segunda-feira 11 2015

Van Gogh tem melhor resultado em leilão em 17 anos


Tela do pintor holandês foi arrematada por mais de 200 milhões de reais em noite na Sotheby's de NY

 -
A tela "L'Allée des Alyscamps', de Van Gogh, vendida por 66,3 milhões de dólares em leilão na Sotheby's de NY
A tela "L'Allée des Alyscamps', de Van Gogh, vendida por 66,3 milhões de dólares em leilão na Sotheby's de NY(VEJA.com/Divulgação)
A pintura L'Allée des Alyscamps, de Vincent Van Gogh (1853-1890), foi vendida nesta terça-feira por mais de 66 milhões de dólares (ou mais de 200 milhões de reais), o preço mais alto pago por uma tela do holandês desde 1998, de acordo com a casa de leilões Sotheby's, de Nova York. Em novembro daquele ano, Auto-Retrato sem Barba do artista foi arrematado por 71,5 milhões de dólares. A estimativa para o quadro era bem mais modesta que o resultado alcançado: de 40 milhões de dólares (122 milhões de dólares).
Segundo a Sotheby's, L'Allée des Alyscamps foi adquirida por um colecionador asiático após uma intensa disputa entre cinco potenciais compradores. O recorde para um Van Gogh ainda é de Portrait of Dr. Gachet, de 1890, vendido em 1990 por 82,5 milhões de dólares, em Nova York.
Outro destaque foi Nymphéas, do francês Claude Monet, vendida por 54 milhões de dólares (165 milhões de reais), após ter sido avaliada pela Sotheby's entre 30 e 45 milhões (92 e 138 milhões de reais), afirmou a tradicional casa de leilões.
Dos seis Monet oferecidos no leilão, Le Palais Ducale, pintado em Veneza em 1908, foi adquirido por 23,1 milhões de dólares (70 milhões de reais). Bassin aux Nymphéas, Les Rosiers foi vendido por 20,41 milhões de dólares (61 milhões de reais), dentro do previsto. Para duas pinturas de Monet não houve comprador.
As vendas de telas impressionistas e de arte moderna da Sotheby's marcaram o início dos leilões de primavera na cidade, para os quais há expectativa de valores estratosféricos em vendas. Entre as obras cotadas para se destacar na temporada, estão a tela Les Femmes d'Alger, de Picasso, e a esculturaL'Homme au Doigt, de Giacometti, que vão a leilão na semana que vem, pela Christie's. Os preços são estimados em 140 e 130 milhões de dólares (430 e 400 milhões de reais), respectivamente.

Obras de Picasso e Giacometti batem recorde em leilão


Quadro do pintor espanhol foi vendido por 541 milhões de reais, enquanto peça do escultor suíço foi arrematado por 426,23 milhões de reais

 

'As Mulheres de Argel' (Les femmes d’Alger), de Pablo Picasso
'As Mulheres de Argel' (Les femmes d’Alger), de Pablo Picasso(Reprodução/ Christie's/VEJA)
A pintura Les femmes d'Alger (Version 'O'), de Pablo Picasso, foi arrematada por 179,36 milhões de dólares (cerca de 541 milhões de reais) nesta segunda-feira na Casa Christie's, em Nova York, e se tornou a obra de arte mais cara a ser leiloada na história. O quadro do pintor espanhol foi produzido em 1955 e tem dimensões de 114 por 156,4 centímetros.
O leilão teve, ainda, outro recorde: a obra L'Homme au Doigt (O Homem que Aponta, em tradução livre), do artista suíço Alberto Giacometti, se tornou a escultura mais cara já leiloada. Ela foi vendida por 141,28 milhões de dólares (426,23 milhões de reais, aproximadamente). A escultura de bronze foi feita em 1947 e faz parte de uma série de seis peças que representam a filosofia do existencialismo, das quais é a única pintada à mão pelo artista.


L'homme au doigt (dedo do homem), obra do escultor suíço Alberto Giacometti
L'homme au doigt (dedo do homem), obra do escultor suíço Alberto Giacometti(Darren Ornitz/Reuters)

Les femmes d'Alger (Version 'O') faz parte de uma série de quinze pinturas em que Picasso revisa o quadro de mesmo título do artista francês Eugène Delacroix usando a estética cubista. A obra, que já tinha sido leiloada em 1997 por 32 milhões de dólares, se valorizou até superar o preço de Três Estudos de Lucian Freud, de Francis Bacon, que foi vendido em 2013 pelo valor de 142,4 milhões.
Já L'Homme au Doigt confirma o monopólio de Giacometti no mercado milionário da escultura, pois supera seu próprio recorde, L'Homme qui Marche I, que alcançou em 2010 o preço de 104,3 milhões de dólares (cerca de 314 milhões de reais) em Londres.
Os recordes já eram esperados pela Christie's, que batizou o leilão de Explorando o Futuro Através do Passado e incluiu uma seleta coleção de obras do final do século XIX até o presente.
(Com agências EFE e France-Presse)

Doleiro volta a dizer que Planalto sabia do petrolão


Deputados da CPI tomam depoimentos de 14 acusados de participar do assalto aos cofres da estatal para abastecer o PT e partidos aliados

Por: Alexandre Hisayasu, de Curitiba
Alberto Youssef depõe na CPI da Petrobras, na sede da Justiça Federal em Curitiba
O doleiro Alberto Youssef depõe na CPI da Petrobras na sede da Justiça Federal em Curitiba(Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress)
Primeiro a depor na CPI da Petrobras, o doleiro Alberto Youssef voltou a afirmar nesta segunda-feira que o Palácio do Planalto sabia dos desvios para pagamento de propina na Petrobras, conforme VEJA revelou no ano passado. Os deputados foram incisivos na pergunta: o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff sabiam do esquema criminoso? "Sim. Esta é uma opinião minha", respondeu o doleiro, em Curitiba (PR), onde ocorre uma nova etapa dos depoimentos.
Um dos delatores do petrolão, Youssef disse que, "em determinado momento, houve um racha no Partido Progressista (PP) e essa situação foi parar no Palácio do Planalto".
Questionado pelos parlamentares, Youssef apontou como alguns dos contatos no governo os ministros Ideli Salvatti, à época chefe da Secretaria de Relações Institucionais, e Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência. "O Paulo Roberto Costa [um dos operadores do esquema] sempre mencionava quando havia um imprevisto e alguma discussão entre os partidos que tinha de ter o aval do Palácio."
O doleiro também citou a anuência do Planalto ao narrar um episódio no qual o ex-ministro Paulo Bernardo (Comunicações) pediu dinheiro para bancar a campanha de sua mulher, a ex-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, ao governo do Paraná no ano passado. "Não tenho como imaginar que o Palácio não sabia."
Também estão agendados para hoje os depoimentos do ex-diretor de Internacional Nestor Cerveró e do lobista Fernando Antônio Falcão Soares, o Fernando Baiano, ligados ao PMDB. Serão ouvidos ainda Mário Góes, Guilherme Esteves e Adir Assad, outros três lobistas acusados de operarem propina na Diretoria de Serviços, então cota do PT do propinoduto.
Nesta terça, serão ouvidos os depoimentos dos ex-deputados André Vargas (ex-PT) e Pedro Corrêa (PP). Eles estão presos na carceragem do Centro Médico Prisional, na Região Metropolitana de Curitiba.
PT e PP - Youssef repetiu partes de seus depoimentos que contrariam a defesa do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Ele afirmou que encontrou pessoalmente com Vaccari em restaurantes e disse que, em 2014, o petista foi pessoalmente ao seu escritório, mas em um momento em que não estava presente para recebê-lo. O doleiro reafirmou também ter entregado pessoalmente remessa de 400.000 reais para a cunhada de Vaccari, Marice Lima, e ter feito outra entrega em dinheiro no diretório do PT.
Segundo o depoimento, PT e PP dividiram 6 milhões de propina que paga à agência Muranno Marketing Brasil, em 2010, a pedido do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa.
Youssef já havia relatado essa parte do esquema de corrupção em depoimento à força-tarefa da Operação Lava Jato. Segundo o doleiro, o valor pago para a Muranno foi uma ordem do ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli a pedido do ex-presidente Lula.
Segundo ele, quem pagou a parte do PT foi o lobista Julio Camargo, representante no Brasil do Grupo Mitsui. "Em determinado momento, Julio Camargo fez os repasses da parte da conta do PT."
A Muranno apareceu no rastreamento de valores da empresa MO Consultoria, uma das usadas na lavanderia de Youssef. Os delatores explicaram que o valor era referente a uma extorsão que seria feita pelo dono da Muranno, Ricardo Villani, para que valores atrasados a receber da Petrobras fossem pagos. A Muranno prestou serviços para a Petrobras, em provas da Fórmula Indy, nos Estados Unidos sem contrato.
Cunha e Renan - O doleiro disse que não pode confirmar a remessa de dinheiro da empreiteira OAS para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "Recebi da OAS para que fosse entregue o recurso nesse endereço. Não sabia quem era morador dessa residência", disse Youssef aos parlamentares. "Eu recebia o endereço, o local, a cidade e quem iria receber", disse Youssef.
Segundo ele, quem fez a entrega foi o policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca. Sobre o depoimento de Careca, que implicou Cunha e o senador Antonio Anastasia (PSDB), o doleiro disse não saber se o policial disse a verdade. "Não tenho ideia. Não sei se ele inventou nomes, porque quem foi ao endereço foi ele."
Youssef disse não conhecer pessoalmente Cunha nem ter lhe repassado diretamente recursos. O doleiro disse também não conhecer ou ter dado dinheiro ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Porém, disse ter feito repasses para Fernando Baiano, operador do PMDB no esquema.
'Operação abafa' - O doleiro voltou a citar um pagamento de 10 milhões de reais para abafar as investigações de outra comissão parlamentar, que funcionou em 2010, destinada a apurar irregularidades na estatal. Segundo ele, o pagamento teria sido exigência do ex-presidente do PSDB Sergio Guerra, morto no ano passado.
"Em 2010, fui cobrar a empreiteira Queiroz Galvão para que ela pudesse pagar seus débitos na diretoria de Abastecimento da Petrobras e fui informado que eles teriam repassado 10 milhõesde reais a pedido do ex-diretor Paulo Roberto Costa", afirmou Youssef, citando um dos operadores do esquema.
(Com Estadão Conteúdo)

someone like you, Rolling in the deep - Adele Live at the Royal Albert...



Adele - Set Fire To The Rain (Live at The Royal Albert Hall)



The Doors - Touch Me (Live)