domingo 28 2014

A história do Mágico de Oz

"A história de O Mágico de Oz foi escrita exclusivamente para agradar crianças de hoje. Ele aspira a ser um conto de fadas moderno, em que o espanto e alegria são mantidos e os sofrimentos e pesadelos são deixados de fora".

L. Frank Baum
Chicago, abril, 1900




Desde sua primeira publicação, em 1900, 'O Mágico de Oz' tornou-se um dos livros infantis mais lidos e amados de todos os tempos. 

O que torna esse livro tão especial e duradouro?

O romance de L. Frank Baum, originalmente intitulado "O Maravilhoso Mágico de Oz", é um dos maiores sucessos editoriais da literatura infantil. A obra tem sido traduzida para diversos idiomas e adaptada para o cinema, teatro e televisão. 

L Frank Baum 

Nascido em 1856, em Chittenango, Nova York (EUA), Lyman Frank Baum era um homem sonhador e criativo, que sempre gostou de estar rodeado de crianças e contar histórias para elas. 

Antes de ser um escritor de sucesso, foi editor de jornal, ator, gerente de vendas, vendedor ambulante e até tentou criar uma raça exótica de galinhas. 

Passava muitas horas viajando a trabalho e na volta gostava de contar histórias para os filhos e para as crianças da vizinhança. 

Foi assim que sua sogra o incentivou a escrever as histórias que contava. Nasceu então o primeiro livro de Baum, 'Mamãe Ganso em Prosa' (1897). No ano seguinte, Baum publicou "Papai Ganso", que se tornou um grande sucesso e o best-seller infantil daquele ano. Este livro foi ilustrado por W. W. Denslow, com quem ele trabalharia de novo em 'O Mágico de Oz'.


O Maravilhoso Mágico de Oz

Uma noite, um grupo de crianças pegou Baum de surpresa e exigiu que ele contasse uma história. Baum contou-lhes a respeito de uma menina de fazenda do Kansas chamada Dorothy, que foi carregada por um ciclone para uma terra estranha onde encontrou um espantalho, um homem de lata e um leão medroso. Uma das crianças perguntou:

- Como se chama essa terra?

Pego de surpresa, Baum olhou em volta a procura de inspiração. Num canto da sala havia uns arquivos, e um deles estava marcado com as letras O - Z.

'A Terra de Oz!', exclamou sem saber que acabava de acrescentar uma nova palavra à língua inglesa.

Nascia então um dos livros de mais sucesso de todos os tempos: "The Wonderful Wizard of Oz" (O Maravilhoso Mágico de Oz). 

Baum e o ilustrador Denslow queriam que o livro fosse refinado e tivesse cores, o que era raro na época. Seriam 24 gravuras coloridas e mais de 100 ilustrações em duas cores. 

O livro foi considerado uma inovação e arrancou elogios do The New York Times. A publicação vendeu 90 mil exemplares, tornando-se best seller por dois anos consecutivos. 

A ideia de Baum era escrever um volume só. No entanto, o apelo que tinha para as crianças e a forma com que despertava a atenção delas fizeram com que o livro fosse um sucesso, e, quatro anos depois, a pedido do público, ele escreveu uma continuação. 

Ao todo foram 14 volumes escritos por Baum contando as histórias da Terra de Oz. Seu último livro, 'Glinda of Oz', foi publicado um ano após sua morte, em 1920, mas a série de Oz continuou a ser escrita e publicada ainda por muito tempo por meio de vários autores. 

A obra de Baum tem sido traduzida para diversos idiomas e adaptada para o cinema, teatro e televisão. 

Dois anos depois da publicação, Baum, Denslow, o compositor Paul Tietjens e o diretor Julian Mitchell produziram um musical baseado na história do livro. O espetáculo 'O Mágico de Oz' estreou em Chicago para, logo depois, conquistar os palcos da Broadway. A produção acabou ficando mais de um ano em cartaz em Nova York e Brooklin; e viajou durante seis anos pelos Estados Unidos.

A magia da história de Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde continua encantando crianças e adultos do mundo inteiro até os dias de hoje. Tudo isso foi fruto da imaginação de um homem que nos deixou esse legado, nos deixou a Terra de Oz. 




Curiosidades 

* Baum publicou vários livros não relacionados à Oz. Várias obras de sua autoria foram publicadas com pseudônimos diferentes, como "Edith Van Dine", "Schuyler Staunton" "Laura Bancroft", "Suzanne Metcalf", "Capt. Fitzgerald" e um como anônimo.


* Alguns veem a história de L. Frank Baum como uma sátira política e social. A menina do Centro-Oeste (típico cidadão norte-americano) reúne-se com um espantalho sem cérebro (agricultores), um homem de lata sem coração (indústria), um leão covarde (políticos, em particular, William Jennings Bryan) e um mágico impotente (tecnologia). 


Fontes de Consulta: 

"O Mágico Em Nós: O desenvolver da formação de identidade a partir da representação dos personagens em O mágico de Oz, de Frank Baum". Enilda Florindo Góes, 2008.

The Man Behind the Curtain: L. Frank Baum e O Mágico de Oz. Por Linda McGovern. 

O Mágico Que Criou Oz. Por Aureo Brandão. 

"Muito. Muito Antes do Arco-Íris - A Primeira Versão de The Wizard of Oz para a Broadway". Por Claudio Erlichman. 

Wikipedia

O que explica o mau desempenho de Aécio Neves no Ranking do Progresso?

Legislativo

O candidato a presidente Aécio Neves (PSDB), durante o último debate do segundo turno promovido pela Rede Globo no Projac, no Rio de Janeiro
O candidato a presidente Aécio Neves (PSDB), durante o último debate do segundo turno promovido pela Rede Globo no Projac, no Rio de Janeiro   (Ivan Pacheco/VEJA.com)
O que explica a má colocação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na edição de 2014 do Ranking do Progresso de VEJA em parceria com o Núcleo de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Necon)? Candidato à Presidência desde junho deste ano, Aécio saiu em campanha pelo país, o que evidentemente o afastou de Brasília e da movimentação cotidiana do Senado. Era natural, dada a ausência, imperativa aos candidatos a qualquer cargo, mas sobretudo aos postulantes a presidente, que Aécio fosse penalizado por dedicar menos tempo à atividade legislativa, votando menos do que poderia, por exemplo. Se tivesse votado em todas as ocasiões e aproveitado as oportunidades para fazer mais pronunciamentos e apresentar mais emendas, Aécio apareceria melhor posicionado na listagem. Os mais de 51 milhões de votos obtidos por Aécio na disputa presidencial vencida por Dilma Rousseff, com vantagem de pouco mais de 3 milhões de votos, indicam a relevância e a aprovação por um imenso grupo de brasileiros do trabalho parlamentar do senador mineiro desde fevereiro de 2011, respeitado tanto por companheiros de partido como por opositores. Sua posição no Ranking do Progresso em 2014 é, portanto, um ponto absolutamente fora da curva.

Receita disponibiliza amanhã serviço para verificação de débitos com o Simples


O serviço Consulta Débitos Após o Prazo para Regularização (Sivex), que permite ao contribuinte verificar a relação dos débitos motivadores da exclusão de ofício do Simples Nacional, estará disponível a partir de amanhã (29).
A consulta poderá ser feita por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC ), no site da Receita Federal. De acordo com as orientações da Receita, basta o contribuinte seguir o caminho Empresa / Simples Nacional /Consulta Débitos Após o Prazo para Regularização – Sivex.
O Simples Nacional é um regime simplificado e compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte, com a participação da União, estados, Distrito Federal e municípios.
Fonte: Agência Brasil

Aprenda a investir em dólares

A experiência das últimas duas décadas mostra que, via de regra, o investidor brasileiro precisa aprender a avaliar oportunidades gringas quando a economia doméstica patina.
Trata-se ainda de uma barreira cultural por aqui.
Podemos aprender com os vizinhos mais próximos. Argentinos e chilenos aplicam habitualmente em produtos financeiros denominados em dólares. Uruguaios fazem o mesmo, aproveitando-se de uma legislação bastante flexível nesse sentido.
No entanto, nós brasileiros continuamos viciados nas soluções caseiras, mesmo quando elas perdem para a inflação e para os impostos excessivos.
A desculpa de ignorância está sempre à mão, mas ela só serve para prejudicar nossos próprios bolsos. Ademais, não podemos sequer alegar desconhecimento do assunto: investir em moeda forte é muito mais fácil do que parece à primeira vista.
Por que os analistas da Empiricus recomendam aplicações em moeda forte?
Primeiramente, entendemos que o posicionamento em dólares deve ser religioso dentro de sua carteira, independente do momento econômico.
Ao ter parte de sua riqueza em USD, você diversifica a exposição de seu patrimônio, amenizando o risco-Brasil.
Um exemplo simples dos benefícios dessa diversificação: a inflação brasileira roda sistematicamente acima da inflação global. Isso faz com que – tudo o mais constante – o real perca valor em relação às moedas internacionais, sendo o dólar a principal delas.
De forma a impedir essa perda rotineira de valor, temos que oferecer taxas de juros muito superiores às do restante do mundo. Em condições normalizadas, isso não é tanto um problema, pois conseguimos pagar os juros com algum esforço. Mas quando a economia doméstica sai do prumo ou ocorre uma crise externa, nossa credibilidade afunda rapidamente e, por conseguinte, o dólar dispara em relação ao real.
Atenta à conjuntura que se desenha neste fim de 2014, a Empiricus calcula grandes chances de um evento de estresse cambial ao longo dos próximos meses, associado à possível reeleição de Dilma e à contração monetária esboçada nos EUA. Em tal cenário, os analistas da consultoria fazem projeções preocupantes para o real, e ambiciosas para o dólar, bem acima do patamar atual.
Desta vez, ao contrário das outras, você poderá se beneficiar diretamente da valorização do USD. Basta saber para onde ele vai, e como investir.

Bolsonaro e Alexandre Garcia falam sobre a Comissão da Verdade









Exagerou na ceia? Conheça 7 alimentos para desinchar

Dieta

Retenção de líquido, causada pelo consumo de alimentos comuns nas festas de fim de ano, pode elevar o peso em até 2 quilos

Patricia Orlando
Sódio em excesso pode aumentar em dois quilos o peso corporal por reter líquido no organismo
Sódio em excesso pode aumentar em dois quilos o peso corporal por reter líquido no organismo (Thinkstock/VEJA)
Não se surpreenda se você acordou depois da ceia com 2 quilos a mais na balança. Trata-se de retenção de líquido, decorrente dos excessos alimentares e da ingestão elevada de sódio. Apenas 1 grama de sal pode reter até 200 ml de água no organismo. 
De acordo com o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração - HCor, em São Paulo, quando se consome muito sal, o volume dos vasos sanguíneos tende a aumentar para que o sódio seja diluído e, assim, excretado com mais facilidade. “Esse é o mecanismo que causa a sensação de inchaço. Mas é momentâneo”, explica. O sódio demora, em média, três dias para ser eliminado pelo organismo.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ingerir até 2 gramas de sódio por dia, equivalentes a 5 gramas de sal. É fácil ultrapassar esse limite consumindo enlatados e embutidos, sempre presentes nas festas de fim de ano. Em duas fatias de presunto cozido, por exemplo, há 467 mg de sódio. A mesma quantidade de tender tem 445 mg. “Embutidos e produtos industrializados correspondem a cerca de 70% do nosso consumo diário de sal”, diz Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
Alimentos que desincham

Mamão

O mamão contém a enzima papaína, que ajuda na digestão ao auxiliar a quebra das moléculas de proteína. Ao facilitar a digestão, o sódio é excretado pelo organismo com mais facilidade.

Abacaxi

O abacaxi tem a enzima bromelina, semelhante à papaína presente no mamão. Com a mesma ação de auxiliar a quebra de proteínas, a enzima ajuda na excreção do sódio. “O importante é comer a fruta em si. O suco de abacaxi é muito calórico”, diz o endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, vice-presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), comer abacaxi logo após a refeição é ideal. Não jogue as cascas fora. Elas carregam tanta bromelina quanto a polpa e servem para fazer chá.

Água

Para remover o excesso de líquido do organismo, é essencial tomar água. Ela estimulará o trabalho dos rins e ajudará a diluir o sódio. “Beber mais água faz o sistema urinário aumentar o seu funcionamento e a eliminar mais rapidamente os líquidos e os eletrólitos do sódio”, diz o nutrólogo Daniel Magnoni. A recomendação é tomar de 1,5 litro a 2 litros por dia, não mais do que isso. 

Banana

A banana é uma fruta rica em potássio, nutriente que auxilia na remoção do sódio pelo organismo por contrabalancear os efeitos do sódio. “Além disso, algumas pesquisas mostram que o consumo de potássio associado à baixa ingestão de sódio está relacionado com a diminuição da pressão arterial”, diz Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Chás

Além de estimularem os rins, como a água, os chás contêm fenólicos, compostos que reduzem o acúmulo de líquido na parede das artérias e são antioxidantes. “Se você conseguir diluir o excesso de sódio, a excreção será mais fácil”, aponta João Eduardo Nunes Salles.

Abacate

O abacate é uma das frutas que mais contêm potássio: 485 miligramas para cada 100 gramas. Assim como a banana, o abacate ajudará na excreção de sódio. Consumir frutas ricas em potássio é, ao lado da ingestão de água, uma das formas mais eficientes de desinchar.

Vegetais

Os vegetais possuem grandes quantidades de potássio e são alimentos de fácil digestão, características que ajudam na excreção de sódio. Por esses motivos, os vegetais devem ser os principais componentes das refeições no dia seguinte à ingestão exagerada de sódio. Mas cuidado com molhos prontos: eles são ricos em sódio.
Fontes: João Eduardo Nunes Salles, endocrinologista e vice-presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital do Coração - HCor, em São Paulo.

The Doors - Touch Me (Live)