quinta-feira 13 2016

Não tem espaço e quer um jardim em casa? Crie seu próprio jardim vertical!




Está na moda. É fácil de fazer e cuidar. E o melhor de tudo: não requer muito espaço. Cada dia mais as pessoas adoradoras de plantas e flores estão optando por fazer jardins verticais dentro de casa. Essa opção é a melhor para quem tem pouco espaço, não possui uma cada com quintal ou quem mora em apartamentos.

Plantas e flores são sempre bem-vindas na hora de decorar. Mas e quando o nosso problema é a falta de espaço a coisa complica. Pensando nisso é que os decoradores mais famosos do mundo começaram a inovar e investir nos jardins suspensos, ou simplesmente jardins verticais.

Usar plantas dentro de casa faz bem para a saúde, renova o oxigênio e traz tranquilidade e sensação de frescos ao ambiente, além de embelezar cada cômodo, dentro e fora de casa. E quem começou essa mania que ganha as páginas de todas as revistas de decoração foi o botânico francês Patrick Blanc, um especialista em plantas subtropicais, que invetou o conceito vertical e espalhou pelo mundo.


Patrick entendeu que além de terra a planta necessita essencial e basicamente de três elementos para viver: luz, água e nutrientes. Por isso, viu que a terra em si era algo dispensável. Criando assim estruturas que poderiam ser usadas para acomodar essas plantas sem que ela perdesse seu tempo de vida normal.

Esse tipo de jardim é perfeito para aquelas pessoas que moram a 'apertamentos' e não tem espaço nem para colocar um vasinho no canto da sala. Ou simplesmente aqueles que querem decorar o escritório de forma moderna sem precisar usar vasos gigantesco nos ambientes. Para isso é necessário saber que os jardins devem ser instalados em paredes ou estantes próximas a janelas e varandas ou em fachadas e muros, para que recebam ventilação e luz necessária todos os dias.

Para montar seu próprio jardim vertical será necessário comprar uma moldura de metal para fazer a base, PVC para dar rigidez e feltro para fixar as raízes em crescimento. Você pode comprar as peças e montar seu jardim como quiser ou então ir em lojas especializadas em plantas que já vendem kits prontos para montagem de jardins suspensos ou verticais e até quadros onde já vem com plantas de diversas espécies já fixadas.


Lembre-se de instalar em locais onde possa ser molhado, afinal sua planta requer irrigação. Se você tiver grana o suficiente pode mandar instalar um sistema automático para molhar as plantinhas, mas a boa e velha manual de regar fazem o mesmo efeito. Você pode usar embalagens plásticas de spray para pulverizar as plantas.

Na hora de escolher qual a melhor espécie para sua casa opte por plantas que sobrevivam ao ambiente onde será colocada. Prefira as samambaias e orquídeas, que são plantas que gostam de 'subir literalmente' pelas paredes. Estude bem qual o tipo que irá comprar, pois algumas necessitam de luz solar direta, enquanto outras já preferem ficar escondidinhas na sombra.

Agora que você já sabe como montar um jardim vertical, mãos à obra e vamos trabalhar. Se você fizer o seu, depois tira uma foto e mostra para eu publicar aqui! Gostaram da dica?
(Magal)

The Doors - Touch Me (Live)