segunda-feira 23 2013

Os velhos e os novos pecados - Leandro Karnal



Projeto quer proibir embargos infringentes em ações no STF


O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou, nesta segunda-feira, um projeto de lei para proibir os embargos infringentes em ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Ao justificar a proposta, Dias tomou o voto do ministro Celso de Mello que, na última quarta-feira, desempatou a votação no STF e confirmou a chance de um novo julgamento para onze condenados no caso do mensalão. “A Suprema corte se dividiu e o desempate do ministro dá origem a essa dúvida de interpretação. Estamos com esse projeto acabando com as dúvidas”, explicou.
Dias disse saber das dificuldades de encampar o projeto no Congresso. A chance de um novo julgamento pode adiar sentenças da corte, algumas delas envolvendo parlamentares. O senador afirmou que vai tentar acelerar a tramitação da matéria. ”É hora de promover a celeridade processual, sem prejuízo da ampla defesa que já é assegurada aos acusados, ao serem julgados pelos onze ministros que compõem o STF”, concluiu Dias.
(Com Estadão Conteúdo)

Emmy 2013


Elenco de 'Breaking Bad' (Fotos: Getty)
Então Breaking Bad foi reconhecida pela Academia! Depois de quatro anos disputando o Emmy, perdendo injustamente em 2012 para a Homeland, a série leva o prêmio máximo da Academia de Televisão, que tradicionalmente é avessa às séries que exploram a criminalidade.
Nas últimas três décadas, período em que os vilões começaram a tomar o lugar do herói (não estou contabilizando O Homem da Máfia que foi uma das produções que iniciou esta transição na década de 1980), a Academia premiou apenas duas séries com esta temática: A Família Soprano/The Sopranos e agora Breaking Bad, depois de muita pressão da crítica e do hype. Apesar do reconhecimento ter vindo apenas no final de sua produção (para as duas séries, por sinal) ela é bem vinda, em nome de todos os Oz, Deadwood, The Shield e The Wire que não tiveram a mesma oportunidade. Com exceção de Deadwood, as demais sequer foram indicadas.
Breaking Bad nunca ganhou da Academia um prêmio de melhor roteiro ou de direção. O reconhecimento até hoje era dado à atuação e duas vezes para a edição. A exibição dos últimos episódios e a disponibilidade da série completa no Netflix (ou quase já que ela ainda não acabou) levaram a série a conquistar o melhor período de sua história.
A impressão que se tem é a de que a Academia apenas cumpriu com uma obrigação dando à série os dois prêmios que eram cobrados pela crítica: o de melhor série e o de melhor atriz coadjuvante. Breaking Bad não levou mais nenhum outro prêmio, embora não esperasse que Bryan Cranston ou Aaron Paul fossem premiados este ano. Acredito que suas chances serão melhores em 2014, em função da trajetória de seus personagens.
Portanto, nestas categorias, não esperava ouvir os nomes dos atores. Mas foi uma surpresa vê-los perder para Jeff Daniels e Bobby Cannavale. Este concorreu por um episódio deBoardwalk Empire no qual seu personagem chora na igreja, cobrando de Deus a razão pela qual sua vida foi tão difícil. É até justificável. O mesmo não se pode dizer de Daniels, que levou o Emmy pelo primeiro episódio de The Newsroom, no qual o ponto alto de seu personagem é o discurso que ele faz sobre a queda do Império Americano. Embora Daniels consiga segurar seu personagem, não é uma atuação que o coloque acima de seus concorrentes.
Se considerarmos os tipos de personagens que disputavam o prêmio, a escolha de Daniels faz sentido, tendo em vista que seu personagem recai na escolha tradicional. Jon Hamm, sempre indicado, mas nunca vencedor (à la Steve Carell), disputou o prêmio por In Care Of, último episódio da sexta temporada de Mad Men, no qual Draper decide mudar o rumo de sua vida. Suas chances devem ser maiores quando for apresentado o fim de seu personagem. Damien Lewis, vencedor do ano passado por Homeland, tinha poucas chances este ano, apesar de concorrer pelo melhor episódio da temporada, Q&A.
A disputa estava mesmo entre Bryan Cranston e Kevin Spacey. Cranston disputou o prêmio por Say My NameMas, tal qual Hamm, suas chances de voltar a levar o Emmy para casa estão no episódio que mostrará o fim de seu personagem.
A Academia gosta de dar boas vindas aos atores que vieram do cinema, embora este não seja o caso de Kevin Spacey. Ele foi criado na TV, onde seu primeiro destaque foi O Homem da Máfia, na qual interpretou um mafioso que mantinha um relacionamento sexual com a irmã. Sua atuação em House of Cards merecia um prêmio. A construção de seu personagem, um sujeito cínico que sabe ser simpático, nostálgico, romântico ou cruel conforme seus interesses, poderia ter dado ao ator o reconhecimento que a Academia (de televisão) lhe deve há alguns anos.
Assim, entre os bandidos e homens não tão honestos que disputavam o prêmio nesta categoria, a Academia escolheu o herói Dom Quixote que luta para que o país volte a ser o que era. Estou considerando que Hugh Bonneville apenas preenchia a lista ao disputar o prêmio por Downton Abbey.
Elenco de 'Modern Family'
O que dizer da vitória de Modern Family? A comédia americana é a mais tradicional e segura que existe entre as concorrentes. Resultado facilmente previsto e, portanto, nenhuma surpresa. Apenas tristeza em ver que a série pode continuar a levar prêmios em detrimento de obras que desafiam a abordagem tradicional e se atrevem a mergulhar na complexidade de personagens e de situações, afastando-se do lugar seguro. Isto não quer dizer que existam muitas comédias que representam este perfil e mereçam prêmios, razão pela qual tenho buscado por comédias britânicas.
Pela lista de comédias que estreiam nos próximos meses, uma que poderia ameaçar o reinado de Modern Family seria The Michael J. Fox Show. Vai depender da qualidade de seu texto, é claro. Considerando seu tema (a vida de um jornalista que convive com a doença de Parkinson) e seu ator (Michael J. Fox é um nome muito querido do meio), é uma possibilidade. Mas, novamente, dentro de temas tradicionais e seguros. Não pensem que não gosto de Modern Family. É uma série divertida de acompanhar, como tantas outras antes dela com o mesmo tema. Mas daí a levar quatro Emmy de melhor comédia do ano existe um longo caminho.
Na categoria atores, o maior prazer da noite foi ver Tony Hale levar seu prêmio. Seu trabalho emVeep é uma beleza e merece o prêmio que lhe foi dado, rompendo o cerco de Modern Family, que também dominava a categoria de atores coadjuvantes. Laura Linney, que ganhou o prêmio por The Big C, na qual interpreta uma mulher que está em fase terminal de câncer, foi uma boa surpresa. Não que eu achasse que ela não tivesse alguma chance, mas porque concluí que a Academia voltaria a premiar Jessica Lange, que esteve melhor na segunda temporada deAmerican Horror Story que na primeira (quando ela fez uma caricatura de Blanche DuBois, de Um Bonde Chamado Desejo), a qual lhe rendeu o prêmio.
A cerimônia não foi um grande evento. Neil Patrick Harris decepcionou por não oferecer um número de abertura no mesmo nível daquela que vemos na entrega do prêmio Tony. O Emmy teve uma abertura sem graça e, ao longo do evento, não ofereceu nada que pudesse reverter a ideia de que estavam desperdiçando a oportunidade de um bom espetáculo.
O único número musical que valeu a pena foi aquele em que dançarinos tomam o palco em meio a cenários que lembram as produções que disputavam o Emmy. As homenagens aos falecidos baixou o tom do espetáculo e ainda surpreendeu por oferecer fotos dos atores ao invés de vídeos. Os depoimentos dos colegas de James Gandolfini, Jean Stapleton, Jonathan Winters, Gary David Goldberg e Cory Monteith foram sérios e tristes, dando um tom de lamento pela morte ao invés de celebração da vida e do trabalho que eles deixaram com lembranças alegres da convivência, que somente aqueles que os conheceram poderiam nos dar. Mas acho que seria pedir muito.

Escolha o melhor cereal para emagrecer


Nutricionistas comparam mais de dez opções e elegem a campeã da dieta

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 18/07/2012
Cereais e alguns tipos de sementes são ótimas opções para afastar a fome, principalmente no café da manhã. "Eles costumam fornecer muitas fibras, que dão saciedade e fazem você comer menos", afirma a nutricionista Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde. Ingerir fibra também melhora a digestão, combatendo a sensação de inchaço e estufamento.

São tantas as opções à venda, no entanto, que fica difícil escolher a melhor. "Eleger os grãos integrais, que conservam mais nutrientes, é um bom começo", diz a nutricionista Bruna Pinheiro, do Dieta e Saúde. Para facilitar a seleção, o Minha Vida pediu às nutricionistas que fizessem um ranking com os melhores tipos para quem quer emagrecer, considerando a quantidade de fibras, mais importante até que a quantidade calórica, de acordo com as especialistas, e outros benefícios extras.  
Semente de chia - Foto: Getty Images

Chia

A sementinha mexicana que ainda está ganhando popularidade no Brasil foi eleita uma das melhores opções para o café da manhã. "Além do alto teor de fibras, ela forma uma espécie de gel no estômago que auxilia na redução do apetite ao aumentar ainda mais a saciedade", afirma Bruna Pinheiro.

chia também fornece mais proteínas do que flocos de milho, arroz, trigo e até mesmo a poderosa aveia. Outros nutrientes encontrados são cálcio, ômega 3, fósforo, magnésio, potássio, zinco, ferro e cobre. Por ter sabor leve, ela pode ser adicionada a sucos, vitaminas e iogurte sem prejuízos ao paladar. Uma colher de sobremesa por dia já é uma quantidade ideal.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 536
Carboidrato: 44g
Proteína: 17,2g
Gordura: 32,8g
Fibras: 27,6g 
Semente de linhaça - Foto: Getty Images

Linhaça

Além de rica em fibras, a semente de linhaça é rica em uma gordura que faz bem à saúde: o ômega 3. "Tanto a chia quanto a linhaça são oleaginosas que apresentam gorduras de origem vegetal (poli e mono insaturadas), que são muito importantes para a saúde cerebral e cardiovascular", afirma a nutricionista Flávia.

As especialistas também contam que a semente é rica em lignana, substância que ajuda na prevenção do câncer de mama e próstata, além de proteínas, vitaminas e minerais. Bruna Pinheiro sugere moer ou triturar a semente para aproveitar melhor os nutrientes. "Estudos também mostram que uma colher de sopa por dia é a quantidade ideal de consumo", afirma.

Uma porção de 100 gramas de linhaça dourada contém: 
Calorias: 453,3
Carboidrato: 0
Proteína: 15g
Gordura: 42,66g
Fibras: 25,33g 
Centeio em grãos - Foto: Getty Images

Centeio

O centeio também é um campeão em fibras para ajudar na saciedade. Ele costuma ser encontrado misturado a outros cereais e ajuda a fornecer proteínas, que dão mais energia para o corpo e ajudam você a ficar satisfeito. A quantidade deste e dos outros cereais pode ser maior do que as oleaginosas, por volta de duas colheres de sopa por dia. "Mas quem tem doença celíaca deve passar longe desse cereal, que contém glúten", adverte Bruna Pinheiro.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 336 kcal
Carboidrato: 73,3
Proteína: 12,5g
Gordura: 1,8g
Fibras: 15,5g
Trigo em grãos - Foto: Getty Images

Trigo em grãos

"Diferente dos grãos refinados, o trigo em grão preserva o gérmen e o farelo, onde se concentram a maior parte das fibras, vitaminas e minerais", afirma a nutricionista Bruna. Mas fique atento ao rótulo se for escolher esse tipo: há produtos feitos com trigo refinado e, por isso, são mais pobres em fibras. Para disfarçar o gosto da versão integral, que é meio amargo, você pode fazer uma mistura de cereal, frutas e iogurte ou leite.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 342,2 Kcal
Carboidrato: 75,5g
Proteína: 11,3g
Gordura: 1,7g
Fibras: 12,2g
Mix de grãos e frutas - Foto: Getty Images

Müsli

Por ser um mix de cereais com frutos secos, o müsli (ou muesli) é ainda mais rico em nutrientes do que apenas os cereais puros. Sem contar que o sabor é agradável sem precisar aumentar demais as calorias, já que as frutas são naturalmente doces, sem adição de açúcar. Essa mistura também se diferencia da granola por conter alguns ingredientes crus, aumentando ainda mais o teor nutritivo.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 397,5
Carboidrato: 55g
Proteína: 12,5g
Gordura: 15,5g
Fibras: 11g 
Farelo de aveia - Foto: Getty Images

Aveia

Este cereal é altamente energético e ótimo para quem pratica exercícios físicos. "A aveia fornece vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e manganês", afirma Bruna Pinheiro. Outra grande vantagem da aveia é ser fonte de beta-glucana, um tipo de fibra que auxilia na redução e no controle da glicose, ótimo para quem tem diabetes, e atua na redução das taxas colesterol, protegendo o coração e favorecendo a perda de peso.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 400 kcal
Carboidrato: 60g
Proteína: 10g
Gordura: 10g
Fibras: 10g 
Granola - Foto: Getty Images

Granola

A mistura de grãos, frutas e castanhas da granola combina fibras e sais minerais a um sabor adocicado que combina com vários outros alimentos. As nutricionistas alertam, no entanto, que esse mix de cereais contém açúcar como ingrediente e não pode ser consumido em excesso - uma nutricionista poderá estipular a quantidade certa para a sua alimentação, mas costuma ser por volta de duas colheres de sopa por dia.

Uma porção de 100 gramas de granola tradicional contém: 
Calorias: 480 kcal
Carboidrato: 11,2g
Proteína: 9,75g
Gordura: 18,7g
Fibras: 8,5g 
Cevada - Foto: Getty Images

Cevada em grãos

A cevada é um dos cereais que menos apresenta gorduras prejudiciais ao emagrecimento. "Além de fibras e carboidratos, a cevada também possui vitaminas do complexo B, selênio e magnésio", afirma a nutricionista Bruna.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 351,1
Carboidrato: 75,5g
Proteína: 10g
Gordura: 2g
Fibras: 6,4g 
Amaranto em flocos - Foto: Getty Images

Amaranto em flocos

Embora o amaranto seja considerado um pseudo cereal, por ter diferenças no plantio, os nutrientes são muito parecidos com o de cereais em geral. "Ele fornece vitamina C, potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio", afirma Bruna Pinheiro. Por não conter glúten, é uma das melhores opções para quem tem doença celíaca.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 380
Carboidrato: 80g
Proteína: 7,6g
Gordura: 4,6g
Fibras: 6g 
Flocos de arroz - Foto: Getty Images

Arroz integral

Independente do tipo de arroz, esse cereal é fonte de carboidratos e aminoácidos indispensáveis para o organismo, além de ser rico em vitaminas do complexo B. Como o teor de fibras não é muito alto, o ideal é combinar esse cereal com versões mais ricas no nutriente amigo do intestino.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 370
Carboidrato: 78g
Proteína: 8g
Gordura: 3g
Fibras: 3,6g 
Flocos de milho - Foto: Getty Images

Flocos de milho

milho contém praticamente os mesmos nutrientes que os demais cereais: fibras, carboidratos e vitaminas do complexo B. Como a quantidade de fibras não é elevada, vale a pena misturar com outros cereais que ocupam o topo dessa lista.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 393,3
Carboidratos: 86,6
Proteínas: 9,3
Gorduras: 1,3
Fibras: 3,3 
Quinua - Foto: Getty Images

Quinua

Considerada um pseudo cereal, assim como o amaranto, a quinua tem mais proteína que outros cereais, dando mais energia. "Ela também fornece minerais e vitaminas, além de ácidos graxos ômega 3 e 6, que previnem câncer e doenças cardiovasculares", afirma Bruna Pinheiro. A nutricionista faz questão de lembrar que, apesar de a quinua ter menos quantidade de fibras e, por isso, ocupar o final da lista de grãos para emagrecer, ela é uma das opções mais ricas em diversos nutrientes que fazem bem à saúde. Por isso, combine essa versão com outras e garanta um café da manhã ainda mais nutritivo.

Uma porção de 100 gramas contém: 
Calorias: 397,7
Carboidrato: 73,3g
Proteína: 12g
Gordura: 6g
Fibras: 3,1g 

Sete motivos para beber mais chá-mate


Erva controla o colesterol, faz bem para o coração e ainda ajuda a emagrecer

POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 07/05/2012
Os amantes de chá vão adorar esta novidade: a Ilex paraguariensis, erva comumente usada para fazer o tradicional chimarrão e o tereré, pode trazer diversos benefícios à saúde. Para quem não sabe, esse é o nome científico do mate, que apesar de amargo, pode virar uma bebida deliciosa. Antes de esquentar a água, porém, é bom saber que nem todo saquinho de chá vai ajudar a secar os quilinhos a mais.

A nutricionista Karina Barros, consultora de nutrição da Abiad, explica que os pesquisadores ainda estão tentando descobrir a melhor forma de ingestão da erva para obter mais benefícios. Enquanto a descoberta não chega, opte pelo chá-mate das folhas, já que os saquinhos geralmente trazem misturadas outras partes da planta, o que disfarça o efeito da erva. Beba cerca de um litro da infusão por dia, mas procure fracionar o consumo entre as refeições. Pronto para incorporar a bebida à sua rotina? Confira os benefícios a seguir.  
Diminui o colesterol 
Erva-mate - foto: Getty Images

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina constatou que consumir três doses diárias (aproximadamente 300 ml cada ou quase 1 litro por dia) da bebida diminui em 13% as taxas de colesterol ruim, o LDL, e aumenta a de colesterol bom, o HDL. 

Segundo os especialistas, isso acontece porque o chá-mate possui algumas substâncias - alcaloides e glicídios - capazes de interagir com os ácidos biliares e reduzir a absorção de colesterol.  
Protege o coração 


Por ser rico em antioxidantes, o chá-mate ajuda a prevenir doenças cardíacas. O nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que a presença de substâncias chamadas polifenois são as maiores responsáveis por essa prevenção. "Elas evitam o acúmulo de gordura nos vasos e previnem doenças inflamatórias", afirma. Além disso, a própria redução do colesterol já ajuda a proteger o coração. 
É antioxidante 

A erva-mate possui ácido clorogênico, um antioxidante capaz de influenciar diversos mecanismos corporais, por meio da diminuição da oxidação celular. "Isso contribui para um equilíbrio metabólico", explica a nutricionista Karina. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Yerba Mate, na Argentina, mostrou que a infusão de erva mate é uma importante fonte desses antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres (moléculas que causam envelhecimento e doenças). 
Melhora a digestão

Roberto Navarro explica que o chá mate ajuda na liberação dos sucos digestivos, principalmente a bile e, por isso, pode facilitar a digestão dos alimentos. Além disso, a bebida tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento. 
Estimula o cérebro 

As xantinas, substâncias semelhantes à cafeína, presentes no chá-mate podem melhorar o desempenho cerebral. O nutrólogo Roberto explica que o cérebro envelhece por oxidação dos neurônios. Como o chá-mate é uma boa fonte de polifenois antioxidantes, de maneira indireta pode retardar esse envelhecimento. Mas é preciso moderação: em excesso, a bebida pode causar irritabilidade e insônia. 
Ajuda no emagrecimento 

"Além de ter efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso, a erva-mate tem ação lipolítica, que facilita a queima de gordura em excesso", explica Roberto Navarro. Se você incluir a bebida em uma dieta balanceada, terá mais chances ainda de emagrecer. 
Protege o fígado 

A nutricionista Karina explica que o chá pode auxiliar na oxidação da gordura do fígado e, por isso, colaborar com o tratamento da esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado.  

Idosos que consomem azeite de oliva têm menos chances de ter AVC


Azeite já foi associado à prevenção de diabetes, colesterol alto e pressão alta

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 16/06/2011
Estudo realizado pela University of Bordeaux e pelo National Institute of Health and Medical Research (INSERM), na França, e publicado no periódico Neurology sugere que o consumo de azeite de oliva pode ajudar a prevenir AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas mais velhas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram os registros médicos de 7625 pessoas de 65 anos ou mais de três cidades da França: Bordeaux, Dijon e Montpellier. Nenhuma delas tinha histórico de AVC. O consumo de azeite de oliva extra-virgem foi categorizado como "sem uso", "uso moderado" - o uso do azeite apenas para cozinhar, temperar ou com pão - e "uso intenso".

Depois de pouco mais de cinco anos do começo da análise, houve a ocorrência de 148 AVC?s. Ao considerar dieta, prática de atividades físicas, índice de massa corpórea e outros fatores de risco para o acidente vascular cerebral, os estudiosos descobriram que aqueles que usaram regularmente o azeite de oliva para cozinhar e temperar tiveram 41% menos chances de ter um AVC, quando comparados a aqueles que nunca usavam o azeite. Apenas 1,5% dos idosos que consumiam azeite tiveram o acidente, contra 2,6% dos que nunca consumiam.

Em estudos anteriores, o azeite de oliva também já foi associado à prevenção de muitos fatores de risco cardiovascular, como diabetes, pressão alta, colesterol alto e obesidade. 
O que há de especial no azeite? 

As propriedades nutricionais e terapêuticas do azeite vêm sendo demonstradas em vários trabalhos científicos. Há muitas evidências de que esse tipo de gordura pode ter efeitos benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer, principalmente o azeite não refinado ou virgem.

Ele é praticamente isento de gordura saturada e contêm, além da típica gordura monoinsaturada, presente em todos os tipos de azeite, altas concentrações de vitamina E, beta caroteno e polifenóis, como explica a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva. Essa associação de compostos parece ser a responsável pela sua atividade antioxidante e antiinflamatória.

Entre os óleos de oliva encontrados nos supermercados, aqueles produzidos pela presa direta ou centrifugação são ditos virgem ou extravirgem e se distinguem pelo seu alto conteúdo de polifenóis (150 a 350mg/kg) em comparação aos azeites refinados que, apesar de também serem fontes de gorduras monoinsaturadas, são pobres em polifenóis.

O azeite pode ser utilizado à temperatura ambiente, como pode ser aquecido em alimentos cozidos. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas, pois quanto maior o calor, maiores as perdas dos seus compostos benéficos Apesar de tantos benefícios, o azeite é tão calórico quanto à banha de porco. Fornece 9 calorias por grama do produto e pode adicionar muitas calorias ao cardápio de uma pessoa, inviabilizando seus planos de alcançar ou manter um peso ideal. 

AVC: rápido atendimento pode fazer toda a diferença

AVC: rápido atendimento pode fazer toda a diferença

Reconheça os sintomas do problema e saiba o que fazer

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 08/08/2013
Este texto é sobre um detalhe que poderá fazer toda diferença. Por exemplo, se fizermos uma pergunta simples a todos os leitores: "Qual a maior preocupação quando alguém reclama de uma dor forte no peito?", certamente, a maioria responderá infarto agudo do miocárdio - e sim, realmente é isso mesmo. Mas se fizermos a pergunta um pouco diferente: "E se subitamente uma pessoa parar de falar, ou perder a visão, a força muscular de um lado do corpo ou ainda a sensibilidade?" Neste caso, fica mais difícil e não são todos que acabam reconhecendo estes sintomas como a ponta de um iceberg, no caso, o Acidente Vascular Cerebral (AVC). 
Aliás, tanto o infarto agudo do miocárdio quanto o AVC nada mais são do que o mesmo problema, ou seja, o "entupimento" de artérias, só que no primeiro caso é afetado o coração e no segundo, o cérebro. E geralmente devido à mesma causa: pressão alta, colesterol elevado, tabagismo, aumento de peso e diabetes. Afinal, nossa circulação é como um único sistema de grandes e pequenas tubulações, e o mesmo processo que ataca as pequenas artérias do coração (coronárias) também acomete as artérias cerebrais. Não é à toa que quem teve um infarto agudo do miocárdio está em risco maior de desenvolver um AVC e vice-versa. Assim, todo cuidado é pouco.
E quando falamos de cuidado, o que precisamos fazer para não deixar o problema ficar maior? Veja, é preciso reconhecer os principais sintomas, e entender que uma característica fundamental do AVC é a sua instalação súbita. E súbito não significa ao longo de dias! Súbito, para os neurologistas, é contado em minutos. Assim, quando dizemos "tempo é cérebro" significa que cada minuto perdido poderá fazer diferença lá na frente, na hora da recuperação. Além dos mencionados acima, os sintomas de um AVC incluem:
  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Perda súbita de visão em um olho ou nos dois olhos
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
  • Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
E o que fazer afinal? Simples, na suspeita de um AVC procure imediatamente um pronto-socorro - evite esperar para "ver se a sensação passa". E prefira hospitais onde preferencialmente você sabe que existe um serviço dedicado ao tratamento agudo do AVC. Na cidade de São Paulo, por exemplo, não só hospitais privados, mas instituições públicas de ensino contam com este serviço. Este é o detalhe que poderá fazer toda diferença.

Como evitar que um mini-derrame vire um AVC


AIT tem reversão em até 24 horas, mas é um grave sinal de alerta

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 19/09/2013
Primeiramente, vamos definir para você, leitor, o que significam as siglas AIT e AVC. Começarei pela sigla mais comum, ou seja, AVC, que significa Acidente Vascular Cerebral. Do ponto de vista prático, isso quer dizer que um indivíduo com AVC teve um déficit neurológico (motor, sensitivo, cerebelar, visual, linguagem, etc.) decorrente de uma isquemia ("entupimento" de uma artéria cerebral) ou hemorragia ("rompimento" de uma artéria cerebral) e este déficit durou, obrigatoriamente, mais de um dia (normalmente, semanas ou meses), podendo ocorrer recuperação parcial, total e, em alguns casos, sem qualquer recuperação.
Basicamente, o principal segredo estaria em evitar ambos, ou seja, controlar os principais fatores de risco
AIT, por outro lado, significa Ataque Isquêmico Transitório, ou seja, uma determinada artéria cerebral sofre um "entupimento" e ocorre um déficit neurológico. Mas a grande diferença entre o AIT e o AVC é que o déficit neurológico no AIT, necessariamente, será reversível em até 24 horas - normalmente, é estabilizado em um tempo bem mais curto. A grande questão sobre o AIT é que, embora estes indivíduos não fiquem com sequelas, existe um risco enorme para que ocorra um AVC propriamente dito. Assim, o AIT é um dos principais fatores de risco para o AVC.

E como impedir que um AIT vire um AVC?

Basicamente, o principal segredo estaria em evitar ambos, ou seja, controlar os principais fatores de risco modificáveis, como hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, dislipidemia e arritmias cardíacas. Isto é o que chamamos de prevenção primária, e quer dizer que o indivíduo com esses fatores está em risco tanto para o AIT quanto para o AVC, embora ainda não tenha apresentado nenhum dos dois.
A outra questão diz respeito aos indivíduos que já tiveram um AIT no passado. Estes precisam de uma investigação detalhada para verificar qual ou quais fatores de risco modificáveis estão presentes e tratá-los, incluindo uma pesquisa das artérias cerebrais e extracerebrais, além do coração, que poderão apresentar problemas passíveis de correção. Por exemplo, pacientes que tiveram um AIT no território da artéria carótida interna esquerda terão um stent (tubo de metal que evita que haja obstrução do fluxo sanguíneo) inserido naquela artéria.
Em resumo, AIT é a ponta do iceberg para um AVC. Logo, qualquer déficit neurológico transitório, especialmente em indivíduos com fatores de risco cerebrovasculares, deverá ser investigado cuidadosamente, não se subestimando suas possíveis consequências.

The Doors - Touch Me (Live)