quinta-feira 05 2015

Jorge Grespan | A crítica da economia política em Marx | IV Curso Livre ...

Os Normais - Episódio 1 - Todos São Normais





Renan e desmascarado por Aécio




Aécio Neves X Renan Calheiros 
O PSDB havia indicado o nome de Paulo Bauer (PSDB-SC) para ocupar o cargo com base no princípio de proporcionalidade, que assegura às bancadas indicações baseadas no tamanho das mesmas. Quando PMDB e PT orquestraram uma candidatura para concorrer com a indicação tucana, o clima esquentou.
Renan resolveu colocar em votação a escolha do cargo. Por trás desse gesto houve uma articulação de PMDB e PT para que todos aqueles que haviam votado em Renan para presidente do Senado escolhessem Vicentinho Alves (PR-TO) como forma de impedir a indicação do PSDB. Foi por causa disso que Aécio resolveu discutir com o presidente da Casa.
No bate boca com Renan, Aécio retira a bancada do PSDB do plenário e afirma que o presidente representa somente os senadores que o elegeram.
Não haverá nenhum senador do PSDB e do PSB na Mesa diretora e muito provavelmente nas comissões

Ficou tudo do jeito que o diabo gosta!

PT recebeu US$ 200 milhões em propinas no petrolão, estima delator

Justiça

Pagamento envolveu 90 contratos de obras de grande porte entre a Petrobras, empresas coligadas e consórcios de empreiteiras, afirmou Pedro Barusco

Laryssa Borges, de Brasília, e Daniel Haidar
Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras
Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras (Divulgação)
O ex-gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco afirmou à Justiça Federal, em acordo de delação premiada, que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, recebeu entre 150 milhões de dólares e 200 milhões de dólares em propina entre 2003 e 2013 por meio de desvios e fraudes em contratos com a Petrobras.
“Durante o período em que foi gerente executivo de Engenharia da Petrobras, subordinado ao diretor de Serviços, Renato de Souza Duque, entre fevereiro de 2003 a março de 2011, houve pagamento de propinas em favor do declarante [Barusco] e de Renato Duque, bem como em favor de João Vaccari Neto”, diz trecho do depoimento de Barusco.
O pagamento envolveu 90 contratos de obras de grande porte entre a Petrobras, empresas coligadas e consórcios de empreiteiras. Os contratos estavam vinculados às diretorias de Abastecimento, Gás e Energia e Exploração e Produção. No rateio da propina, normalmente era cobrado 2% do valor do contrato, sendo que 1% era administrado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, e o outro 1% era repartido entre o PT e diretores da Petrobras, incluindo Renato Duque e Jorge Zelada, da Área Internacional da petroleira.​
O delator detalhou a atuação de grandes operadores com atuação na Diretoria de Serviços. Um dos delatados foi o lobista Júlio Faerman, representante da holandesa SBM no Brasil. Segundo Barusco, Duque pediu a Faerman 300.000 dólares para a campanha do PT em 2010, “provavelmente a pedido de Vaccari”.
Mesmo  após a saída de Duque e de Barusco da estatal, o propinoduto continuou ativo até fevereiro de 2014, admitiu o delator. Entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014, ele foi diretor de operações da Sete Brasil, uma empresa com participação societária da Petrobras, de bancos e de fundos de pensão. Barusco contou ainda que "soube que João Vaccari, em nome do PT, recebeu do estaleiro Keppel Fels a quantia de 4.523.000,00 dólares a título de propina".

Jorge Grespan | A crítica da economia política em Marx | IV Curso Livre ...





Nesta aula a questão central é novamente Marx e a crítica da economia política, recorrendo desta vez principalmente a "O capital", de Marx. Compreender a arquitetônica obra de Marx nos seus três níveis, produção, circulação e consumo, bem como as relações internas dos conceitos em cada um, é o objetivo da aula em questão.





Ruy Braga | Democracia, trabalho e socialismo em Marx e Engels | IV Curs...





Nesta última aula do IV Curso Livre Marx-Engels, ministrada por Ruy Braga, a ênfase é em como Marx concebe o papel do programa do partido na luta democrática e sua concepção da transição socialista; o texto básico é a "Crítica do programa de Gotha" (1875) e, subsidiariamente, "O socialismo jurídico" (1887).








The Doors - Touch Me (Live)