domingo 31 2013

Lollapalooza encerra shows com Pearl Jam SÃO PAULO 2013

Público aguarda apresentação do Pearl Jam no último dia do Lollapalooza

Público aguarda apresentação do Pearl Jam no último dia do Lollapalooza - Rodrigo Antonio

VEJA.COM


Público à espera da principal atração da noite domina a frente do palco



Pearl Jam durante apresentação no terceiro dia do Lollapalooza, em São Paulo


Pearl Jam durante apresentação no terceiro dia do Lollapalooza, em São Paulo - Ivan Pacheco

Pearl Jam encerra o festival Lollapalooza, em São Paulo

Pearl Jam encerra o festival Lollapalooza, em São Paulo - Ivan Pacheco


Pearl Jam encerra o festival Lollapalooza, em São Paulo

Pearl Jam encerra o festival Lollapalooza, em São Paulo - Ivan Pacheco

Lollapalooza encerra shows com Pearl Jam

Lollapalooza encerra shows com Pearl Jam - Ivan Pacheco

Desde a primeira apresentação que o palco Cidade Jardim recebeu, do músico Baia com o grupo Rockboys, às 12h30, os fãs do Pearl Jam esperavam na grade, devidamente uniformizados com camisetas pretas estampadas com o nome da banda americana de rock. Tudo para conseguir o melhor lugar no momento em que os músicos subirem ao palco para encerrar o Lollapalooza.


Todas as atrações conviveram com os seguidores de Eddie Vedder e companhia. O maior exemplo disso foi o show do Puscifer, projeto paralelo de Maynard Keenan, o vocalista das bandas Tool e A Perfect Circle (que, inclusive, se apresentou neste sábado no festival). A maior parte das pessoas que estava em frente ao palco não parecia conhecer suas músicas e ficou indiferente à performance experimental do músico.
O trio de fãs do Pearl Jam Tatia Camargo, Duillio Machado e Thiago Borges chegou antes do show do grupo The Hives para conseguir um bom lugar para a apresentação. Os amigos, que vieram de Goiânia para os dois últimos dias do Lollapalooza, dizem ser fãs da banda há muito tempo. "Desde sempre", disse Machado. Segundo eles, a espera de quase três horas em frente ao palco vale a pena. 
Outros palcos - Se o Cidade Jardim está tomado de pessoas que vieram ao festival somente para a apresentação do Pearl Jam, os outros palcos conseguiram atrair mais fãs por mais tempo. Mesmo bandas nacionais em ascensão, como o Vanguart, foram vistas por um bom número de pessoas que conheciam suas músicas. No palco Alternativo, o grupo fez uma apresentação equilibrada e simpática, com canções conhecidas do público, como Semáforo, e que combinaram com o fim de tarde. 
TV - O canal Multishow informou no começo da noite deste domingo que a banda Pearl Jam não autorizou a transmissão de seu show no festival. Segundo a emissora, a banda manteve sua política de proibir a exibição de shows realizados em festivais. 


http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/terceiro-dia-do-lollapalooza-2013

Brasileiro desenvolve vacina experimental mais eficaz contra vírus da aids


HIV

Vacina usou vários anticorpos monoclonais para combater o vírus em camundongos. Os resultados conseguidos pelo brasileiro Michel Nussenzweig, pesquisador da Universidade Rockefeller, em Nova York, foram promissores

Vírus HIV
Vírus HIV: vacina experimental usa nova estratégia para combater a aids, com bons resultados. Mas ainda está longe de ser testada em humanos (Thinkstock)
Uma vacina com a combinação de cinco anticorpos, testada em camundongos e fruto do trabalho do imunologista brasileiro Michel Nussenzweig, conseguiu manter os níveis do vírus da aids (HIV-1) abaixo dos detectáveis durante mais tempo que os tratamentos atuais, informou nesta quarta-feira a revista Nature.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: HIV therapy by a combination of broadly neutralizing antibodies in humanized mice
Onde foi divulgada: revista Nature
Quem fez: Florian Klein, Ariel Halper-Stromberg, Joshua Horwitz, Henning Gruell, Johannes Scheid, Stylianos Bournazos, Hugo Mouquet, Linda Spatz, Ron Diskin, Alexander Abadir, Trinity Zang, Marcus Dorner, Eva Billerbeck, Rachael Labitt, Christian Gaebler, Paola Marcovecchio, Reha-Baris Incesu, Thomas Eisenreich, Paul Bieniasz, Michael Seaman, Pamela Bjorkman, Jeffrey Ravetch, Alexander Ploss e Michel Nussenzweign
Instituição: Universidade Rockefeller em Nova York
Dados de amostragem: camundongos "humanizados", ou seja, com sistema imunológico idêntico ao dos humanos
Resultado: Uma vacina com a combinação de cinco anticorpos, testada em camundongos, conseguiu manter os níveis do vírus da aids (HIV-1) abaixo dos detectáveis durante mais tempo que os tratamentos atuais.
Este tratamento experimental, composto por cinco potentes anticorpos monoclonais (células clonadas a partir de células de defesa do organismo), foi desenvolvido pela equipe do cientista brasileiro e membro da Academia Americana de Ciências na Universidade Rockefeller em Nova York.
O cientista administrou os anticorpos em camundongos 'humanizados', que dispõem de um sistema imunológico idêntico ao humano, permitindo que sejam infectados com o vírus HIV. Estima-se que esta é uma fórmula que poderia evitar a infecção de novas células.
Nussenzweig comparou os resultados com os obtidos ao tratar camundongos com uma combinação de três anticorpos monoclonais e, também, com um tratamento baseado em um único anticorpo.
Ao tratar os roedores com uma vacina com três anticorpos, o HIV se manteve em níveis baixos até 40 dias após o fim do tratamento, enquanto a monoterapia só permitiu que o vírus não fosse detectado durante o tempo em que o camundongo estava recebendo o tratamento (cerca de duas semanas).



"O experimento demonstrou que combinações distintas de anticorpos monoclonais são eficazes na hora de suprimir a replicação do HIV em camundongos 'humanizados', por isso podem prevenir a infecção e servir para o desenvolvimento de novos tratamentos", defendeu o artigo.
Na atualidade, o tratamento anti-retroviral em humanos consiste em combinar pelo menos três drogas antivirais para minimizar o surgimento de vírus mutantes resistentes aos remédios.
No entanto, o HIV se armazena em uma espécie de 'depósito' ou reservatório viral, o que faz com que a carga viral do paciente se eleve quando o tratamento farmacológico é interrompido, e o vírus volta a aparecer depois de 21 dias.
Apesar dos resultados promissores de Nussenzweig, ainda serão necessários testes clínicos que permitam avaliar a eficácia do tratamento em humanos e medir os efeitos sobre a infecção em longo prazo.
(Com Agência EFE)

Nova vacina contra a aids mata células infectadas


HIV

Pesquisa usa 'células assassinas' que destroem as células infectadas pelo HIV. Em teste com macacos, maioria teve a doença controlada

Juliana Santos
Equipe Brasileira
Equipe brasileira: a pesquisa utilizou a vacina para febre amarela como base para novas vacinas (Gutemberg Brito/IOC)
Um estudo conduzido em conjunto por pesquisadores da Universidade de Miami e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) abre um novo caminho na pesquisa de uma vacina para o vírus HIV, causador da aids. O estudo, liderado por David Watkins, professor do Departamento de Patologia da Universidade de Miami, foi publicado esta semana no site da revista Nature. Ao invés de realizar testes com anticorpos, como tem sido feito atualmente, a equipe trabalhou com uma célula do sistema imunológico, a T CD8considerada potencial "assassina" das células que reproduzem o HIV. "O vírus usa as células T CD4 como uma 'fábrica'", onde se replica, gerando mais vírus, que vão infectar outras células T CD4. A T CD8 mata as células infectadas", diz Myrna Bonaldo, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e integrante do grupo que conduziu a pesquisa.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Vaccine-induced CD8+ T cells control AIDS virus replication

Onde foi divulgada: revista Nature

Quem fez: Myrna C. Bonaldo, Ricardo Galler, David B. Allison, Michael Piatak Jr, Ashley T. Haase, Jeffrey D. Lifson, Todd M. Allen e David I. Watkins

Instituição: Universidade de Miami e Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz

Dados de amostragem: 16 macacos rhesus, divididos em dois grupos

Resultado: 6 dos 8 macacos que receberam a vacina experimental se tornaram capazes de controlar o vírus SIV (correspondente ao HIV nos humanos) e não desenvolveram a doença. Entre os 8 que não foram vacinados, apenas 1 conseguiu controlar o vírus.
A inspiração veio da descoberta de um grupo de pessoas, os chamados "controladores de elite”, que possuem o vírus do HIV, mas não desenvolvem a aids.  De acordo com Watkins, apenas uma a cada 300 pessoas infectadas pelo HIV pode controlar a replicação do vírus no organismo e não desenvolver a doença. O pesquisador conta que há cinco anos foi descoberto que entre macacos rhesus também havia aqueles capazes de controlar a replicação do SIV, vírus responsável pela aids nos primatas. 
Estudos realizados com os controladores de elite mostraram que 70% deles possuía um genótipo em comum. Para descobrir se esse genótipo estava relacionado ao controle do vírus, a equipe desenvolveu vacinas que estimulavam a produção da T CD8 e aplicou apenas em macacos que possuíam esse genótipo específico (que é similar ao dos humanos). Em seguida, os macacos foram infectados com o vírus SIV. 








"Quando o vírus começa a se multiplicar, as T CD8 impedem a replicação de células infectadas, mas isso leva um tempo, porque elas estão presentes em uma quantidade muito baixa inicialmente", afirmou Watkins ao site de VEJA. "O que nós fizemos foi colocar as células assassinas em maior quantidade no organismo antes do vírus chegar", completa. 
Os macacos testados foram divididos em dois grupos de oito animais cada. Um grupo recebeu a vacina antes do vírus e o outro recebeu apenas o vírus. Entre os que foram vacinados, todos controlaram o vírus nas primeiras 10 semanas. Após esse período, em dois deles a quantidade de vírus começou a crescer. Os pesquisadores descobriram que isso ocorreu porque o vírus sofreu mutações que impediram que ele fosse reconhecido pela T CD8. Dessa forma, foram gerados 6 controladores de elite, enquanto no grupo que não foi vacinado, apenas um animal se mostrou capaz de controlar o vírus.
Genética - A variação no DNA encontrada na maior parte dos controladores de elite é identificada pelos códigos HLA-B*57 e HLA-B*27. Nas pessoas que possuem uma dessas variações, há uma espécie de ‘balde’ na superfície das células infectadas pelo HIV, que contém uma parte do vírus. É isso o que mostra para T CD8 que aquela célula está infectada e deve ser eliminada. Estima-se que uma a cada dez pessoas apresente esse genótipo, mas a porcentagem varia muito conforme a população analisada. “Não sabemos por que nem todo mundo que tem o genótipo é um controlador de elite. Isso ainda é um mistério”, lembra Myrna Bonaldo.
Participação brasileira - As vacinas foram criadas a partir de uma metodologia desenvolvida pela Fiocruz, que utiliza a vacina de febre amarela como “base” na qual são feitas modificações genéticas que podem levar ao combate de outras doenças. Além de Myrna Bonaldo, participaram do estudo outros três pesquisadores Brasileiros: Ricardo Galler (pesquisador de Bio-Manguinhos/Fiocruz), Marlon Santana (bolsista do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC/Fiocruz) e Maurício Martins (brasileiro que integra a equipe de David Watkins).
As vacinas continham partes do vírus SIV e estimulavam a produção de três variações da T CD8. A diferença entre elas é que cada uma tem como alvo, ou seja, é capaz de reconhecer, partes diferentes do vírus. “Podemos pensar no vírus como um colar, com uma longa sequência de pérolas, que são os aminoácidos. Cada tipo de TCD8 consegue identificar uma região com oito aminoácidos”, explica Watkins.
Expectativas - "Os resultados obtidos neste estudo podem ajudar o estabelecimento de estratégias de vacinação para o HIV", afirma Myrna Bonaldo. "Uma vacina eficaz provavelmente precisará incluir duas abordagens: tanto a de anticorpos neutralizantes quanto a de produção de células T CD8 protetoras."
Para Watkins, os próximos passos da pesquisa são descobrir qual das três variações de T CD8 é a mais eficaz para inibir a replicação do HIV e realizar testes em macacos que não possuem o genótipo específico.
O pesquisador prefere não fazer previsões sobre quando a vacina estará pronta para aplicação em massa. “Quando o vírus foi descoberto disseram que a gente teria a vacina em dois anos. Isso já faz 30 anos. Eu acho que vai demorar muito tempo para termos a vacina, mas isso não quer dizer que não possa acontecer uma descoberta no ano que vem que mude o jeito que a gente pensa sobre isso. Essa é a natureza da ciência”, afirma.

Saiba mais

Células T CD8
Também conhecidas como Linfócitos Citotóxicos, são células do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.  Chamada de “célula assassina”, a T CD8 é destrói células infectadas. Algumas variações dela são capazes de eliminar células T CD4 infectadas pelo HIV.
Células T CD4
Conhecidas como Linfócitos T auxiliares, também fazem parte do sistema imunológico. A T CD4 é responsável pela ativação da defesa do organismo.  São as células atacadas pelo HIV, vírus causador da aids. É por essa razão que a doença deixa o organismo vulnerável a outras infecções.
Genótipo
É o termo usado para designar a constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de genes que compõem seu DNA. Uma das variações no genótipo conhecidas como HLA-B*27 e HLA-B*57 está presente em 70% das pessoas capazes de controlar a replicação do HIV e não desenvolver aids.

Cientistas criam vacina contra a aids que usa o vírus do próprio infectado


Tratamento

A vacina foi capaz de reduzir a carga viral em pacientes infectados de forma significativa e sem o uso de antirretrovirais. Eficácia, no entanto, foi temporária

Vírus HIV
Vírus HIV: vacina terapêutica controla carga viral na corrente sanguínea de pacientes infectados (Thinkstock)
Uma equipe de pesquisadores espanhois desenvolveu uma vacina terapêutica capaz de controlar temporariamente o avanço do vírus HIV no organismo de pessoas infectadas. A vacina é feita a partir de células do sistema de defesa e com amostras do HIV obtidas do próprio paciente para ajudar o sistema imunológico a combater a doença. Assim, embora não promova a cura da enfermidade, ela é capaz de reduzir a carga viral na corrente sanguínea dos infectados por um determinado período de tempo sem a necessidade do uso de antirretrovirais. A pesquisa, desenvolvida na Universidade de Barcelona, na Espanha, foi publicada nesta quarta-feira na revista Science Translational Medicine.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: A Dendritic Cell–Based Vaccine Elicits T Cell Responses Associated with Control of HIV-1 Replication

Onde foi divulgada: revista Science Translational Medicine

Quem fez: Felipe García, Nuria Climent, Alberto Guardo, Cristina Gil, Agathe León, Brigitte Autran, Jeffrey Lifson, Javier Martínez-Picado, Judit Dalmau, Bonaventura Clotet, Josep Gatell, Montserrat Plana e Teresa Gallart

Instituição: Universidade de Barcelona, Espanha

Dados de amostragem: 36 pacientes com aids

Resultado: A vacina terapêutica desenvolvida a partir de amostras de HIV e células dendríticas reduziu de forma significativa, mas temporariamente, a carga viral em pacientes com aids sem a necessidade da terapia antirretroviral
O estudo testou a vacina terapêutica em 36 pessoas infectadas pelo vírus HIV que faziam uso de terapia antirretroviral, um grupo de medicamentos que ajudam a controlar a carga viral no organismo de pacientes com aids. Os cientistas retiraram amostras do vírus e também de células saudáveis (chamadas de dendríticas) dos próprios indivíduos. Essas células ativam o sistema imunológico quando um vírus tenta atacar as células de defesa.
Para validar os resultados, os pesquisadores inativaram as amostras de HIV, que ainda assim continuavam capazes de provocar uma resposta do sistema imunológico, e expuseram as células saudáveis ao vírus. Com isso, a equipe tinha como objetivo fazer as células "instruírem o sistema de defesa para que ele pudesse lutar contra o vírus HIV, o que ele não faz normalmente", segundo explicou Felipe Garcia, coordenador do estudo.






Testes — Antes de aplicarem a vacina nos participantes, os cientistas pediram que eles deixassem de fazer uso da terapia antirretroviral por um tempo. Assim, o HIV conseguiria voltar a se replicar naturalmente e os pesquisadores poderiam comparar os reais efeitos da substância testada. Segundo os resultados, a carga viral caiu de forma significativa na maioria dos pacientes, que passaram a apresentar um nível muito baixo de vírus no sangue mesmo sem o uso dos antirretrovirais. Além disso, a vacina se mostrou segura, sem provocar os fortes efeitos colaterais causados pela terapia convencional. 
No entanto, a eficácia da vacina caiu 24 semanas após a aplicação. Por esse motivo, outros estudos ainda são necessários para entender de que forma seus efeitos positivos podem ser estendidos. Mesmo assim, a equipe está otimista em relação aos resultados. "Essa é a demonstração mais forte que há na literatura científica de que uma vacina terapêutica é possível. Embora ainda não promova a cura, os resultados deixam em aberto a possibilidade de conseguirmos criar a vacina ideal para combater a doença", escreveram os pesquisadores em um comunicado.

Oklahoma fará testes em 7.000 pacientes expostos a vírus HIV e hepatite em clínica dentária


Estados Unidos

Queixa aberta no Conselho Dental do estado acusa o dentista Scott Harrington, dono da clínica, de uma série de violações sanitárias

30 anos de aids: ainda sem cura, o vírus da imunodeficiência humana atinge cerca de 34 milhões de pessoas no mundo
30 anos de aids: ainda sem cura, o vírus da imunodeficiência humana atinge cerca de 34 milhões de pessoas no mundo(Thinkstock)
Um centro de saúde em Tulsa, Oklahoma, começou a recolher amostras de sangue neste sábado de pacientes que podem ter sido expostos ao vírus HIV e hepatite em uma clínica dentária que está sob investigação. Até 7.000 pacientes do escritório do Dr. Scott Harrington foram orientados por carta a fazer exames de sangue.   
A investigação começou quando um dos pacientes de Harrington teve um resultado positivo para hepatite C. Uma queixa aberta no Conselho Dental de Oklahoma acusa Harrington de uma série de violações sanitárias que contribuíram para o risco de contaminação de seus pacientes. Ele deve aparecer em uma audiência no conselho no dia 19 de abril, e espontaneamente fechou seu consultório dentário e entregou sua licença.
Aos pacientes de Harrington estão sendo oferecidos exames de sangue gratuitos nos centros North Regional Health e Wellness Center, em Tulsa. Uma linha direta também foi criada para responder questões e mais de 400 pessoas já recorreram a ela até o momento, disseram as autoridades.
(Com agência Reuters)

Pearl jam unplugged Jeremy


.

Pearl Jam - elderly woman behind the counter in a small town


.

Pearl Jam - State of Love and Trust - Immagine in Cornice 6/14


.

Pearl Jam - Baba O' Riley (Live 2003)



.

Pearl Jam - Do The Evolution



.

Pearl Jam - Just Breathe



Eu Amo!!

Eddie Vedder & Bruce Springsteen - Better Man 13 10 2004



.

Pearl Jam Mother HD


.

Pearl Jam - Even Flow


.

Pearl Jam - The Fixer - Hyde Park 2010



.

Pearl Jam - Jeremy


.

Pearl Jam-Black


.

Pearl Jam Alive


.

Better Man (Madison Square Garden - New York,



#

Alive - Pearl Jam live Hyde Park 2010



Bom demais!!

REM and Eddie Vedder (Pearl Jam) Man on The Moon



Maravilha!!

Pearl Jam-Present Tense



Mais que demais!!

Eddie Vedder - You've Got to Hide Your Love Away (Sao Paulo '05)



Amo!!
.

Eddie Vedder "Without You" on Letterman 06/20



,

Pearl Jam - Release from the dvd "The kids are twenty"



.

Pearl Jam - Crown of thorns



.

Pearl Jam - Oceans


.

Eddie Vedder Society With Johnny Depp


.

Pearl Jam - I Won't Back Down (Gorge '06)



.

Eddie Vedder w/ The Doors - Roadhouse Blues (Los Angeles '93)


.

Pearl Jam - Amongst The Waves- Hyde Park 2010



:)

"Unthought Known" Live from Berlin, Pearl Jam


.

Pearl Jam - Crazy Mary (Live)



Super Super!!

PEARL JAM Chris Cornell *Hunger Strike



*****

Pearl Jam - Animal



;)

Pearl Jam - Masters Of War



;)

Pearl Jam - Immortality (Live)



:)

Pearl Jam-Hail Hail, Show David Letterman 20-09-1996



Demais!!

Pearl Jam - Given To Fly



*

Pearl Jam - Yellow Ledbetter (live)



Uma super viagem...

Pearl Jam - Garden (Perfect Audio)



Super Sempre...

Pearl Jam - Keep On Rockin' In The Free World (Live At Pinkpop)



Extremamente...

Pearl Jam - I Am Mine



Super demais!!

Pearl Jam - Just Breathe [LIVE] (2010)



Eu amo!!

Pearl jam unplugged Jeremy



Simplesmente 

Pearl jam

Pearl Jam - elderly woman behind the counter in a small town



Super!!!

Pearl Jam - State of Love and Trust



Amo Amo Amoooooo

Pearl Jam - Just Breathe


Amo......

Nutricionista mostra que é possível comer bem sem desfalcar o bolso


É caro ser saudável  Nutricionista mostra que é po
Para aquelas pessoas que acham que para ser saudável é preciso gastar dinheiro aos tubos, saiba que comer bem nada mais é do que ter uma alimentação balanceada e variada. Ou seja, conseguir incluir em uma mesma refeição ingredientes de todos os grupos alimentares.

De acordo com a nutricionista Roberta Silva, o segredo para quem quer emagrecer não está nos alimentos light ou diet, mas sim nas substituições feitas na sua dieta a fim de deixar o seu cardápio leve e muito mais saudável.
Ela ainda lembra que comparado aos alimentos normais, os lights têm apenas 25% a menos de algum nutriente, mas isso não significa que eles sejam menos calóricos. "Então, a não ser que a pessoa tenha alguma patologia como diabetes, o consumo dos alimentos light ou diet não devem ser substituídos", afirma Roberta.
Agora, se o seu objetivo é emagrecer, a nutricionista afirma que é possível investir em 

uma alimentação balanceada sem desfalcar o bolso, ao contrário do que o senso comum indica. É preciso lembrar que o que mais encarece o valor dos alimentos é o fato deles serem orgânicos e integrais, mas engana-se quem acha que esses elementos são vitais para o sucesso de uma dieta. "Para ter certeza de que você está se alimentando da maneira correta, tenha certeza que todos os grupos alimentares estão presentes no seu cardápio diário, ou seja, refeições que somadas contenham os grupos dos cereais, grãos ou leguminosas, frutas, carnes, leite e derivados", comenta a especialista.
Sabemos que os alimentos integrais são ricos em fibra, o que aumentam a sensação de saciedade e, de quebra, ainda possuem uma concentração maior de vitaminas e minerais, mas tudo isso pode ser dosado com a combinação certa. Segundo a nutricionista para driblar o custo desses alimentos, a dica é moderar nas quantidades e apostar nos complementos para garantir a quantidade de nutrientes necessários para o seu dia a dia. "Se você costuma comer pão no café da manhã, diminua a quantidade, então ao invés de comer duas fatias de pão de forma ou um pãozinho, prefira ingerir apenas uma fatia do pão convencional ou meio pão francês, completando a refeição com uma colher de sopa com algum tipo de fibra mais acessível, como é o caso da aveia, que é super barata e você pode salpicar por cima de alguma fruta picada ou iogurte", ensina.
Já para os que preferem as comidas industrializadas por ter maior durabilidade, a nutricionista lembra que eles possuem mais sódios do que os alimentos comuns, o que pode colaborar para o aumento da pressão arterial e retenção de líquido. Agora, se a questão é o seu paladar, ela explica que é só uma questão de adaptar tanto o paladar quanto a sua rotina de compras semanais. "Usar os alimentos que estragam com mais facilidade primeiro ou procurar trocá-los por ingredientes menos perecíveis, como a alface que pode ser substituído pela acelga, se você achar que não irá consumir as folhas em tempo de murcharem", aponta Roberta.
Quer sair do supermercado sem esvaziar totalmente a carteira? A nutricionista diz que na feira ou mercado, o ideal é optar pelas frutas, verduras e legumes da estação, pois são mais baratos e saborosos. Na hora de escolher a carne, não se atenha as ideias pré-concebidas, saia da ideia de que apenas as carnes vermelhas e o frango podem estar presentes no seu dia a dia, alguns peixes também possuem o preço bem acessíveis. "Não é porque você vai comer peixe que ele tem que ser salmão. Peixes como a sardinha, por exemplo, são ótimas fonte de proteínas e ômega 3, o que protege o seu coração das doenças cardíacas", conclui.
Por Paula Perdiz

Vitaminas: conheça mais sobre elas



Vitaminas conheça mais sobre elas
As vitaminas são micronutrientes necessários ao organismo. Geralmente, não podem ser produzidas pelo nosso organismo, por isso devem estar presentes diariamente na nossa alimentação.


São divididas em dois grupos: as lipossolúveis e as hidrossolúveis.
Vitaminas Lipossolúveis
Necessitam do auxílio das gorduras para serem absorvidas. São elas:
Vitamina A: atua sobre a pele, a retina dos olhos e as mucosas; aumenta a resistência aos agentes infecciosos.
Carência: problemas de pele; atraso no crescimento; perda de peso; perturbações na vista.


Fontes: manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafre, chicória, tomate, mamão, batata, cará, abóbora.
Vitamina D: fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.
Carência: raquitismo; cáries; descalcificação.
Fontes: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo, raio de sol.
Vitamina E: antioxidante; favorece o metabolismo muscular e auxilia a fertilidade.
Carência: Kwashiorkor (desnutrição grave com edema e despigmentação da pele e cabelo)
Fonte: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.
Vitamina K: essencial para que o organismo produza protrombina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue.
Carência: aumento no tempo de coagulação do sangue; hemorragia.
Fonte: fígado, verdura, ovo.
Vitaminas Hidrossolúveis
Possuem grande perda por vias como: suor, saliva, urina, fezes. Necessitam de reposição diariamente. São elas:
B1 ou tiamina: auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.
Carência: perda de peso; nervosismo; fraqueza muscular; distúrbios cardiovasculares.
Fontes: carne de porco, cereais integrais, nozes, lentilha, soja, gema de ovos.
B2 ou riboflavina: conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular.
Carência: dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia.
Fontes: fígado, rim, lêvedo de cerveja, espinafre, berinjela.
B6 ou piridoxina: permite a assimilação das proteínas e das gorduras.
Carência: dermatite; inflamação da pele e das mucosas.
Fontes: carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.
B12 ou cobalamina: colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.
Carência: anemia; irritabilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.
Fontes: fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia.
C ou ácido ascórbico: conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, ajuda na absorção do ferro; aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.
Carência: Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele.
Fontes: limão, laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, cenoura, pimentão, nabo, espinafre.
Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos vermelhos.
Carência: anemia; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas.
Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana, melão.
Niacina ou ácido nicotínico: possibilita o metabolismo das gorduras e carboidratos.
Carência: Pelagra (aumento no crescimento da língua).
Fontes: levedo, fígado, rim, coração, ovo, cereais integrais.
Ácido pantotênico: auxilia o metabolismo em geral.
Carência: fadiga; fraqueza muscular; perturbações nervosas; anorexia; diminuição da pressão sanguínea.
Fontes: fígado, rim, gema de ovo, carnes, brócolis, trigo integral, batata.
Ácido paraminobenzóico: estimula o crescimento dos cabelos.
Carência: Irritabilidade, falta de memória e apatia.
Fontes: carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras.

Vitamina C: quanto maior o consumo, melhor?



Vitamina C quanto maior o consumo melhor
Amplamente presente nas frutas e hortaliças, a vitamina C é um dos nutrientes mais populares, podendo ser encontrada em produtos industrializados enriquecidos tais como, sucos de frutas, pastilhas, balas e cereais matinais.
Essa fama deve-se aos inúmeros benefícios que esse nutriente proporciona ao organismo, como:
  • Estimulação do sistema imunológico, promovendo uma maior resistência às infecções;
  • Aumento da absorção de "ferro não-heme" (ferro proveniente de alimentos de origem vegetal como, por exemplo, feijão, espinafre e lentilha);
  • Auxílio no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes;
  • Atuação como antioxidante, neutralizando a ação dos radicais livres que desencadeiam o processo de envelhecimento precoce, além de aumentarem o risco para desenvolvimento de câncer e doenças do coração.

Com tantas vantagens, podemos imaginar que quanto maior o seu consumo, melhor será para o nosso corpo, certo? Errado! Por ser uma substância hidrossolúvel (solúvel em água), o excesso é excretado através da urina.
A vitamina C está presente em grande quantidade nos mais variados alimentos podendo ser facilmente atingida a sua recomendação. Assim, não é indicado o uso de suplementos que, em geral, contém mais de 10 vezes a recomendação diária da vitamina, ou seja, cerca de 1.000 mg ou 1 g em cada pastilha ou tablete.

A quantidade média necessária de vitamina C para homens e mulheres, a partir dos 15 anos, é de 60 miligramas (mg) diárias. No entanto, especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos (National Research Council) estão revisando essa quantia com objetivo de aumentá-la: o novo valor, em estudo, poderá variar de 100 mg até, no máximo, 200 mg por dia para pessoas na faixa etária citada.
Se a nova recomendação for aprovada, essa cota poderá ser facilmente atingida consumindo-se, em média, 1 goiaba ou 2 laranjas-pêra por dia.
No caso dos fumantes, recomenda-se que o consumo seja de, no mínimo, 100 miligramas, diariamente.
Fontes de vitamina C
Por ser muito sensível, ela é facilmente destruída tanto pelo calor (durante o cozimento dos alimentos) quanto pelo oxigênio (ar) e luz.
As suas melhores fontes são as frutas, as verduras e os legumes crus. Dessa maneira, quando for cozinhar esses alimentos, prepare-os no menor tempo possível, utilizando pouca água e servidos logo após o preparo.
Não se deve cortar ou picar esses alimentos se eles não forem consumidos imediatamente pois, o oxigênio presente no ar tem o poder de oxidar a vitamina C, destruindo-a. Portanto, guardar suco de laranja ou limonada por muito tempo na geladeira não preserva a quantidade inicial da vitamina.
Algumas pessoas têm o hábito de adicionar ao cozimento de vegetais uma pitada de bicarbonato de sódio com a finalidade de melhorar sua coloração. Essa atitude não é indicada, pois o bicarbonato colabora para a perda de vitamina C.
O quadro abaixo apresenta a quantidade de vitamina C de alguns alimentos.
Seguir uma alimentação balanceada e rica em frutas e hortaliças é a melhor (e mais barata) forma de obtermos os benefícios não só da "famosa" vitamina, mas também, de outros nutrientes tão importantes quanto ela para a manutenção de nossa saúde.

Conheça os benefícios do consumo de abacate para a sua saúde e o processo de emagrecimento



Os benefícios do abacate
Muitas tantas pessoas torcem o nariz para ele pela fama de ser a fruta mais calórica de todas e mais "gordurosa".

Realmente a fruta é bastante calórica, uma fatia de 100g de abacate tem aproximadamente 160 calorias, calorias equivalentes a 1 pão francês.
Mas o que poucas pessoas sabem é que o consumo dessa fruta traz benefícios à saúde.
O alto valor calórico do abacate se deve a grande quantidade de gordura presente nele, mas se engana quem pensa que essa gordura faz mal. Ele é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Além disso, é fonte de vitamina E e vitamina A, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células. E minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio.
Outro benefício do seu consumo é que ele pode auxiliar no processo de emagrecimento. Devido ao seu teor de fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.
Aproveitando que é época do abacate, ele está mais barato e saboroso, que tal incluí-lo em seu cardápio? 
Mas alguns cuidados são necessários, principalmente em relação a quantidade. Você não precisa comer o abacate inteiro de uma só vez, coma somente uma fatia pequena e guarde o restante na geladeira.
Para retardar a oxidação, guarde-o ainda com o caroço.
O ideal é que consuma o abacate puro, mas você pode amassá-lo e acrescentar limão e adoçante, ou ainda preparar uma vitamina com leite desnatado.
Da mesma família do abacate consumido comumente consumido no Brasil, o avocado também é uma fruta bastante saudável e com excelentes propriedades nutricionais. Mas devido ao maior custo, a fruta produzida no Brasil, na sua maioria, é exportada para outros países.
O avocado possui muito menos água do que o abacate, o que torna sua polpa mais consistente e possibilita seu uso em saladas e diversos outros pratos salgados. A guacamole é um dos pratos salgados mais conhecidos que utilizam o abacate ou avocado em seu preparo.
http://cyberdiet.terra.com.br/os-beneficios-do-abacate-12-1-12-20.html

Eddie Vedder (Pearl Jam)



Música


Carol Nogueira
Wayne Coyne (Flaming Lips), Eddie Vedder (Pearl Jam) e Deadmau5
Wayne Coyne (Flaming Lips), Eddie Vedder (Pearl Jam) e Deadmau5 (Getty Images)
De nomes consagrados como Pearl Jam a nomes que despontaram na cena roqueira nos últimos anos, como o Black Keys, a segunda edição do festival Lollapalooza Brasil, que acontece entre sexta-feira e domingo no Jockey Club de São Paulo, traz boas atrações para quem é fã de boa música.



É a banda mais veterana desta edição do festival. Formada no início dos anos 1990, em Seattle, o grupo é um dos principais expoentes da cena grunge e tem uma extensa lista de hits, que incluemAliveBlackEven FlowJeremy, entre outros. Seu show é imprevisível e pode tanto ser composto somente de hits como de músicas mais "lado B" -- no festival, porém, a banda deve optar pelo primeiro repertório.
Toca no domingo, no palco Cidade Jardim, às 20h45.

Lollapalooza: fãs de Pearl Jam guardam lugares na grade


Público aguarda show da banda Pearl Jam, no Lollapalooza

A abertura dos portões do Lollapalooza aconteceu dez minutos antes do previsto neste domingo (31) e às 11h centenas de fãs do Pearl Jam já se aglomeravam em frente ao palco Cidade Jardim, onde a banda encerra o festival, com um show às 20h45 de hoje. Entre os fãs, havia crianças, famílias, jovens e gente que veio de longe e investiu bastante dinheiro apenas para ver os ídolos.
O professor universitário Adriano Milanez e o filho, João Miguel, 13 anos, chegaram ao Jockey Club equipados com salgadinhos para driblar a fome enquanto esperam pelo show na grade. Já banheiro não está nos planos da dupla. "Vamos ter que nos virar", disse Adriano. João, fã da banda por influência do pai, acredita que esse show será melhor que o de 2011, quando o grupo também esteve no Brasil. "Estamos num lugar melhor e vou cantar muito. Espero sair daqui rouco", contou.
Outro grupo que já guardava um bom lugar na grade eram a paraense Adélia Leal e suas três filhas, Loredana, Loana e Loarena. Elas vieram de Belém especialmente para ver a banda, da qual são fãs por influência de Loredana. As quatro calculam ter gastado pelo menos R$ 4 mil para ver os ídolos. "Pelo Pearl Jam, tudo vale a pena", garantiu Adélia, segurando um cartaz com o nome de sua música preferida,Come Back.
Já os amigos Marco Henrique Baron, 19 anos, Andrei Muller, 19, e Nahuri Riad, 21, naturais de Guabiruba (SC), também viajaram só para ver o Pearl Jam. Eles chegaram em São Paulo hoje pela manhã e pretendiam dormir no areoporto esta noite, enquanto esperam o voo que os levará de volta para Santa Catarina, às 6h40. O trio veio equipado com um capacete com máquina fotográfica acoplada e com uma bandeira do Brasil. "Quero jogar para eles, mas já vi que tem muita gente com bandeira. A concorrência é grande", constatou Marco.
http://musica.terra.com.br/lollapalooza/lollapalooza-fas-de-pearl-jam-guardam-lugares-na-grade,78f7f941701cd310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

The Doors - Touch Me (Live)