terça-feira 01 2022

5 plantas que funcionam como repelentes naturais para os mosquitos


Conheça as plantas mais eficientes para repelir insetos.


- Tempo de leitura: 2 minutos -

Com a chegada do verão, os mosquitos passam a ser um grande problema pois além de incomodar com aquele barulho irritante, também deixam muitas picadas que coçam sem parar. Nem todo mundo sabe, mas dá para espantar esses bichinhos de forma prática e rápida por meio de plantas que funcionam como verdadeiros repelentes naturais. Confira aqui algumas delas!

Plantas que funcionam como repelentes naturais

Citronela

Citronela

 

Conhecida por seu aroma forte, a citronela é uma planta muito utilizada como essência nos repelentes industriais e até em velas aromatizantes. Em relação ao cultivo, a citronela não tem muitas exigências, basta colocá-la em um ambiente com exposição solar e solo fértil.

Alecrim

Alecrim

Além de servir como tempero, o alecrim também pode ser utilizado como repelente natural. Isso porque o alecrim apresenta na sua composição uma substância chamada geraniol, responsável por afastar não só insetos como também traças e moscas.

O alecrim tende a se adaptar melhor em clima quentes e secos, mas também pode ser cultivado em ambientes frios. Além disso, é importante que o alecrim seja plantado em um local com solo bem drenado e protegido do vento.

Lavanda

Lavanda

Além de ser uma ótima alternativa para espantar os mosquitos e outros insetos, a lavanda também deixa a casa decorada e com um aroma agradável. Para cultivar a lavanda, é só colocá-la em um solo com boa drenagem e posicioná-la de forma que tenha contato direto com o sol por pelo menos algumas horinhas durante o dia.

Manjericão

Manjericão

Além de dar sabor a diferentes pratos, o manjericão também pode ser utilizado como repelente natural. Para isso, basta posicioná-lo em um local da casa onde o aroma possa se espalhar rapidamente e assim impedir que os mosquitos entrem.

Em relação ao cultivo, o manjericão pode ser plantado tanto em vasos como no próprio jardim, desde que tenha contato direto com o sol e tenha o solo sempre úmido e bem drenado.

Erva cidreira

Assim como as demais plantas, também é possível utilizar a erva cidreira como repelente natural. Isso porque ela apresenta na sua composição uma substância denominada citronelol que tem a capacidade de repelir insetos. Além disso, é uma planta de fácil cultivo que cresce em jardins mesmo sem ninguém ter plantado.

https://rotasdeviagem.com.br/plantas-que-funcionam-como-repelentes-naturais-para-os-mosquitos/