sexta-feira 19 2013

10 curiosidades que você não sabia sobre o orgasmo

Tempo de Mulher | Por Redação, Tempo de Mulher

10 curiosidades que você não sabia sobre o orgasmo

10 curiosidades que você não sabia sobre o orgasmo - 1 (© 10 curiosidades que você não sabia sobre o orgasmo Foto: Thinkstock)

Por REDAÇÃO
Para ambos os sexos, o orgasmo é desencadeado mais ou menos da mesma forma: por meio da estimulação física ou mental. Eles nunca são exatamente iguais e homens e mulheres podem senti-los de maneira diferente em termos de potência, duração e intensidade. Tudo depende de fatores como o nível de excitação, o tempo decorrido entre um orgasmo e outro ou o nível de energia da pessoa no momento em que está sendo estimulada. Como é algo muito bom de sentir e, por isso, de entender, resolvemos separar curiosidades que você talvez desconheça sobre o assunto.
Você sabia, por exemplo, que cinco mulheres tendo orgasmo seria o suficiente para acender uma lâmpada? E que a média de relações do brasileiro por semana é de 3,1 para os homens e 2,7 para as mulheres? Ou que mulheres têm orgasmos enquanto se exercitam na academia? Ou, ainda, que usar salto alto ajuda a relaxar e a fortalecer os músculos da região pélvica intensificando as contrações durante o orgasmo?

Orgasmo feminino pode durar de três a 15 segundos
Um homem leva, em média, dez minutos para chegar ao orgasmo. Já a mulher precisa do dobro de tempo. No entanto, o clímax deles tende a ser mais curto do que o delas, que pode durar de três a 15 segundos. Outra curiosidade é que, quando estamos em plena atividade sexual, nosso organismo libera uma boa dose de ocitocina, que provoca desejo de conexão emocional.

Orgasmos podem acender até lâmpada
Durante o orgasmo feminino, as paredes da vagina soltam uma pequena descarga elétrica, neste momento, 5 mulheres seriam capazes de acender uma lâmpada de 1 volt. No livro Guia dos Curiosos – Sexo (Panda Books), os autores Jairo Bouer e Marcelo Duarte explicam que a descarga elétrica produzida por cinco mulheres tendo orgasmo ao mesmo tempo seria o suficiente para tal proeza. Acredita nisso?

Salto alto: um aliado do sexo
Segundo um estudo da Universidade de Verona, Itália, e divulgado em 2012, usar salto alto, quem diria, pode ajudar a relaxar e a fortalecer os músculos da região pélvica intensificando as contrações durante o orgasmo. Segundo os coordenadores da pesquisa, o ideal é um salto que tenha entre 4 e 5 centímetros. Segundo a pesquisa, ficar com o pé num ângulo de 15 graus (saltos de 2 a 5 cm) em relação ao solo faz com a atividade elétrica dos músculos pélvicos seja menor. Isso significa que eles estão mais relaxados e com mais possibilidade de melhora na força e na habilidade de contração.

Dia do Orgasmo
A data, celebrada no dia 31 de julho, foi instituída por iniciativa de redes de sex shop inglesas com o objetivo de aquecer as vendas de objetos eróticos (as mulheres lideram as compras de artigos eróticos no Brasil). No Brasil, o Dia do Orgasmo é comemorado por alguns municípios em diferentes ocasiões. A cidade de Vila Velha (ES), por exemplo, celebra em 31 de março. Já em Esperantina, no Piauí, a data é celebrada em 09 de maio.

Esperma viaja a uma velocidade de 10 km/h
Numa ejaculação, o homem produz em média 300 milhões de espermatozoides. Feitas as contas, há espermatozoides suficientes para povoar o mundo em apenas 20 ejaculações. Durante a ejaculação, o esperma viaja a uma velocidade de 10 km/h e sai a uma temperatura de 36 graus. E os batimentos cardíacos deles podem chegar a 150 por minuto no orgasmo.

Orgasmos treinando na academia
Segundo uma pesquisa realizada com 370 mulheres pela Universidade de Indiana, nos EUA, quase metade das mulheres têm orgasmos enquanto se exercitam. O estudo, realizado em 2012, contou com a participação de 124 mulheres que tiveram orgasmos induzidos pelo exercício e 246 mulheres que relataram sentir prazer sexual durante as atividades. As participantes tinham, em média, 30 anos, eram casadas e 69% heterossexuais. Os abdominais lideraram a lista de exercícios mais propensos a provocar orgasmos seguidos por levantamento de peso e yoga.

Pompoarismo pode intensificar orgasmos
A maioria das mulheres tem prazer e excitação, mas nem sempre orgasmo. Por isso, a pompoarista consegue movimentar sua vagina de forma sensual, ampliando seu prazer e, em muitos casos, descobrindo o verdadeiro significado do orgasmo vaginal, pois aprende a realizar movimentos mais prazerosos de dentro para fora', explica a professora de Ginástica Íntima e colunista do Tempo de Mulher, Regina Racco.

Pés aquecidos aumentam chances de chegar lá
Manter os pés aquecidos durante ao sexo pode aumentar as chances de chegar ao orgasmo. Isso quem afirma são pesquisadores holandeses da Universidade de Groningen. Segundo a pesquisa, divulgada em 2012, aquecer os pés com uma meia, por exemplo, pode aumentar em 30% as chances de você chegar lá.

Média de relações por semana é de 2,7 para as mulheres
A pesquisa 'Mosaico Brasil' é de 2008, mas ainda é a mais completa em relação à vida sexual do brasileiro. No Brasil, a média de relações por semana é de 3,1 para os homens e 2,7 para as mulheres. O Estado em que se mais faz sexo, segundo a pesquisa, é Minas Gerais (3,8 entre os homens). Já as mulheres, em Manaus elas praticam 2,7 vezes por semana. O 'Mosaico Brasil' entrevistou 8.237 pessoas em dez cidades brasileiras.

Sexo tântrico: orgasmos mais intensos
O tantra é uma filosofia milenar que nasceu na Índia e chegou até nós principalmente por trazer benefícios para a sexualidade. Nela, o prazer sexual não se restringe aos órgãos genitais ou as ditas 'zonas erógenas', mas sim a todo corpo que merece ser explorado em seus mínimos detalhes em um ambiente de muita calma e aconchego. Segundo a terapeuta corporal Isabelle Moura, especialista no atendimento tântrico, as posições sexuais e do Kama Sutra não são necessárias para o sexo tântrico porque a prática 'treina' nosso corpo para sustentar níveis de excitação maiores do que estamos acostumados. O orgasmo final, no caso, é bem mais intenso e satisfatório.

Sexóloga explica a verdade sobre 13 superstições sexuais

Tempo de Mulher | Por Redação, Tempo de Mulher

Sexóloga explica a verdade sobre 13 superstições sexuais


Sexóloga explica a verdade sobre 13 superstições sexuais - 1 (© Sexóloga explica a verdade sobre 13 superstições sexuais Foto: Thinkstock)

Se você ainda tinha dúvidas de que o sexo, de fato, rejuvenesce, esqueça-as! Uma pesquisa feita pelo Royal Edinburg Hospital, na Escócia, chegou à conclusão de que as pessoas que fazem sexo regularmente aparentam ser 5 a 7 anos mais novas que a idade real. O estudo, divulgado esse mês, analisou ainda que o prazer é um fator crucial para a "manutenção" da juventude. A pesquisa durou 10 anos e contou com a participação 3.500 homens e mulheres europeus e americanos, com idades entre 20 e 104 anos (a maioria tinha média de idade de 45 a 55 anos). Todos os entrevistados foram observados por meio de um espelho unidirecional por um grupo de seis juízes, que adivinhou a idade dos indivíduos.  A conclusão geral foi a de que o fator mais importante para a aparente jovialidade dos voluntários é uma vida fisicamente ativa e, em segundo lugar, ter uma vida sexual vigorosa. A pesquisa indicou ainda que fazer sexo, incluindo a masturbação, pelo menos três vezes por semana, seria suficiente para conferir o benefício de uma aparência mais jovem, isto é, de 7 a 12 anos a menos que sua idade cronológica.  Os especialistas descobriram também que a atividade sexual que “tornaria o indivíduo mais jovem” é mais eficiente quando faz parte de um bom relacionamento com uma parceria fixa em vez de sexo frequente com parceiros múltiplos e/ou ocasionais. As razões estariam ligadas a benefícios, como a queima de calorias, tonificação dos músculos pélvicos e liberação de endorfina e hormônios que nos fazem sentir bem. Além do mais, pessoas que fazem muito sexo costumam se cuidar mais para continuarem atraentes.
A sexóloga e ginecologista brasileira, Carolina Ambrogini, que coordena o Projeto Afrodite, um centro de sexualidade feminina do Departamento de Ginecologia da Unifesp, em São Paulo, acrescenta que, durante o ato sexual, algumas substâncias são liberadas no organismo principalmente quando a mulher atinge o orgasmo. "Hormônios como a endorfina e a serotonina, que levam ao bem-estar, fazem com que ela se sinta mais relaxada, calma e com uma sensação de felicidade", explica a sexóloga.

Bom, essa dúvida você já tirou, mas e as superstições que costumam envolver o sexo? Quais? São inúmeras! Alimentos afrodisíacos funcionam? Todas as mulheres têm orgasmos múltiplos? O Ponto G realmente existe? Os homens conseguem atingir um orgasmo sem ereção? Sexo durante a menstruação não engravida mesmo? Por que essas dúvidas se perpetuam?
"Estas crenças são de ambos os sexos, são ensinamentos passados culturalmente, já que ninguém fala e sabe muito sobre sexo, estas crendices se perpetuam", comenta a sexóloga que responde 13 questões sobre superstições sexuais.
Alimentos afrodisíacos funcionam?
O chocolate é um desses alimentos que podem ‘aflorar’ nossos sentidos na hora H? Ele estimula sim vários sentidos por conter a serotonina, mas o afrodisíaco, nesse caso, é deixar a pessoa mais descontraída. 'Não há nenhum estudo que comprove a eficácia destes alimentos, mas, quando uma pessoa os consome, fica 'sugestionada', é o famoso efeito placebo', explica a sexóloga Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite, centro de sexualidade feminina do Departamento de Ginecologia da Unifesp.

Todas as mulheres conseguem ter orgasmos múltiplos?
Apenas uma minoria consegue, aquelas mais sensíveis. 'Algumas podem ‘treinar’, tentando manter a excitação muito elevada antes do orgasmo e também através do sexo tântrico', explica Carolina Ambrogini.

Anatomicamente, o Ponto G realmente existe?
Anatomicamente não existe. Biópsias realizadas no interior da vagina não mostraram nenhuma variação. 'O que ocorre é que a base do clitóris se encontra sobre esta região e talvez por isto o estímulo neste local seja mais prazeroso para algumas mulheres', esclarece a ginecologista.

Sonhos eróticos são desejos que gostaríamos de realizar?
Não. A sexóloga explica que o sonho é uma forma de expressão do inconsciente que vem de forma bem confusa, não se expressa claramente, podendo ter personagens trocados e situações impensadas. 'O sonho vem de algum fato do cotidiano ou também para expressar determinada emoção ou angústia. Não significa que a pessoa quer fazer aquilo. Os sonhos eróticos são bem comuns e saudáveis mesmo sendo esdrúxulos às vezes', comenta.

A masturbação excessiva pode causar disfunção erétil?
Até muito tempo atrás havia o mito de que a masturbação causava pelos na mão dos homens ou que, no caso das mulheres, a masturbação não era coisa para 'senhoras de bem'. 'A masturbação não traz nenhum mal ao organismo tanto do homem quanto da mulher', assegura a ginecologista.

Homens conseguem atingir um orgasmo sem ereção?
'Não, pois, se estão excitados, mesmo em sonhos, acontece a ereção do pênis e não existe orgasmo sem excitação prévia', explica Carolina.

Sexo na água diminui chance de engravidar?
Não mesmo! O que diminui as chances de engravidar são os métodos contraceptivos como pílula, preservativos, entre outros.

Tomar anticoncepcional diminui mesmo a libido?
A ginecologista explica que isso depende da mulher. 'Não irá afetar a libido de todas de uma forma geral, mas algumas mulheres podem sim sofrer efeitos negativos sobre a sua libido já que os métodos contraceptivos hormonais diminuem os níveis de testosterona. Mas a libido é complexa e depende de vários fatores', assegura Carolina.

Fazer xixi após a relação evita infecção urinária?
Sim. As bactérias intestinais podem entrar na bexiga durante a relação por conta da proximidade anatômica entre a uretra, a vagina e o ânus. Para causarem a infecção urinária, precisam aderir nas paredes da bexiga. 'Se a mulher urinar logo após a relação, diminui a chance desta adesão, pois a bactéria é eliminada junto com a urina', explica Carolina Ambrogini.

É possível engravidar sem a penetração?
Claro! No caso de haver ejaculação próxima à entrada da vagina, pois o espermatozoide tem cauda e pode nadar até o útero.

Sexo durante a menstruação não engravida?
Em geral não, mas algumas mulheres são irregulares e podem estar sangrando no período da ovulação ou o espermatozoide, que vive três dias no corpo feminino, pode estar vivo se a mulher ovular um pouco mais cedo do que de costume. 'Não compensa arriscar', aconselha a ginecologista.

Cirurgias plásticas que prometem 'recuperar' a virgindade funcionam?
Hoje existem cirurgias para reconstruir o hímen da mulher. Mas, para aquelas que não querem passar por esse procedimento, alguns géis prometem deixar a impressão de 'primeira vez' novamente. Sobre esses procedimento que prometem recuperar a virgindade, a sexóloga Carolina Ambrogini é categórica na resposta. 'Do ponto de vista anatômico podem reconstruir o hímen, mas virgindade é outra coisa, né? É nunca ter tido experiência sexual com penetração e isto não dá para reconstruir. Sou totalmente contra', comenta.

É possível contrair DSTs fazendo sexo oral?
Sim. Herpes, sífilis ou HPV são algumas das DSTs que podem ser contraídas durante o sexo oral. 'Inclusive o câncer de garganta dobrou sua incidência nos últimos anos por influência do HPV', alerta a ginecologista e sexóloga.

Fantasias sexuais são saudáveis para a relação?
Sim, são vitais! As fantasias sexuais levam os parceiros sexuais para um sexo infinitamente mais interessante e estimulante. 'Muitas pessoas, no entanto, têm dificuldade de fantasiar porque se prendem ao concreto e não buscam estímulos para as fantasias. No dia a dia do casal tudo pode virar ideia para uma fantasia sexual, basta procurar e usar a imaginação', explica Carolina.

Que blindado que nada: veja os carros que o papa usará no Brasil

veja.com

O carro do papa
Nada de blindados, apesar da insistência do governo Dilma, ou de veículos sofisticados, como nas visitas dos papas João Paulo II e Bento XVI: o papa Francisco circulará a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro a bordo de dois modelos da Fiat, um Idea branco e um Bravo preto.
Ambos sem acessórios, conforme pedido expresso do Vaticano à Fiat do Brasil, que está preparando os veículos para serem entregues no domingo no Rio. Insulfim nos vidros, por exemplo, nem pensar, conforme foi especificado. As placas dos carros serão do Vaticano.
Francisco é até capaz de quebrar a tradição de pompa do Vaticano, como está fazendo agora. Mas não se atreveu a escolher um carro de uma montadora não italiana…
O carro do papa
Por Lauro Jardim
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/diversos/que-blindado-que-nada-veja-os-carros-que-o-papa-usara-bi-brasil/

Henrique Eduardo Alves anda louco para se reunir com Dilma Rousseff novamente.

Mexe já
veja.com

Sugestão à Dilma
Henrique Eduardo Alves anda louco para se reunir com Dilma Rousseff novamente. Na próxima audiência, Henrique Alves defenderá a antecipação da reforma ministerial, que normalmente ocorre no início de cada ano, para setembro.
Henrique Alves jura que sua tese nada tem a ver com a chance de conquistar mais espaço na para o PMDB na Esplanada e calcula que entre doze e quinze ministros deixarão o cargo no início de 2014 para disputar as eleições. A partir daí, o próprio explica e aproveita para sugerir o tão propalado enxugamento:
- Quando um ministro assume em fevereiro, por exemplo, o orçamento já está definido e o antecessor já estabeleceu todas as prioridades da pasta para aquele ano. Por que não fazer (a reforma) agora, depois do recesso? E aproveita para dar uma enxugadinha, tirando um ou outro (ministério).
Por Lauro Jardim
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/sem-categoria/mexe-ja-henrique-alves-defende-enxugamento-e-antecipacao-da-reforma-ministerial/

Dilma irritada

veja.com

Semana difícil
Dilma Rousseff ficou extremamente irritada com as declarações de Henrique Eduardo Alves pedindo antecipação da reforma ministerial e um enxugamento na Esplanada .
Isso sem falar no desconforto criado a partir da divulgação dos gastos com jantar na residência oficial da Presidência da Câmara.
Se Henrique Alves tiver juízo, deve avaliar se não é melhor desistir de acompanhar Dilma na comitiva presidencial que vai à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
No Palácio do Planalto, comenta-se que, apesar da fase, o lugar de Henrique Alves continua garantido: no bagageiro.
Por Lauro Jardim

Tema Livre FOTOS DESLUMBRANTES: cenas e paisagens eternizadas pela National Geographic

Masai Mara, Quênia
Masai Mara, Quênia
A revista National Geographic é conhecida mundialmente pela excelente qualidade de seus fotógrafos. E não é por menos: qualquer foto com essa marca de distinção é mesmo de tirar o fôlego.
São sempre momentos únicos, com enquadramentos irretocáveis, quadros perfeitos, tomadas oportunas e técnica exemplar.
Como essas:
Warminster, na Inglaterra
Rio Warminster, na Inglaterra
-
Um raio atinge a antena em Hong Kong
Raio atinge uma antena em Hong Kong
-
Um perigo inesperado, em Kanana Camp, na Botsuana
Um perigo inesperado, em Kanana Camp, Botsuana
-
Sozinha
Sozinha, e iluminada
-
Santorini, na Gécia
Santorini, na Gécia
-
Rio Bank, em Zhenyuan, província de Guizhou, na China
O rio Bank, em Zhenyuan, província de Guizhou, na China
-
Pescaria no cais do porto
Pescaria no cais do porto
-
O planalto de Angola
O planalto de Angola
-
O olhar assombroso do lince canadense
O olhar do lince canadense
-
A pirâmide do Louvre, em Paris
A pirâmide do Louvre, em Paris
-
Na vila Suradita, em Java, na Indonésia, crianças brincam com seus galos
Crianças brincam com seus galos na vila de Suradita, em Java, na Indonésia
-
Navegação
Navegação no Mar da China
-
Monastério budista Ki, no Himalaia
Monastério budista Ki, no Himalaia
-

UM ESPANTO ABSOLUTO: Você está vendo esta boneca da foto? Pois ela é UMA PESSOA! A esse ponto chegou a loucura dos regimes e cirurgias plásticas

veja.com

UMA BONEQUINHA --  Anastasiya Shpagina, ucraniana de 19 anos que pesa 38 quilos e faz produção diária de várias horas: “As bonecas é que se parecem comigo” (Foto: Axel Schmidt / OtherImages)
UMA BONEQUINHA -- Anastasiya Shpagina, ucraniana de 19 anos que pesa 38 quilos e faz produção diária de várias horas: “As bonecas é que se parecem comigo” (Foto: Axel Schmidt / OtherImages)
Reportagem de  Thaís Botelho, com colaboração de Marília Leone, publicada em edição impressa de VEJA
INTERVENÇÕES RADICIAIS
A busca de uma suposta beleza extrema leva a transformações corporais possibilitadas por recursos médicos sem precedentes.
O autor das fotos mais discutidas do ramo avisa: todos poderão ser assim no futuro
As pessoas nas fotos desta matéria são estranhas ou assustadoras?
Feias ou belas?
Uma mistura de tudo isso?
O traço em comum é que certamente buscam um padrão de beleza hiperrealista, uma radicalização de elementos que, isoladamente, seriam considerados desejáveis, mas que causam a sensação de estranheza quando colocados juntos por meios só atualmente disponíveis da medicina estética.
Alguns homens, mulheres e adolescentes trilham hoje esse caminho extremo em circunstâncias diferentes. As duas pessoas com a aparência mais feminina nas fotos abaixo, nada surpreendentemente, são transexuais. Foram retratadas pelo fotógrafo inglês Phillip Toledano com iluminação e tonalidades que lembram intencionalmente pinturas renascentistas, com o objetivo explícito de não mostrá-las como aberrações.
DO OUTRO MUNDO --  O ex-modelo Jedlica; Yvette (no centro), a Angelina de bisturi; e Allanah: extremistas da beleza fotografados como retratos renascentistas (Fotos: Phillip Toledano)
DO OUTRO MUNDO -- O ex-modelo Jedlica; Yvette (no centro), a Angelina de bisturi; e Allanah: extremistas da beleza fotografados como retratos renascentistas (Fotos: Phillip Toledano)
Na verdade, ele acredita que sejam o futuro. Toledano fotografa gente que se submete a múltiplas e radicais cirurgias no intuito de atingir uma imagem de perfeição estilizada.
Boca carnuda? Colocam tanto preenchimento labial que é difícil imaginar como conseguem falar.
Seios fartos? Usam próteses tão pesadas que a pele ameaça romper-se.
A loura Allanah Star, um nome evidentemente de fantasia, fez mais de dez liftings no rosto e cinquenta outros procedimentos estéticos, tem 2 litros de silicone nos seios e uma prótese para arredondar o maxilar.
Há dezoito anos, a americana fez a primeira e a mais importante das cirurgias, a que a livrou do sexo masculino. “Sempre quis ser uma mulher cheia de curvas. Quanto mais volume, mais sucesso tenho na minha profissão”, diz.
Com razão: sua linha de trabalho são os filmes eróticos.
Ele fez 112 intervenções e se acha o homem mais bonito do mundo
O jovem com ar de elfo é o ex-modelo americano Justin Jedlica. Já fez 112 intervenções e imagina: “Sou o homem mais bonito do mundo”.
As principais? “Raspei o osso da testa para deixá-la reta, fiz cinco plásticas no nariz e tenho silicone no peito, nos braços e nas pernas.”
Seu sonho: “Que as próteses de silicone, no futuro, levem meu nome”.
Tanto ele quanto Allanah e a terceira fotografada, Yvette, atualmente sofrendo de grave enfermidade, claramente buscam copiar os traços da atriz Angelina Jolie.
MISTÉRIO -- Dakota Rose tem milhares de seguidores de seus vídeos de maquiagem e é modelo no Japão: boquinha fechada
MISTÉRIO -- Dakota Rose tem milhares de seguidores de seus vídeos de maquiagem e é modelo no Japão: boquinha fechada (Foto: Divulgação)
Referência de feminilidade triunfante e de tudo o que se entende por belo na era atual, a própria Angelina é adepta de uma das formas mais antigas de alteração corporal — as tatuagens — e chocou o mundo ao anunciar que havia trocado os seios naturais e saudáveis por próteses, por medo da probabilidade aumentada de câncer.
“É claro que as questões envolvidas vão muito além da beleza, abrangendo a facilidade atual de produzir transformações radicais e a enorme influência que as celebridades exercem”, analisa Catherine Hakim, cientista social do Centro de Estudos Políticos, em Londres.
Na categoria de suposta beleza radicalmente construída, enquadra-se o grupo específico das meninas que querem se parecer com as figuras dos mangás, as histórias ilustradas do Japão.
Uma hora por dia só para maquiar os olhos — e parecer uma boneca
A ucraniana Anastasiya Shpagina (na foto que abre esta matéria), 19, tem 1,58 metro de altura e vive em regime extremo para pesar mínimos 38 quilos.
Acorda todos os dias às 5 da manhã para se maquiar (só os olhos, anormalmente enormes, demandam uma hora de pintura) e se vestir a caráter. “Não me pareço com uma boneca. As bonecas é que se parecem comigo”, costuma dizer Anastasiya.
A californiana Dakota Rose, 17, conhecida como Kotakoti no Japão, onde trabalha como modelo, faz vídeos de maquiagem nos quais mantém um silêncio misterioso. “Bonecas não falam”, explicou em uma de suas raras entrevistas.
As pessoas foram embora da galeria para não ver as fotos
“Em pouco tempo, por meio de procedimentos estéticos muito mais avançados, qualquer um vai poder se parecer com o que quiser. As pessoas que vemos aqui são a vanguarda desse movimento”, provoca o fotógrafo Toledano.
As intervenções corporais são um padrão existente desde sempre em todas as culturas humanas, mas Toledano sabe muito bem da estranheza que os recursos estéticos atuais podem criar: “Quando minhas fotos foram expostas em galerias, muita gente saiu antes de ver todas”.
QUARENTA CENTÍMETROS --  A alemã Michèle Köbke: espartilho apertado e saúde afetada
QUARENTA CENTÍMETROS -- A alemã Michèle Köbke: espartilho apertado e saúde afetada (Foto: Revista Gente)
Dificuldades para andar e para comer e pulmões afetados — mas ela se acha linda com 40 cm de cintura
A estudante alemã Michèle Köbke, 24, diz que nunca sentiu esse tipo de reação nas pessoas e sua transformação corporal, com o objetivo de ter a cintura mais estreita do mundo, não teve nenhuma cirurgia envolvida.
Durante três anos, Michèle diz que usou ininterruptamente espartilhos apertadíssimos, como os do século XIX, para afinar a circunferência da cintura de 64 para meros 40 centímetros. “Eu acho que fico sexy assim. Tenho a sensação boa de estar sendo abraçada pelo espartilho”, diz Michèle, que não pode mais fazer refeições normais devido ao afunilamento do estômago. “Faço dez lanches por dia e minha saúde é ótima.”
Na realidade, ela tem dificuldade para andar porque perdeu músculos de sustentação das costas e da barriga, e sente falta de ar porque seus pulmões se fragilizaram.
A filha do ex-craque Caniggia: “Pareço a Barbie”
“É nítido que essas pessoas têm algum grau de dismorfia corporal. Elas têm uma percepção deturpada da própria imagem”, diz Fábio Nahas, professor de cirurgia plástica da Unifesp. “Se elas acham uma boca grande bonita, ficam tão obcecadas que, por mais que façam intervenções estéticas, nunca vão sentir que atingiram o volume desejado”, analisa Ricardo Monezi, professor doutor em psicologia e pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da mesma instituição.
Mas a mudança de padrões idealizados de beleza certamente se dissemina. Basta olhar para os corpos selecionados em programas de grande público, como as diferentes versões de Big Brother. Charlotte, de 20 anos, filha do ex-jogador argentino de futebol Claudio Caniggia (o mesmo Caniggia autor do gol que eliminou a Seleção Brasileira da Copa de 1990, na derrota de 1 x 0), já tinha feito diversas intervenções quando participou do Big Brother argentino.
Há dois meses, radicalizou e, num dia só, estufou os seios com 1,2 litro de silicone, arrebitou a ponta do nariz e fez uma lipo. “Estou feliz. Pareço uma Barbie”, comemora.
EM OBRAS --  A argentina Charlotte Caniggia, ex-Big Brother e filha do conhecido jogador de futebol, era uma jovem bonita e insatisfeita com a aparência. Começou a fazer plásticas em massa e considera-se realizada: “Estou feliz. Pareço uma Barbie”
EM OBRAS -- A argentina Charlotte Caniggia, ex-Big Brother e filha do conhecido jogador de futebol, era uma jovem bonita e insatisfeita com a aparência. Começou a fazer plásticas em massa e considera-se realizada: “Estou feliz. Pareço uma Barbie” (Foto: Revista Gente)
E tem médico que acha natural…
“Não tem perigo algum. Meninas com 18 anos podem pôr silicone, operar o nariz e fazer várias outras cirurgias. Atendo 6.000 adolescentes por ano”, diz o médico de Charlotte, Alberto Ferriols.
O conceito de responsabilidade médica pode ser tão flexível quanto os padrões de beleza.

MANIFESTAÇÕES: Projeto demagógico de Lindbergh Farias proibindo uso de balas de borracha e outros recursos às polícias amarra as mãos das forças da ordem

 Política & Cia


Lindbergh Farias: projeto de proibir recursos de combate a manifestações violentas é demagógico. O que é preciso é cobrar das PMs e dos governos que haja treinamento intenso para uso cuidadoso desses dispositivos -- e, quando houver excessos, exigir a punição dos culpados (Foto: Pedro França/ Agência Senado)
Ele não é mais o rebelde cara-pintada que dirigiu a UNE. Nem o militante (e depois deputado) do ultra-radical PSTU. Nem “jovem” Lindbergh Farias é mais, aos 43.
Agora é um senador da República (PT-RJ), deixou há muito o PSTU, como abandonara o PCdoB, rumo ao mais seguro establishment do PT. Sabe como é dura a vida de quem administra, porque foi por duas vezes prefeito de uma cidade muito problemática, e grande — Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com 1 milhão de habitantes.
Além disso, é candidatíssimo ao governo do Rio de Janeiro em 2014.
Mas não tem jeito, certas coisas não mudam.
O senador Lindbergh acaba de apresentar projeto proibindo o uso pelas Polícias Militares de balas de borracha e outros recursos de contenção de distúrbios de que forças de ordem pública lançam mão em todo o mundo civilizado, como também de bombas de efeito moral – que fazem um barulho infernal e se destinam a desencorajar psicologicamente manifestantes hostis.
É claro que esses recursos, quando mal empregados, podem (e costumam) causar danos. Mas proibi-los é amarrar mais ainda as mãos das polícias militares no enfrentamento de manifestações violentas, muitas vezes — como temos visto ultimamente no Brasil — munidas das piores intenções: quebrar, queimar, machucar, depredar, destruir, vandalizar, saquear.

Policiais da tropa de choque da PM de São Paulo enfrentam distúrbios de estudantes próximos à reitoria da USP (Foto de arquivo: Marcos Fernandes / Agência Estado)
Em vez da medida demagógica de PROIBIR (verbo que políticos adoram conjugar), o que é preciso é cobrar das polícias militares e dos governantes por elas responsáveis que, cada vez mais, as tropas de choque e similares sejam treinadas ao máximo sobre o uso correto e contido deles, com punição rigorosa para quem cometer excessos.
Daqui a pouco, proibirão o gás lacrimogênio. Quem sabe, a seguir, os escudos protetores e as roupas especiais das tropas de choque. Depois, as algemas. Por fim, o camburão também?
Ninguém de bom senso e caráter democrático pode ser favorável à violência policial.
Repito, para que depois não me venham com críticas infundadas e absurdas; NINGUÉM DE BOM SENSO E CARÁTER DEMOCRÁTICO PODE SER FAVORÁVEL À VIOLÊNCIA POLICIAL.
Retirar recursos da polícia, no entanto, em nada vai colaborar para a segurança pública — pelo contrário.
(Conheça o projeto clicando aqui.)

"Medidas para a saúde são eleitoreiras", diz presidente do Conselho Federal de Medicina

Saúde pública

Para Roberto Luiz D'Ávila, as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde "parecem ser de pessoas que ainda estão em campanha"

Jones Rossi e Mariana Janjacomo
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d'Avila
O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d'Avila: "medidas são eleitoreiras e midiáticas" (Valter Campanato/ABr)
As medidas anunciadas nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde não foram bem recebidas pelas entidades médicas nacionais. Mesmo o plano de criar 12.000 vagas para residência médica até 2017 foi considerado como uma medida "eleitoreira" e "midiática" pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D'Ávila. Além do plano, foi especialmente criticada a insistência do governo em trazer médicos estrangeiros para trabalhar no interior e nas periferias.
A vinda de médicos de fora do país seria necessária, segundo o ministro da saúde, Alexandre Padilha, porque a ampliação de vagas não será suficiente para suprir a demanda por médicos. O argumento é refutado por Geraldo Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). "Nós temos, por ano, 16.000 médicos sendo lançados no Brasil. Até 2014, então, teremos 32.000 novos médicos. Nós sabemos que, constitucionalmente, é permitido ao médico ter dois vínculos de trabalho, então, se multiplicarmos 32.000 por 2, teríamos médicos suficientes para ocupar 64.000 postos de trabalho. Não há insuficiência para que seja necessário contratar médicos estrangeiros."
Residência — Para Geraldo Ferreira, da Fenam, a abertura das 12.000 vagas para residência médica é bem vinda, "se for parte de um esforço de recuperação da rede existencial e formadora brasileira. Se for simplesmente para fazer de conta que estamos abrindo vagas, sem ter condições para isso, estaremos, na verdade, criando mais um problema."
Já Roberto Luiz D’Ávila, do CFM, mostrou-se apreensivo com as condições das vagas de residência que serão criadas. "Eu fico muito preocupado quando um ministro anuncia 12.000 vagas de residência. Onde e em que condições serão criadas? E a Comissão Nacional de Residência Médica, na qual o CFM tem assento? Eles vão passar por cima dela? A Comissão não vai avaliar os serviços para dizer se são bons ou não?”, questiona.
Segundo D’Ávila, a Comissão Nacional de Residência Médica tem descredenciado serviços que não apresentam condições. "Até hospitais famosos, de boa história, estão tendo seus serviços de residência fechados pela falta de condições". A causa dos fechamentos seria o subfinanciamento da saúde, o mau gerenciamento, a incompetência administrativa e a falta de materiais e equipamentos. 
"A saúde precisa de uma atitude estruturante, definitiva, uma política de Estado, e não midiática, eleitoreira. As respostas do governo ao clamor das ruas parecem ser de pessoas que ainda estão em campanha. É tudo no papel, tudo na boca e, amanhã, vemos que não é nada disso. Efetivamente nada acontece. Nada muda", afirmou D'Ávila.

USP pede que MP dos Médicos seja retirada de pauta

Saúde pública

É a primeira vez em que a instituição se manifesta sobre as medidas anunciadas pelo governo. Diretoria da Faculdade de Medicina diz estar profundamente preocupada

Campus da USP em Ribeirão Preto, interior de São Paulo
Faculdade de Medicina da USP se diz preocupada com as propostas anunciadas pelo governo federal na área da saúde(Marcos Santos/USP Imagens)
A diretoria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), uma das mais importantes do país, recebeu “com profunda preocupação” as propostas na área de saúde anunciadas na semana passada pelo governo federal. A instituição divulgou uma nota nesta segunda-feira em que propõe “a retirada de pauta da MP dos Médicos para o Brasil”. Essa foi a primeira vez que a FMUSP se manifestou em relação às medidas. 
Entre as propostas anunciadas pelo governo brasileiro estão o aumento em dois anos na duração dos cursos de medicina, período no qual os alunos deverão trabalhar na rede pública; o aumento do número de vagas para graduação na área; e a importação de médicos estrangeiros. A FMUSP classificou as propostas como uma “política impositiva, sujeita a vários erros técnicos e políticos e o consequente descrédito dos propositores frente à população”.
Para a diretoria da faculdade, estender a duração do curso de medicina e obrigar os alunos a trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) durante dois anos atrasará ainda mais a formação do médico, que se dá por completa após a conclusão da residência médica. “Se a questão é a falta de médicos, o adiamento de sua formação irá piorar o quadro atual. Se a questão é distribuição dos médicos por todas as regiões do Brasil, a MP não oferece respostas para a migração desses estudantes com a necessária supervisão desses alunos”, diz a nota.
Risco — A faculdade também considerou que importar médicos estrangeiros sem avaliá-los devidamente oferece um “risco à sociedade”. “Sem uma avaliação criteriosa, não há como garantir que esses profissionais tenham condições de atendimento à população.”
“A questão do mau funcionamento da rede pública de saúde não é resultado da falta de médicos e sim de uma política pública de saúde inadequada que vem se agravando ano a ano”, diz a nota. A diretoria da FMUSP considera que a fraca política pública em saúde no Brasil atinge de forma negativa a infraestrutura básica para diagnóstico e tratamento e a possibilidade de um plano de carreira para médicos e outros profissionais de saúde “que os motivem a se fixar em locais distantes dos grandes centros”.
Propostas — Na nota, a FMUSP propõe, além da retirada de pauta da MP dos Médicos, que seja criada uma comissão composta por representantes dos Ministérios da Educação e Saúde e da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, lideranças das principais escolas médicas do país, das entidades representativas dos profissionais médicos e estudantis. A ideia é que grupo elabore outra proposta, mas dessa vez “factível e viável para a saúde pública do Brasil”.

The Doors - Touch Me (Live)