terça-feira 24 2013

25 dúvidas de beleza - respondidas!


Suas perguntas sobre beleza, cabelos e cuidados respondidas pelas experts de NOVA

Como ter sobrancelhas marcantes, penteadas e comportadas?

Tendência máxima das passarelas nas últimas temporadas, as sobrancelhas mais bem recheadas ganharam também as ruas. Para copiar o efeito e os desenhos que estão na moda, lance mão de alguns truques. Preencha as falhas com um lápis marrom, penteie os fios do início (ali no meio da testa) para cima e deslize a escova seguindo o comprimento em direção às orelhas. Máscara de cílios transparente ajuda a fixar os pelos no lugar. Na falta desse produto, copie este truque muito usado pelos maquiadores nas fotos de beleza: borrife uma pequena quantidade de spray fixador de cabelo na escovinha que penteia os fios. A sobrancelha fica à prova de suor, pista de dança, amassos animados... ualizado em 18/12/2013 Por Maria Clara Póvia - Edição: Mdemulher

Posso usar xampu a seco como finalizador?

Sim. Em vez de borrifar só na raiz, para absorver a oleosidade, espalhe o jato por todo o comprimento. O cabeleireiro Oscar Blandi, que lançou um dos mais famosos dry shampoos do mundo, ensina o truque: "Pulverize o spray de baixo para cima, a uns 20 centímetros do cabelo. Faça movimentos de zigue-zague e, ao mesmo tempo, vá amassando os fios. O efeito é de um spray de água salgada". 

Eu sempre tive muitos cílios e eles caíram! Por que isso acontece?

A queda dos cílios tem muita semelhança com a do cabelo. As causas podem ser: uso de medicamentos para emagrecer, stress, dieta restritiva (que leva à carência de vitaminas B5, B6, ferro e de alguns aminoácidos importantes no fortalecimento dos pelos). Dormir de make não é o pior pecado, mas o esfrega-esfrega do algodão com demaquilante para tirar máscaras à prova d¿água pode dar adeus a alguns fios. O uso contínuo do curvex muito apertado também é fator de risco para quebra. 

Prefiro o corretivo em creme, que cobre minhas olheiras, mas se acumula nas linhas finas. Como evitar?

Pó finalizador! O acúmulo acontece porque o produto ainda não secou e corre na pele quando você movimenta os olhos, parando na depressão que há nas linhas finas. Para evitar o incômodo, o segredo é passar uma camada de pó translúcido logo após a aplicação para manter tudo no lugar. 

O que devo fazer para o meu perfume durar o dia todo?

Em primeiro lugar, vale destacar que as fragrâncias tendem a evaporar mais rapidamente nas peles secas do que nas oleosas. O truque é aplicar uma camada espessa de hidratante nos pontos onde for borrifar o perfume. Se tiver a linha completa do mesmo aroma (eau de toilette, eau de parfum, sabonete e hidratante corporal), utilize pelo menos três de uma vez, deixando só o EDP para áreas estratégicas, como atrás das orelhas, nuca e pulsos. 

Quais as cores de esmalte mais recomendadas para cada tonalidade de pele?

Claro que não há regras, assim como na maquiagem. Mas algumas cores combinam melhor, sim, com determinados tons de pele. Para as mais claras, tonalidades como o vermelho-cereja e o rosa-pálido, além do preto e do cinza, são as mais indicadas. Morenas e mulheres com pele amarelada ficam bem com os vinhos e nudes com fundo pêssego - fuja dos muito rosados e neutros. E as negras podem escolher entre as variações de ameixa e vinho, e ainda se esbaldar nas cores vibrantes, como vermelho-alaranjado, pink e neon. 

Tenho pele oleosa. Posso usar esses óleos essenciais para hidratar?

Pode, desde que sejam à base de grapefruit ou rosemary, ativos conhecidos por sua ação adstringente. Os de chá-verde, lavanda e rosewood também são usados para tratar a acne, enquanto os de hortelã e cidreira podem reduzir os cravos. O importante, no entanto, é aplicá-los só à noite, evitando a zona T (testa, nariz e queixo). Duas gotinhas são suficientes para hidratar todo o rosto. 

Meu xampu a seco às vezes funciona perfeitamente e outras não. Estou ficando imune a ele?

Não, não está. O que acontece é que os níveis de oleosidade variam de acordo com seus hormônios e também com o clima. Em dias críticos, o ideal é lavar a cabeça. Mas, se não deu tempo, experimente dry shampoos com textura em pó. Borrife na raiz e espalhe bem com os dedos para evitar que fiquem resíduos brancos no couro cabeludo. 

Nunca consigo tirar a máscara à prova d'água. Qual o produto indicado?

Escolha um demaquilante bifásico específico para fórmulas resistentes à água, passe em um algodão e faça movimentos no sentido do crescimento dos fios (da raiz às pontas). Não tem o produto à mão? Algumas gotas de óleo facial, xampu neutro ou infantil ou condicionador também costumam resolver. O mais importante é não esfregar para que os cílios não se quebrem. Seja delicada, ok? 

Como escolher a tonalidade ideal da base mineral?

Enquanto as cremosas e líquidas precisam ser exatamente da cor da sua pele, as minerais não seguem essa exigência. Se você estiver na dúvida entre dois tons, por exemplo, escolha sempre o mais claro. A oleosidade natural da sua pele oxida o pó, o que faz com que ele pareça mais escuro do que na embalagem. 

É seguro usar o que sobrou do meu protetor solar corporal do ano passado na próxima ida à praia?

O período de validade dos filtros é, normalmente, de três anos. Por isso, se ele foi guardado em um local fresco e seco, provavelmente vai continuar funcionando. Os dermatologistas, no entanto, informam que o certo é que o protetor não sobre de um verão para o outro porque significa que você não usou a quantidade certa no ano anterior. De qualquer forma, se ainda há produto no frasco, cheque a data de fabricação e mande ver! 

Posso substituir o hidratante em creme por óleo corporal?

O óleo é bem mais prático nos dias frios. Mas a verdade é que ele só envolve a pele, impedindo que ela perca mais água. O ideal é passar hidratante todo santo dia (coragem, você consegue!), principalmente no inverno

Posso usar produtos clareadores nas olheiras?

Não! Fórmulas despigmentantes contêm ativos que podem causar alergias em contato com os olhos. Para amenizar as olheiras, aposte em cremes e séruns leves à base de cafeína. Mas é bom visitar um dermatologista para que ele investigue a causa do problema e indique o melhor tratamento para apagá-las. 

Como trazer de volta a vitalidade do meu rosto?

O que mais dá viço e beleza à pele da face é o uso do ácido retinoico (substância descoberta pelo mundo dos cosméticos há 25 anos!). É praticamente impossível fazer um tratamento de rejuvenescimento e revitalização sem lançar mão dele. Se você tem a pele sensível, prefira cremes à base de retinol ou retinaldeído, precursores do ácido. Todos os outros ativos - tensores, vitaminas, clareadores - são coadjuvantes. O ideal é fazer sessões com esse ingrediente em clínicas especializadas e a manutenção em casa. Sua pele vai ficar radiante! 

Adoro blush, mas às vezes exagero. Como corrigir o erro sem ter que desfazer todo o make?

Aplique uma leve camada de pó translúcido antes do blush para evitar que o tom fique muito evidente. Se mesmo assim você errar a dose, use o pincel de base (ainda "sujo" com o produto) e passe sobre as maçãs como se fosse apagar a cor. 

Devo lixar a sola dos pés antes, durante ou depois do banho?

Antes. A água do chuveiro ajuda a amaciar a lixa ou pedra-pomes, deixando-a menos abrasiva. O importante é evitar repetir muito esse processo porque pode engrossar ainda mais a pele ao invés de afiná-la. Por isso, dê um intervalo de, pelo menos, 15 dias. Se você não tiver muita calosidade, opte por um sabonete esfoliante (líquido ou em barra), que cumpre bem o papel e deixa seus pés superlisinhos. 

Minhas pernas estão muito secas. Posso usar lâmina para me depilar?

Sim. Mas faça bastante espuma antes com um sabonete líquido cremoso. Utilize uma lâmina nova, que agride menos a pele, e depois capriche no hidratante. Prefira as versões com ceramidas, ômegas e aminoácidos. 

Qual a diferença entre o meu perfume e os específicos para cabelo?

As fragrâncias normais possuem álcool, que resseca e tira o brilho dos fios. Se você quer manter o cabelo cheiroso depois de ir ao restaurante por quilo ou ficar perto daquela amiga que fuma, recorra a um produto específico. Ele não estraga os fios e neutraliza os odores já aderidos à superfície, enquanto o perfume normal só se mistura a eles. 

Quando aplico base em pó sobre o hidratante facial, o efeito fica melecado. O que posso fazer?

Espere cinco minutos para o creme ser bem absorvido pela pele e só então aplique a base. Que tal ir maquiando os olhos enquanto isso, para não perder tempo? 

O que são, afinal, parabenos? E por que eu não devo querê-los nos meus produtos de beleza?

Trata-se de um tipo de produto químico muito utilizado em cosméticos. Eles podem ser encontrados em xampus, hidratantes... Até pouco tempo, imaginava-se ter baixo perfil tóxico, então seu uso era considerado seguro. Novas pesquisas mostraram que o acúmulo no corpo e sua interação com outros produtos químicos podem levar a perturbações hormonais e aumentar o risco de câncer. Sem falar que favorecem dermatites e deixam a sua pele sensível.

O que fazer para os banhos quentes não acabarem com a maciez do corpo?

Hidrate, hidrate, hidrate. Óleo de banho ajuda. Mas, como boa parte dele sai na última chuveirada, não substitui o hidratante. Passe este produto até três minutos depois de sair do boxe, para a pele, úmida, absorver bem os ativos. 

Corto o cabelo em um salão e faço luzes em outro. Onde devo marcar hora primeiro?

Depende. Se for diminuir muito o comprimento ou mudar bastante o corte, veja seu cabeleireiro de confiança antes. Assim, na hora de tingir, o colorista vai poder levar em conta o novo formato dos fios. Mas, se for apenas eliminar as pontinhas, tanto faz! 

Dá para usar batom escuro sem parecer gótica?

Sim! Basta manter o make dos olhos mais leve e discreto (no máximo delineado fininho e máscara para cílios para separar e alongar bem os fios) e blush bronzant nas maçãs, para trazer ar de saúde ao rosto. 

A base faz os pelinhos do rosto aparecerem mais. Como disfarçar?

Isso acontece porque a maioria de nós aplica a base em movimentos circulares, o que levanta os fiozinhos. A saída é usar um pincel em movimentos descendentes. 

Uso hidratante facial diferente para o dia e para a noite. Devo fazer o mesmo para o creme ao redor dos olhos?

Em um mundo ideal, deve! Para o dia, escolha um mais leve, que não vai fazer sua máscara e delineador borrarem, de preferência com um aplicador de metal que desincha bolsas. Antes de dormir, aplique uma versão super-hidratante para prevenir rugas. 





Dilma assina decreto que reajusta mínimo para 724 reais

Brasília

Valor já havia sido aprovado pelo Congresso durante a votação do Orçamento, na semana passada

A presidente Dilma Rousseff toma café da manhã com jornalistas credenciados no Palácio do Planalto
Dilma Rousseff: Congresso tem sido 'grande parceiro' do governo (Ueslei Marcelino/Reuters)
A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta segunda-feira o aumento do salário mínimo de 678 para 724 reais em 2014 — reajuste real (já descontada a inflação) de 6,78%. Em publicação em sua conta do Twitter no final da tarde, Dilma informou que acaba de assinar o decreto que viabiliza o ajuste, que passará a valer em janeiro do próximo ano.
O valor já estava previsto no Orçamento da União, aprovado pelo Congresso na semana passada. Ao comemorar a aprovação, Dilma disse que Executivo e Legislativo têm estabelecido uma relação “muito construtiva” e que o Congresso tem sido um “grande parceiro” do governo. 
Ao enviar aos parlamentares a proposta de Orçamento, em agosto, o governo previa um salário mínimo de 722,90 reais. Em abril, constava do Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) elaborado pelo governo que o salário mínimo fosse reajustado para 719,48 reais em 2014. No projeto do ano anterior, o salário previsto era de 729,20 reais para o período.


Brasil fica de fora da lista de pré-selecionados ao Oscar de filme estrangeiro

Por Luiz Carlos Merten, estadao.com.br
Academia divulga lista de pré-candidatos a melhor filme estrangeiro e deixa de fora 'O Som ao Redor'

Brasil fica de fora da lista de pré-selecionados ao Oscar de filme estrangeiro
"Cena de 'O Som ao Redor'"
OK, não foi surpresa. Depois que O Som ao Redor deixou de ser indicado para concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro, as chances de ser indicado para o Oscar pareciam remotas. Agora, é oficial. A Academia de Hollywood divulgou ontem a lista de pré-selecionados para o prêmio de melhor filme em língua estrangeira na 86.ª edição do troféu mais conhecido do cinema. É a única categoria em que a escolha se dá em duas etapas. E o longa de Kleber Mendonça Filho não ficou entre os nove pré-selecionados.
Entre outubro e o começo de dezembro, votantes da Academia baseados em Los Angeles assistem aos filmes indicados pelos países para concorrer ao prêmio. Eles diminuíram a lista de 49 para seis, aos quais se somaram outros três indicados pelo próprio comitê de filmes estrangeiros da Academia. É desta maneira que se chega ao número de nove pré-finalistas. Na segunda fase, no fim de semana de 10 e 12 de janeiro de 2014, convidados especiais vão assistir a blocos de três filmes e, no final, votarão para ajudar a escolher os cinco filmes que vãso disputar o prêmio em 2 de março.
A lista de indicados será anunciada na quinta-feira, 16 de janeiro, às 5h30 de Los Angeles (11h30 no Brasil). Os pré-indicados são os seguintes, por país. Bélgica, The Broken Circle Breakdown, de Felix Van Groeningen; Bósnia Herzegovina, Um Episódio na Vida de Um Catador de Ferro, de Danis Tanovic; Camboja, A Imagem Que Falta, de Rithy Pahn; Dinamarca, A Caça, de Tomas Vinterberg; Alemanha, Duas Vidas, de Georg Maas; Hong Kong, O Grande Mestre, de Wong Kar-wai; Hungria, The Notebook, de Janos Szaz; Itália, A Grande Beleza; e Palestina, Omar, de Hani Abu-Assad.
Vários desses filmes passaram no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo, incluindo o admirável documentário A Imagem Que Falta, que venceu o prêmio da seção Un Certain Regard em Cannes, em maio. A Caça, valorizado pela excepcional interpretação de Mads Mikkelsen, como professor acusado de pedofilia, já foi exibido com sucesso nos cinemas brasileiros. A Grande Beleza estreia nesta sexta, depois de receber, entre outros prêmios, o Félix, o Oscar europeu. Apenas dois filmes, justamente A Caça e A Grande Beleza, estão na lista de indicados para o Globo de Ouro e a dos pré-selecionados para o Oscar.

Coleções de Niemeyer, Leonilson e Elomar serão reunidas em sites e mostras

 Por Maria Eugênia de Menezes, estadao.com.br
Coleções dos artistas estão sob a guarda de suas respectivas famílias
Jorge Andrade, Oscar Niemeyer, Elomar, Flavio Império, Leonilson. Em comum, o fato de serem grandes artistas. Mas não só. Em 2014, todos eles estarão mais próximos do público: seus acervos são a base de exposições, filmes e sites a serem lançados em breve. Flávio Império deve ganhar, a partir de janeiro, um site que detalha sua atuação como artista plástico, cenógrafo e arquiteto. Em julho, Niemeyer merece uma mostra, em São Paulo e no Rio, que revê sua trajetória e pretende revelar alguns projetos inéditos do arquiteto. Também no primeiro semestre, Leonilson será tema de um curta e de um longa metragem, ambos dirigidos por Carlos Nader.
Outro dado une essas coleções. Como ainda acontece com boa parte do legado de criadores brasileiros, elas não estão sob a guarda de instituições, mas das respectivas famílias, que criam institutos, fundações e sociedades de amigos para auxiliá-los nessa jornada pela preservação. "É a família que acaba bancando a maior parte das ações de preservação", diz Ana Lenice Dias, presidente do Projeto Leonilson e irmã do artista. "Tentamos várias vezes doar o acervo, mas os museus só querem ficar com as obras. Não aceitam os móveis, os objetos, as coisas que ele deixou. Por isso, optamos por manter tudo conosco."
Sem uma política de aquisição do acervo, o Itaú Cultural passou a financiar alguns desses projetos de preservação que acontecem de maneira independente. "Tentamos preservar a autonomia desses projetos", diz Eduardo Saron, superintendente da entidade. "Oferecemos recursos e o nosso know how para que eles caminhem de forma independente."
A 20 quilômetros de Vitória da Conquista (BA), uma fazenda guarda um pedaço da memória da música brasileira. Na Casa dos Carneiros, Elomar concilia o cuidado dos animais com a composição de canções. E, recentemente, passou também a receber os pesquisadores que irão transformar parte da propriedade em um centro de memória aberto a visitantes e pesquisadores. O trabalho é conduzido por profissionais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Além disso, também estão sendo preparadas, para 2015, uma exposição do acervo e um show do artista no Auditório Ibirapuera. "Sabíamos que Elomar estava em busca de uma instituição que o apoiasse. Então, fomos atrás dele", conta Saron. "Ele disse que para aceitar a parceria precisava primeiro me olhar no olho. Precisamos criar um vínculo de confiança antes de começar."
A expertise conquistada ao longo dos anos com a enciclopédia digital mantida pelo Itaú Cultural é uma das bases dos trabalhos de organização e catalogação de parcela considerável dessas coleções. "Ao invés de começar do zero, antes de catalogar procuramos sempre entender qual lógica que já era aplicada pelo artista ou pela sua família", comenta Tânia Rodrigues, gerente das enciclopédias.
As criações de Vilanova Artigas, Jorge Mautner, Sérgio Rodrigues e Regina Silveira devem ser os próximos alvos de ações de organização e digitalização de acervos. "Além de financiar, contratamos os profissionais e supervisionamos o trabalho", observa Tânia. "Outro passo importante é dar instruções de conservação para as famílias. Usar caixas de plástico e não de papelão. Não dobrar páginas ou usar grampeador. Dicas simples, mas que ajudam."
Depois da morte de Jorge Andrade, os manuscritos de suas obras, além de documentos, fotografias e periódicos, permaneceram na casa de parentes. Até que Blandina, filha do artista, resolveu começar uma peregrinação por instituições que pudessem receber o conjunto. "As coisas estavam começando a se perder", conta ela. "Recebemos muitas negativas antes de conseguir um local." Foi no Centro Cultural São Paulo que o acervo conseguiu uma casa. As ações de digitalização e organização do material já estão em andamento. Uma sala climatizada deve guardar a documentação, que inclui mais de 16 mil páginas com roteiros das novelas que ele escreveu. "E, como começamos a mexer na coleção, coisas desconhecidas acabaram aparecendo", comenta Blandina. Um livro com cinco peças de Jorge Andrade, nunca antes editado, foi descoberto e acabou virando e-book.
Instituições ajudam a preservar cultura nacional
Uma série de instituições dedica-se à guarda de acervos de artistas brasileiros. Na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, repousa um significativo número de arquivos pessoais de literatos. Entre eles, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade. Lá também estão coleções de interesse histórico, como a do ex-presidente Afonso Pena, que deixou importante documentação que cobre o período de 1906 a 1909. O Instituto Moreira Salles é outro depositário de acervos. Lá estão as coleções de escritores importantes do século 20, como Otto Lara Resende e Vinicius de Moraes. A fotografia recebe especial atenção da entidade, que adquiriu coleções de nomes como Augusto Malta, Marc Ferrez e Alice Brill. O Instituto de Estudos Brasileiros é outra morada de tesouros sem par. Lá repousam os espólios de Mario de Andrade, Graciliano Ramos e João Guimarães Rosa. O arquivo de Flávio Império também deve ficar sob a guarda da instituição. No Centro Cultural São Paulo, as coleções mais importantes são a discoteca deixada por Oneyda Alvarenga e o acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, de Mario de Andrade.

Brasil só perde para Gâmbia entre países que mais subiram juros em 2013

 Por Fábio Alves, da Agência Estado, estadao.com.br
Pequeno país da África lidera lista de 90 países com maior elevação dos juros no ano, com alta de 6 pontos porcentuais; Brasil ficou em segundo com 2,75 pontos


SÃO PAULO - O Brasil ficou em segundo lugar em 2013 entre os países que mais elevaram os juros. Entre 90 países, o Banco Central brasileiro só perdeu para o da República de Gâmbia, um dos menores países da África, com 1,6 milhão de habitantes na fronteira com o Senegal.
A alta da taxa básica de juros no Brasil (taxa Selic) foi de 2,75 pontos porcentuais, fechando o ano em 10% ao ano. Gâmbia, o primeiro lugar do ranking, elevou seus juros em 6 pontos porcentuais, encerrando 2013 com 18% ao ano.
A Indonésia, que também enfrenta inflação alta, terminou 2013 em terceiro lugar no ranking: o país elevou os juros em 1,75 ponto porcentual, para 7,5%.
No fechamento das reuniões de política monetária em 2013 ao redor do mundo, na semana passada, quatro bancos centrais reduziram suas taxas básicas de juros: Suécia, Sérvia, Hungria e Albânia. Motivo: inflação cada vez mais baixa.
No balanço do ano das ações de política monetária de 90 bancos centrais acompanhados pelo site especializado Central Bank News, das 499 decisões de política monetária em 51 semanas do ano, houve corte de juros em 23,2% delas. A elevação de juros representou apenas 5,2% do total de ações de política monetária.
Ano Novo. Para 2014, o mundo estará dividido em duas esferas opostas: os países com inflação muito baixa e os com problemas inflacionários.
O risco de deflação, ou um temor mesmo que injustificado, desempenhará um papel importante nas decisões de autoridades monetárias de países desenvolvidos, em particular dos Estados Unidos, da Europa e do Japão.
A contínua desaceleração da inflação em boa parte do mundo desenvolvido poderá adiar o processo de normalização das condições monetárias, ou seja, elevação, de fato, da taxa básica de juros.
O Federal Reserve (Fed), o BC americano, já começou a retirar os estímulos monetários, reduzindo em US$ 10 bilhões o seu programa de compras de ativos, processo chamado de 'tapering' no jargão do mercado financeiro.
Os indicadores de atividade, em especial a criação de vagas de trabalho, já vinham endossando uma recuperação mais sólida da economia americana e, portanto, a retirada dos estímulos.
Mas a desaceleração da inflação pode ser um obstáculo ao ritmo do 'tapering' e até mesmo à primeira elevação da taxa básica de juros.
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) ficou estável em novembro ante outubro. Na comparação anual, o CPI avançou 1,2% em novembro, permanecendo bem abaixo da meta oficial de 2% do Fed.
Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) enfrenta um dilema parecido: enquanto a economia da zona do euro se recupera e vai deixando para trás o pior da recessão que atingiu a região nos últimos anos, a inflação permanece perigosamente baixa.
O CPI da zona do euro subiu 0,9% em novembro, ante o mesmo mês do ano passado, ficando ainda bem abaixo da meta do BCE, de 2%.
Os economistas do banco HSBC, em relatório enviado a clientes, estimam para 2014 uma inflação média de 1,6% nos países desenvolvidos.
Para 2015, a projeção é de uma inflação de 1,7% para as nações mais ricas. Já para os emergentes o HSBC estima uma inflação média de 5,7% em 2014 e de 6,1% em 2015. Para o Brasil, por exemplo, o HSBC prevê que o IPCA feche em 6% em 2014 e 6,2% em 2015.
Assim, 2014 e 2015 provavelmente serão anos em que o mundo estará polarizado em termos de política monetária. E o Brasil estará do lado onde o BC lutará contra não só a inflação, mas também contra as expectativas inflacionárias, decorrentes, em parte, das dificuldades de se controlar tais problemas em ano eleitoral.
Em tempo: a pesquisa semanal Focus, divulgada hoje pelo Banco Central, aponta uma projeção para o IPCA em 2014 de 5,97%. Já para os juros, a projeção é de 10,50% ao ano no final de 2014.
* A coluna de Fábio Alves foi publicada originalmente no Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado