Nutrição
Segundo organização, além de "deliciosos", insetos são abundantes, nutritivos e a produção deles, de baixo custo
Insetos: Para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, insetos podem ajudar a combater a fome(Remy Gabalda/AFP)
A FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, lançou nesta segunda-feira um programa que orienta as pessoas a comer insetos como forma de combater a fome e promover a segurança alimentar. O programa também tem como objetivo incentivar a criação em larga escala de insetos — alimento, segundo a FAO, rico em nutrientes, de baixo custo, ecológico e “delicioso”.
De acordo com a FAO, dois bilhões de pessoas em culturas da África, Ásia e América Latina — quase um terço da população mundial — já consomem insetos, mas o potencial de consumo é muito maior. "Essas pessoas comem insetos pois são deliciosos e nutritivos. Nossa mensagem é: coma insetos, eles são abundantes e uma rica fonte de proteínas e minerais", disse Eva Ursula Müller, diretora do Departamento de Política Econômica Florestal da FAO durante a apresentação do projeto, em Roma.
Os trilhões de insetos, que se reproduzem sem parar na terra, no ar e na água, "apresentam maiores taxas de crescimento e um baixo impacto sobre o meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida", disseram os especialistas da FAO. De acordo com seus cálculos, cerca de 900 espécies de insetos são comestíveis.
Segundo a FAO, são necessários 2 quilos de ração para produzir 1 quilo de insetos — muito menos do que o exigido pelo gado, por exemplo, que requer 8 quilos de alimento para produzir apenas 1 quilo de carne. Além disso, a criação de insetos é simples, já pode ser feita a partir de resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos, e também a partir de compostos e estrume. Outro benefício de comer insetos é que eles "são nutritivos, com um elevado teor de proteínas, gorduras e minerais" e "podem ser consumidos inteiros ou em pó e incorporados em outros alimentos", informou a organização em comunicado.
Para alimentar — Os insetos também são usados para garantir a nutrição dos animais, complementando muitas vezes outros recursos, como soja e farinha de peixe. De acordo com a FAO, "até 2050, mais de nove bilhões de pessoas vão precisar ser alimentadas, assim como os bilhões de animais criados a cada ano" para atender diversas necessidades, em um momento em que "a poluição do solo e da água devido à produção intensiva de animais de pastoreio levam a degradação das florestas". Abaixo uma lista de insetos comestíveis:
Besouro
Os besouros, ou os coleópteros, são os principais insetos comestíveis do mundo.
Borboleta
As borboletas fazem parte da ordem dos lepidópteros, que também inclui mariposas.
Mariposa
Como as borboletas, fazem parte da ordem dos lepidópteros.
Abelha
O inseto faz parte da ordem dos himenópteros, um dos maiores grupos dentre os insetos.
Vespa
O inseto faz parte da ordem dos himenópteros, um dos maiores grupos dentre os insetos.
Formiga
O inseto faz parte da ordem dos himenópteros, um dos maiores grupos dentre os insetos.
Gafanhoto
O gafanhoto é um ortóptero, assim como o grilo.
Grilo
O grilo também é um ortóptero.
Cupim
Os cupins são isópteros.
Percevejo
O inseto faz parte da ordem dos hemípteros.
Cigarra
As cigarras são insetos homópteros.
Fonte: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
(Com agência France-Presse)