segunda-feira 17 2012

A primeira noite de um homem dublado

Segundas.Intenções 2 [Dublado]

Fernanda Montenegro concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz

Alguém Tem Que Ceder




A química entre Jack Nicholson e Diane Keaton em Alguém Tem Que Ceder é, provavelmente, a melhor que já vi em qualquer comédia romântica do cinema. Digo isso com tanta segurança porque são eles que salvam o filme de Nancy Meyers. Aliás, elevam o filme a um patamar que a diretora poderia não ter alcançado sem eles. Toda a graça, o charme e o carisma de Alguém Tem Que Ceder vem de uma dupla simplesmente perfeita.
Harry Sanborn (Jack Nicholson) é o típico senhor de idade que é cheio do dinheiro, cercado por belas mulheres mais jovens e muito satisfeito com a vida. Até o momento em que ele conhece a dramaturga Erica Barry (Diane Keaton, vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar por seu desempenho aqui). Na realidade, Harry está namorando a filha de Erica mas, de repente, começa a ter sentimentos pela mãe – que é uma mulher mais velha. Ou seja, não é o tipo dele.
Então, premissa simples – para não dizer batida. E claro que, nas mãos de Nancy Meyers, isso poderia resultar em mais uma bobagem aborrecida. Mas, por incrível que pareça, parece que até ela foi inspirada pela química de Nicholson e Keaton. Existem momentos iluminados, como aquela cena em que Keaton chora desesperadamente após uma desilusão amorosa. Mas, não dá pra se enganar muito, já que existem outras cenas completamente descartáveis e um desfecho infinitamente prolongado.
Contudo, é admirável como nos esquecemos desses erros para entrar na ótima história dos protagonistas. Esse sim, o primeiro filme dirigido a um público diferenciado e que conseguiu cumprir com muito louvor a premissa de falar sobre pessoas mais velhas. Meyers, posteriormente, tentaria repetir o sucesso com o irregular Simplesmente ComplicadoAlguém Tem Que Ceder, portanto, está longe de ser um grande filme. Mas é delicioso de se ver… nem que seja por Nicholson e Keaton, brilhantes juntos. Eles compensam tudo.



Cientistas concluem primeira análise genética do carcinoma pulmonar


Câncer

Estudo pode abrir portas para melhorar a prevenção, a detecção e o tratamento da doença

O câncer de pulmão é considerado um dos mais letais, uma vez que sua detecção é feita em estágios tardios da doença
O câncer de pulmão é considerado um dos mais letais, uma vez que sua detecção é feita em estágios tardios da doença(Hemera/Thinkstock)
A primeira análise genética abrangente do carcinoma pulmonar de células escamosas acaba de ser feita por pesquisadores americanos. Esse câncer é um tipo de tumor pulmonar comum, relacionado ao fumo, e que causa cerca de 400.000 mortes ao ano. A pesquisa pode ajudar a melhorar a prevenção, a detecção e o tratamento da doença, já que as drogas usadas hoje para o tratamento de outros tipos de câncer pulmonar (como o adenocarcinoma) não são eficazes para o carcinoma de células escamosas. Pela similaridade genética, os pesquisadores acreditam ainda que as drogas usadas para tratar outros tipos de tumores de células escamosas, como os de cabeça e de pescoço, podem ser eficientes no tratamento deste tipo de câncer pulmonar. O estudo foi publicado na versão online do periódico Nature.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Comprehensive genomic characterization of squamous cell lung cancers

Onde foi divulgada: revista Nature

Quem fez: Ramaswamy Govindan e equipe

Instituição: The Cancer Genome Atlas

Dados de amostragem: Amostra de tumores e tecidos de 178 pacientes com carcinoma pulmonar de células escamosas

Resultado: Foram encontradas mutações em 11 genes, incluindo o TP53, que tem papel na reparação do DNA danificado. A descoberta dessas mutações abre possibilidades para o desenvolvimento de novos tratamentos, além de poder melhorar a prevenção e a detecção da doença.
“Descobrimos que quase 75% dos cânceres pulmonares de células escamosas têm mutações que podem ser atacadas com drogas existentes — comercialmente disponíveis ou ainda em fases de testes clínicos”, diz Ramaswamy Govindan, um dos coordenadores do estudo, oncologista da Universidade de Washington e co-presidente do grupo The Cancer Genome Atlas. Isso porque essas drogas, normalmente usadas em tumores localizados em outros órgãos, usam como alvo de ataque mutações genéticas comuns a alguns cânceres de células escamosas.
Na pesquisa, descobriu-se que o câncer pulmonar de células escamosas tem mutações similares aos carcinomas de células escamosas que atingem a cabeça e o pescoço. A descoberta corrobora evidências de pesquisas anteriores que apontam que o câncer pode ser classificado por sua genética, e não pelo órgão primário que afeta. Isso indica que drogas usadas no tratamento desses cânceres do pescoço e da cabeça, por exemplo, poderiam vir a ser usadas também para o câncer pulmonar.


“Encontramos mutações no câncer do pulmão que vemos também em outros tipos de cânceres humanos”, diz Richard K. Wilson, diretor do Instituto de Genoma da Universidade de Washington. “Isso reforça algo que temos visto na nossa pesquisa. Trata-se muito menos do tipo de tecido, como pulmão, mama, pele, e muito mais de quais genes e vias que são afetadas.”
Pesquisa — Foram examinados tumores e tecidos de 178 pacientes com carcinoma pulmonar de células escamosas. Os pesquisadores encontraram mutações recorrentes em 11 genes que eram comuns em muitos pacientes . Quase todos os tumores tinham mutações no gene chamado TP53, conhecido por seu papel na reparação do DNA danificado.
Os tratamentos atuais para o câncer pulmonar de células escamosas incluem quimioterapia e radiação. Não existem, no entanto, drogas específicas para esse tipo de tumor. “Com essa análise, estamos apenas começando a compreender a biologia molecular do carcinoma pulmonar de célula escamosa”, diz Govindan. “Identificamos alvos potenciais para terapias a serem estudadas em futuros testes clínicos.”
O The Cancer Genome Atlas é um projeto que combina esforços dos principais centros de sequenciamento genético dos Estados Unidos. O grupo é financiado pelo Instituto Nacional do Câncer e pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano — ambos fazem parte do Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos.

Análise do hálito pode ajudar a detectar câncer de pulmão


Oncologia

Estudo mostra que ar expelido pelos pulmões pode diferenciar nódulos pulmonares benignos e malignos

Câncer de pulmão: desequilíbrio de determinados tipos de hormônios pode ser a origem de alguns tumores
Técnica pode evitar procedimentos invasivos para descobrir se nódulos são cancerosos (Thinkstock)
Um estudo piloto publicado na revista Journal of Thoracic Oncology mostrou que o teste do hálito pode ser usado para diferenciar entre nódulos pulmonares benignos e malignos. Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Israel‎ (Technion) coletaram o ar expelido pelos pulmões de 74 pacientes, que tiveram nódulos detectados por meio de exames de tomografia computadorizada.
Com todas as amostras de ar coletadas, os pesquisadores procuraram compostos orgânicos que fossem indicativos da presença do câncer. Depois disso, esses pacientes passaram pelos procedimentos invasivos normalmente usados para detectar se os nódulos são malignos, como a biópsia cirúrgica ou a broncoscopia, que usam aparelhos de fibra ótica para visualizar o pulmão por dentro.
Ao comparar os resultados dos dois testes, eles descobriram que a análise do ar detectou de forma correta 53 nódulos pulmonares malignos e 19 benignos. Segundo os pesquisadores, esse tipo de análise pode ajudar a solucionar alguns dos problemas causados pela tomografia computadorizada. Quando foi introduzida, a técnica reduziu a taxa de mortalidade do câncer de pulmão em 20%. No entanto, muitas pessoas tem de ser submetidas a procedimentos invasivos para descobrir se os nódulos detectados pela tomografia são cancerosos.
O novo teste do hálito pode servir como um exame secundário para pacientes que tiverem nódulos detectados em testes de tomografia computadorizada. No entanto, os cientistas destacam que essa é uma pesquisa inicial, que precisa ser realizada em mais pacientes para que tenha seus resultados confirmados.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012 7:37 Incêndio atinge favela do Moinho, em São Paulo



Um incêndio atinge a favela do Moinho, que fica sob o viaduto Rio Branco, na região dos Campos Elíseos, centro da capital paulista, na manhã desta segunda-feira. A comunidade já tinha sido atingida por um grave incêndio em 22 dezembro de 2011. O fogo, que começou pouco depois das 7h, se espalha com rapidez. Imagens transmitidas pela TV mostram grandes labaredas e intensa fumaça na região, o que dificulta o tráfego dos veículos em cima do viaduto.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6159466-EI8139,00-Favela+do+Moinho+volta+a+pegar+fogo+na+regiao+central+de+SP.html

Favela do Moinho volta a pegar fogo na região central de SP(TERRA)


 
 

17 de setembro de 2012  07h29  atualizado às 07h59

A fumaça provocada pelo incêndio podia ser vista de vários pontos da capital. Foto: Alberto Rando/Futura Press
A fumaça provocada pelo incêndio podia ser vista de vários pontos da capital
Foto: Alberto Rando/Futura Presshttp://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6159466-EI8139,00-Favela+do+Moinho+volta+a+pegar+fogo+na+regiao+central+de+SP.html

Um incêndio atingia na manhã desta segunda-feira a favela do Moinho, localizada sob o viaduto Engenheiro Orlando Murgel, em Campos Elísios, região central de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram enviadas 13 viaturas por volta das 7h20. A comunidade fica em um local de difícil acesso, entre as linhas usadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), viaturas interditaram o viaduto que fica sobre a favela. A CPTM informou que o tráfego de trens da Linha 8-Diamante foi interrompido por volta das 7h20 e, mais tarde, por volta das 7h40, a Linha 7-Rubi também foi interditada.
Em dezembro do ano passado, a favela sofreu um grande incêndio, que destruiu boa parte das moradias. Este é o 34º incêndio registrado em favelas da capital paulista desde janeiro deste ano. Em 2008, o Corpo de Bombeiros registrou 130 ocorrências e, em 2009, 122. Já no ano de 2010, 91 incêndios foram combatidos, enquanto, em 2011, houve 79 casos registrados.

Brasileiro constata presença de militantes islâmicos na Síria e entrega à ONU lista de criminosos de guerra


17.setembro.2012 05:38:26


O brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro alertou hoje para a presença cada vez maior de elementos estrangeiros nos conflitos na Síria e aponta o envolvimento de militantes jihadistas no país, lutando ao lado de rebeldes. Hoje, Pinheiro entrega à ONU uma lista confidencial de nomes de indivíduos e de unidades militares que teriam cometido crimes contra a humanidade na Síria.
O brasileiro, que lidera a comissão de investigação sobre a Síria, apresentou ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas o que seria seu relatório final das violações que documentou no país, acusando governo, milícias e mesmo forças rebeldes por crimes de guerra. A principal novidade de seu estudo foi a constatação do envolvimento cada vez maior de forças externas atuando na Síria. A presença de jihadistas estaria confirmada, algo que a oposição nega.
Essa é a primeira vez que um documento da ONU confirma a presença de militantes islâmicos. Para Pinheiro, isso é “alarmante” e estaria levando a oposição a uma atitude mais violenta. Pinheiro também acusa os grupos de oposição de não estarem respeitando civis.
No dia 15 de agosto, Pinheiro lançou um informe em que apelava à comunidade internacional para que atuasse para frear a violência na Síria. Mas prometia entregar à ONU uma lista que, no futuro, poderia servir de base para um eventual processo no Tribunal Penal Internacional.
A lista entregue agora conta com pessoas que se considera como “responsáveis por crimes contra a humanidade e violaçoes de direitos humanos”. A comissão liderada pelo brasileiro espera que seu trabalho de coleta de informações permita que os responsáveis por mais de 20 mil mortes sejam levado à Justiça. A lista nao se limitaria aos que cometeram os crimes nas ruas das cidades sírias, mas tambem incluria toda cadeia de comando, inclusive aqueles que os ordenaram e estimularam os atos. Pinheiro evita falar de Bashar al Assad. Mas já indicou que existe a “implicaçao dos mais altos niveis das forças armadas e do governo” nos crimes.
“As ordens se aplicam com a ponta de uma pistola. Quem duvida se arrisca em ser executado de maneira sumária”, apontou o documento. Pinheiro também acusou a liderança dos rebeldes de estar implicado em crimes de guerra e deixa claro que a Síria vive um “conflito armado nao internacional”, termo legal para designar uma guerra civil.
O governo americano já indicou que irá propôr uma ampliaçao e fortalecimento do mandato de Pinheiro para continuar a investigar os crimes cometidos na Síria. “A crise nao acabou e o que o comitê de inquérito fez foi fundamental para reunir dados sobre crimes”, explicou a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Eileen Donahoe. “Queremos renovar o mandato da investigaçao e dar apoio financeiro para que possam fazer seu trabalho”, indicou a diplomata. Mas, até que o mandato seja renovado, Pinheiro quer deixar aos governos um amplo banco de dados sobre tudo o que ocorreu em Damasco desde março de 2011.

The Doors - Touch Me (Live)