sexta-feira 12 2012

Frutas e verduras melhoram também a saúde mental(Veja.com)


Bem-estar

A quantidade que demonstrou o melhor impacto no bem-estar emocional dos participantes foi sete porções diárias

Frutas e verduras
Frutas e verduras: Além de contribuírem para a saúde do organismo, elas estão relacionadas ao bem-estar mental(Thinkstock)
Uma pesquisa da Universidade de Warwick, na Inglaterra, relacionou o consumo de frutas e verduras ao bem-estar e à saúde mental. Os resultados sugerem que a quantidade recomendada desse tipo de alimento é de sete porções por dia para que o benefício seja alcançado. O artigo será publicado no periódico Social Indicators Research.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Is Psychological Well-being Linked to the Consumption of Fruit and Vegetables?

Publicação: periódico Social Indicators Research

Quem fez: David G. Blanchflower, Andrew J. Oswald, and Sarah Stewart-Brown

Instituição: Universidade de Warwick

Dados de amostragem: 80 mil pessoas 

Resultado: Foi encontrada uma relação entre o consumo de frutas e verduras e a saúde mental e o bem-estar das pessoas. A quantidade que mostrou o melhor resultado foi de sete porções diárias,que provocou um aumento de 0,25 a 0,33 pontos na escada usada para medir o bem-estar. Em comparação, o fato de estar desempregado, reduz em 0,90 pontos na mesma escada.
Participaram do estudo cerca de 80 mil britânicos, que responderam questões sobre seus hábitos alimentares e como se sentiam. Sarah Stewart-Brown, integrante do grupo de pesquisadores, explicou que o artigo reúne diversos estudos realizados, e todos tornaram possível a mesma conclusão: a quantidade de frutas e verduras que uma pessoa ingere tem impacto em sua saúde mental, além dos efeitos já conhecidos sobre bem-estar físico. O ápice do bem-estar foi encontrado em torno das sete porções diárias. 
“Atualmente se recomenda na Grã-Bretanha o consumo de cinco porções diárias, que é a quantidade adequada para prevenir doenças cardíacas ou câncer, por exemplo, mas poucas pessoas têm pesquisado os efeitos de quantidades maiores”, disse Stewart-Brown ao site de VEJA.
A porção, para fins do estudo, é definida como uma quantidade de 80 gramas. Não foram estudados os efeitos individuais de algum tipo de fruta ou verdura, nem os períodos do dia em que o consumo é mais indicado.



Sarah Stewart-Brown ressalta que esse tipo de pesquisa ainda não é realizada com frequência e que seria interessante desenvolvê-la em outros países. “Se você puder dizer às pessoas que além de fazer bem para a saúde, frutas e verduras farão com que elas se sintam melhor, é um incentivo a mais para que elas tenham hábitos saudáveis”, afirma  a pesquisadora.

Atitude Nutritiva:

109ª)
Entre tantas atitudes que tomamos muitas nos levaram ao sofrimento, a dor e ao desconforto pela vida, porém talvez quando decidimos por elas com as informações e emoções que tínhamos, pensamos estar agindo corretamente. Outras vezes colocamos nossas atitudes em ação, mesmo inconscientemente, levados por instantes inexplicáveis. As conseqüências são as colheitas que temos ao longo do tempo e durante esta colheita nos questionamos: porque tomei esta atitude; por que não tomei aquela atitude; na próxima vez vou decidir por atitude melhor... Mas tudo já está feito, ali um amor pode ter perdido a chance de nascer, uma oportunidade pode ter escapado, uma amizade pode ter sido desperdiçada, tudo em função de uma atitude.

Talvez uma de nossas missões de existência seja a de sofrer, aprender e renascer diante de nossas atitudes, razão pela qual devemos considerá-las como um dos grandes desafios de nosso destino.

Quem sabe se, antes de evidenciarmos uma atitude, pudéssemos submetê-la melhor aos nossos pensamentos, às nossas reflexões, às nossas emoções e ao nosso coração, talvez assim estaríamos diante de um futuro mais compatível com nosso destino. 
Cesar Romão

Manifestantes 'parabenizam' Supremo pelo julgamento do mensalão


Na manhã desta sexta-feira (12), cerca de 30 manifestantes foram à frente do Supremo Tribunal Federal "parabenizar" o tribunal pelo julgamento do mensalão.
Cantando o hino nacional e segurando cartazes e faixas que diziam "O Brasil mudou? A pizzaria fechou!" e "a Justiça votou e decidiu: ou para a roubalheira ou cana", os manifestantes aplaudiram o Supremo. Ao final, foram soltos balões de gás nas cores da bandeira.
"Não estamos comemorando as condenações, porque é triste alguém ser privado da sua liberdade, mas comemoramos esse momento de mudança no país", afirmou o bancário Rodrigo Montezuma, organizador do movimento, que se diz apartidário.
Para Montezuma, após a decisão do STF, os políticos corruptos "não têm mais a certeza da impunidade".

Alan Marques/Folhapress
Manifestantes foram à frente do Supremo Tribunal Federal 'parabenizar' o tribunal pelo julgamento do mensalão
Manifestantes foram à frente do Supremo Tribunal Federal 'parabenizar' o tribunal pelo julgamento do mensalão
"Ficou um recado para as instâncias inferiores: é para julgar e, se for o caso, condenar. Se chegar aqui [no Supremo], não vai mais ser absolvido."
O bancário negou que o número pequeno de pessoas presentes mostre falta de interesse na política --além dos integrantes do movimento, alguns turistas que passavam pelo local também se juntaram ao protesto.
"O espírito de participação está aceso nas redes sociais. Para nós, enquanto houver uma pessoa para segurar o outro lado da faixa, estaremos aqui. Se não tiver ninguém, faço um cartaz e venho do mesmo jeito", afirmou.
O movimento se disse "envergonhado" pelos escândalos chamados "mensalão mineiro", envolvendo o PSDB, e o mensalão do Distrito Federal, envolvendo o DEM, e pediu a apuração e a devolução dos recursos que teriam sido desviados.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1168383-manifestantes-parabenizam-supremo-pelo-julgamento-do-mensalao.shtml

União Europeia é laureada com o Prêmio Nobel da Paz(VEJA.COM)


Noruega

Segundo o júri, o bloco colaborou para o avanço da paz, a reconciliação na Europa e o estabelecimento da democracia e direitos humanos no continente

União Europeia venceu o Prêmio Nobel da Paz de 2012
União Europeia recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2012 por promover "a reconciliação, a democracia e os direitos humanos" no continente (Cristina Arias / Getty Images)
A União Europeia (UE) foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz  de 2012, anunciou na manhã desta sexta-feira o presidente do comitê norueguês, Thorbjoern Jagland. O júri destacou a colaboração do bloco para "o avanço da paz" e "a reconciliação na Europa", assim como para "o estabelecimento da democracia e dos direitos humanos no continente". A premiação ocorre em um momento em que o bloco é abalado por uma grave crise econômica, que põe à prova a unidade europeia e colocou a Alemanha, principal potência continental, em conflito com países em situação difícil, como Espanha e Grécia – no centro do embate estão os rumos do bloco e reformas em sua unidade política e fiscal. 
A UE foi indicada inúmeras vezes anteriormente para o Nobel da Paz, mas nunca havia ganhado o prêmio devido ao seu perfil político controverso - a própria Noruega já recusou duas vezes se tornar um membro do bloco. Neste ano, porém, o comitê considerou que a UE ajudou a Europa a evoluir de um "continente de guerra" para um "continente de paz". Jagland saudou o bloco de 27 países por ter reconstruído a região após a II Guerra Mundial e por ter espalhado estabilidade nos países do antigo bloco comunista, após a queda do Muro de Berlim, em 1989.
O presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso, comemorou o anúncio: “É o reconhecimento de um projeto único que trabalha em benefício de seus cidadãos e também em benefício do mundo todo”.
“A premiação pelo comitê mostra que, nesses tempos difíceis, a União Europeia segue sendo uma inspiração para países e pessoas no mundo todo e mostra que a comunidade internacional precisa de uma União Europeia forte”, acrescentou.
Barroso disse ainda que o comitê norueguês manda uma mensagem muito importante por meio da escolha feita. “A Europa e a União Europeia são muito preciosas e devemos cuidar delas pelo bem dos europeus e pelo bem do mundo todo”.

No ano passado, as ganhadoras do prêmio foram três mulheres: a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf; a militante pela paz Leymah Gbowee, também liberiana; e a ativista Tawakkul Karman, uma iemenita que se destacou na onda de manifestações da Primavera Árabe no Iêmen. O trio foi premiado "pela luta pacífica pela segurança das mulheres e pelo direito de participar nos processos de paz". Essa foi considerada uma grande conquista para as mulheres, historicamente marginalizadas na premiação - entre as pessoas condecoradas desde 1901, apenas 15 são mulheres (contando com as três de 2011).
AFP
O presidente do comitê norueguês, Thorbjoern Jagland, anunciou o Nobel da Paz 2012
O presidente do comitê norueguês, Thorbjoern Jagland, anunciou o Nobel da Paz 2012
Desde seu início, o prêmio já foi entregue 92 vezes. Em 19 ocasiões, a comissão decidiu que não havia ninguém digno de receber a honra - entre elas, todos os anos entre as duas guerras mundiais. De todas as condecorações, 62 foram concedidas a uma única pessoa, 28 foram compartilhados por dois e duas para três pessoas - além do trio ganhador de 2011, Yasser Arafat, Shimon Peres e Yitzhak Rabin foram condecorados em 1994, por seus esforços pela paz no Oriente Médio. Segundo o estatuto da Fundação Nobel, é proibido conceder um prêmio a quatro pessoas ou mais.


Histórico - O Prêmio Nobel foi instituído no testamento do sueco Alfred Nobel, químico inventor da dinamite. O cientista morreu em 1896, deixando a maior parte de sua fortuna à premiação de grandes feitos em diversas áreas do conhecimento. A escolha dos merecedores de um naco dessa herança foi atribuída a entidades como o Instituto Karolinska, a Academia Sueca, a Real Academia Sueca de Ciências e o Comitê Norueguês do Nobel. A premiação homenageia grandes realizações nas áreas de Física, Química, Medicina/Fisiologia e Literatura. Também reconhece iniciativas que promovem a paz. Existe ainda o chamado Nobel de Economia. Idealizado pelo Banco Nacional Sueco, ele foi instituído apenas em 1969. Na época, o banco fez uma grande doação à Fundação Nobel, que, em troca, passou a eleger, por meio da Academia Real Sueca de Ciências, os homens dignos do prêmio.

Parte da aura do Nobel se deve ao mistério que cerca seu processo de escolha. Da lista de indicados à decisão final, os procedimentos são um verdadeiro segredo. Sabe-se apenas que quem os realiza são acadêmicos escandinavos: os membros da Academia Real Sueca de Ciências condecoram as realizações nas áreas de Física, Química e Economia; os do Instituto Karolinska, pesquisas no ramo da Medicina e da Fisiologia; e os da Academia Sueca, grandes obras da Literatura. Já o Nobel da Paz fica a cargo dos cinco membros do Comitê Norueguês do Nobel, todos escolhidos pelo parlamento da Noruega. Alguns critérios também se fizeram evidentes depois de sucessivas edições do prêmio: ele pode ser ganho por até três pessoas ao mesmo tempo e, se não for concedido num determinado ano, permite a concessão de dois prêmios numa mesma categoria no ano seguinte.

O vencedor de um Nobel é agraciado com 1,5 milhão de dólares (mais de 2,5 milhões de reais), uma medalha de ouro e um diploma. O prêmio é entregue anualmente. O valor em dinheiro, porém, não foi assim substancioso desde o início da premiação. Na edição inaugural, em 1901, a quantia corresponderia a cerca da metade do que é hoje. Para o idealizador do prêmio, dar aos vencedores, além de reconhecimento, dinheiro, seria uma forma de ajudá-los a dar continuidade a suas atividades com independência. Os vencedores do Nobel costumam ser anunciados no mês de outubro. Cada categoria num dia diferente. Já a entrega ocorre no dia 10 de dezembro, data de aniversário de seu criador. O da Paz é concedido em Oslo, pelo rei da Noruega, e os demais em Estocolmo, pelo rei da Suécia.

Confira lista dos ganhadores do Nobel da Paz nos últimos dez anos:
Tawakkul Karman, Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee
2011
Tawakkul Karman (ativista), Ellen Johnson Sirleaf (presidente da Libéria) eLeymah Gbowee (militante pela paz)
"Pela luta pacífica pela segurança das mulheres e pelo direito de participar nos processos de paz"
Liu Xiaobo
2010
Liu Xiaobo (dissidente da China)
"Por sua longa e não-violenta luta por direitos humanos fundamentais na China"
Barack Obama
2009
Barack Obama (presidente dos Estados Unidos)
"Por seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre as pessoas"
Martti Ahtisaari
2008
Martti Ahtisaari (diplomata e político da Finlândia)
"Por seus importantes esforços, em vários continentes e por mais de três décadas, para resolver conflitos internacionais"
Al Gore
2007
Al Gore (político dos Estados Unidos) e Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês)
"Por seus esforços para construir e disseminar um maior conhecimento sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, e por lançar as bases necessárias para neutralizar tais alterações"
Muhammad Yunus
2006
Muhammad Yunus (economista de Bangladesh e fundador do Grameen Bank) e Grameen Bank (primeiro banco do mundo especializado em microcrédito)
"Por seus esforços para criar desenvolvimento econômico e social a partir das camadas mais pobres da sociedade"
Mohamed ElBaradei
2005
Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e Mohamed ElBaradei (diplomata do Egito e diretor da AIEA)
"Por seus esforços para impedir que a energia nuclear seja usada para fins militares e para garantir que a energia nuclear com fins pacíficos seja usada da maneira mais segura possível"
Wangari Maathai
2004
Wangari Maathai (ativista ambiental do Quênia)
"Por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, a democracia e a paz"
Shirin Ebadi
2003
Shirin Ebadi (ativista de direitos humanos do Irã)
"Por seus esforços pela democracia e pelos direitos humanos. Ela tem focado especialmente na luta pelos direitos das mulheres e crianças"
Jimmy Carter
2002
Jimmy Carter (político dos Estados Unidos)
"Por décadas de esforço incansável para encontrar soluções pacíficas aos conflitos internacionais, promover a democraria e os direitos humanos e estimular o desenvolvimento econômico e social"
Fonte: Fundação Nobel

Morre britânico Keith Campbell, um dos pais da ovelha Dolly(VEJA.com)


Memória

Pesquisador foi um dos responsáveis por criar o primeiro clone de um mamífero

Foto de 3 de fevereiro de 1997 da ovelha Dolly
Criada em 1996, a ovelha Dolly representou um passo importantíssimo nas pesquisas de clonagem animal. (AFP)
Keith Campbell, um dos cientistas britânicos que participaram da clonagem da ovelha Dolly, morreu aos 58 anos de idade no dia 5 de outubro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira por uma porta-voz da Universidade de Nottingham, onde Campbell trabalhava desde 1999. 
O cientista fez parte da equipe de cinco pesquisadores do Instituto Roslin de Edimburgo, na capital da Escócia, que se tornou mundialmente famosa em 1996, ao clonar pela primeira vez um mamífero a partir de uma célula adulta, a ovelha Dolly.
Membro do instituto desde 1991, o biólogo celular realizou boa parte das pesquisas que levaram ao desenvolvimento do clone. Alguns anos depois, Ian Walmut, que era o líder da equipe, admitiu que 66% dos méritos do trabalho eram de Campbell. 
O pesquisador deixou o Instituto Roslin em 1999, quando aceitou um cargo de professor de Desenvolvimento Animal na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Nottingham, na Inglaterra. A causa de sua morte não foi informada.
Clonagem - O nascimento de Dolly, que ocorreu no dia 5 de julho de 1996, embora não tenha sido anunciado até o ano seguinte, provocou um grande debate sobre as vantagens e as desvantagens da clonagem.
"Sua pesquisa foi importantíssima. Ao conseguir clonar o primeiro mamífero, ele quebrou um paradigma, e fez questão de que a clonagem ficasse mundialmente conhecida", disse a geneticista Lygia da Veiga Pereira, chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da Universidade de São Paulo.
Depois de envelhecer de forma prematura, a ovelha precisou ser sacrificada em 2003. Após a pesquisa de Campbell, a clonagem animal se desenvolveu muito, especialmente entre animais domésticos, e a ovelha foi seguida por cavalos, touros, porcos, ratos, coelhos, gatos e cachorros.

Opinião do especialista

Lygia da Veiga Pereira, chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da USP

Lygia da Veiga Pereira
Geneticista; chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da USP.

"A pesquisa da equipe de Keith Campbell foi muito importante. Ela abriu as portas da clonagem animal. No rastro da Dolly, surgiram clones de várias outras espécies de mamíferos, como ratos, coelhos e cavalos. Hoje, o principal campo da clonagem é o de bovinos, que move um enorme interesse comercial. Além disso, a maioria das pessoas só ouviu falar de clonagem depois da Dolly.
"A pesquisa de Campbell fez parte do caminho que levou ao Nobel de Medicina deste ano. Nesta segunda-feira, o prêmio foi concedido a dois pesquisadores dessa área. O primeiro estudo premiado foi realizado nos anos 60, e foi pioneiro na clonagem de sapos. O segundo, de 2006, mostrou que as células de um humano adulto poderiam ser reprogramadas para virar células-tronco semelhantes às embrionárias. A pesquisa de Campbell foi realizada no meio tempo, e mostrou que havia alguma substância no óvulo de um mamífero que era capaz de reverter uma célula adulta para o estado embrionário – passo importantíssimo desse percurso. Eu imagino que os organizadores do prêmio devem ter discutido muito sobre quais pesquisadores mereciam ganhar esse Nobel, e chegaram a cogitar premiar a equipe de Campbell."
(com Agência France-Presse)

A escalada autoritária da Doida da Casa Rosada



Na VEJA.com:
A criatividade do governo de Cristina Kirchner em encontrar táticas para fiscalizar e impedir a entrada e saída de recursos da Argentina chegou a um patamar assustador. Segundo resolução publicada nesta sexta-feira no Boletín Oficial (similar argentino do Diário Oficial do União), as agências de turismo terão de apresentar ao governo uma ficha detalhada de todos os argentinos que viajam ao exterior. As declarações deverão ser juramentadas em cartório antes de serem enviadas ao órgão de controle de fluxo de capitais argentino, a AFIP (Administración Federal de Ingresos Públicos).
De acordo com o jornal argentino Clarín, as agências deverão informar ao governo os detalhes da passagem, hotéis, duração da viagem e até mesmo o valor que cada turista gastará durante sua viagem. A medida vale para agências e operadoras turísticas que atuam na Argentina. Após o envio da declaração, a medida prevê que caberá à AFIP decidir se permitirá ou não a compra de dólares para pagar a viagem. 
A medida deverá entrar em vigor no dia 5 de novembro, segundo informação adiantada pelo jornal El Cronista. O objetivo do governo argentino é estancar a saída de dólares que tem ocorrido por meio do turismo – e que já soma 5,5 bilhões de dólares em 2012.
Os argentinos continuam sem poder comprar dólares livremente. Para comprar passagens, estadias em hotéis ou qualquer tipo de passeio em moeda estrangeira, é preciso autorização do Banco Central argentino.
Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

Descoberta de 'novo' calendário maia desmente teoria do fim do mundo



Pesquisadores descobriram também pinturas de reis em paredes de ruínas.
Registros do século 9 são os mais antigos já encontrados da civilização.

Da EFE
Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (10) a descoberta do calendário maia mais antigo documentado até o momento. A descoberta desmonta a teoria nada científica dos que preveem o fim do mundo em 2012, com base no calendário maia.
Essa teoria se baseia na existência de 13 ciclos no calendário maia, conhecidos como “baktun”. Porém, os novos dados mostram que o sistema possui, na verdade, 17 “baktun”.
Ciclos da Lua e, possivelmente, de planetas, feitos pelos maias em Xuntún (Foto: William Saturno/David Stuart/National Geographic/Divulgação)Ciclos da Lua e, possivelmente, de planetas, feitos pelos maias em Xultún (Foto: William Saturno/David Stuart/National Geographic/Divulgação)
“Isto significa que há mais períodos que os 13 (conhecidos até agora)”, ressaltou o arqueólogo David Stuart, da Universidade do Texas-Austin, um dos autores do artigo publicado pela revista “Science”. Ele apontou que o conceito foi “manipulado”, e disse que o calendário maia continuará com seus ciclos por mais milhões de anos.

A escrita pintada no que seria um templo são vários séculos mais antigos que os "códices maias". Esses livros escritos em papel de crosta de árvore eram os registros escritos mais antigos da cultura maia e foram produzidos por volta do século 13.
As pinturas encontradas em paredes de ruínas da cidade de Xultún, na Guatemala, foram feitas no século 9. O calendário documenta ciclos lunares e o que poderiam ser ciclos planetários, explicaram Stuart e seu colega William Saturno, da Universidade de Boston.
'Primeira vez'
“Nunca tínhamos visto nada igual”, assinalou Stuart, professor de Arte e Escritura Mesoamericana, encarregado de decifrar os hieróglifos. Ele destacou que se tratam das primeiras pinturas maias encontradas em paredes.
A sala, segundo os especialistas, faz parte de um complexo residencial maior. Os pesquisadores lamentam que parte do quarto tenha sido danificada por saqueadores, mas foi possível conservar várias figuras humanas pintadas e hieróglifos escritos em preto e vermelho.
Em uma delas, aparece a figura do rei com penas azuis e glifos perto de seu rosto que, segundo decifraram, significam “irmão menor”.
Desenhos encontrados nas paredes de Xultún (Foto: Tyrone Turner/National Geographic/Divulgação)Desenhos encontrados nas paredes de Xultún (Foto: Tyrone Turner/National Geographic/Divulgação)
Outra parede contém uma série de cálculos que correspondem ao ciclo lunar. Os hieróglifos de uma terceira parede estariam relacionados aos ciclos de Marte, Mercúrio e, possivelmente, Vênus, segundo os pesquisadores.
Os autores indicam que o objetivo de elaborar esses calendários, segundo os estudos realizados a partir dos códices maias encontrados previamente, era o de buscar a harmonia entre as mudanças celestes e os rituais sagrados, e acreditam que essas pinturas poderiam ter tido o mesmo fim.
“Pela primeira vez, vemos o que podem ser registros autênticos de um escrivão, cujo trabalho consistia em ser o encarregado oficial de documentar uma comunidade maia”, assinalou William Saturno. Em sua opinião, parece que as paredes teriam sido utilizadas como se fossem um quadro-negro, para resolver problemas matemáticos.
De acordo com os cientistas, poderia se tratar de um lugar onde se reuniam astrônomos, sacerdotes encarregados do calendário e algum tipo de autoridade, pela riqueza na decoração das pinturas nas paredes, que também utilizaram para fazer suas anotações.
A pesquisa continua aberta para determinar de que tipo de ambiente se tratava – se era uma casa ou um local de trabalho, e se era utilizado por uma ou várias pessoas.
“Ainda nos resta explorar 99,9% de Xultún”, lembrou Saturno, que afirmou que a grande cidade maia descoberta em 1915 proporcionará novas descobertas nas décadas vindouras.
Sala com as pinturas estava cercada por árvores na Guatemala (Foto: Tyrone Turner/National Geographic/Divulgação)Sala com as pinturas estava cercada por árvores na Guatemala (Foto: Tyrone Turner/National Geographic/Divulgação)http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/05/descoberta-de-novo-calendario-maia-desmente-teoria-do-fim-do-mundo.html

PM cerca casa onde 120 pessoas aguardam fim do mundo no Piauí


Profeta reúne grupo em 'arca' em Teresina anunciando apocalipse.
Polícia Civil resgatou 31 crianças do local; veneno de rato foi apreendido.


piauí fim do mundo (Foto: Gil Oliveira/Portal da Clube)Polícia Militar cerca casa onde profeta reuniu grupo prevendo
o fim do mundo em Teresina
(Foto: Gil Oliveira/Portal da Clube)
A Polícia Militar cercou uma casa em Teresina, a capital do Piauí, onde 120 pessoas estão reunidas aguardando o fim do mundo pregado por um homem de 43 anos, que se denomina profeta, para a tarde desta sexta-feira (12).
Segundo o coronel Jose Fernandes de Albuquerque, comandante de operações da PM do estado, cerca de 40 policiais estão no local para monitorar a situação na casa, que é chamada pelo profeta de “arca”.

“O objetivo é prevenir que haja qualquer coisa e um atrito entre este pessoal, que acredita na pregação, e o suposto profeta. Podem tentar linchá-lo, haver alguma represália ou ocorrer qualquer coisa quando chegar o horário marcado para o fim do mundo e isso não ocorrer”, disse o coronel ao G1.

Entre as hipóteses levantadas pela polícia, uma é a de uma tentativa de suicídio coletivo. Veneno de rato foi apreendido no local.

piauí fim do mundo (Foto: Gil Oliveira/Portal da Clube)O profeta diz que o mundo irá acabar às 16h desta sexta-feira.

“Ainda não há nenhuma decisão sobre a prisão dele (do profeta) ou das pessoas lá dentro. São maiores de idade, que estão lá por livre e espontânea vontade e não podemos tirar. Ele está sendo investigado por estelionato e outros crimes e poderá responder por isso. Por enquanto, a operação é de um policiamento preventivo”, acrescenta o oficial.

O caso virou notícia no tablóide britânico "The Sun" , que destacou que o autoproclamado profeta convenceu as pessoas a largarem seus trabalhos para ficarem reunidos no local.
Polícia retirou 31 crianças do local, que foram levadas para
abrigos de Teresina (Foto: Gil Oliveira/Portal da Clube)
Resgate de crianças
Na tarde de quinta-feira (11), uma operação com cerca de 100 homens das polícias Civil e Militar retiraram 31 crianças da casa, que estavam acompanhadas dos pais aguardando a profecia.

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, James Guerra, a Justiça concedeu um mandado para que investigadores entrassem no local e resgatassem as crianças.

“Consideramos que aquele era um local de risco, já que as crianças estavam desamparadas, desprotegidas, pois os pais acreditavam na profecia”, diz Guerra. “Estamos acompanhando a situação e continuamos investigando o caso”, acrescenta.

Os pais irão prestar depoimento para que a polícia possa verificar se os menores sofreram abusos ou outros crimes. As crianças e adolescentes foram levadas para abrigos e estão sob a guarda do Conselho Tutelar da cidade. Não foram encontradas drogas no local, mas uma quantidade razoável de veneno de rato, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado.

O TJ informou que o mandado de busca e recolhimento dos menores foi autorizado pela juíza Maria Luiza Melo Freitas, da 1ª Vara da Criança e Adolescente, a pedido da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina, e que acompanha os desdobramentos do caso.

The Doors - Touch Me (Live)