saúde do deputado. Em sua decisão, o ministro destacou que a avaliação de Genoino deveria ser feita por, no mínimo, três médicos cardiologistas indicados pelos diretores do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O ministro quer saber se, para o adequado tratamento do deputado, é necessário que ele permaneça em sua casa, em prisão domiciliar, ou internado em unidade hospitalar.
Acho que o ministro Joaquim demorou, mas fez a coisa certa.
Com saúde de ninguém se brinca — seja ele quem for.
E, no caso, por chocante que possa parecer dizer e escrever isso, há no ar um sinistro aspecto de “torcida”, que se nota por parte de gente do PT, para que a saúde de Genoino se deteriore a ponto de que ele se torne um “mártir” no caso do mensalão, cujas condenações, como se sabe, o PT não aceita por considerar que houve um “julgamento político”.
Partidos políticos, sobretudo os fanatizados por ideologias, passam por cima de tudo o que for possível atropelar para atingir seus objetivos. Se as condições de Genoino convergirem para que o PT use sua imagem como a de um “mártir”, não tenho dúvidas de que isso será feito.
Ninguém em sã consciência, ninguém com os sentimentos medianos de uma decente pessoa deseja que o deputado piore de saúde ou — Deus não permita — morra. Uma coisa é combater as ideias de um político. Outra, muito diferente, e detestável, é desejar-lhe mal como pessoa. Quem acredita nos direitos humanos e os defende para todos os cidadãos não pode pensar assim. E o cenário de um detento com direito à prisão semi-aberta morrendo no regime fechado, por falta de vagas, além de significar uma tragédia para a família do deputado jogaria no lixo o julgamento mais importante da história recente do país, revertendo dramaticamente o sentimento espalhado pelo país de que, enfim, se fez justiça num caso envolvendo poderosos.
Assim que Genoino foi preso, sua defesa em juízo encaminhou pedido de prisão domiciliar alegando ser “grave” seu estado de saúde. Pessoalmente, não tenho razão alguma para duvidar. O réu condenado sofreu uma cirurgia no meio do ano para reparar uma ruptura na parede interna da aorta, a mais importante artéria do corpo, e, no hospital Sírio-Libanês, enquanto se recuperava, sofreu um pequeno derrame. Sua hospitalização durou mais de dois meses.
Laudo do Instituto Médico Legal (IML) atesta que ele precisa de alimentação especial e medicamentos adequados. A perícia concluiu que Genoino é “paciente com doença grave, crônica e que necessita de cuidados gerais”.

GENOINO – NÃO EXISTE PRINCÍPIO DE INFARTO; ISSO É UMA INVENÇÃO DA TIA DO ADVOGADO DO PETISTA!

Luiz Fernando Pacheco, advogado de José Genoino, afirma que ele sofreu um princípio de infarto. É mesmo? Torço, podem acreditar nisto, para Genoino se recuperar e fico, então, mais tranquilo. PRINCÍPIO DE INFARTO, LEITOR, NÃO EXISTE. É UMA INVENÇÃO DA SUA TIA, DA TIA DO PACHECO, DOS SEUS VIZINHOS, DO DIZ-QUE-DIZ-QUE. Ou existe o infarto, que infarto é — não um “princípio” —, ou existe outra coisa.
Como pode atestar qualquer médico — não sei o que diriam os cubanos de Dilma —, o infarto é uma obstrução da coronária, que provoca uma necrose no coração. Não existe uma “quase necrose”. A necrose não é como a verdade para o PT, que pode ser e não ser ao mesmo tempo. Genoino teve uma disseção da aorta, que é outra coisa. Podem pesquisar. Podem falar com doutores. O risco de o petista ter um infarto não é maior por isso;  é o mesmo do de qualquer outra pessoa nas suas condições: pressão alta, colesterol elevado e fumante. Segundo o advogado, Genoino passou mal e foi levado para fazer exames no Incor de Brasília.
Já recomendei aqui e volto a fazê-lo: Pacheco precisa tomar um pouco mais de cuidado ao falar com a imprensa. Ele já havia dado a entender que um perito médico recomendara a prisão domiciliar para Genoino. O doutor teve de deixar claro que era mentira. Limitara-se a relatar o estado do paciente. Pacheco esclareceu depois que havia apenas feito uma livre interpretação do laudo médico.
Agora, ele volta com a história do “princípio de infarto”, que, certamente, não lhe foi fornecida por nenhum médico — nem que a médica fosse a tia de Pacheco.
Reitero: Genoino está doente, sim, e sua saúde, sei de fonte certa, inspira cuidados. O que o PT faz, no entanto, com esse fato passa a linha do razoável. E o faz com a concordância do doente. O militante que assinou contratos fraudulentos de empréstimo agora endossa uma pantomima sobre a sua saúde. De novo para os que insistem em não tirar as patinhas dianteiras do chão: ele está doente, sim; o que é deprimente é o uso político que se faz disso. Bem, já vimos que nem o câncer intimida o PT, não é? Tanto o de Lula como o de Dilma foram parar no palanque.
Conforme este blog revelou ontem com exclusividade, Genoino — com a concordância do criativo Pacheco — dispensou o exame médico preventivo do IML na sexta, quando se entregou à Polícia Federal em São Paulo. Se a viagem a Brasília fosse desaconselhável, como se tenta sustentar agora, o exame poderia tê-lo indicado.
Jornalismo é precisão. A imprensa não pode sair por aí noticiando “princípio de infarto”. Daqui a pouco vai se dar a notícia da moça que está quase grávida. Que Deus e a medicina protejam a vida do petista. O que quer que venha a acontecer com ele, à diferença do que sustenta essa gente asquerosa, que transforma tudo em baixa política, não tem nada a ver com a decretação da prisão. Quem escreve é um fumante: o cigarro foi o grande inimigo de Genoino, não Joaquim Barbosa; a alimentação inadequada e a falta de exercício o agrediram muito mais do que a condenação. É hora de pôr um ponto final nessa farsa.
Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/genoino-nao-existe-principio-de-infarto-isso-e-uma-invencao-da-tia-do-advogado-do-petista/

Oito regras para ganhar massa muscular

Atividade física

Algumas medidas ajudam a aumentar os músculos, entre elas seguir uma alimentação adequada e exercitar-se no mínimo três vezes por semana

Vivian Carrer Elias
Massa muscular: manter a frequência da atividade física é um dos segredos para aumentar os músculos
Massa muscular: manter a frequência da atividade física é um dos segredos para aumentar os músculos (Thinkstock)
Os benefícios do ganho de massa muscular vão muito além da estética. O tecido da chamada massa magra apresenta uma atividade metabólica mais acelerada do que a do tecido gorduroso. Portanto, quanto maior o aumento da massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo, o que impacta positivamente todas as funções fisiológicas do organismo: do sono à eliminação de gordura corporal e controle do colesterol.
Porém, engana-se quem pensa que a gordura é capaz de se transformar em músculo e vice-versa. Ou seja: emagrecer não implica necessariamente ganho de músculos. “São dois processos diferentes, e os estímulos que levam a cada resultado são distintos”, explica o fisiologista da Unifesp Turíbio Leite de Barros. “Queimar calorias exige um aumento do metabolismo de todo o corpo, que usa o seu combustível para remover a gordura estocada. E isso acontece com os exercícios aeróbicos.”
O processo do corpo que leva ao aumento da massa muscular, por outro lado, acontece dentro das células do músculo. Quando uma pessoa realiza um exercício de força em um determinado grupo muscular, ela ativa enzimas presentes dentro dessas células que são responsáveis pela síntese de proteína. “Com as enzimas trabalhando em ritmo mais acelerado, aumenta-se a velocidade da síntese de proteínas. E essas proteínas são o que chamamos depois de massa muscular”, diz Barros.
Bom para todos — Segundo o médico, todas as pessoas têm condições de aumentar a massa muscular, mas não na mesma intensidade. “Existem diferenças genéticas que aumentam ou diminuem a propensão a ganhar músculos. A genética de cada um leva a resultados diferentes, mesmo que dois indivíduos sigam o mesmo programa de atividades”, diz. Uma maior ou menor propensão a engordar, no entanto, não interfere na capacidade de uma pessoa aumentar sua massa muscular. “Há pessoas com facilidade para emagrecer que, no entanto, têm dificuldades em aumentar os músculos, por exemplo”, explica Barros.
Para especialistas, uma pessoa que segue as recomendações para ganho de massa muscular apresenta resultados visíveis após, em média, oito a dez semanas. No entanto, alcançar os objetivos não significa que uma pessoa possa deixar de praticar exercícios físicos sem perder o que foi conquistado. “É difícil determinar quando uma pessoa começa a perder massa muscular depois de deixar de se exercitar, mas é muito rápido. Os músculos não se mantêm como estão espontaneamente.”

Faça algum tipo musculação



Fazer musculação não significa necessariamente levantar peso em máquinas de academia. "Musculação é um termo genérico que significa qualquer atividade que promova um estímulo localizado em determinados grupos musculares", explica Turíbio Leite de Barros, professor da Unifesp e fisiologista do Instituto Vita. "O tipo de exercício mais comum para aumentar a massa muscular é o levantamento de peso. Mas outras atividades também são eficazes, embora muitas vezes promovam aumento da massa muscular em menor escala. A corrida, por exemplo, é um exercício aeróbico, mas que fortalece a musculatura dos membros inferiores.”

Evite exercícios aeróbicos antes dos musculares

Se a prioridade é ganhar massa muscular, o ideal é fazer o treino de força antes ou intercalado com os exercícios aeróbicos, como a corrida. "A pessoa terá mais energia para puxar peso se começar pela musculação. Quando for para a esteira, estará com o corpo aquecido, o que elevará a queima de calorias e gordura", diz Vladimir Modolo, educador físico e mestre em fisiologia pela Unifesp. "Se ela fizer o contrário, o corpo vai demorar mais para começar a queimar calorias no exercício aeróbico e ficará mais cansado para o treino de musculação, de modo que o rendimento será pior." Para o fisiologista Turíbio Leite de Barros, treinos que intercalam exercício aeróbico com trabalho de força, como os circuitos, também surtem efeitos positivos. "Por serem dinâmicos, são mais motivadores para pessoas com dificuldade em passar muito tempo fazendo apenas musculação ou esteira."

Varie os exercícios

"Nosso organismo sempre trabalha para que o exercício seja confortável para ele", explica Vladimir Modolo.Isso é ruim porque, na zona de conforto, os músculos não crescem. "Algumas estratégias para driblar esse mecanismo incluem aumentar o peso dos exercícios e trocar o tipo de atividade para um grupo muscular a cada três ou quatro semanas. Assim, o organismo sempre estará em busca de adaptação."

Vá à academia no mínimo três vezes por semana

Para alcançar um bom resultado, é preciso exercitar-se no mínimo três vezes por semana. De acordo com Vladimir Modolo, seguindo essa frequência, os resultados se tornam visíveis, em geral, depois de oito a dez semanas. "Mas muitas vezes é possível sentir a evolução antes disso ou a cada treino."

Dê descanso ao músculo

Embora a prática de atividade física tenha de ser frequente, o mesmo grupo muscular não deve ser exercitado dois dias seguidos. "A musculação causa microlesões no músculo. O dia de descanso é importante para que a proteína chegue ao músculo e o regenere, levando ao aumento da massa muscular", diz o educador físico Vladimir Modolo. "Sem o dia de descanso, não há tempo para o músculo se recuperar." Se o treino for diário, é necessário alternar o trabalho de cada grupo muscular. "Deve-se, por exemplo,exercitar os braços em um dia e as pernas no outro", explica Turíbio Leite de Barros.

Alimente-se adequadamente

O corpo precisa de energia para se exercitar. Antes da atividade física, carboidratos são bem-vindos, de preferência os complexos, como batata doce e pão integral, não o açúcar simples. Depois do exercício, o corpo precisa repor a energia que gastou com mais carboidrato, e restaurar a integridade do músculo, função exercida pela proteína. "Uma pessoa normal deve ingerir, em média, 1 grama de proteína por quilo de seu peso total. Mas quem deseja aumentar a massa muscular pode elevar essa ingestão para 1,5 a 2 gramas de proteína por quilo de peso", diz Vladimir Modolo. Evitar gordura, açúcar e sal – regra que vale para praticamente qualquer pessoa – é especialmente importante para quem quer conquistar músculos.

Comece aos poucos

Pessoas que não estão acostumadas a praticar musculação não devem iniciar um treino de hipertrofia de cara, por mais que o objetivo seja ganhar massa muscular. "O ideal é que os exercícios musculares comecem com um maior número de repetições e pouco peso. Com o tempo, a tendência é que esse quadro se inverta: o peso aumenta e as repetições diminuem", diz Turíbio Leite de Barros. Iniciantes costumam iniciar o treino com três séries de doze a quinze repetições.

Ao atingir o objetivo, não deixe de se exercitar

Conquistar o corpo que sempre quis não significa que você pode deixar de se exercitar. "Engana-se quem pensa que os músculos se mantêm espontaneamente. Uma pessoa que parar de praticar atividade física vai perder a massa muscular que ganhou. É preciso continuar com os treinos e com a alimentação adequada", diz o fisiologista Turíbio Barros.

Fontes: Turíbio Leite de Barros, fisiologista do Instituto Vita e da Unifesp, e Vladimir Bonilha Modolo, educador físico e mestre em fisiologia pela Unifesp

Para explicar o amor Chico cita Montaigne



Francisco Buarque de Hollanda percebeu que queria ser músico quando ouviu o álbum "Chega de Saudade", de João Gilberto.


Francisco Buarque de Hollanda percebeu que queria ser músico quando ouviu o álbum "Chega de Saudade", de João Gilberto. Gostou tanto que o ouviu sem parar, atazanando o juízo de toda a família, inclusive da irmã Miúcha, que viria a casar-se com Gilberto. Viveu em Itália e para lá voltou em 1969, num auto-exílio, face à ditadura militar do Brasil. Cantou a revolução dos cravos em "Tanto Mar" e tornou a cantá-la, em 1978, numa letra mais desiludida. Aos 67 o músico brasileiro edita um novo álbum, "Chico", que chegou dia 21 de Julho às lojas portuguesas. O que é que Chico tem, afinal? Fomos perguntar o mesmo a quem percebe disto
Não são só os olhos azuis nem os dentes brancos e risonhos que mostra a toda a hora. Não é só a voz, as letras, a música, as mulheres que cria e fala quando as canta e descreve. É isso tudo. Aos 67 anos, Chico Buarque, com um álbum novo, continua a ser isso tudo e mais qualquer coisa. Perguntámos a cinco ilustres conhecidos o que é que Chico Buarque tem.

Alípio de Freitas (Revolucionário, preso político no brasil nos anos 70) Gosto muito do Chico e não há ninguém que não goste, a menos que seja maluco. Ele fala do quotidiano com uma facilidade e intimidade que é acessível a todas as pessoas. E quase sem se dar por isso, sem grandes militâncias, esteve sempre ao lado das pessoas que lutaram contra a ditadura no Brasil. Esteve sempre presente com a sua música. O Chico é acessível, não é difícil para ninguém, é um companheiro de todos os dias mesmo para quem nunca o viu. As pessoas identificam-se e acham-no parecido com elas.

Música favorita: É difícil escolher uma mas acho que "A Banda" continua a ser uma obra de arte. Acho que nem o Chico a repetiria.

vitorino (músico) Gosto muito. Além da estética da música, gosto do posicionamento social e ideológico dele. Ele tem uma canção, "Não existe Pecado ao Sul do Equador", sintomática da ingenuidade dos povos latino-americanos que são esmagados pelo Norte. É dos cantores brasileiros que mais assumem as questões ideológicas. Além de ser um grande poeta e compositor, tem a componente social. Sou grande admirador por isso, porque é um defensor do Sul. O Chico dá consistência à ideia que os povos do Sul têm uma cultura muito forte. E vou confessar um segredo: eu desfilo na escola de samba da Mangueira. A última vez que lá estive foi há dois anos e o tema era "Minha Pátria, Minha Língua" e o Chico Buarque, que é mangueirense, ia à frente da escola. Cruzei-me com ele por um breve momento.

Música Preferida:
 Acho que que é mesmo "Não Existe Pecado ao Sul do Equador".

Francisco José Viegas (Secretário de Estado da Cultura) Conheci Chico Buarque dois anos depois do disco "Paratodos", quando o entrevistei para um programa da SIC, "Escrita em Dia" - como escritor e autor de "Estorvo" e de "Benjamim". Gosto dos sambas de Chico Buarque e da maior parte das suas canções onde o samba se liga à nuvem romântica que o persegue desde "A Banda". É essa nuvem que o protege e prolonga a sua arte, acho eu.

Música Preferida: Para a escolha conta o melhor poema, o de "Futuros Amantes", uma canção belíssima e pouco escutada, de 1993, do álbum "Paratodos". 


Rúben de Carvalho (Programador da Festa do avante) É um excelente poeta, compositor e intérprete. Tem algumas características que não são comuns na poesia, como a forma como escreve sobre as mulheres. Diria que é quase única, é quase como se escrevesse no feminino. Obviamente que isto que estou a dizer é quase um cliché, não é uma grande descoberta, mas é muito curioso. E tenho também uma identificação de carácter ideológico.

Música Preferida: É uma pergunta embaraçosa porque depende das circunstâncias... mas como ando a preparar a Festa do Avante vou escolher a que fez para o 25 de Abril, "Tanto Mar".

jp simões (Músico) Ouço Chico Buarque desde pequenino e há coisas que são quase orgânicas. Desde pequeno que gosto que me contem histórias e ele conta histórias que têm sempre dimensões poderosas, sociais e metafísicas. O Chico criou uma herança de doçura, cidadania e malandragem.

Música preferida: "Construção"é uma canção inacreditável. 

http://www.vantagenscaixa.pt/gca/micropaginas/gentes-lugares/meus-caros-amigos-chico-buarque-esta-de-volta

Oito perguntas sobre as prisões dos mensaleiros

Justiça

Onze condenados a prisão no julgamento do mensalão começaram a cumprir penas em Brasília; entenda passo a passo o trâmite na Justiça

Laryssa Borges, de Brasília
Condenado no mensalão, José Dirceu desembarca no hangar da Polícia Federal em Brasília
1. É legal transportar os condenados para Brasília previamente, mesmo antes da definição do local definitivo para o cumprimento da pena? Sim. O juiz responsável pela execução se encarrega de estabelecer todas as condições para o cumprimento da pena e isso pressupõe que todos os réus possam ser levados ao local onde fica o magistrado. A justificativa para a transferência dos condenados baseia-se, por exemplo, na possibilidade de o juiz achar necessário convocar audiências, determinar exames médicos ou verificar previamente condições de cumprimento de prisões em regime semiaberto. No caso do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, dividiu as funções de execução com o juiz Ademar Silva de Vasconcelos, da Vara de Execução Penal (VEP) do DF. Caberá ao relator do mensalão, por exemplo, analisar pedidos de indulto e liberdade condicional, enquanto a Vara será responsável por emitir guias de recolhimento dos mensaleiros e calcular as multas impostas aos condenados.

2. É legal determinar a prisão de um condenado mesmo sem a expedição da carta de sentença? A Lei de Execução Penal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exigem a expedição da carta de sentença para se documentar o início do processo de execução da pena, mas não estabelecem nenhum tipo de sanção caso a guia não seja encaminhada previamente ao juiz. Para juristas, a divulgação do documento é um ato meramente protocolar e administrativo, ou seja, não se pode classificar como ilegal a prisão de um condenado sem a carta se sentença.

3. Um condenado reconhecidamente em estado de saúde debilitada pode cumprir a pena normalmente em um presídio, independentemente de ser na ala para regime fechado ou semiaberto? Sim. A decisão cabe ao juiz de execução, que, para proferir seu veredicto, pode pedir laudos periciais e análises de juntas médicas especializadas. Com base nesses documentos, o juiz pode negar, por exemplo, pedido de prisão domiciliar e determinar que o detento continue no presídio. O condenado tem direito à assistência de médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e nutricionistas, mas caso ele precise de atendimento específico na área da saúde, a direção do presídio e o juiz da execução podem conceder autorização especial para tratamento fora da unidade prisional.

5. O juiz pode se recusar a enviar um preso para cumprir pena perto da família? Sim, desde que fundamente sua decisão. Em geral, os argumentos utilizados pelos juízes para negar pedidos desta natureza são questões de segurança, ausência de vagas e alertas para evitar que o condenado exerça influência de dentro da cadeia. Em casos específicos, o criminoso pode ser transportado para presídios distantes do local onde sua família vive. É o caso de presos que são encaminhados, por exemplo, aos presídios de segurança máxima no interior de São Paulo.

6. O juiz pode se negar a autorizar trabalho externo para um condenado em regime semiaberto? Sim. A Lei de Execução Penal não prevê o trabalho externo como um direito automático dos condenados em regime semiaberto. Para pedir o benefício, o condenado precisa apresentar carta com proposta de emprego na unidade prisional onde estiver cumprindo pena. O presídio encaminhará uma assistente social ao local do emprego para fazer um relatório sobre as condições de trabalho. Por lei, o trabalho externo só é autorizado quando o condenado tiver cumprido, no mínimo, um sexto da pena, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem jurisprudência que autoriza o trabalho independentemente deste cumprimento. O Supremo Tribunal Federal (STF), entretanto, tem decisões em sentido contrário exigindo a comprovação de cumprimento prévio de parte da sentença.

7. Em que circunstâncias um condenado pode utilizar tornozeleira eletrônica? O juiz, a seu critério, pode decidir se um condenado que cumpre pena nos regimes semiaberto ou domiciliar deve ser fiscalizado por meio de tornozeleira ou colar eletrônico. As tornozeleiras devem ser equipadas de sistemas GPS, blindadas e à prova de fogo e de água. No caso dos condenados no mensalão, a tornozeleira eletrônica pode ser usada para evitar que seja necessário deixar policiais federais na vigilância dos detentos.

8. Que tipo de trabalho o condenado pode fazer na prisão? E em regime semiaberto? Cabe ao juiz analisar subjetivamente que atividades podem ser desenvolvidas pelo condenado, desde que as atividades tenham dever social e respeitem a dignidade humana. O trabalho do detento tem de necessariamente ter finalidade educativa e produtiva. O condenado pode trabalhar enquanto cumpre pena, inclusive em regime fechado, sendo remunerado por isso. A cada três dias de trabalho, o preso tem direito a redução de um dia da pena. A jornada é de seis a oito horas diárias, com descanso aos domingos e feriados. O trabalho externo é permitido para  presos em regime fechado somente em obras públicas ou empreendimentos de entidades privadas, desde que tomadas cautelas contra fugas. A Lei de Execução Penal não traz orientação expressa sobre o trabalho dos condenados em regime semiaberto, mas cabe ao juiz autorizar ou não que o detento exerça atividade externa.
Para a elaboração das respostas, o site de VEJA se baseou na Lei de Execução Penal, em documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e ouviu dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além do ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior e do ex-presidente do STF Carlos Velloso.

Grande Hotel - Chico Buarque e Wilson Das Neves



Chico Buarque & Wilson das Neves - "Grande Hotel"









Chico Buarque - "Bye Bye Brasil"



O PT conseguiu adiar por uma semana decisão da Mesa da Câmara sobre a ida ao plenário da cassação de José Genoino

Pressão petista

Congresso: mais pizza?
Congresso: mais pizza?
O PT conseguiu adiar por uma semana decisão da Mesa da Câmara sobre a ida ao plenário da cassação de José Genoino.  Mas para quem conhece nome por nome os integrantes da Mesa o problema maior não é o pedido de vistas que adiou em sete dias a discussão.
O buraco é mais embaixo: hoje, a pressão do PT é gigantesca para que a Mesa não abra o processo de cassação do mensaleiro Genoino.  E as chances de sucesso dos petistas não devem ser desprezadas.
Por Lauro Jardim
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/pt-pressiona-mesa-pela-nao-abertura-do-processo-de-cassacao-de-genoino/

Pai diz que Brittany Murphy foi envenenada pelo governo

Brittany Murphy, Eternamente Querida!!!

Angelo Bertolotti afirma que a filha estava sob vigilância na época de sua morte

Atriz Brittany Murphy
Atriz Brittany Murphy (Chris McGrath/Getty Images)
O pai da atriz Brittany Murphy, morta em 2009, está convencido de que sua filha foi assassinada pelo governo americano. Angelo Bertolotti afirma que Brittany foi envenenada por apoiar uma amiga que revelou segredos do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Bertolotti divulgou nesta segunda-feira um laudo independente que afirma ter encontrado, em mostras de cabelo e sangue retiradas do corpo da atriz, alta concentração de metais pesados, substâncias que podem ser encontradas em veneno para ratos e outros insetos. O legista oficial de Los Angeles afirmou que a morte foi decorrência de pneumonia e anemia.
De acordo com matéria do jornal britânico Daily Mail, o pai da atriz afirma que, na época de sua morte, ela estava sob vigilância constante, inclusive por helicópteros, e sofrendo ameaças do governo por apoiar a amiga delatora, Julia Davis.
Julia e Bertolott estão escrevendo um livro e produzindo um documentário sobre sua versão da morte da atriz.

Condicionamento físico das crianças piorou nas últimas décadas

Atividade física

Um estudo australiano concluiu que, hoje, o desempenho das crianças em atividades físicas é pior do que o de seus pais quando eram jovens

Obesidade infantil: Para reduzir o risco do problema, o melhor é aumentar a prática de atividade física entre as crianças
Infância: Pesquisador acredita que parte da queda da aptidão física das crianças nos últimos anos se deve ao aumento da obesidade (Thinkstock)
Hoje, as crianças já não são capazes de correr tão longe e tão rápido quanto seus pais quando tinham a idade delas. Um extenso estudo australiano concluiu que, em todo o mundo, a aptidão física e cardiovascular na infância piorou cerca de 15% ao longo dos últimos 30 anos. Isso pode resultar em uma pior saúde na vida adulta, incluindo problemas do coração, ossos mais fracos e menor qualidade de vida.
A pesquisa foi apresentada nesta terça-feira durante o encontro anual da Associação Americana do Coração, em Dallas, Estados Unidos. O estudo também descobriu, por exemplo, que as crianças de hoje demoram, em média, 90 segundos a mais para correr um quilômetro e meio do que a geração de seus pais quando eram jovens.
“Nós todos vivemos em um ambiente que é tóxico para o exercício, e as crianças estão pagando o preço por isso”, diz Grant Tomkinson, pesquisador da Universidade do Sul da Austrália e coordenador do trabalho.
O estudo foi feito com base em 50 pesquisas sobre atividade física realizadas desde os anos 1960 em 28 países. Ao todo, esses trabalhos envolveram mais de 25 milhões de jovens de nove a 17 anos. 
De acordo com Tomkinson, os resultados do estudo são uma consequência de diversas mudanças no estilo de vida das famílias nos últimos anos – como o fato de cada vez menos crianças irem à escola andando ou o aumento do tempo em que elas passam em frente a televisões, computadores e celulares. “Além disso, somos mais gordos atualmente, o que piora o desempenho em atividades físicas. Entre 30% e 60% da piora da aptidão física pode ser explicada pelo aumento de peso.” O pesquisador acredita que as crianças devem praticar pelo menos 60 minutos de alguma atividade física ao dia, como correr, nadar, andar de bicicleta e até mesmo caminhar.

Die Kulinarischen Brasilianischen



22h15min: Dois episódios inéditos de Brasil no Prato no Canal Bem Simples - “Alemão, Alemoa e Alemanha” e “Mato Grosso”

Por Carla Pernambuco 19/nov 14:46
Chucutre.
Os alemães têm um espaço privilegiado nos meus estudos e pesquisas sobre o Gosto Brasil.
A imigração alemã no Brasil aconteceu nos séculos XIX e XX de alemães em várias regiões do Brasil. 
Problemas sociais que ocorriam na Europa nessa época e a fartura de terras no Brasil foram as principais causas desse êxodo europeu que envolveu da mesma forma, italianos e muitos outros povos. 
Estima-se que 10% da população brasileira tenha ao menos um antepassado alemão.

Existe um ditado popular alemão que descreve bem o peso das refeições do dia: "Tomo o café-da-manhã como um imperador, almoço como um rei e janto como um mendigo".
O hábito de praticar uma alimentação principal logo cedo é - também - uma marca alemã.
Muitas colônias alemãs no Brasil preservam hábitos e costumes que foram trazidos por seus ancestrais. 
Não é incomum visitarmos cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná onde a língua alemã ou um dialeto típico figurem - mesmo não oficialmente - como língua principal.

Os imigrantes alemães formam a segunda etnia de maior importância cultural, ficando apenas atrás dos italianos.
Porém a presença germânica em nosso país antecede o período das grandes imigrações. O Sr. Meister Johann, natural de "Emmerich" (atual Alemanha) fazia - na função de astrônomo e cosmógrafo náutico - parte da tripulação de Pedro Alvares Cabral. E consta que o cozinheiro também era dessa região. Ou seja: Comida alemã não é novidade nestas paragens.

Em maio de 1824, Nova Friburgo recebe a primeira leva de imigrantes alemães, trazidos ao Brasil pelo Imperador Dom Pedro I (dentro da política imperial de colonização). Em julho do mesmo ano, os primeiros alemães chegam ao Sul do Brasil, sendo assentados à margem sul do Rio dos Sinos, atual cidade de São Leopoldo. Quatro anos depois, colonos alemães chegaram a Santo Amaro (São Paulo) e em 1829 em Santa Catarina e no Paraná.
Entre 20 e 28 mil alemães se instalaram no Rio Grande do Sul nos primeiros cinquenta anos, a maior parte destinados à colonização agrícola. 
Vinham (em sua maioria) de Holstein, Hamburgo, Mecklemburgo e Hannover. Mais tarde de Hunsrück, Palatinado, Pomerânia, Vestfália e Württemberg.
A influência na gastronomia é muito presente. Embutidos, carnes defumadas e uma grande variedade de alimentos em conserva fazem parte desse grande legado.
Durante a segunda guerra mundial houve uma certa discriminação aos alemães e seus descendentes, na realidade - hoje - são vistos como bravos cidadãos brasileiros que enriqueceram nossa cultura e sem dúvida nos brindaram com a ancestral vinicultura que trouxeram do Reno, uma lida muito especial com pães, cucas, geleias e uma grande quantidade de alimentos e técnicas que hoje fazem parte do que chamamos culinária brasileira.

A situação econômica na Alemanha esta hoje entre as mais equilibradas do planeta. Isto se reflete no futebol, vide Bayern e outros times excelentes, no cinema, atores e diretores alemães despontando nas telas de uma forma bastante expressiva. Na culinária não é diferente, acredito na cozinha alemã clássica e revisitada como uma nova tendência.

A preocupação com a cozinha saudável, natural e os produtos orgânicos são lugar comum na Berlin de hoje. Há quem ache os alemães um pouco "duros", certinhos e organizados por demasiado - eu gosto muito. Disciplina e organização na minha opinião é são qualidades imprescindíveis em qualquer setor - tanto profissional como na vida.

Não podemos deixar de lembrar que temos duas grandes paixões nacionais que têm forte influência alemã. Uma delas é o automobilismo, onde DKW e Volkswagen estão entre os primeiros veículos fabricados no Brasil e os mais vendidos na época. 
Outra paixão que herdamos é a cerveja - a bebida mais consumida no país.
Quer mais?
Então vamos de Oktoberfest. 
Esse festival - basicamente cervejeiro - vem de Munique (na Baviera - sul da Alemanha) e acabou se espalhando por vários lugares do mundo. No Brasil começou nos anos 70 em Santa Catarina e hoje é uma festa esperada em muitos estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Ceará e outros). Além de deliciosas cervejas artesanais, podemos provar um “Kassler"(costela de porco), "Eisbein" (joelho de porco), vários tipos pães, cucas, salsichas, linguiças, embutidos, "Apfelstrudel" (torta de maçã), "Rollmops" (peixe em conserva), “Spätzle” (macarrão caseiro), marreco recheado, “Waffles” e mais um monte de iguarias com um sotaque muito especial. Olha só que fácil de fazer esse chucrute …

Chucutre.


Chucrute (04 porções) 

Ingredientes:
Bouquet garni*, 1 unidade
Cebola, 40 g
Cravo, 1 unidade
Repolho roxo, 250 g
Vinagre branco, 100 ml
Vinho branco seco, 500 ml
Zimbro, 5g

Preparo
  • Fatiar o repolho em lâminas finas.
  • Misturar com todos os ingredientes e deixar marinar por 5 dias.
  • Refogar cebola e alho, acrescentar o repolho e deixar cozinhar em fogo baixo por 2 horas, sempre mexendo.

*bouquet garni:
Um tipo de aromático. Tem por objetivo aromatizar pratos cozidos. A utilização deste saquinho é principalmente indicada no caso de temperos secos. Os temperos verdes podem ser apenas amarrados em conjunto e retirados após o cozimento.

The Doors - Touch Me (Live)