quarta-feira 01 2014

Rod Stewart What a Wonderful World





What a Wonderful World - 7-year-old Oleg Aleksandrov



WHAT A WONDERFUL WORLD (Louis Armstrong) -Tradução



Louis Armstrong - What A Wonderful World - Legendado



Cyndi Lauper - Girls Just Want To Have Fun



Queen - Love of my life - legendado em portugues



Rod Stewart & Amy Belle- I Dont Want To Talk About It (legendado)



Nikka Costa 2009



Roxette - Listen To Your Heart (Tradução)



The Manhattans - Kiss And Say Goodbye (Legendado em Portugues)



The Stylistics - You Are Everything (Legendado em Portugues)






Como usar xadrez tipo vichy




Os quadrados bicolores invadem tops, calças e longos e garantem um ar chique e descontraído


Em 1959, Brigitte Bardot disse "sim" ao ator Jacques Charrier com um vestido colorido pelo clássico vichy. A escolha da musa, claro, deu o que falar. O mundo caiu de amores pela padronagem, que passou a ser associada a roupas delicadas e femininas. Agora na mira de grifes badaladas, como Miu Miu, peças com este xadrez assumem vocação contemporânea.

Adote o estilo
· Não enquadre o vichy em looks sérios demais. Como a padronagem é casual, básicos do guarda-roupa, como jeans e camisa, rendem as melhores combinações.
· A imagem feminina e sexy de Brigitte Bardot continua em alta, só que com novos arranjos. Na coleção resort 2012, a grife italiana Miu Miu apostou em bijoux marcantes para injetar modernidade aos vestidos godês.
· O look de Claudia Schiffer, que combina calça e bolsa de pegada 70's, é um exemplo de como atualizar a camisa. Evite elementos folk, como o colete de franjas, que podem dar um já batido ar "western" à peça.
 
Camisa xadrez
Claudia Schiffer usa sua camisa vichy com jeans
Foto: Reprodução/ESTILO

Na imagem acima, à esquerda, Heidi Klum usa camisa com jeans; (1) camisa de algodão, da Hysteric Angel (2) top de seda, da Emporio Armani.

6 peças curingas da mulher moderna


Peças versáteis que garantem poder e feminilidade não podem faltar em um guarda-roupa. Veja as seis peças essenciais que separamos para você!


Peças curingas
Fotos: Mari Queiroz
1. Escarpim de bico fino - Escarpim de camurça Pulo do Gato

2. Vestido preto - Vestido de shantung Iódice; pulseiras finas de metal Maria Bastos; pulseira grossa com bolas e pulseira grossa com elos, ambas Fiszpan
Peças curingas
Fotos: Mari Queiroz
3. Brincão dourado - Brincos de metal Diferenza

4. Calça jeans - Calça jeans One Up; sandálias de píton Zeferino
Peças curingas
Fotos: Mari Queiroz
5. Maxibolsa - Bolsa de verniz Renner; vestido de seda Daniele Mabe para Clube de Estilo; cinto de cetim Bebesh

6. Sutiã com bojo - Sutiã de renda Triumph; casaqueto de shantung Bebesh

Cinco clássicos do guarda-roupa para você investir


Algumas peças são eternas, caem bem em todo tipo de corpo e se adaptam a muitas ocasiões. Vale a pena investir nesses clássicos e conhecer as regras básicas para usá-los sem erro


Invista nos clássicos para montar looks sem erro!
Arte: Eduardo Mendes
Dê uma olhadinha no seu guarda-roupa. Se você tem itens como uma camisa branca, uma calça preta de alfaiataria, uma regata clara, uma saia-lápis bege e uma saia preta, muitos dos seus dilemas na hora de se vestir podem ser resolvidos em poucos minutos. "Essas peças são o que chamamos de verdadeiros clássicos, não saem de moda nunca e, melhor ainda, ficam bem em muitos tipos de corpo", afirma Andréa Matos, personal stylist de São Paulo. Esses curingas dos cabides podem fazer bonito no trabalho, em um passeio no shopping ou mesmo em um programa noturno. Basta compor a produção com acessórios diferentes e usar os complementos certos para criar o look adequado para cada ocasião. "Podemos ir a uma festa com os botões da camisa mais abertos, mostrando um pouquinho da lingerie", exemplifica Andréa.

Detalhes que fazem toda a diferença

Para dar um toque moderno ao look, o truque é lançar mão de acessórios que estejam em alta. A camiseta regata ou de alcinha, por exemplo, ganha ares mais modernos se for usada na companhia de um maxicolar. A calça preta de alfaiataria fica um arraso com um sapato de salto pink ou azul-turquesa. Não tenha medo de ousar!
 
Fotos: Reprodução
Camisa branca
O modelo não pode ser justo demais ao corpo. Quando as casas dos botões ficam esticadas, o resultado é deselegante.
Saia preta
A peça dá a impressão de quadril mais estreito, principalmente quando o cós é largo e marca a cintura

Saia-lápis
As mais baixas devem usá-la um pouco acima do joelho
Fotos: Reprodução
Calça preta
O vinco marcado ajuda a afinar e alongar a silhueta

Regata
Assim como a blusa de alcinha, é a base perfeita para usar sob um terninho

Como se vestir bem gastando pouco: o segredo é organizar seu guarda-roupa!


Aprenda como organizar seu armário deixando à mão as peças-chave, sejam elas clássicas ou tipo fast fashion. Você vai ganhar tempo, dinheiro e muito mais estilo


"Não tenho roupa!!" - Calma... o seu problema é justamente ter roupas demais.
Foto: Reprodução NOVA

Você compra, compra, compra... Mas, sempre que rola uma ocasião especial, fica com a mesma sensação: não tem o que vestir! Antes de mais nada, acredite: seu armário não está desfalcado. Você não tem o que usar justamente porque... tem roupa demais!Aproximadamente 22 peças que nunca usou. Então como se vestir bem gastando pouco? O segredo é organizar seu armário. A expert em moda Hilux Del Priore, garante: "Brasileira temmania de excesso: é muita peça, sapato, acessório. Precisa aprender a organizardesapegare criar um guarda-roupa inteligente: só com peças-chave", diz.


Pratique o desapego

Invista em uma playlist inspiradora, abra as portas do armário e mãos à obra. Tire todas as suas roupas, experimente cada item. Seja prática, não emocional. Na dúvida, faça estas três perguntas:
// A peça reflete a imagem de mulher que quero passar?
// Combina com pelo menos outros três itens do meu armário?
// Fica bem no meu corpo de hoje?
Peças que não servem mais, danificadas ou que não são usadas há mais de dois anos devem ir para doação sem direito a sofrimento. Na dúvida se joga fora um item com medo de que ele volte a ser moda, tenha em mente: mesmo que uma tendência retorne, ela vem atualizada, tanto nas cores quanto nas formas, do mesmo jeito que seu corpo daqui a alguns anos e suas vontades também. Ok, aquele vestido incrível que foi da sua mãe a gente deixa você guardar... Mas só ele!


Reorganize o armário

O pior já passou e agora vem a parte mais legal: dar adeus aos dias em que abria a porta do armário e as roupas desmoronavam. Comece separando peças de trabalho das informais. Depois agrupe- as por estações: as de verão de um lado, as de inverno de outro. Só com esse ajuste você já vai conseguir se arrumar mais rápido nos dias em que acordar atrasada para a reunião com o chefe.
Se o seu problema é espaço, use sacos embalados a vácuo para guardar itens mais volumosos - ninguém merece ficar olhando para aquele casacão sob o calor de 40 graus. Na hora de comprar cabides, prefira os mais finos para as roupas leves e os de madeira para roupas pesadas. "Cabide não pode ocupar espaço. E o ideal é que sejam todos da mesma cor, porque dá uma sensação de organização e uniformidade. E, se o guarda-roupa for compartilhado com o marido, use cabides de cores diferentes para você e para ele", diz a personal organizer Adriana Saade, de São Paulo.

Seu guarda-roupa deve ser assim

Cristiane Fleury e Hilux Del Priore, autoras do livro Com Que Roupa? A Roupa Certa no Lugar Certo, montam o guarda-roupa ideal de toda mulher:

// 10% fast fashion - Saia mullet, sneakers, peças neon... São modas com prazo de validade curto. Compre - a preços acessíveis - e use até cansar. Depois doe.
// 40% acessórios - Tiram as peças básicas da mesmice: lenços, brincos, pulseiras, colares, sapatilhas divertidas (com estampa de onça, por exemplo), bolsas...
// 50% peças clássicas - Vale gastar um pouco mais nos itens curinga: camisa branca, calça preta e reta, um blazer preto, jaqueta jeans, uma saia-lápis reta de cor neutra, dois vestidos de malha ou algodão, calças jeans e, claro, o pretinho básico.

Pode jogar fora!

Bateu aquela dúvida do que deve ser doado? Comece por estes itens:
// Aquela blusa de lã que é mais velha que a sua avó. O cheiro de naftalina só piora.
// Ombreiras - só ficam boas na Lady Gaga (e em cima do palco, nunca fora dele!)
// Calças jeans cheias de pedras e brilhos no bumbum. Deixe para as funkeiras!
// Botas brancas. Os fashionistas podem curtir, mas logo a Xuxa pede de volta!
// Calças baggy - a sensualidade zero da peça não favorece o corpo de ninguém.
 
Barganhar não significa optar pelo que é vagabundo! O segredo é conseguir o máximo dentro do seu orçamento.
Foto: Reprodução NOVA


Dicas para comprar bem e barato

// Saiba esperar
Ter paciência é mesmo uma grande virtude. Muitas vezes, caímos de amor por uma peça em uma loja de departamentos. O preço na etiqueta, no entanto, ainda não é aquele que você gostaria de pagar. Como agir? Para quem tiver a calma dos monges, aguardar pode ser um grande negócio. Afinal, quase sempre, a peça acaba saindo por menos da metade do valor inicial. E, pode apostar, nem sempre a liquida acontece na troca de coleção. Então, o período de espera pode ser uma questão de duas, três semanas.
// Detalhes tão pequenos
Na busca por bons achados, é fundamental ter um cuidado permanente: observar o acabamento. Costuras tortas, estampas que não se encaixam (principalmente na junção das mangas) e forros que repuxam (em saias e vestidos) são alguns dos sinais de que a peça, por mais bonita que seja (e com precinho amigo), não vale a compra.
// Cartela precisa
É claro que as mais diversas prints-hit têm sua graça - como resistir, por exemplo, a um top xadrez ou a um suéter listrado P&B? Mas, sempre que possível, procure por peças monocromáticas. Principalmente quando se trata das redes de fast-fashion. Por dois motivos: 1) Você evita o indesejado momento par de vasos, que fica mais do que inegável com peças estampadas e 2) Tons neutros (preto, branco, cinza, bege) e fechados (vinho, verde-escuro, azul-marinho) têm vida muito mais longa no closet.
// Informações valiosas
Sabe aquele momento em que você está pagando sua compra e a vendedora estende a ficha de cadastro de clientes - que nem sempre estamos com tempo e vontade de preencher? Pois bem. Mude seu conceito e passe a deixar pelo menos nome e e-mail nas famosas linhas pontilhadas. Entrar no mailing garante que você seja avisada não só de liquidações mas também de possíveis bazares especiais, além de endereços de outlets das grifes que dispõem de um.

KISS - BECAUSE I'M A GIRL - LEGENDADO EM PORTUGUÊS



Atriz Claudia Jimenez tem alta do hospital e passa bem

Gente

Claudia Jimenez deixou o hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio
Claudia Jimenez deixou o hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio (Philippe Lima/AgNews)
A atriz Claudia Jimenez teve alta do hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, e passa bem, afirmou a assessoria de imprensa do local. Claudia foi submetida a uma cirurgia na madrugada do dia 27 de dezembro para o implante de um marca-passo no coração após sofrer uma bradicardia.
Stella Torreão, amiga e sócia da atriz, também divulgou a notícia em seu perfil no Facebook. “É com grande alegria que comunicamos que Claudia está em casa. Desejamos a todos um ano de união, saúde e fé incondicional”, escreveu. 
No ano passado, a atriz foi internada no Hospital Pró-Cardíaco para uma cirurgia que restabeleceu sua válvula aórtica. 

Conselhos dos melhores médicos que vão fazer diferença na sua vida


31 conselhos de grandes especialistas para melhorar a sua saúde


Lições para uma vida saudável
Foto: Andre Wanderley

LIÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Realizar exames médicos periódicos, cortar o cigarro, cuidar da alimentação e praticar atividades físicas. Os maiores especialistas brasileiros da área da saúde garantem que o segredo para manter uma vida longa, saudável e com equilíbrio está nessas quatro atitudes. Parece muito simples, não é?

Algumas pesquisas apontam que os brasileiros não se exercitam, não controlam a alimentação e não cultivam o hábito de fazer exames médicos. "Não estamos acostumados com a prevenção, só com o tratamento. A conscientização só vem depois de uma experiência traumática", revela a mastologista (especialista em mamas) Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

Fugindo à regra, a atriz Eliane Giardini prefere investir na prevenção. "Aprendi a dormir e acordar cedo, ter uma alimentação saudável e evitar gorduras pesadas. Procuro me exercitar e busco o equilíbrio interior", revela.

Faça como a Indira, de Caminho das Índias: tente seguir os conselhos dos melhores médicos do Brasil. Eles atendem gente famosa, trabalham nas instituições mais conceituadas do país e estão por dentro das melhores novidades em tratamentos e medicamentos. Veja o que eles ensinam. 
Ginecologista
Foto: Dreamstime

GINECOLOGISTA

Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Esteve à frente do Programa de Saúde da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo:

1. Use camisinha sempre 
O preservativo só pode ser dispensado quando você quer engravidar. Mesmo em um casamento estável, ele deveria ser obrigatório.

2. Não se conforme com a dor
Nenhuma mulher precisa sentir cólicas, dor durante o sexo ou falta de prazer. Há tratamentos para afastar esses problemas.

3. Descubra a sua "pílula"
Há muitos tipos de anticoncepcional no mercado. E um deles servirá como uma luva para você, sem qualquer tipo de efeito colateral. Evite ter de recorrer à pílula do dia seguinte.

4. Reconheça o seu ciclo menstrual
Quando você entende a regularidade de sua menstruação e a intensidade das cólicas, fica mais fácil perceber se há algo errado.

5. Coma bem para não sofrer com a TPM
Dez dias antes de menstruar, coma alimentos diuréticos, como chás e sucos de limão, melancia, tomate e pepino.

6. Faça exames ginecólogicos todo ano
Exija o papanicolau, que serve para detectar o câncer de colo de útero.

7. Cuide-se antes da menopausa
Assim, você garante um envelhecimento tranquilo. Consuma alimentos com cálcio e ferro, para fortalecer os ossos.
Psiquiatra
Foto: Dreamstime

PSIQUIATRA

Valentim Gentil Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em depressão, síndrome do pânico e transtorno bipolar:

8. Respeite a sua natureza
Ir além dos próprios limites pode fazer uma pessoa entrar em colapso. A sociedade de hoje exige muito da gente. Se você cede a tudo, acaba ficando estressada. Isso pode levar você a desenvolver depressão ou transtornos de ansiedade.

9. Não maltrate seu corpo
Mantenha sempre bons ritmos. Coma e durma nas horas certas. Reserve um tempo para não fazer nada -- isso é valioso. Evite cigarro e álcool. Tudo isso é importante para que a mente fique tranquila.

10. Durma bem
Pessoas que não dormem direito têm reações excessivas diante de experiências negativas.

11. Lide bem com as emoções
Sobreviver às dificuldades comuns a todos é uma maneira de se manter firme.
Dermatologista
Foto: Dreamstime

DERMATOLOGISTA

Omar Lupi, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ):

12. Use protetor solar
Só ele protege a pele de um câncer e das manchas da idade. O ideal é usá-lo todos os dias, mesmo quando o céu estiver nublado.

13. Hidrate a pele
Essa atitude simples ajuda a retardar o envelhecimento, mantém a pele saudável durante o dia e cria uma barreira para impedir que a pele perca água. Use hidratantes sem perfumes fortes, para não correr o risco de ter uma alergia.

14. Beba muita água
Essa é a maneira mais simples de hidratar a pele. E os benefícios valem para o organismo todo.

15. Aposte nos cosméticos certos
A partir dos 25 anos, procure um dermatologista. Ele poderá indicar os melhores produtos para o seu tipo de pele. Há ótimos cosméticos com preços acessíveis.
Endocrinologista
Foto: Dreamstime

ENDOCRINOLOGISTA

17. Fique atenta às mudanças no seu corpo
Ganhou peso demais, teve uma alteração repentina de humor, o cabelo começou a cair? Tudo isso pode ser sintoma de que há algo errado com os seus hormônios. Diante de uma mudança brusca, procure um endocrinologista.

18. Controle a sua alimentação
Mantenha uma dieta equilibrada e recheada de carboidratos complexos, como cereais, pães e arroz integral. Isso ajuda a manter os hormônios sob controle.

19. Faça consultas periódicas com um endocrinologista
Ele é o profissional que pode fazer os exames certos para determinar se está tudo bem com os hormônios do seu corpo. Algumas doenças surgem de uma hora para outra e sem motivo aparente. Por isso, é importante fazer um checape anual.
Cardiologista
Foto: Raphael Falavigna

CARDIOLOGISTA

Ari Timerman, presidente da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, chefe da seção de emergências do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia:

2O. Controle seu peso
Quem está muito acima do peso maltrata o coração, que precisa trabalhar mais para bombear sangue para o corpo todo. Isso pode levar o órgão a um colapso.

21. Fuja da depressão
Ela ameaça o músculo cardíaco porque desequilibra o sistema nervoso, gera uma reação em cadeia e bagunça os hormônios que controlam sua atitude nas situações de estresse. O excesso desses hormônios aumenta a tensão nos vasos sanguíneos e prejudica o coração.

22. Faça um esporte
Quem não se exercita tem muito mais chances de sofrer um infarto do que as pessoas fisicamente ativas.

23. Tome meia aspirina por dia
Em adultos que têm problemas cardíacos na família, esse remédio reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos que podem levar ao entupimento de artérias.
Gastroenterologista
Foto: Dreamstime

GASTROENTEROLOGISTA

24. Mantenha a cabeça em ordem
As principais doenças ligadas ao sistema digestivo estão relacionadas ao estresse e à ansiedade. De todas as partes do corpo, o estômago é a que mais sofre influência do emocional.

25. Alimente-se em ambientes adequados
Não coma correndo ou em locais estressantes. Nesse momento, você precisa se desconectar dos problemas.

28. Evite se deitar após as refeições
O estômago demora mais tempo para esvaziar. Isso pode prejudicar o órgão e causar refluxo -- quando os alimentos ingeridos voltam pelo esôfago.

29. Pratique uma atividade prazerosa!
Não importa o tipo de exercício: ele ajuda a relaxar o organismo e a mente. Isso contribui para espantar a ansiedade e o estresse.

30.Não beba muito enquanto come
Isso atrapalha a digestão. O ideal é ingerir, no máximo, meio copo de água durante as refeições.

31. Coma muita fibra
Esse nutriente regula o funcionamento do intestino e evita a prisão de ventre. Esse é um dos principais problemas que acometem esse órgão, principalmente nas mulheres. Invista em frutas e legumes em todas as refeições.

Osteoporose: a prevenção começa aos 20


Doença que atinge os ossos, pode aparecer antes dos 40 anos. Veja as causas e saiba como se prevenir


O ideal é consumir cerca de quatro copos leite por dia. Quem não é fã da bebida pode trocá-la por iogurte
Foto: Getty Images
A osteoporose, doença que enfraquece os ossos, não afeta apenas as mulheres idosas. Segundo o ortopedista Alberto Croci, mulheres entre 20 e 40 anos também podem sofrer desse mal, porque é justamente nessa fase que se inicia um lento processo de perda de massa óssea. O grande perigo da doença precoce está num fato simples: ela é "silenciosa".
"A osteoporose não dá sinais, e isso dificulta o diagnóstico, o que pode resultar num tratamento tardio", alerta Croci. Mulheres que já têm casos da doença na família devem ficar ainda mais atentas para não deixar de fazer o exame que detecta a doença, a densitometria óssea. Veja outras maneiras de se prevenir e comece o quanto antes!
Consuma a quantidade ideal de cálcio
Para adultos, recomenda-se 1.000 mg por dia, o equivalente a quatro copos de 250 ml de leite. Quem não é fã da bebida pode trocá-la por iogurte ou queijos (uma fatia grossa equivale a um copo de leite). Vegetais de cor verde-escura também têm cálcio. Além disso, a vitamina D ajuda a fixar o mineral no organismo. Por isso, coma com frequência peixe, fígado, cogumelo e gema de ovo.

Faça exames periódicos
Como a perda de massa óssea, em geral, não provoca sintomas, o diagnóstico da osteoporose é feito por meio da densitometria óssea, exame que as mulheres devem fazer a cada dois anos, após o início da menopausa. O ideal é fazer a primeira densitometria aos 20 anos e seguir as orientações do seu médico.

Pratique atividade física
As fraturas relacionadas à perda de massa óssea estão entre as principais causas de incapacidade permanente. Mas quem pratica uma atividade física pode reduzir esse risco, já que alguns exercícios
aumentam a massa óssea e muscular. As atividades mais recomendadas são:
· Exercícios aeróbicos: caminhar, dançar.
· Exercícios de resistência: pesos livres,máquinas com peso, faixas elásticas.
· Exercícios de equilíbrio: tai chi, ioga.
· Pedalar: bicicletas comuns ou ergométricas.

A dieta que fortalece os ossos

Se você não gosta de leite ou tem intolerância à lactose, há outras maneiras de suplementar o cálcio em sua alimentação.
Veja algumas opções saudáveis:
Coma mais peixe
Entre as espécies ricas em cálcio, a sardinha é a melhor opção: oferece metade da necessidade diária em apenasquatro unidades (100 g). O badejo tem metade do cálcio da sardinha, mas também é um dos peixes mais ricos na substância.
Lembre-se da soja!
Bebidas à base de soja fornecem 40 mg de cálcio por copo. Mesmo que você não goste muito do sabor, vale a pena tentar!
Faça um aperitivo
Consuma azeitona verde, também rica em cálcio, embora seja bem calórica (portanto, não exagere na dose).
Coloque feijão no prato
Uma concha e meia (160 g) de feijão rosinha oferece 10% do cálcio necessário (é a mesma quantidade do mineral encontrada em duas unidades de laranja-lima ou em uma colher e meia de requeijão).

Coma verduras e frutas

Entre as saladas, a de alfafa é a mais proveitosa, com mais de 500 mg de cálcio por 100 g do alimento. Acelga e agrião também são ótimas opções. Com relação às frutas, figo e ameixa são boas escolhas.

Os alimentos que geram benefícios dos pés à cabeça


Conheça os 26 alimentos que vão manter seu sistema imunológico fortalecido, sua pele macia e sua energia a mil

Um carrinho de supermercado planejado garante o seu desejo de turbinar o visual e fortalecer o organismo sem grandes segredos. Alguns comes e bebes ajudam a manter a boa forma por dentro e por fora. Descubra quais são seus aliados.

Cabelo

Na colher: Queijo cottage light
O cabelo é quase todo composto de proteínas. Para ter fios fortes e vibrantes, portanto, comece a comê-las suficientemente. O queijo cottage light, com baixas taxas de gordura, é uma proteína peso pesado, com 14 gramas em meia xícara.

A Granel: Semente de abóbora
"O zinco ajuda a reduzir a queda do cabelo", diz Francesca Fusco, professora de dermatologia do Centro Médico Monte Sinai, nos EUA. Despeje um pouco dessa poderosa fonte de zinco em seu cereal matinal.

Cérebro

Pesque: Salmão
"Assim como atum, sardinha, truta e bacalhau, o salmão é uma excelente fonte de gordura ômega 3, capaz de melhorar as funções cerebrais e auxiliar no controle do stress", afirma a nutricionista Patrícia Bertolucci, de São Paulo. Essa gordura previne doenças degenerativas e regulariza neurotransmissores do bem-estar. Coloque o filé temperado com limão, manjericão e pimenta embrulhado em alumínio numa fôrma untada de azeite e jogue por cima um molho feito com alcaparras, tomate, cebola e alecrim. Asse por 20 minutos em forno médio.

Pique: Couve
Alimente seus 100 bilhões de neurônios com couve. Um estudo da publicação Neurology mostrou que comer duas ou mais porções de hortaliças - especialmente as de folhas verde-escuras - diminui o declínio cognitivo em 40%. Tempere a amarga verdura saltando-a (ou seja, colocando-a em um panela muito quente) levemente com uma colher de chá de suco de limão, pedaços de dente de alho, duas colheres de chá de pinoli e uma pitada de sal.

Olhos

Mexa: Ovo inteiro
Faça uma omelete com o ovo inteiro. A parte amarela é rica em dois antioxidantes - luteína e zeaxantina -, carotenoides que reduzem a chance de catarata, bem como de degeneração macular, maior causa de cegueira. Ignore a má fama da gema: pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos EUA, concluíram que consumir uma por dia não compromete os níveis de colesterol ruim.

No vapor: Couve-flor colorida
Sim, cientistas europeus desenvolveram três espécies coloridas da hortaliça branca: verde, púrpura e laranja. Sendo 25 vezes mais ricas em betacaroteno, mas com gosto idêntico, elas garantem maior proteção à sua córnea. "Como qualquer verdura de baixa caloria, você pode cozinhar no vapor com um pouco de sal", diz Patrícia Bertolucci.

Nariz

Belisque: Semente de girassol
Ajuda no combate a alergias respiratórias e à intolerância ao pólen, devido à presença de vitamina E. Pesquisadores suspeitam que a vitamina acalma as partes do sistema imunológico envolvidas em alergias. Com 49% da dose diária necessária de vitamina E, a semente de girassol é a melhor amiga do seu nariz.

Tempere: Alho e cebola
Eles contêm alicina, nutracêutico imunomodulador que alivia resfriados. "Além disso, contam com quercetina, um flavonoide natural com propriedade antiviral, e vitaminas A e C", diz o nutrólogo Edson Credidio, de Campinas.

Foto: Thierry Des Fontaines

Pele

Cozinhe: Tomate
Mais rica fonte de licopeno - carotenoide antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer -, o tomate torna-se ainda mais poderoso quando cozido. É que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno na pele, limitando os efeitos dos raios UV e diminuindo as chances do câncer de pele e do aparecimento de rugas.

Lábios

Triture: Semente de linhaça
Para manter os lábios hidratados, seu corpo precisa repor as antigas células da pele por novas. "A gordura ômega 3 ajuda a regularizar essa renovação celular, fazendo com que ela ocorra o tempo todo", afirma Francesca Fusco. Para aproveitar os benefícios da linhaça, triture ou moa a semente - a casca impede que os nutrientes sejam absorvidos - e a acrescente a vitaminas, sopas, frutas e iogurtes.

Unhas

Grelhe: Filé mignon
Entre as fontes de ferro à venda no mercado, a carne bovina é a mais rica. "Baixos índices de ferro no organismo, comuns em mulheres, não só causam anemia como enfraquecem as unhas", diz Fusco. Prefira as carnes magras, como filé mignon, lagarto e alcatra.

Seios

Adicione: Broto de brócolis
O sulforafano, um fitoquímico encontrado nos brócolis, produz enzimas que podem impedir o surgimento de células causadoras do câncer de mama. Mas pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, descobriram que o broto de brócolis tem 20 vezes mais sulforafano do que a planta crescida. Complemente suas saladas com ele. Uma porção contém 73 miligramas desse antioxidante.

Coração

Experimente: Aspargo
Pesquisadores italianos descobriram que uma das vitaminas do complexo B, o ácido fólico, reduz a homocisteína, um aminoácido produzido pelo organismo que supostamente promove inflamação, o que pode elevar o risco de doenças coronárias. Oito aspargos cozidos no vapor garantem 20% das suas necessidades diárias de folato, bem como outros nutrientes benéficos ao coração, como o potássio.

Beba: Suco de uva
Você já ouviu que uma taça de vinho tinto todos os dias previne infarto. A outra boa notícia é que o suco de uva também, e sem as calorias e os efeitos do álcool. Tanto um como outro aumentam a dilatação do endotélio (camada que forra internamente os vasos sanguíneos), onde são depositadas as placas de gordura que comprometem a circulação e podem provocar o infarto do miocárdio. Tome um copo no almoço e outro no jantar, sem adição de açúcar.

Intestino

Prefira: Ameixa seca
Essa fruta rica em fibras ajuda a manter o seu sistema gástrico trabalhando como uma máquina. E elas também podem reduzir medidas. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition apontou entre as 74 mil mulheres pesquisadas que aquelas que consumiram maior quantidade de fibras tinham 49% menos chance de ganhar peso. Bata uma vitamina com leite desnatado, maçã, banana, mamão, aveia e ameixa seca no café-da-manhã e dê uma força ao seu intestino.

Conheça: Tempeh
Feito do grão da soja fermentado, o alimento indonésio é um dos mais nutritivos derivados da soja. "Ele tem uma bactéria que melhora a digestão, reduz a produção de gases e mata um micro-organismo causador da úlcera", diz Anne VanBeber, da Universidade Católica do Texas, nos EUA. Corte em pedaços e coma em sopas e molhos.

Aposte: Tamarindo
"Sua porcentagem de água é muito baixa, próxima de 38. Por isso, o tamarindo possui o mais elevado teor de proteínas, glicídios e elementos minerais em comparação a outros frutos", diz Edson Credidio. O ácido ascórbico e as pectinas do tamarindo auxiliam no funcionamento intestinal.

Partes baixas

Desfrute: Mirtilo
Da proteção aos olhos provinda da vitamina C à boa quantidade de fibras fornecida, há várias razões para comer essa frutinha meio doce, meio amarga, rica em antioxidantes. Assim como a amora, o mirtilo combate infecções do trato urinário.

Tome: Leite fermentado
"Ingerir bebidas à base de leite fermentado, como o Yakult, é uma ótima opção para evitar infecções genitais", diz Patrícia Bertolucci. Estudos recentes indicam que esses produtos adicionariam bactérias benéficas à vagina, afastanado as infecciosas.


Músculos e juntas

Derrame: Azeite de oliva extravirgem
O óleo de oliva extravirgem contém oleocanthal, um anti-inflamatório que funciona como o ibuprofeno (substância ativa de analgésicos e anti-inflamatórios sintéticos), segundo cientistas no jornal especializado Nature. Despeje duas colheres de chá de azeite em suas hortaliças para aliviar dores e combater inflamações. "Não exagere nas quantidades, pois, apesar de benéfico, o azeite contém 9 calorias por grama", afirma Patrícia Bertolucci.

Ossos

Comemore: Chocolate
Ele é rico em magnésio, vital para a construção e manutenção da estrutura óssea. Provavelmente por isso, cientistas da Universidade do Tennessee, nos EUA, relacionaram a alta ingestão do magnésio com uma maior densidade mineral dos ossos. Coma um pedaço do chocolate amargo por dia.

Abra: Sardinha enlatada
O ômega 3 presente na sardinha e em outros peixes de águas geladas e profundas melhora a densidade da massa óssea. Em relação aos outros peixes, ela é a que apresenta menor valor de mercúrio total, um metal pesado capaz de causar infecções no homem se ingerido em grandes quantidades. O peixe também é importante fonte de cálcio - outro protetor dos ossos.

Dentes

Descasque: Manga e kiwi
Juntos, eles propiciam maior dose de vitamina C do que uma laranja. Bônus: pesquisadores italianos descobriram que cada porção dessas frutas consumida diariamente (um kiwi apenas) reduz o risco de você ter um câncer bucal em cerca de 50%.

Pingue: Própolis
E previna as cáries dentárias. A maioria das espécies de bactérias é sensível à ação da própolis. Cremes dentais com 2% de concentração da substância evitam doenças bucais. A pasta já pode ser encontrada no Brasil.

Adeus prazeres da carne: tudo o que você precisa saber para ser vegetariana


Você decidiu tornar-se vegetariana - e isso pode fazer maravilhas por sua saúde. Mas só se for do jeito certo


Antes da mudança, o ideal é procurar um nutricionista para que ele indique uma dieta equilibrada
Foto: Getty Images
As mulheres vivem lutando para chegar ao topo: da carreira, dos relacionamentos... Pois bem, saiba que você está no topo da cadeia alimentar: pode comer o bicho que quiser. E não corre o risco de ser comida por nenhum deles - a menos que se aventure em um safári pela África. Se ainda assim você quer abrir mão da sua posição superior e tornar-se uma vegetariana, é questão de escolha. Algumas pessoas fazem isso por acharem que é bom para a saúde, outras porque estão preocupadas com o planeta, algumas têm pena dos animais, os iogues acham que combina com seu estilo de vida, e também não se pode desprezar a companhia durante a refeição - e talvez até depois dela - do rapaz vegetariano de olhos verdes que conheceu naquela balada. Ou a decisão de se tornar vegetariana seja apenas reflexo de sua inteligência privilegiada. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, mostrou que um QI alto na infância está intimamente relacionado com a conversão de algumas pessoas à dieta vegetariana na idade adulta. Bem, não importam os motivos que a levaram a dizer adeus de vez ao bacon, à picanha, ao cupim e ao companheiro de tantos ataques de fome, o hambúrguer. O importante é fazer com que essa despedida seja o menos dolorosa e danosa possível ao seu organismo. O que isso significa: que a transição deve ser feita de forma consciente e bastante saudável. A mudança pode ser radical, ou seja, a pessoa para de consumir carne de uma vez, ou pode levar alguns meses, com o consumo sendo reduzido aos poucos. Cada um faz do jeito que achar melhor. "Quem radicaliza muitas vezes pode ter um problema sério de saúde e acredita que esse é o momento de mudar. Alguns o fazem por filosofia de vida. Nesse caso, a transição costuma ser mais lenta", diz a nutricionista Bárbara Sanches, da VP Consultoria, em São Paulo.

Junk vegetariano

Seja qual for seu ritmo, tenha na cabeça que a conversão pura e simples ao fantástico mundo das folhas e frutas não é garantia de uma dieta de qualidade. "O fato de a pessoa optar pelo vegetarianismo não significa que ele seja saudável, porque a alimentação pode estar totalmente desequilibrada. Existem dietas desbalanceadas tanto entre os vegetarianos como entre os onívoros, aqueles que comem de tudo", diz a nutricionista Tatiana Scacchetti, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Nessa salada russa, há muita comida que pode ser classificada como vegetariana mas que também acaba entupindo suas artérias com o passar do tempo. Se você cortar carne mas continuar comendo salgadinhos e molhos prontos, a única coisa que estará fazendo é ser adepta de uma espécie de junk food vegetariano.

Siga o mestre

A primeira dica para fazer a coisa certa vai na linha "Consulte sempre um corretor de seguros". Antes da mudança, o ideal é procurar um nutricionista para que ele indique uma dieta equilibrada. Feita de qualquer forma, pode deixá-la com uma deficiência nutricional. E sabe o que isso significa na prática? Além de começar a colecionar problemas de saúde, você ficará feia. "A deficiência proteica pode resultar em perda muscular, dificuldade de cicatrização, queda de cabelo e unhas quebradiças", diz a nutricionista Eneida Ramos, do Albert Einstein. E você não pretende ficar parecida com aquele estereótipo da vegetariana pálida e abatida, não é mesmo? Tornar-se vegetariana não significa resignar-se a enxergar um prato verde o tempo todo. Se decidir fazer tudo sozinha, sem um nutricionista, é bom preocupar-se com o que não pode faltar no seu organismo. "Você já ouviu isso, mas agora, mais do que nunca, a alimentação deve ser muito variada e colorida também. Caso necessário, a dieta pode ser complementada por suplementos, recomendados por um profissional", diz a nutricionista Letícia de Nardi, de São Paulo.

Bons motivos para se tornar vegetariana

Quando um chato perguntar por que você se tornou herbívora, tenha as respostas na ponta da língua.

· É mais fácil ficar magra. Um estudo conduzido pelo Instituto Cancer Research, na Inglaterra, acompanhou 22 mil pessoas em cinco anos. Nesse período, enquanto os carnívoros ganharam 2 kg, os vegetarianos ficaram ½ kg mais gordos.

· Um estudo da Universidade Columbia, nos EUA, mostrou que a ansiedade diminuiu 18,6% e o stress crônico caiu 16,4% em adeptos da dieta vegan.

· A pressão sanguínea e os níveis de LDL (colesterol ruim) e triglicérides eram mais baixos entre os ovolactovegetarianos, segundo um estudo da Universidade Federal do Espírito Santo.

· A dieta diminui a produção de radicais livres e previne o envelhecimento, segundo pesquisa da Universidade de Medicina da Eslováquia.

· Vegetarianos e vegans têm o índice de massa corporal menor do que os que comem carne.

· Quem não come carne é 45% menos propenso a desenvolver câncer no sangue, segundo pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra. O mesmo estudo conclui que a abstinência reduz em 12% o risco de qualquer tipo de câncer.

· Melhora a digestão por causa do consumo de fibras. Você nunca mais vai precisar contar há quantos dias seu intestino está de greve.

· Aumenta a longevidade. Mulheres vegetarianas têm 24% menos chance de morrer de ataque cardíaco do que as não vegetarianas.

Bons outros para manter a carne no cardápio

O que responder a um vegetariano que tente convencê-la a abandonar o espeto de picanha.

· É possível fazer refeições saudáveis e balanceadas mesmo comendo carne. A dieta vegetariana também pode ser de má qualidade.

· As fontes de proteína vegetal não contêm todos os aminoácidos de que o organismo precisa. E, no caso dos vegetais, essas proteínas não são tão facilmente absorvidas pelo organismo.

· Ao cortar carne, a deficiência de ferro pode levar à anemia, que vai deixá-la cansada e abatida, muitas vezes com falta de ar e fraca. Um estudo feito pelo Conselho Nacional de Combate à Anemia, nos EUA, mostrou que as adolescentes tinham dez vezes mais chance de ter anemia do que os garotos - uma das causas apontadas eram as dietas vegetarianas.

· Estudos mostram que a deficiência de zinco, um dos problemas que podem afetar os vegetarianos, pode deixar o sistema imunológico mais fraco. Um estudo da Universidade Estadual de Michigan, nos EUA, constatou que em apenas um mês a eficiência do sistema imunológico diminuiu de 30 a 80%.

· Um estudo do Instituto Ludwig Boltzmann, na Áustria, constatou nos vegetarianos uma redução da síntese de colágeno, que tem papel fundamental na prevenção do envelhecimento da pele.

· Vegetarianos podem sofrer prejuízo na saúde mental, segundo um estudo da Universidade de Newcastle, na Austrália. Entre os vegetarianos, 22% tinham depressão, ante 15% dos não vegetarianos.

Alimentos que são uma beleza para sua pele


Descubra o que colocar no cardápio para combater o envelhecimento precoce



Água

Ela é um dos principais ingredientes para a saúde da pele. Ela mantém as células hidratadas e evita o aparecimento de rugas. Também ajuda a eliminar toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce. A recomendação é beber cerca de oito copos por dia.

Frutas vermelhas

Assim como o morango e a romã, outras frutas como o mirtilo, a framboesa e a amora são ricos em antioxidantes e protegem a pele contra a ação dos radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento. Inclua-os no café da manhã e no lanche da tarde.

Castanha-do-pará, frutos do mar e trigo integral

Eles são ricos em selênio, que é um potente antioxidante e combate os radicais livres.

Leite

O cálcio, presente nos laticínios, nas folhas verde-escuras e na sardinha, é outro mineral essencial para o bom funcionamento das células da pele. Isso porque ajuda a combater a flacidez e os sinais da idade.

Ovos e carnes

Esses alimentos são ricos em proteínas, que previnem a perda muscular. Dois aminoácidos, a lisina e a prolina, pedaços diminutos das proteínas, são fundamentais para a produção de colágeno e evitam a flacidez.

Frutas cítricas

Os alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e o kiwi, são uma beleza para a pele porque combatem os radicais livres. Principalmente se abusarmos dos banhos de sol, há maior produção dessas moléculas no corpo e, por isso, vale se esbaldar com essas frutas

Vegetais de folhas verde-escuras

Assim como o iogurte, vegetais como o espinafre ainda possuem vitaminas do complexo B, que ajudam a controlar a oleosidade e equilibram os hormônios. Uma boa pedida para qualquer manter a pele sempre jovem. corpo e, por isso, vale se esbaldar com essas frutas.

The Doors - Touch Me (Live)