terça-feira 08 2012

Roberto Freire se revolta com "notícia" e vira piada na web

Política

Deputado reproduziu no Twitter notícia de site de humor que dizia que Dilma Rousseff havia mandado escrever "Lula seja louvado" nas notas de Real

Cida Alves
Os sites de notícias falsas que tiram sarro de temas de política e economia há muito deixaram de ser novidade na internet brasileira, mas sempre aparece alguém que não percebe a brincadeira e faz a alegria das redes sociais. Na tarde desta segunda-feira, a “vítima” foi o deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do PPS.
Em seu perfil no Twitter, o deputado replicou uma notícia do site de humor G17 que dizia que a presidente Dilma Rousseff teria mandado o Banco Central imprimir notas de dinheiro substituindo o dizer “Deus seja louvado” por “Lula seja louvado”. “Isso é uma ignomínia”, comentou o parlamentar, revoltado.
Reprodução/Twitter
Twitter de Roberto Freire reproduzindo notícia falsa





As piadas começaram a jorrar instantaneamente na rede social e o nome do deputado foi parar nos Trend Topics (TT) como um dos temas mais comentados no microblog, juntamente com a hashtag #LulasejaLouvado. Tudo foi motivo de gozação: do vocabulário rebuscado ao fato de Freire ter acreditado na notícia. “Roberto Freire, você foi o visitante 1.000.000. Clique aqui e receba o prêmio!”, brincou um usuário do Twitter, referindo-se a outro trote muito comum na rede.
Até o começo da noite, Roberto Freire seguia nos TT e respondia aos comentários sobre a postagem infeliz, que acabaram enveredando para uma discussão política, com o parlamentar reclamando da “agressividade” dos interlocutores. O deputado justificou a gafe dizendo que "em tempos de lulodilmismo tudo pode ser verdade".

Comer muito rápido aumenta risco de diabetes tipo 2 em até 2,5 vezes

Hábitos alimentares

Segundo estudo, o hábito também está relacionado a um maior IMC e menor nível de escolaridade

Comer rápido demais aumenta chances obesidade e também de diabetes tipo 2 Comer rápido demais aumenta chances obesidade e também de diabetes tipo 2 (Getty Images)
Comer rápido pode aumentar em até 2,5 vezes o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2, segundo pesquisa apresentada nesta segunda-feira no Congresso Internacional de Endocrinologia, em Florença, Itália. A velocidade com que uma pessoa ingere os alimentos já foi associada a outros problemas de saúde, como a obesidade, mas essa é a primeira vez  que esse fator aparece diretamente relacionado ao desenvolvimento de uma doença.

Saiba mais

DIABETES TIPO 2
Enquanto a diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, na do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. É causada por uma mistura de fatores genéticos e pelo estilo de vida: 80% a 90% das pessoas que têm o tipo 2 da diabetes são obesas.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Lituânia de Ciências da Saúde compararam 234 pessoas que haviam sido diagnosticadas recentemente com diabetes tipo 2 com outros 468 indivíduos que não tinham a doença. Todos os participantes responderam a um questionário sobre fatores de risco para diabetes, hábitos alimentares e peso e medidas do corpo. A velocidade com que eles comiam também foi avaliada, e classificada em lenta, normal ou rápida.
Após ajustarem os resultados para outros fatores relacionados à diabetes, como histórico familiar, atividade física e tabagismo, os autores concluíram que aqueles que comiam mais rapidamente apresentaram 2,5 vezes mais chance terem diabetes tipo 2 do que as pessoas que demoravam mais para se alimentar. Os pesquisadores também entenderam que o hábito de comer mais rápido está associado a um maior índice de massa corporal (IMC) e a um menor nível de escolaridade.
“A prevalência de diabetes tipo 2 está aumentando globalmente e pode se tornar uma pandemia mundial. A doença parece envolver uma interação entre fatores genéticos e ambientais. É importante identificar quais são os fatores de risco modificáveis”, diz Lina Radzeviciene, uma das autoras do estudo. De acordo com a pesquisadora, sua equipe pretende realizar mais estudos que ajudem a compreender como outros hábitos alimentares e estilo de vida contribuem para a diabetes.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/comer-muito-rapido-aumenta-risco-de-diabetes-tipo-2-em-ate-2-5-vezes 

CPI ouve delegado a portas fechadas

Congresso

Comissão que investiga atuação do contraventor Carlinhos Cachoeira ouve a portas fechadas o responsável pela Operação Vegas, da Polícia Federal

Gabriel Castro
Sessão da CPI do Cachoeira Sessão da CPI do Cachoeira (André Borges/Folhapress)
A CPI do Cachoeira decidiu tornar sigiloso o depoimento do delegado Raul Alexandre Souza, responsável pela operação Vegas da Polícia Federal (PF). Os integrantes da comissão aprovaram, por 17 votos a 11, um requerimento que restringe a sessão a parlamentares e funcionários. A decisão vale também para a próxima sessão, que ouvirá outro delegado e dois procuradores da Polícia Federal. Logo após a votação, pouco depois das 15h30, teve início o depoimento de Raul Alexandre - o primeiro da CPI.
O debate sobre o sigilo da reunião foi intenso. "Ele poderá falar sobre o que já foi investigado Não vejo porque estarmos numa sessão secreta com o delegado", disse o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). Mas ampla a maioria optou pelo segredo." O que o delegado disser pode colocar em risco a investigação", afirmou Pedro Taques (PDT-MT). O requerimento que pedia o sigilo da sessão foi apresentado pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e pelo deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF).
Com a decisão desta terça-feira, o primeiro depoimento aberto da comissão será o do contraventor Carlinhos Cachoeira, marcado para 15 de maio. Embora seja obrigado a comparecer, ele tem o direito de ficar calado. E essa é uma possibilidade real: a defesa de Cachoeira alega que ele ainda não teve acesso à íntegra das investigações.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cpi-ouve-delegado-a-portas-fechadas 

Bigode chinês


Thinkstock
                                             
Meu nome é Christiana e tenho 41 anos. Estou incomodada com meu “bigode chinês”, que cada dia fica mais profundo. Não quero fazer tratamento invasivo, eu detestaria ficar com aparência artificial. Cremes preenchedores suavizam essas rugas?
Bigode chinês é o apelido do par de rugas que vão dos cantos do nariz até os cantos dos lábios. Aparece depois dos 30 anos, por uma mistura de tendência genética, ação da gravidade e repetição de expressões faciais.
Cremes preenchedores se propõem a suavizar rugas de expressão, como é o bigode chinês. A ideia é tentadora, por ser mais cômoda do que a outra alternativa, invasiva, o preenchimento com ácido hialurônico.
Um creme preenchedor costuma incluir ingredientes como retinol, que estimula a formação de colágeno da pele, e ácido hialurônico fragmentado, hidratante de penetração profunda na pele. Outros ingredientes ativos também podem integrar o creme, sempre com o objetivo de hidratar e recuperar a qualidade do colágeno da pele.
Entretanto um creme preenchedor de rugas tem pouco efeito para suavizar rugas. Seu uso é válido para deixar a pele viçosa e hidratada e, dependendo de avaliação médica, para complementar um tratamento de preenchimento, invasivo porém mais efetivo.
Compreendo seu receio em se submeter a um tratamento estético como o preenchimento. Ninguém quer ficar com aparência artificial, ou mesmo deixar nítido que houve um procedimento estético no rosto. Mas, quando bem realizado, o preenchimento suaviza muito as rugas, sem alterar a naturalidade ou as expressões faciais.
Por Lucia Mandel
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/beleza/bigode-chines/ 

Fraxel – rejuvenescimento a laser



O efeito rejuvenescedor dos tratamentos a laser é fascinante. Eles renovam a pele, melhoram a textura, suavizam rugas, removem manchas. Apesar dessa tecnologia ser relativamente recente, ela já evoluiu muito e hoje existem vários tipos de laseres disponíveis. A vantagem é poder escolher o mais indicado para o seu caso.
Nessa coluna vou falar sobre o Fraxel, um dos laseres mais modernos, extremamente eficiente no poder de recuperação da pele envelhecida. Para você entender o diferencial desse aparelho, aí vai uma breve explicação sobre laseres rejuvenescedores. Antes do Fraxel, os laseres eram divididos em dois grupos básicos: os que machucam muito a pele e os que machucam pouco. Todos eles com a característica de atingir inteiramente a superfície da pele tratada: toda a pele do rosto, do pescoço ou das mãos (característica diferente do Fraxel, como você vai perceber mais adiante).
Na hora de escolher o tratamento, médico e paciente decidiam entre uma agressão mais profunda ou mais suave.
No tratamento mais agressivo, a vantagem é o resultado extremamente eficiente com apenas uma sessão. Há notável suavização das rugas, até das mais profundas; melhora das rugas ao redor dos olhos e lábios; melhora de manchas; retração da pele, num efeito parecido ao de um lifting suave. Em grande parte, o efeito rejuvenescedor desse tratamento vem do estímulo à proliferação do colágeno. Mas esse tratamento é sofrido, pois as camadas mais superficiais da pele são removidas. A pele fica muito machucada e bem avermelhada por pelo menos duas semanas. O tratamento dói, requer curativos e reclusão por um período que pode chegar a um mês. Na correria da vida moderna, para a maioria das pessoas, isso é impraticável.
No tratamento mais suave, a camada mais externa da pele é poupada. As manchas são removidas e estimula-se o colágeno sem deixar a pele ferida. O tratamento é excelente e provoca muito menos lágrimas. São necessárias algumas sessões para o resultado final, que no entanto não vai ser tão bom quanto o do tratamento agressivo.
E finalmente chegamos ao Fraxel, um intermediário entre os dois tipos de tratamento já citados. Ele surgiu de uma descoberta interessante: fazendo uma agressão potente, mas que atinge pontos microscópicos da pele, espalhados pela área de tratamento, o resultado final é muito bom. Para compreender o que significa atingir a pele em pontos isolados, pense em um cano jorrando água. Isso é o laser "comum". Agora, visualize um chuveiro. Isso é o Fraxel. Ele atinge nossa pele em milhares de pontinhos microscópicos, muito mais finos que um fio de cabelo, mas agressivos. Cada pontinho de agressão penetra profundamente da pele, criando colunas de pele tratada entremeadas a áreas de pele sã. O médico seleciona a profundidade da penetração na pele e a densidade da agressão.
Observou-se que a agressão salteada da pele faz com que o corpo, através de um mecanismo de cicatrização e reparo de feridas, produza colágeno. Com isso, a pele por inteira fica mais firme e rugas são apagadas. A agressão salteada também elimina células envelhecidas. Manchas de idade melhoram e a pele rejuvenesce, fica mais macia, mais uniforme e mais tensa. O tratamento também suaviza cicatrizes de acne. Isso tudo com a vantagem de uma recuperação rápida. O Fraxel pode ser aplicado em qualquer local da nossa pele, como rosto, pescoço, colo, braços ou mãos.
Para um bom resultado são necessárias de três a cinco sessões, com intervalos de duas a quatro semanas. Há sensação de queimação por poucas horas, a pele fica inchada por um dia, e avermelhada por menos de uma semana. Nada parecido com o sofrimento causado pelos laseres mais agressivos. E, comparando com os mais suaves, o resultado em relação à suavização das rugas e firmeza da pele é melhor.
Por Lucia Mandel
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/arquivo/fraxel-rejuvenescimento-a-laser/ 

Pele mais jovem com laser CO2 fracionado


Thinkstock
Sua pele não pode ser jovem para sempre. Mas por um bom tempo a mais, pode sim. Um ótimo aliado na recuperação da vitalidade e juventude da pele é o laser CO2 fracionado. Ele aumenta a firmeza, suaviza rugas e remove manchas.
Como funciona?
O laser atinge a pele em colunas bem próximas umas das outras, aquecendo e eliminando as células atingidas. A pele fica cheia de pontos microscópicos sem células superficiais, as células antigas, que serão substituídas por células novas. E entre esses pontos, surgem áreas da pele intocadas pelo laser, que também sofrem aquecimento. O aquecimento ativa o colágeno, que prolifera, se remodela e fica mais firme.
O tratamento
Serve para eliminar manchas e rugas leves e suavizar rugas profundas, podendo ser aplicado em qualquer área da pele. Você pode escolher entre tratamento intenso, com grande densidade de pontos atingidos pelo laser, ou tratamento mais suave. Os resultados estéticos aparecem logo após a recuperação e a pele continua a melhorar por meses, porque a remodelação do colágeno leva de quatro a seis meses para se completar.
Além do tratamento rejuvenescedor, o laser CO2 consegue atenuar cicatrizes de acne. E também é útil no tratamento de estrias.
Dependendo do aparelho utilizado no tratamento, da potência selecionada pelo médico e da indicação são necessárias de uma a quatro sessões de tratamento. A exposição ao sol deve ser evitada por 2 semanas após cada sessão de tratamento.
Recuperação
A recuperação da pele varia de acordo com a potência usada no tratamento. No tratamento suave, o tempo de recuperação é menor. No tratamento agressivo a recuperação leva mais tempo, de até duas semanas, mas a melhora da pele é maior.

Por Lucia Mandel
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tratamento/pele-mais-jovem-com-laser-co2-fracionado/ 

Dormir com cães e gatos pode causar problemas de saúde

Dormir com cães e gatos pode trazer doenças
Tratar um bichinho de estimação como membro da família é mais comum do que muitos imaginam. Casais que optam por não ter filhos - ou decidem postergar a chegada deles - ou ainda as pessoas que decidem morar sozinhas, acabam adquirindo um cão ou um gatinho para fazer companhia.
Publicidade
Eles realmente são uma graça, mas precisam ter um espaço próprio, principalmente na hora de dormir. Quem divide a cama com um animal de estimação muitas vezes desconhece o risco que corre. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, os animais domésticos podem transmitir mais de 100 doenças para os humanos. Dos donos entrevistados, 56% deixam os cachorros dormirem na cama. Já os donos de gatos que tomam essa atitude somam 62%.
A pesquisa revela ainda que os cães podem transmitir verminoses, enquanto quem fica em contato muito próximo com gatos pode contrair uma doença causada pela bactéria Bartonella, que pode danificar o fígado e os rins. Em casos raros, os animais de estimação também podem transmitir ainda a super bactéria MRSA, resistente a alguns tipos de antibióticos.

A infectologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Viviane Maria de Carvalho Hessel Dias, cita outras doenças. "Os animais de estimação podem transmitir diferentes tipos de micoses. E os donos de felinos podem ainda contrair a doença da arranhadura do gato. É uma bactéria que entra no nosso corpo por meio do corte feito pelas unhas do animal e pode causar febre e gânglios nas axilas. Para se livrar do problema, só por meio de antibióticos", explica.
Os gatos podem transmitir também a toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma gondi. "A pessoa contrai a doença ao entrar em contato com as fezes do animal contaminado, seja na hora de limpar ou quando passa as mãos no gato, esquece de lavá-las e as coloca na boca", conta. "A doença pode causar febre e gânglios no pescoço".
Maria Alenita de Oliveira, pneumologista do Hospital Beneficência Portuguesa, lembra que gatos e cachorros podem ser hospedeiros de doenças graves, como leptospirose. "O animal pode pisar em locais contaminados e passar a enfermidade para o dono. O mesmo acontece com as doenças transmitidas por mosquitos. Eles infectam os bichinhos de estimação e estes se encarregam de espalhá-las por meio de mordidas e arranhões", alerta. Outras doenças citadas pela médica são a raiva e a escabiose, conhecida como sarna.
Quem já apresenta sintomas de rinite e alergia pode ter o problema agravado ao ter contato com gatos e cachorros. E o mais curioso: o que gera o problema não é o pelo do bichinho. "Na verdade, o que causa a alergia é a descamação da pele dos animais. E não adianta retirar o animal de casa achando que a alergia vai cessar na mesma hora. As escamas do animal permanecem na casa por pelo menos três meses", explica Dra. Maria
Tanto a infectologista quanto a pneumologista garantem que todos os seres humanos estão sujeitos a contrair essas doenças. O que vai definir a gravidade é o grau de imunidade de cada um. "As crianças e os idosos acabam sendo mais vulneráveis por ficarem mais próximas aos animais", comentas as especialistas.
Ter um bichinho de estimação é muito bom. Porém, é preciso saber dosar o contato com eles. "Alguns cuidados precisam ser tomados. Mantenha o animal vacinado e leve-o ao veterinário com freqüência", orienta Dra. Viviane. E a Dra. Maria completa: "Não permita que os animais entrem no local onde você dorme. Para evitar que eles se tornem hospedeiros de doenças, não permita que ele fique andando pela rua. E se quiser reduzir o risco de alergias, dê banhos frequentes para retirar as escamações da pele", completa. 

http://vilamulher.terra.com.br/dormir-com-caes-e-gatos-pode-causar-problemas-de-saude-11-1-69-319.html

Cães e gatos pode causar problemas de saúde


Pesquisa norte-americana revela que o contato muito próximo com os pets pode levar a problemas nos rins e fígado, além de doenças intestinais


Dormir com cães e gatos pode trazer problemas de saúde para os seres humanos - Reprodução/ Daily MailDormir com cães e gatos pode trazer problemas de saúde para os seres humanos
Crédito: Reprodução/ Daily Mail
Os animais de estimação vêm sendo tratados cada vez mais como membros da família, o que inclui, inclusive, o acesso ilimitado às dependências da casa. Prova disso foi um estudo recente que aponta que 56% dos donos de animais permitem que seus pets durmam com eles na cama. Apesar de parecer inofensiva a atitude pode ser mais perigosa do que se imaginava.
Segundo um novo estudo realizado pela Universidade da Califórnia, deitar na companhia dos pets pode levar a problemas graves nos rins e fígado, além de infecções intestinais, verminoses e até mesmo peste bubônica, em casos extremos.
De acordo com o site do jornal Daily Mail das 250 doenças transmitidas de animais para seres humanos, mais de 100 delas surgem do contato com bichos domésticos. O estudo revelou ainda que doenças graves, como o mal de chagas, por exemplo, têm mais chances de surgir em famílias que permitem a presença de cães e gatos em cima da cama.
Lambidas, arranhões e mordidas de pets doentes também podem infectar os donos - Reprodução/ Daily MailLambidas, arranhões e mordidas de pets doentes também podem infectar os donos
Crédito: Reprodução/ Daily Mail
Infecções bacterianas severas causadas por arranhões e lambidas de felinos e cães infectados com a bactéria Bartonella henselae também apresentam maior risco de aparecer. Outro problema encontrado pelos estudiosos foram as verminoses causadas em donos que beijam seus pets.
A pesquisa foi realizada com famílias nos Estados Unidos, França, Reino Unido e Holanda e foi publicada pelo jornal do Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano. Segundo o professor de medicina veterinária, Bruno Chomel, que chefiou o estudo, entre as mulheres, 25% delas admitiram que dormem com seus pets, enquanto 16% dos homens admitiram o mesmo. Os cães de pequeno e médio porte também levam vantagem em 41% dos casos, enquanto um em cada três cães de grande porte dorme na cama com seus donos.
Larry Kornegay, presidente da Associação Veterinária Americana explica que o estudo serve para alertar os donos quanto aos riscos e também incentivar a prevenção. Uma das dicas dadas pelo especialista é lavar as mãos logo após brincar com os animais. Visitar o veterinário para check-ups semestrais também é importante, finalizou.
http://vilamulher.terra.com.br/dormir-com-caes-e-gatos-pode-causar-problemas-de-saude-11-1-69-319.html

Dormir com animal de estimação pode trazer doenças


Dormir com animal de estimação pode trazer doenças, (pode)não quer dizer necessarimente que estar junto de seu animal poderá lhe acarretar doenças. Mas vale não beijar ou deixar ser beijados por eles.

Um artigo escrito por médicos da Universidade da California e do Departamento de Saúde Pública da California mostra os riscos que as pessoas se expõem ao dormir ou beijar seu animal de estimação. De acordo com o estudo, até 62% das pessoas que possuem cães ou gatos permitem que o animal durma na mesma cama. Isso aumenta o risco de algumas patologias como raiva, doença de Chagas, ancilostomíase e criptosporidíase.
Nos EUA, 60% dos lares têm animais de estimação. Segundo o American Pet Products Association, quase metade dos cães dormem nas camas de seus donos. O maior índice é de animais de pequeno porte – 62% dos donos de cachorros pequenos dormem com o animal. No entanto, até cães maiores dividem o espaço com seus donos, 32% das pessoas que tem animais maiores admitiram dormir com o animal.
Veja alguns casos relatados pelos médicos:
- Um homem diabético, de 48 anos, e sua mulher, tinham infecções recorrentes de MRSA (sigla em inglês para Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina – se lê Mersa). Cultura feita em amostras das narinas do cão da família mostrou que o animal tinha exatamente o mesmo tipo de bactéria que seus donos. O casal relatou que o animal dormia com freqüência na cama e também lambia seus rostos rotineiramente.
- Um paciente de 60 anos de idade com eczema crônico morreu de choque séptico, insuficiência renal e coagulação intravascular causada por C. canimorsus. O eczema de suas pernas era a entrada mais provável do seu organismo porque o seu cão costuma lamber seus pés.
- Dois casos de meningite em recém-nascidos foram associados a animais de estimação. Em um dos casos, o gato de estimação roubou a chupeta do bebê e usava como brinquedo e outro foi relacionado ao cachorro da casa que, por várias vezes, lambia o rosto do bebê.
- Um caso de meningite em uma dona de casa de 60 anos, no Reino Unido, foi associado ao hábito dela beijar, regularmente, o cachorro da família.
A recomendação dos médicos é que crianças pequenas, ou pessoas imunodeprimidas, não partilhem a cama com seus animais nem dêem beijos regularmente nos bichos.
http://www.sono.com.br/dormir-com-animal-de-estimacao-pode-trazer-doencas.html 

Sono - Jovens estão dormindo cada vez menos

 

Reciclagem noturna
O ato de dormir não é apenas uma pausa para descanso do corpo e da mente. Em todas as fases da vida, nosso organismo trabalha para valer nesse período:

Infância É durante o sono que o organismo produz alguns hormônios. Entre eles, o mais importante é o do crescimento (growth hormone), o GH, secretado no primeiro terço da noite tanto nas crianças quanto nos adultos. O GH é essencial para o crescimento dos ossos e músculos. Então, a antiga lenda que a criança cresce enquanto dorme já é um fato comprovado. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, dos Estados Unidos, constataram por meio de sensores que os ossos de carneiros recém-nascidos, medidos a cada 167 segundos, por cerca de três semanas, cresceram pelo menos 90% no período de descanso dos animais. Os especialistas acreditam que o mesmo acontece com as crianças e adolescentes. As conclusões do trabalho foram publicadas no Journal of Pediatric Orthopedics.

O problema é que nem os bebês escapam da falta de sono. “Aos seis meses, pode ocorrer a insônia do lactente. Sua origem é puramente emocional. Devido ao estresse e à insegurança dos adultos, o bebê também se sente inseguro e desprotegido ao adormecer”, explica o neurologista infantil Rubens Wajnsztejn, professor da Faculdade de Medicina do ABC.
Na idade pré escolar, além do crescimento, o sono ajuda na fixação dos conceitos aprendidos durante o dia. “Noites mal dormidas resultam em um aprendizado de má qualidade”, ressalta o neurologista infantil. Nessa fase, a insônia também tem origem emocional. “O mais comum é o medo do escuro”, conta o médico Rubens Wajnsztejn
Adolescência
Até os 20 anos, o organismo aproveita 100% dos hormônios do crescimento, porque o corpo ainda está se desenvolvendo. Após essa idade, o aproveitamento destes hormônios é de apenas 10%. Daí, a necessidade de um sono regular. Isso para não dizer que as funções cognitivas, como raciocínio e memória, por exemplo, também ficam comprometidas se, por acaso, o adolescente não dormir o que precisa à noite. “O sono dos jovens é muito bagunçado. Eles começam a adquirir péssimos hábitos, como dormir de madrugada. Para compensar, acabam dormindo à tarde, o que atrapalha o sono noturno”, alerta o médico Rubens.

Um dos conselhos para melhorar a qualidade do sono na adolescência é tentar manter horários regulares para dormir e acordar. Assim, fica mais fácil para o relógio biológico saber em que hora seu ‘dono’ deve dormir – e manter-se regulado.

Idade adulta
Para agüentar o dia-a-dia, só uma boa noite de sono para recarregar as baterias e manter a saúde física e mental. Dormir bem auxilia nas funções cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico (quem não dorme direito está mais sujeito a resfriados e gripes, por exemplo) e ajuda a manter o peso. Estudos comprovam que dormindo o necessário, um adulto pode perder até 700g por noite. Por outro lado, com a falta de sono, os reflexos ficam prejudicados. Por exemplo: um motorista que dirige sem ter dormido tem a mesma perda de reflexo daquele que guia embriagado. A concentração, a atenção e a memória também ficam comprometidas.

No idoso
Com o envelhecimento, ocorrem diversas alterações na estrutura do sono. Seus ciclos tornam-se mais curtos e o idoso acorda mais durante à noite. Assim, o tempo de sono noturno torna-se menor. Para compensar, ele cochila durante o dia. A redução da visão e da audição, o isolamento social e a diminuição da percepção de estímulos externos e um menor tempo de exposição à luz natural também contribuem para que o idoso durma menos e mais cedo, acordando de madrugada. Em geral, dormem cerca de cinco a seis horas por noite. No entanto, essa não é uma regra. Segundo estudos, idosos que se mantêm ocupados durante o dia, em atividades físicas e sociais, dormem à noite tão bem quanto qualquer adulto jovem. Portanto, manter-se ativo durante o dia é fundamental para uma boa noite de sono. Mitos e verdades sobre o sono

Independente da idade, todos devem dormir, pelo menos, oito horas por dia.

Mito. Cada fase da vida requer uma quantidade de sono. Os recém-nascidos dormem de 10 a 18 horas por dia, enquanto as crianças de até cinco anos, de 10 a 12 horas. Já os adolescentes precisam dormir em média 10 horas e os adultos de sete a nove horas.
O idoso, em geral, tem pouca necessidade de dormir.
Em termos.
Os mais velhos realmente dormem menos, por vários fatores já citados. O que muda, porém, são os ciclos que ficam mais curtos, além dos hábitos. Inativo, o idoso dorme e acorda mais cedo e tira vários cochilos durante o dia. Ou seja, a quantidade de sono pode ser a mesma, mas o processo se dá em doses ‘homeopáticas”.
Mudança de horário de verão ou jet lag em viagens atrapalham a qualidade do sono.
Para muitas pessoas sim.
Isso porque todos temos um ciclo circadiano, ou relógio interno, que regula as funções do organismo como comer e dormir. Daí, qualquer mudança nos horários a que estamos acostumados podem atrapalhar o sono temporariamente.

Dormir 12 horas seguidas no final de semana é coisa de preguiçoso.
Mentira.
Em geral, isso acontece porque o indivíduo dormiu pouco durante a semana e o organismo precisa acertar as contas no sábado e domingo. Esse processo, conhecido como "efeito sanfona", não faz bem. O ideal é
que as horas dormidas sejam mais ou menos as mesmas todos os dias para que haja equilíbrio.
Adolescente dorme muito
Verdade.
Os jovens precisam dormir mais para liberar o hormônio do
crescimento. Após os 25/30 anos, a necessidade de sono diminui.

O cansaço é que faz a gente dormir.

Mentira. Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados
Unidos, colocou indivíduos na cama durante uma semana, o dia inteiro. Eles
ópodiam ler e assistir televisão. Até para ir ao banheiro eram levados em
cadeiras de rodas, como forma de impedi-los de realizar qualquer esforço. Sem cansaço, os voluntários dormiram da mesma forma que dormiam antes da experiência. Conclusão dos pesquisadores: não dormimos porque estamos cansados, mas pela falta de luz solar, uma vez que o cérebro tem estruturas que fazem o ajuste do claro/escuro.
Quem come demais à noite tem dificuldades em dormir.
Verdade.
Ao dormir, o sistema digestivo praticamente pára. Por isso,
íceis de serem digeridos, como gorduras ou proteínas da
carne, dão trabalho dobrado ao organismo para serem metabolizados, o que dificulta o processo da vinda do sono.

Dormir ajuda a acabar com crises de enxaqueca.
Verdade. Além de "proteger" o cérebro de estímulos irritantes como luz e
som, o ato de dormir assim que apareçam os primeiros sinais de enxaqueca pode servir de analgésico. Por razões ainda não muito esclarecidas, o sono parece ajudar alguns pacientes a acabar com o ataque de dor de cabeça, antes mesmo dele acontecer.
Teste

Você dorme bem?

1) Quanto tempo você leva para adormecer depois de apagar a luz e fechar os olhos?
a) Até 30 minutos
b) Até 60 minutos
c) Mais de 60 minutos 
 
2) Quantas vezes você acorda por noite ?
 a) Nenhuma ou uma vez
b) Duas ou três vezes
c) Mais de três vezes 
 
3) Se você acordar no meio da noite, quanto tempo leva para voltar a dormir?
 a) Até 15 minutos
b) Até 30 minutos
c) Mais de 30 minutos 
 
4) Já lhe disseram que você ronca?
a) Nunca
b) Algumas vezes
c) Sempre 
 
5) Já lhe disseram que seu sono é agitado, inquieto (fala, geme, movimenta-se)?
 a) Nunca
b) Algumas vezes
c) Sempre
 
6) Após uma noite inteira de sono, como é seu dia?
a) Passa o dia todo disposto
b) Sente cansaço em situações monótonas
c) Sente cansaço o dia todo 
 
7) Quantas vezes você levanta por noite para urinar?

a) Nenhuma
b) Uma ou duas vezes
c) Três vezes ou mais 
 
8) Quantas horas você dorme por noite na maioria dos dias da semana?
a) Sete horas e meia ou mais
b) De cinco a sete horas e meia
c) Menos de cinco horas 
Resultados
Se a maioria das suas respostas foi A . . .
Noites tranqüilas
De verdade, a qualidade do seu sono é invejável. Ao que tudo indica, você não tem nenhum problema seja físico ou emocional capaz de tirar o seu sono. Por isso, aproveite e continue dormindo feito um anjo. Seu corpo, mente e humor agradecem.
Se a maioria de suas respostas foi B . . .
Fique atento
Você ainda não está na categoria dos insones de carteirinha. Porém, talvez fosse interessante prestar atenção em alguns sinais como, cansaço, irritação, sonolência fora de hora, por exemplo. Se eles estão mais freqüentes, talvez fosse interessante você procurar um médico que possa avaliar a qualidade do seu sono, antes que sua insônia, de passageira, se torne crônica.

Se a maioria de suas respostas foi C . . .
Um, dois, mil duzentos e quarenta e sete carneirinhos . . .
Ao que tudo indica você faz parte da triste estatística dos brasileiros que passam a noite revirando na cama sem conseguir dormir direito. Por isso, a melhor saída é procurar uma ajuda especializada. Só um profissional capacitado na área poderá descobrir a causa e orienta-lo para que volte a dormir tranqüilo. Enquanto isso, siga nossas orientações. Uma boa higiene do sono é capaz de operar maravilhas para suas noites insones. 
Fonte: site www.sono.com.br

Dormir pouco atrapalha produtividade, aprendizado e sexo

 
Fabio Reynol - Agência Fapes
Disfunção erétil, obesidade, diabetes, estresse e maior suscetibilidade para contrair doenças são alguns dos problemas que podem ser causados por distúrbios de sono.
Estudar os efeitos da privação de sono tem sido, desde 1995, o foco da pesquisa de Monica Andersen, professora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Integrante do Centro de Estudos do Sono/Instituto do Sono, Monica apresentou resultados de seu trabalho com animais durante a 25ª Reunião da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), realizada de 25 a 28 de agosto na cidade paulista de Águas de Lindoia.
Na ocasião, ela concedeu à Agência FAPESP a entrevista a seguir, na qual resume resultados do laboratório que coordena e de outras pesquisas voltadas aos problemas do sono.
De quantas horas de sono precisamos?
Monica Andersen - Não há uma resposta única. A média são oito horas diárias, mas uma pessoa pode ficar bem com quatro horas, enquanto outra precisará de dez. Chamamos os extremos de "pequenos dormidores" e "grandes dormidores". Agora, se me perguntar de quantas horas você precisa, temos que ver primeiro como você acorda.
Pela manhã, quais são os sinais de uma noite bem dormida?
Monica Andersen - Quem acorda abrindo a janela, de bom humor, dormiu a quantidade de que precisava. Quem acorda já cansado, com a sensação de que um caminhão passou por cima, ainda que tenha ficado na cama mais de nove horas, não teve um sono suficiente ou reparador.
A quantidade de sono por noite pode ser modificada ao longo do tempo?
Monica Andersen - Sim, essa mudança ocorre ao longo da vida. Ao nascer, costumamos dormir 16 horas por dia. No fim da vida, precisamos de poucas horas. O problema é que a sociedade está forçando essa redução, tentando se adaptar à falta de sono.
Estamos dormindo menos do que as gerações anteriores?
Monica Andersen - Nossa sociedade é cronicamente privada de sono. Há uma denominação nos Estados Unidos que é sintomática, da "sociedade 24 por 7", isto é, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Que não pára jamais. E isso traduz muito bem o que vivemos atualmente. Nós queremos a sociedade 24 por 7, principalmente nas grandes cidades.
Nós participamos dessa autoprivação de sono. Queremos fazer mais um curso, terminar mais um trabalho e tudo o mais que conseguirmos encaixar em nosso dia e quem paga por tudo isso é o sono. Por que simplesmente não vamos dormir e deixamos as tarefas para o dia seguinte? Isso é cada vez mais impensável.
Que problemas essa privação pode causar?
Monica Andersen - Um deles é o acúmulo de gordura em nosso corpo. A privação de sono aumenta o apetite por comidas calóricas, estimula o hormônio da fome (grelina) e reduz o hormônio da saciedade (leptina).
Pouco sono também afeta o desempenho no trabalho ou estudo e provoca pequenos deslizes que afetam nosso rendimento. Há algumas profissões em que deslizes são particularmente perigosos, como aquelas ligadas à segurança ou à saúde pública.
Não é paradoxal que justamente as profissões que envolvem grande responsabilidade e não podem ter tais deslizes sejam justamente aquelas que têm jornadas extenuantes, como médicos, policiais, pilotos de avião ou caminhoneiros?
Monica Andersen - De fato. Uma das consequências mais sérias da falta de sono atualmente é o aumento no número de acidentes. Em fevereiro de 2009, por exemplo, na cidade de Buffalo, nos Estados Unidos, a queda de um avião em uma área residencial matou 50 pessoas. A investigação concluiu que a causa mais provável do acidente foi a fadiga dos pilotos e os registros da jornada de trabalho realmente mostraram que eles haviam trabalhado horas excessivas.
Também nos Estados Unidos, houve outro caso em que um avião simplesmente passou do aeroporto de destino e isso só foi notado uma hora depois. A causa do erro foi que os dois pilotos haviam dormido. Na medicina é a mesma coisa, há estudos mostrando que, no fim de um plantão, o número de erros médicos é bem maior.
Essa situação tem piorado?
Monica Andersen - Isso está piorando porque a nossa sociedade está piorando. Muitos jovens, por exemplo, costumam inverter o ciclo circadiano [período sobre o qual se baseia o ciclo biológico do corpo, influenciado pela luz solar]. Eles vão para uma balada da 1 às 6 horas da manhã de sexta para sábado. Na noite seguinte, há uma balada ainda maior, até às 7 ou 8 horas do domingo. Ao voltar para casa, tomam café e vão dormir, para acordar no meio da tarde. De noite, eles não conseguem dormir e, na segunda-feira, começam uma nova semana às seis da manhã, para ir à escola ou ao trabalho. Eles iniciam a semana já privados de sono.
Que consequências essa rotina pode trazer?
Monica Andersen - Tenho muita preocupação com os jovens de hoje. É uma faixa etária que terá dificuldade de aprendizagem, porque o sono é fundamental ao aprendizado e à memória. Muitos acabam dormindo na escola ou nas universidades, em plena sala de aula. Esse é um problema muito importante.
É um problema que atinge outras faixas etárias?
Monica Andersen - Infelizmente, sim. Acima dos 30 anos está a faixa que chega em casa pensando em relaxar mas que resolve ligar o computador "só para checar os e-mails". Só que acaba se envolvendo em outras atividades on-line e ficando bastante tempo conectado. Muitos trabalham o dia inteiro em frente a um computador e passam as madrugadas em frente a outro, em casa, jogando ou batendo papo. Tem também a televisão, que antigamente tinha poucos canais e uma programação que terminava na madrugada. Hoje, são dezenas de canais, que funcionam sem parar.
Quais são os principais distúrbios de sono que essas rotinas causam?
Monica Andersen - Temos visto muita insônia em mulheres. Em São Paulo, cerca de um terço delas tem problemas para dormir adequadamente. Mas os homens também sofrem de insônia. E 32,9% da cidade de São Paulo tem a síndrome da apneia do sono, que pode levar à sonolência excessiva diurna.
O que caracteriza a apneia do sono?
Monica Andersen - São paradas respiratórias durante o sono. Essas paradas podem ocorrer até 80 vezes por hora, ou mais de uma vez por minuto. Com isso, o coração tem que bater muito mais forte para levar o oxigênio para o cérebro. Imagine a pressão arterial dessa pessoa, uma vez que isso ocorre todas as noites. A apneia do sono é mais prevalente em homens e, entre seus principais fatores de risco, está a obesidade.
A quantidade de sono também afeta a reprodução e o desempenho sexual?
Monica Andersen - Essa é a minha principal linha de pesquisa. O que observamos até agora em ratos é que uma privação de sono pontual provoca uma excitação sexual nos machos. Isso ocorre na privação de sono REM [sigla em inglês para "movimentos oculares rápidos"], quando ocorrem os sonhos. No entanto, apesar de apresentarem desejo, pois os ratos chegam a montar a fêmea, eles não conseguem fazer a penetração. Em outras palavras, eles têm desejo, mas não têm a função erétil adequada.
Isso pode ser extrapolado para seres humanos?
Monica Andersen - Em 2007, fizemos o Episono, um grande levantamento epidemiológico no qual foram analisados 1.042 voluntários refletindo uma amostra representativa da população da cidade de São Paulo. Foi nesse estudo que levantamos que cerca de um terço dos moradores da capital paulista sofrem de apneia do sono. Não estamos falando de gente que acha que tem a doença, são pessoas que foram diagnosticadas em laboratório de sono por médicos especialistas em sono com a síndrome. É um número enorme. Isso explica porque existem mais de 400 laboratórios de sono espalhados pelo Brasil e porque todos ficam lotados.
O estudo encontrou problemas sexuais nas pessoas com a síndrome da apneia do sono?
Monica Andersen - O questionário respondido durante o Episono revelou que 17% dos homens da cidade de São Paulo se queixaram de disfunção erétil. Na faixa etária entre 20 e 29 anos, 7% dos homens disseram ter o problema. Acima de 60 anos, a reclamação de disfunção erétil subiu para 60%. O levantamento mostrou que quem tinha menos sono REM tinha maior probabilidade de ter queixas de disfunção erétil. E os homens que acordavam muito durante a noite eram os que mais reclamavam do problema.
E quanto aos que dormiam bem?
Monica Andersen - Normalmente, os homens com bom padrão de sono não apresentaram queixa. Uma das conclusões é que quem dorme mal tem risco três vezes maior de apresentar disfunção erétil. Uma das causas é que a privação de sono reduz a testosterona, o hormônio sexual masculino. Praticar atividades físicas regularmente também se mostrou um fator protetor contra a disfunção erétil. Ou seja, para ter uma vida sexual normal é fundamental ter boas noites de sono e praticar atividade física.
Em mulheres essa relação também é encontrada?
Monica Andersen - Fizemos testes de privação de sono com ratas e observamos que, quando elas são privadas de sono REM em fases nas quais estão receptivas para o sexo, o desejo sexual aumenta muito. Por outro lado, quando a privação de sono REM foi imposta em fases nas quais a fêmea não estava disposta ao acasalamento, equivalentes à tensão pré-menstrual da mulher, a rejeição ao macho aumentou bastante. Registramos ratas agredindo os machos para evitar a relação.
Mas não dá para extrapolar para as mulheres comportamentos como esse, porque além do ciclo menstrual, a mulher também recebe influências de uma série de alterações psicológicas. Nessa linha, estou fazendo uma pesquisa com a ginecologista Helena Hachul, também da Unifesp, para averiguar se a privação de sono pode afetar a reprodução nas mulheres. Para isso, estamos investigando a relação entre qualidade de sono e gestação.
A falta de sono pode acelerar o envelhecimento?
Monica Andersen - Esse foi o resultado de uma pesquisa feita por Eve Van Cauter, da Universidade de Chicago, uma das maiores especialistas em sono no mundo. Ela mostrou que a privação de sono em uma idade jovem simula um quadro de envelhecimento precoce. Seria como se essas pessoas de repente tivessem 60 anos.
Há indícios de que a falta de sono pode provocar estresse oxidativo, alterações cardiovasculares, maior risco ao diabetes e outros problemas que veríamos em uma pessoa mais velha. Conheço uma mulher jovem, de 23 anos, que dorme muito pouco e tem um colesterol altíssimo, por volta de 300. Essa foi inclusive parte de um trabalho meu, de 2004, que mostrou, em ratos, que a privação de sono provoca o aumento do colesterol ruim, o LDL.
Qual é o papel do sono no sistema imunológico?
Monica Andersen - Há exemplos muito interessantes em relação a isso. Muitos idosos que tomam a vacina contra a gripe voltam ao médico doentes dizendo que a vacina "não pegou", isso pode estar relacionado ao fato de o sono deles não estar bem consolidado.
Um trabalho de 2003 na Alemanha acompanhou jovens que tomaram a vacina contra a hepatite e não dormiram na noite seguinte. Eles simplesmente não apresentaram anticorpos para a doença. Em uma segunda fase do mesmo estudo, outros jovens foram privados de sono antes de receber a vacina e eles também não formaram anticorpos.
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=dormir-pouco-atrapalha-produtividade-aprendizado-sexo&id=5707

"Em 20 anos, teremos a primeira geração de pais enterrando filhos", diz médico


Falta de atividade física levou a epidemia mundial de obesidade, que mobiliza COI e ONU
Denise Mirás, do R7
Victor Matsudo, ciências do esporteDivulgação
O ortopedista Victor Matsudo, especialista em ciências do esporte, diz que a preocupação com a obesidade, principalmente nas gerações mais jovens, já chegou ao Comitê Olímpico Internacional
Publicidade
Em 20 anos, teremos a primeira geração de pais enterrando filhos, diz Victor Matsudo, ortopedista e especialista em medicina do esporte, sobre o agravamento do problema de doenças que resultam da obesidade, espalhada por todo o planeta. E a preocupação alcançou o COI (Comitê Olímpico Internacional), que entre 25 e 28 de janeiro promoveu encontro de especialistas em sua sede de Lausanne, Suíça, para debater como o esporte pode se contrapor a essa epidemia. O médico brasileiro esteve lá e falou com exclusividade ao R7 sobre o tema. - As pessoas tinham ao menos ideia de atividade física, de prática esportiva. Brincavam, saíam de casa, sentiam o vento no rosto, o prazer com a liberação de endorfina [o “hormônio da felicidade”, que dá sensação de bem-estar]. A geração atual não sai de casa, não tem contato com a endorfina.
Os adolescentes de hoje são mais obesos, explica o médico, que há anos luta para que as pessoas façam alguma atividade física – a maneira de prevenir doenças crônicas e degenerativas como obesidade, hipertensão, diabetes e câncer.
- É uma geração que vai morrer mais jovem. Pela primeira vez vamos ver uma inversão dessa: pais enterrando filhos que não têm nenhuma atividade física, que não comem bem, que aos 30 anos têm doenças crônicas. Aliás, já estamos vendo isso, mas em futuro próximo vai ser pior – vai ser um massacre.
A obesidade infantil e juvenil está crescendo “uma enormidade” no planeta, diz Victor Matsudo.
- E não é só em países desenvolvidos. Essa é uma ideia falsa. Os países pobres estão engordando cada vez mais. O México é o primeiro nesse índice, nas Américas e o Brasil vai atrás, no mesmo ritmo. A obesidade é uma epidemia mundial.
Contra doenças, atividade física
É preciso intervir nessa tendência de pessoas ficando doentes e morrendo mais cedo, assinala o médico. E isso é possível com atividade física - meia hora diária, cinco dias por semana; ou uma hora diária, cinco dias por semana, no caso dos obesos (porque precisam emagrecer).
Victor Matsudo explica que, “se os índices continuarem no ritmo em que estão, em 2052 todo norte-americano será obeso – pior: em 2036, todo adolescente norte-americano será obeso”.
Isso significa que, em 2.000 anos de história, a população não havia chegado a isso – de pais enterrando filhos - que poderá ocorrer em apenas 40 anos, se as pessoas continuarem com o sedentarismo.
Victor Matsudo, que coordena o Agita São Paulo, criado em 1997, no Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), levou ao COI experiência do programa implantado no Estado de São Paulo.

- Já sabemos que 51% das doenças têm causa em comportamento. Três fatores - inatividade, má alimentação e cigarro - resultam em quatro doenças - obesidade, hipertensão, diabetes e câncer. As pessoas, portanto, têm como prevenir essas doenças. Têm de saber que não é normal morrer com 30, 35 anos! Obesidade vai à ONU
Em fevereiro, o médico brasileiro esteve na Cidade do México, onde houve reunião preparatória das Américas para encontro na ONU, marcado para 17 de setembro deste ano, e que levará presidentes de 200 países a Nova York.
- A OMS [Organização Mundial de Saúde] está se armando contra a epidemia de obesidade. Está à frente dessa mobilização, porque as doenças crônicas e degenerativas, responsáveis por 70% das mortes do planeta, não constam das Metas do Milênio, da Carta do ONU. O encontro dos presidentes de todo o mundo, em setembro, vai tratar disso.
http://esportes.r7.com/esportes-olimpicos/noticias/-em-20-anos-teremos-a-primeira-geracao-de-pais-enterrando-filhos-diz-medico-20110311.html 

Mais de 500 livros disponíveis para download gratuito

Início do conteúdo

Portal publica inclusive oito das nove obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e da Unicamp


Estadão.edu
Mais de 500 obras literárias estão disponíveis para download gratuito no portal Universia Brasil. Entre elas, oito dos nove livros cobrados pelas bancas da Fuvest e da Unicamp no vestibular. O único que ainda não ganhou versão digital é Capitães da Areia, de Jorge Amado.
Ao todo foram publicados 521 arquivos em formato PDF, que pode ser lido em computadores, tablets e e-readers. As obras são dos mais variados estilos: há desde biografias de cineastas até textos científicos sobre comunicação, passando, claro, por grandes clássicos da literatura.
Segundo a gerente de conteúdo do portal, Alexsandra Müller, o objetivo da iniciativa é incentivar a leitura e democratizar o acesso ao conhecimento. "A gente acredita no poder de transformação da leitura, do ponto de vista pessoal e acadêmico", afirma.
Alexsandra conta que os textos já estavam publicados na internet. O trabalho da equipe do site foi agregar o conteúdo em um único endereço eletrônico. "Esses livros foram pedidos por nossos leitores em enquetes e nas nossas redes sociais. Um internauta, por exemplo, queria muito ter acesso a textos de Gregório de Matos."
Para se ter uma ideia, a demanda por obras gratuitas é tão grande que uma notícia sobre 120 obras acadêmicas disponíveis para download, publicada em setembro do ano passado, continua liderando o ranking das matérias mais lidas do portal.
Vestibular

Estão disponíveis para download os seguintes livros da Fuvest e da Unicamp:
- A Cidade e as Serras (Eça de Queirós)
- O Cortiço (Aluísio Azevedo)
- Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
- Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
- Sentimento do Mundo (Carlos Drummond de Andrade)
- Til (José de Alencar)
- Viagens na Minha Terra (Almeida Garrett)
- Vidas Secas (Graciliano Ramos) 
As obras de Aluísio de Azevedo são destaque entre o material. São 17 livros do romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista nascido no Maranhão. Além disso, pode ser feito o download de 27 livros de José de Alencar, 18 de Eça de Queirós, 13 de Fernando Pessoa, 8 de Lima Barreto.
Quem quiser treinar o inglês poderá baixar 15 livros do poeta inglês William Shakespeare.
O portal também oferece uma série com 20 livros sobre cinema nacional, como biografias de cineastas e roteiros de filmes de destaque.
Ainda há outras 30 obras sobre comunicação, entre as quais Jornalismo e Convergência: Ensino e Práticas Profissionais, de Cláudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Laranjeira, e Comunicação e Política, de João Carlos Correia.
Para acessar a lista completa e baixar os arquivos, basta acessar o site http://noticias.universia.com.br/tag/livros-gr%C3%A1tis/ e salvar o material.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mais-de-500-livros-disponiveis-para-download-gratuito,869920,0.htm 

ENGENHARIA AMBIENTAL - Programa "Na Real"

Guia de carreiras: engenharia ambiental

Profissão está entre as mais promissoras do futuro.
Carreira exige paixão pelas causas ecológicas e habilidades com exatas.

Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo
A


Até a mais humanizada das engenharias, a ambiental que muitas vezes inclui sanitária na denominação, exige um candidato bom de cálculos. Apesar da carreira estar focada nos problemas e soluções ambientais, para se dar bem no curso de graduação é necessário encarar uma carga pesada de ciências exatas.
Assista, ao lado, vídeo sobre a carreira.
Quem se forma, tem a contrapartida. Pesquisas apontam que a profissão é uma das mais promissoras do futuro e a crescente onda da preocupação ecológica cria novos nichos de mercado e oferta de vagas. "A  divulgação dos problemas ambientais tem contribuído muito para que haja maior procura pelo profissional", diz o professor do Centro Universitário Senac, Rubens Koloski Chagas.
engenharia ambiental (Foto: Arte/G1)
O engenheiro ambiental é habilitado a propor soluções socialmente justas e ecologicamente corretas para os problemas ambientais como poluição dos rios, do ar, descarte do lixo, aquecimento global, entre outros. Pode ser contratado pela iniciativa privada, órgãos públicos e terceiro setor. Para isso, a questão ecológica tem de estar no sangue, segundo o professor Chagas. "Tem de se preocupar com a causa, mas de uma forma bem prática e aplicada. Tem de ter facilidade para comunicação e também para desenvolvimento de projetos."
De acordo com o professor, hoje a maior demanda do mercado é no setor industrial, seguido por serviços. O mercado para consultoria também está aquecido, segundo ele, que garante que nem mesmo os profissionais recém-formados têm dificuldade de conseguir emprego. "Os órgãos têm se preocupado com a sustentabilidade de seus processos e o profissional indicado para atuar nessas situações é o engenheiro ambiental", afirma Chagas.
Outra característica bem-vinda é ter espírito aventureiro. Para desenvolver os projetos de soluções é fundamental que o profissional conheça os problemas na prática. "Uma pitada de aventura é necessária para ir a campo, sair e desbravar os problemas. Mas grande parte do trabalho é elaborado no escritório. Também é necessário ficar horas em frente ao computador para desenvolver projetos e aplicar o conhecimento técnico e conceitual adquirido ao longo do curso."
saiba mais
Apesar de algumas vezes ter a atuação confundida com a do engenheiro florestal, o professor explica que as propostas são diferentes já que este atua com técnicas de manejo florestal, enquanto o engenheiro ambiental trabalha com sistemas urbanos e manejo da poluição hídrica, resíduos sólidos, entre outros.
'Não existe engenharia fácil'
Marcella Moretti Ferreira, de 22 anos, está no 4º ano de engenharia ambiental, e trabalha com pesquisa científica sobre tratamento biológico de esgoto. A jovem conta que há muito espaço no ramo da pesquisa, porém também não difícil encontrar vagas em outros ramos. Para quem pretende ingressar na área, a dica é se dedicar à graduação. "Não existe um curso de engenharia que seja fácil. As pessoas costumam achar que ambiental é mais tranquilo, mas não. Tem a base de cálculo, química, física, estatística, mas envolve também biologia, ecologia, estudo de solo, entre outros. Trabalha o aspecto social dentro da engenharia."
Segundo Marcela, o preconceito contra as mulheres dentro da engenharia ficou no passado. "A mulher está totalmente dentro do mercado, na minha sala só tem mulheres e acho que não existe mais preconceito."
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/guia-de-carreiras/noticia/2012/05/guia-de-carreiras-engenharia-ambiental.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter 

The Doors - Touch Me (Live)