quinta-feira 24 2019

Perigos dos temperos prontos e como fazer caldo caseiro

Aprenda a preparar um caldo caseiro de carne, de frango, de legumes e de peixe
Com a correria diária, a procura por praticidade se torna constante e, assim, os temperinhos prontos acabam sendo uma forma prática de conferir sabor aos alimentos. Basta usar um sachê ou um cubinho que já está pronto na prateleira do mercado. Porém, é preciso atenção quanto a esta prática, afinal o uso diário desses recursos não é tão legal assim.

A maioria dos produtos prontos vão conter excessos de sódio, gorduras não tão legais assim, como trans ou saturadas, e outros componentes como glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que, com consumo rotineiro, pode ser nocivo a saúde.

Mas isso não quer dizer que você deve comer alimentos sem graça e insossos, muito pelo contrário, o caminho é investir em sabor vindo de ervas e do mínimo de sal. Temos uma imensa variedade de ervas que conferem, além de sabor ao preparo, vários benefícios à saúde.

Hoje é possível encontrar no mercado opções prontas, porém mais saudáveis, com controle tanto de sódio, glutamato, quanto de gorduras. É necessário estar de olho no rótulo do produto, tanto para analisar a composição, quanto para verificar a lista de ingredientes, sendo que o que aparecer em primeiro é o item que esta em maior volume no produto.

Faça seu próprio caldo caseiro

Tirar um final de semana para preparar um caldo caseiro pode ser uma excelente prática. Pode ser feito e congelado para utilização durante a semana. Ousar na mistura dos sabores de ingredientes também pode ser uma boa experiência e ainda conferir boas surpresas. Ingredientes como manjerona, sálvia, coentro, salsa, cebolinha, tomilho, tomilho-limão, estragão, manjericão, hortelã e mais tantos outros elementos, pode tornar o prato ainda mais saboroso!
Veja algumas opções de preparos de caldo de frango, carne, legumes e peixe. Estes caldos podem ser utilizados para enriquecer o preparo de vários pratos como arroz, sopas, purês, carnes cozidas, entre outros.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/33379-perigos-dos-temperos-prontos-e-como-fazer-caldo-caseiro

Precisamos realmente dar conta de tudo?

Nos posicionamos na vida como super-humanos que são capazes de fazer tudo, porém, pagamos um preço alto por isso

Ao acordar, é comum refletir sobre quais serão nossos afazeres durante o dia. A partir deste momento, elaboramos estratégias para alcançarmos nossos objetivos diários, que podem envolver as tarefas mais simples, como pagar as contas, ou até as mais complexas, como conciliar as obrigações do trabalho com a vida pessoal, ou refletir sobre temas que nos causem desconforto para que possamos encontrar alguma solução.

Então, ao final do dia, realizamos uma espécie de "levantamento", em que mensuramos o sucesso que tivemos em nossas metas diárias. Se conseguimos dar conta de tudo, concluímos que tivemos um bom dia. Porém, o contrário nos traz frustração, e todas as conquistas que obtivemos durante a semana são desvalorizadas.

A sensação de impotência ao não nos sentirmos capazes de cumprir o que estabelecemos para nós mesmos é tão intensa que algumas pessoas podem até mesmo desistir de seus planos. Nós queremos a quantidade e a qualidade ao mesmo tempo, ao ponto de nunca estarmos satisfeitos com o que já temos, nos colocando em uma lógica perversa em que atingir a perfeição é extremamente necessário.
Origem da auto-cobrança excessiva

Segundo a psicóloga e coach Sharon Feder, esta sensação tem origens que ultrapassam a mente individual humana. Trata-se principalmente de um problema sócio-cultural que traz consequências à nossa psique: "Desde pequenos somos educados nas escolas e lares que a meta final da vida é conquistar o sucesso. Isso está ligado à forma com que o ser humano evoluiu e hoje existe esta demanda", explica a especialista.
A atualidade trouxe consigo a alta velocidade e o imediatismo, o que nos causa a sensação de urgência constante. Portanto, é comum acreditar que o sucesso é equivalente a completar todas as tarefas do dia, e isso está longe de ser verdade.

Entendendo mais sobre o problema
As raízes de uma cultura imediatista estão presentes em nossa mente, e o autoconhecimento pode ser uma forma de eliminá-las. Segundo a psicóloga Adriana de Araújo, a dor ao não realizar algo é tão prejudicial quanto a da perda, da falta de oportunidade ou da injustiça.
A autocrítica torna as sensações negativas ainda mais intensas. É neste momento que as pessoas perfeccionistas podem ser ainda mais afetadas, já que tendem a ultrapassar os próprios limites com o objetivo de sentirem-se úteis. Porém, é necessário refletir se precisamos ser tão funcionais o tempo inteiro.

Estaríamos mentindo ao dizer que não nos sentimos bem ao alcançarmos o pico de nossas capacidades. Ter uma alta performance aumenta a nossa autoconfiança. Porém, devemos estar preparados para mantermos nossa segurança quando isso não acontece.
É necessário aceitar que não temos controle sobre tudo em nossas vidas. Podemos assumir o comando de nossas escolhas, porém a forma como elas irão se reverberar no mundo não está sob nosso domínio. Existem fatores externos que irão influenciar nossos caminhos e não aceitar isso pode tornar nosso cotidiano frustrante.

Pense também em você mesmo, pois toda vez que você diz "sim" para planos que irão te desgastar psicologicamente, você dirá "não" para coisas que poderiam tornar sua vida mais feliz. Inserir-se em metas que exigem mais do que você está disposto a ceder de sua energia pode ser um ciclo que ceifa pouco a pouco sua vitalidade.

Isto não significa que você não deve sair de sua zona de conforto, ou que deve contentar-se com o que já tem. Mas é preciso que haja um equilíbrio de nossos desejos para continuar a respeitar nossas limitações. Sharon Feder aponta que ter válvulas de escape saudáveis para lidar com os dias em que não conseguimos realizar todas nossas tarefas é essencial.

Como escapar do ciclo

Sharon explica que a qualidade deve ser o primeiro critério de qualquer atividade: "Ao darmos nosso melhor em uma determinada tarefa, deveríamos nos sentir bem sucedidos e realizados. Ao mesmo tempo, precisamos considerar que em alguns momentos a quantidade e a velocidade com que executamos também importa, então o objetivo deve ser encontrar um equilíbrio".
Realizar atividades físicas, procurar apoio entre amigos e familiares ou meditar são apenas alguns dos exemplos de atividades em que não se deve deixar levar pelos sentimentos derrotistas. Fazer o que você ama em momentos adversos é cuidar de si, pois dessa forma não alimentamos a sensação de improdutividade.

1 - Registre as conquistas
Registrar os momentos de conquistas, sejam elas grandes ou pequenas, também pode trazer conforto nos momentos em que a auto cobrança atinge níveis excessivos. Você pode anotá-las em um caderno, tirar fotos ou compartilhar com alguém. Para Sharon, fazer isto fixa a memória em nossas mentes. Então, ao falharmos com uma meta, podemos nos relembrar do sucesso que tivemos em inúmeras outras.

2 - Estabeleça critérios objetivos
Adriana de Araújo reitera que quando conquistamos algo, é necessário estabelecer critérios para avaliar a qualidade de nossas realizações. Dessa forma, podemos comparar futuras atividades com as que já foram feitas, compreendendo nosso processo de evolução, e também trabalhando em pontos que precisam ser fortalecidos. Assim, escapamos de um senso crítico que não condiz com a realidade de nossa capacidade.

3 - Fuja das comparações
Não se compare com outras pessoas. Cada um possui o próprio ritmo. Com a era digital, tornou-se cada vez mais comum acompanhar as redes sociais de alguém que escolha mostrar suas conquistas. É necessário ser cauteloso, pois a internet possibilita oferecer ao mundo um autorretrato com apenas aspectos positivos de nossa imagem. Não tente atingir o patamar de perfeição existente no mundo virtual, pois ele pode ser uma ilusão.

4 - Aprenda a esperar

Para Adriana de Araújo, a ansiedade é um outro fator que desempenha um importante papel em nossa sensação de urgência. "A organização de nosso tempo pode solucionar nossos problemas. Porém, é preciso ter a consciência de que não há possibilidades de plantar e colher os frutos ao mesmo tempo", explica a especialista.

Para absorver esta concepção, a psicóloga explica que é necessária a gestão das emoções para que possamos compreendê-las. Através do apoio de pessoas que amamos, da psicoterapia, e de medicamentos caso sejam necessários, podemos diminuir pouco a pouco a necessidade constante de prontidão.

Felicidade vem de dentro

Precisamos entender que a felicidade não depende apenas de fatores externos, como o cumprimento de uma lista de afazeres. Para Sharon, a felicidade vem de dentro e é uma jornada, não um destino final. Por isso, buscar o bem estar em atitudes diárias que envolvem as pessoas e coisas que amamos é essencial.

A cada passo adiante em nossas jornadas deveríamos comemorar. A maneira como você realiza suas ações diz respeito à sua singularidade. Tenha em mente o respeito por sua humanidade, pois ao nos permitirmos errar, abrimos portas para novos aprendizados.


Fonte: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/33387-precisamos-realmente-dar-conta-de-tudo

8 Benefícios da Musculação que vão além do corpo definido

O exercício queima gordura, fortalece os ossos e até rejuvenesce

Resultado de imagem para 8 Benefícios da Musculação que vão além do corpo definido
Difícil encontrar quem seja fanático por musculação, diferente do que acontece com corrida, natação ou ciclismo, por exemplo. O preconceito contra o treino baseado em repetições com cargas, no entanto, acaba colocando em segundo plano parte dos benefícios que ele oferece - deixar os músculos definidos e tonificados é só começo."Há aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente", afirma a personal trainer Paula Loiola. Ela e outros especialistas mostram por que a musculação precisa entrar já para o seu programa de condicionamento físico.
 

1.Acelera o metabolismo
Que tal emagrecer mesmo fora da academia? A musculação torna isso possível. De acordo com o fisiologista Raul Santo, da Unifesp, o tecido muscular continua gastando energia mesmo quando estamos parados. O mesmo não acontece com o tecido adiposo. "Praticar musculação aumenta o tamanho dos músculos e diminui e quantidade de gordura do corpo. Isso faz com que o nosso organismo fique mais eficiente já nos primeiros dias de treino", explica o fisiologista.
 

2. Deixa o corpo mais jovem

Tanto homens quanto mulheres começam a perder massa muscular mais acentuadamente a partir dos 30 anos de idade. Esse processo pode causar falta de equilíbrio e diminuir a coordenação motora em idosos que não praticam atividades físicas. Para ficar com as funções do corpo intactas e com a aparência mais jovem, fazer aulas de musculação quatro vezes por semana é o suficiente. "Além de barrar o processo de perda muscular, fazer musculação também combate a formação de acúmulo de gordura, processo mais comum depois dos 30 anos de idade e que deixa o corpo com aparência de mais velha", diz a personal trainer Paula Loiola.


3. Perda de gordura e ganho de músculos
Quem está começando a praticar musculação pode ganhar peso. "Há um aumento na massa muscular antes da perda de gordura, já que esse tipo de exercício aumenta a circulação e a retenção de líquido nos músculos", diz Paula Loiola. Depois de quatro semanas, já é possível notar a perda de gordura. "Essa troca, além de propiciar a perda de peso e deixar os músculos mais aparentes", afirma a personal trainer.


4. Protege os ossos

Os músculos servem como um colete para o nosso esqueleto. Quando nossa musculatura está em forma e tonificada, as chances de fratura óssea são menores. Ela também diminui as chances de osteoporose, já que, quando fazemos exercícios intensos, há absorção de cálcio pelos ossos. "Ter músculos mais preparados protege as articulações, evitando torções e lesões causadas por outros exercícios", afirma o fisiologista Raul Santo.


5. Trabalha grandes grupos musculares

A musculação trabalhar de maneira intensa grandes grupos musculares, e não apenas músculos específicos. "Exercícios como o leg press trabalham um grande número de músculos, gastando mais energia e, consequentemente, queimando mais calorias", explica Paula Loiola.


6. Coração mais forte

Quando os exercícios conseguem trabalhar vários grupos musculares, eles melhoram também o funcionamento do coração, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares. "Exercícios intensos controlam a pressão sanguínea, combatem o colesterol, além de deixar o coração mais ativo e saudável", diz Raul Santo.


7. Aumenta a flexibilidade

Pode parecer estranho, mas os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação aumentam a flexibilidade, diz um estudo apresentado no encontro da Associação Americana para a Medicina do Esporte. Pesquisadores compararam os efeitos do alongamento e da musculação na flexibilidade de músculos.
Durante o estudo, 25 pessoas foram divididas em dois grupos: um deles fez musculação durante cinco semanas e o outro, alongamento pelo mesmo período. Outras 12 pessoas foram usadas como grupo controle, permanecendo inativas. Os resultados mostraram que, bem orientada, a musculação aumenta a flexibilidade tanto quanto o alongamento.

8. Ajuda a fazer amigos

Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências.


Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/14042-8-beneficios-da-musculacao-que-vao-alem-do-corpo-definido