A meditação e a atenção plena podem ter resultados fortes e eficazes - desde sono melhorado a menos estresse, e muitos benefícios intermediários. Mas e quanto ao impacto da atenção plena no local de trabalho?
Exploramos diferentes momentos e situações ao longo do dia de trabalho em que a atenção plena pode impulsionar a experiência do funcionário, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e coeso - tanto para você quanto entre os colegas.
Antes de entrar na sua caixa de entrada
Ao iniciar o dia de trabalho, uma de suas primeiras tarefas provavelmente será verificar sua caixa de entrada. Esteja você se conectando novamente após um fim de semana, abrindo o computador após um período de folga ou simplesmente verificando seu e-mail em uma terça-feira, essa tarefa relativamente simples pode causar ansiedade.
E se, em vez de mergulhar em uma caixa de entrada cheia de mensagens esperando para serem respondidas, você limpasse sua mente primeiro? Ouvir uma curta meditação guiada ou reservar alguns momentos para se aterrar com um punhado de respirações profundas e intencionais pode mudar completamente sua mentalidade. Chamar a atenção para o momento presente por meio da atenção plena pode regular seu humor e permitir que você responda a uma caixa de entrada cheia com uma mentalidade nova e aberta.
Durante uma reunião
As reuniões são uma parte essencial do dia de trabalho para quase todos os funcionários, não importa o tamanho da empresa, setor ou localização. Quer as reuniões ocorram pessoalmente ou em uma plataforma de videoconferência, a capacidade de se conectar com os colegas ajuda a promover a conexão e a inspirar.
Dito isso, as reuniões - especialmente remotas - também estão repletas de oportunidades para problemas. Então, como é participar de uma reunião de forma consciente? A escuta ativa e a participação criam um ambiente mais produtivo e amigável para todos os envolvidos. Estar atento em uma reunião pode significar tomar a iniciativa de evitar distrações e ouvir todas as opiniões na sala. Em última análise, estar atento significa estar presente - portanto, em uma reunião, esse foco no tempo disponível cultiva respeito e produtividade.
Preparação para uma apresentação
Nada faz você se questionar como uma apresentação. Não importa o quão preparado você esteja para o parto, é provável que o estresse e a ansiedade estejam à espreita por perto. Praticar a atenção plena ajuda a eliminar as dúvidas sobre si mesmo; à medida que aprende a evitar que os pensamentos arrastem experiências passadas ou se precipitem, você será capaz de permanecer presente com o que é - em última análise, aumentando a confiança e a autocompaixão. Considere uma meditação caminhando , ou mesmo apenas observando a natureza por alguns minutos antes de uma apresentação.
Maximizando o tempo de foco
Métodos diferentes para o tempo concentrado funcionam para indivíduos diferentes. Alguns preferem o bloqueio de tempo, outros utilizam temporizadores - mas todos precisam de sessões ininterruptas para realizar o trabalho. A plena atenção pode ser especialmente útil para manter a mente firme em uma tarefa ou tópico, e certos sons ou meditações também podem ajudar. Tipos específicos de música, como paisagens naturais , música clássica e sons ambientais, afetam positivamente a função cognitiva e a concentração.
Não importa sua função ou demografia, a atenção plena é útil no local de trabalho. Desde a sobrecarga da caixa de entrada até problemas com reuniões, apreensão de apresentação ou falta de foco, adicionar um momento de atenção ao dia de trabalho pode beneficiar qualquer funcionário.
Quer trazer a calma para o seu local de trabalho? Saiba mais sobre o Calm for Business como um benefício para funcionários aqui .
https://www.calm.com/business/blog/4-surprising-ways-mindfulness-can-optimize-your-work-day