Ficamos o tempo todo conectados porque nos tornamos adictos da internet ou do próprio trabalho
Você às vezes, se pega com um leve tremor nas mãos acompanhado da sensação de estar perdendo coisas importantes e de não conseguir dar conta de tudo?
E você já parou para pensar em quais situações você se flagra desse jeito? Muita gente diz que se sente assim depois de algumas horas no trânsito ou diante do computador com vários programas e aplicativos abertos ao mesmo tempo.
Imagina que com um olho no TweetDeck, o outro no LinkedIn, e os dedos alternando as janelas do Facebook e do Outlook quase sem parar sua produtividade não deve mesmo ser muito alta, certo? Mais que isso: todas essas atividades realizadas ao mesmo tempo geram mais e mais ansiedade. E foi exatamente esse o sinal amarelo levantado por uma pesquisa realizada pela CPH Health, empresa do segmento de saúde corporativa, com 194 mil funcionários de 200 empresas brasileiras ao longo dos últimos dez anos. Na Quase metade dos entrevistados (49,2%) acha que está estressada... E uma fatia muito semelhante, de 48,3%, declarou que sente ansiedade.
Que o estresse é velho companheiro nós já sabíamos. Agora, o aparecimento do fator ansiedade surpreendeu os pesquisadores nessa última edição, ainda mais porque ele surgiu já com uma pontuação tão alta.
Peter Drucker tem razão ao afirmar que ainda não encontramos um bom ponto de equilíbrio entre vida profissional e a vida fora do trabalho. As tecnologias de informação e de comunicação nos mantêm mais tempo conectados e com mais facilidade de acesso. É praticamente impossível não estar disponível. Ficamos reféns de gestores vorazes, que acabam não respeitando limites, e também de nós mesmos, porque somos adictos da internet ou do próprio trabalho.
Se sua sensação de ansiedade aumento ao ler tudo isso, tente relaxar. Claro que cada caso é um caso, mas arrisco aqui a dar 6 dicas para aliviar esses sintomas. Vamos lá:
1 – Quando precisar entregar um projeto importante, feche os aplicativos que não são necessários para a execução do trabalho. Atenção e concentração promovem melhores resultados.
2 – Há vida além das redes sociais virtuais e é importante se relacionar com as pessoas de carne e osso. Reserve um tempo para amigos e projetos pessoais, de preferência se dedicando inteiramente, sem acesso à internet. Nada de ir ao boteco e ficar curtindo o Facebook de 2 em 2 minutos, ok?
3 – Não se alimente diante do computador ou teclando no seu celular. Prefira fazer refeições prestando atenção naquilo que está comendo, mastigando os alimentos. Uma vida saudável também passa pelo cuidado com o tempo dedicado as refeições.
4- Avalie o quanto as informações que você recebe são realmente relevantes e importantes para sua vida e para seus projetos pessoais. Muita informação inútil acaba gerando ansiedade desnecessária.
5 – Tente ficar pelo menos um dia na semana sem acesso à internet. Sim, é possível. Busque alternativas de lazer e diversidade cultural para ter ideias próprias e não apenas ter de compartilhar a ideia dos outros.
6 – Inclua alguma atividade física no seu dia a dia, de preferência sem ficar com o celular ligado durante esse período. Isso certamente ajuda a minimizar a ansiedade e colabora com a saúde geral.
Ranking das doenças do trabalho
49,2% se declaram estressados
48,3% declaram sentir ansiedade
45,1% estão acima do peso ou obesos
15,3% sofrem de enxaqueca
13,8% estão com o colesterol acima do normal
6,7% apresentam pressão arterial elevada
Fonte: CPH Health