Descubra quais roupas salvam você em qualquer ocasião
Do escritório para o happy hour, do coquetel à festa, do almoço de negócios à reunião. Não é difícil estar bem vestido em diferentes ocasiões. Basta usar uma combinação correta, diz a consultora de imagem e estilo Flávia Quintella. "Há coringas para qualquer ocasião, tanto para homens quanto para mulheres", diz a especialista. Então, prepare o pretinho básico e a calça de alfaiataria e confira as dicas.
1. Pretinho básico é obrigatório
Se você não tem o maior dos coringas do guarda-roupa feminino, corra para comprá-lo. O vestido preto de tecido de boa qualidade e que não amasse é uma solução salvadora para ir do trabalho para o coquetel ou jantar. Um jeito de mudar a cara da roupa é trocando os acessórios, tirando pulseiras grandes e usando outras mais estreitas e nobres. 'O vestido deve ser, no máximo, cinco dedos acima do joelho, nem justo, nem decotado' afirma Flávia Quintella.
2. Aposte na calça de alfaiataria
Não há como errar usando a dupla calça de alfaiataria (com um corte elegante) e camisa. A preferência é para uma peça de cor mais escura - preta ou cinza. A calça funciona com camisas diversas e ainda permite variações de looks com diferentes acessórios - lenços, brincos, colares e afins.
3. Camisas femininas são uma boa pedida
A camisa deve ser preferencialmente de cor clara, de seda, ou mesmo tricoline. 'Evitaria cores fortes para conseguir coordenar melhor as peças. Uma camisa neon é linda, mas pode ser inadequada dependendo do ambiente. O mais básico sempre permite melhores combinações', diz a especialista.
Os lenços são ótima pedida para mudar o look. 'É possível amarrar o lenço no pescoço, usando como um colar mais longo, tanto com camisa quanto com um vestido. Também dá para amarrá-lo na bolsa, dando um toque mais moderno', diz Flávia Quintella. Aqui, é possível brincar com cores e estampas. 'Os lenços são um pouco mais coloridos, dá para usar estampas náuticas e barrocas', afirma. Mas um aviso: o lenço tem que ter a cor da camisa na estampa.
5. Sapatos mudam a cara da roupa
Inevitável: dependendo do compromisso, é preciso levar um sapato diferente do que você foi trabalhar para trocá-lo no fim da tarde. 'Com uma sapatilha, o vestido fica mais casual; com salto alto, mais sofisticado', lembra a consultora de estilo. O mesmo serve para a bolsa - pequena é mais chique; maior, mais casual
6. Homens: camisa é de manga comprida!
Não tem jeito: faça chuva ou sol, a camisa masculina precisa ser de manga longa e acompanhada de calça social. 'Se o evento depois do trabalho for mais formal, é preciso completar a dupla com gravata e paletó', avisa Flávia Quintella. Se o evento é mais casual, só a calça e a camisa são suficientes.
7. Esqueça o solado de borracha
Para eles, o sapato tem de ser social - e sempre da mesma cor do cinto. Não dá para inovar muito na cor também, diz a consultora de estilo: marrom ou preto. A boa notícia é que pode tanto pode ser de amarrar quanto sem cadarço - só não pode é ter solado de borracha: é informal demais para ir do escritório para um jantar de negócios.
8. Camisa precisa ser discreta
A camisa coringa é lisa ou de padronagem pequena (mas a manga sempre comprida). 'A estampa pode ser de escaminhas de peixe, riscadinhos bem leves, listras ou xadrezes pequenos e de cores claras', ensina Flávia Quintella. É mais fácil usá-las sozinhas ou em combinações com gravatas e paletós se as camisas tiverem desenhos e cores discretas.
9. Fuja das gravatas escandalosas
Se a discrição andou por todos os itens da roupa, na gravata é possível ousar, certo? Resposta errada. A gravata tem, sim, de combinar com a camisa. E, mais uma vez, para não ter erro, o melhor apostar no estilo mais clássico - o risco de errar apostando em padronagens mais tradicionais é menor. 'Se você não sabe como é o perfil do seu cliente, fornecedor ou grupo social, não dá pra usar estampas mais jovens ou grandonas', diz.
10. Cores permitidas
No guarda-roupa ou na mala de viagem, é preciso um paletó e uma calça pretos ou cinza-chumbo. A boa notícia é que, finalmente, é possível uma cor diferente - também é possível usar calça azul-marinho ou cáqui. Esta última, no entanto, exige cuidados: é mais informal, mas pode sair do escritório para um jantar ou happy hour de menos cerimônia.