quinta-feira 01 2013

Melhores filmes para ver no campus


Saga Harry Potter

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

Vida de estudante não é - e nem deve ser - só estudar, estudar e estudar. Há momentos em que é preciso relaxar, seja curtindo uma boa balada, seja assistindo a um bom filme. Aqui, selecionamos alguns clássicos da sétima arte que têm tudo a ver com o momento em que os universitários vivem. Confira a seguir uma série de filmes que falam sobre juventude, rebeldia, ambiente escolar, amizades, estudos e relacionamentos e divirta-se!
Harry Potter
A série sobre os jovens bruxinhos conquistou plateias de todo o mundo e é uma das sagas mais rentáveis do cinema.

Entre os muros da escola (2008)

Vencedor da Palma de Ouro, o documentário 'Entre os muros da escola' explora o interior das salas de aula parisienses.

Superbad - É hoje (2007)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

Comédia estúpida sobre dois nerds desesperados para perder a virgindade.

Donnie Darko (2001)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

O ator Jake Gyllenhaal, ainda no começo da carreira, estrela no papel de um adolescente em crise existencial.

A versão de Browning (1951)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

Drama sobre os últimos dias de trabalho de um professor.

Legalmente loira (2001)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

A inteligente comédia traz a ainda estreante atriz Reese Witherspoon como uma loira patricinha que vai para a Universidade de Direito de Harvard.

Gênio indomável (1997)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

Matt Damon tem a chance de interpretar um papel inovador: um servente que é um gênio.

High School Musical (2006)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

A franquia da Disney se tornou uma sensação musical por todo o mundo.

Napoleon Dynamite: Um Novo Herói (2004)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

A comédia fala sobre um grupo de universitários nerds que se veem em um beco sem saída quando ficam de ressaca.

American Pie (1999)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

A comédia 'sem-vergonha' é definida como um dos mais divertidos gêneros dos filmes adolescentes.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

O enternecedor drama traz Robin Williams como um inspirador professor de Inglês.

A ponta de um crime (2005)

O filme de gênero policial conta a história de uma investigação em uma escola de Ensino Médio norte-americana.

Grease (1978)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

O icônico musical que desponta os atores John Travolta e Olivia Newton-John conta a história de um casal apaixonado da década de 1950, nos Estados Unidos.

Curtindo a vida adoidado (1986)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

Matthew Broderick vive o papel do estudante espertalhão Ferris Bueller neste irreverente clássico do diretor John Hughes, lançado nos anos 1980.

Os gênios da pelota (1932)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

Os Irmãos Marx estrelam esta acelerada paródia sobre a vida universitária.

Clube dos Cinco (1985)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

O diretor John Hughes traz o clássico sobre a ligação entre cinco diferentes estudantes do Ensino Médio.

Atração Mortal (1989)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

A comédia de terror satiriza as tradicionais panelinhas formadas pelos alunos do Ensino Médio. Winona Ryder e Christian Slater estrelam o filme.

Clube dos Cafajestes (1978)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

A história do clássico estudante anarquista John Landis é considerada uma das melhores comédias sobre as fraternidades estudantis.

Picardias estudantis (1982)

Saga Harry Potter (© © Photos 12 / Alamy)

O ator Sean Penn, ainda no começo da carreira, estrela uma das melhores comédias já feitas sobre o ambiente escolar.

Acabe com o estresse em 12 passos


Faça massagens regularmente

Faça massagens regularmente (© Getty Images)

Você acha impossível relaxar um pouco? Parece que todo o peso do mundo está nos seus ombros? Problemas escolares e de dinheiro estão comprometendo suas noites de sono?
Se você respondeu afirmativamente para essas perguntas ou se você apenas se sente um pouco estressado, você precisa aprender a relaxar. Confira a seguir dicas simples para ficar em harmonia com corpo e mente e terminar o ano mais tranquilo.
Faça massagens regularmente
Não pense que fazer massagem é um luxo ou algo que você deve usfruir uma ou duas vezes por ano. Fazer massagens regularmente é algo inacredavelmente benéfico; ela relaxa seus músculos, melhora a circulação sanguínea e melhora seu sistema imunológico.

Desligue seu celular

Celulares foram criados com uma única finalidade: incomodar as pessoas. Portanto, desligue o seu celular, sente-se e relaxe um pouco.

Faça massagens regularmente (© Getty Images)

Ouça música clássica
É provável que você não goste, mas uma pesquisa feita pela Universidade de Case Western Reserve em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, provou que escutar música clássica ajuda as pessoas a se acalmarem e relaxarem. Experimente isso antes de dormir.

Leia um bom livro
Você já se perguntou por que os consultórios médicos são infestados de revistas? Pesquisas mostram que uma boa leitura faz muito bem à saúde. Especialistas da área da saúde e médicos costumam prescrever livros para pacientes com altos níveis de ansiedade. Nós recomendamos que você leia algo divertido e não relacionado ao trabalho.

Faça ioga
Existe algo para o qual a ioga não faça bem? Além dos inúmeros benefícios que ela traz para a mente, a ioga também ajuda as pessoas a dormirem melhor e reduzirem as taxas de estresse.

Faça massagens regularmente (© Getty Images)

Tomar uma boa xícara de chá
Misture ervas com baixo teor de cafeína com sabores suaves, como camomila e cereja, e veja os benefícios para a sua saúde.

Faça massagens regularmente (© Getty Images)

Comece a comer direito
Nunca subestime o impacto da dieta na sua sáude e no seu bem-estar. Se você está constantemente irritado, as chances são grandes disso ser resultado de uma má alimentação. Corte a cafeína, o álcool e comidas gordurosas do seu cardápio.

Faça massagens regularmente (© Getty Images)

Comece a se exercitar
Comer certo é importante para a saúde, mas praticar exercícios regularmente reduzirá ainda mais seus níveis de ansiedade. Muitos estudos mostram que os exercícios contribuem para o bem-estar do cérebro e da vida sexual.

Respire corretamente
Se você sempre está arquejando ou tem a respiração muito curta, faça uma pausa de 20 minutos todos os dias para prestar atenção no modo como você respira e para meditar. Feche seus olhos e foque na sua respiração.

Pratique boxe
Talvez isso seja surpresa pra você, mas praticar boxe é uma ótima maneira de diminuir seus níveis de estresse. Dissipar sua agressividade na prática esportiva fará com que você fique mais calmo para enfrentar as situações do dia-a-dia.

Faça massagens regularmente (© Getty Images)

Adote um animal de estimação
Os animais produzem um efeito especial nos seres humanos, tanto que cada vez mais hospitais e médicos têm utilizado os bichinos no tratamento de seus pacientes. Talvez seu apartamento não comporte um bichinho, mas é certo que ele reduzirá seus níveis de estresse. Se você não tiver tempo nem espaço para ter um cão ou um gato, tente um hamster ou um peixe e veja como você se sentirá.

Entre em contato com a natureza
Largar um pouco dos livros e fugir da cidade mesmo que apenas por um dia e interagir com a natureza te ajudará a limpar a mente.

Dicas para impressionar em suas planilhas de Excel


Aprenda a mexer na ferramenta e seja valorizado na empresa


Excel at Excel: Tips to make your spreadsheet impress
Se você manda bem no Microsoft Excel 2010, você provavelmente será valorizado em sua empresa. Diversos setores e indústrias usam estas planilhas de forma combinada para analisar as suas próprias operações e tomar decisões estratégicas.
Qualquer trabalho que envolva contas, orçamentos, cobranças e vendas para serem reportadas ou planejadas, irá requerer habilidade média para avançada no Excel. Aqui separamos algumas dicas úteis para você começar:

Descobrindo fórmulas e formatação
Domine fórmulas e formatação e você já terá meio caminho andado na estrada para se tornar um mestre em Excel 2010. Para formatar os números, selecione os parâmetros que você queira mudar, selecione a seção Home, no Grupo de Números clique na Caixa de Diálogo, ao lado de Números (ou pressione CTRL+1) e selecione o formato desejado na Lista de Categorias.
Por exemplo, se você está trabalhando com câmbio, você pode escolher entre Reais, Libras, Dólares, Euros, etc. Você ainda pode decidir quantas casas decimais são mostradas e quantos números negativos aparecerão. Para criar uma fórmula, digite um símbolo de igual (=), seguido de uma combinação de números e operações – exemplo: 3+7.
Você também pode selecionar fileiras e colunas e inserir uma operação para somar, subtrair, dividir ou multiplicar tudo, é só apertar Enter para completar a fórmula. Se você quiser fazer isto de outro jeito, use a ferramenta de AutoSum e o Excel irá fazer toda a aritmética para você.

Filtre e separe seus dados
Para identificar padrões e tendências em uma planilha de Excel você precisará aprender a mexer nas ferramentas Filter e Sort.
Para filtrar os seus dados, primeiro selecione quais dados serão analisados e depois, na tad Data, no grupo Sort & Filter, clique em Filter. Agora clique na seta da coluna para mostrar as diversas opções de filtro disponíveis, decidindo quais valores você quer que sejam aplicados sob os dados selecionados. Aperte OK para ver o resultado filtrado.
Para organizar os dados rapidamente, escolha uma seleção de fileiras e colunas, selecione uma seção da coluna que você queria arranjar e clique para o programa organizar os dados em ordem ascendente / descendente (A a Z, número menor para número maior, e vice versa).
Você também poderá usar a caixa de diálogo Sort para separar dados por Valor, Cor da Seção, Cor da Fonte ou Ícone da Seção. Planilhas de Excel também podem ser filtradas e organizadas automaticamente com a ferramenta AutoFilter.

Salve suas planilhas no SkyDrive
Você pode acessar as suas planilhas online, usando o Microsoft Excel 2010 e uma conta no Windows Live. Suba conjuntos de planilhas em uma pasta do seu SkyDrive, que conta com 25 GB de espaço virtual grátis para você monitorar os seus documentos onde quer que você esteja. Usuários de Windows Phone também poderão usar o Microsoft Excel Mobile para rapidamente atualizar, organizar e filtrar planilhas em qualquer lugar.
Dica:
O Microsoft Excel 2010 chega ao seu computador com uma variedade de funções e formatos já pré-instalados, e outros conteúdos podem ser baixados no site http://Office.com.br. Se você realmente quiser impressionar o seu chefe, você ainda pode construir os seus próprios layouts.

Veja quais são as habilidades em computação que os chefes amam


Aprenda como impressionar a chefia na frente do PC


Habilidades em computação que os chefes amam
A maioria das empresas espera que os candidatos às vagas de emprego tenham pelo menos um nível básico em computação. Outras exigem que eles tenham habilidades intermediárias ou até mesmo avançadas no Office. Certifique-se que suas habilidades em computação causem boa impressão seguindo essas dicas:
Windows 7 – atalhos para o sucesso
Embora você use o Windows há muito tempo, aprender truques novos podem te ajudar em durante uma seleção de emprego. A última versão do Windows inclui várias ferramentas que deixarão seu trabalho mais rápido e esperto. Dominando a tecla Windows, por exemplo, você estará apto a trocar de tela mais facilmente. Aqui vão seis atalhos que podem te ajudar a começar:
Tecla Windows + Seta para cima = maximizar a tela
Tecla Windows + Seta para baixo = minimizar ou voltar ao normal quando a tela estiver maximizada
Tecla Windows + Seta para esquerda = mover a janela para o lato esquerdo
Tecla Windows + Seta para a direita = mover a janela para o lado direito
Tecla Windows + Espaço = ver a tela inicial sem minimizar nenhuma janela
Tecla Windows + F = abrir a janela de pesquisa do Windows
Dica de ouro: você já percebeu que pode destacar seus programas favoritos em qualquer lugar da barra de tarefas ou do menu inicial para um acesso mais prático?
Office 2010 – colaboração torna as coisas mais fáceis
A última versão do Microsoft Word tem muitas ferramentas colaborativas e de acesso remoto. Isso significa que você pode fazer mudanças em arquivos do trabalho mesmo não estando fisicamente no escritório.
No Power Point, Word, Excel e OneNote, vá para a seleção de arquivos e escolha a opção ‘Salvar e Mandar’ seguida de ‘Salvar para Web’. Você poderá salvar seu arquivo do Office para o SkyDrive usando a conta do Windows Live.
Outlook 2010 – recursos do e-mail
Mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Microsoft Outlook, por isso é grande a chance de você ser uma delas quando começar a trabalhar. O Outlook 2010 tem numerosos e inteligentes recursos para você organizar seus e-mails, suas pesquisas e a interação social.
Para criar um novo e-mail basta pressionar o comando Ctrl + Shift + M. O comando Ctrl + Shift + Q te permite criar uma nova solicitação de reunião de qualquer pasta do Outlook. Coloque em prática algumas dessas dicas e você parecerá o mais experiente dos candidatos.  
Internet Explorer 9 & integração do Windows 7
Muitas funções profissionais envolvem o uso da Internet para realizar pesquisas e construir apresentações. O Internet Explorer 9 oferece muitas ferramentas para deixar mais fácil a sua busca por arquivos e imagens na internet. Com apenas um clique você acessa seus sites favoritos diretamente da barra de tarefas. Como o Internet Explorer 9 está totalmente integrado ao Windows 7, é interessante gastar alguns minutinhos aprendendo sobre os recursos que você tem juntando os dois.

Pearl Jam - Yellow Ledbetter



Dá para fazer cursinho e colégio ao mesmo tempo

Perfil do aluno

Perfil do aluno (© Dreamstime)

Acompanhar um cursinho ainda no terceiro ano do colegial nem sempre é garantia de sucesso nos vestibulares mais concorridos. Os benefícios que essa estratégia pode trazer dependem do perfil do aluno. “Não dá para generalizar”, afirma Áurea Bazzi, coordenadora pedagógica do Ensino Médio, no Colégio Albert Sabin, de São Paulo.

Organização e determinação

Perfil do aluno (© Dreamstime)

Para conseguir acompanhar o cursinho e o colegial, não tem jeito: é preciso muita organização e determinação.
Aproveite bastante as aulas dos dois lugares. Afinal, o que você está estudando no colegial também cai no vestibular. À noite, faça exercícios. “Tem que ver o que é prioridade. Faça o melhor que puder. Faça o principal, sem estresse”, aconselha Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Curso e Colégio Objetivo.
Nos fins de semana, uma dica é usar o domingo só para descanso. Mas tire o atraso das tarefas no sábado.

Desempenho escolar

Perfil do aluno (© Dreamstime)

Antes de tomar essa decisão, pense em como costuma ser seu desempenho escolar. Afinal, você ainda vai ter que passar de ano e se formar.
Se você normalmente já encontra dificuldades em acompanhar a escola, fazer cursinho pode atrapalhar. Já um aluno que costuma ser organizado e tirar boas notas pode aproveitar melhor o cursinho no terceiro ano.
A vantagem de fazer o semiextensivo – a partir de agosto – é que você pode se dedicar mais à escola no começo do ano e garantir boas notas. Já o extensivo – o ano inteiro – tem a vantagem de apresentar as matérias mais lentamente.

Cansaço


Perfil do aluno (© Dreamstime)

Levar cursinho e colegial ao mesmo tempo pode gerar muito cansaço, principalmente no final do ano – justamente quando acontecem as provas. “Há vários fatores que levam à exaustão, como o transporte e a locomoção”, afirma a coordenadora pedagógica do Colégio Albert Sabin.
O bom sono é essencial nessa situação. Durma sempre as horas necessárias para se recuperar. “O indivíduo cansado não produz. Se cansou, pare. Senão no dia seguinte você não aproveita aula nenhuma”, diz Vera.

Perfil da escola

Perfil do aluno (© Dreamstime)

Sua escola dá bom suporte para o vestibular? “O cursinho é para aquele que fez um Ensino Médio insuficiente para conseguir vagas em universidades de ponta”, indica Áurea.
Alunos que estudam em escolas com uma grade ruim, que exploram mal o conteúdo e têm professores sem força acadêmica, podem se beneficiar do cursinho para passar no vestibular.
Se o seu Ensino Médio foi feito com cuidado e a escola é forte em vestibulares de ponta, fazer cursinho pode ser pecar por excesso.

Professores

Perfil do aluno (© Dreamstime)

Ter a mesma matéria com diferentes professores pode ajudar a entender melhor um conteúdo. Mas saiba que é muito difícil você ter o mesmo conteúdo na escola e no cursinho ao mesmo tempo.
Um professor do cursinho costuma ter uma didática mais voltada ao vestibular, o que pode fazer as aulas parecerem mais interessantes e estimulantes. Já o professor da escola tem um papel de educador que o do cursinho não tem.

Simulados


Perfil do aluno (© Dreamstime)

Uma das vantagens dos cursinhos é oferecer muitos simulados. Com eles, você aprende algo fundamental: lidar com o tempo. “Você vê como está, compara com as outras pessoas. E tem que melhorar no próximo. Se errou uma questão, tire dúvidas”, afirma Vera.
Segundo Áurea, no entanto, muitos deles oferecem alguns simulados para não alunos. Por isso, você pode ficar atento às datas das provas e fazer somente elas.

Ambiente

Perfil do aluno (© Dreamstime)

Se você tem aulas em um cursinho, está mudando de ambiente. Principalmente considerando cursinhos em que as aulas têm uma dinâmica bastante diferente da utilizada nos colégios tradicionais.
No entanto, isso nem sempre é vantajoso. “A pressão psicológica é muito grande. Os alunos que fazem cursinho estão em outro estágio. Muitos já estão fazendo pela segunda vez”, afirma Áurea.

Revisão em casa

Perfil do aluno (© Dreamstime)

Se a sua escola não oferece aulas de revisão para o vestibular, veja se não vale a pena estudar sozinho em casa. Afinal, organização é necessária, seja estudando no cursinho ou por conta própria. “Estudar sozinho também é muito importante. Você ganha autonomia e supera barreiras”, afirma Áurea.
Já Vera acredita que o professor pode ajudar. “A revisão feita por um professor é melhor. Ele já tem prática. Vai orientando e isso gasta menos tempo. Sozinho, em casa, vai ser difícil”, diz.
Áurea recomenda que o aluno que estuda em casa procure orientação dos professores sobre o que e como praticar, e tire dúvidas depois.

Entrar direto

Perfil do aluno (© Dreamstime)

É claro que entrar direto é o sonho de todos, mas avalie se você realmente tem essa necessidade. “Quantos alunos de determinada carreira entraram direto? Em Medicina, dá para contar nos dedos”, afirma Vera.
É comum não entrar direto em uma universidade de ponta. Por isso, não se desanime se não conseguir.




Alto nível de açúcar no sangue pode duplicar risco de câncer colorretal

Câncer

A pesquisa contraria a crença de que a obesidade é um fator de risco para o câncer por aumentar os níveis de insulina no sangue

Mulher faz exame de diabetes
Aparelho mede níveis de glicose no sangue: pesquisa relaciona substância com risco de câncer colorretal (Jeffrey Hamilton/Getty Images)
Altos níveis de açúcar no sangue estão associados ao aumento do risco de câncer colorretal, sugere um estudo feito na Faculdade de Medicina Albert Einstein, da Universidade Yeshiva, nos Estados Unidos. O estudo analisou cerca de 5.000 mulheres que haviam passado pela menopausa e foi divulgado no periódico British Journal of Cancer.
O estudo selecionou 5.000 mulheres inscritas no Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) e mediu os níveis de açúcar e de insulina em seu sangue durante 12 anos. Ao final desse período, 81 mulheres desenvolveram câncer colorretal.
Os pesquisadores observaram mulheres com maiores níveis de glicose no sangue tiveram cerca de duas vezes mais chances de desenvolver câncer colorretal do que aquelas com os menores níveis da substância. Entretanto, nenhuma associação foi observada entre níveis de insulina o risco da doença.
Os resultados de pesquisa contrariam o que muitos pesquisadores acreditavam, ou seja, que a obesidade, conhecido fator de risco para a doença, estava relacionada com o câncer pois aumentava a insulina no sangue. O estudo sugere que os motivos para a obesidade acarretar o problema podem ser diferentes, como o fato de aumentar os níveis de glicose no sangue, ou então outro fator não conhecido.
"O próximo desafio é encontrar o mecanismo pelo qual os níveis de glicose no sangue cronicamente elevados podem levar ao câncer colorretal", disse Geoffrey Kabat, epidemiologista da Universidade Yeshiva e principal autor do artigo. "É possível que níveis elevados de glicose estejam ligados ao aumento de inflamações que estimulam o crescimento de pólipos intestinais, que são lesões no revestimento interno do intestino, algumas das quais mais tarde podem se transformar em câncer".
Brasil – Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer colorretal é o terceiro mais comum entre homens e mulheres. Em 2007, a doença matou 11.322 pessoas no país e a previsão é que sejam registrados, em 2012, 30.140 novos casos do câncer.

‘Bafômetro’ pode ajudar no diagnóstico de câncer colorretal

Diagnóstico

Estudo italiano identificou os compostos presentes no hálito de pessoas com a doença e encontrou uma forma de diferenciá-las de indivíduos saudáveis

Célula cancerígena
Imagem mostra uma célula cancerígena: Esse tipo de célula produz substâncias diferentes das de células saudáveis, o que torna possível o diagnóstico da doença por meio da análise do hálito (Thinkstock)
Pesquisadores italianos conseguiram diagnosticar o câncer colorretal a partir da análise do hálito de um paciente com uma precisão de 76%. Em um novo estudo, desenvolvido na Universidade Aldo Moro de Bari, na Itália, esses especialistas identificaram um padrão presente no ar exalado de pessoas com a doença, o que torna possível distinguir esses indivíduos de outros saudáveis a partir da respiração. O trabalho foi publicado nesta quarta-feira no periódicoBritish Journal of Surgery.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Exhaled volatile organic compounds identify patients with colorectal cancer

Onde foi divulgada: periódico British Journal of Surgery

Quem fez: Donato Altmore e equipe

Instituição: Universidade Aldo Moro de Bari, Itália

Dados de amostragem: 37 pacientes com câncer colorretal e 41 pessoas saudáveis

Resultado: A partir de um padrão de compostos presentes no hálito de pessoas com câncer colorretal, é possível diagnosticar a doença com uma precisão de 76%
De acordo com os autores do estudo, células cancerígenas possuem um metabolismo distinto das saudáveis e, portanto, produzem diferentes substâncias — algumas delas possíveis de ser detectadas por meio do ar exalado pelos pacientes. Essas substâncias capazes de se vaporizar e entrar em contato com a atmosfera são os compostos orgânicos voláteis (COVs). O que os pesquisadores italianos fizeram foi identificar quais são os COVs ligados ao câncer colorretal — uma técnica que, segundo eles, está servindo como base de uma série de pesquisas sobre diagnóstico de outros tipos de câncer.
Para isso, a equipe, coordenada por Donato Altmore, pesquisador do Departamento de Emergência e Transplantes de Órgãos da Universidade Aldo Moro de Bari, coletou e analisou o ar exalado de 37 pacientes com câncer colorretal e de outras 41 pessoas saudáveis. Os autores, então, identificaram um padrão de compostos químicos que estavam presentes no hálito dos participantes com a doença — como se fosse uma ‘impressão digital’ do hálito dessas pessoas. Depois, os pesquisadores aplicaram esses dados na análise do hálito de outras 25 pessoas e conseguiram fornecer o diagnóstico correto de câncer colorretal a 19 delas — uma precisão de 76%.


“A técnica que analisa amostras de respiração é muito simples e não invasiva, embora o método ainda esteja em fase de desenvolvimento. Nossos resultados fornecem ferramentas para que outras pesquisas tornem a análise do hálito uma ferramenta de diagnóstico”, diz Altmore.

Cientistas desenvolvem exame de sangue capaz de detectar câncer colorretal

Diagnóstico

Atualmente, a doença - um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil - é diagnosticada principalmente por colonoscopia. Estudo inicial mostrou que o novo teste detecta o câncer com 87% de precisão

Diagnóstico precoce: A partir de exame de sangue, cientistas sul-coreanos procuram alteração em determinado gene para detectar a doença de forma não invasiva
Diagnóstico precoce: A partir de exame de sangue, cientistas sul-coreanos procuram alteração em determinado gene para detectar a doença de forma não invasiva (Thinkstock)
Pesquisadores desenvolveram um método não invasivo capaz de detectar o câncer colorretal com 87% de precisão tanto em estágios iniciais quanto mais avançados da doença. A abordagem consiste em detectar se há uma alteração no gene SDC2 a partir da análise de amostras do sangue dos paciente. O estudo que avaliou o teste também mostrou que ele detecta com 95% de precisão quais são os indivíduos livres desse tipo de câncer. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira no periódico The Journal of Molecular Diagnostics.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Genome-Wide Identification and Validation of a Novel Methylation Biomarker, SDC2, for Blood-Based Detection of Colorectal Cancer

Onde foi divulgada: periódico The Journal of Molecular Diagnostics.

Quem fez: TaeJeong Oh, Nayoung Kim, Youngho Moon, Myung Soon Kim, Benjamin D. Hoehn, Chan Hee Park, Tae Soo Kim, Nam Kyu Kim, Hyun Cheol Chung e Sungwhan An

Instituição: Genomictree Inc., Coreia do Sul

Dados de amostragem: 143 pessoas com câncer colorretal e outros 125 indivíduos livres da doença

Resultado: Um exame de sangue que detecta determinada alteração química no gene SDC2 pode ajudar a determinar quais pacientes apresentam câncer colorretal e quais não tem a doença com 87% e 95% de precisão, respectivamente.
O câncer colorretal abrange tumores que atingem um segmento do intestino grosso, o cólon, e o reto. Diagnosticar precocemente a doença é essencial para reduzir o risco de metástase e aumentar as chances de sobrevivência e cura do paciente. Atualmente, a principal forma de detecção desse câncer é a colonoscopia, mas o procedimento é invasivo, desconfortável e, por isso, muitos pacientes preferem não ser submetidos a ele. Daí a importância de serem encontradas formas eficazes de diagnosticar a doença por métodos menos invasivos.
Um grupo de cientistas da empresa sul-coreana Genomictree realizou uma análise do DNA de 12 pacientes com câncer colorretal a partir de amostras de tecido dos tumores de cada um. Os pesquisadores, então, identificaram um grupo de genes que apresentou alterações no DNA de todos esses indivíduos. Entre esses genes estava o SDC2, que codifica determinada proteína conhecida por estar envolvida no processo de proliferação e migração de células cancerígenas.
Nessa fase da pesquisa, os autores observaram que alterações químicas conhecidas como metilações, que podem ser introduzidas e retiradas sem alterar a sequência genética original, no gene SDC2 pareciam estar associadas ao câncer colorretal.
Validação — Os autores do estudo, então, testaram o gene SDC2 como um marcador biológico (substância medidas para detectar alguma doença ou desequilíbrio no organismo) para o câncer colorretal em outros 131 pacientes com essa doença e em um grupo de controle, formado por 125 pessoas livres da condição.
Segundo Sungwhan An, CEO da Genomictree e coordenador a pesquisa, o teste que detecta metilação no gene SDC2 pode ser utilizado como alternativa à colonoscopia, ou então como um procedimento complementar a ela. O pesquisador acredita que o método também possa ser útil para monitorar a progressão do câncer colorretal, assim como os resultados do tratamento.
Esses resultados fazem parte da primeira fase dos testes clínicos do exame – ao todo, são necessárias três etapas para validar um método diagnóstico. De acordo com Sungwhan An, os próximos estudos devem explorar se o SDC2 é um marcador biológico restrito ao câncer colorretal ou então se poderia ajudar a diagnosticar outros tipos de câncer.


Prevalência — Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), houve cerca de 30.000 novos casos de câncer colorretal no Brasil em 2012 e foram registradas 13.344 mortes pela doença no mesmo ano. Em 2012, essa doença foi o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres.

Saiba como se prevenir do câncer no intestino


Câncer no intestino tem alto índice de cura quando detectado precocemente. Saiba identificar os sintomas e aprenda qual alimentação mais adequada para evitá-lo

O câncer de intestino é uma prova do avanço da medicina no tratamento dos tumores. Há apenas 20 anos, ele tinha baixo índice de cura, principalmente quando havia a metástase. Hoje, se detectado precocemente, até 90% dos pacientes são curados. E os efeitos colaterais do tratamento com radioterapia, bastante graves até bem pouco tempo atrás, foram atenuados. "Como todos os tipos de câncer, é preciso estar na frente da doença", diz o cirurgião Raul Cutait, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Cutait fez parte da equipe que tratou o vice-presidente José Alencar e atualmente integra a equipe que cuida da saúde da presidente Dilma Rousseff e do ator Reinaldo Gianecchini — ambos tiveram linfoma. Nos vídeos abaixo, ele explica qual é a alimentação ideal para evitar o desenvolvimento do câncer de intestino e como é feito o diagnóstico precoce da doença, essencial para aumentar as chances de cura.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/saiba-como-se-prevenir-do-cancer-no-intestino

Cientistas criam colonoscopia em 3D para prevenir câncer colorretal

Diagnóstico

Tecnologia, que ainda precisa ser testada em pacientes, permite um diagnóstico mais precoce de lesões no cólon que podem evoluir para um câncer

Celulas cancerigenas
Células cancerígenas: Cientistas do MIT desenvolvem novo exame para detectar de forma precoce lesões que podem levar ao câncer colorretal (Getty Images)
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia tridimensional de colonoscopia que pode facilitar a detecção precoce de lesões pré-cancerosas no cólon. Sabe-se que, quanto mais cedo essas lesões são diagnosticadas, menor é a taxa de mortalidade por câncer colorretal — doença que causa mais de 13.000 mortes por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A nova tecnologia ainda precisa ser testada em pacientes, mas ainda não há uma data para que a fase clínica da pesquisa comece a ser feita.
O câncer colorretal abrange tumores que atingem um segmento do intestino grosso, o cólon, e o reto. Diagnosticar precocemente a doença é essencial para reduzir o risco de metástase e aumentar as chances de sobrevivência e cura do paciente.
Hoje, a colonoscopia é a principal forma e detecção da doença. Segundo Nihcolas Durr, um dos autores do estudo do MIT, a colonoscopia tradicional já é capaz de detectar com facilidade lesões no cólon e no reto que podem provocar câncer. No entanto, a nova tecnologia, chamada colonoscopia estéreo fotométrica, captura imagens tridimensionais a partir da superfície do cólon e consegue encontrar lesões mais sutis que, mesmo menores, também podem evoluir para um tumor. A tecnologia foi descrita em um artigo publicado no periódico Journal of Biomedical Optics.


“O interessante sobre essa tecnologia para a colonoscopia é que ela fornece uma informação adicional para o diagnóstico, particularmente sobre a morfologia tridimensional da superfície do cólon”, diz Nimmi Ramanujam, professora da Universidade Duke, Estados Unidos.

CGU descobre irregularidades no Fundeb - 73% das prefeituras fraudaram processos de licitação

Brasil

73% das prefeituras fraudaram processos de licitação para a compra de serviços e materiais de uso na rede pública de ensino

Crianças no ponto de leitura da favela Caracol, complexo da Penha, no Rio de Janeiro
Educação puxa desempenho do país no IDHM para baixo (Eduardo Martino/Documentography)
Principal entrave para a melhoria do índice de desenvolvimento humano dos municípios (IDHM) no Brasil, a qualidade da educação tem sido afetada por desvios e malversação de recursos destinados pelo governo às escolas. Levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que 73% das prefeituras fiscalizadas em 2011 e 2012 fraudaram processos de licitação para a compra de serviços e materiais de uso na rede pública de ensino.
Os dados constam de relatório sobre a execução de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que transfere, anualmente, mais de R$ 100 bilhões para bancar salários de professores, compra de equipamentos e manutenção de atividades como a merenda e o transporte escolar.
Nos dois últimos anos, a CGU fez auditoria em 64 municípios que usaram dinheiro do fundo, selecionados por meio de sorteio. Em 46 deles, os auditores detectaram problemas nas licitações, como direcionamento, montagem e até simulação dos processos de competição.
O relatório indica que o porcentual de municípios flagrados em situação de irregularidade aumentou. Numa amostra de 120 prefeituras, fiscalizadas entre 2007 e 2009, 41% cometeram fraudes nas concorrências.
O órgão de controle do governo aponta vários outros problemas. Nos dois últimos anos, 70% dos municípios fizeram despesas incompatíveis com a finalidade do Fundeb. Em 25% dos casos, houve falhas na execução de contratos. É comum o uso do dinheiro sem qualquer controle ou prestação de contas: 32% sacaram dinheiro do fundo na boca do caixa.
Há situações em que a retirada dos recursos foi feita pelo gestor pouco antes da posse de um novo prefeito. O relatório também cita a contratação de empresas fantasmas para o transporte escolar.
O relatório foi apresentado nesta quarta-feira, um dia após a divulgação do IDHM. A CGU não informou a lista de prefeituras que cometeram irregularidades. Questionada, não respondeu a pedido de detalhamento.
Em 20 anos, o índice de desenvolvimento humano melhorou 47,8% nos municípios brasileiros. Mas o avanço poderia ser maior, caso o país tivesse resolvido gargalos na educação. Dos três componentes do indicador, que também considera saúde e renda, esse é o que puxa o desempenho dos municípios para baixo.
Segundo a CGU, a falta de fiscalização sobre recursos do Fundeb favorece as fraudes. Embora o órgão faça auditorias pontuais na educação, a lei que regulamenta o fundo não nomeia nenhum ente "supervisor" da execução das despesas em estados e municípios.
A lei prevê a criação de conselhos para exercer controle social sobre o uso dos recursos. Mas, segundo a CGU, três em cada dez não cumprem esse papel. "Faz-se necessário o aperfeiçoamento da legislação com vistas à definição de um órgão ou entidade federal que desempenhe essas funções", diz o relatório.
O Fundeb foi criado em 2006, em substituição ao extinto Fundef. O objetivo foi proporcionar a melhoria na qualidade do ensino, redistribuindo os recursos previstos na Constituição para a educação. Obrigatoriamente, 60% da verba tem de ser destinada à remuneração de professores. Nas fiscalizações de 2007 a 2009, a CGU constatou, por exemplo, que três em cada dez municípios descumpriam essa regra.

(Com Estadão Conteúdo)

Supremo marca julgamento de recursos do mensalão para o dia 14

Justiça

Ministros vão analisar pedidos apresentados pelos 25 réus condenados no processo; esta é a última etapa antes do cumprimento das penas

STF discute cassação de deputados condenados pelo mensalão, em 10/12/2012
STF discute cassação de deputados condenados pelo mensalão, em 10/12/2012 - Fellipe Sampaio/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, informou nesta quarta-feira aos demais ministros da Corte que o julgamento dos recursos apresentados pelos 25 condenados no processo do mensalão começará no próximo dia 14. 

Glossário

EMBARGO DECLARATÓRIO
Recurso utilizado para esclarecer omissões ou contradições da sentença. Pode corrigir trechos do veredicto do tribunal, mas não serve para reformular totalmente a decisão dos ministros
EMBARGO INFRINGENTE
Recurso exclusivo da defesa quando existem quatro votos contrários à condenação e que permite a possibilidade de um novo julgamento do réu.  Apenas os trechos que constam dos embargos podem ter seus efeitos reapreciados; o restante da sentença condenatória segue intacta
Ao retomar o julgamento do mensalão, os ministros devem resolver, por partes, a série de questionamentos jurídicos apresentados pela defesa dos condenados. A tendência é que votem inicialmente sobre os chamados embargos de declaração. Esses embargos servem para esclarecer possíveis omissões e contradições da sentença, embora a maioria dos 25 condenados tenha utilizado o pedido com outros objetivos, como questionar a aplicação das penas ou pedir a destituição do relator da ação penal, no caso o próprio Joaquim Babosa. As omissões, se existirem, serão sanadas pelo plenário, o que poderá, por exemplo, equalizar as multas aplicadas aos réus condenados e tornar explícito qual será o regime inicial de cumprimento das penas.
Depois de julgar os embargos declaratórios, os ministros debaterão em plenário se é possível ou não que os condenados apresentem embargos infringentes. A Lei 8.038, de 1990, que determina procedimentos no STF e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), autoriza esse tipo de recurso apenas em tribunais de segunda instância - e não nas altas Cortes de Brasília. Se forem aceitos, esses recursos permitirão que o STF promova um novo julgamento dos réus que obtiveram pelo menos quatro votos pela absolvição.
Novos ministros – Com a Corte completa, o STF ouvirá pela primeira vez os ministros Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, que não participaram do julgamento do mensalão até agora. As opiniões dos dois magistrados são a principal esperança dos mensaleiros condenados.

Em junho, durante sua sabatina no Senado, Luís Roberto Barroso afirmou que o julgamento do mensalão foi um "ponto fora da curva" na tradição garantista da Corte. Para ele, o tribunal agiu com mais rigor do que a média ao condenar 25 réus. “O mensalão foi, por muitas razões, um ponto fora da curva, mas não correspondeu a um endurecimento geral do Supremo", afirmou. Ele disse ter chegado a essa conclusão depois de analisar a jurisprudência da Corte em decisões penais. Na ocasião, Barroso afirmou que iria estudar os pontos do processo sobre os quais terá de se posicionar na análise dos embargos.
Zavascki considera que "o cometimento de crimes, ainda que por mais de três pessoas, não significa que tenha sido mediante formação de quadrilha". A posição do magistrado poderia beneficiar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e livrá-lo de cumprir a pena de dez anos e dez meses em regime fechado. Zavascki também avalia que a decisão pela perda do mandato de deputados condenados cabe ao Congresso Nacional e não é uma consequência imediata da condenação criminal. “O trânsito em julgado da condenação acarreta a suspensão dos direitos políticos, mas não extingue, necessariamente, o mandato eletivo”, disse ele, em artigo publicado em 1994.

RPM ao Vivo 2002 - Show Completo BRASIL



Fuvest divulga manual do candidato ao vestibular 2014

Ensino superior

São oferecidas 11.157 vagas. Inscrições começam em 23 de agosto

Concurso Público
Inscrições para a Fuvest devem ser feitas entre 23 de agosto e 9 de setembro (Thinstock)
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), divulgou nesta quinta-feira o manual do candidato ao vestibular 2014. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas entre os dias 23 de agosto e 9 de setembro, exclusivamente pelo site da instituição. São oferecidas 11.057 vagas na USP e 100 vagas na FCMSCSP.

A taxa da prova custa 130 reais e os pedidos de isenção ou redução do valor devem ser solicitados até o próximo dia 10, também pela página virtual da Fuvest. Para serem dispensados do pagamento, os candidatos devem comprovar renda familiar de no máximo 998 reais por pessoa. Aqueles que possuem renda per capita de até 1.920 reais podem requerer o abatimento de 50% do valor (65 reais).
Neste ano, a USP abre dois novos cursos: bacharelado em ciências biomédicas na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com 25 vagas, e engenharia da computação na Escola Politécnica do campus USP Leste, com 50 vagas.
Provas – A primeira fase da Fuvest está marcada para o dia 18 de novembro, a partir das 13 horas. Com 90 questões de múltipla escolha e cinco horas de duração, a prova versará sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Questões interdisciplinares também costumam fazer parte do exame. 
A lista dos convocados para a 2ª fase do vestibular e os locais de exame serão divulgados no dia 16 de dezembro. A segunda etapa do processo seletivo está agendada para os dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2014 e compreenderá três provas de caráter analítico-expositivo. A primeira chamada acontecerá no dia 1º de fevereiro. 

The Doors - Touch Me (Live)