quarta-feira 11 2012

'Brasil transpira energia e otimismo', diz escritor Javier Cercas


Cultura

São Paulo, 11 jul (EFE).- O escritor espanhol Javier Cercas afirmou nesta quarta-feira que é compreensível que a Europa imersa em uma 'crise permanente' comece a enxergar melhor o Brasil, já que o país é um lugar que 'transpira energia e otimismo'.
Em declarações à Agência Efe, Cercas, que hoje concluiu sua primeira visita ao Brasil em São Paulo, se mostrou entusiasmado com a interação do público brasileiro com a literatura.
O literato espanhol foi um dos destaques da recém-concluída Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), considerada o principal festival das letras do país.
O escritor qualificou como 'extraordinário' o ambiente do festival e, ao redor de 'curiosos leitores', afirmou que algo assim seria 'inimaginável na Europa'.
Cercas também fez questão de declarar que ficou 'impressionado com o país', que, em sua opinião, 'transpira energia e otimismo'. 'Agora entendo porque a Europa está olhando o Brasil', completou Cercas.
O autor, que ofereceu um encontro com leitores em São Paulo, assegurou estar 'agradecido' pela positiva recepção que teve no país, onde sua editora brasileira prevê a publicação de todos os seus livros.
Ganhador do Prêmio Nacional de Narrativa da Espanha por 'Anatomia de um Instante', um olhar literário e histórico de uma fracassada tentativa de golpe de Estado na Espanha (em 23 de fevereiro de 1981), Cercas tornou-se reconhecido no universo literário internacional com seu livro 'Soldados de Salamina'.
Doutor em Filologia Hispânica pela Universidade de Barcelona, Carca já recebeu inúmeros prêmios e teve sua obra traduzida em mais de 20 idiomas. EFE

Roberta Flack - First Time Ever I Saw Your Face 1972

Roberta Flack - Killing Me Softly with his song

The Doors - Touch Me (Live)