sexta-feira 21 2019

Como a IA pode ajudar a responder à pergunta de todo dia: ‘O que temos para o jantar?’



Uma refeição saudável e deliciosa. Não é isso que todos nós gostaríamos de ter todas as noites? A questão é que, de alguma forma, as compras de supermercado continuam sendo uma tarefa entediante e, às vezes, insuportável. Especialmente quando consideramos as variadas preferências e as necessidades das pessoas que alimentamos. Você faz sua rota para o supermercado, lista de produtos na mão, montando uma estratégia sobre a forma mais eficiente de circular pela loja. Depois de montar o caminho a seguir, você enfrenta o desafio de escolher entre tamanhos, marcas e preços dos produtos. E é claro que agora você está se esforçando para lembrar daquele item da receita que esqueceu de anotar.
Felizmente, existem algumas soluções tecnológicas que podem saber o que você quer comer, qual caminho tomar no supermercado, onde encontrar os melhores preços e o nome do produto esquecido. Interessado? As principais redes de supermercados da Europa certamente estão! A inteligência artificial (IA) é o ingrediente secreto, minimizando os problemas e permitindo que gastemos mais tempo com as coisas importantes, como o tempo na mesa de jantar com amigos e familiares.
Listas de compras mais inteligentes e personalizadas
Uma boa lista de compras é a chave para qualquer compra de supermercado bem-sucedida. Partindo dessa premissa, a Albert Heijn, maior rede de supermercados da Holanda e parte do conglomerado global Ahold Delhaize, formou uma parceria com a Microsoft para criar uma solução baseada em inteligência artificial chamada Predict My List.
Capturando, armazenando e analisando dados de compras on-line e off-line – como aquisições anteriores, localização e até mesmo época do ano – na nuvem, a Albert Heijn está usando IA para prever e recomendar listas de compras otimizadas, mantimentos alternativos, receitas e muito mais para seus 10 milhões de clientes semanais.
Na Itália, outro assistente de compras com tecnologia de inteligência artificial está agitando as mídias sociais. Coop, a maior rede de supermercados da Itália, desenvolveu um chatbot no Facebook chamado SHoppY.
Por meio do aprendizado de máquina, o ShoppY é capaz de aprender e processar, de forma anônima, os dados contidos na lista de compras do cliente para fornecer recomendações de compras, notificações de promoção, encontrar produtos na loja e até alertar quando as lojas próximas estarão abertas. O ShoppY também pode lembrar o histórico de compras, o que significa que ele pode recuperar uma lista anterior e atualizá-la ou iniciar uma nova ao mesmo tempo em que recomenda novos produtos normalmente associados aos itens da lista do consumidor.


Fizemos uma transformação digital e reprojetamos a experiência de compra de supermercado para atender à demanda do cliente de maneira simples e intuitiva – Gabriele Tubertini, CIO da Coop Italia



  
https://news.microsoft.com/pt-br/features/como-a-ia-pode-ajudar-a-responder-a-pergunta-de-todo-dia-o-que-temos-para-o-jantar/