sexta-feira 17 2014

VLOG: Fitagem em cabelos ondulados - Também dá certo!



MP abre inquérito para apurar denúncia contra Kassab

São Paulo

Testemunha sigilosa, que trabalha na prefeitura, afirmou ao Ministério Público que ouviu dizer que Kassab recebeu uma "fortuna" da Controlar

Felipe Frazão
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), durante sessão solene de entrega do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília
O exprefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) (Renato Costa/Frame)
O promotor Cesar Dario Mariano, da Promotoria de Patrimônio Público e Social, afirmou nesta sexta-feira que vai investigar a acusação de que o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) recebeu dinheiro da Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular ambiental na cidade. "Vou instaurar um procedimento para analisar os fatos", disse Mariano. O inquérito civil, instaurado de ofício, deve apurar a acusação na linha de enriquecimento ilícito. 
Mais cedo, o promotor de Justiça Roberto Bodini, que investiga crimes da máfia do Imposto Sobre Serviços (ISS), afirmou que encaminhará a acusação para o procurador-geral de Justiça, Marcio Fernando Elias Rosa. Bodini colheu em dezembro o depoimento da testemunha “gama”, um servidor da prefeitura, que disse ter ouvido que Kassab recebeu “verdadeira fortuna” da empresa. Kassab e a Controlar negam.
“Em face da presença de autoridades e da gravidade dos fatos narrados optamos por encaminhar para Procuradoria-Geral de Justiça determinar qual a melhor maneira de se apurar”, disse Bodini. “Nós tomamos isso como uma notícia crime. Mas o meu grupo [Gedec] não tem condições para investigar. Esses fatos não guardam relação direta com os apurados na investigação do ISS.”
Nesta quinta-feira, Kassab foi absolvido pela Justiça, em primeira instância, num processo penal em que era réu acusado do crime de fraude de licitação. Não constavam nos autos provas do suposto recebimento de dinheiro – o que caracteriza o crime de corrupção. O Ministério Público deve recorrer da decisão da 7ª Vara Criminal. Outros promotores também apurar, em âmbito civil, atos de improbidade administrativa na contratação da Controlar.
ISS – Chamou a atenção do promotor a “proximidade” entre Kassab e Ronilson Bezerra Rodrigues, ex-subsecretário da Receita Municipal apontado na investigação como líder da máfia dos auditores. A testemunha “gama” relatou um suposto caso em que Ronilson teria sido enviado por Kassab como representante do prefeito a encontro com empresários. E outro em que o prefeito teria deixado de investigar um achaque do servidor a pedido de Ronilson – o que poderia enquadrar o ex-prefeito no crime de prevaricação. “O depoimento demonstra uma proximidade do Ronilson com o ex-prefeito e uma ligação um pouco mais direta com o Mauro Ricardo. Mas é muito tênue”.
O promotor ainda avalia se convocará Kassab para depor no âmbito do inquérito criminal da máfia do ISS. O ex-secretário de Finanças Mauro Ricardo também deve ser intimado. “Os indícios trazidos no depoimento reforçam a necessidade de ouvi-lo. Em dado momento a testemunha diz que ele [Mauro Ricardo] procurou saber como funcionava o cálculo do ISS no final da gestão. Podemos imputar a ele uma omissão”, disse Bodini. Mauro Ricardo nega que tivesse conhecimento da operação da máfia dos auditores.
O Ministério Público começou a fazer as primeiras reuniões para escrever as peças da denúncia que será apresentada a Justiça contra pelo menos seis auditores fiscais. Mas ainda não há prazo. A Promotoria também conseguiu indícios, em documentos apreendidos com o auditor Luís Alexandre de Magalhães, de que houve cobrança de propina em um segundo esquema, no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Estamos com uma linha de investigação muito inicial do IPTU”, disse.

Dieta do Mediterrâneo previne o diabetes, diz estudo

Nutrição

Para evitar a moléstia em idosos com alto risco de doença cardíaca, basta seguir o regime, sem necessidade de comer menos, exercitar-se mais ou perder peso

Dieta do Mediterrâneo
Dieta do Mediterrâneo: Alimentação é rica em alimentos como frutas, legumes, azeite e grãos integrais (Thinkstock)
Uma dieta rica em azeite de oliva extra virgem, grãos integrais, peixes, frutas e vegetais pode ser determinante para a prevenção do diabetes tipo 2. A revelação foi feita em um estudo espanhol publicado hoje no periódico Annals of Internal Medicine.

A dieta do Mediterrâneo já esteve associada a uma série de benefícios. Uma pesquisa de 2013 mostrou que mulheres de meia-idade que seguem esse regime envelhecem melhor. Outro trabalho revelou que essa alimentação reduz a incidência de problemas cardiovascularesem pessoas com mais de 55 anos que apresentam um alto risco cardíaco.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Prevention of Diabetes With Mediterranean Diets: A Subgroup Analysis of a Randomized Trial​

Onde foi divulgada: periódico Annals of Internal Medicine

Quem fez: Jordi Salas-Salvadó, Mònica Bulló, Ramón Estruch, Emilio Ros, Maria-Isabel Covas, entre outros

Instituição: Instituto de Salud Carlos III

Dados de amostragem: 3541 pacientes idosos que seguiram três dietas diferentes

Resultado: Os voluntários que seguiram a dieta do Mediterrâneo suplementada com azeite de oliva extra virgem desenvolveram menos casos de diabetes do que os demais
Segundo novo estudo, para prevenir diabetes tipo 2 em pacientes idosos com alto risco de doença cardíaca, basta seguir a dieta mediterrânea rica em azeite de oliva extra virgem, sem necessidade de restringir o consumo de calorias, aumentar a prática de exercícios ou perder peso.

O efeito da dieta – Intervenções de estilo de vida que induzem a perda de peso têm sido associadas a uma diminuição de 50% da incidência de diabetes. Para descobrir se a dieta mediterrânea, isoladamente, diminuiria a ocorrência da enfermidade, pesquisadores recrutaram 3.541 idosos sem diabetes e com alto risco de doença cardiovascular – fator associado ao diabetes.

Os voluntários foram aleatoriamente divididos em três grupos. Um seguiu a dieta do Mediterrâneo, suplementada com 50 mililitros de azeite de oliva extra virgem por dia. Um segundo time ingeriu a dieta do Mediterrâneo, somada a 30 gramas de oleaginosas variadas diariamente. Outro grupo de controle foi instruído a reduzir a ingestão de gordura de todas as fontes. Os cientistas não encorajaram os participantes a restringir a ingestão de calorias ou aumentar a prática de atividade física.

Depois de quatro anos, a incidência de diabetes foi maior no grupo que apenas reduziu a ingestão de gordura (101 casos), do que no time que seguiu a dieta e ingeriu oleaginosas (92) e no que consumiu alimentos mediterrâneos e azeite (80). 

Olavo de Carvalho - Programa Diálogos Impertinentes (TV PUC-SP)



Medicina tradicional chinesa diminui risco de diabetes

Terapia alternativa

Em um estudo, remédios alopáticos e ervas tiveram resultados parecidos no tratamento de pré-diabetes

Diabetes
Tratamento com ervas pode prevenir o aparecimento da doença (Thinkstock)
A medicina tradicional chinesa é promissora para evitar a progressão de um quadro de pré-diabetes para um de diabetes, revelou uma pesquisa que será publicada na edição de fevereiro do periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Pré-diabetes é uma condição presente em pessoas com alto índice de açúcar no sangue, mas abaixo do ponto de diabetes tipo 2. Pacientes pré-diabéticos correm não só mais risco de desenvolver diabetes tipo 2, como doenças cardiovasculares.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Chinese Herbal Medicine Tianqi Reduces Progression from Impaired Glucose Tolerance to Diabetes: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled, Multicenter Trial

Onde foi divulgada: periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism

Quem fez: F. Lian, X. Chen, Y. Bai, Z. Zhen, G. Li, Y. An, X. Wang, C. Piao, entre outros

Instituição: Guang'anmen Hospital, Fuwai Hospital of Cardiovascular Disease in Beijing, Hospital of Traditional Chinese Medicine in Beijing, entre outras

Dados de amostragem: 389 participantes pré-diabéticos divididos em dois grupos: um tomou cápsulas de ervas medicinais chinesas e outro ingeriu placebo

Resultado: Ao fim de um ano de tratamento, os voluntários que consumiram ervas medicinais chinesas desenvolveram 32% menos diabetes do que o grupo que ingeriu placebo
Na pesquisa, 389 participantes de onze institutos de pesquisa na China foram aleatoriamente divididos em dois grupos: um tomou uma cápsula com dez ervas medicinais chinesas, chamada Tianqi, e outro ingeriu placebo. Por um ano, os voluntários tomaram os comprimidos, receberam instruções sobre adaptações no estilo de vida e se consultaram com nutricionistas. A taxa de glicose deles foi medida a cada trimestre.

No fim do estudo, 36 participantes que ingeriram as ervas e 56 que tomaram placebo desenvolveram diabetes. Após agrupar os voluntários por idade e sexo, os pesquisadores concluíram que o risco de desenvolver a enfermidade foi 32% menor entre os voluntários que consumiram Tianqi, em comparação com os que ingeriram placebo.

Melhor do que remédio – A redução foi equivalente a de estudos que utilizaram medicamentos alopáticos para diabetes como arcabose e metformina, com a vantagem que o grupo que tomou as ervas chinesas reportou poucos efeitos colaterais.

"Como o diabetes é um problema de saúde pública crescente no mundo, é crucial barrar o aparecimento de novos casos", afirma um dos autores do estudo, Chun-Su Yuan, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. "Os pacientes geralmente sofrem para fazer as mudanças necessárias no estilo de vida para controlar as taxas de glicose no sangue, e os medicamentos atuais têm limitações e podem ter efeitos colaterais. As ervas da medicina tradicional chinesa oferecem uma nova opção de controle dos níveis de açúcar, isolada ou combinada com outros tratamentos." Segundo os autores, mais pesquisas são necessárias para avaliar o papel da medicina herbal chinesa da prevenção e controle do diabetes.

Do que é feito o Google Glass

Touchpad


A haste do Glass é sensível ao toque, o que ajuda o usuário a selecionar aplicativos a serem executados ou as fotos dentro de uma galeria. A placa exibida na foto acima possui sensores que tornam esse método de interação possível.

Placa mãe

Essa é a placa principal do Google Glass. Ela é a responsável por controlar todas as informações recebidas e enviadas pelo aparelho. O equipamento vem acoplado a um módulo de armazenamento de 16 GB.

Bateria e fones

Na ponta da haste, é possível encontrar a bateria do aparelho. Essa área também abriga o fone de ouvido do Glass, que utiliza uma tecnologia que conduz o som através dos ossos do ouvido. Dessa forma, só você pode ouvir o que é reproduzido pelo dispositivo.

Tela

Apesar de ser pequena, a tela do Glass é capaz de exibir imagens com a nitidez de um monitor de 25 polegadas. Nos modelos atuais, ele está localizado no lado direito da haste.

Câmera

A câmera do Glass está posicionada ao lado da tela. Ela tem 5 megapixels e é capaz de gravar vídeos com definição de até 720p. Não é das melhores, mas serve para capturar situações do cotidiano.

Saiba o que há por dentro do Google Glass

Raio-x

Engenheiros abrem dispositivo para mostrar componentes dos óculos inteligentes do gigante de buscas

Google Glass 9

O site americano Catwig publicou uma série de imagens do Google Glass, os óculos inteligentes do Google, totalmente desmontado. De acordo com Scott Torborg e Star Simpson, os engenheiros responsáveis pela página, a intenção foi mostrar em detalhe os principais componentes do produto. “Nós desmontamos o nosso modelo para apresentar as entranhas do aparelho ao mundo”, disse a dupla.
O Glass é capaz de rodar aplicativos que ajudam o usuário em tarefas cotidianas, como conferir e-mails, ler notícias, ver a situação do trânsito e receber informações sobre o clima. O equipamento traz uma câmera e um gravador, que possibilitam a captura de vídeos e fotos com o simples piscar de um olho.
O Google ainda não definiu o preço do dispositivo, mais afirmou que ele deve chegar às lojas dos Estados Unidos no primeiro semestre de 2014. Confira a seguir uma lista com os principais componentes do aparelho.

Google desenvolve lentes de contato para diabéticos

Tecnologia

Lentes, que ainda estão sendo testadas, foram criadas para detectar taxa de glicose no sangue por meio das lágrimas

Lentes de contato inteligentes do Google têm sensor de glicose e chip que recebe e envia esses dados
Lentes de contato inteligentes do Google têm sensor de glicose e chip que recebe e envia esses dados (Google)
O Google anunciou nesta quinta-feira que está testando uma nova forma de diabéticos controlarem seus níveis de açúcar no sangue. O aparato consiste em lentes de contato inteligentes capazes de detectar, a cada segundo, a taxa de glicose nas lágrimas de uma pessoa. Caso provem ser seguras e eficazes, as lentes podem substituir a necessidade de agulhadas nos dedos para que essa taxa seja medida em uma gota de sangue.
Segundo o Google, os testes clínicos do método já estão em andamento e estão sendo realizados junto ao Food and Drug Administration (FDA), agência americana que controla medicamentos e alimentos.
Os responsáveis pelo projeto explicam que as lentes contêm um pequeno sensor capaz de detectar a glicose nas lágrimas a cada segundo, além de um chip que recebe e transmite via wireless essa informação. Os pesquisadores do Google analisam a possibilidade de integrar às lentes sinais luminosos que alertem sobre níveis perigosos de açúcar no organismo.
(Com AFP)

11 dicas para você detonar na musculação


Combinar aparelhos e peso livre é uma das estratégias para ganhar força

Quando começa a treinar, você não pensa em outra coisa a não ser nos resultados, que precisam aparecer rapidamente e fazer seu esforço valer a pena. E, no caso da musculação, alguns truques fazem mesmo a diferença (e explicam porque seu amigo, que começou a fazer exercícios na mesma época que você, já está com o corpo bem mais definido). "Não basta só pegar pesado na carga, é preciso prestar atenção em outros detalhes para tirar proveito máximo da musculação", afirma o professor Marcelo Capella, sócio da academia SP Fit Club, em São Paulo. Quer saber quais são eles? Então aproveite as dicas do personal.

Musculação - Foto: Getty Images

Diminua as séries e aumente as cargas 
Geralmente, os professores indicam três séries, de doze ou quinze repetições e mesma carga, para cada exercício. Mantenha as três séries, mas varie a carga e o número de repetições. Comece com doze movimentos no peso que você encerrou o último treino e aumente o peso na segunda série, fazendo dez movimentos. Para terminar, aumente o peso novamente e faça oito repetições. 
Combine exercícios
Em vez de fazer um exercício de cada vez, combine dois deles para o mesmo músculo, intercalando as séries de um e de outro. Isso agiliza o ganho de massa, porque exige um pouco mais do músculo, potencializando o treinamento em geral. 
Volte a carga bem devagar 
Na hora de erguer o peso, faça o movimento com máxima intensidade. Chegue ao limite e volte devagar. No retorno à posição de repouso, as fibras musculares sofrem microlesões, fazendo com que a recuperação leve ao aumento de músculos. 
Esgote os músculos 
Após suas três repetições habituais, diminua o peso no aparelho (pode colocar uma carga de nível leve) e repita o movimento bem rapidamente, várias vezes. Pare apenas quando sentir queimar. Assim, seu músculo trabalha no limite e é obrigado a se fortalecer com urgência. Só não exagere, prevenindo-se de lesões que impediriam o treino. 
Comece trabalhando músculos grandes 
Isso exige maior esforço e os músculos pequenos atuam como auxiliares. Por exemplo: treine peito antes de treinar bíceps. Treine quadríceps antes de estimular os glúteos.
Combine aparelhos e peso livre 
O exercício com peso livre, geralmente, é mais difícil de ser executado, enquanto o exercício com aparelho isola melhor o músculo. 
Aumente a carga todos os treinos 
Em vez de ficar por um mês trabalhando com a mesma carga, troque o peso a cada treino, de acordo com sua capacidade. Isso estimula seus músculos a se desenvolverem. 
Espere um minuto entre as séries 
O ideal é descansar um minuto, repetindo a série com mais potencia. O intervalo é necessário para garantir a intensidade do treino. 
Respire na hora certa 
Quando estiver na fase de contração muscular, inspire. E, na volta do movimento, expire. O trabalho dá mais energia para o treino e, pela contração do abdômen, protege sua coluna. 
Durma bem 
O sono recupera o corpo para o treino do dia seguinte e libera hormônios que ajudam a aumentar a massa muscular.
Descanse o corpo 
Você precisa de, pelo menos, um dia de descanso entre um treino e outro. Esse tempo é necessário para o seu corpo se recuperar das microlesões ocorridas na musculação. Se quiser treinar durante todos os dias da semana, peça ao professor que divida seu treino em dois (um dia para braços, peito e costas e outro para pernas e glúteos, por exemplo).


http://msn.minhavida.com.br/fitness/galerias/4589-11-dicas-para-voce-detonar-na-musculacao

NORMOSE – a doença do Século XXI



Entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, sobre uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal.
Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito ‘normal’ é magro ou musculoso, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido (dinheiro) . Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema. Quem não se ‘normaliza’, quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo.

A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento.
A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós? Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas?
Eles não existem.
Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha ‘presença’ através de modelos de comportamento amplamente divulgados. Só que não existe lei que obrigue você a ser do mesmo jeito que todos, seja lá quem for todos. Melhor se preocupar em ser você mesmo.
A normose não é brincadeira.
Ela estimula a competição, a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar? Freqüentar terapeuta para bater papo?
Não é necessário fazer curso de nada para aprender a se desapegar de exigências fictícias.
Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo.
Criaram o seu ‘normal’ e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude.
E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.
Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais, e a viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Para mim são os verdadeiros normais, porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada.
Por isso divulgo o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

Fonte:http://armazemdacultura.wordpress.com/2009/12/12/normose-por-professor-hermogenes/

Mulheres que fazem musculação reduzem o risco de diabetes tipo 2


Atividades de resistência têm mais efeito do que os exercícios aeróbicos

A relação entre a prática de exercícios e diabetes tipo 2 já vem sendo investigada há muito tempo, principalmente devido à perda de peso, uma das condições mais associadas a essa doença. Porém, se diabetes consta no histórico da sua família e você é uma mulher, deveria pensar em investir mais nos exercícios de resistência, como a musculação! Isso porque pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos resolveram verificar os resultados de uma base de dados coletada entre 200 e 2008 com cerca de 100 mil enfermeiras.

Eles analisaram quais delas relatavam praticar atividades físicas e quantas adquiriram diabetes desde então. No final, cerca de 3.400 delas estavam com diabetes tipo 2. Porém, eles perceberam que enfermeiras que apenas praticavam exercícios de resistência, mesmo que de menor intensidade, como yoga, tiveram menos chances de estar nesse grupo. 

Exercitar-se sempre é importante: mulheres que faziam mais de 150 minutos por semana de qualquer um dos tipos de exercício: aeróbica, levantamento de pesos e yoga tinham 40% menos chance de desenvolver diabetes do que as mulheres que não se exercitavam. Já mulheres que associavam ao menos uma hora de musculação na semana com 150 minutos semanais de aeróbica tinham apenas um terço de chance de adquirir a doença. Tudo isso levando em conta também os fatores de risco como histórico familiar e alimentação.

Os estudiosos avisam por mais que o estudo tenha sido feito apenas com mulheres brancas norte-americanas, ele vem ao encontro de outros estudos na área. Provavelmente o tecido muscular atua como um amortecedor contra o diabetes.

Hábitos ajudam a prevenir o diabetes
Este é apenas um dos hábitos que você pode adotar para prevenir a doença. Conheça outros e se blinde ainda mais contra o diabetes:

Mulher comendo salada - Foto Getty Images

Tenha uma alimentação equilibrada

"A alimentação é um dos pilares mais importantes na prevenção do diabetes", afirma o endocrinologista Fádlo Fraige, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad). Isso porque o excesso de peso é um fator de risco para a doença. "Ingerindo mais calorias do que se gasta, a tendência é que o ponteiro da balança suba", explica. Por isso, elabore refeições ricas em verduras, legumes e frutas e modere no consumo de carboidratos e proteínas.

Que fique bem claro: comer doce não causa diabetes. "O que favorece o diabetes é o sobrepeso e a obesidade, que podem acontecer graças à ingestão excessiva de doces", explica o endocrinologista Balduíno. Por isso, maneire no consumo. A recomendação merece atenção especial apenas por quem já é portador do diabetes. "Neste caso, a taxa de glicose no sangue pode ficar muito alta, ocasionando a chamada hiperglicemia", complementa.

Afaste o sedentarismo

De acordo com o endocrinologista Balduíno Tschiedel, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, exercícios também são fundamentais para ficar longe do diabetes tipo 2. Mas fique tranquilo. Ninguém precisa fazer uma grande mudança na rotina para atender a esse quesito. "Cerca de 30 minutos de caminhada diariamente já é o bastante para afastar o risco de desenvolver a doença", aponta o especialista. Se possível, entretanto, associe exercícios aeróbicos com atividades que exigem força muscular para queimar calorias e definir o corpo.

Controle o peso

"O excesso de peso faz com que os tecidos do organismo não consigam captar glicose, apesar da ação da insulina", afirma o endocrinologista Fádlo. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 80% dos portadores de diabetes tipo 2 tem sobrepeso ou são obesos. O especialista explica que a insulina é um hormônio que tem como principal função abrir uma porta de entrada nos tecidos para a absorção da glicose. Por esse motivo, a cirurgia bariátrica se tornou uma boa opção para quem sofre de obesidade e diabetes. Afinal, por meio dela há redução brusca do peso e, consequentemente, melhor captação de glicose.

Cuide do seu sono

A apneia do sono também é um mecanismo de resistência insulínica. Segundo o endocrinologista Balduíno, o distúrbio do sono aumenta a produção de hormônios como o cortisol, que são contrarreguladores da insulina. "Isso que dizer que eles interferem de forma negativa do balanceamento entre insulina e glicose, aumentando a concentração desta última no sangue", explica o endocrinologista.

Não esqueça dos check-ups

O diagnóstico do diabetes muitas vezes é feito quando médicos diversos, como ginecologistas, solicitam uma bateria de exames. Mas ao invés de depender desses especialistas, que tal definir uma data para realizar seus check-ups médicos anualmente? "Dentre os exames solicitados costuma aparecer o de glicemia de jejum e, caso haja suspeita de diabetes, um teste de hemoglobina glicada", explica o endocrinologista Fádlo. O primeiro indica as taxas de açúcar no sangue no momento do exame. O segundo, esses mesmos índices nos últimos 90 dias.

Controle o estresse e a pressão arterial

 O estresse aumenta a produção de hormônios contrarreguladores da insulina, assim como os distúrbios do sono. "Além disso, o estresse crônico é um fator de risco também para a hipertensão, doença que caminha lado a lado com o diabetes", declara o endocrinologista Balduíno. Ele explica que a hipertensão pode, de alguma forma, antecipar o aparecimento do diabetes, uma vez que ambas as doenças tem mecanismos de aparecimento semelhantes. Outra questão acerca do estresse é que ele tem impacto inflamatório - ou seja, favorece uma série de processos inflamatórios em nosso corpo, e estes podem agravar ainda mais a produção de insulina e favorecer o acúmulo de glicose no sangue.

Não fume

"A nicotina interfere na ação da insulina, elevando os níveis de glicose no sangue", explica o endocrinologista Fádlo. Entretanto, os especialistas explicam que fumar somente não está relacionado com um aumento do risco de diabetes. "Ele causa um prejuízo maior a pacientes que já tem diabetes, aumentando o risco de inflamação nas artérias e, consequentemente, um entupimento", ressalta Balduíno Tschiedel. Entretanto, o tabagismo pode ser um complemento maligno a pessoas que já estão em forte risco para o diabetes, como obesos e hipertensos, uma vez que o cigarro só irá prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Maneire no álcool

O excesso de bebida alcoólica pode favorecer o diabetes tipo 2, uma vez que sua ingestão contribui para o excesso de peso, principalmente o acúmulo de gordura visceral (abdominal). Esse tipo de gordura localizada é a mais perigosa no que diz respeito ao surgimento do diabetes tipo 2, uma vez que ela intensifica a produção de substâncias inflamatórias que geram uma cadeia de desequilíbrio no nosso corpo, levando ao diabetes tipo 2. O alcoolismo também aumenta o depósito de gordura no fígado, que geram um efeito no pâncreas chamado de lipotoxicidade. "Ela acontece quando a gordura circulante é tóxica ao funcionamento das células beta do pâncreas", explica a endocrinologista Andressa Heimbecher, de São Paulo. Esse mau funcionamento das células beta do pâncreas, que causa a resistência insulínica, pode agravar e se transformar em diabetes tipo 2.

Atenção ao uso de medicamentos corticoides

Os corticoides aumentam sobremaneira a incidência de diabetes. "São remédios no geral usados para situações mais agudas, como asmas, alergias, dores articulares - mas aqueles que ministram esses medicamentos com frequência têm muito mais chances de desenvolver a doença", explica o endocrinologista Balduíno. Esses medicamentos são sintetizados na glândula suprarrenal, pelo cortisol, que por sua vez é um hormônio produzido pelo nosso corpo para regular diversas funções, como o metabolismo dos ossos, proteínas, açúcar e gorduras. O cortisol é produzido em maior quantidade pela manhã e vai reduzindo com o passar do dia - por isso acordamos dispostos e à noite estamos mais cansados. "Quando uma pessoa usa corticoides, a produção de cortisol pode ficar alterada, interferindo nesses processos", conta o especialista. Dessa forma, o uso prolongado desses medicamentos tem ação anti-insulinínica e por isso merecem atenção, principalmente naqueles que já possuem outros fatores de risco para o diabetes tipo 2.

Faça o rastreamento

O diagnóstico do diabetes muitas vezes é feito quando médicos diversos, como ginecologistas, solicitam uma bateria de exames. Mas ao invés de depender desses especialistas, que tal definir uma data para realizar seus check-ups médicos anualmente? "Dentre os exames solicitados costuma aparecer o de glicemia de jejum e, caso haja suspeita de diabetes, um teste de hemoglobina glicada", explica o endocrinologista Fádlo. O primeiro indica as taxas de açúcar no sangue no momento do exame. O segundo, esses mesmos índices nos últimos 90 dias. O risco de desenvolver diabetes também aumenta caso o indivíduo tenha familiares portadores da doença. Por isso, buscar saber tais informações pode ser extremamente importante. "Nesse caso, o paciente deve realizar o exames de check-up com maior frequência", aponta o endocrinologista Balduíno.

Contorne o pré-diabetes

Ouvir do médico que você tem pré-diabetes não é sentença, é um alerta. "Ainda é possível reverter casos nesse estágio, desde que o paciente se dedique", aponta o endocrinologista Balduíno. Comece a mudança adotando uma dieta equilibrada, se possível orientada por um nutricionista, e estipulando uma rotina de exercícios.
http://msn.minhavida.com.br/fitness/galerias/17224-mulheres-que-fazem-musculacao-reduzem-o-risco-de-diabetes-tipo-2

The Doors - Touch Me (Live)