quarta-feira 10 2013

Justiça suspente licitação para administração do Maracanã


Futebol

Despacho da juíza Roseli Nalin considera que a suspensão do processo licitatório em nada compromete os eventos esportivos prestes a utilizar o Maracanã

Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro

Cobertura do novo Maracanã foi totalmente instalada. O estádio, que terá capacidade para aproximadamente 79 mil pessoas, todas sentadas, receberá o primeiro evento-teste no dia 27.
Cobertura do novo Maracanã foi totalmente instalada. O estádio, que terá capacidade para aproximadamente 79 mil pessoas, todas sentadas, receberá o primeiro evento-teste no dia 27 - Carlos Eduardo Cardoso/Agência O Dia
A Justiça do Rio decidiu suspender liminarmente o processo de licitação para a concessão do estádio do Maracanã. A decisão atende pedido do Ministério Público do Estado do Rio, que enxergou impossibilidades de a empresa IMX, do empresário Eike Batista, participar do processo. Para os promotores, a companhia teve acesso a informações privilegiadas, pois foi ela a responsável pelo estudo de viabilidade técnica para a concessão do estádio. A abertura de envelopes das propostas que disputariam o estádio ocorreria às 10h desta quinta-feira, no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil do estado, 21 empresas ou grupos vão disputar a gestão do Maracanã pelos próximos 35 anos.
O governo do estado emitiu nota oficial, no início da noite, informando que pretende recorrer da decisão.
O despacho da juíza Roseli Nalin, emitido nesta quarta-feira, considera que a suspensão do processo licitatório em nada compromete os eventos esportivos prestes a utilizar o Maracanã – a Copa das Confederações ocorre em junho. Diz a juíza, em um trecho da sentença: “As provas constantes dos autos se direcionam a favor da verossimilhança da alegação de que a concorrência levada a efeito pelo Estado do Rio de Janeiro contém diversas ilegalidades”.
A juiza considerou também, para a concessão da liminar, que "conforme apontado pelo Ministério Público", há suspeita de "superfaturamento nos custos de elaboração dos estaudos apresentados" pela IMX - segunda ré no processo movido pelo MP.
O pedido do promotor Eduardo Santos Carvalho incluía a suspensão da licitação, a proibição de demolição de prédios do entorno, por não haver exigência dos organismos internacionais nesse sentido, e que a gestão do entorno do estádio do Maracanã não fosse entregue a terceiros. Estão incluídos no entorno o ginásio do Maracanãzinho, o estacionamento do estádio, o museu olímpico – que ocupará o antigo prédio do Museu do Índio – e os centros de convivência, com lojas e instalações comerciais.
IMX – Para a magistrada, não há impedimento para a participação da IMX na licitação, simplesmente por ter sido a companhia a encarregada de elaborar o estudo de viabilidade. No entanto, Roseli Nalin ressalta que “diante dos dados disponibilizados pelo estado (para a IMX), os estudos constantes dos anexos do edital e os projetos constantes do processo detêm um grau de detalhamento tão minimizado que podem importar em absoluta violação à publicidade, transparência e impessoalidade”.

Justiça bloqueia R$ 520 milhões de empresa de Maluf


Judiciário

Promotoria diz que medida evita transferência dos bens da Eucatex pela família do ex-prefeito para não pagar o que foi desviado da prefeitura de São Paulo

Jean-Philip Struck
Paulo Maluf
O deputado Paulo Maluf (PP): bloqueio de bens para assegurar devolução aos cofres públicos (Monica Zarattini/AE)
A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de cerca de 520 milhões de reais em bens da Eucatex S/A Indústria e Comércio, empresa controlada pela família do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), hoje deputado federal. 
Segundo o Ministério Público, autor do pedido de bloqueio, a medida visa impedir que a família do ex-prefeito transfira bens da Eucatex para uma outra empresa, evitando o pagamento de indenizações por supostos desvios que aconteceram na administração de Maluf na capital paulista, estimados em cerca de 500 milhões de reais. O processo corre em segredo de Justiça.
A decisão judicial, da 4.ª Vara da Fazenda Pública, afirma, entretanto, que o bloqueio poderá ser revertido caso acarrete a quebra da Eucatex. No ano passado, a família Maluf registrou uma nova empresa, chamada ECTX, e anunciou que iria transferir para ela parte dos bens da Eucatex. Segundo a promotoria, a medida pretende blindar as propriedades e evitar o pagamento de ações que Paulo Maluf responde. Desde a criação da nova empresa, no ano passado, a Eucatex já teria transferido 320 milhões em bens para ECTX, de acordo com o Ministério Público.
Nos últimos anos, a Justiça brasileira determinou em diversas ocasiões o bloqueio de bens da família Maluf, entre eles propriedades dos filhos do ex-prefeito, mas a Eucatex, apesar de ter sido apontada como um dos destinos das verbas desviadas da prefeitura, vinha sendo poupada. 
Eucatex - Fundada em 1951, a Eucatex é uma das maiores produtoras de pisos, divisórias, chapas de madeira, tintas e vernizes do Brasil. Tem mais de 2.400 funcionários e, em março deste ano, teve o valor de mercado avaliado em 790 milhões de reais. Já o patrimônio é de quase 1 bilhão de reais. A família Maluf detém quase 60% das ações ordinárias (com direito a voto) da Eucatex, segundo informações do site da empresa.
Já o conselho é presidido por Otávio Maluf, filho mais velho ex-prefeito. Também compõe o conselho o Flávio Maluf (que acumula ainda a função de diretor-presidente), o ex-ministro da Fazenda Delfim Neto e Heitor Aquino, ex-secretário dos ex-presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo. 
Em nota divulgada na noite desta terça-feira, a Eucatex disse que vai “as medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão”. A empresa também afirmou que o patrimônio da Eucatex cresceu após alguns dos seus bens terem sido transferidos para ECTX, o que contraria a afirmação do Ministério Público de que a empresa estaria sendo esvaziada.  

Por fim, a Eucatex diz que é uma empresa “de capital aberto, com centenas de acionistas, dentre eles, o deputado federal Paulo Maluf, que não é diretor e nem mesmo membro do seu Conselho de Administração”.
(Atualizado às 20:10)

Mitos e verdades sobre a prática da ioga


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)


Por PAULA FACIROLI
Diminuição de ansiedade, reabilitação respiratória, redução de casos de asma, gastrite, prisão de ventre e insônia. A ioga não é sinônimo apenas de meditação. Quem não é praticante pouco conhece os inúmeros benefícios que essa atividade pode oferecer.
Mesmo sendo praticada por milhares pessoas, ainda há muitas dúvidas sobre quais são as recomendações necessárias para se tornar um adepto da ioga. Para esclarecer tudo isso, conversamos com o professor Sânio Gomes, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas.

A ioga não pode ser praticada por qualquer pessoa?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)



Mito. Levando em consideração que a ioga é um estado de consciência, não uma postura física, qualquer pessoa pode praticar a atividade – desde crianças e jovens até adultos e idosos. Nem sempre precisamos fazer os Asanas (posturas físicas) para estar de fato praticando ioga.

Ioga pode ajudar bastante na qualidade de vida, inclusive melhorar o ânimo?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)

Verdade. Além de melhorar o ânimo, a ioga diminui a ansiedade e promove benefícios físicos como diminuição das dores no corpo, aumento da força, da flexibilidade, do alongamento e da mobilidade.

Sentir dores durante a prática do ioga não pode ser considerado normal?

Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)

Verdade. Temos que tomar muito cuidado com as dores que sentimos quando praticamos exercícios. Se a dor surge no momento em que o exercício está sendo realizado, o professor deve auxiliar o aluno e indicar a diminuição da intensidade, pois pode causar lesões mais sérias futuramente.
Se a dor surgir após a prática e persistir por 24 horas após o exercício, neste caso pode estar relacionado ao esforço físico. Trata-se do processo de gasto de energia e eliminação de resíduos.


Ioga é um bom aliado para emagrecimento?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)

Verdade. Principalmente se a prática for intensa e o aluno mantiver a alteração na frequência cardíaca.

Homens não praticam ioga?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)


Mito. A ioga pode ser praticada por todos, sem exclusão de sexo, idade ou condicionamento físico, mesmo os homens acreditando que a prática só traz benefícios para as mulheres.

É indicado praticar ao mesmo tempo os vários estilos do ioga?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)

Mito. Quando o aluno define um método deve permanecer. Só mude se você não se identificar com ele. Trocar de estilo constantemente compromete a evolução do praticante e deve ser evitado.

Estou acima do peso, mas mesmo assim posso praticar ioga?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)

Verdade. É possível praticar ioga mesmo estando acima do peso e os exercícios devem ser adaptados de acordo com as limitações físicas do praticante.
É importante visitar um médico, fazer o exame ergométrico e receber a permissão para fazer a atividade física. Uma dica para quem quer perder peso é aliar a ioga a exercícios aeróbios como caminhada e bike.


Ioga ajuda a combater a insônia?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)


Como eu tenho problemas respiratórios, não devo praticar Yoga?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)

Mito. As técnicas respiratórias da ioga são muito utilizadas na reabilitação respiratória, ajudam na melhora da troca gasosa, eliminam o gás carbônico do sangue, promovem o equilíbrio do ácido básico do corpo, além de proporcionar um bom relaxamento, fortalecimento dos músculos expiratórios e aumento do aporte de oxigênio.

A ioga também previne doenças cardiovasculares?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)


Verdade. Mas não descarte em hipótese alguma fazer uma atividade aeróbica complementar, principalmente as que aumentam a frequência cardíaca.

Não tenho tempo de ir às aulas de ioga mais de duas vezes por semana, vou obter resultados?


Mitos e verdades sobre a prática da ioga - 1 (© Desvende quais são os principais mitos e verdades sobre essa atividade.)

Mito. Para manter uma vida saudável e com qualidade de vida, recomenda-se ao praticante frequentar as aulas de duas a três vezes por semana, mas outras práticas como concentração e meditação podem ser realizadas a qualquer momento do dia.


Aromas para cada ambiente da casa



Quarto


Descubra os óleos essenciais indicados para quarto, cozinha e mais - 1 (© Personare)
Os quartos são locais sagrados, onde as pessoas relaxam e buscam dormir bem ou ter prazer com as relações sexuais. Nos quartos das crianças os melhores aromas são os que relaxam, acalmam, e induzem ao sono tranquilo. Já no quarto dos casais, além dos aromas citados,também é possível usar óleos que despertam o desejo sexual e apimentam a relação. Veja abaixo algumas dicas: Óleo Essencial de Lavanda: calmante e sedativo, ótimo para ter uma boa noite de sono, já que também combate a insônia. Óleo Essencial de Manjerona: misturado à Lavanda, é um ótimo relaxante e sedativo para combater a insônia. Óleo Essencial de Camomila Romana: ótimo relaxante, ajuda a combater a ansiedade. Também alivia as preocupações, transmitindo paz. Óleo Essencial de Canela: tem propriedades afrodisíacas, estimulando o sistema glandular e aquecendo o ambiente. Óleo Essencial de Ylang-Ylang: afrodisíaco, é utilizado para ajudar nos problemas com impotência. Deixa um aroma doce, floral e exótico no ar. Como usar: Para promover o bom sono dos pequenos, pingue em um aromatizador elétrico ou difusor umidificador (que além de espalhar o aroma também ajuda a umidificar o ar em dias de tempo seco, evitando que as crianças fiquem com o nariz e garganta secos e irritados) 10 gotas de óleo essencial de Lavanda e Camomila Romana, no total. Outra alternativa é pingar um gota de óleo essencial de Lavanda ou Camomila Romana nas roupas de cama (principalmente na fronha), uma hora antes da criança dormir. No quarto dos adultos, também no aromatizador elétrico ou rechaud, pingue de 10 a 15 gotas dos óleos essenciais escolhidos que melhor se encaixam na ocasião, seja para dormir e relaxar ou apimentar a relação.


Descubra os óleos essenciais indicados para quarto, cozinha e mais


Descubra os óleos essenciais indicados para quarto, cozinha e mais - 1 (© Personare)

Ao entrar em um ambiente, uma das primeiras coisas que notamos é o cheiro do lugar. O sentido do olfato é ao mesmo tempo primitivo e sofisticado e atua principalmente em um nível subconsciente. Afinal, o corpo reage a um cheiro antes mesmo de se tornar consciente dele. E é essa interação direta com o sistema nervoso e o cérebro que confere aos óleos essenciais boa parte do seu poder terapêutico.

Na Aromaterapia, os óleos essenciais têm sido amplamente usados para promover a sensação de bem-estar. E quando são empregados corretamente causam um efeito psicológico que pode ajudar a equilibrar o corpo e a mente, além de favorecer a concentração, o relaxamento e até aumentar o estímulo sexual.

Levando em consideração o poder do olfato, nada melhor que utilizar os aromas corretos para cada ambiente da casa. Veja abaixo como utilizar a Aromaterapia a favor de seu lar.


Sala

Descubra os óleos essenciais indicados para quarto, cozinha e mais - 1 (© Personare)
Normalmente a sala é um local de reuniões com amigos e familiares. É neste ambiente que conversamos, descontraímos e até estudamos. Sendo assim, é ideal que o local favoreça o bem-estar, o aconchego e a concentração. Os óleos essenciais mais indicados para a sala são:

Óleo Essencial de Alecrim: estimula a concentração e a memória. Ótimo para quem estuda na sala.

Óleo Essencial de Canela: estimulante, aquece o ambiente proporcionando interação entre as pessoas. 

Óleo Essencial de Eucalipto: clareia as ideias e favorece a concentração.

Óleo Essencial de Ho leaf: promove o equilíbrio, acalma o nervosismo e estimula em casos de apatia. 

Óleo Essencial de Mandarina: revitalizante e refrescante, propicia o bem-estar e a sensação de alegria.

Como usar: 

Escolha dois dos óleos essenciais acima para combinar aromas. Depois, pingue de 10 a 15 gotas no total em um aromatizador elétrico de ambiente ou em um rechaud. Aromatize a sala 30 minutos antes de receber visitas ou estudar, sempre que achar necessário.

Cozinha


Descubra os óleos essenciais indicados para quarto, cozinha e mais - 1 (© Personare)

Este é um ambiente onde muitos cheiros se misturam, devido aos temperos, ervas e especiarias utilizados nas preparações dos pratos. É também um local de prazer e alegria. Afinal, para cozinhar é necessário estar de bem com a vida e ter prazer no que está fazendo. Caso contrário, 'a coisa desanda', como diz o ditado. Neste cômodo, os óleos essenciais recomendados são aqueles que não anulam o aroma das preparações, mas sim potencializam o que já está no ar:

Óleo Essencial de Laranja: clareia os pensamentos, alivia a tensão, favorece o positivismo e é reanimador, além de aromatizar com seu cheiro doce estimulando o apetite. 

Óleo Essencial de Cardamomo: estimula o apetite é refrescante e revitalizante.

Óleo Essencial de Citronela: além de revitalizante ajuda a espantar os mosquitos. 

Óleo Essencial de Cravo: estimulante e revitalizante, quando combinado com o óleo essencial de laranja ou limão é um ótimo repelente de insetos e formigas.

Óleo Essencial de Pimenta Negra: estimula o apetite e dá energia nos casos de frustração (caso o assado não dê certo).

Como usar:

No total, utilize de 10 a 15 gotas de um ou mais óleos em um aromatizador elétrico. Os óleos essenciais cítricos devem ser usados quando você fizer frituras, pois eles neutralizam o odor da gordura. Já os óleos essenciais de Citronela e Cravo podem ser usados como repelente de insetos, nos cantos da pia. Para isso, pingue uma gota de cada um em uma lasquinha de cerâmica ou uma bolinha de algodão. Outra opção é usá-los dentro dos armários da cozinha. Em um copo plástico, coloque cinco pedaços de giz (aquele de escrever em lousa de escola) e pingue duas gotas de cada óleo e coloque dentro dos armários. Reaplique os óleos no copo a cada 10 dias.

Banheiro

Descubra os óleos essenciais indicados para quarto, cozinha e mais - 1 (© Personare)

Este local é onde todas as impurezas são mandadas embora. O banheiro funciona como um escoador de energias e é importante deixar a tampa do vaso sanitário sempre abaixada, para que os maus fluidos eliminados não voltem. Este é o local da casa que deve ser muito bem limpo e pede aromas frescos e higienizadores. Confira abaixo os óleos essenciais mais indicados para o ambiente:

Óleo Essencial de Pinho: antisséptico, desodorizante e desinfetante, o óleo deixa aquele aroma de 'banheiro lavado'.

Óleo Essencial de Limão: antisséptico e bactericida, deixa o banheiro com um aroma refrescante. 

Óleo Essencial de Tea Tree: antimicrobiano, desinfetante e antisséptico, o óleo é muito eficaz para acabar com bactérias, fungos e outros germes.

Como usar:

Em um aromatizador elétrico ou de cerâmica, pingue cinco gotas do óleo essencial escolhido e deixar aromatizando o ambiente. Se preferir, após lavar o banheiro, em um balde de um litro de água pingue 10 gotas de óleo essencial de Pinho ou Tea Tree. Depois é só passar com um pano a mistura na pia, no vaso sanitário e em todo o chão do banheiro. Além de aromatizar este ambiente, a mistura ainda vai eliminar todas as bactérias.


The Doors - Touch Me (Live)