sábado 14 2013

Estudar música não torna as crianças mais inteligentes

Infância

Pesquisa contraria ideia de que tocar instrumentos melhora habilidades cognitivas

Enquanto alguns cientistas defendem que estudar música torna as crianças mais inteligentes, outros refutam a hipótese
Enquanto alguns cientistas defendem que estudar música torna as crianças mais inteligentes, outros refutam a hipótese(Jupiterimages)
Muitos pais inscrevem seus filhos em aulas de música por acreditar que as lições tornem os pequenos mais inteligentes. De acordo com uma pesquisa publicada nesta quarta-feira no periódico Plos One, porém, tocar um instrumento não melhora as habilidades cognitivas de uma pessoa — apesar de oferecer benefícios como aumento da criatividade, concentração e autoestima.

Estudos anteriores chegaram a indicar que estudar música melhora a cognição. No primeiro e mais famoso deles, publicado no periódico Nature, em 1993, os cientistas descobriram que, depois de ouvir música, as pessoas se saíam melhor em tarefas espaciais, como interpretação de mapas. Essa tese foi refutada em 2001, por um estudo que mostrava que ouvir música pode melhorar o humor das pessoas. “Os benefícios apontados pelo primeiro artigo deveriam ser creditados ao humor dos voluntários, não à música em si”, afirmou ao site de VEJA Samuel Mehr, doutorando da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e autor do estudo publicado na última quarta-feira.

Depois de revisar a literatura sobre o tema, Mehr encontrou uma única pesquisa randômica – isto é, em que os voluntários são aleatoriamente divididos em grupos e depois submetidos a testes para confirmar determinada hipótese — que atribuiu um efeito positivo indiscutível da música à cognição. Após um ano de aulas musicais, houve um aumento de 2.7 pontos no QI dos voluntários — uma elevação insignificante, segundo Mehr.
Pesquisas — Mehr dividiu 29 crianças em dois grupos — quinze tiveram aulas de música, e quatorze, de artes visuais. Depois das lições, os meninos e meninas foram submetidos a testes que avaliavam capacidades como vocabulário, raciocínio matemático e habilidade espacial. Ambos os grupos tiveram resultados semelhantes nos testes de vocabulário e de matemática. As crianças que receberam lições musicais se saíram um pouco melhor em uma das duas tarefas de habilidade espacial, e as que estudaram artes visuais foram um pouco melhor na outra.
"Em vez de usar um parâmetro genérico, como um teste de QI, testamos quatro áreas específicas da cognição", afirmou Mehr. "Se realmente houvesse um efeito positivo da música sobre a cognição, nós teríamos sido mais capazes de detectá-los do que estudos anteriores."

Para confirmar o resultado, o pesquisador dividiu um novo grupo de 45 crianças em duas equipes: uma delas recebeu treinamento musical, e a outra não recebeu nenhum treinamento. Novamente, não houve indício significativo de que a música beneficiasse as habilidades cognitivas dos pequenos que tocaram instrumentos.

Apesar do resultado, Mehr afirma que o estudo da música deve continuar sendo incentivado. "Para mim, o benefício mais importante é simples: aulas de música aumentam os conhecimentos musicais das crianças", disse o cientista. "Música é uma atividade antiga e unicamente humana, de um incrível significado cultural. Não é necessário justificá-la de outra maneira."

China encerra sua mais longa missão espacial tripulada com sucesso

Espaço

A nave Shenzhou 10 chegou à Terra nesta quarta-feira, após 15 dias em órbita

Astronautas Zhang Xiaoguang, Nie Haisheng e Wang Yaping chegam à Terra na cápsula da nave espacial Shenzhou 10
Astronautas Zhang Xiaoguang, Nie Haisheng e Wang Yaping chegam à Terra na cápsula da nave espacial Shenzhou 10(Stringer/Reuters )
A quinta e mais longa missão espacial tripulada da China, lançada no dia 11 de junho, retornou à Terra com sucesso nesta quarta-feira, após completar operações de acoplamento manual no laboratório espacial Tiangong 1 (Palácio celestial). A nave Shenzhou 10 (Nave divina), com os astronautas chineses Nie Haisheng, Wang Yaping e Zhang Xiaoguang, chegou à Terra às 8h07 do horário local (23h07 de Brasília da terça-feira), em Siziwang, na Mongólia Interior (região autônoma da China).

Saiba mais

TIANGONG-1
O módulo experimental da estação chinesa tem 8 toneladas com formato cilíndrico e uma escotilha de acoplamento em cada ponta. A estrutura possui dois compartimentos, um para guardar carga útil e outro equipado com computadores e dispositivos de controle da espaçonave.O módulo Tiangong-1 será um laboratório de testes para a futura estação espacial chinesa
Ajudados por equipes em terra no local da aterrissagem, os três astronautas saíram da cápsula sorridentes e cumprimentaram o público após 15 dias em órbita, nos quais realizaram dois acoplamentos com o laboratório Tiangong 1.
Nie Haisheng, o comandante da tripulação da Shenzhou 10, que completou sua segunda viagem ao espaço, foi o primeiro a sair da cápsula, seguido por Wang Yaping, a única mulher da missão, e Zhang Xiaoguang. “Somos sonhadores, agora realizamos nosso sonho e este não conhece fronteiras”, disse Zhang após sair do módulo.
Na semana passada, a astronauta Wang Yaping, a segunda mulher chinesa a viajar ao espaço, ministrou aulas de física por videoconferência para 60 milhões de crianças, na primeira “aula espacial” realizada pelo país asiático. “Cumpri dois dos meus principais sonhos: ser astronauta e professora”, disse Wang ao chegar da missão.
Conquista do espaço – Durante a viagem, os astronautas fizeram os primeiros reparos no Tiangong 1, mas o aparelho deve encerrar suas atividades em breve. O país asiático pretende enviar ao espaço em 2015 um novo laboratório, mais avançado, antes de desenvolver a primeira estação espacial permanente da China, prevista para 2020.
Desde a sua primeira missão tripulada em 2003, a China enviou dez astronautas e seis naves para o espaço.

Cronologia do programa espacial chinês

As datas mais importantes da longa marcha chinesa rumo ao espaço

  1. 1956 — a China, ainda uma sociedade predominantemente rural imersa na pobreza, inaugura seu primeiro Instituto de Pesquisas de Mísseis e Foguetes.
  2. 1960 — o país desenvolve seu primeiro foguete, auxiliado por cientistas russos. O feito marca o início de uma série inteira de foguetes, todos nomeados CZ (abreviação de Changzheng ou "Longa Marcha").
  3. 1970 — em 24 de abril, a China se torna o quinto país do mundo a enviar um satélite para a órbita terrestre, quando o DFH-1 (Dong Fang Hong - 'O Leste é Vermelho') é lançado ao espaço a bordo de um foguete Longa Marcha.
  4. 1992 — enquanto a China faz dos voos tripulados seu objetivo de médio e longo prazos, o Conselho de Estado ou gabinete adota o "projeto 921", tão secreto quanto os projetos anteriores, mais conhecido pelo nome Shenzhou ("nave divina").
  5. 1995 — o programa espacial chinês sofre um revés quando um foguete CZ-2E explode durante o lançamento em Xichang, na província de Sichuan (sudoeste), matando seis pessoas.
  6. 1999 — a primeira nave espacial Shenzhou é lançada em 20 de novembro a bordo de um foguete CZ-2F e retorna à Terra após completar 14 órbitas. A bordo viajam quilos de amostras biológicas.
  7. 2002 — a Shenzhou 3 é lançada em 25 de março, na presença do presidente Jiang Zemin. Em 1º de abril, após orbitar a Terra 108 vezes, a espaçonave volta à Terra.
  8. 2003 — em 15 de outubro, a Shenzhou 5 é lançada para um voo orbital, levando a bordo o primeiro taikonauta (astronauta chinês), Yang Liwei. Ele volta à Terra após 21 horas e 14 voltas ao redor da Terra.
  9. 2007 — a China lança a Chang'e-1, sua primeira sonda lunar, que orbita a Lua e tira fotos em alta resolução da superfície do satélite natural da Terra.
  10. 2008 — Zhai Zhigang conclui com sucesso a primeira caminhada espacial de um astronauta chinês.
  11. 2010 — em 1º de outubro, a China lança a Chang'e-2, sua segunda sonda lunar.
  12. 2011— em 29 de setembro, a China lança o módulo experimental Tiangong 1 ou "Palácio Celestial", no primeiro passo rumo à construção de sua estação espacial, prevista para 2020.
  13. 2011 — em 1º de novembro, a China lança a Shenzhou 8 e realiza sua primeira operação de acoplamento no espaço.
  14. 2012 — em junho, a Shenzou 9 é lançada e torna-se a primeira missão tripulada chinesa a acoplar-se com o módulo experimental Tiangong 1. Participa desta missão Liu Yang, a primeira mulher astronauta chinesa a ir ao espaço. 
  15. 2013 — em junho, a Shenzhou 10 é lançada, também com objetivo de acoplar-se com o módulo Tiangong 1. Wang Yaping se torna a segunda astronauta chinesa a ir ao espaço. Quinze dias depois, a nave retorna à Terra com sucesso.
  16. (Fonte: France Presse)


(Com Agências France-Presse e EFE)

Nave chinesa faz 1º pouso controlado na Lua em 37 anos

Espaço

China, que alcançou o primeiro pouso extraterrestre de sua história, lançou sua primeira sonda lunar, a Chang E1, em 2007, e a segunda, a Chang E2, em 2010.

Imagem obtida de monitor no Centro Espacial de Pequim mostra a superfície da lua transmitida pela Chang'e-3
Imagem obtida de monitor no Centro Espacial de Pequim mostra a superfície da lua transmitida pela Chang'e-3 (Str/AFP)
A sonda não tripulada chinesa Chang E3 pousou neste sábado na cratera lunar Sinus Iridum, o que transforma o país asiático no terceiro, após Estados Unidos e União Soviética, a conseguir pousar na lua em operação controlada. O último pouso controlado de uma nave na Lua foi a da sonda soviética Luna 24, da extinta União Soviética, no dia 18 de agosto de 1976.
A Chang E3 foi lançada da base aérea de Xichang no último dia 2 de dezembro e orbitava a uma velocidade de 1,7 quilômetros por segundo. Começou a desacelerar quando se encontrava a 15 quilômetros da superfície lunar e pousou com sucesso às 11h12 (horário de Brasília) deste sábado.
A manobra durou 12 minutos e foi retransmitida ao vivo por vários canais da televisão estatal chinesa. Para executar o pouso, o aparelho desceu descrevendo uma parábola até que se situou a cerca de 100 metros da superfície do satélite, momento no qual planou suavemente até pousar, quase sem levantar poeira lunar. A sala de controle de Pequim comemorou com aplausos, segundo imagens exibidas ao vivo pela televisão chinesa, que mostraram o processo final de descida do módulo.
Durante sua aproximação à Lua, a Chang E3 (batizada em honra a uma deusa que, segundo lendas chinesas, vive na Lua) ofereceu imagens muito nítidas da superfície lunar, auxiliada pela ausência de atmosfera e por se encontrar na face iluminada do satélite.
O pouso havia sido descrito como a parte "mais difícil" da missão pela Academia Chinesa de Ciências em uma publicação no perfil da Chang'e-3 na rede social Sina Weibo (o equivalente chinês do Twitter).
Os encarregados do programa espacial chinês escolheram pousar na localidade chamada Sinus Iridum devido a sua superfície plana, que facilitará o desenvolvimento das comunicações. Também conhecida como Baía do Arco-íris, a área é um território ainda inexplorado da Lua, segundo a administração espacial chinesa, que oferece condições favoráveis tanto por sua exposição ao sol quanto pela comunicação com a Terra.
A escolha do local vai tornar mais fácil que o robô espacial receba luz solar suficiente para suas baterias. Poucos minutos após pousar na Lua, a Chang E3 posicionou painéis solares a fim de acumular a energia necessária para, em algumas horas, poder liberar na superfície o robô móvel Yutu. O módulo de aterrissagem deve desdobrar uma rampa para que o veículo móvel 4x4 desembarque na superfície lunar.
A missão do veículo é levar adiante análises científicas, especialmente geológicas, e enviar à Terra imagens tridimensionais da Lua. A máquina ficará operacional três meses, durante os quais se deslocará a uma velocidade máxima de 200 metros por hora.
Se esta segunda manobra tiver êxito, a China alcançará outro marco, já que o único país que até agora posicionou robôs móveis na Lua foi também a União Soviética, e a última vez que conseguiu isso foi há 40 anos.
A China, que alcança hoje o primeiro pouso extraterrestre de sua história, lançou sua primeira sonda lunar, a Chang E1, em 2007, e a segunda, a Chang E2, em 2010.
Muitos chineses acompanham o desenvolvimento da missão, motivo de orgulho nacional, e milhões deles votaram pela internet no nome do veículo de exploração, que faz referência à mitologia chinesa. 
O país asiático tenta a longo prazo levar astronautas ao satélite terrestre, e, embora ainda não haja uma data fixada para isso, espera-se que seja por volta de 2020, época na qual a China também espera ter uma base espacial permanente orbitando a Terra.
Antes, o país planeja o envio de uma quarta sonda lunar em 2015 e outra em 2017, esta com a missão de ser a primeira capaz de retornar à Terra, em claros preparativos para uma missão tripulada em um futuro mais distante.
Os EUA são o único país que conseguiu enviar astronautas à Lua, a primeira vez em julho de 1969 (Apolo 11) e a mais recente em dezembro de 1972, com a 17ª e última missão do programa Apolo.
Nos anos 80, Washington e Moscou abandonaram totalmente os voos lunares, e embora tenham sido retomados nos 90 (década na qual o Japão se uniu à corrida da exploração lunar), todas as sondas enviadas desde então não realizaram pousos suaves e se impactaram contra a Lua.
"Frente à corrida espacial do século passado entre os EUA e a antiga União Soviética, o retorno à Lua atual se baseia mais em curiosidade e ânimo de explorar o universo desconhecido", opinou o engenheiro Sun Haixian, subdiretor do programa chinês de exploração lunar, citado pela agência oficial 'Xinhua'.
O êxito chinês, que com seu programa espacial procura demonstrar que pode competir com tradicionais potências tecnológicas após décadas de subdesenvolvimento e isolamento internacional, acontece dez anos depois que o país asiático lançou ao espaço seu primeiro astronauta, Yang Liwei. Este feito é o último passo do ambicioso programa espacial da China, que é visto como uma mostra do crescente poder deste país no mundo e de seus avanços tecnológicos, assim como do sucesso do Partido Comunista ao reverter a sorte de um país que antes foi pobre.

FAROESTE CABOCLO - Filme brasileiro completo 2013



Mudanças na Lei de Licitações

Fim da carta-convite

O projeto extingue essa modalidade de licitação. A carta-convite é utilizada quando a administração pública quer escolher uma empresa para realizar um serviço com valor de até 150 000 reais. É preciso comunicar ao menos três empresas; a que oferecer o menor preço sai vencedora. O problema é que o modelo tem permitido fraudes: basta que a companhia escolhida para o esquema providencie outras duas para simular  a legalidade da concorrência.

Fim da tomada de preços

A tomada de preços é aplicada em licitações com valor entre 150 000 e 1 500 000 de reais. A razão para a mudança é semelhante à do fim da carta-convite: a tecnologia permite a realização de pregões eletrônicos com facilidade. A toma da de preços dá margem a conluios entre empresas.

Inversão de etapas

Hoje, as empresas precisam se "habilitar" – ou seja, demonstrar ter condições de prestar o serviço a que se propõem – logo no início da concorrência. Pela regra elaborada no Senado, as etapas seriam invertidas: primeiro, o licitante conferiria quem é a responsável pela melhor proposta. Se esta companhia se mostrar apta a exercer a atividade em questão, vencerá a disputa. Isso significa ganho de tempo, já que as empresas com propostas inferiores não precisarão ser habilitadas.

Responsabilidade solidária

O texto aprovado pela comissão permite que empresas também sejam responsabilizadas legalmente quando houver irregularidades nos processos de seleção. Hoje, apenas os órgãos públicos e seus gestores estão sujeitos às punições por licitações direcionadas.

Seleção por qualidade

Atualmente, as modalidades de licitação sempre levam em conta o preço em primeiro lugar: basta ter as condições mínimas de arcar com a obra e oferecer um preço mais baixo. Isso favorece empresas aventureiras e de menor estrutura. Agora, o poder público pode ganhar a opção de adotar um critério em que 70% da avaliação leva em conta a eficiência da proposta apresentada, e os outros 30% levam o preço em comparação.

Licenciamento ambiental

Hoje, o Ibama pode negar o licenciamento ambiental de um empreendimento por uma gama extensa de motivos. Se aprovado pelo Congresso, o novo texto restringe o papel do órgão do meio-ambiente: os aspectos históricos, arqueológicos e demográficos podem ser apontados pelos órgãos de cada área – mas deixam de ser pré-requisito para a concessão da licença ambiental pelo Ibama.

Menos detalhes

A proposta em debate no Senado transfere para os contratos detalhes excessivos, que servem apenas para dificultar o trabalho do Tribunal de Contas da União e atrasar o andamento de obras e contratos. Um exemplo: a espessura de asfalto em uma rodovia não precisará atender a um padrão único: de acordo com o tipo e o volume de tráfego, a medida pode variar.

Ata de registro de preço

Hoje, o sistema de adesão a ata de preço serve para que o governo escolha prestadores de serviço sem que seja necessário abrir novas licitações cada vez que uma nova despesa se faz necessária. Mas a regra vale apenas para prestadores de serviço e fornecedores de material. A nova regra estende esse mecanismo a obras básicas: creches ou quadras escolares, por exemplo. Isso deve auxiliar o governo a cumprir a meta de 6.000 creches em parceria com as prefeituras.

Seguro maior

A nova proposta eleva o seguro-fiança a ser apresentado pelas empresas que se inscrevem para participar de uma licitação. Hoje, o valor é de 5% do valor do contrato em disputa. Passará a ser de 30% para obras acima de 100 milhões de reais, e ficará entre 10% e 30% nas demais. Isso deve afastar das concorrências as empresas despreparadas.

Sem pechincha

Um dispositivo na nova legislação desqualifica automaticamente as empresas que apresentarem uma proposta excessivamente menor do que a média das demais. Isso acontecerá, por exemplo, quando o preço apresentado for 80% menor do que o orçamento sugerido pelo licitante. É uma forma de evitar o chamado "mergulho", que derruba os preços do mercado para além do limite razoável. A consequência é a prestação de serviços de baixa qualidade.

Nova Lei de Licitações: tentativa de acabar com o conluio

Congresso

Texto no Senado pode desatar alguns nós que atrasam obras e reduzir as brechas para a corrupção enraizada no sistema de concorrências públicas

Gabriel Castro, de Brasília
Plenário do Senado Federal em Brasília
Plenário do Senado Federal em Brasília (Dida Sampaio/AE)
Os sucessivos casos de corrupção no Brasil se destacam pelas dimensões imodestas e pelo suprapartidarismo. As principais brechas utilizadas pelos ladrões de dinheiro público, no entanto, não variam tanto: licitações direcionadas, formação de cartéis e contratos fraudulentos entre o poder público e empresas privadas. A discussão sobre as raízes históricas e sociológicas da corrupção vai longe: já as causas administrativas do problema têm alguns culpados mais claros. Um deles é a famigerada Lei 8.666, a Lei de Licitações. Criada com o nobre objetivo de assegurar o uso responsável dos recursos públicos, a medida acabou por criar barreiras burocráticas a obras importantes sem, entretanto, barrar a corrupção.

Um levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) dá a dimensão do problema: entre 2003 e 2011, o órgão calcula ter evitado o desvio de 7,3 bilhões de reais. O problema é que, para cada real recuperado, outros seis foram pelo ralo da corrupção.

Por isso, é positiva a notícia de que, a partir do começo do ano, a Lei de Licitações poderá finalmente passar por uma extensa – e necessária – revisão do Congresso Nacional. Uma proposta que atualiza a lei foi aprovada na semana passada por uma comissão criada exclusivamente para discutir o assunto. Os parlamentares terão, portanto, uma boa oportunidade para renovar uma legislação que, vinte após entrar em vigor, recebe críticas do governo (porque atrasa empreendimentos), de empresários (porque favorece companhias menos preparadas) e do Tribunal de Contas da União (porque exige o cumprimento de normas virtualmente inaplicáveis).
Caberá, agora, ao Congresso analisar a matéria e achar uma resposta adequada a um dilema antigo: flexibilizar as regras de fiscalização pode aumentar o desvio de recursos. Por outro lado, o excesso de regras costuma provocar atrasos e prejudicar a gestão pública.
A solução encontrada pelos senadores na comissão passa, inicialmente, pela extinção das duas modalidades de licitação mais suscetíveis a conluios: a carta-convite e a tomada de preços. Esses mecanismos eram justificáveis na era pré-internet, quando despesas de menor vulto não justificavam a abertura de um complexo processo de licitação. Hoje, com os processos eletrônicos, o problema foi resolvido.
Uma segunda novidade relevante da proposta dá mais equilíbrio ao processo de seleção: em vez de levar em conta apenas o preço, a nova legislação permite que o gestor leve em conta, como fator primordial, a qualidade do serviço oferecido. O critério de eficiência corresponderia a 70% do peso da proposta, enquanto o valor proposto teria um peso de 30%.
José Matias-Pereira, especialista em finanças públicas e professor da Universidade de Brasília, diz que a ideia é positiva, mas depende de monitoramento dos órgãos de controle. "Está se dando uma certa discricionariedade ao gestor. É preciso ter alguns tipos de acompanhamento e avaliação nesse processo, para saber se o procedimento foi adequado".
Outra novidade da proposta deve dar agilidade aos pregões: quando o poder público realizar concorrências, apenas a melhor proposta será analisada. Se a documentação não for suficiente, passa-se à segunda melhor oferta. Hoje, a regra exige que o órgão licitante analise em primeiro lugar se cada uma das candidatas está apta a participar do processo - o que inclui uma exaustiva checagem da documentação apresentada.
O texto elaborado pela comissão do Senado prevê ainda que as empresas contratadas de forma direta também possam ser punidas caso haja ilegalidades nos processos onde haja contratação direta, com dispensa de licitação. É a chamada responsabilidade solidária. "Isso é um avanço. Não se pode imaginar que existe uma irregularidade apenas da parte do contratante: o contratado também precisa ser solidário", diz José Matias-Pereira.
Debate - A redação do texto demorou seis meses. A senadora Kátia Abreu, relatora da proposta ouviu representantes do governo, do setor de construção civil e de outros ramos que costuma manter contratos com o governo. O Tribunal de Contas da União (TCU) também acompanhou de perto a elaboração dos trabalhos.
"Nós deixamos a burocracia onde era necessária para evitar distorções e, ao mesmo tempo, tiramos da lei aquilo que deveria estar apenas nos contratos", diz Kátia Abreu.
O governo apoia a atualização porque reconhece as dificuldades trazidas pela legislação atual. Tanto que, para acelerar as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas, conseguiu que o Congresso aprovasse um projeto que flexibiliza algumas regras – mas só nos empreendimentos ligados a esses torneios esportivos.É o Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

O novo marco, se for aprovado, unificará toda a legislação do setor: a lei que trata dos pregões e a norma do RDC. A proposta agora está na Mesa Diretora do Senado, que vai decidir para qual comissão encaminha o texto. O debate deve tomar boa parte do ano de 2014. Mas o primeiro passo já foi dado.

Passos de cágado


aeroportos regionais
Aeroporto Correia Pinto, em Santa Catarina
Na quinta-feira, completou um ano do discurso em que Dilma Rousseff prometeu “construir mais de 880 aeroportos regionais”. Depois, baixou a bola e prometeu 270 terminais. Até ontem, nenhum processo de licitação para esses aeroportos foi iniciado.
Por Lauro Jardim
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/aeroportos-regionais-alardeados-por-dilma-caminham-a-passos-de-tartaruga/

A isca para atrair o empresariado


josué
Bom trânsito entre os empresários
Josué Gomes da Silva, filho de José Alencar e presidente do maior grupo têxtil do Brasil, é o preferido de Dilma Rousseff para suceder Fernando Pimentel no Ministério de Indústria e Comércio. Ela pretende que Josué atue fortemente para tentar recuperar a confiança do empresariado no governo – hoje próxima do chão.
Josué é um empresário respeitado e com excelente trânsito entre seus pares. Dilma quer Josué não apenas como um ministro tapa-buraco, por um ano apenas. Mas dirá a ele que continuaria num eventual segundo mandato dela. A questão agora é saber se o projeto de Dilma se casa com o de Josué, recém-filiado ao PMDB de Minas Gerais.
Por Lauro Jardim
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/dilma-prepara-isca-para-atrair-o-empresariado/

Exercícios físicos e seus benefícios


Exercício físico é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida.

Alguns dos benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar:

* Queima de calorias e perda de peso;
* Manutenção da tonificação dos músculos;
* Melhoria na circulação;
* Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares;
* Aumento do autocontrole;
* Redução do estresse;
* Aumento da habilidade de concentração;
* Melhoria na aparência;
* Redução da depressão;
* Melhoria na qualidade do sono;
* Prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes.

Mas para adquirir todos esses benefícios, deve-se ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. Porém, o mais importante é adquirir o hábito.

A nossa mente ocidental tende a valorizar mudanças radicais e fórmulas revolucionárias. É mais sensacionalista e pirotécnico. É o tipo de coisa que vira notícia.

Inovação é importante, e, quando ela acontece, realmente o potencial para melhoria é enorme. Mas mudanças repentinas são desconfortáveis e normalmente temos uma enorme resistência a elas, o que geralmente faz com que voltemos aos nossos padrões antigos. Quem já tentou mudar um hábito, ou então é fã das famosas resoluções de fim de ano, sabe que mudar atitudes e hábitos de uma só vez raramente traz resultados duradouros.

Então, a saída natural é progredir em passos pequenos. Assim como você fez para aprender a andar. Passos pequenos o suficiente que passem quase despercebidos e que a chance de fracasso de cada passo individual seja praticamente nula. Deixe-me dar um exemplo:

Você quer se exercitar? Já gastou um dinheirão em uma esteira de caminhada, mas hoje em dia a maior serventia dela é como cabide? Então, ao invés de tentar “revolucionar” e se comprometer a acordar às 5:00 da manhã e se exercitar por 1h até quase desmaiar, faça diferente.

Se comprometa a ficar em pé, parado na esteira, enquanto assiste a seu programa favorito na TV. Ou se isso for sacrifício demais, faça isso somente durante os intervalos, por exemplo. O segredo não é o quão grande é seu passo inicial, mas o comprometimento em sempre dar novos passos, mesmo que minúsculos.

Um segundo passo, por exemplo, poderia ser fazer a mesma coisa, mas agora com roupas próprias para exercício. E nesse caso, já que você está ali, parado, vai ver que talvez comece a andar ou correr antes mesmo de terminar a sua primeira semana.

A princípio parece bobeira ficar parado na esteira sem fazer nada, mas funciona. Em uma semana você já vai fazer algo que estava “tentando” fazer há anos.

Seguem algumas dicas de exercícios:
Exercícios Aeróbicos

São os que mais benefícios trazem ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando a qualidade e a expectativa de vida.
Caminhada

Caminhada

É um excelente exercício se você está iniciando as atividades físicas na sua rotina. Dos exercícios aeróbicos, a caminhada é a modalidade que reúne o maior número de vantagens. Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar. A caminhada permite ao iniciante começar o seu programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treinamento.

O custo dessa atividade física é muito baixo e ela pode ser realizada em praticamente qualquer lugar, como na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas atléticas, ginásios. Ela também promoverá melhorias na saúde, queimará gorduras e trará bem-estar. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.
Saiba mais sobre Caminhada
Corrida

Corrida

Para iniciar com essa prática é necessário já estar com um bom condicionamento físico.

No começo da atividade, o organismo ainda não está adaptado ao esforço exigido. O coração começa a bater mais forte e as células necessitam de mais oxigênio e nutrientes para funcionar bem. Por isso, nos cansamos muito, e muito rapidamente.

O ideal é respirar lenta e profundamente. Isto permite uma melhor captação e absorção do oxigênio além de evitar um estado ofegante. Inspire em dois tempos pelo nariz e solte o ar no mesmo ritmo pela boca. Não se esqueça de beber água: correr consome água, energia e sais minerais. A corrida é excelente, porque mexe com todos os músculos do nosso corpo: é um exercício bastante completo. E não esqueça que um bom tênis é muito importante para um exercício de qualidade.
Bicicleta

Bicicleta

Andar de bicicleta contribui bastante para o bem-estar físico e mental.

Esta atividade é excelente para enrijecer as nádegas e coxas - regiões que estão constantemente em nossa lista de preocupações, por serem propensas ao acúmulo de gordura e à flacidez. Além de queimar muitas calorias, contribui também para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Para realizar o treino, opte por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas. Assim, você estará potencializando os resultados da atividade e acalmando a mente da correria do dia-a-dia.

Antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você esteja apto a realizar essa atividade.

Lembre-se que a postura é um segredo para o bom resultado: ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdômen contraído, e as pernas flexionadas.

Musculação

A função da musculação não é somente estética. Ela também é essencial para a saúde e o bem-estar. Hoje sabemos, por meio de diversas pesquisas científicas que o treino com pesos aumenta a massa muscular e traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo.

Quando praticamos o treino com pesos, adquirimos massa magra. Com mais músculos no corpo, nosso metabolismo fica acelerado e consome mais calorias, mesmo em repouso. Resultado: perdemos peso com mais facilidade. Além disso, o treino de resistência fortalece os ossos, o coração e melhora a postura.

É fundamental a prática de musculação principalmente após os trinta anos - idade em que começa a diminuição de massa magra e que devem ser iniciados os primeiros cuidados para evitar a osteoporose. Entre vários outros cuidados, o treino com pesos ajuda o organismo a fixar o cálcio nos ossos, fortalecendo-os.

A musculação deve ser praticada juntamente com exercícios aeróbicos para que os benefícios sejam completos. Assim, você ganha um corpo mais forte e um coração mais resistente. E um corpo mais forte executa as tarefas diárias com mais disposição, energia e bem-estar.

A recompensa vem em forma de muita saúde, energia e de um corpo muito mais bonito.

Alongamento

O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física. Deve ser feito antes e depois dos exercícios.

O alongamento aumenta a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. Seu principal efeito é o aumento da amplitude dos movimentos possíveis numa determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. O alongamento consegue esse resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que reveste o músculo.

(http://vilamulher.terra.com.br)

Um médico italiano descobriu algo simples que considera a causa do câncer.

curaquantica24Inicialmente banido da comunidade médica italiana, foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Câncer quando apresentou sua terapia. O médico observou que todo paciente de câncer temaftas.
Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos - Candida albicans. Esse médico achou muito estranho que todos os tipo de câncer tivessem essa característica, ou seja, vários são os tipos de tumores mas têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente.
Então, pode estar ocorrendo o contrário, pensou ele. A causa do câncer pode ser o fungo.
E, para tratar esse fungo, usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece:bicarbonato de sódioAssim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonato de sódio,
não apenas ingerível, mas metodicamente controlado sobre os tumores.
Resultados surpreendentes começaram a acontecer.
Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas.
Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados e hoje comprovam com seus exames os resultados altamente positivos do tratamento. Para quem se interessar mais pelo assunto, siga o link (em inglês):não deixem de ver o vídeo, no link abaixo. O medico fala em italiano, mas tem legenda em português . http://www.curenaturalicancro.com/
Lá estão os métodos utilizados para aplicação do bicarbonato de sódio sobre os tumores.
Quaisquer tumores podem ser curados com esse tratamento simples e barato.
Parece brincadeira, né?
Mas foi notícia nos EUA e nunca chegou por aqui.
Bem que o livro de homeopatia recomenda tratar tumores com bórax, que é o remédio homeopático para aftas. E os macrobióticos consideram o câncer uma manifestação natural do meio ácido.
Afinal, uma boa notícia em meio a tantas ruins.
Na Integra

2013, o ano em que o armário diminuiu

Jodie Foster


Em janeiro deste ano, enquanto recebia um prêmio pelo conjunto de sua obra no Globo de Ouro, a atriz chocou muita gente ao se assumir lésbica, dizendo: "Eu já saí do armário há mil anos", afirmou no palco. Apesar de sempre ter gerado desconfiança, a protagonista de O Silêncio dos Inocentes manteve a orientação sexual em segredo.

Jodie Foster

Clive Davis

Em sua autobiografia, The Soundtrack of My Life, lançada em fevereiro, o executivo da indústria musical responsável por carreiras de artistas bem sucedidos, como Whitney Houston, contou ao mundo que é bissexual, apesar de já ter sido casado duas vezes com mulheres e ser pai.

Daniela Mercury

Em abril deste ano Daniela Mercury publicou uma foto em seu perfil no Instagram beijando sua nova parceira, a jornalista Malu Verçosa. "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar", escreveu Daniela na legenda da foto, que mostrava ainda as duas usando um par de alianças douradas na mão esquerda. Daniela terminou em 2012 o casamento de três anos com o publicitário Marco Scaiba.

Wentworth Miller

Wentworth Miller, conhecido pelo papel do prisioneiro Michael Scofiend no seriado americano Prison Break, assumiu a homossexualidade em agosto.Ele decidiu sair do armário após recusar o convite para participar do Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo, na Rússia, país que aprovou uma lei "antigay", pela qual menores de 18 anos são proibidos de ter informações sobre homossexualidade, e casais do mesmo sexo não podem adotar crianças. "Essa situação é inaceitável, e eu não posso participar em sã consciência de um evento em um país onde pessoas como eu estão tendo os seus direitos básicos, de amar e viver livremente, negados", afirmou o ator.

Lucas Cruikshank

Em agosto deste ano, o ator Lucas Chruikshank, do programa Fred, do canal infantil Nickelodeon, saiu publicamente do armário através de um vídeo postado no Youtube. O astro, que respondia a perguntas enviadas por fãs junto com a atriz Jennifer Veal, se deparou com uma que o questionava a respeito de sua sexualidade. Sem hesitar, ele respondeu: “Sim, eu sou gay. É tão estranho dizer isso para a câmera”. 

Raven-Symonè

Também em agosto a atriz Raven-Symonè, a estrela do seriado americano As Visões de Raven, assumiu a sua homossexualidade por meio das redes sociais. Em um tuíte que fazia referência à queda da lei que restringia o casamento gay nos Estados Unidos, e também à recente legalização da união de pessoas do mesmo sexo em Rhode Island e Minessota, Raven decidiu sair do armário para comemorar. “Finalmente, eu posso me casar! Valeu, governo! Estou muito orgulhosa de você”, escreveu a atriz, que por muitos anos desconversou quando o assunto era sua orientação sexual.

Ben Wishaw

O ator inglês Ben Whishaw, que viveu o chefe do departamento de tecnologia Q no filme 007 – Operação Skyfall saiu do armário em agosto deste ano. Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, o representante do ator disse que ele iniciou uma união civil com o compositor australiano Mark Bradshaw, há exatamente um ano.

Troye Sivan

Troye Sivan, o ator que fez a versão jovem do mutante Wolverine no filme X-Men Origens: Wolverine, foi outro que saiu do armário em agosto, o mês da debandada. Assim como o ator Lucas Cruikshank, Troye aproveitou sua página no YouTube para dar a notícia ao mundo. O vídeo, intitulado de "Coming Out" (Saindo do Armário, em português) foi ao ar propositalmente no dia 7, data do aniversário de dois anos em que ele havia feito a revelação aos seus pais, aos 16.

Michelle Rodríguez

Michelle Rodríguez, da saga Velozes e Furiosos, admitiu em entrevista publicada pela revistaEntertainment Weekly de outubro que é bissexual.  "Experimentei os dois lados. Faço o que gosto. Sou curiosa demais para sentar aqui e não experimentar quando tiver oportunidade. Os homens são intrigantes. Garotas, também", disse à publicação.

Declaração homofóbica põe Alec Baldwin no olho da rua

Televisão

O ator havia xingado um fotógrafo no último dia 15 de novembro e sido suspenso pelo canal MSNBC, que agora o demitiu definitivamente

Alec Baldwin de ‘30 Rock’ recebeu 15 milhões de dólares entre maio de 2011 e maio de 2012
Alec Baldwin de ‘30 Rock’ recebeu 15 milhões de dólares entre maio de 2011 e maio de 2012 (Getty Images)
Se já não era um campeão de audiência com o Up Late with Alec Baldwin, talk-show que comandava uma vez por semana no canal pago americano MSNBC, Alec Baldwin se desgastou de vez após atacar um fotógrafo com declarações homofóbicas. O ator foi dispensado nesta terça-feira pelo canal. Com isso, o programa, suspenso desde o último dia 15, foi definitivamente cancelado.
No episódio, ocorrido no início do mês, Baldwin perseguiu um paparazzo que tentava fotografá-lo próximo ao seu prédio, em Manhattan, e disparou insultos homofóbicos. No dia seguinte ao incidente, o ator tentou se redimir de maneira patética: fez um vídeo ao lado de seu cabelereiro, que é assumidamente gay, perguntando se ele achava que o ator era homofóbico. “Sim, dos maiores”, respondeu o cabelereiro em tom de brincadeira.
Baldwin também divulgou um comunicado no site da emissora pedindo desculpas aos fãs e aos colegas de trabalho. No texto, alegava que estava apenas tentando proteger seus familiares do fotógrafo e que escolheu mal as palavras usadas para tanto. Mesmo assim, o programa Up Late with Alec Baldwin foi tirado temporariamente do ar pela emissora no último dia 15 de novembro, antes da demissão definitiva do apresentador.

É possível que a deselegante escorregada do ator tenha sido o pretexto que faltava para a MSNBC tirar o programa do ar. De acordo com o site americano Deadline, o talk-show, que estreou com público de 172.000 pessoas entre 25 e 54 anos, em outubro, caiu para 101.000 no começo de novembro.

The Doors - Touch Me (Live)