sexta-feira 30 2013

Manutenção de mandato de Donadon gera absurdo constitucional, diz Barbosa

Por Reuters, Reuters



RIO DE JANEIRO, 30 Ago (Reuters) - A manutenção do mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO) expõe um "absurdo impasse constitucional", disse nesta sexta-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa.
Ele lembrou que é impossível um parlamentar condenado pela Justiça, como é o caso de Donadon, exercer o seu mandato no Congresso Nacional.
"Lamento muito que estejamos hoje diante deste impasse constitucional absurdo", disse ele a jornalistas na Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde recebeu o Prêmio José Alencar de Ética na Gestão Pública.
Donadon, que está preso no presídio da Papuda, em Brasília, depois de ser condenado no STF por peculato e formação de quadrilha pelo desvio de recursos na Assembleia Legislativa de Rondônia, escapou da cassação na noite de quarta-feira, depois que 233 deputados votaram pela perda de mandato, enquanto 131 votaram pela manutenção e 41 se abstiveram. Eram necessários 257 votos pela cassação.
A decisão da Câmara dos Deputados gerou reações negativas até mesmo dentro do Legislativo. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu que não colocaria mais processos de cassação em votação enquanto não fosse aprovado o fim do voto secreto.
O líder do PSDB na Casa, Carlos Sampaio (SP), entrou com mandado de segurança no STF pedindo a anulação da sessão que manteve o mandato de Donadon e que a Corte declare a perda do mandato.
O tucano argumentou que a Câmara deveria declarar a perda do mandato, não votar a cassação, e que um condenado criminalmente em última instância perde os direitos políticos e, portanto, não pode exercer mandato.
Questionado se o fim do voto secreto em sessões sobre cassação de mandato, como defende o presidente da Câmara, seria um caminho para evitar novas ações corporativistas de parlamentares, Barbosa disse que há no Congresso um outro projeto que vai ao encontro do pensamento "da maioria do STF".
O ministro se referia à PEC 18, que tramita no Senado e é conhecida como PEC dos Mensaleiros. Ela prevê a perda imediata do mandato do parlamentar que for condenado criminalmente em última instância.
Após a manutenção do mandato de Donadon, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a prisão é incompatível com o mandato parlamentar e prometeu agilizar a votação da PEC 18.
Barbosa lembrou que a palavra final sobre este debate cabe ao Congresso Nacional.
"Se condenado criminalmente, sem possibilidade de recurso, automaticamente se perde o mandato. A Constituição diz isso no Artigo 15. Condenado por pena criminal tem os direitos políticos suspensos", disse o magistrado. "A posse dos direitos políticos é indispensável para o exercício da representação", acrescentou.
"Espero que o Congresso encontre rapidamente uma solução para esse impasse incontornável."
(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

EUA dizem ter provas de que ataque químico matou 1.429 na Síria

 Por BBC, BBC Brasil



EUA dizem ter provas de que ataque químico matou 1.429 na Síria
"John Kerry | Foto: AP"
O secretário de Estado americano, John Kerry, disse ter provas de que forças do governo da Síria mataram 1.429 pessoas em um ataque com armas químicas na região da capital do país, Damasco, na semana passada.
Em um discurso nesta sexta-feira, Kerry afirmou que entre os mortos estavam 426 crianças e disse que o ataque foi um 'horror inconcebível'.
Minutos após o pronunciamento, .
Mas algumas informações, segundo o secretário de Estado, só serão divulgadas a Congressistas americanos, 'para proteger fontes e métodos'.
O governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, negou ter realizado o ataque e culpou as forças rebeldes, que querem que ele deixe o poder.
Mas, durante seu pronunciamento, Kerry afirmou que o governo de Assad já usou armas químicas em diversas ocasiões neste ano e se referiu ao presidente sírio como 'um bandido' e 'um assassino'.
Os Estados Unidos têm defendido uma ofensiva internacional na Síria para impedir que o governo de Damasco use armas químicas.
No entanto, é improvável que o Conselho de Segurança da ONU aprove uma moção prevendo a intervenção militar, já que a Rússia - aliada do governo sírio - já vetou duas resoluções anteriores.
'Fatos'
A ONG Médicos sem Fronteiras dissera anteriormente que o suposto ataque com armas químicas no leste de Damasco, que aconteceu no dia 21 de agosto, matou 355 pessoas.
Mas o secretário disse que os Estados Unidos estão a par de fatos que comprovariam o número maior de mortes.
Ele afirmou que as forças do regime de Assad se prepararam para o ataque três dias antes do ocorrido.
'Sabemos que mísseis saíram somente de áreas controladas pelo regime e caíram somente em áreas controladas pela oposição', disse.
'A inteligência americana tem grande confiança em todas as coisas que sabemos.'
Kerry disse ainda que o governo continuará consultando o Congresso e o povo americano a respeito do próximo passo a tomar.
'Os Estados Unidos tomam suas próprias decisões, em nosso próprio tempo, baseados em nossos valores e interesses', afirmou o secretário.
Ele garantiu ainda que os Estados Unidos não repetirão na Síria a experiência da intervenção no Iraque.
Como justificativa para o início da campanha militar contra o Iraque, em 2003, o governo americano afirmou que o país guardava armas químicas. A operação levou a uma guerra que durou dez anos.
O suposto arsenal de armas químicas do governo iraquiano, no entanto, nunca foi encontrado.
Uma ação militar na Síria, segundo ele, não envolveria soldados americanos no país e não teria duração indefinida. Os Estados Unidos também não assumiriam 'responsabilidade sobre a guerra civil que já está acontecendo na Síria', disse Kerry.
'Depois de dez anos, sabemos que o povo americano está cansado de guerras. Acreditem, eu também estou. Mas só desejar a paz não fará com que ela aconteça.'
Posicionamento
Também nesta sexta-feira, um porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que os inspetores de armas da ONU terminaram de recolher amostras do ataque em Damasco.
O porta-voz Martin Nesirky disse que ainda não se sabe quanto tempo levará para analisar as amostras, mas que os testes devem ser finalizados antes que se chegue a quaisquer conclusões.
Ele falou depois que o secretário-geral se encontrou com representantes dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.
Em seu discurso nesta sexta-feira, entretanto, o secretário de Estado americano afirmou que a investigação da ONU não trará mais conclusões a respeito da autoria do ataque.
'A ONU não pode nos dizer quem usou as armas, isso não é uma exigência da investigação da ONU. Ela só poderá nos dizer se tais armas foram usadas.'
'A ONU não pode nos dizer nada que nós não sabemos ou que não tenhamos compartilhado com vocês', disse Kerry.
Preparativos
Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontrou com o Conselho de Segurança Nacional.
Forças americanas continuam a se posicionar na região no Oriente Médio, se preparando para um possível ataque.
Na quinta-feira, o parlamento britânico rejeitou a proposta do governo de uma ação militar na Síria. O premiê David Cameron afirmou que 'agiria de acordo' com a decisão.
A Alemanha também descartou a participação em um ataque ao país.
No entanto, o presidente da França, François Hollande, afirmou que a votação na Grã-Bretanha não mudará sua decisão de apoiar uma 'ação dura' contra Assad.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Médicos cubanos sabiam de plano do Brasil há seis meses

Mais Médicos

Antes do anúncio do acordo, profissionais que vieram trabalhar no país receberam aulas em Cuba com o mesmo conteúdo que está sendo passado no curso preparatório do Mais Médicos

Médicos cubanos chegam à Recife para integrar o programa do governo federal.
Médicos cubanos ao desembarcarem em Recife no último final de semana: profissionais já sabiam há meses da possibilidade de virem ao Brasil ( Matheus Brito/ Estadão Conteúdo )
Médicos cubanos recrutados para trabalhar no Brasil recebem aulas de português e informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) há pelo menos seis meses. Mesmo sem a formalização de um acordo, professores brasileiros, usando material didático do Mais Médicos, viajaram para diversas localidades de Cuba para iniciar a formação dos profissionais, em uma sinalização de que o governo há tempos trabalha com a meta de trazê-los para o país. "Agora é só revisão. Boa parte do conteúdo aprendemos lá", diz o médico Alfredo Rousseaux, que desembarcou semana passada em Brasília para participar do curso preparatório de três semanas. "Um dos professores daqui conheço de vista, já deu curso lá em Cuba.”
A apostila de português, distribuída nesta semana para os alunos com o logo do Mais Médicos, também já é conhecida de Rousseaux. "Os professores exibiam projeções com o mesmo conteúdo." Os amigos Veronico Gallardo, Marisel Velasquez Hernandez e Diego Correa também se preparam para a temporada no Brasil há meses. Desde o início do ano recebem uma formação específica, voltada para o trabalho que seria feito aqui no país.
Com domínio razoável de português, Gallardo afirma ter estudado bastante sobre problemas comuns na Região Norte, onde espera atuar. "Devo trabalhar no Amazonas." Já Rousseaux conta que todos estavam convictos de que o desembarque no Brasil seria questão de tempo. "Fui informado sobre a vinda mais ou menos 15 dias antes da viagem. Disseram que era para deixar tudo pronto."
Embora os médicos cubanos soubessem da possibilidade de virem ao Brasil há seis meses, o programa do governo federal estava em curso há mais tempo — cerca de um ano e meio antes de o Ministério da Saúde anunciar a contratação dos profissionais de Cuba. Foi o que disse o senador petista Humberto Costa, ex-ministro da Saúde, durante debate no programa Entre Aspas, da GloboNews. “Esse programa já vem sendo trabalhado há um ano e meio. Boa parte desses cubanos já trabalhou em países de língua portuguesa, não tem dificuldade com a língua. E, ao longo desse um ano e meio, eles vêm tendo conhecimento sobre o sistema de saúde no Brasil, doenças que existem aqui e não existem lá”, disse. 
Discrepância — O acordo entre Brasil e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), organismo internacional encarregado de fazer a triangulação com o governo cubano, contudo, foi formalizado somente na quarta-feira da semana passada. Três dias depois, 400 dos 4.000 médicos desembarcaram no país. A rapidez no desfecho destoou com o restante do processo. A vinda dos médicos cubanos é cogitada há meses. O primeiro anúncio foi feito em maio pelo então ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Na época, ele afirmou que 6.000 profissionais viriam de Cuba ao Brasil para trabalhar em locais com carência de médicos.
Diante da polêmica criada entre entidades médicas, o formato do programa foi alterado. Quando lançado oficialmente, no início de julho, o Mais Médicos deu preferência para profissionais formados no Brasil. Numa segunda chamada, viriam profissionais formados em outros países. Na época, o governo anunciou que não havia concluído as negociações com governo cubano.
Intercâmbio — Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que as aulas de professores brasileiros integram um projeto de intercâmbio com o governo de Cuba. Em troca dos conhecimentos repassados por cubanos sobre atenção básica, os professores brasileiros deram aulas sobre funcionamento do SUS. Já as aulas de português fariam parte da cooperação triangular Haiti-Cuba-Brasil.

Número de fumantes cai 20% em seis anos no Brasil

Tabagismo

Segundo dados do Ministério da Saúde, 12% dos brasileiros são fumantes. O índice de tabagismo é maior entre os homens


Cigarro: Desde 2006, taxa de fumantes no Brasil passou de 15% para 12% (Thinkstock)
Dados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde revelam que 12% dos brasileiros com mais de 18 anos são fumantes. É a menor taxa registrada desde 2006, quando a pasta começou a acompanhar a prevalência do tabagismo no país. Naquele ano, 15% da população fumava, e a queda do número de fumantes desde então foi de 20%.
A prevalência do tabagismo ainda é maior entre os homens: a taxa de fumantes do sexo masculino passou de 19% em 2006 para 15% em 2012. Já entre as mulheres, esse índice caiu de 12% para 9% no mesmo período.
Esses números fazem parte da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). O levantamento, divulgado anualmente pelo Ministério, coletou informações de 45.400 pessoas com mais de 18 anos de todas as capitais e do Distrito Federal, de julho de 2012 a fevereiro de 2013. Nesta terça-feira, a pasta já havia divulgado os dados da pesquisa referentes à obesidade, hábitos alimentares e consumo de álcool no país.
A capital que apresentou o maior índice de tabagismo foi Porto Alegre, com 18% de sua população sendo fumante. A cidade também foi a capital com a maior proporção de pessoas que fumam 20 ou mais cigarros ao dia (7%). Salvador, por outro lado, foi a capital com a menor prevalência de fumantes (6%).
A pesquisa ainda mostrou que a taxa de fumo passivo também diminuiu nos últimos anos. Segundo o levantamento, a prevalência de fumantes passivos tanto em domicílios quanto no ambiente de trabalho caiu de 12% em 2006 para 10% em 2012. 

Astrônomos brasileiros descobrem a mais velha estrela gêmea do Sol

Espaço

A estrela HIP 102152 tem idade estimada de 8,2 bilhões de anos, contra “apenas” 4,6 bilhões do Sol

"Irmã" mais velha: gêmea solar HIP 102152, situada a 250 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Capricórnio
"Irmã" mais velha: gêmea solar HIP 102152, situada a 250 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Capricórnio(ESO/Digitized Sky Survey 2. Davide De Martin)
Uma equipe internacional de astrônomos, liderada por brasileiros, anunciou nesta quarta-feira a descoberta da estrela gêmea do Sol mais velha conhecida até hoje.  Situada a 250 anos-luz da Terra, na constelação do Capricórnio, a estrela HIP 102152 tem idade estimada de 8,2 bilhões de anos – contra "apenas" 4,6 bilhões do Sol.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: High Precision Abundances of the Old Solar Twin Hip 102152: Insights on Li Depletion From The Oldest Sun

Onde foi divulgada: periódico Astrophysical Journal Letters

Quem fez: TalaWanda R. Monroe, Jorge Meléndez, Iván Ramírez, David Yong, Maria Bergemann, Martin Asplund, Megan Bedell, Marcelo Tucci Maia, Jacob Bean, Karin Lind, Alan Alves-Brito, Luca Casagrande, Matthieu Castro, José-Dias do Nascimento, Michael Bazot e Fabrício C. Freitas

Instituição: Universidade de São Paulo e outras

Resultado: Os pesquisadores descobriram a estrela HIP 102152, a gêmea solar mais velha e mais parecida com o Sol já encontrada.
Gêmeas solares são estrelas que possuem massa, temperatura e composição química semelhantes às do Sol. Elas ajudam os pesquisadores a prever o que deve acontecer com a estrela nos próximos bilhões de anos ou, no caso das gêmeas mais novas, como ela tem se modificado ao longo do tempo.
A descoberta da primeira gêmea solar, denominada 18 Scorpii, ocorreu em 1997. Desde então astrônomos do mundo todo procuram por mais astros com as mesmas características. A nova estrela gêmea, além de ser a mais velha, é mais parecida com o Sol do que qualquer outra.
O estudo foi realizado com dados do Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul (ESO), que fica no Deserto do Atacama, no Chile. Em mais de 40 noites de observação, os pesquisadores estudaram a composição química e outras características da estrela. O estudo que relata as descobertas da equipe foi divulgado nesta quarta-feira no site do periódico Astrophysical Journal Letters e sairá em sua versão impressa no próximo mês.
O mistério do lítio – O estudo já permitiu aos pesquisadores contribuir para a solução de um mistério de seis décadas. Por meio do estudo de meteoritos, os pesquisadores sabem que, durante sua formação, o Sol tinha uma quantidade de lítio muito maior do que a atual (estima-se que a quantidade existente agora corresponda a cerca de 1% da original). Gêmeas solares também têm quantidades maiores deste elemento. O que teria acontecido com o lítio presente no Sol?
Com a descoberta da HIP 102152, que tem em sua composição ainda menos lítio do que o Sol, os pesquisadores descobriram que há uma correlação entre a quantidade do elemento químico e a idade da estrela: conforme o astro envelhece, os processos que ocorrem em seu interior fazem com que a quantidade de lítio diminua.
Busca por planetas – As análises da nova gêmea mostraram ainda que, assim como o Sol, ela apresenta uma deficiência nos elementos refratários, aqueles que são capazes de suportar altas temperaturas e também são abundantes em meteoritos e em planetas rochosos, como a Terra. Os pesquisadores acreditam que esses elementos se encontram em menor quantidade no Sol exatamente porque foram incorporados aos planetas rochosos que fazem parte do Sistema Solar. O fato de a HIP 102152 apresentar as mesmas características indica que ela pode hospedar planetas desse tipo, apesar de nenhum deles ter sido encontrado até o momento orbitando a estrela.
Também não foi encontrado nenhum planeta gigante, como Júpiter, na zona habitável da estrela. Jorge Meléndez, pesquisador Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo e um dos autores do estudo, explica que esse fato reforça a possibilidade de que um planeta parecido com a Terra possa existir. Isso porque os equipamentos disponíveis atualmente não conseguem identificar planetas pequenos como a Terra, mas os planetas gigantes são mais facilmente encontrados. A existência de algum deles na zona habitável da estrela tornaria improvável a presença de um planeta rochoso, já que sua órbita seria desestabilizada pelo corpo celeste maior.

Lançamento do PAC2 no Rio vira campanha para Pezão

Sem Cometário!!!

Rio de Janeiro

Dilma chama o vice-governador de "pai do PAC" e faz elogios ao governador Sérgio Cabral, que, por sua vez, declara amor à presidente

Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro
Pezão e Dilma: presidente elogiou o governo do Rio e chamou o vice-governador de "pai do Pac"
Pezão e Dilma: presidente elogiou o governo do Rio e chamou o vice-governador de "pai do Pac" (Carlos Magno/Divulgação-Governo do Estado do Rio)
A apresentação de investimentos do governo federal em obras da segunda fase do PAC, em três favelas do Rio, se transformou em um palanque para o vice-governador Luiz Fernando Pezão, pré-candidato ao governo do estado pelo PMDB. Ao lado do governador Sérgio Cabral e do vice, a presidente Dilma Rousseff elogiou a política de segurança do Rio, destacou a parceria com o governo do estado e chegou a dizer que Pezão é o “pai do PAC da Rocinha”. O senador petista Lindbergh Farias, que anunciou candidatura ao governo do estado e briga pelo apoio do PT, não participou do evento. A visita ao Rio, que ocorreria na quinta-feira, foi adiada para esta sexta-feira em razão dos protestos contra aumento nas passagens de ônibus, que tumultuaram a cidade. Dilma anunciou investimentos de 2,6 bilhões de reais em três favelas: Rocinha, Complexo do Lins e Jacarezinho.
Dilma, que enfrenta uma saia justa no Rio com a possibilidade de formação de dois palanques governistas em 2014, tem sinalizado nas agendas fluminenses simpatia pela candidatura de Pezão. “Essa parceria resultou em coisas muito importantes. Em investimentos em favelas, um investimento transformador”, afirmou. “As UPPs são uma vitória, porque as UPPs são a volta do respeito pelas necessidades da população”, disse a presidente.
Sérgio Cabral, que falou depois de Pezão, começou exaltando o vice: “Pezão arrasou. ‘Cabra bom’!”, disse. “A gente está aqui para celebrar esse lançamento fantástico, para agradecer à senhora. Queria dizer à senhora o seguinte: tentam nos dividir. Mas não vão conseguir nos dividir, presidenta. Esse amor é um amor e uma parceria para o bem do povo do Rio de Janeiro e do Brasil”, afirmou. No mês passado, em um jantar com governadores do PMDB, Cabral havia ameaçado deixar de apoiar a reeleição de Dilma caso o PT levasse a cabo o projeto de candidatura de Lindbergh ao governo do estado.
Economia – Dilma, que em nenhum momento se referiu aos protestos em vários estados contra o aumento das passagens de ônibus, disse aos moradores da Rocinha que a inflação brasileira está sob controle. “Jamais deixaremos que a inflação volte a este país”, afirmou.
“O Brasil é um dos países com menor taxa de desemprego do mundo. Vivemos quase em pleno emprego. Estamos com uma faixa (de desemprego) em torno de 5,5%. Há países da Europa em que o índice de desemprego entre os jovens chega a 50%. Em Portugal, o índice é de 20%. Ou seja, um em cada quatro portugueses estão desempregados”, disse a presidente, errando a conta – 20% corresponde a um em cada cinco indivíduos.
A presidente criticou os governos anteriores e afirmou que até o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o país foi “governado de costas para segmentos mais pobres da população”. “Foi de costas para a Rocinha, de costas para o Complexo do Lins, do Alemão, de costas para as comunidades que o nosso país foi governado até 2003”, criticou. “O Rio de Janeiro é visto pelo Brasil como um dos estados, senão o estado, em que a questão da violência foi mais bem tratada. As UPPs são vistas como uma vitória. A UPP não é só a força policial, mas a volta do respeito pelas necessidades da população”, elogiou a presidente.

Lindbergh distribui convites para encontrar candidato a vice-governador do Rio

Rio de Janeiro

Crivella, Francisco Dornelles, Pedro Fernandes, Aparecida Panisset e André Corrêa estão entre os sondados. Senador petista tenta consolidar candidatura antes do fim do prazo para filiação partidária, em 5 de outubro

Cecília Ritto, do Rio de Janeiro
Lindbergh Farias é senador pelo PT
Lindbergh Farias é senador pelo PT (Divulgação)
Empenhado em fazer o PT desembarcar do governo Sérgio Cabral e em consolidar seu nome na disputa ao Palácio Guanabara, o senador Lindbergh Farias trabalha, apressadamente, em busca de um vice. O senador tem até o dia 5 de outubro para mostrar que é capaz de reunir apoios e viabilizar sua candidatura ao governo em 2014. O prazo é o limite para as filiações, e passa a ser também a última oportunidade para Lindbergh trocar de partido, caso não consiga convencer a executiva nacional do PT a bancar uma candidatura própria no Rio.
Lindbergh já conversou com pelo menos cinco possíveis candidatos para a vaga de vice, na tentativa de fazer frente ao enorme arco de alianças que tem acompanhado as gestões peemedebistas no governo do estado e na prefeitura. Um deles é o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB) – que, desde a última semana, manifestou-se interessado em disputar ele próprio o governo, diante da queda na popularidade de Sérgio Cabral. Também foi sondado o senador Francisco Dornelles, do PP, o deputado estadual André Corrêa, do PSD, a ex-prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, PDT, e Pedro Fernandes, do PMDB, que está de malas prontas para o Solidariedade.
Cada um tem, a seu modo, alguma contribuição numérica importante para uma possível candidatura ao lado de Lindbergh. O principal é Crivella, escolado em campanha para o governo e a prefeitura do Rio, com votos, sobretudo, entre os evangélicos, decisivos para a conquista da vaga no Senado em 2010. Nunca, no entanto, conseguiu chegar a um segundo turno em uma disputa majoritária. Mas Crivella não desiste: “Creio que meu partido tem muito a contribuir para o desenvolvimento do Rio, sobretudo no plano social”, afirma, reiterando a vontade de se candidatar para o governo e montar mais um palanque para a reeleição de Dilma Rousseff no estado.
O cargo de vice é um trunfo no período eleitoral. Uma das ideias iniciais do PT do Rio é procurar alguém com força na Região Metropolitana para que Lindbergh consiga fazer um contrapeso ao pré-candidato Anthony Garotinho (PR), com maior força no interior no estado. A estratégia, pensada pelo próprio PT-RJ, é a de evitar – pelo menos por enquanto - um embate entre Lindbergh e Garotinho no primeiro turno, para que os dois se enfrentem na segunda rodada. O PT aposta na rejeição do deputado federal do PR para aumentar as alianças em um provável segundo turno.
A estratégia de Lindbergh para aumentar a votação na capital passa por dois peemedebistas que, até agora, dizem que farão campanha com o candidato petista. Os deputados estaduais Pedro Fernandes, que chegou a ser cotado para o cargo de vice-governador, e Domingos Brazão devem são apoios de peso nas zonas Norte e Oeste.
Fernandes é filho da única vereadora eleita com seus próprios votos na Câmara do Rio, Rosa Fernandes (PMDB), com reduto eleitoral na Zona Norte. O filho de Rosa deve ir para o Solidariedade - partido em fase de criação, que teve a ajuda de Lindbergh para recolher assinaturas no Rio.
Brazão faz parte de um bloco independente na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e pode ajudar Lindbergh a capturar eleitores na região de Jacarepaguá. Sérgio Cabral já tratou de acomodar o Brazão na liderança do governo na Alerj, mas, por enquanto, o deputado não irá andar ao lado do vice-governador e candidato peemedebista ao Guanabara, Luiz Fernando Pezão.

Torta Rápida de Liquidificador – leve e Light



Posted on October 6, 2011 by 
Torta cremosa de frango, requeijão e milho
Massa fácil e leve porque substituiremos o óleo por iogurte (se quer mais leve, iogurte desnatado).
Para a massa:
2 xícaras de leite de leite (se for o desnatado, acrescente 1 colher de sopa de Leite ém pó Desnatado)
2 ovos
2 xícaras chá de farinha de trigo
sal a gosto
1 col de sopa de fermento em pó.
1 sachet de Caldo de Legumes ou de Galinha em pó, ou um cubinho do caldo.
Bata tudo no liquidificador( primeiro os líquidos, por último a farinha e o fermento).
reserve…

Para o recheio:
500g de peito de frango sem pele
1/2 litro de caldo de galinha
4 colheres de sopa de óleo
1 dente de alho amassado
1 cebola picada
3 tomates sem pele e sem sementes picados
1 xícara de chá de ervilhas, sal e pimenta do reino a gosto.
1/2 pote de requeijão
. 1 caixinha de creme de leite
. 1 lata de milho escorrido
O ideal é deixar o peito de frango marinando por pelo s menos 2 horas em seus temperos (alho, cebolinha e vinagre), mas se não houver tempo, corte em cubos e misture bem com alho bem picadinho, sal, pimenta, vinagre e deixe por alguns minutos nessa marinada.
Refogue o peito de frango os temperos (de preferência já cortado em pequenos cubos).
Desfie com o auxílio de um garfo, ou processador.
Misture o peito de frango com milho (se gostar, ervilhas se quiser, azeitonas se tiver) com o Requijão e o creme de leite. Não coma ainda rssss.
Unte uma forma ou refratário com um pouco de margarina e salpique a farinha de trigo.
Despejemetade da massa na forma e coloque o recheio bem espalhadinho…
Despeje o restante da massa e leve ao forno que já deve estar pré aquecido.
DEixe até dourar.
Retire do forno, espere esfriar um pouquinho e desenforme.
Chame a criançada, os cachorros, gatos e tranque a porta…
Boam apetite
http://www.meuanjo.com.br/receita-do-dia-torta-de-frango-de-liquidificador/

STF rejeita recurso e mantém pena de Dirceu

Justiça

Embargos de declaração apresentados pelo petista foram rejeitados, apesar do voto contrário de Lewandowski, Toffoli e Marco Aurélio Mello

Gabriel Castro e Laryssa Borges, de Brasília
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, durante análise dos recursos apresentados pelas defesas dos 25 réus condenados pela corte, os chamados embargos, nesta quarta-feira (21)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, durante análise dos recursos apresentados pelas defesas dos 25 réus condenados pela corte, os chamados embargos, nesta quarta-feira (21) - Pedro Ladeira/Folhapress
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta quinta-feira todos os embargos de declaração apresentados pela defesa do ex-ministro José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão por seu envolvimento no esquema do mensalão. O petista foi considerado culpado pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Com isso, a pena do réu fica, por ora, mantida. Mas o tribunal ainda vai analisar se aceitará os chamados embargos infringentes, que - ao menos na visão dos advogados - têm poder de alterar decisões da primeira fase do julgamento e livrar o petista do regime fechado.

Entre os pontos questionados por Dirceu, estava a contagem da pena para formação de quadrilha. Foi o único tema que causou algum debate na corte. A defesa alegava que o agravante de liderança ou coordenação de atividades criminosas havia sido aplicado duas vezes: uma por causa da posição de Dirceu no PT, outra devido à função dele de ministro da Casa Civil.
"Não há qualquer dúvida ou questão a esclarecer. Não há qualquer vício na elevação da pena-base”, disse o relator Joaquim Barbosa, ao rejeitar os embargos. "Uma coisa é dizer que uma pessoa tem uma posição proeminente. Outra coisa é dizer que ela coordena e dirige."
Os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello votaram a favor de Dirceu neste ponto.Toffoli aceitou a redução de pena pelo crime de formação de quadrilha porque, segundo ele, houve duplicidade na aplicação do agravante. "Tal fato circunstancial, valorado duplamente na primeira e na segunda fases, em sua essência é o mesmo", disse o ministro. Com a proposta de Toffoli, a pena seria reduzida em aproximadamente cinco meses de prisão.
Lewandowski concordou com Toffoli e foi ainda mais enfático: apresentou uma sugestão diferente - que, na prática, poderia mudaria a pena de Dirceu imediatamente. "Quando nós nos deparamos com um erro na dosimetria, com um bis in idem flagrante, nós concedemos um habeas corpus de ofício", disse ele, que não levou a própria ideia adiante.

O revisor do processo também afirmou que a pena estabelecida para Dirceu deveria ser recalculada novamente, do zero: "Eu me impressionei com os argumentos jurídicos do eminente ministro Dias Toffoli. Entendo que essa dosimetria é totalmente imprestável. Ela não pode ser aproveitada pelo tribunal". Lewandowski acha que a corte foi dura demais com Dirceu, já que a pena por formação de quadrilha - dois anos e onze meses - ficou próxima do máximo legal, que é de três anos.
O ministro Marco Aurélio Mello também considerou excessiva a pena aplicada por formação de quadrilha.
Mas a maioria dos magistrados concordou com o relator. Foi o caso do decano Celso de Mello, que defendeu o cálculo aplicado às penas de Dirceu. "O que o embargante, neste caso, busca, é algo que extrapola os limites do embargo de declaração", afirmou o ministro, lembrando que essa etapa do julgamento só deve servir à revisão de possíveis erros na redação do acórdão.
Em seu voto, o ministro rebateu a tese de que o Supremo Tribunal Federal estaria sendo muito rigoroso com os réus do processo do mensalão. "O Supremo Tribunal Federal não agiu com extremo rigor. Ao contrário, o STF ajustou-se de maneira fiel a uma diretriz jurisprudencial que sempre tem prevalecido na pratica jurisdicional desta corte".
Cristiano Paz - No início da sessão, a corte rejeitou todos os embargos de declaração apresentados pelo publicitário Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério. "O acórdão não padece de qualquer vício ou omissão", afirmou o relator Joaquim Barbosa. Ele foi acompanhado pelos colegas de corte. O réu foi condenado a 25 anos, onze meses e vinte dias de prisão.

Genu - A sessão foi encerrada depois que o ministro Luís Roberto Barroso pediu vista dos embargos de declaração apresentados pela defesa de João Cláudio Genu. Os advogados alegam que o réu, ex-assessor do PP, teve a pena por lavagem de dinheiro calculada de forma mais severa do que a dos deputados do partido - que eram mais importantes no esquema. Se o pedido for acolhido, a punção a Genu (cinco anos de prisão) pode ser reduzida. A corte volta a se reunir na próxima quarta-feira.

Ato sindical bloqueia acesso a Santos e São Vicente

São Paulo

CUT e Força Sindical promovem Dia Nacional de Mobilização e Greve

Motoristas de carros de passeio e caminhoneiros enfrentam grande congestionamento logo após o pedágio na rodovia Anchieta, sentido Litoral, durante a manhã desta terça-feira (28). Um decreto da Prefeitura de Cubatão restringiu o acesso a dois pátios de estacionamento de caminhões que acessam o porto de Santos
Rodovia Anchieta, uma das principais ligações entre São Paulo e o litoral do estado (Nelson Antoine/Fotoarena)
Um protesto organizado por sindicalistas bloqueia desde as 5 horas da manhã desta sexta-feira os principais acessos à cidade de Santos, no litoral paulista. Segundo a concessionária Ecovias, responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, participam da manifestação cerca de 50 pessoas. O ato, que faz parte do Dia Nacional de Mobilização e Greve promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical, bloqueia a pista marginal do km 60 da via Anchieta, no sentido litoral. A Ecovias alerta que o tráfego está lento desde o km 59.

Os motoristas, porém, não encontram dificuldade no sentido São Paulo. Na Imigrantes, o tráfego permanece bom nos dois sentidos. No início do protesto, os sindicalistas chegaram a interditar totalmente a interligação da Baixada Santista, mas o trecho foi liberado em cerca de meia hora. Já os ônibus com destino à capital, que usam a rodovia Anchieta para subir a serra, não estão saindo da rodoviária de Santos por causa do protesto.

Bloqueios - Parte do grupo de manifestantes se concentra no final da rodovia Anchieta, na entrada de Santos, impedindo a passagem dos veículos que chegam à cidade. O protesto já provoca congestionamento de veículos no local e alguns passageiros de ônibus optam por descer e completar o percurso a pé. Outro grupo bloqueia o acesso a Santos por São Vicente com um protesto que fecha as duas vias da avenida da praia, na divisa entre os municípios.

Torta de frango cremosa

Se desejar, adicione meia xícara (chá) de azeitonas verdes picadas ao recheio. O caldo deverá reduzir até sobrar meia xícara (chá) para utilizar no recheio.

Massa

  • 3 Xícara(s) de farinha de trigo
  • 2 1/2 Unidade(s) de tabletes de margarina culinária (250 g)
  • 2 Unidade(s) de gemas
  • 1 Colher(es) de chá de tempero alho e sal ARISCO

Recheio

  • 1 Quilo(s) de peito de frango sem osso
  • 2 Xícara(s) de água
  • 2 Cubo(s) de caldo de galinha caipira ARISCO
  • 2 Colher(es) de sopa de azeite ARISCO extra virgem
  • 4 Colher(es) de sopa de EXTRATOMATO ARISCO
  • 2 Colher(es) de sopa de amido de milho
  • 1/2 Xícara(s) de leite
  • 150 Grama(s) de requeijão cremoso
  • 2 Colher(es) de sopa de salsinha picada

Para pincelar

  • 1 Unidade(s) de gema
  • 1/2 Colher(es) de chá de azeite ARISCO extra virgem

Modo de preparo

Massa

  • 1. Em uma tigela, coloque a farinha, a margarina, as gemas e o tempero alho e sal ARISCO.
  • 2. Misture com a ponta dos dedos até a massa ficar homogênea.
  • 3. Reserve.

Recheio

  • 1. Em uma panela média, coloque o peito de frango, a água e os cubos de caldo de galinha caipira ARISCO.
  • 2. Cozinhe por 20 minutos ou até o frango ficar macio e o caldo reduzir.
  • 3. Retire o frango e pique.
  • 4. Reserve o caldo.
  • 5. Em uma panela média, aqueça o azeite ARISCO extra virgem em fogo médio e junte o frango, o EXTRATOMATO ARISCO e o caldo do cozimento.
  • 6. Deixe ferver por 5 minutos.
  • 7. Dissolva o amido de milho no leite e junte ao refogado.
  • 8. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar.
  • 9. Desligue o fogo, adicione o requeijão cremoso e a salsinha.
  • 10. Misture.
  • 11. Espere esfriar.

Montagem

  • 1. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
  • 2. Divida a massa em duas partes.
  • 3. Abra uma parte da massa entre duas folhas de plástico e forre o fundo e a lateral de uma fôrma com 24 cm de diâmetro de fundo removível.
  • 4. Recheie e reserve.
  • 5. Abra o restante da massa e cubra a torta, pressionando a borda com os dedos.
  • 6. Reserve.
  • 7. Em uma tigela, misture a gema e o azeite ARISCO extra virgem.
  • 8. Pincele a torta com essa mistura e leve ao forno por 35 minutos ou até dourar.
  • 9. Desenforme depois de fria.

Variação

The Doors - Touch Me (Live)