quinta-feira 12 2014

Mesmo escondida, Dilma não escapa das vaias

Por Giancarlo Lepiani, na VEJA.com:
A festa de abertura da Copa do Mundo demorou a esquentar, mas acabou animando o público que lota o Itaquerão, em São Paulo, na tarde desta quinta-feira. Com cerca de 25 minutos de duração, a apresentação foi prestigiada por apenas uma parte da torcida – as arquibancadas foram enchendo aos poucos. A tarefa de encontrar o lugar designado no estádio, aliás, não foi das mais fáceis – conforme muitos torcedores presentes ao palco da estreia da seleção brasileira, pouca gente sabia informar com precisão como acessar cada setor da nova arena.
No momento em que a cerimônia começou, pontualmente às 15h15, o estádio estava com milhares de assentos vazios – com longas filas nos bares e restaurantes, e com queixas de torcedores que diziam ter dificuldade para encontrar suas cadeiras, a festa teve um início morno. Antes mesmo do começo do espetáculo, que foi dirigido por uma belga, Daphné Cornez, o público teve dificuldade para entender uma mensagem veiculada pelo sistema de som do estádio, anunciando que a apresentação estava prestes a começar. Os primeiros minutos de coreografia, com dançarinos que usavam adereços com motivos ecológicos, foram acompanhados com indiferença pelo público – que parecia mais animado nos momentos que antecederam a cerimônia, gritando “Brasil” e vaiando a pequena mas barulhenta torcida croata.
Os assentos foram sendo preenchidos lentamente, mas pouca gente mostrava pressa em chegar ao seu lugar para assistir às coreografias no gramado. Depois do primeiro segmento, cujas coreografias simbolizavam as belezas naturais do país, a segunda parte da festa representou a diversidade da população brasileira, com danças e canções de várias regiões do país, misturando gaúchos de bombachas e baianas com capoeiristas no gramado. A terceira e última parte da festa de abertura tratou do futebol, com meninos e meninas fazendo movimentos coordenados com pequenas bolas brancas e a entrada da bandeira brasileira no campo.
No último ato, a bola iluminada colocada no centro do gramado se abriu para revelar os três intérpretes da música oficial da Copa, We Are One: a brasileira Claudia Leitte, a americana Jennifer Lopez e o rapper Pitbull, também americano. J-Lo, num curtíssimo vestido verde, se arriscou a dançar como a companheira de palco: rebolou e até sambou. Quando a festa foi concluída, as cadeiras do Itaquerão já estavam quase totalmente ocupadas – e depois de uma nova mensagem nos alto-falantes, pedindo aplausos aos trabalhadores que ergueram ou reformaram os doze estádios do Mundial, o público iniciou um novo coro, desta vez com um xingamento à Fifa e a presidente Dilma Rousseff, presente nas tribunas.
Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

Ato no Rio fecha acesso ao Galeão. São Paulo também terá protestos

Cidades

Aeroviários em greve protestam perto de vias que levam ao Aeroporto Internacional do Rio. Na capital paulista, grupo quer marchar até o Itaquerão

Manifestação provoca engarrafamento no Rio
Manifestação provoca engarrafamento no Rio (Reprodução - TV Globo)
Os aeroviários em greve no Rio de Janeiro fecham nesta quinta-feira o acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. De acordo com informações do jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, o grupo interdita parte da Avenida 20 de Janeiro, na Ilha do Governador, provocando engarrafamento na região. A manifestação é integrada ainda por membros do Movimento Nacional da Luta por Moradia. Além do Rio de Janeiro, pelo menos outras quatro cidades-sede da Copa do Mundo têm protestos agendados nesta quinta: Recife, Fortaleza, Brasília e São Paulo, que sediará a abertura do evento.
Os aeroviários que trabalham nos três aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá) decretaram uma paralisação de 24 horas a partir da 0h desta quinta-feira. Eles querem reajuste salarial que varia de 5,58% a 12%, dependendo da categoria, entre outros benefícios. A paralisação foi decidida pelo Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio de Janeiro, que reúne emissores de passagens aéreas, agentes de carga e agentes operacionais de rampa. Por ora, a greve não afeta a vida dos passageiros que conseguem chegar ao aeroporto.
São Paulo – A sede da abertura da Copa enfrenta nesta quinta ao menos quatro manifestações. O "Grande Ato 12 de Junho Não Vai ter Copa" foi organizado por seis coletivos e está marcado para as 10 horas, em frente à estação Carrão da linha 3-Vermelha do metrô, na Zona Leste de São Paulo. Os manifestantes devem traçar um percurso de onze quilômetros, até chegar ao Itaquerão, palco da abertura do Mundial. Caso a passeata ocorra de fato, a principal via de acesso ao estádio, a Radial Leste, sofrerá com o congestionamento no período em que o deslocamento de carros e ônibus para o local promete ser mais intenso.
Já o grupo Comitê Popular da Copa de São Paulo, que promoveu o ato "Dia Internacional de Lutas Contra a Copa" na Avenida Paulista em 15 de maio, marcou outro ato para a abertura da Copa, o "Manifesta Junina". Será realizado na Ocupação Mauá, na Luz, Região Central da cidade.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) organizaram uma manifestação na invasão apelidada de Copa do Povo, nos arredores do Itaquerão, estádio que receberá a partida entre Brasil e Croácia. O grupo, contudo, não pretende marchar em direção ao estádio, e fará apenas jogos entre times de categorias trabalhistas.
Já os metroviários, que paralisaram a capital durante cinco dias, desistiram de retomar a greve em assembleia realizada na noite desta quarta-feira. A categoria organizou um protesto em frente à sede do sindicato, no Tatuapé, também na Zola Leste da capital, a partir das 10 horas.
Mais protestos – No Rio de Janeiro estão agendadas ainda outras duas manifestações: uma às 15 horas em Copacabana e outras às 19 horas, na Cinelândia. Em Fortaleza, a manifestação está agendada para as 14 horas, na Feirinha da Beira-Mar. No mesmo horário ocorrerá o protesto no Recife. Em Brasília, a manifestação ocorrerá às 10 horas, em frente à Esplanada dos Ministérios.

Aconteceu. Dilma é Vaiada no Estadio Mané Garrinha - Copa das Confederações 15/...





Canta, Itaquerão! “Ôôôôôô / A Dilma a-ma-re-lou…” Só a torcida mesmo para fazer oposição de verdade

Dilma amarelou slide
Publiquei as notas abaixo originalmente no Facebook, onde já repercutiram à beça mas não resisto a trazê-las para o blog.
I.http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/
VAMOS COMPARTILHAR? Até a Jennifer Lopez vem se apresentar. Dilma, não. AMARELOU. Fez o discurso na TV para não correr o risco de ser vaiada no estádio, como aconteceu no Mané Garrincha, na Copa das Confederações. Vestiu-se de verde para a amarelada não dar na vista. Ela deverá comparecer ao Itaquerão nesta quinta-feira, mas caladinha, quebrando a tradição recente do evento, que contou com declarações de presidentes e primeiros-ministros nas últimas duas décadas. Dilma preferiu mentir longe do público, que bem ou mal sabe que as obras atrasaram, que praticamente nenhum dos estádios foi entregue conforme o prometido, que a transparência nos gastos é falsa, que a Lei de Licitações foi jogada no lixo, que a maioria das obras de mobilidade ficou no papel. [No dia seguinte ao discurso, ainda teve o cinismo de inaugurar um metrô incompleto em Salvador, que está em obra há 14 anos!]
A seleção brasileira nada tem a ver com isso. O PT não é o Brasil. A Copa não é do PT, apesar de todos os desvios. Torça quem é de torcer. Seque quem é de secar. Não dê a mínima quem é de não dar a mínima. Mas que todos se unam em coro contra a presidente amarelona.
No ritmo de “Vamos virar, Mengo“,  antes ou depois dos tradicionais gritos de guerra mais apimentados, um pouco de deboche:
Canta, Itaquerão!
ÔÔÔÔÔÔ
A DILMA AMA-RE-LOU
A DILMA AMA-RE-LOU
A DILMA AMA-RE-LOU… ÔÔÔÔÔÔ (x 1000)
E termina com a vaia: uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhhhhhhh!
 Até a Jennifer Lopez vem se apresentar. Dilma, não. AMARELOU. Fez o discurso na TV para não correr o risco de ser vaiada no estádio, como aconteceu no Mané Garrincha, na Copa das Confederações. Vestiu-se de verde para a amarelada não dar na vista. Ela deverá comparecer ao Itaquerão nesta quinta-feira, mas caladinha, quebrando a tradição recente do evento, que contou com declarações de presidentes e primeiros-ministros nas últimas duas décadas. Dilma preferiu mentir longe do público, que bem ou mal sabe que as obras atrasaram, que praticamente nenhum dos estádios foi entregue conforme o prometido, que a transparência nos gastos é falsa, que a Lei de Licitações foi jogada no lixo, que a maioria das obras de mobilidade ficou no papel. [No dia seguinte ao discurso, ainda teve o cinismo de inaugurar um metrô incompleto em Salvador, que está em obra há 14 anos!]
A seleção brasileira nada tem a ver com isso. O PT não é o Brasil. A Copa não é do PT, apesar de todos os desvios. Torça quem é de torcer. Seque quem é de secar. Não dê a mínima quem é de não dar a mínima. Mas que todos se unam em coro contra a presidente amarelona.
No ritmo de “Vamos virar, Mengo“, antes ou depois dos tradicionais gritos de guerra mais apimentados, um pouco de deboche:
Canta, Itaquerão!
ÔÔÔÔÔÔ
A DILMA AMA-RE-LOU
A DILMA AMA-RE-LOU
A DILMA AMA-RE-LOU… ÔÔÔÔÔÔ (x 1000)
E termina com a vaia: uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuhhhhhhh!
Outros vídeos inspiradores:
Lula se chama de idiota (sobre a Copa)
Lula se chama de imbecil e ignorante (sobre Bolsa-Família)
II.
Lula leao manso
Como é mansa essa oposição…
Quando é que a oposição política e intelectual brasileira vai parar de dizer que o PT ou os petistas “não entendem” isso e aquilo?
“Lula não entende a democracia”, diz um monte de colunistas liberais e conservadores; Dilma “não entendeu a mensagem das ruas”, diz a nota do PSDB sobre o pronunciamento da presidente. É evidente que eles entendem o que é democracia. É evidente que eles entendem a mensagem das ruas. Eles simplesmente desprezam, ignoram, falsificam, deturpam, distorcem a seu favor, não dão a mínima para qualquer uma das duas e outras tantas coisas, porque só o que lhes interessa é se perpetuar no poder.
Tratar mentirosos profissionais como incompetentes ou, pior ainda, como pessoas que não captaram determinados sentidos – mas que doravante, como se subentende, podem refletir melhor a respeito – é um sintoma incontestável de cumplicidade, palermice, frouxidão e sede de derrota. O Brasil é um país tão doente culturalmente que desmoralizar adversários é algo que passa longe da moral – mesmo quando esses adversários são verdadeiros assassinos de reputações. Quer-se desmoralizá-los apenas com uma linguagem argumentativa técnica, acadêmica, na verdade NERD, empacotada na boa e velha polidez suicida dos amadores.
Será tão difícil assim entender que demonstrar a imoralidade (criminosa) de alguém é mais eficaz do que apontar o seu despreparo? Despreparo, no Brasil petista, é mérito! Ou você mostra que essa gente não presta, ou vai sempre morrer na praia dela.
III.
Em entrevista a uma rádio, Aécio Neves disse: “Hoje o governo federal é criminosamente omisso em relação à segurança pública.”
É pouco. Um governo parceiro das Farc no Foro de São Paulo na verdade não se omite, e sim fomenta, na prática, a criminalidade. Mas ok. Ao menos Aécio usou a palavra “criminosamente”. Já é alguma coisa.
IV.
Às 20h de terça-feira, iluminaram o Cristo Redentor de azul e branco, as cores da Argentina, ao mesmo tempo que o país vizinho iluminava o seu Obelisco de verde e amarelo, com o objetivo de mostrar para o mundo o clima de paz da América do Sul. Fui olhar o Cristo na hora e ele estava completamente encoberto pelas nuvens. Será que Deus é brasileiro e impediu o Filho de passar vergonha?
obelisco_buenosaires_reu_95
cristo_azul_afp_95
V.
Pobre Nelson Rodrigues.
Depois de morto, ainda tem de receber telefonemas de Arnaldo Jabor.
Felipe Moura Brasil - http://www.veja.com/felipemourabrasil

The Doors - Touch Me (Live)