domingo 27 2013

A romaria das famílias rumo à cidade da tragédia


Rio Grande do Sul

Pai de uma das vítimas do incêndio em Santa Maria saiu de Porto Alegre para identificar o corpo da filha



No ônibus que partiu de Porto Alegre às 12h01 com destino a Santa Maria, os celulares não paravam de tocar. Antes mesmo que o veículo arrancasse, Jaderson Tiani Lemos Flores, 51 anos, recebeu a confirmação por telefone: o corpo de sua filha Andressa Ferreira Flores, 24 anos, havia sido encontrado e se somava aos outros 231 mortos no incêndio da boate Kiss confirmados pela polícia até o início desta tarde. O ônibus extra que fora colocado à disposição do público da capital gaúcha levava pelo menos 15 familiares e amigos de vítimas da tragédia.

Andressa trabalhava na boate havia um ano. "Ela servia drinks. Ganhava 50 reais por noite. Nunca tinha comentado que não era seguro. Mas quem ia imaginar que algo assim pudesse acontecer?", disse a madrasta, Aline dos Santos da Silva, que acompanhava o pai da garota na viagem. O casal e o filho, Matheus, de 9 anos, estavam no litoral norte do Rio Grande do Sul quando soube do desaparecimento da filha.

Se a família não podia imaginar uma tragédia dessa magnitude, o mesmo não podem dizer os responsáveis pela boate Kiss, que estava com o alvará do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio vencido desde agosto de 2012.

Andressa deixa ainda a mãe, Claudia, e outros dois irmãos, além de uma filha de 2 anos. A 15 minutos de desembarcar em Santa Maria, Jaderson rompe o silêncio da viagem de 4 horas: "Agora é que a dor vai começar".

Universidade - O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Felipe Martins Müller, convocou todo corpo médico e de assistentes sociais da instituição para auxiliar as vítimas e familiares. Funcionários que estavam de férias também chegam ao ginásio onde estão os corpos. Participavam da festa na boate Kiss alunos de diversas faculdades da federal.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-romaria-das-familias-rumo-a-cidade-da-tragedia

Autoridades corrigem número de mortos em boate: 232


“Uma tragédia para nós todos. Pedi a todos os meus ministros que possam contribuir para minorar as consequências dessa tragédia que viajem para Santa Maria. Eu também irei”, disse a presidente Dilma Rousseff

Rio Grande do Sul

Batalhão de Operações Especiais (BOE) havia informado anteriormente 245 vítimas fatais. Há, ainda, mais de cem pessoas hospitalizadas.


O número de mortos no incêndio na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi corrigido na tarde deste domingo para 232. Anteriormente, o major do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Cleberson Braida Bastianello, havia informado 245 vítimas fatais. Há, ainda, mais de cem pessoas hospitalizadas, cujo estado de saúde ainda não foi detalhado.
A maioria das mortes ocorreu por asfixia. A identificação prévia foi feita por meio de documentos que estavam com as vítimas, levadas para o Centro Desportivo Municipal (CDM). Por volta das 12h30, o acesso dos familiares foi liberado para o reconhecimento dos corpos. A prefeitura estuda a realização de um velório coletivo, nos ginásios do próprio CDM.
No momento do incêndio, por volta das 2h deste domingo, havia entre 1.000 e 2.000 pessoas na casa noturna, a maioria jovens. Segundo o jornal local Diário de Santa Maria, acontecia na boate uma festa dos cursos de Agronomia, Veterinária, Pedagogia e Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No local, também ocorria a festa de um bloco de carnaval da cidade, o Nagandaya.
As primeiras informações são de que o cantor da banda que se apresentava na boate acendeu um sinalizador que atingiu o teto. A partir daí, o fogo se espalhou rapidamente. Testemunhas, que estavam na boate no momento do acidente, dizem que os seguranças, acreditando que se tratava de uma briga, impediram a saída das pessoas, para garantir o pagamento das comandas.
Em entrevista à TV Globo, um segurança da casa disse que tentou resgatar alguns jovens. "Pedimos para que as pessoas saíssem. No meio do tumulto, alguns foram pisoteados. Houve gente que não teve tempo de sair. Chegamos a conseguir levar alguns às unidades de saúde. Algumas estavam com 80% do corpo queimado e não resistiram. Um colega nosso também morreu. Foi um filme de terror", contou.
Governo - O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, classificou o incêndio como uma tragédia. Em seu primeiro pronunciamento na chegada ao município, ele afirmou que o governo está mobilizado para esclarecer as causas do acidente. "Nós estamos empenhados, desde a madrugada, em dar o apoio necessário para que tenhamos o levantamento de provas para fazer um inquérito policial de alto nível, para que a gente possa depois, com essas provas, ter um esclarecimento inclusive em relação às causas que determinaram esse evento", declarou.
Tarso, que é natural de Santa Maria, também reforçou o apoio dado pelo governo federal e afirmou que esse a prioridade, inicialmente, é dar apoio às famílias enlutadas. "É um momento muito duro para todos nós. Nós temos que ter competência, responsabilidade, trabalhar muito bem para que a gente possa dar uma resposta a altura desse acontecimento."
Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff informou que colocaria toda a estrutura do governo federal à disposição do estado para atender às vítimas. Antecipando seu retorno do Chile - onde participava de reunião da Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos com a União Europeia -, ela chegou à cidade gaúcha por volta das 13h.
"Uma tragédia para nós todos. Não continuarei na reunião por razões muito claras. Quem precisa de mim hoje é o povo brasileiro. Pedi a todos os meus ministros que possam contribuir para minorar as consequências dessa tragédia que viajem para Santa Maria. Eu também irei", disse Dilma, ainda em território chileno, com a voz embargada. "Queria dizer à população brasileira, em especial à de Santa Maria, que estamos juntos. Iremos superar, mantendo a tristeza."

Eric Clapton - Tears In Heaven (Official Video) Homenagem as famílias de Santa Maria RS



Homenagem as famílias de Santa Maria RS

AO VIVO: acompanhe a cobertura do incêndio que matou 245 pessoas em Santa Maria (RS)



13h42:  O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, classificou o incêndio na boate em Santa Maria, que tem 245 mortes confirmadas, como uma tragédia. Em seu primeiro pronunciamento após a chegada ao município na região Central do Estado, ele afirmou que o governo está mobilizado para esclarecer as causas do acidente. “Nós estamos empenhados, desde a madrugada, em dar o apoio necessário para que tenhamos o levantamento de provas para fazer um inquérito policial de alto nível, para que a gente possa depois, com essa provas, ter um esclarecimento inclusive em relação às causas que determinaram esse evento”, disse. Tarso também reforçou o apoio dado pelo governo federal e afirmou que esse é o momento de dar apoio às famílias enlutadas. “É um momento muito duro para todos nós. Nós temos que ter competência, responsabilidade, trabalhar muito bem para que a gente possa dar uma resposta a altura desse acontecimento”, complementou.
13h38: A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), foi a segunda maior registrada no País.  No dia 17 de dezembro de 1961, um incêndio no Gran-Circo Norte Americano, em Niterói, deixou mais de 500 mortos. A tragédia marcou para sempre o município fluminense e o Brasil, que se mobilizou para ajudar as vítimas numa campanha de solidariedade poucas vezes vista.
13h23:  Natural de Santa Maria (RS), o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, divulgou nota de pesar pelo incêndio que matou pelo menos 245 pessoas em uma boate da cidade gaúcha, na madrugada deste domingo. Beltrame diz estar profundamente consternado com a tragédia ocorrida esta madrugada em sua cidade natal. O secretário está acompanhando o caso pela imprensa e por telefonemas para parentes. “É provavelmente a notícia mais triste que já recebi de minha querida cidade. Como santa-mariense que sou, estou chocado”, disse. O secretário lembrou que Santa Maria é uma cidade habitada principalmente por jovens, por se tratar de um centro universitário regional. “Por isso, é uma cidade muito ativa e pulsante, cheia de juventude. É de uma tristeza imensa ver quantas vidas se perderam, centenas de jovens universitários que estavam alegremente celebrando a vida. Estou rezando pela paz dessas famílias e pela paz de toda a população de Santa Maria, que precisará de muito carinho e solidariedade para superar essa tragédia”, declarou o secretário.
13h21: Um vídeo postado no YouTube mostra o desespero dos jovens da boate Kiss durante o resgate das vítimas.
13h16:  O vice-presidente Michel Temer, que estava ocupando interinamente a Presidência da República quando ocorreu a tragédia em uma boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, distribuiu nota oficial lamentando o ocorrido e se solidarizando com as famílias. “Todo o povo brasileiro se solidariza nesta hora trágica com o Rio Grande do Sul”, disse Temer na nota, relatando, em seguida que, “por telefone, transmiti ao prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, meu pesar por este lamentável acidente que retirou a vida de tantos jovens gaúchos e expresso minha solidariedade também aos familiares das vítimas”. Temer acrescentou ainda que “como já disse a presidenta Dilma Rousseff, o Governo Federal colocou todos seus meios à disposição de Santa Maria e do Rio Grande do Sul, de todas famílias e amigos que sofrem neste momento”
13h15: Os corpos da tragédia na boate Kiss, de Santa Maria, estão no Centro Desportivo Municipal. Familiares estão entrando em pequenos grupos para identificar as vítimas.
13h10: A rodoviária de Porto Alegre colocou um novo horário à disposição com destino Santa Maria. A nova saída é às 14h45.
13h08:  A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entrou neste domingo, 27, em luto oficial por 30 dias devido à tragédia que resultou na morte de 245 pessoas em uma boate do município. O decreto foi assinado pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB), que foi reeleito para o cargo no ano passado. Em nota, o governo municipal informou que a assinatura do decreto “prevê a contratação imediata, por parte da prefeitura, de profissionais da área da saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, para dar assistência às famílias que tiveram seus filhos e parentes vitimados”.  O site da Prefeitura de Santa Maria publicou a imagem de uma tarja preta onde está escrito “luto”. A imagem diz ainda que a “comunidade presta solidariedade aos amigos e familiares das vítimas”. A reportagem tentou contato com a prefeitura com o telefone que está publicado no site, mas ninguém atendeu às duas chamadas, por volta das 13h deste domingo.
13h02: A delegada Elizabeth Shimomura disse à Globo News que a prioridade da polícia é aidentificação dos corpos. Uma força tarefa foi montada para, com a ajuda de familiares, é identificar os mortos. A delegada informou também que algumas testemunhas estão sendo ouvidas no próprio local.
12h55: Vídeo postado no YouTube mostra o atendimento às vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Tragédia deve marcar vida universitária de Santa Maria


Boate Kiss costumava fazer festas de estudantes e na hora do incêndio reunia alunos de universidade federal.

Com pouco mais de 260 mil habitantes, a cidade de Santa Maria, tem pelo menos sete centros de ensino superior. Por isso é de se esperar que o incêndio que matou mais de 100 pessoas na Boate Kiss na madrugada desse domingo tenha um grande impacto na comunidade de estudantes da cidade.
A tragédia atingiu principalmente jovens da faixa dos 18 aos 30 anos que frequentavam a boate, em um bairro de classe média de Santa Maria.
E na noite do incêndio, segundo o site da Boate Kiss, uma festa reuniria os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dos cursos de Pedagogia, Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Técnico em Alimentos e Técnico em Agronegócio.
Logo na manhã deste domingo, o site da UFSM anunciou que a instituição está de "luto" pela tragédia e convocou todos os seus psicólogos e assistentes sociais para comparecerem ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) com o objetivo de prestar auxílio às vítimas.
Considerada uma das melhores do Rio Grande do Sul, a UFSM tem 27.299 estudantes.
Outros centros de ensino superior de Santa Maria são a Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), a Universidade Luterana do Brasil e a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA).
Programação
No site da Boate Kiss consta que duas bandas se apresentariam na noite de sábado e madrugada de domingo: a "Gurizada Fandangueira" e a "Pimenta e seus Comparsas", além de três DJs (DJ Bolinha, Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim).
A festa começaria às 23 horas e custaria R$15 por pessoa. Segundo bombeiros, o incêndio teria ocorrido entre 2h30 e 3h15 da madrugada.
O site da casa noturna também menciona outras festas universitárias realizadas no último ano para alunos de direito, medicina, odontologia, entre outros cursos - o que sugere que esse era um local bastante conhecido e frequentado pelos estudantes. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tarso Genro fala sobre Santa Maria - cobertura do incêndio que matou 245 pessoas em Santa Maria (RS)


12h49: A comunidade da boate Kiss no Facebook não para de receber mensagens relacionadas à tragédia. Boa parte são comentários indignados. “A boate não vai se pronunciar devido ao ao acontecido? Tinha ou não tinha saída de emergência?”, disse um usuário. Outro lembra que já conheceu a boate e que “o lugar não tinha nenhuma segurança”.
12h45: O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, divulgou um vídeo no YouTube no qual lamenta a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria. Ele anunciou que vai para a cidade. “Não só a cidade, mas o Brasil está de luto”, disse.

12h44: Artistas, esportistas e políticos têm usado suas contas na rede social Twitter para se manifestar a respeito da tragédia em uma boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde centenas de pessoas morreram na madrugada deste domingo, 27, devido a um incêndio. O humorista Rafinha Bastos (@rafinhabastos), que é gaúcho, é uma das personalidades mais ativas. Ele tem postado diversos pedidos de ajuda para os feridos, como a doação de sangue, e para a Defensoria Civil da cidade. O artista também reivindica a ajuda de enfermeiros e psiquiatras para atender os feridos e familiares dos mortos. Com quase 6 milhões de seguidores, o jogador Neymar (@Njr92), do Santos, escreveu que pede “que Deus dê força aos familiares”. Os ex-jogadores de futebol Romário (@RomarioOnze) e Ronaldo (@ClaroRonaldo) também utilizaram o microblog para se solidarizar com os familiares e amigos das vítimas. Romário escreveu que “o sentimento de tristeza se mistura com o de indignação pelas possíveis causas desta tragédia” . Ronaldo Nazário, por sua vez, afirmou que o domingo é “triste”. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (@padilhando), comunicou pelo Twitter que está mobilizando voluntários desde o início da manhã e que vai sair de São Paulo hoje para acompanhar os trabalhos em Santa Maria  ”in loco”. Em sua conta (@MarceloFreixo), o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSOL), que foi candidato à Prefeitura da capital fluminense no ano passado, afirmou que ficou “sem palavras” ao saber da tragédia na cidade gaúcha. A cantora Maria Rita (@MROFICIAL), filha de Elis Regina, que era gaúcha, pediu a seus seguidores no Twitter para analisarem “como podem ajudar”. O humorista Paulinho Serra (@paulinhoserra10), da MTV, pediu ajuda às vítimas por sua conta. Sergio Mallandro (@Mallandrosergio) oferceu seus “sentimentos a todos os familiares”. O apresentador de TV Serginho Groisman (@oserginho) disse oferecer seus “sentimentos para os pais e amigos”. E a atriz Fernanda Paes Leme (@FePaesLeme) escreveu que hospitais da região precisavam de doações de sangue.
12h39:  Ao entrar no local, soldados do Corpo de Bombeiros se depararam com uma barreira de corpos. “Os soldados tiveram que abrir caminho no meio dos corpos para tentar chegar às pessoas que ainda estavam agonizando”, descreve o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo.
12h35:  O alvará do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio da boate Kiss estava vencidodesde agosto de 2012, segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo.
12h29: Acompanhe o que as pessoas estão falando sobre a tragédia na boate num raio de 15 km a partir do centro de Santa Maria.
12h26: Cães farejadores estão nos escombros da boate. O Corpo de Bombeiros quer ser certificar que não há mais corpos no local.

12h23: Prefeitura de Santa Maria (RS) decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação emergencial de profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras, para ajudar as famílias. Velório coletivo será realizado no centro desportivo municipal.
12h16: À Globonews, jovem que estava na boate contou que muitas pessoas foram pisoteadas e não conseguiram sair da boate. Segundo o depoimento, parecia um “filme de terror”. Segurança contou à rede RBS que fogo começou na espuma acústica que revestia a boate.
11h38: Sites de importantes jornais do mundo, como o espanhol El País e o Los Angeles Times, dos Estados Unidos, destacavam na primeira página de seus sites, na manhã deste domingo, 27, a tragédia na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou ao menos 180 mortos.  O El País publicava uma foto grande de um carro de bombeiros perto do local do incêndio e reportava que o fogo “se originou depois de um espetáculo pirotécnico da banda que atuava no local”.  A notícia era a principal de todo o site da publicação. Usando a mesma foto, de uma agência internacional, o Los Angeles Times também tratava a notícia como a principal do momento. Os principais jornais da Argentina, que faz fronteira com o Rio Grande do Sul, deram amplo espaço em suas páginas iniciais na internet para a cobertura do incêndio. O Clarín trazia inclusive um vídeo com imagens de TV feitas durante o trabalho dos bombeiros. Já o La Nacion escrevia em sua principal matéria do momento que o incêndio, iniciado por volta das 2h do domingo, foi controlado “máis de três horas depois”. O português Diário de Notícias trazia uma reportagem sobre o incêndio como a segunda principal em seu site, abaixo de uma sobre um acidente rodoviário que deixou 11 mortos naquele país. Por sua vez, uma das mais importantes revistas da Alemanha, a Der Spiegel, dava amplo destaque ao incêndio na sua página virtual, escrevendo que, além dos mortos, o desastre deixou 200 feridos. A rede de TV norte-americana CNN também trazia a notícia destacada em seu site. De acordo com a apuração da emissora, “a maioria dos vítimas aparentemente morreu por causa da inalação da fumaça”. A britânica BBC dava a tragédia como uma das principais notícias na sua página: “Ao menos 180 pessoas morrem em um incêndio no Sul do Brasil”.
11h37: Com 245 mortos confirmados pela polícia, o incêndio ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria, é a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul. Antes, o incidente com maior número de mortos no estado havia ocorrido em 28 de julho de 1950, quando um avião quadrimotor chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaía do Sul.
11h35: O número de mortos em um incêndio na boate Kiss em Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, chega a 245, informou a Brigada Militar, em uma entrevista coletiva. Não há mais corpos no local. Um caminhão precisou realizar quatro viagens para retirar os corpos do local e levá-los até um ginásio.
11h30: Confirmado:  48 pessoas continuam hospitalizadas. Hospitais da região precisaram solicitar auxílio de profissionais para atendimento.
8h23:  Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre 1.000 e 2.000 pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria adolescentes. O governador do RS, Tarso Genro, confirmou que se dirigirá a Santa Maria nesta manhã.
8h15: Segundo a polícia, número de mortos pode chegar a 90.
7h51: Ao menos 20 pessoas morreram em um incêndio em uma boate em Santa Maria, no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Testemunhas afirmam que o fogo começou durante o show pirotécnico durante a apresentação de uma banda, na boate Kiss. O material de isolamento acústico do prédio incendiou e a fumaça intoxicou as vítimas. Duzentas pessoas estão sendo atendidas nos hospitais da região, que estão solicitando auxílio de profissionais para atendimento. Nesse momento, oito pessoas estão internadas em estado gravíssimo. Conforme os Bombeiros, as vítimas fatais morreram devido à inalação de fumaça tóxica.

Eric Clapton - Tears In Heaven (Official Video)

.

Cientistas desenvolvem células de defesa resistentes ao vírus HIV


Genética

Se abordagem se mostrar eficaz em testes futuros, ela poderá substituir os antirretrovirais, única opção de tratamento para pacientes com aids

Técnica genética poderá abrir caminho para a cura da aids em humanos
Estudo americano usa manipulação genética para construir células de defesa resistentes ao vírus HIV (Hemera)
Cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver em laboratório, por meio de manipulação genética, células do sistema imunológico resistentes ao HIV. Eles conseguiram chegar a esse resultado após inserir genes que barram a ação do vírus nos linfócitos T, que são as células atacadas pelo HIV. Segundo esses especialistas, caso a eficácia dessa terapia genética seja confirmada em testes clínicos no futuro, a abordagem pode vir a substituir o coquetel, que combina ao menos três antirretrovirais e hoje é a única opção de tratamento contra a aids. A pesquisa foi publicada nesta semana no periódico Molecular Therapy, do grupo Nature.

Saiba mais

TERAPIA GENÉTICA
Tratamento que busca alterar o DNA de uma determinada célula, em busca de um resultado benéfico para a saúde de um paciente. Para isso, os cientistas precisam inserir um gene no núcleo da célula e fazer com que substitua outro. Os pesquisadores costumam usar como veículo desse gene um vírus ou retrovírus, pois esses vetores conseguem alterar o material genético de seu hospedeiro. Dentro da célula, o novo gene passa a fazer parte de seu DNA, e pode ser usado para tratar alguma doença.
Para que o vírus HIV consiga invadir os linfócitos T, ele utiliza como porta de entrada dois tipos de proteína que ficam na superfície da célula, conhecidas como CCR5 e CXCR4. Sem esses receptores, o vírus não é capaz de entrar. O que os cientistas responsáveis por esse novo estudo fizeram foi inativar um desses receptores e, em seu lugar, acrescentar novos genes a fim de proteger as células de defesa.
Para isso, eles quebraram a sequência de DNA do receptor CCR5 e lá inseriram três genes conhecidos por conferir resistência ao vírus da aids. Com isso, a entrada do vírus nos linfócitos é bloqueada, o que impediria o HIV de destruir o sistema imunológico do paciente. De acordo com Matthew Porteus, coordenador do estudo, no entanto, essa terapia não teria a capacidade de curar a infecção, mas sim de reproduzir o efeito do tratamento com o coquetel, com mais eficácia e menos efeitos colaterais.

MPF quer anular norma do CFM que liberou ortotanásia


Justiça

Procurador de Goiás alega que Conselho Federal de Medicina ultrapassou suas atribuições legais ao permitir a prática no país

Gabriel Castro, de Brasília
O Ministério Público Federal em Goiás apresentou uma ação contrária à resolução 1.995/2012 do Conselho Federal de Medicina (CFM), chamada de Diretiva Antecipada de Vontade, que dá ao paciente o direito de escolher os procedimentos aos quais não quer ser submetido quando estiver em estado terminal.
O MPF alega que o conselho ultrapassou seus limites legais ao tratar do assunto e que a Justiça suspenda a norma imediatamente, em caráter liminar, enquanto uma decisão definitiva não é proferida.
"Conquanto se pudessem  compreender  as motivações que  teriam levado o réu a baixar a resolução, certo é que, ao editá-la, desbordou dos limites de sua função regulamentar, vindo a afrontar, formal e materialmente, normas constitucionais e legais pertinentes", diz o procurador Ailton Benedito na ação.
Outra observação feita pelo procurador diz respeito à autoridade do médico para interpretar e validar o chamado testamento vital do paciente. "A  normativa  aqui  combatida  nem sequer  exige  capacidade  civil  para  que  o  paciente manifeste sua vontade, deixando ao alvedrio da criatividade do médico — profissional cuja  formação não requer conhecimentos técnico-jurídicos — definir a validade dessa manifestação."
A resolução, critica Benedito, também erra ao não estabelecer uma validade temporal para o testamento vital e subestimar o papel da família na decisão. O procurador ainda classifica a norma do CFM de "lacônica e defeituosa". Ailton Benedito solicita à Justiça que aplique multa de 100.000 reais por dia ao CFM caso descumpra uma eventual ordem judicial resultante da ação.
A legislação brasileira não trata diretamente da ortotanásia, mas o Senado discute a liberação da prática no âmbito da reforma do Código Penal. A ortotanásia é diferente da eutanásia. No primeiro caso, os cuidados médicos são retirados; no segundo, há uma intervenção direta para causar a morte do paciente considerado recuperável.
Outro lado — O CFM afirmou ao site de VEJA que ainda não foi formalmente citado sobre a ação proposta pelo Ministério Público Federal em Goiás. "Quando isso ocorrer, apresentará sua argumentação técnica, ética e legal à Justiça para responder aos questionamentos feitos." 
Regra – A resolução do CFM que trata da ortotanásia entrou em vigor em agosto do ano passado. De acordo com o CFM, a nova medida é uma maneira de oferecer ao paciente a chance de expressar sua vontade em ser submetido ou não a tratamentos extenuantes, quando já não há chances de recuperação. A pessoa que optar pelo documento poderá, por exemplo, escolher se quer ser submetida a procedimentos como ventilação mecânica, tratamentos com medicamentos ou cirúrgicos que sejam dolorosos e à reanimação em casos de parada cardiorrespiratória.

Testamento vital

Confira os principais pontos da Diretiva Antecipada de Vontade, nova Resolução do Conselho Federal de Medicina

  1. • O médico registrará no prontuário as diretivas antecipadas de vontade que lhes foram diretamente comunicadas pelo paciente
  2. • Não há necessidade de registro em cartório, apenas se esse for o desejo do paciente
  3. • O testamento pode ser cancelado, desde que o paciente esteja lúcido. Ele deve procurar o médico para manifestar a mudança, bem como alterar no cartório, caso seja registrado
  4. • Não é necessário a presença ou assinatura de testemunhas
    1. • É possível eleger um procurador, que pode ser qualquer pessoa de confiança.
    2. • O médico deixará de levar em consideração as diretivas antecipadas de vontade que, em sua análise, estiverem em desacordo com os preceitos ditados pelo Código de Ética Médica
    3. http://veja.abril.com.br/noticia/saude/mpf-quer-anular-norma-do-cfm-que-liberou-ortotanasia

Os sete sapatos sujos, Mia Couto.

.

Eric Clapton - Tears In Heaven (Official Video)

&

The Doors - Touch Me (Live)