quinta-feira 06 2013

"Amigos das redes sociais, lutem contra a PEC 37 ou nunca mais poderão conter a roubalheira", afirma Jabor


Arnaldo Jabor. Imagem: Fotógrafo Desconhecido
Em emissão da Rádio CBN, Arnaldo Jabor classificou a PEC 37, a qual será votada em 26 de junho, como "um dos piores perigos para a democracia no Brasil", que impediria a investigação e a punição de "toda essa epopeia de vagabundagem e roubalheira que infesta o Congresso do país". Foi alarmista: "Se aprovada, o pior pode acontecer, estamos na rota do fracasso histórico".

Citou ainda o objetivo de impedir o Ministério Público de responsabilizar agentes do Estado por negligência e incompetência, além de impedir o congelamento dos bens dos malfeitores. "Há uma união nacional de canalhas em torno dessa emenda", enfatizou. "Querem criar o paraíso da roubalheira, os canalhas poderão roubar e proibir investigações, seria o paraíso da roubalheira".

"É essencial que o pessoal das redes sociais, de movimentos fichas limpas e contra a corrupção se mobilizem desde já, se não passa. Eu de minha parte, vou falar desde já até o dia 26. Certamente a votação será secreta, para manter os criminosos no escurinho, mas vou nomear cada um dos arquitetos dessa lei. O movimento tem de começar já, por favor, amigos ouvintes das redes sociais, isso é mais importante que xingar o Feliciano ou se espantar com a imagem assustadora de Renan Calheiros na Presidência da República. É agora ou nunca".

Qual é a sua opinião sobre este caso?

Rádio CBN: http://cbn.globoradio.globo.com/
Lígia Ferreira é analista de sócio-mecanismos.

PEC da Impunidade (PEC 37) será votada neste mês



Manifestantes contra a PEC 37. Imagem: Blog do Ludwig
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados, anunciou, nesta terça-feira (28/05), que será colocada em votação, no final deste mês, a PEC 37 - ou "PEC da Impunidade", como ficou conhecida em setores contrários à sua aprovação (inclusive promotores e procuradores da República) e movimentos sociais contra a corrupção.


Em debate sobre a redação da PEC, representantes do Ministério Público e delegados federais discutem mudanças, mas sem terem efetivado quaisquer acordos. Apesar de este grupo ter solicitado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, mais 30 dias para que possam avençar um texto que seja aprovado por ambas as partes.

Cardoso encaminhou o pedido a Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara, que respondeu:“O tempo que eles precisam eles vão ter. A minha palavra está mantida, vamos votar a PEC na última semana de junho”.

A proposta prevê uma alteração no texto da Constituição Federal que, na prática, proibirá promotores e procuradores de conduzir investigações na esfera criminal, inclusive de suspeitos de corrupção.

Lígia Ferreira é analista de sócio-mecanismos.

"Os cariocas não têm interesse em combater o crime. Mas e a Copa?", questiona jornalista inglês atacado no Rio


O jornalista inglês Adrian Durham, do jornal Daily Mail, foi abordado por um ladrão armado com uma faca, em Copacabana, menos de 24 horas depois de desembarcar no Brasil. O jornalista assistiu ao amistoso entre Brasil e Inglaterra, afirmou ter gostado muito do Maracanã e até convenceu-se de que as histórias que tinha ouvido sobre os problemas com a reforma eram apenas boatos. 


Na volta ao hotel - que fica próximo ao Maracanã - ele e sua namorada foram abordados por diversos pedintes e mendigos, mas não estavam se importando, pois vieram ao Brasil sabendo o que os esperava. No entanto, um dos pedintes anunciou o assalto com uma faca na mão, tocando o jornalista com a faca para que este percebesse que ele estava falando sério. 

O jornalista teve a presença de espírito de dirigir-se à rua para atravessá-la, esperando ficar em uma posição mais visível. Com isso, o ladrão se irritou e o empurrou, derrubando-o no chão, e foi embora sem levar nada. 

Durham, então, perguntou no seu hotel como fazer para levar o caso à polícia, e recebeu a singela explicação de que "não vale a pena, porque isso acontece o tempo todo", e ainda teve que ouvir conselhos para não usar jóias ou relógios caros, ou seja, não provocar - porque os ataques seriam inevitáveis. Para completar a conversa, a funcionária do hotel disse que ele tinha tido sorte de não ter sido atropelado!

Para o jornalista, o problema não é a ostentação; ele acredita que o ataque poderia ter sido dirigido a qualquer um. O problema de fato, para Durham, é que os cariocas simplesmente aceitam o crime: "A iluminação urbana e a presença da polícia têm que ser dramaticamente aumentadas antes da Copa do Mundo - e das Olimpíadas. São as atitudes que precisam mudar - os cariocas, claramente, simplesmente aceitam que o crime acontece, e não têm nenhum desejo de combatê-lo. Mas, se o governo está preparado para gastar 8,5 bilhões de libras para sediar uma Copa do Mundo enquanto dois milhões de pessoas moram em mil favelas só no Rio de Janeiro, fica claro que a ética e as prioridades desse governo são questionáveis"

O jornalista conta que quando foi à Polônia, à Ucrânia e à África do Sul, na Copa do Mundo de 2010, foi avisado de que eram lugares perigosos; mas nada aconteceu nessas viagens. Só no Rio de Janeiro, a um ano da Copa, é que ele foi abordado com uma faca já no primeiro dia. 

O jornalista conseguiu terminar de contar o episódio com uma nota gentil para os brasileiros: disse que não tentaria convencer ninguém a deixar de vir ao Brasil, apenas aconselharia a ter muito cuidado. 

A divulgação dos questionamentos de Adrian suscitou polêmica nas redes sociais, sobretudo pelo aspecto pouco crítico da mídia tradicional, no que toca a esses temas.

Certamente, Durham é um viajante experiente e foi capaz de lidar bem com a situação. Mas outros turistas podem não ter a mesma sorte - ou o mesmo jogo de cintura. Talvez seja um bom momento para refletir sobre os conselhos dados pelo jornalista.

Acesse o artigo pelo site: www.dailymail.co.uk 

Luciana Castro.

Charles Aznavour She Legendada



John Denver Placido Domingo - Perhaps Love 1980



JOHN DENVER Sunshine on my shoulders with lyrics



Realeza da Bélgica vai receber menos do Estado e terá de pagar impostos

 Por Reuters, Reuters

BRUXELAS, 6 Jun (Reuters) - A família real da Bélgica vai começar a pagar impostos pela primeira vez e perderá alguns subsídios estatais, alinhando-se com a situação de outras monarquias do continente em um momento de aperto dos cintos na Europa, informou o governo belga.
O governo está sob pressão para reformar o sistema de subsídios reais depois que a imprensa nacional divulgou que a rainha Fabíola, viúva do rei Balduíno, planejava fazer investimentos na Espanha usando uma fundação para evitar o pagamento de impostos. O plano provocou críticas do primeiro-ministro Elio Di Rupo.
Sob o novo sistema, aprovado pelo governo belga na noite de quarta-feira, apenas o monarca, o herdeiro e seu cônjuge, e também o viúvo ou viúva de um monarca falecido, continuarão a receber dinheiro do Estado.
Um monarca que abdique do trono também receberia uma mesada.
A família real também vai perder suas isenções do pagamento de imposto de renda e imposto sobre valor agregado.
Na Holanda, vizinha da Bélgica, somente o rei Willem-Alexander, sua mulher, a rainha Máxima, e a ex-rainha Beatrix recebem um subsídio do Estado e também têm algumas isenções fiscais.
Na Grã-Bretanha, vários membros da família real obtêm subsídios anuais, pagos pela rainha Elizabeth, que por sua vez recebe um rendimento aprovado pelo Parlamento. Ela paga imposto sobre a renda.
No âmbito da reforma da Bélgica, a rainha Fabíola, de 84 anos, vai ver o seu subsídio anual cortado drasticamente de 1,3 milhão de euros para 450 mil euros. Seu marido, o rei Balduíno, morreu em 1993, e seu irmão, Albert, é o atual rei da Bélgica.
(Reportagem de Robert-Jan Bartunek, com reportagem adicional de Gilbert Kreijger, em Amsterdã)

Cientistas dizem ter descoberto origem do câncer de mama

Por BBC, BBC Brasil

Cientistas dizem ter descoberto origem do câncer de mama
"câncer de mama (SPL)"
Em sua essência, o câncer é uma célula entre milhões de outras que começa a funcionar mal. No caso do câncer de mama, na maioria das vezes essa célula maligna fica nos ductos que levam o leite da glândula mamária até o mamilo. Mas, por que ali e não em outra parte? O que há nesta região?
David Gilley, da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e Connie Eaves, do Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, no Canadá, ficaram perplexos ao descobrir a resposta.
Em seu estudo, publicado na revista especializada Stem Cell Reports, eles explicam como descobriram que todas as mulheres - propensas ou não a desenvolver câncer de mama - têm uma classe particular de células-mãe com telômeros (estruturas que formam as extremidades do cromossomo) extremamente curtos.
Os cientistas se deram conta de que estes cromossomos, com as extremidades tão pequenas, fazem com que as células fiquem mais propensas a sofrer mutações que podem desenvolver o câncer.
Diferentemente de muitos estudos sobre o câncer, a investigação se deu em mulheres normais que doaram seus tecidos após terem se submetido a uma operação de redução de seios por razões estéticas.
'O que procurávamos eram possíveis vulnerabilidades em células normais que fizeram com que se tornassem malignas', explicou Gilley à BBC Mundo.
Prevenção
Eles explicam que as células-mãe se dividem em células chamadas de diferenciadas ou finais, que, por sua vez formam o ducto mamário. E é nessas células em que se origina o câncer de mama, afirmam os especialistas.
Eles observaram que quando os telômeros dessas células finais perdem sua função - que é a de manter a estrutura do cromossomo, evitando que suas extremidades se juntem ou combinem com os outros - pode ocorrer é 'um verdadeiro caos' no ciclo celular que se segue.
Apesar de todas as mulheres terem células com telômeros bem curtos, nem todas desenvolvem câncer de mama. Em alguns casos, porém, a multiplicação dessas células pode funcionar mal e produzir uma célula maligna, explica Gilley.
Para os especialistas, o estudo lhes permite entender o que está por trás do início do câncer de mama e estabelecer marcadores que sirvam de parâmetros para exames a partir de amostras de tecidos e sangue, e poder monitorar todas as mulheres, especialmente as que têm alto risco de desenvolver o câncer.
O que tentamos fazer foi olhar o câncer de uma forma distinta, nos focando em como começa', explica Gilley.
'Porque uma vez que o tumor se desenvolve, particulramente em alguns tipos de câncer de mama, não há muito o que se pode fazer'.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

Enriqueça sua dieta com chia de oito maneiras diferentes


Semente é versátil e pode até substituir os ovos na hora de preparar uma receita

POR CAROLINA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 22/09/2012
Conhecida por ter mais cálcio que um copo de leite e um elevado teor de proteínas, a semente de chia é uma ótima pedida para quem quer emagrecer de forma saudável, sem sofrer com carência de nutrientes. "As sementes de chia oferecem um coquetel de nutrientes, como ômega 3, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e manganês, e podem ser consumidas de muitas formas", afirma o nutricionista Wellington Pinheiro, de São Paulo. Dá para sentir o sabor da chia, misturá-la a outros alimentos ou até preparar receitas, só depende da sua disposição em incluir mais essa novidade na dieta. 
colher de chia - Foto Getty Images

Consuma em forma de gel

Quando você mistura a semente de chia com água, ela começa formar uma espécie de gel, reação característica das fibras solúveis. "Comer essa gelatina provoca um atraso no esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade", diz a nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde. Além disso, o gel formado aumenta o volume do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino e prevenindo a prisão de ventre. Para consumir a chia em forma de gel, deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos. "O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado, não sendo recomendado guardar a mistura para comer depois." 

Farinha de chia

Feita por meio da trituração da semente, a farinha de chia contem todos os nutrientes que o grão inteiro oferece. "Ela pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e brownies", diz a nutricionista Bruna. "Ao trocar a farinha de trigo pela de chia, você está acrescentando ao prato diversos nutrientes que não aparecem (ou aparecem pouco) na farinha de trigo, como proteínas, cálcio, ferro e ômega 3." 

Acrescente ao iogurte

Quando em contato com líquidos, a semente de chia forma um gel que torna a digestão mais lenta, aumentando sua saciedade após a refeição. "Ao colocar chia no iogurte, você também está acrescentando fibras ao prato e enriquecendo ainda mais a bebida com cálcio e proteínas", afirma o nutricionista Wellington. "Isso contribui para a prevenção de doenças como osteoporose e ainda ajuda na reconstrução muscular". Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160ml) mais uma colher de sopa de chia contém apenas 70 calorias. 

Vitaminas e sucos

Ao acrescentar a chia em sucos ou vitaminas, você não só aproveita todos os nutrientes que as frutas oferecem como também está ingerindo boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco. "Além disso, a chia potencializa o efeito antioxidante das frutas, ajudando no combate ao envelhecimento e prevenindo doenças como o câncer", diz Bruna Pinheiro. 

Após a atividade física

"Consumir uma salada de frutas acompanhada da chia pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a chia possui elevado teor de proteínas e potássio", explica Wellington Pinheiro. Para quem pratica atividade física, é indispensável o consumo dessa combinação após o treino, já que os carboidratos vão repor a energia perdida, as proteínas vão ajudar na recuperação dos músculos e o potássio irá prevenir câimbras. 'Consumir a fruta inteira em vez do suco oferece mais vantagens uma vez que as fibras das frutas são quebradas quando batidas, diminuindo seus os efeitos."

Substituir os ovos nas receitas

O gel formado pela chia pode ser um ótimo substituto do ovo em receitas. Misturando uma colher de sopa da farinha de chia com 60 ml de água, você obtém uma quantidade de gel suficiente para substituir um ovo em qualquer receita. "Ao fazer isso, há diminuição no consumo do colesterol (presente no ovo) e adição de mais nutrientes ao preparo", afirma a nutricionista Bruna. De acordo com a especialista, qualquer porção de ovos de uma receita pode ser substituída pelo gel da farinha de chia sem problemas. 

Em saladas

A chia pode ser usada para temperar a salada de duas maneiras: como a semente propriamente dita ou então na forma de óleo. "O óleo extraído da chia conserva todos os nutrientes presentes da semente, com exceção das fibras, que são perdidas nesse processo", afirma o nutricionista Wellington. O óleo da chia pode ser usado nas saladas do lugar do azeite e a semente pode ser acrescentada apenas como um complemento da salada pronta.  

Faz as vezes do gergelim

Os especialistas afirmam que você pode acrescentar a chia na cobertura de pães e bolos caseiros, como se fosse um gergelim. "No entanto, os benefícios que a chia traz são maiores, uma vez que ela aumenta a saciedade, favorece o bom funcionamento do intestino e é rica em uma série de nutrientes que não estão presentes no gergelim, como as vitaminas, o potássio e o ferro", diz Bruna Pinheiro.  

Barre o envelhecimento ingerindo alimentos que previnem as rugas


Eles contêm substâncias importantes para manter sua pele mais jovem

POR ANA MARIA MADEIRA - PUBLICADO EM 09/04/2010
Você é aquilo o que você come. Quantas e quantas vezes já ouvimos essa sentença sem entender suas implicações práticas? Mas o que uma alimentação saudável pode fazer por alguém além de ajudar a manter em forma? É simples. Os alimentos fornecem substâncias que influenciam no funcionamento de nossas células, podendo contribuir para o surgimento de doenças ou ajudar a evitá-las, além de atuar em todo o processo de envelhecimento. Sendo assim, até aquele potinho de creme para o rosto que custou uma nota vai ter a eficácia comprometida se você descuidar da alimentação. "Com uma alimentação variada e equilibrada, podemos obter antioxidantes e proteínas importantes para retardar o aparecimento das rugas", afirma a dermatologista Daniela Taniguchi. Isso mesmo: os alimentos podem atuar como verdadeiros potencializadores dos tratamentos estéticos, dando um banho de hidratação e reforçando a elasticidade da sua pele. Conheça os principais itens do seu cardápio capazes de realizar essa obra. 

SOJA: A soja é vedete da boa saúde - e também da sua beleza! Ela contém isoflavonas, que atua da mesma maneira que o hormônio feminino estrógeno na pele. "Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Também por conta disso, a soja pode ajudar no combate aos sintomas da TPM e prevenir a osteoporose.
FRUTAS COM VITAMINA C: Laranja, morango, limão e acerola são, além de frutinhas deliciosas, benfeitores da sua pele. "A vitamina C, presente nesses alimentos, ajuda a formar o colágeno que, por sua vez, atua na elasticidade da pele", explica Daniela. Além disso, essa vitamina tem ação desintoxicante, prevenindo infecções, gripes e resfriados.
COBRE E MANGANÊS: Amêndoas, feijões, lentilha, nozes e grão-de-bico possuem esses dois minerais que também agem na vitalidade da sua pele. "Eles estimulam a produção de colágeno. Eles são bons cicatrizantes, além de combater os radicais livres e suavizar a pele, especialmente se existir alguma irritação", diz Daniela.
BETACAROTENO: Alimentos que contém betacaroteno protegem a sua pele contra os raios solares e, assim, evitam o envelhecimento cutâneo. De acordo com a médica, "essa substância, presente no mamão, cenoura, tomate, abóbora e mamão, é um betacarotenoide, um tipo de antioxidante, que trabalha combatendo os radicais livres, responsáveis por destruir as células de colágeno". No caso do tomate, há ainda o licopeno, outro tipo de flavonoide.
CASTANHA-DO-PARÁ: A castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes. Ele previne e retarda o envelhecimento ou o chamado endurecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural da pele. "O selênio também é fundamental para manter o humor e, quem não sorri e vive com uma expressão contraída, têm mais rugas", conforme diz Daniela Tamaguchi.
CACAU: A fruta, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso, que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, o que retarda o aparecimento das rugas. No entanto, fica uma dica: "não coma o chocolate em excesso, pois contém gorduras que deixam a pele mais oleosa", explica a dermatologista. Além disso, o chocolate com mais antioxidantes não é o ao leite, queridinho dos chocólatras, e sim o amargo, rico em flavonoides.
PEIXES E SEMENTES OLEAGINOSAS: O ômega 3 e o ômega 6 são substâncias que ajudam a formar uma substância chamada ceramidas, que tem a função de hidratar a pele e protegê-la de inflamações e alergias, de acordo com a dermatologista. Os ácidos graxos ômega-3 e 6 não são sintetizados pelo organismo e são dependentes de fontes exógenas, como alguns alimentos ou suplementos nutricionais: podemos encontrá-lo nos peixes de água fria (salmão, atum, truta), nas nozes, castanhas e nos óleos vegetais como azeite, canola, soja e milho.
IOGURTE: O iogurte é responsável por manter os probióticos, bactérias que regulam o intestino. Com o intestino preso, a pele sofre porque passa a receber mais toxinas. "O iogurte pode auxiliar no combate a manchas e alergias, surgidas quando a digestão não vai bem e que dão um aspecto mais envelhecido a pele", diz Daniela.



Bronzeamento artificial, fumar e não comer frutas pode envelhecer a pele em dez anos


Pesquisa mostra como esses maus hábitos prejudicam a pele mesmo com o uso de cosméticos

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 05/06/2013
Viver um estilo de vida pouco saudável pode acelerar o envelhecimento da pele de uma mulher em dez anos. É o que afirma um estudo realizado pela marca britânica de cosméticos Simple skincare, focada em produtos para peles sensíveis e no mercado desde 1960. Os resultados foram divulgados dia 04 de junho na publicação científica Plos One.

O trabalho fez a revisão dos resultados das pesquisas feitas com um total de 585 mulheres de três países avaliadas durante oito anos. As participantes tinham diferentes faixas etárias, que iam dos 25 aos 75 anos. Os locais de estudo, com condições controladas de laboratório foram estabelecidos em Bedford, no Reino Unido, em Madrid, na Espanha, e Xangai, na China. As participantes responderam questionários sobre estilo de vida, incluindo perguntas sobre a quantidade de vezes que se bronzeavam e se elas eram fumantes ou não. Outras questões incluíam o número de vezes que ela usava produtos hidratantes, quantas vezes por dia elas comiam frutas e vegetais e seus hábitos de higiene pessoal, como a quantidade de vezes que elas escovavam os dentes.

A equipe de cientistas também fez fotos digitais das mulheres durante o período avaliado, para identificar a idade percebida e se elas pareciam mais jovens ou mais velhas do que suas idades reais. Analisando os resultados, os estudiosos descobriram que bronzeamento artificial,cigarro e uma dieta pobre em frutas envelheciam a pele de uma mulher em até 10,4 anos ? independente do uso de produtos cosméticos.

Os cientistas concluíram que o estilo de vida de uma pessoa interfere em 33% na aparência de sua pele, enquanto a genética interfere cerca de 50%. De acordo com os pesquisadores, uma boa saúde da pele vai além do uso de cremes e loções ? leva em conta o modo como vivemos nossas vidas e como nós cuidamos do corpo.
Tabagismo prejudica a pele - Foto: getty

Abandone 10 hábitos que envelhecem a sua pele
Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Mas nem adianta gastar dinheiro no mais revolucionário dos tratamentos estéticos ou no creme mais caro do mercado. Tudo isso perde força se você abre espaço para verdadeiros inimigos da saúde da sua pele. Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. A seguir, você confere quais são os outros maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Fique longe deles e rejuvenesça.  
1.Tabagismo. Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.
2.Estresse. O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", diz a dermatologista Daniela Taniguchi. As mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.
3.Ignorar a poluição. "Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele", explica a dermatologista Paula Cabral. A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.
4.Beber pouca água. Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.
5.Não usar protetor solar. O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. "A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. De acordo com a especialista, apesar de o nosso organismo ter mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reações. O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento. Aparecem então, manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.
6.Consumo de açúcares e gordura. Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". "O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.
7.Falta de alimentação equilibrada, ricas em antioxidantes. "Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.
8. Dormir mal. Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.
9. Sedentarismo. A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
10. Dispensar o hidratante. É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. "O ressecamento pode ainda trazer consequências como dermatite e descamação", diz a dermatologista Paula Cabral. Com o envelhecimento, as glândulas sebáceas diminuem em número e tamanho, deixando a pele mais ressecada. "O ressecamento superficial da pele causa alergias e coceira, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

The Doors - Touch Me (Live)