terça-feira 29 2022

5 dicas de segurança contra incêndio no local de trabalho

 



Manter um ambiente de trabalho seguro inclui um programa de prevenção de incêndio de qualidade. Aliás, existe uma Norma Regulamentadora específica para isso, a NR 23. Por isso, é importante cuidar para atender à legislação, mas também ter um guia de atuação para evitar riscos.

Assim, trouxemos 5 dicas de segurança contra incêndio no local de trabalho para você começar hoje a mesmo a orientar a sua equipe da melhor forma possível! Acompanhe!

1. Minimize os riscos de incêndio no local de trabalho

A chave para uma segurança eficaz contra incêndios no ambiente de trabalho é ser capaz de reconhecer e eliminar potenciais riscos antes que se tornem um problema. Quando você e sua equipe sabem o que observar, é possível trabalhar em conjunto para manter a segurança de todos.

Portanto, relate qualquer risco elétrico que detectar. Fiação defeituosa ou ruim é um grande risco de incêndio. Se os funcionários virem qualquer tipo de risco elétrico no local de trabalho, precisam reportá-lo imediatamente.

Também é importante não sobrecarregar as tomadas e os circuitos. Conecte apenas aparelhos e eletrônicos que estão sendo usados. Conectar muitos itens em um circuito pode causar sobrecarga, o que é um risco de incêndio.

Não use tomadas ou cabos elétricos danificados. Se você detectar uma tomada ou cabo elétrico danificado, é importante jogá-lo fora imediatamente. Cabos desgastados e fios expostos podem ser mortais.

Garanta o armazenamento adequado de materiais inflamáveis. Se sua empresa lida com materiais inflamáveis, pode ser necessário armazená-los em um local apropriado só para eles. Certos produtos químicos não podem ser guardados próximos uns dos outros ou podem entrar em combustão.

Mantenha o lixo, a reciclagem e quaisquer outros combustíveis, como pilhas de papel, longe de equipamentos elétricos que possam causar um incêndio.

2. Preste atenção a áreas propensas ao fogo

Muitos locais de trabalho têm áreas mais propensas a incêndios do que outras. As áreas propensas a incêndios comuns incluem:

  • A sala de descanso ou refeitório dos funcionários, que normalmente incluem aparelhos como torradeira, cafeteira ou micro-ondas;
  • Grandes depósitos elétricos, como a sala dos servidores;
  • Laboratórios e outras áreas designadas contendo materiais perigosos ou inflamáveis;
  • Caldeiras e fornos.

Os trabalhadores devem ter cuidado adicional nesses espaços e desconectar qualquer equipamento ou aparelho elétrico quando não estiver em uso.

Garanta o armazenamento adequado de materiais inflamáveis, pois eles precisam ser mantidos longe de ambientes de alta temperatura e não devem ser armazenados perto de itens incompatíveis.

3. Mantenha as saídas desobstruídas e sinalize as saídas de emergência

As saídas de emergência devem ser mantidas desobstruídas o tempo todo. Também é importante garantir que a sinalização de saída de emergência seja afixada e bem iluminada.

Mantenha esses itens de acordo e resolva quaisquer problemas que prejudiquem a visibilidade imediatamente.

4. Faça a manutenção adequada do sistema de detecção e supressão de incêndio

A melhor defesa contra qualquer incêndio no local de trabalho é o sistema de detecção e supressão de incêndio. Sua empresa deve ter um cronograma regular de teste e manutenção, dependendo do tipo de sistema de supressão de incêndio instalado. Fique de olho nele!

Da mesma forma, extintores de incêndio também são aliados importantes da segurança no trabalho. Certifique-se de que o número e o tipo apropriado de extintores de incêndio estejam disponíveis com base nos perigos presentes em seu ambiente laboral.

Para ter sucesso usando extintores de incêndio:

  • Realize inspeções mensais para verificar se eles estão carregados e prontos para uso;
  • Certifique-se de que eles não estão bloqueados ou em local de difícil acesso;
  • Forneça treinamento para funcionários designados.

5. Eduque os funcionários sobre os procedimentos de segurança

Cada local de trabalho deve ter um procedimento de segurança contra incêndio e um plano de evacuação exclusivos. É importante certificar-se de que seus funcionários tenham acesso a treinamento regular e atualizado de segurança contra incêndio, adaptado aos riscos presentes em seu local de trabalho.

Reserve um tempo para educar seus funcionários sobre as diretrizes de segurança contra incêndio.

Prevenir é a melhor forma de cuidar da Segurança no Trabalho

Quando se trata de segurança, a melhor defesa contra incidentes é ser proativo. Treinar a sua equipe, manter equipamentos com manutenção em dia, sinalizar os riscos e adotar EPIs de Qualidade como o Capuz Balaclava, da SUPREMA, são atitudes que podem salvar a vida dos seus colaboradores.

Mas se você quer saber mais sobre incêndios no local de trabalho, que tal acompanhar nosso outro blogpost sobre o assunto? Saiba quando e por que aplicar uma brigada de incêndios na sua empresa!

E se ainda tiver outras dúvidas sobre o assunto, não se esqueça de comentar aqui no blog. Sua dúvida pode virar o nosso próximo artigo

https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-23-nr-23