sexta-feira 22 2013

6 dicas para aliviar sua ansiedade no dia a dia


Ficamos o tempo todo conectados porque nos tornamos adictos da internet ou do próprio trabalho





Você às vezes, se pega com um leve tremor nas mãos acompanhado da sensação de estar perdendo coisas importantes e de não conseguir dar conta de tudo?

E você já parou para pensar em quais situações você se flagra desse jeito? Muita gente diz que se sente assim depois de algumas horas no trânsito ou diante do computador com vários programas e aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Imagina que com um olho no TweetDeck, o outro no LinkedIn, e os dedos alternando as janelas do Facebook e do Outlook quase sem parar sua produtividade não deve mesmo ser muito alta, certo? Mais que isso: todas essas atividades realizadas ao mesmo tempo geram mais e mais ansiedade. E foi exatamente esse o sinal amarelo levantado por uma pesquisa realizada pela CPH Health, empresa do segmento de saúde corporativa, com 194 mil funcionários de 200 empresas brasileiras ao longo dos últimos dez anos. Na Quase metade dos entrevistados (49,2%) acha que está estressada... E uma fatia muito semelhante, de 48,3%, declarou que sente ansiedade.

Que o estresse é velho companheiro nós já sabíamos. Agora, o aparecimento do fator ansiedade surpreendeu os pesquisadores nessa última edição, ainda mais porque ele surgiu já com uma pontuação tão alta.

Peter Drucker tem razão ao afirmar que ainda não encontramos um bom ponto de equilíbrio entre vida profissional e a vida fora do trabalho. As tecnologias de informação e de comunicação nos mantêm mais tempo conectados e com mais facilidade de acesso. É praticamente impossível não estar disponível. Ficamos reféns de gestores vorazes, que acabam não respeitando limites, e também de nós mesmos, porque somos adictos da internet ou do próprio trabalho.

Se sua sensação de ansiedade aumento ao ler tudo isso, tente relaxar. Claro que cada caso é um caso, mas arrisco aqui a dar 6 dicas para aliviar esses sintomas. Vamos lá:

1 – Quando precisar entregar um projeto importante, feche os aplicativos que não são necessários para a execução do trabalho. Atenção e concentração promovem melhores resultados.

2 – Há vida além das redes sociais virtuais e é importante se relacionar com as pessoas de carne e osso. Reserve um tempo para amigos e projetos pessoais, de preferência se dedicando inteiramente, sem acesso à internet. Nada de ir ao boteco e ficar curtindo o Facebook de 2 em 2 minutos, ok?

3 – Não se alimente diante do computador ou teclando no seu celular. Prefira fazer refeições prestando atenção naquilo que está comendo, mastigando os alimentos. Uma vida saudável também passa pelo cuidado com o tempo dedicado as refeições.

4- Avalie o quanto as informações que você recebe são realmente relevantes e importantes para sua vida e para seus projetos pessoais. Muita informação inútil acaba gerando ansiedade desnecessária.

5 – Tente ficar pelo menos um dia na semana sem acesso à internet. Sim, é possível. Busque alternativas de lazer e diversidade cultural para ter ideias próprias e não apenas ter de compartilhar a ideia dos outros.

6 – Inclua alguma atividade física no seu dia a dia, de preferência sem ficar com o celular ligado durante esse período. Isso certamente ajuda a minimizar a ansiedade e colabora com a saúde geral.

Ranking das doenças do trabalho
49,2%         se declaram estressados
48,3%         declaram sentir ansiedade
45,1%         estão acima do peso ou obesos
15,3%         sofrem de enxaqueca
13,8%         estão com o colesterol acima  do normal
6,7%           apresentam pressão arterial  elevada
 Fonte: CPH Health

Você é o que você come


Veja como a alimentação pode interferir – e muito – em seu rendimento profissional


Você é o que você comeVocê possivelmente já ouviu falar na máxima “Você é o que você come” - que inclusive é o nome, em português, de um conhecido programa inglês de televisão sobre nutrição, que no Brasil já foi apresentado pelo canal GNT -, mas já parou para pensar como tirar proveito disso para melhorar seu rendimento profissional? “Muitas vezes a correria do dia a dia não permite que as pessoas se alimentem corretamente. Entretanto, a hora de fazer uma refeição tem que ser respeitada e priorizada”, adverte a nutricionista Leila Nasser, da Lanasser Consultoria e Treinamento.

Leila sugere que ao longo do dia a alimentação seja bem fracionada, com uma refeição ou lanche a cada três ou quatro horas, para evitar a queda de glicose no sangue e a falta de energia para o organismo. Caso não seja possível seguir à risca essa regra, não deixe de fazer pelo menos três grandes refeições ao dia. “Tomando um café da manhã nutritivo, você certamente armazenará energia para trabalhar melhor. E no almoço opte por uma alimentação leve e balanceada, que tenha os nutrientes necessários para ajudar no bom funcionamento do metabolismo, o que ajuda a melhorar não só a concentração como também a disposição na volta ao trabalho.”

Refeições ricas em gorduras e açúcares, por exemplo, devem ser evitadas. “Por serem de difícil digestão, elas podem causar desconfortos no abdômen e intestinos e também nos fazer sentir cansaço.” Em contrapartida, tenha sempre uma fruta à mão. “As frutas contêm os açúcares que nossos corpos precisam sem que tenhamos que recorrer aos açúcares refinados.” Além de comer frutas e iogurtes nos intervalos entre as grandes refeições, é bom também tomar líquidos menos calóricos, como sucos, chás e muita água, que além de hidratar, ajuda nas eliminações fisiológicas e na prevenção do envelhecimento da pele.

Se a intenção é melhorar a concentração no trabalho, alguns alimentos podem ajudá-lo nessa tarefa. Frutas, vegetais, sementes, nozes e grãos, por exemplo, contêm diversos compostos que melhoram as conexões entre as células nervosas. Já a gema do ovo é a principal fonte de colina, micronutriente que participa da formação de novos neurônios e também constitui matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. O ácido fólico presente em alimentos verdes também ajuda a melhorar a memória, além de aliviar os sintomas de depressão. Além disso, peixes como salmão, sardinha e atum contêm ácidos graxos que funcionam como “lubrificantes” do cérebro, ajudando os neurotransmissores a gerarem mais disposição para o corpo e colaborando com o bom humor.

Para quem está buscando mais disposição e energia durante o dia, a dica é substituir o café da manhã pelo chá verde, que contém menos cafeína, mas acelera o metabolismo e estimula o cérebro a funcionar mais rápido. Pães e cereais integrais – como arroz, aveia e quinua em flocos –, amêndoas e frutas como banana e maçã também dão energia e ajudam a manter o pique.

E sabe aquele tradicional cafezinho para despertar no meio do trabalho ou em atividades que exigem concentração? Cuidado. Se consumido de forma exagerada, ele pode fazer com que você perca o foco. Durante o expediente, também evite a ingestão de qualquer bebida alcoólica ou refrigerante e não abuse dos doces. “Esses alimentos elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, podendo causar irritabilidade, depressão e tensão.”

Confira abaixo 10 dicas da nutricionista Leila Nasser para melhorar seu rendimento profissional:
1 - Nunca saia de casa em jejum
2 - Faça 5 a 6 refeições por dia
3 - Não deixe de comer durante o dia para compensar à noite
4 - Consuma frutas, intercalando as cítricas (laranja, tangerina, acerola)
5 - Abuse da salada (folhas verdes, repolho, tomate, pepino)
6 -  Cuidado com o exagero do sal e do óleo
7 - Restrinja gorduras e açúcares
8 - Beba muita água durante todo o dia
9-   Pratique atividades físicas regularmente
10- Durma bem e sorria!

Aromas e florais para ter mais concentração


Por Tahiana Ferraço


Às vezes, mesmo com objetivos planejados e metas traçadas, as coisas parecem difíceis e nos sentimos "saindo dos trilhos". Nessas horas, nos perguntamos: "mas por que não consigo alcançar meus sonhos, se todo um planejamento foi feito?". Para que as coisas fluam é necessário ter foco e concentração naquilo que deseja. E a Aromaterapia e a Terapia Floral podem ajudar você nesta tarefa.
Por meio dessas terapias alternativas é possível ter mais força de vontade, disciplina e atitude para chegar aonde quer. Uma cabeça que pensa demais ou não foca em uma coisa só tende a se perder. São muitas ideias e pensamentos, e isso acaba atrapalhando a concentração.
Confira abaixo como os aromas e os florais podem ser usados para ajudar a aquietar a mente superativa e permitir mais foco nos objetivos.
Alguns óleos essenciais têm propriedades que ajudam a manter a concentração e acalmam a mente. Os principais são:
  • Alecrim: é ótimo para quando há esforço mental excessivo. Ele ajuda a revitalizar as células cerebrais, fortalece a mente em casos de esgotamento e ainda estimula a memória.
  • Cipreste: tem ação calmante e tranquilizante. Ajuda a remover os bloqueios psíquicos, abrindo caminho para o novo.
  • Eucalipto Citriodora: estimula a concentração e clareia a mente.
  • Eucalipto Globulus: favorece a concentração e clareia as ideias.
  • Gengibre: tem um efeito estimulante e de equilíbrio.
  • Laranja: é o que chamamos de "raio de luz" sobre os pensamentos confusos e dispersos. Tem efeito reanimador da mente, favorecendo uma perspectiva positiva. No entanto, como o óleo é cítrico, pode causar fotosenssibilidade. Após seu uso, não se exponha ao sol durante 12 horas.
  • Limete: ativador e estimulante. Revitaliza a mente cansada, favorecendo foco. No entanto, como o óleo é cítrico, pode causar fotosenssibilidade. Após seu uso, não se exponha ao sol durante 12 horas.
  • Manjericão: é um tônico e ajuda a aguçar os sentidos, favorecendo a concentração.
  • Patchouli: equilibra a mente, favorecendo o foco. Ajuda a perceber os problemas com mais clareza e proporciona mais objetividade ao raciocínio.
Formas de uso
Você pode escolher de um óleo a três óleos para fazer uma sinergia. Eles podem ser usados no banho, em massagens ou no ambiente. Veja abaixo como utilizar cada um.
Banho também pode ajudar na concentração
Em uma colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva, coloque até 6 gotas do óleo essencial de sua preferência. Pode ser um único óleo escolhido ou até três óleos, colocando duas gotas de cada. Essa mistura deve ser adicionada à água da banheira, onde a pessoa permanecerá imersa por até 15 minutos.
Caso opte pelo chuveiro, proceda da mesma maneira, colocando os óleos essenciais escolhidos no óleo vegetal, e adicione a mistura em um jarro de água. Depois, despeje o líquido no corpo, do pescoço para baixo. Este banho pode ser feito de duas a três vezes por semana. Vale lembrar que, nesse caso, é importante não se expor ao sol durante 12 horas, caso opte por usar algum óleo essencial cítrico.
Massagem de bem-estar
Já se preferir, faça uma massagem. Em uma colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva, coloque três gotas do óleo essencial escolhido. Massageie a região dos ombros, nuca e têmporas, sempre em movimentos circulares, aplicando pouca pressão. Isso vai ajudar a relaxar, tirar as tensões e descongestionar a mente, permitindo que ela mantenha o foco e a concentração renovados. Vale lembrar que, nesse caso, é importante não se expor ao sol durante 12 horas, caso opte por usar algum óleo essencial cítrico.
Ambientes que estimulam o foco
Para ter mais concentração em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, você também pode usar um borrifador contendo 70% de água e 30% de álcool de cereais. Depois, acrescente até 50 gotas dos óleos essenciais de sua preferência. Agite bem antes de usar o spray e borrife por todo o ambiente e ao seu redor.
Os óleos essenciais também poderão ser usados em aromatizadores elétricos ou aromatizadores pessoais. No aromatizador elétrico, coloque de 10 a 15 gotas no total do(s) óleo(s) escolhido(s). Enquanto trabalha ou estuda, deixe o aromatizador na tomada para inalar o aroma e, assim, permitir que a mente foque melhor.
No aromatizador pessoal (é um colar com um pingente de cerâmica, que absorve os óleos), faça uma bolinha de algodão, pingue uma ou duas gotas do óleo escolhido e coloque dentro do pingente. Coloque no pescoço e use o dia todo.
Florais para alcançar os objetivos
Existem muitos sistemas florais, porém todos partem do mesmo princípio: tratar a alma através do poder das plantas. O sistema floral mais conhecido e utilizado é o sistema de Florais de Bach, mas você fazer uso de outros sistemas, como o Floral da Califórnia, por exemplo, até encontrar aquele com o qual se identifique melhor.
Algumas essências são muito boas para serem utilizadas quando a intenção é manter o foco e a concentração. Para fazer uso dos florais abaixo, basta escolher a essência que mais tem a ver com seu momento e tomar quatro gotas, durante quatro vezes ao dia. Caso tenha dúvidas sobre qual floral será melhor para você, procure a ajuda de um Terapeuta Floral. Os florais podem ser feitos em farmácias de manipulação.
  • Araryba(Sistema Floral Araretama - Mata Atlântica): esta essência permite a conexão entre nossa missão e o desejo da alma, fortalecendo a vontade de realizar os objetivos. Traz inspiração, equilíbrio e concentração. Além disso, mantém a pessoa centrada, proporcionando atenção e foco.
  • Bunchberry(Sistema Floral do Alaska): indicado para falta de foco, pessoas que se distraem facilmente e que sentem não ter tempo para concluir suas tarefas. Ele promove pensamentos coerentes, trazendo foco e concentração unidirecionada.
  • Cosmos(Sistema Floral Califórnia): ótimo para quem sofre de falta de foco, expressão verbal excitada e sobrecarga de ideias. Este floral ajuda a organizar os pensamentos, permitindo clareza e coerência. Ajuda a alinhar a essência da pessoa ao seu propósito, conferindo foco e concentração para realizar os objetivos.
  • Madia(Sistema Floral Califórnia): para pessoas incapazes de se concentrar, que iniciam uma atividade e acabam por não terminá-la. Ele permite a concentração e o foco disciplinado.
  • Larch(Sistema Floral de Bach): para pessoas que não confiam em sua capacidade de realização e têm medo de fracassar, sem ao menos arriscar. Ele ajuda a desenvolver a confiança em si mesmo e em suas capacidades latentes.
  • Clematis(Sistema Floral de Bach): para pessoas que idealizam e sonham demais, mas não focam no presente e não conseguem realizar seus objetivos. Ele traz inspiração, foco para concretizar e criatividade, além de deixar a pessoa com "os pés no chão".
Agora é só focar no que deseja e seguir em frente!

Sobre o autor: É nutricionista, terapeuta holística e aromaterapeuta. Apaixonada por Florais, Fitoterapia e Massoterapia Gestacional e Infantil

Não consegue lembrar o que sonhou?





Não consegue lembrar o que sonhou?
Algumas pessoas sonham intensamente - muitas vezes por noite - e, em geral, só conseguem lembrar dos sonhos que ocorreram mais próximos da hora do despertar, pela manhã. Outras vezes um sonho é tão vívido, tão impressionante, que fica com a pessoa o dia todo. Em diversos momentos ela se vê relembrando cenas e sensações do sonho que a invadem como uma criança, lhe cutucando a pedir algo. Alguns sonhos até persistem por um longo tempo. Eu mesma lembro da cena completa de um único sonho que tive aos cinco anos de idade e que até hoje é vívido em minha memória. Mas e quem não consegue lembrar-se dos próprios sonhos?
Algumas pessoas afirmam que não sonham. Outras que jamais ou raramente se lembram de seus sonhos. E há, ainda, os que sonham, lembram-se do sonho ao acordar, mas o esquecem ao longo do dia. Vale lembrar que quando o sonho não recebe a devida atenção, ele se esvai na memória.
Todo mundo sonha?
Primeiramente, é praticamente impossível um ser humano saudável não sonhar. É possível, sim, que haja certa constipação de sonhos, ou seja, pessoas que sonham realmente pouco. Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.
Obviamente que em casos de severos traumatismos ou comas profundos ainda é impossível afirmar que tais pacientes sonhem. Porém, o mais comum é que a pessoa simplesmente não se interesse por estabelecer nenhum tipo de contato com seus sonhos, por julgar banalidade, algo sem importância e que nada diz sobre ela e seu mundo mais interior. Nesse caso, o sonhador encara essa situação como uma realidade distante, porém isso não a torna irrelevante ou inexistente.
A verdade é que esta atitude do homem moderno para com seu próprio inconsciente, especialmente em relação aos sonhos, é a causa principal da sintomatologia neurótica - que se caracteriza por um conflito entre o que a pessoa é e o que aprendeu a ser socialmente. A incompatibilidade entre as expectativas familiares, sociais, culturais e profissionais, além das exigências da alma, gera esse tipo de sintoma. A falta de conexão com o mundo interior priva o homem moderno de se guiar adequadamente no mundo exterior.
Frequentemente observamos pessoas que não vivem a vida que gostariam de viver, não estão no casamento em que gostariam de estar, não trabalham no que gostariam de trabalhar, não se divertem da forma que desejam, não passam tempo com seus filhos tanto quanto gostariam, enfim, fazem exatamente tudo o que suas almas não querem. Provavelmente sonham com tais situações, mas o fato de não saberem interpretá-las, não buscarem um analista para ajudá-las a entender, ou realmente não se interessarem em absoluto pelo que suas almas lhes comunicam, acabam padecendo de fortes sintomas neuróticos - que são, em geral, padrões repetitivos e quase sempre geram resultados negativos na vida da pessoa.
Nesses casos, há uma dissonância entre o mundo interior e o mundo exterior. Por essa razão, é trabalho do terapeuta ajudar o paciente a equalizar essa relação. Por exemplo: uma mulher cuja mãe sempre a criticou e que possui - de maneira repetitiva em diversos setores de sua vida - forte autocrítica e nunca se julga boa o suficiente. Isso acaba por boicotar suas possibilidades de sucesso e, por conta do "padrão neurótico", fica impedida de realizar todo seu potencial.
Sonhos dizem o que você ainda não sabe
Para lembrar-se dos sonhos, em princípio, é importante entender a razão de existirem. Os sonhos são um produto totalmente individual, ainda que contenham símbolos do coletivo. A linguagem do sonho é o símbolo. Eles estão para os sonhos como as palavras estão para nossa linguagem. Então podemos compreender que os sonhos são como uma conversa que o inconsciente tenta estabelecer com a consciência, com símbolos em forma de imagem, conhecidos ou pelo menos inteligíveis. A consciência perdeu sua capacidade de entendê-los e, por isso, hoje um especialista se faz necessário para essa tarefa.
Os sonhos são os recados da alma do indivíduo. Eles dizem aquilo que não sabemos, que não acessamos pela simples vontade arbitrária consciente. Os sonhos nos dizem o que precisamos mudar, nos alertam para os perigos de manter uma atitude que fere a alma, nos indica um caminho, nos ajuda a lidar com situações externas a nós e que nos afetam.
Agora, sabendo que os sonhos são tão importantes, vou comentar algumas dicas de como entrar mais em contato com essa linguagem, como se aproximar do inconsciente e, finalmente, como se lembrar de seus sonhos:
  • Entenda e aceite que os sonhos são o seu canal de comunicação com o desconhecido em si mesmo.
  • Não refute ou ignore seus sonhos por conta de um julgamento racional ou por não entender seu significado.
  • Ao terminar de sonhar e se perceber voltando à consciência, ainda deitado e de olhos fechados, procure repassar as cenas do sonho em sua mente consciente, a fim de fixá-las-las em seu cérebro, para que se tornem acessíveis.
  • Assim que abrir os olhos, tenha um caderninho à mão para anotar este sonho e não mais correr o risco de esquecê-lo. Algumas pessoas fazem um diário de sonhos, no qual registram todas as mensagens com data, para que possam ser elaboradas posteriormente com o analista.
  • Manter uma constância nessa atitude fortifica o contato com o inconsciente e permite que após algum tempo você avalie os sonhos sequencialmente, percebendo neles uma história. A sua história.
  • Contar o sonho a alguém pode ser produtivo. Ainda que a pessoa lhe questione algo infundado ou faça comentários inadequados, você pode ter alguns "insights" a respeito do que sonhou. O mais aconselhável é buscar um especialista que faça isso junto com você, fazendo perguntas mais pertinentes e inferências propícias que lhe ajudem a descortinar os símbolos que seu inconsciente produziu. Em geral, esse especialista é um psicólogo que utiliza uma abordagem na qual analisa sonhos e símbolos.
  • Ao buscar esse contato mais profundo com o próprio inconsciente, você certamente descobrirá uma forma mais efetiva de estar no mundo e enfrentar as questões diárias com mais propriedade.
  • Por Thaís Khoury formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. 
  • http://entretenimento.br.msn.com/astrologia/story.aspx?cp-documentid=256382527

Conmebol age, e Corinthians terá que jogar sem torcida pelo resto da Libertadores


Por ESPN.com.br- espn.com.br
Depois da tragédia em Oruro, na Bolívia, na última noite, onde torcedores do Corinthians foram presos suspeitos de estarem envolvidos na morte do jovem Kevin Espada, de apenas 14 anos, a Conmebol...


Depois da tragédia em Oruro, na Bolívia, na última noite, onde torcedores do Corinthians foram presos suspeitos de estarem envolvidos na morte do jovem Kevin Espada, de apenas 14 anos, a Conmebol resolveu agir. A entidade que rege o futebol sul-americano decretou que a equipe do Parque São Jorge jogará o resto da Copa Libertadores de portões fechados nas partidas em que for mandante até que o caso seja julgado pelo tribunal.

O clube paulista tem até 3 dias para entrar com recurso contra essa medida. Além de não poder ter torcida nos jogos em que for mandante, o Corinthians não terá sua massa nos compromissos fora de casa também.

http://esportes.br.msn.com/futebol/conmebol-age-e-corinthians-ter%C3%A1-que-jogar-sem-torcida-pelo-resto-da-libertadores-1

The Doors - Touch Me (Live)