quinta-feira 18 2012

Décimo-terceiro injetará R$ 139,9 bilhões na economia(VEJA)


Renda

Valor representa 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo a Austin Rating

Produção de cédulas de notas de 50 reais na Casa da Moeda no Rio de Janeiro
Perspectivas: comércio varejista deverá encerrar 2012 com alta de 9% sobre as vendas de 2011 (Marcelo Sayão/EFE)
Até o final do ano, o pagamento do 13º salário deverá injetar 139,9 bilhões de reais na economia do país, valor que representa 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Conforme análise da Austin Rating, o valor resultante da remuneração dos trabalhadores representa um aumento de 7,92% ante o total apurado em 2011 - e deve contribuir para o impulso das vendas do comércio.
Segundo a Austin Ratings, do total de quase 140 bilhões de reais de 13º salário a ser distribuído para 92 milhões de brasileiros, 31,4 bilhões de reais (22,5%) serão pagos aos 34,3 milhões beneficiários do INSS e 108 bilhões de reais (77,5%) serão recebidos por 58,2 milhões de empregados formalizados, sendo 1,9 milhão de empregados domésticos.
Conforme previsões da agência classificadora de riscos, no cenário econômico mais provável, com 80% de chance de se concretizar, o comércio varejista brasileiro deverá encerrar 2012 com alta de 9% sobre as vendas apuradas em 2011. Considerando um cenário otimista (15% de chance), a alta das vendas seria de 9,6% na mesma comparação, enquanto no cenário pessimista (5% de chance) o aumento seria de 8,3%.
O cálculo leva em consideração estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a base de assalariados do mercado formal que incluem empregados domésticos e beneficiários da Previdência Social, da União e dos estados. A gratificação é paga em duas parcelas, a primeira delas representa 50% do salário, a ser paga até 30 de novembro, e a segunda parcela, na qual incide impostos, deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Não se esqueça de mim - Nana Caymmi - Elas cantam Roberto

AMO!

Suco de tomate pode prevenir contra osteoporose(VEJA)


Ossos

Mulheres que tomam duas doses diárias da bebida têm os ossos mais fortes

suco de tomate
(Thinkstock)
Dois copos de suco de tomate por dia mantêm a osteoporose longe, concluíram cientistas canadenses. O diferencial da bebida é o licopeno, já considerado eficiente na prevenção de outras doenças, como o câncer de próstata e problemas cardíacos. 
A descoberta foi resultado de uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá. Os cientistas pediram a 60 mulheres na menopausa, entre 50 e 60 anos, que cortassem todo o tomate de suas dietas por um mês. O novo hábito alimentar aumentou em todas elas os níveis de um químico que é normalmente liberado pelo corpo quando ossos são quebrados, o N-telopeptídeo. 
A etapa seguinte do estudo durou quatro meses. Durante esse tempo, algumas dessas mulheres tomaram duas doses diárias de suco de tomate contendo 15 mg de licopeno, outras, uma versão com 35mg, um terceiro grupo, cápsulas da substância e as últimas receberam pílulas de efeito placebo. Resultado: as que ingeriram qualquer das substâncias com licopeno tiveram seus níveis de N-telopeptídeo consideravelmente reduzidos. Mas o benefício não foi estendido àquelas que tomavam as pílulas de farinha. 
E os pesquisadores ainda garantem que o suco de tomate encontrado em supermercados ajuda tanto no fortalecimento de ossos frágeis quanto o usado no estudo.

Comer tomate diminui o risco de AVC, conclui estudo(VEJA)


Alimentação

Fruto é rico em uma substância antioxidante que retarda o envelhecimento das células

suco de tomate
Tomate pode ser aliado para afastar as chances de um AVC (Thinkstock)
Comer tomates e outros alimentos derivados do fruto pode ajudar a prevenir um acidente vascular cerebral (AVC), concluiu uma nova pesquisa finlandesa. Segundo o estudo, esse efeito protetor ocorre pois o tomate é rico em licopeno, uma substância que é responsável por dar a cor avermelhada aos alimentos e que funciona como um agente antioxidante no corpo — ou seja, protege as células dos danos causados pelos radicais livres e, assim, retarda o envelhecimento.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Serum lycopene decreases the risk of stroke in men :A population-based follow-up study

Onde foi divulgada: periódico Neurology

Quem fez: Jouni Karppi, Jari Laukkanen, Juhani Sivenius, Kimmo Ronkainen e Sudhir Kurl

Instituição: Universidade do Leste da Finlândia

Dados de amostragem: 1.031 homens de 46 a 65 anos de idade

Resultado: Pessoas com maiores níveis de licopeno na corrente sanguínea, substância obtida especialmente pelo tomate e alimentos derivados do fruto, chegam a ter um risco 55% menor de sofrer um AVC do que indivíduos com baixos níveis de licopeno no sangue
Os resultados desse trabalho foram publicados nesta terça-feira no periódico Neurology, uma publicação da Academia Americana de Neurologia. No início do estudo, foram medidos os níveis de licopeno no sangue de 1.031 homens de 46 a 65 anos de idade, que foram acompanhados ao longo de 12 anos. Até o final da pesquisa, 67 homens sofreram um AVC.
O maior risco do problema foi associado aos menores níveis de licopeno na corrente sanguínea: de acordo com o estudo, os maiores níveis diminuíram as chances de um derrame em 55%. Entre os 258 participantes com os menores níveis do antioxidante, 46 sofreram um AVC, enquanto, entre os 258 homens com os maiores níveis da substância, apenas 11 tiveram o problema.
Segundo Jouni Karppi, pesquisador da Universidade do Leste da Finlândia e coordenador do estudo, como a pesquisa somente mediu os níveis de licopeno no sangue de um indivíduo, a quantidade de tomate que é preciso ingerir para obter esse benefício não foi definida.


 “Mesmo assim, nossa pesquisa fornece ainda mais evidências de que uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a um menor risco de AVC. Além disso, reforça a ideia de que comer cinco porções de frutas e vegetais ao dia pode reduzir de forma significativa a incidência de derrames cerebrais ao redor do mundo”, diz Karppi.

Nana Caymmi - Resposta ao tempo (1998)

Gosto muito!!!

Substância utilizada no tratamento de dependência de drogas ajuda a controlar compulsão alimentar (veja)


Alimentação

Aplicação do medicamento em ratos que apresentavam transtorno alimentar levou à redução da quantidade de alimentos ingerida

Compulsão alimentar
Compulsão alimentar: estudo mostra que ratos com o transtorno apresentaram alterações genéticas nos receptores opióides, ligados ao prazer e à recompensa (Thinkstock)
Uma pesquisa realizada na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostra que o consumo compulsivo de alimentos pode ser inibido com uma substância utilizada na recuperação em casos de abuso de álcool e drogas. Os resultados foram apresentando nessa terça-feira, no Neuroscience 2012, encontro anual da Society for Neuroscience, entidade internacional que congrega médicos e cientistas que estudam o cérebro.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Title Blockade of opioid receptors in the prefrontal cortex decreases binge-like eating

Onde foi divulgada: Neuroscience 2012, encontro anual da Society for Neuroscience

Quem fez: A. Blasio, L. Steardo, V. Sabino, P. Cottone

Instituição: Universidade de Boston

Resultado: A injeção de naltrexona provocou a redução da quantidade de alimento ingerida por todos os ratos testados. Quando aplicada no córtex pré-frontal, porém, a substância inibiu o consumo de alimentos apenas nos ratos que apresentavam o transtorno da compulsão alimentar periódica. O estudo também mostra que os ratos com o transtorno sofreram alterações genéticas nos receptores opióides.
Para realizar o estudo, os pesquisadores induziram um grupo de ratos a desenvolver transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), fornecendo a eles uma dieta com altos níveis de açúcar e sabor de chocolate durante uma hora por dia. Enquanto isso, outro grupo foi alimentado normalmente, com uma dieta saudável. Após duas semanas, os dois grupos receberam injeções de naltrexona, fármaco utilizado no tratamento de casos de abuso de álcool e drogas, em dois pontos diferentes do cérebro.
A naltrexona provocou a redução da quantidade de alimento ingerida pelos dois grupos, mas quando a injeção ocorreu diretamente no córtex pré-frontal, houve modificação no comportamento alimentar apenas dos ratos que apresentavam o transtorno. "Pacientes que apresentam esse transtorno o descrevem como uma perda de controle compulsiva e nosso trabalho mostra que podem existir medicamentos que ajudam a recuperar o controle", afirma Angelo Blasio, pesquisador da Universidade de Boston.







O estudo também mostra que os ratos que desenvolveram a compulsão alimentar sofreram alterações genéticas nas proteínas conhecidas como receptores opióides, localizadas no córtex pré-frontal. Quanto ativados por substâncias derivadas do ópio, como a heroína, esses receptores estimulam regiões do cérebro ligadas ao prazer e à recompensa.  Alguns cientistas suspeitam que os receptores reagem de forma parecida a alguns tipos de comida.

Adriana Calcanhotto - Do fundo do meu coração

Não se esqueça de mim - Nana Caymmi - Elas cantam Roberto

Simplesmente, demais!!!

Joaquim Barbosa esmiúça como os quadrilheiros atuavam de forma coordenada para cometer os crimes do mensalão(VEJA)


veja.com

O relator do mensalão, Joaquim Barbosa, está provando as devidas conexões entre as os núcleos político, financeiro e publicitário do mensalão. E demonstra como a rede trabalhava de modo unido e coordenado para praticar os crimes do mensalão. Afirma:
“É fantasioso o que diz Delúbio Soares, segundo quem não havia uma prova de formação de quadrilha. Os laudos apontam o contrário. Há provas de que Delúbio, além de funcionar como braço do núcleo político, era o principal elo entre o núcleo político e o publicitário. José Genoino era o interlocutor político. Cabia a ele formular os acordos com os líderes de governo”.
A quadrilha trabalhava de forma tão organizada que Marcos Valério, que não era autoridade do governo, foi a pessoa que mais negociou com o Banco Central a suspensão da liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco, de que o Banco Rural era sócio — com 20% das ações.
Valério, imaginem vocês, negociava com o BC tanto em nome do Rural como, de certo modo, do próprio PT, uma vez que Kátia Rabello, do Banco Rural, já havia debatido o assunto com… José Dirceu!
Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/joaquim-barbosa-esmiuca-como-os-quadrilheiros-atuavam-de-forma-coordenada-para-cometer-os-crimes-do-mensalao/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Dirceu era o chefe da quadrilha do mensalão, diz relator(VEJA)


Mensalão

Relator do processo do mensalão pede punição de onze acusados, inclusive o ex-ministro da Casa Civil, por formação de quadrilha

Ministro Joaquim Barbosa, relator, durante o julgamento do mensalão, em 15/10/2012
Ministro Joaquim Barbosa, relator, durante o julgamento do mensalão, em 15/10/2012 - Fernando Bizerra Jr./EFE
O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira pela condenação dos principais réus do processo pelo crime de formação de quadrilha. Ele abriu caminho para a punição de onze acusados, inclusive José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e Marcos Valério.
Em uma frase, o relator explicou a cadeia de comando do esquema de arrecadação de recursos e pagamento de propina para deputados cooptados pelo governo Lula. No topo da estrutura, José Dirceu, já condenado por corrupção ativa. O conjunto de provas, disse Barbosa: "comprova que ele era quem comandava o chamado núcleo político, que por sua vez repassava - normalmente por meio de Delúbio Soares -, as orientações ao núcleo de Marcos Valério, o qual normalmente agia em concurso com o núcleo financeiro".
O ministro lembrou os muitos fatos concretos ligando Dirceu à sequência de crimes cometidos pelo esquema do mensalão: as reuniões do petista com Marcos Valério e dirigentes do Banco Rural, os favores prestados por personagens do esquema à ex-mulher de Dirceu e a viagem de parceiros do então ministro a Portugal em busca de recursos para o esquema.
José Genoino, que era presidente do PT à época, foi apontado como articulador político do esquema com representantes de outros partidos. Ele também assinou um empréstimo notoriamente fraudulento do Banco Rural ao PT. O valor: 3 milhões de reais. "Mesmo sem ter patrimônio para tanto,  Delúbio e José Genoino afiançaram esse contrato fraudulento", disse o relator.
Núcleo publicitário - Valério, por sua vez, foi descrito por Barbosa como "líder do núcleo publicitário", responsável por entregar os recursos aos beneficiários do esquema. Grande parte dos recursos vinha de empréstimos fraudulentos com os bancos Rural e BMG: "Além das fraudes contábeis, os membros do núcleo publicitário, em concurso com o núcleo financeiro e com o objetivo de lavar os recursos, atuaram na simulação de vários empréstimos formalmente contraídos no Rural e BMG", disse o relator do processo.
Joaquim Barbosa ainda ressaltou que Valério agendou reuniões no governo, embora o publicitário fosse uma “pessoa formalmente estranha ao vasto corpo da Casa Civil”.
O relator também lembrou que os dirigentes do Banco Rural aderiram ao esquema criminoso porque tinham interesses em benesses do governo, como a liquidação do Banco Mercantil de Pernambuco.
Barbosa citou ainda todos os crimes cometidos pelos réus (pelos quais onze dos treze acusados já foram condenados nas etapas anteriores do processo) e afirmou que a organização criminosa tinha tarefas bem definidas entre seus três núcleos. Por exemplo: "Os autos apontaram que há provas mais do que consistentes de que Delúbio Soares, além de funcionar como principal braço operacional do chamado núcleo polítco, era tambem o principal elo entre o chamdo núcleo político e o núcleo publicitário". 
A pena pelo crime de lavagem de dinheiro é de 3 a 10 anos. Onze dos treze réus neste trecho do processo já foram condenados por outros crimes. Mas uma nova punição pode significar a diferença entre o regime fechado e o regime aberto de prisão.
Além de Dirceu, Genoino, Delúbio e Valério, Barbosa votou pela condenação de Cristiano Paz, Ramon Hollerbach e Rogério Tolentino (núcleo publicitário) e Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane (núcleo publicitário). O relator ainda opinou pela absolvição de Geiza Dias, ligada a Valério, e Ayanna Tenório, ex-funcionária do Banco Rural.

Acompanhe o 38º dia de julgamento do mensalão

Relator conclui a apresentação de seu voto sobre formação de quadrilha e deve pedir a condenação de integrantes dos núcleos político, financeiro e publicitário

Gabriel Castro, Laryssa Borges e Cida Alves

Julgamento do mensalão - 18/10

Acompanhe o trigésimo oitavo dia do julgamento mais importante da história do STF
  1. 16:31 - Ayres Britto suspende a sessão por 30 minutos. 
  2. 16:30 - Barbosa absolveu da acusação Geiza Dias e Ayanna Tenório. 
  3. 16:28 - Barbosa condena por formação de quadrilha: José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos, Katia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane.
  4. 16:27 - "Por tudo o que foi pormenorizadamente exposto, não vejo por que não concluir que os réus, de forma libre e consciente, associaram-se de maneira organizada com o fim de cometer crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro.
  5. 16:18 - O relator afirma que a defesa dos réus “tenta distorcer os fatos e negar a existência de uma organização criminosa estável e com divisão de tarefas entre eles”. Para isso, afirma Barbosa, usam testemunhos de pessoas “com as quais os réus têm vínculos de amizade” ou relações profissionais subalternas. 

    16:04 - O relator lembra que as reuniões da ex-diretora do Rural, Kátia Rabello, com o então ministro José Dirceu foram agendadas por Marcos Valério, “pessoa formalmente estranha ao vasto corpo funcional da Casa Civil”, diz o relator. “Valério chegou até mesmo a participar de reunião de Kátia Rabello com José Dirceu no Palácio do Planalto.

    1. 16:01 - “Todas essas revelações conferem credibilidade à afirmação da denúncia de que os integrantes do núcleo financeiro ingressaram na quadrilha em troca de ‘vantagens indevidas’”, afirma o relator.
    2. 15:54 - Direto do plenário: A lotação do plenário do STF é, nesta quinta-feira, a maior de todas as sessões do mensalão. Não que o público tenha se interessado em acompanhar in loco a provável condenação do ex-ministro José Dirceu e de outros petistas por formação de quadrilha. O motivo da lotação súbita é a presença de estudantes de Direito. Alguns exibem cartões postais de Brasília e tentam, de forma camuflada, filmar a sessão do STF.
    3. 15:49 - Sobre o núcleo financeiro, formado pela direção do Banco Rural, Barbosa afirma que eles ingressaram na organização criminosa “por meio de aportes milionários com empréstimos simulados e com um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro.”
    4. 15:47 - Barbosa afirma que “não há como negar que os membros do núcleo publicitário ou operacional praticaram o crime de quadrilha”. Sobre Geiza Dias, ex-funcionária de Marcos Valério, o relator diz acreditar que ela também praticou o crime. Mas como os demais ministros tem mostrado o entendimento de que ela não era peça fundamental no esquema, o relator não vê como “prosperar nessa ação contra ela dirigida” para a condenação.
    5. Abril



      15:40 - O ministro descreve as relações de favores entre os membros do esquema e a forma coordenada como os núcleos agiam para viabilizar o mensalão. "O objetivo do grupo era dissimular a natureza, origem, destinação e propriedade dos recursos repassados". 

      1. 15:27 - O ministro relator afirma que os agentes do núcleo político "corromperam parlamentares para a composição da base aliada do governo na época". Como em toda organização criminosa, cada membro tinha sua atribuição no esquema, afirma Barbosa.  
      2. 15:22 - O relator ressalta a proximidade de Marcos Valério, operador do mensalão, com o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu: “Foi Marcos Valério quem ajudou a ex-mulher de José Dirceu a conseguir um empréstimo e arrumou para ela um emprego no Banco BMG.”
        1. 15:10 - Barbosa afirma que José Genoino era o “interlocutor político do grupo criminoso”. “Cabia a ele formular as propostas de acordo para os líderes dos partidos”.
        2. 15:09 - Diante de tão vasto acervo probatório, são fantasiosas as alegações finais de Delúbio Soares de que não há uma única prova da formação de quadrilha”, afirma o relator. “Os autos apontam provas mais que consistentes de que Delúbio, além de funcionar como braço operacional do núcleo político, era o elo desse núcleo com o núcleo publicitário”.
        3. 14:45 - Ainda restam mais de 50 páginas do voto de Joaquim Barbosa a ser lidas. Na sessão de ontem, ele leu cerca de 30.
        4. 14:43 - É concedida a palavra ao ministro relator, Joaquim Barbosa, para dar continuidade a leitura de seu voto do item relacionado às acusações de formação de quadrilha.
        5. 14:42 - O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, abre a sessão desta quinta-feira do julgamento do mensalão. 

TV JUSTIÇA - AO VIVO

A fala indecorosa, mas sensata de Lula; ele, finalmente, confessa que deveria mesmo ser um dos réus do mensalão(VEJA)


veja.com

Na Argentina, onde se encontrou a com a mais reluzente fascistoide da América Latina, Cristina Kirchner, Luiz Inácio Apedeuta da Silva fez uma daquelas suas declarações indecorosas, muito apropriadas, diga-se, para a ocasião. E, sem querer, acabou fazendo uma confissão. Leiam o que segue. Volto em seguida.
No Globo:
O ex-presidente Lula esteve ontem na Argentina em um dia de intensa atividade política. Em Buenos Aires, almoçou com a presidente Cristina Kirchner na Casa Rosada, e, em Mar del Plata, participou de um congresso empresarial. Em entrevista ao jornal “La Nación”, daquele país, Lula falou sobre o julgamento do mensalão em curso no Supremo Tribunal Federal. Taxativo, disse já ter sido julgado:
“Eu já fui julgado (pelo mensalão). A eleição da Dilma foi um julgamento extraordinário. Para um presidente com oito anos de mandato, sair com 87% de aprovação é um grande juízo”, afirmou Lula, em referência à última avaliação feita sobre seu governo pelo Instituto Ibope, em dezembro de 2010.
Conflito com imprensa é tema de encontrosA guerra entre a Casa Rosada e grandes meios de comunicação da Argentina, principalmente o “Clarín”, também foi tema das conversas de Lula em Buenos Aires. Jovens de La Cámpora, grupo kirchnerista, e outros funcionários que estiveram com o ex-presidente, entre eles o vice-governador da província de Buenos Aires, Gabriel Mariotto, comandam a campanha do governo argentino contra o “Clarín” e outros meios privados. O “La Nación” também abordou o tema.
“Eu aprendi a não ficar reclamando e a dizer que a imprensa é culpada de tudo”, afirmou Lula na entrevista ao jornal argentino. “O governante nunca, em hipótese alguma, deve ter medo de conversar com a sociedade. Não podemos ver cada pessoa que se aproxima na rua como um inimigo”.
(…)
Voltei
Trata-se de uma fala indecente. Urna não é tribunal, e eleitor não é juiz criminal, claro! Mas aí está, finalmente, a declaração de Lula: ele deveria, sim, ser réu no mensalão. Ao dizer que já foi julgado — infelizmente, não foi —, entendo que está admitindo um crime, não é? Ou o seria por quê?
Quanto à sua fala mansa sobre a imprensa, isso ajuda a compor o seu falso perfil de político tolerante. Internamente, as coisas são um pouquinho diferentes. Seu partido, sob a sua inspiração, gostaria mesmo é de levar a imprensa independente para o banco dos réus. Como não pode fazê-lo, o governo e as estatais financiam pistoleiros disfarçados de jornalistas — como se seus militantes, de resto, já não dessem as cartas em boa parte do que já se chamou um dia “grande imprensa”.
Lula experimenta seus delírios autoritários apoiando tipos como Chávez, Cristiana, Evo Morales e Rafael Correa.
Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-fala-indecorosa-mas-sensata-de-lula-ele-finalmente-confessa-que-deveria-mesmo-ser-um-dos-reus-do-mensalao/

Golfinho consegue ficar alerta por, no mínimo, 15 dias(VEJA)


Vida marinha

Capacidade de dormir com apenas um lado do cérebro de cada vez faz com que animais consigam responder a estímulos do ambiente durante todo o período, sem demonstrar fadiga

Famíla de golfinhos Nariz-de-Garrafa, no aquário Hakkeijima Sea Paradise, em Yokohama
Os golfinhos são capazes de dormir com uma metade do cérebro de cada vez. Desse modo, eles garantem que não morrem afogados (Yoshikazu Tsuno/AFP)
Uma nova pesquisa publicada nesta quarta-feira na revista PLOS ONE mostrou que o golfinho é capaz de permanecer alerta por 15 dias seguidos, sem dar nenhum sinal de fadiga. E isso não quer dizer que o animal permaneça o tempo inteiro acordado. Na verdade, os golfinhos possuem uma habilidade conhecida como sono uni-hemisférico - eles são capazes de dormir com uma metade do cérebro de cada vez. Enquanto um hemisfério cerebral descansa, o outro permanece alerta.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Dolphins Can Maintain Vigilant Behavior through Echolocation for 15 Days without Interruption or Cognitive Impairment

Onde foi divulgada: revista PLOS ONE

Quem fez: Brian K. Branstetter, James J. Finneran e Elizabeth A. Fletcher

Instituição: Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos, dos Estados Unidos

Dados de amostragem: Dois golfinhos treinados para apertar uma alavanca a cada vez que detectassem um objeto na água

Resultado: Os golfinhos foram capazes de permanecer alertas e detectar de modo correto os objetos na água ao longo dos 15 dias de testes, sem cair de rendimento com o passar do tempo
Até agora, os pesquisadores pensavam que essa habilidade havia sido selecionada pela evolução para permitir que o golfinho fosse capaz de respirar enquanto descansa. Como o animal precisa subir até a superfície para respirar, ele poderia morrer afogado se dormisse de modo contínuo. Outros animais possuem a mesma habilidade, como botos, focas e até alguns pássaros, como o melro preto.
A nova pesquisa coordenada por Brian Branstetter, biólogo da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos dos Estados Unidos, sugere que a habilidade também está relacionada ao fato de manter o animal alerta – e protegido contra predadores - por boa parte do tempo.
Radar – Por conta da baixa visibilidade no mar, os golfinhos possuem uma habilidade conhecida com ecolocalização para investigar o ambiente à sua volta. Como se fosse um radar, o animal produz pequenos estalidos e escuta o eco que retorna do oceano, para determinar a localização e a identidade de objetos que estão ao seu redor.



A intenção do grupo de pesquisadores foi descobrir por quanto tempo essa habilidade permanece ativa, mostrando que o animal estava alerta. Para isso, eles estudaram dois golfinhos da espécie Tursiops truncatus, um macho e uma fêmea, que foram treinados para apertar um pedal cada vez que detectassem um objeto na água. De início, eles foram submetidos a três rodadas de teste, que duravam cinco dias ininterruptos. Mesmo com o passar dos dias, nenhum dos animais mostrou uma queda no rendimento. O golfinho macho detectou de modo preciso entre 75% e 86% dos alvos, e a fêmea detectou entre 97% e 99%.
Como teve melhor desempenho, os pesquisadores escolheram a fêmea para fazer um teste mais longo, com a intenção de avaliar sua habilidade de permanecer alerta ao longo de um mês. Na metade desse tempo, uma grande tempestade obrigou a interrupção do estudo. Mesmo assim, os pesquisadores conseguiram medir que, nesse período de quinze dias, não houve nenhuma piora no estado de alerta do animal.
Os pesquisadores concluíram que a necessidade de respirar pode realmente ter servido como o principal fator para a habilidade do sono uni-hemisférico ter sido selecionada entre os golfinhos. Mas a necessidade de permanecer vigilante contra o ataque de predadores – principalmente tubarões - pode ter exercido um papel secundário no desenvolvimento dessa característica.

Americano mostra seu rosto sete meses após ser submetido a um transplante facial(VEJA)


Cirurgia

Cirurgia, a maior e mais extensa do tipo realizada até hoje, deu novo tecido facial, dentes, maxilar, mandíbula e língua a Richard Lee Norris

University of Maryland divulga foto de Richard Lee Norris sete meses após ser submetido a um transplante facial
University de Maryland divulga foto de Richard Lee Norris sete meses após ser submetido a um transplante facial(University of Maryland)
A Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, divulgou nesta quarta-feira os detalhes sobre a recuperação de Richard Lee Norris, o americano que, há sete meses, foi submetido ao transplante facial completo mais extenso realizado até hoje. O procedimento, feito entre os dias 19 e 20 de março deste ano no Centro Médico da universidade, durou 36 horas e incluiu a substituição dos tecidos do rosto, do couro cabeludo à nuca, do maxilar, da mandíbula, dos dentes e de parte da língua.
Norris, um homem de 37 anos que reside na cidade de Hillsville, na Virgínia, foi ferido em 1997 com um tiro na face. O acidente fez com que ele perdesse seus lábios, nariz e tivesse limitada a circulação na região da boca. O americano procurou o Centro Médico da Universidade de Maryland pela primeira vez em 2005 e, sete anos após os médicos realizarem uma série de pesquisas sobre o caso, Norris ganhou um rosto novo.
Richard Lee Norris antes do acidente, depois já com o rosto deformado e, por último, após o transplante facial
Segundo a equipe médica, Norris continua ganhando sensibilidade em seu rosto e agora consegue sorrir e manifestar expressões. O paciente come principalmente pela boca e já desenvolveu novamente seu olfato e paladar. A função motora do lado direito de seu rosto atingiu aproximadamente 80% do normal e do lado esquerdo, 40%, afirmaram os médicos. "Eu estou bem. Eu passo boa parte do meu tempo pescando e jogando golfe. Também estou desfrutando um tempo com minha família e amigos", disse Norris em nota divulgada pela Universidade de Maryland. "Eu ainda tenho consultas de acompanhamento com vários médicos e terapeutas para garantir que o tratamento está avançando corretamente. Cada dia melhora um pouco mais."
Dedicação — "Nossa meta para Richard desde o início era a de restaurar a harmonia facial e o equilíbrio funcional da forma mais estética possível por meio do transplante complexo de ossos da face, nervos, músculos, língua, dentes e dos tecidos moles associados", afirmou Eduardo Rodriguez, médico que coordenou o transplante. “O Richard excedeu nossas expectativas de recuperação e merece muito do crédito pelas incontáveis horas gastas treinando a fala e fortalecendo seus novos músculos faciais. Ele é um dos indivíduos mais corajosos e comprometidos que conheço”, disse.
"Nós começamos essa pesquisa há mais de 10 anos. Agora, tendo em vista como essa cirurgia mudou a vida de Richard, estamos ainda mais dedicados a pesquisar formas de melhorar o transplante facial e ajudar mais pacientes”, afirmou Stephen Bartlett, cirurgião-chefe da Universidade de Maryland e que também participou da pesquisa.

Método menos invasivo reduz sintomas de Parkinson(VEJA)


Parkinson

Pesquisa utilizando técnica de estimulação motora extradural do córtex (EMCS) proporcionou melhora de 13% no controle de movimentos dos pacientes

Parkinson
Parkinson: Pacientes que fizeram o tratamento comestúmulos elétricos durante um ano obtiveram melhoras nas funções motoras (Thinkstock)
Um estudo desenvolvido pela Universidade Católica de Roma mostra que estímulos elétricos emitidos por eletrodos inseridos no interior do crânio, mas não implantados no cérebro, ajudam a reduzir alguns sintomas da doença de Parkinson, como a dificuldade para caminhar. A pesquisa foi publicada na edição de outubro do periódico Neurosurgery.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Unilateral Extradural Motor Cortex Stimulation Is Safe and Improves Parkinson Disease at 1 Year

Onde foi divulgada: periódico Neurosurgery

Quem fez: Anna Rita Bentivoglio, Alfonso Fasano, Carla Piano, Francesco Soleti, Antonio Daniele, Massimiliano Zinno, Chiara Piccininni, Celestino De Simone, Domenico Policicchio, Tommaso Tufo, Mario Meglio, Beatrice Cioni

Instituição: Universidade Católica de Roma

Dados de amostragem: 9 pacientes com Parkinson

Resultado: Um ano após a colocação dos eletrodos, os pacientes apresentaram melhora no controle de movimentos de, em média, 13% na escala padrão de Parkinson
A técnica aplicada no estudo é denominada estimulação motora extradural do córtex (EMCS), método menos invasivo do que a estimulação elétrica cerebral profunda (DBS), mais utilizada atualmente. O EMCS envolve um procedimento cirúrgico relativamente simples para inserir quatro eletrodos em um espaço extradural, ou seja, por fora da dura-máter, camada mais externa do cérebro. 
Resultados - Um ano após a colocação dos eletrodos, os nove pacientes que participaram do estudo apresentaram melhoras significativas no controle dos movimentos: uma média de 13% na escala padrão de Parkinson. Não houve casos de complicação cirúrgica ou alterações intelectuais e comportamentais nos pacientes. Os resultados começaram a aparecer depois de três a quatro semanas com os eletrodos e permaneceram por algumas semanas depois que a estimulação foi interrompida.
A melhora apresentada pelo EMCS ainda não é tão expressiva quanto aquela obtida com o tratamento DBS, que requer um procedimento cirúrgico mais complexo.






Ainda assim, o EMCS pode ser considerado uma opção em casos de pacientes com problemas cardíacos ou idade avançada que não podem se submeter ao processo cirúrgico do DBS. Em alguns casos, pacientes aptos a receber o tratamento por DBS não quiseram se submeter à cirurgia. 
O conceito da estimulação motora extradural do córtex não é inédito, mas, de acordo com o estudo, os trabalhos anteriores apresentavam restrições importantes. Essa pesquisa é a mais ampla já realizada com o EMCS.

E o feio se tornou bonito...


Cultura
O Maior Amor do Mundo, de Cacá Diegues,
ilustra como o esquerdismo bocó dos anos
60 deu no populismo de exaltação

Reinaldo Azevedo
 
Fotos divulgação
O diretor Cacá Diegues, num cenário de O Maior Amor...,estrelado por José Wilker (abaixo): o individualismo é ainda mais pecaminoso do que o lucro

DA INTERNET
Trailer do filme
O filme O Maior Amor do Mundo,de Cacá Diegues, que estreou no Dia da Independência, prova que, "nestepaiz", só o individualismo é mais pecaminoso do que o lucro. A idéia de que o indivíduo é responsável por seus atos ofende os órfãos pidões, tutelados pelo Estado. No filme, o astrofísico Antonio (José Wilker), de volta ao Brasil depois de fazer carreira nos Estados Unidos, visita o pai adotivo num asilo e obtém pistas de sua mãe verdadeira. O útero é metáfora da pátria. Ele está com câncer e quer unir as duas pontas da vida. Na busca, o racionalista e um tanto apatetado Antonio se apaixona pela suburbana sensual Luciana (Taís Araújo). O clichê celebra sua vitória.
Ele, nascido no dia da derrota do Brasil para o Uruguai, em 1950 – um mau presságio –, encontra vitalidade na pobreza edênica, tornada cultura de resistência. Se tudo começa com a mãe, Diegues manda Freud para o divã do populismo. A música concilia a razão branca, culpada e de olhos verdes de Chico Buarque, a contestação integrada do AfroReggae e pitadas do oficialismo de Gilberto Gil. A câmera lambe as paisagens das "vastas solidões", como diria o abolicionista Joaquim Nabuco, mas também as carências da periferia – aquela que Regina Casé, no Fantástico, diz ser "o centro".
Não se denunciam mazelas, a exemplo do que fazia o antigo Centro Popular de Cultura (CPC), da União Nacional dos Estudantes. Elas são antes uma verdade afirmativa. O CPC cantava "feio não é bonito", "o morro existe, mas pede para se acabar". Hoje, o morro reivindica identidade. Uma certa Central Única das Favelas (Cufa) fornece mão-de-obra e metafísica a Diegues. Queremos ser conscientizados pelo oprimido. No livroGenealogia da Moral, o filósofo alemão Nietzsche vê no servo que reivindica o direito de falar como servo o fim da civilização.
O filme não acredita em indivíduos órfãos de tutela. Quer uma pátria gregária, como a Cufa. Nos moldes da CUT, ela tem de filiar "sindicatos" e produzir valores. Antonio se reeduca. A astrofísica que se dane com Plutão. Há uma atmosfera de nostalgia do útero nativista, caboclo, nacional-desenvolvimentista, embora aí, de fato, esteja nossa tragédia: o Estado patrão, que faz até cinema por meio das estatais; o compadrio; as formas renitentes de patrimonialismo... Só faltava o assalto ao Estado como ideologia não contabilizada. Já temos. Cineastas sempre têm uma câmera na mão e um Brasil na cabeça. É de orfandade que tratava o filme Central do Brasil, de Walter Salles Jr., lembram-se? O garoto cortava o sertão, deixando para trás a cidade, fonte de todo mal, para encontrar o pai. Corolário: precisamos de alguém que cuide de nós.
Enquanto a elite branca de Cláudio Lembo se emperiquitava no sábado 2 para assistir ao show de Chico (Carioca), uma parte dos moradores de Cidade de Deus, no Rio, ia ao comício de Lula, convidado pela... Cufa! O PT laçou jovens, etnias de exceção e crianças assistidas por programas federais para dar testemunho em favor do pai-presidente. À moda das igrejas neopentecostais – como respeitar religiões mais jovens do que um bom uísque? –, os filhos de Lula foram lá narrar a sua vida antes e depois da adoção. O presidente violava o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Eleitoral. E daí?
Ninguém quer ensinar Mozart ou Kant aos pobres. Eles têm de aprender batuque, funk e rap. É batata: há uma relação inversamente proporcional entre a variedade de instrumentos de percussão e saneamento básico. Onde excedem o "baticumbum" e os versos de pé quebrado, falta água encanada. E sobejam verminoses. Do esquerdismo bocó da década de 60 para o populismo de exaltação de hoje, o feio se tornou bonito. Só não abrimos mão da orfandade pidonha – que é a morte do indivíduo.

The Doors - Touch Me (Live)