quinta-feira 24 2013

Filho e advogado de ex-assessor da Casa Civil são presos por subornar testemunhas

Crime

Eles ofereceram 1 000 reais para mães de adolescentes para que elas inocentassem o ex-assessor da Casa Civil, que está preso por estupro

Gabriel Castro, de Brasília
Eduardo André Gaievski
Eduardo André Gaievski (Reprodução/Facebook)


A Polícia Civil do Paraná prendeu nesta quarta-feira o filho e o advogado de Eduardo Gaievski, ex-assessor da Casa Civil que, após revelação de VEJA, foi preso sob acusação de abusar sexualmente de menores. Fernando Borges e André Gaievski foram flagrados quando conduziam duas testemunhas do caso até um cartório da cidade de Francisco Beltrão, onde elas prestariam declarações inocentando o petista. Cada uma das mulheres, que são mães de vítimas de Gaievski, havia recebido 1 000 reais em troca do depoimento.

O Ministério Público do Paraná recebeu a denúncia de que a dupla e dois irmãos dele, Francisco e Edmundo Gaievski, estavam coagindo testemunhas do caso. Na terça-feira, os policiais presenciaram o momento em que o grupo entregou o dinheiro às duas mulheres. Nesta quinta, enquanto se deslocavam para o cartório com as mães das vítimas, o filho e o advogado de Eduardo Gaievski foram presos. Eles se negaram a dar informações aos policiais. As duas mulheres, entretanto, admitiram a coação.

"As mães receberam 1 000 reais cada uma. Elas gastaram parte do dinheiro e, na quarta-feira, estavam com o restante do valor no carro", explica o delegado Sandro Barros, responsável pelo flagrante. Ele diz que a fraude foi comprovada: "Elas iam fazer uma declaração, no cartório, em favor de Eduardo Gaievski".

Fernando Borges e André Gaievski serão indiciados pelo artigo 343 do Código Penal, que fala em "dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha" para "fazer afirmação falsa em depoimento". A pena é de três a quatro anos de prisão.

A notícia não surpreende: em 14 de setembro, o site de VEJA revelou como, mesmo preso, Eduardo Gaievski se comunicava com seu advogado para combinar a coação de testemunhas do caso. Ele trocava e-mails utilizando um aparelho celular.

Depois disso, o petista foi transferido de presídio. Gaievski está preso em Curitiba. Já o advogado e o filho do ex-assessor estão detidos na delegacia de Realeza. Caberá à Justiça decidir se eles vão responder ao crime em liberdade.

O ex-assessor da Casa Civil responde por estupro de vulnerável (dezessete vezes) e assédio sexual. Ele oferecia dinheiro e cargos na prefeitura para as adolescentes e suas famílias. Após a revelação do caso, ele foi rapidamente afastado do cargo no ministério.

Brasileiro que criou viral da Dove entra em ranking dos mais criativos do mundo

Marketing

Anselmo Ramos foi o criador da campanha 'Retratos da Real Beleza', que conquistou 14 troféus no Festival de Cannes de 2013

Publicitário Anselmo Ramos
Ramos entrou na Ogilvy em 2007 depois de trabalhar na Europa e nos Estados Unidos (Divulgação)
Depois de conquistar 14 Leões no Festival de Cannes deste ano e ocupar o posto de propaganda mais vista no YouTube, a campanha 'Retratos da Real Beleza' - encomendada pela Unilever para a marca Dove - rendeu ao seu autor o título de um dos publicitários mais criativos do mundo. O brasileiro Anselmo Ramos, da agência Ogilvy Brasil, figurou no sexto lugar de um ranking de 24 publicitários feito pelo site Business Insider.
A metodologia da pesquisa consistia, essencialmente, em indicações. A reportagem perguntou aos sócios das maiores agências de publicidade do mundo qual pessoa nomeariam como a mais criativa no ramo. Para que nenhuma delas se privilegiasse, as empresas tinham de apontar, obrigatoriamente, alguém de companhias concorrentes.
Ao longo de sua carreira, Ramos trabalhou em diversas partes do mundo, como a Y&R de Lisboa, Madri e Miami, e a Lowe de New York. Retornou ao Brasil em 2007 para trabalhar como diretor de criação da Ogilvy. Ramos também participou da criação da DAVID, uma agência global que pertence ao mesmo grupo, o WPP — o maior conglomerado de comunicação do mundo.
'Real Beleza' - A campanha criada por Ramos foi rodada em São Francisco (EUA) e lançada em abril deste ano. O filme mostra diferentes mulheres sendo retratadas por um desenhista forense do FBI com base, apenas, em suas próprias descrições. Em um segundo momento, o profissional desenha as mesmas mulheres usando as descrições de outras pessoas – o que acaba resultando em retratos muito mais bonitos. A mensagem é direta: as mulheres são muito mais críticas em relação à própria imagem do que as outras pessoas.
No Festival de Cannes de 2013, a Ogilvy também conquistou um Grand Prix, premiação máxima do festival, com o filme 'Fãs Imortais', campanha do Sport Clube do Recife que incentiva a doação de órgãos. A quantidade de Leões no Festival (35) fez com que a agência fosse premiada também como 'Agência do Ano', pela primeira vez.

De olho em 2014, Dilma anuncia R$ 13,5 bi para prefeitos

Política


Dinheiro federal para obras é mais um passo na aproximação da presidente com prefeitos, em um esforço para facilitar sua reeleição no próximo ano

Esse Tipo de "Boa Intenção" Que Elegeu os Corruptos  

Que Temos Hoje e Que Teremos No Futuro!! 

Roubalheira!!!

Gabriel Castro, de Brasília
Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de anúncio do resultado da seleção de saneamento e pavimentação do PAC2, em Brasília
Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de anúncio de recursos para saneamento e pavimentação do PAC 2(Roberto Stuckert Filho/PR)
Cada vez mais empenhada em pavimentar sua pré-campanha à reeleição, a presidente Dilma Rousseff fez um aceno nesta quinta-feira aos prefeitos e anunciou investimentos de 13,5 bilhões de reais em saneamento básico e asfaltamento, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. 
O governo prometeu custear a pavimentação de 7.500 quilômetros de vias e instalar 15.000 quilômetros de calçadas, além de apoiar empreendimentos de drenagens de águas pluviais, abastecimento de água e esgotamento sanitário. As obras serão tocadas pelas prefeituras, com recursos federais.
De acordo com o Radar on-line, desde ontem prefeitos e deputados já articulavam para tentar capitalizar o bônus eleitoral das obras.
Ao todo, 1.198 municípios de 26 estados foram contemplados. Todos haviam se cadastrado previamente e apresentado projetos para obter o auxílio federal. "É fundamental para nós a parceria com os pequenos municípios", disse a presidente, durante o anúncio do programa.
Nesta sexta, Dilma viajará para São Paulo para anunciar investimentos de 5,4 bilhões de reais para obras em vinte estações de trem e metrô, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
Pré-sal - Dilma também voltou a defender o modelo de concessão do campo de Libra, o primeiro da camada pré-sal a ser explorado. De acordo com a presidente, é possível afirmar com segurança que o empreendimento é rentável - e, por isso, o regime de partilha foi o mais adequado. "Não tem risco. Não tem taxa de sucesso de 20%. O risco é desse tamanhozinho", disse ela. 


A presidente voltou a afirmar que os recursos do petróleo servirão para assegurar ao país um salto de qualidade na educação: "Nós podemos garantir ao Brasil, a partir desse campo e dos outros que virão, uma educação de alta qualidade", afirmou.

Sete alimentos que atuam na prevenção do câncer


Veja quais nutrientes combatem células doentes e aumentam a imunidade

POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 21/03/2013
Para muitas pessoas, ter ou não um câncer é uma questão de destino. Será? Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. De acordo com a nutricionista Priscila Cheung, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. "Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes", afirma. Confira quais são eles:
Brócolis - Foto Getty Images

Brócolis

Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. "Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas", explica a nutróloga Tarama Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama, em estudo divulgado na reunião anual da American Association for Cancer Research.

Chá verde

Queridinho de quem está de dieta, o chá verde não ganha destaque somente por acelerar o metabolismo e evitar a formação de coágulos nas artérias. "A bebida também é rica em antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da ABRAN. Isso é o que mostra um estudo divulgado pela Cancer Prevention Research que acompanhou a progressão do câncer de próstata em homens que passaram a tomar cápsulas de uma substância encontrada no chá. Outra pesquisa, da Chun Shan Medical University, em Taiwan, ainda destacou importante atuação do chá verde contra o câncer de pulmão. Segundo ela, uma única xícara por dia reduz em 13 vezes o risco de fumantes desenvolverem a doença.

Alho e cebola

"Alho e cebola pertencem a um mesmo gênero de alimentos que são fonte de determinado fitoquímico envolvido na capacidade de excreção de compostos carcinogênicos", aponta a nutricionista Priscila. Em outras palavras, esses alimentos auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. Um estudo publicado noInternational Journal of Cancer aponta para redução do risco de câncer de intestino, enquanto que uma pesquisa divulgada pelo Epidemiology Biomarkers & Preventionrelacionou o consumo dos alimentos a menor probabilidade de câncer de pâncreas.

Tomate

Muitas pessoas associam o tomate à prevenção do câncer de próstata. Não é à toa: o alimento é fonte de licopeno, carotenoide que confere alto grau de proteção contra a oxidação celular, explica a nutricionista Priscila. Segundo ela, é preferível comer o tomate após o aquecimento e acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo. Molho de tomate, portanto, é a melhor escolha para obter o nutriente. Tais benefícios foram comprovados por inúmeros estudos. Entre eles, um publicado no British Journal of Nutrition e conduzido por especialistas da University of Portsmouth, no Reino Unido.

Cenoura

"A cenoura contém uma substância chamada carotenoide, atuante no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer", explica o nutrólogo Roberto. Tal ação se mostra eficaz principalmente na prevenção do câncer de mama, como mostra um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute que acompanhou mais de 6 mil mulheres. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.

Uva

Fonte de polifenois, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres, aponta a nutróloga Tamara. Para prevenção do câncer, entretanto, não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento. Um estudo publicado no Cancer Prevention Research descobriu que o resveratrol aumenta a produção de uma enzima que destrói compostos orgânicos de estrogênio perigosos. Como esse tipo de câncer é hormono-dependente, o controle dos níveis de estrogênio é fundamental para impedir sua evolução.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas, como a framboesa e a amora, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo desses alimentos reduzir o risco de desenvolver câncer de boca, câncer de mama, câncer de cólon e câncer de próstata.
http://msn.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16155-sete-alimentos-que-atuam-na-prevencao-do-cancer

Câncer ocupacional vai afetar mais de 20 mil brasileiros este ano


Os mais comuns são de pulmão, bexiga, fígado, mama e cérebro

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 20/07/2012
Motoristas, agricultores, trabalhadores das áreas de mecânica e beleza e pessoas do ramo de petróleo devem ficar atentos com a saúde, pois estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que eles poderão estar entre os 20 mil brasileiros que terão câncer ocupacional em 2012. Os dados foram divulgados no relatório de diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho, documento que lista mais de 19 tipos de cânceres ligados à ocupação profissional. 
De acordo com a pesquisa, aproximadamente 10,8% dos casos de câncer em homens (excluindo o de pele não melanoma) e 2,2% dos casos em mulheres são causados em decorrência do trabalho exercido. O relatório também apresenta estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que indicam que mais de 440 mil pessoas morreram no mundo até o ano de 2015 em consequência da exposição a substâncias perigosas. Deste número, 70% morreram de câncer relacionado ao trabalho. 
Ainda de acordo com o documento, as principais causas de óbitos mundiais relacionados ao trabalho foram: câncer (32%), doenças do aparelho circulatório (26%) e acidentes (17%). Entre os cânceres mais comuns estão listados os de pele, pulmão, bexiga, hematológico, estômago e esôfago, fígado, mama e cérebro. 
Segundo médicos do Inca, o câncer ocupacional é considerado uma doença causada pela longa exposição a agentes cancerígenos durante o tempo de trabalho, repercutindo em longo prazo. Além disso, os impactos podem ser amenizados com o uso de equipamentos de segurança para cada ramo de trabalho, como luvas, máscaras e protetor solar. 
Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão. Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção da doença, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando os dez passos que afastam a doença: 

Passe longe do tabaco

O tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Ele é o grande culpado por 90% dos casos de câncer de pulmão e 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia. 

Modere nas bebidas alcoólicas

"O álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado", justifica o oncologista Gilberto de Castro Jr., do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Além disso, o álcool potencializa os efeitos do cigarro, aumentando o risco de um tumor localizado nos órgãos afetados pelo fumo. 

Use camisinha

O HPV é uma doença sexualmente transmissível responsável por alguns tipos de câncer, como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). Por isso é importante praticar sexo seguro e sempre com o uso da camisinha - até mesmo para o sexo oral. O sexo seguro também evita os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado. "Esses tipos de hepatite podem levar à cirrose e evoluir para um câncer do fígado", conta Gilberto de Castro. 

Invista em uma dieta saudável

Evite o consumo excessivo de açúcares, gorduras e carne vermelha (sobretudo a de porco e as processadas). Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, o açúcar em excesso eleva a produção de uma substância chamada citocina pró-inflamatória, que está relacionada com o câncer. Já as carnes não devem ser consumidas com abusos, pois a gordura delas possui uma substância chamada ácido aracdônico, que poderia estimular a produção das citocinas pró-inflamatórias. 

Use protetor solar diariamente

Os raios UVA e UVB, emanados pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. Além do protetor solar - que, alerta Gilberto de Castro Jr., deve ter o mínimo de fator 20 -, é preferível tomar sol apenas antes das 10h e depois das 16h e não abrir mão de chapéus, guarda-sol, bonés e óculos escuros. 

Pratique atividades físicas todos os dias

A prática de exercícios promove um bem geral ao organismo e também protege contra o câncer. Roberto Navarro conta que isso se deve graças à capacidade, em especial de exercícios aeróbicos, de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo. 

Faça um check-up anual

Existe uma série de exames que são fundamentais na hora de detectar os diversos tipos de cânceres. "É importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico", diz Gilberto de Castro Jr. 

Erros na dieta podem aumentar o risco de câncer de estômago


Alimentação rica em açúcar e produtos em conserva potencializa chances da doença

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 22/10/2013
O câncer gástrico tem sido associado a fatores dietéticos há muito tempo. As evidências científicas mostram que o consumo de frutas frescas e vegetais reduz a incidência de câncer de estômago. Tal fato pode estar relacionado com a presença de vitaminas C, E, caroteno e flavonoides nestes alimentos. Na contra mão desse benefício, a ingestão de carnes e vegetais em conserva ou "defumados" está relacionada com a incidência de câncer gástrico. É possível que fatores como nitratos e nitritos nestes alimentos sejam responsáveis por esse aumento.
Com o advento dos refrigeradores, caiu o consumo de vegetais e carnes em conserva no ocidente, havendo também uma queda significativa na incidência de câncer gástrico. Ainda como fator que aumenta a incidência, o consumo de sal de cozinha em doses elevadas eleva o risco de gastrite atrófica e colonização de H.Pylori no estômago, estando isso relacionado com o risco de câncer gástrico. As dietas ricas em carboidratos são relacionadas com um aumento de 1,5 a 1,9 vezes no risco de câncer no estômago. Assim, a dieta recomendada para evitar câncer gástrico é de:
  • Alimentos frescos ou refrigerados, mas nunca em conserva
  • Pouquíssimo sal de cozinha na alimentação
  • Comer frutas, verduras e legumes diariamente
  • Limitar a ingestão de carboidratos especialmente açúcar livre
  • Evitar doces com açúcar d farinha branca presente nas massas, biscoito, pães e etc
  • Limitar a ingestão de chocolate com leite e açúcar.
Sabe-se que a ingestão de açúcar em excesso causa, além da diabetes e doenças cardiovasculares, o câncer de estômago. Por isso, ao evitar o consumo de carboidratos simples e doces indiscriminadamente, você esta evitando não só um tumor gástrico como diversos outros problemas. O mesmo vale para uma alimentação rica em carne em conserva e pobre em verduras e vegetais. Dessa forma, a dieta equilibrada contribui não só para diminuir o risco de câncer gástrico, como também para melhorar a saúde como um todo.

The Doors - Touch Me (Live)