sexta-feira 27 2018

A história do café preservada bem pertinho de São Paulo

O Brasil viveu um longo e lucrativo ciclo do café, há muitos anos atrás, e na época, em meados de 1810, uma grande fazenda foi fundada e lá está, preservada até os dias de hoje para que possamos vivenciar a história de nossa região.
turismo jundiai - A história do café preservada bem pertinho de São Paulo
Com mais de 350 mil pés de café em seus tempos de glória, que aconteceu ao longo do ciclo do café do Brasil, um período em que diziam que nosso país produzia o Ouro Negro, já que os grãos de café ficam escuros e rendiam muito dinheiro, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, que havia sido fundada como uma produtora de Cana-de-Açúcar, viveu seu auge com a produção de Café.
turismo jundiai 0 - A história do café preservada bem pertinho de São Paulo
A produção efetiva de café teve inicio na fazenda por volta de 1860, quando toda a então, província de São Paulo foi dominada por esta cultura. A produção na região era tão grande, que levou a construção da primeira ferrovia paulista, a The São Paulo Railway Company, que ligava a região de Jundiaí ao Porto de Santos, justamente para que a produção fosse escoada para a Europa com mais agilidade e facilidade.
guia da smana - A história do café preservada bem pertinho de São Paulo
Como todas as demais naquele tempo, a cultura do Café no Brasil era totalmente dependente de mão de obra escrava, com a abolição da escravatura em 1882 e a chegada de muitos imigrantes europeus, em busca de uma vida melhor e sem guerras, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição recebeu nesta época muitas vinhas, diretamente trazidas por italianos que chegaram a região e mudaram a cultura da fazenda, motivados pela necessidade de produzir algo e pelo clima propicio da região.

turismo jundiai 00 - A história do café preservada bem pertinho de São Paulo
Senzala

Os 3 mil alqueires da Fazenda eram propriedade de Francisco José da Conceição, mais conhecido como o Barão de Serra Negra, que tinha também várias outras fazendas na região, que atualmente é a cidade de Jundiaí. As fazendas do Barão de Serra Negra, receberam muitas visitas ilustres, dentre as mais famosas, ele recebeu o Imperador Dom Pedro II, sua esposa, a Imperatriz Dona Thereza Christina e sua filha, a Princesa Isabel.
tripadvisor 1 - A história do café preservada bem pertinho de São Paulo
Atualmente, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição é um espaço dedicado a cultura e ao lazer, promove turismo rural e cultural, o roteiro inclui passeio por toda a fazenda, que tem seus prédios históricos preservados, podemos conhecer a Casa Grande, que é a Sede da Fazenda, a Senzala e o Museu do Café.
fnsc - A história do café preservada bem pertinho de São Paulo
O restaurante com comidas típicas e sabor de interior é bem gostoso, aconchegante e cheio de boas comidas, dessas que queremos comer bastante! Além disso, eles tem um empório, para que possamos levar pequenas delícias para casa.
faz n senhora conceicao 2 - A história do café preservada bem pertinho de São Paulo
Há um trenzinho para um gostoso passeio pela fazenda com a família! A Fazenda Nossa Senhora da Conceição é um agradável lugar histórico, bem legal para visitar, conhecer mais da história da nossa região e saborear boa comida.

FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE




A Fazenda do Secretário é o melhor exemplo de solar rural cafeeiro em estilo neoclássico existente no Brasil. Localizada no Município de Vassouras, RJ, a propriedade chegou a possuir 500 mil pés de café e 366 escravos. Restaurada e mobiliada ao estilo da época, o solar foi construído em meados do século XIX (1830) por Laureano Correa e Castro, o Barão de Campo Belo.
O Barão foi Coronel Comandante Superior da Guarda Nacional de Vassouras e Iguaçu, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Comendador da Ordem da Rosa. O título de Barão lhe foi agraciado em 1854 pelo Imperador Dom Pedro II. A fazenda do Secretário possui vários aposentos, uma escadaria importada da Europa em madeira de lei, salão de baile, escritórios, biblioteca, sala de jantar e banquete, capela e pinturas do catalão José Maria Villaronga: conhecido por suas obras em estilo "trompe d'oeil", uma das características da decoração interior das fazendas do Vale do Paraíba. Os jardins com sua extraordinária beleza e dimensão, possuem estátuas em ferro fundido da fomosa fundição Barbezat & Co., localizada no Vale d'Osne. A Fazenda do Secretário foi retratada por Vitor Frond, renomado pintor, e já serviu de cenário para várias produções da TV Globo como as minisséries "Os Maias" e "Os Quintos dos Infernos".