quarta-feira 22 2014

Cai a farsa petista da vacina de cavalo! Conselheiro citado por Dilma esclarece o que este blog antecipou e detona a presidente: ela “citou como se fosse um assunto tão grave como os assaltos do seu governo na Petrobras”


SyloA frase do ex-conselheiro do Tribunal Contas do Estado de Minas Gerais Sylo Costa usada pela presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) no debate da Record para atacar a gestão de Aécio Neves (PSDB) no governo estadual deu o que falar. O marqueteiro do PT, João Santana, a pinçou da ata de uma sessão extraordinária do TCE mineiro de 2005:
“É duro engolir que vacina para cavalo seja contabilizada como gasto em saúde”, dissera Sylo na ocasião.
19out2014---a-presidente-dilma-rousseff-pt-candidata-reeleicao-e-aecio-neves-candidato-do-psdb-a-presidencia-participam-de-debate-do-segundo-turno-das-eleicoes-promovido-pela-record-1413765560504_956x500Santana sabia que atirar a frase sem contexto na TV lançaria contra o candidato tucano ares de desconfiança quanto ao mau uso do dinheiro público, coisa que Dilma precisa fazer para tentar igualá-lo ao PT neste quesito, em meio aos escândalos consumados de corrupção do partido, especialmente na Petrobras.
A mentira tem perna curta, sim, mas braços longos. Os petistas sabem que o desmentido quase nunca tem a mesma força que o embuste original – e contam com isso para semear a confusão.
Em artigo publicado nesta quarta-feira no jornal O Tempo, do qual é colunista, o próprio ex-conselheiro esclareceu o que este blog antecipou no post Funed desmente Dilma. Vacina para cavalo é gasto com saúde, sim. Veja por quê. Sylo simplesmente questionara o que havia julgado ser um erro natural de secretarias, tanto que ele mesmo se posicionou a favor da aprovação das contas, tendo em seguida recebido da Funed a explicação de que o gasto era mesmo com saúde. Tratou-se de uma discussão interna comum, como escrevi aqui, da qual Dilma se valeu para fins eleitoreiros. Reproduzo abaixo (com grifos meus) o texto completo de Sylo Costa, no qual ele critica a presidente e reforça o seu apoio a Aécio Neves.
É mais uma farsa petista que cai do cavalo. Repito: já passou da hora de o Brasil se vacinar contra os embustes dessa gente.
Explicação necessária sobre o óbvio [22/10/2014]
Sylo Costa, no jornal O Tempo
“Das coisas que não posso entender/ uma é o sol nascer de dia, quando não devia ser/ Devia nascer de noite, para a noite esclarecer/ Se o dia já é claro, que vem o sol fazer?”
Essa quadrinha do folclore sertanejo é um belo exemplo do óbvio. Outro exemplo é este que vou explicar: o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) tem suas competências estabelecidas no art. 76 e seguintes da Constituição Estadual. O inciso I do art. 76 diz que compete ao tribunal “apreciar as contas prestadas anualmente pelo governador do Estado e sobre elas emitir parecer prévio, em 60 dias, contados de seu recebimento”.
E o que faz um conselheiro do Tribunal de Contas? Fiscaliza as contas públicas. Indicado conselheiro do TCE-MG pelo governador Hélio Garcia, tomei posse em 1994 e me aposentei compulsoriamente em 2006, com quase 47 anos de serviços públicos. Nesses 14 anos em que estive no tribunal, fui relator das contas do governo mais de uma vez. Uma delas, em 2005, quando me couberam a relatoria das contas governamentais do exercício fiscal de 2004 e, nessa condição, a análise da prestação de contas para a emissão do parecer prévio, peça de natureza técnico-jurídica que o Tribunal de Contas encaminha à Assembleia Legislativa para subsidiar o julgamento das contas. Sim, é o Poder Legislativo que julga as contas, não o Tribunal de Contas.
Bem, quase caí da poltrona durante o debate do último domingo, quando ouvi Dona Dilma, com ar triunfal, declarar que eu teria dito, na qualidade de relator das contas do então governador Aécio Neves, que vacina para cavalo foi contabilizada como despesa de saúde. O que ela pretendeu fazer – como de hábito, aliás – foi manipular os fatos, numa tentativa de atacar seu adversário. Explico: como relator, orientado por minha assessoria, mandei retirar da conta da Secretaria de Saúde uma fatura de compra de vacinas sem especificação e lançá-la na conta da Secretaria de Agricultura, erro material que não afetava o cumprimento do índice constitucional da saúde. Tanto que me posicionei pela aprovação das contas. O parecer prévio sobre as contas do governador foi aprovado por unanimidade. Posteriormente, recebi da Secretaria de Agricultura a informação de que a compra das vacinas era mesmo para a saúde, já que se tratava de vacinas contra aftosa para experimentos da Fundação Ezequiel Dias. Quanto à existência de ressalvas – as quais, diga-se, sempre se referem à presença de erros materiais, que, constatados a tempo e a hora, podem ser corrigidos –, isso é mais que comum numa prestação de contas com mais de 40 mil itens.
Foi esse pequeno erro material que Dona Dilma citou como se fosse um assunto tão grave como os assaltos do seu governo na Petrobras e em quase tudo o que o governo federal mete o nariz. Parece coisa de gente que se faz de louca…
O Brasil vai ter que trabalhar uns 20 anos para pagar a conta desses governos do PT.Mas, no domingo, milhões de tucanos ou apartidários como eu estarão enchendo as urnas para o bem do Brasil.

As MENTIRAS ditas para enganar o POVO de LULA e DILMA ROUSSEFF





RATINHO ACABA DE VEZ COM DESGOVERNO DILMA AO VIVO





Tarifa de luz já subiu 17,63% e pode ficar maior até fim do ano

Setor elétrico

O cálculo médio leva em consideração todas as distribuidoras do país que já tiveram seu reajuste anual aprovado. Até dezembro, outras oito ainda mexerão nas tarifas

Até agora, 68,7 milhões de unidades consumidoras já tiveram suas contas reajustadas
Até agora, 68,7 milhões de unidades consumidoras já tiveram suas contas reajustadas (Mansi Thapliyal/Reuters/VEJA)
O reajuste médio da conta de luz já chega a 17,63% neste ano, maior do que o estimado pelo Banco Central (BC) em seu último Relatório Trimestral de Inflação, divulgado em setembro, que previa aumento de 16,8%. O preço médio, porém, pode subir mais até o fim do ano, porque ainda faltam oito distribuidoras, de um total de 56 no país, reajustarem suas tarifas. No total, 68,7 milhões de unidades consumidoras (famílias, comércio e indústrias) já tiveram suas contas reajustadas neste ano, sendo que a tarifa média para grandes consumidores (indústria, por exemplo) subiu 18,20%, enquanto pequenas unidades, como residências, teve aumento médio de 17,41%.
Na terça-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a elevação de 22,43% em média das contas dos consumidores da CPFL Piratininga, que atende 1,6 milhão de unidades consumidoras em Santos, Sorocaba, Jundiaí e outros 24 municípios do litoral e do interior de São Paulo.
Outras 1,7 milhão de unidades consumidoras de 28 municípios do Estado de São Paulo (regiões de Alto do Tietê e Vale do Paraíba) também terão suas tarifas de luz acrescidas em 21,93% em média. Elas são atendidas pela companhia Bandeirante Energia. 
Por fim, também foi aprovado na terça o reajuste de 13,69% da DME Distribuição, que fornece energia para 70 mil pessoas em Poços de Caldas (MG). 
Ainda passarão pelo processo de reajuste tarifário neste ano as distribuidoras Light, Boa Vista Energia, Amazonas Energia, Companhia Energética de Roraima (CERR), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe).
(Com Estadão Conteúdo)


Era - Gregorian





Gregorian - Voyage, Voyage





Investigação da PF liga recursos do Pronaf a campanhas do PT gaúcho

Investigação

Polícia Federal quebrou sigilo de 107 contas bancárias e concluiu que houve desvio de 104 milhões de reais entre 2006 e 2012

Deputado Bohn Gass PT/RS
Deputado Bohn Gass PT/RS (Leonardo Prado/Agência Câmara/VEJA)
A Polícia Federal investiga esquema de fraude envolvendo desvio de dinheiro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que teria alimentado campanhas eleitorais do PT no Rio Grande do Sul, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira.
A Operação Colono produziu um inquérito enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento de um deputado federal com foro privilegiado, Elvino Bohn Gass (PT), reeleito neste ano. Quando o caso foi enviado ao STF, a juíza Karine da Silva Cordeiro disse que o envolvimento de Bohn Gass estava evidente no relatório.
Segundo o inquérito da PF, recursos do Pronaf, liberados como empréstimos contraídos no Banco do Brasil em nome de agricultores, entrava em contas da associação Aspac, de Santa Cruz do Sul (RS). De lá, o dinheiro foi enviado a contas pessoais de dirigentes e ex-dirigentes ligados à associação.
Durante a investigação, a PF quebrou o sigilo de 107 contas bancárias e inferiu que 26.000 depósitos foram responsáveis pelo repasse de 104 milhões de reais no período de 2006 a 2012. Pelo menos 85 milhões de reais eram do Pronaf. Outro petista que recebeu o dinheiro oriundo da entidade, segundo a PF, foi o vereador Wilson Rabuske, que recebeu 700.000 reais e sua mulher, 324.000 reais.

Vantagem de Dilma em pesquisas leva Bolsa ao menor patamar desde junho

Mercados

Pessimismo eleitoral em torno da possibilidade de reeleição da candidata petista pressionou Bolsa e impulsionou dólar nesta terça-feira

Em outubro, Bovespa passou a registrar perdas de 3,11%, ante ganho de 0,34% até segunda-feira
Em outubro, Bovespa passou a registrar perdas de 3,11%, ante ganho de 0,34% até segunda-feira (Alessandro Shinoda/Folhapress/VEJA)
O principal índice da BM&FBovespa despencou nesta terça-feira para a mínima em mais de quatro meses, anulando os ganhos acumulados em outubro. O recuo foi motivado pela divulgação de pesquisas eleitorais na segunda-feira, que mostraram, pela primeira vez, a presidente Dilma Rousseff (PT) numericamente à frente do candidato Aécio Neves (PSDB). 
Pesquisa Datafolha, uma das mais monitoradas pelo mercado, mostrou Dilma com 52% dos votos válidos (que exclui brancos, nulos e indecisos), ante 49% em pesquisa anterior, contra Aécio Neves (PSDB) com 48% (ante 51%), ainda em situação de empate técnico. 
O Ibovespa caiu 3,44%, a 52.432 pontos, menor patamar desde 5 de junho. Entre as principais quedas, estiveram as ações ON (ordinárias, com direito a voto) da Petrobras e PN (preferenciais, sem direito a voto), que recuaram 5,43% e 6,92%, respectivamente. A agência de classificação de risco Moody's anunciou após o fechamento dos negócios o rebaixamento do rating da produtora de petróleo para Baa2. Também sofreram perdas significativas Eletrobras ON (-7,09%), Eletrobras PNB (-7,88%), Bradesco ON (-5,07%), Banco do Brasil (-6,77%) e Itaú Unibanco (-5,02%).
O declínio nesta sessão levou o Ibovespa a acumular perdas de cerca de 3,11% em outubro, revertendo o ganho de 0,34% contabilizado até segunda-feira. Na semana passada, o índice ainda tinha no mês elevação superior a 7%. No ano, o índice ainda acumula alta de 1,8% em reais. Mas considerando a cotação em dólar, que tem subido em relação ao real, o Ibovespa passou para o campo negativo, com queda de 3%. 
Operadores e analistas têm manifestado insatisfação com as diretrizes econômicas do atual governo e, com base nos últimos levantamentos, a percepção é que aumentaram as chances de vitória da presidente Dilma. O gestor de um fundo no Rio de Janeiro, que pediu para não ter o nome citado, lembrou que 2015 será um ano difícil, de ajustes na economia, e o resultado da eleição pode ter um impacto de expectativas muito forte.
No caso de reeleição de Dilma, ele não vê esse efeito agindo de forma favorável, assim como não espera um potencial ajuste fiscal, o que explica o maior prêmio de risco embutido nos preços dos ativos. A expectativa entre os agentes é que os próximos dias registrem aumento da volatilidade e redução de liquidez, em meio à divulgação de uma série de pesquisas até domingo.
Dólar - Também em reação ao cenário eleitoral, o dólar fechou em alta nesta terça-feira. A moeda norte-americana subiu 0,52%, e terminou o dia cotada a 2,4766 reais, depois de passar toda a manhã em valorização de cerca de 1%. Na máxima da sessão, chegou a atingir 2,5038 reas (+1,63%).
(Com Estadão Conteúdo e Reuters

Lima Duarte quer Aécio Neves presidente





The Doors - Touch Me (Live)