sexta-feira 25 2013

Fernanda Montenegro - Sobre o Ator se Produzir



Fernanda Montenegro e Nelson Xavier - Leitura da Peça - Eles Não Usam Bl...



Fernanda Montenegro (1/2) - Papo Cabeça



Sintonia - Fernanda Montenegro (Atriz) (Bloco 2/2)



Leda Nagle entrevista a atriz Fernanda Montenegro



STARTE - GRANDES ATRIZES - Fernanda Montenegro.



Fernanda Montenegro - Uma Dica Para Atores










Uau! Fernanda Montenegro, afirmou recentemente a uma entrevista no Programa Starte - GloboNews quando questionada sobre que dica daria a um ator que está começando a carreira, ela aconselha que eles desistam. "Confundem teatro com liberdades, licenciosidades, glórias, paetês, retrato no jornal, riquezas." Por outro lado ela comenta: "agora se morrer porque não está fazendo isso, se adoecer, se ficar em tal desassossego que não tem nem como dormir, aí volte, mas se não passar por esse distanciamento e pela necessidade dessas tábuas aqui, não é do ramo"


Fernanda Montenegro - Uma Dica Para Atores



Aconteceu: Maria Bethânia recebeu elogios de Fernanda Montenegro no Rio


Atriz foi ao show da cantora baiana no Rio de Janeiro em:  20/11/12 às 10h39
Que a Maria Bethânia é uma artista consagrada e muito elogiada por suas interpretações únicas, não é nenhuma novidade. Mas, receber um elogio da atriz Fernanda Montenegro não é pra todo mundo.
A atriz compareceu ao show da Bethânia, no último domingo (18), na casa de shows Viva Rio, no Rio de Janeiro. “O show foi extraordinário. Maria Bethânia é um orixá, quase uma entidade”, comentou a atriz falando da cantora.

Maria Bethânia declama Fernando Pessoa e cantando O doce mistério da vida



Número de planetas extrassolares ultrapassa marca de 1 mil

Por Herton Escobar, estadao.com.br
Herton Escobar / O Estado de S. Paulo A busca do homem por planetas extraterrestres e pela possibilidade...



Herton Escobar / O Estado de S. Paulo
A busca do homem por planetas extraterrestres e pela possibilidade de haver vida fora da Terra atingiu hoje um marco simbólico, porém histórico. O número de planetas descobertos fora do sistema solar ultrapassou a marca de 1 mil, chegando a 1.010 na Enciclopédia de Planetas Extrassolares, um dos principais catálogos de referência nessa área de pesquisa.
A lista é atualizada quase que diariamente pelo pesquisador Jean Schneider, do Observatório de Paris, à medida que novas descobertas são anunciadas - algo que já se tornou rotina nesses últimos 21 anos, desde a detecção dos primeiros exoplanetas (como também são chamados), em 1992.
A marca foi ultrapassada ontem com a inclusão da descoberta de 11 novos planetas pelo projeto WASP (Wise Angle Search for Planets), na Europa. Outros catálogos ainda não chegaram a 1 mil, mas estão todos próximos dessa marca (acima de 900). O Arquivo de Exoplanetas da Nasa, por exemplo, contabilizava até ontem 919 planetas, ao redor de 709 estrelas.
As variações devem-se a diferentes critérios para inclusão de novos planetas nas listas. O arquivo da Nasa, por exemplo, só inclui descobertas publicadas ou já aceitas para publicação em revistas científicas, enquanto que a enciclopédia de Schneider aceita anúncios pré-publicação, desde que feitos por grupos com respaldo científico reconhecido. "A Nasa é um pouco mais rígida nesse sentido. Mas todos os planetas acabam entrando nos dois catálogos; é só o tempo de inclusão que é diferente", avalia o professor Sylvio Ferraz Mello, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. "O número, na verdade, já passou de 1 mil faz tempo, pois há muitos planetas já descobertos que ainda não foram anunciados", completa ele.
Seja qual for o número exato, essa amostra de 1 mil e tantos planetas já permite aos pesquisadores fazer uma série de análises e extrapolações sobre a diversidade e abundância de planetas existentes fora do sistema solar, que não eram possíveis 10 ou 20 anos atrás. E, com base nessas estimativas, fazer inferências sobre a possibilidade de haver vida fora da Terra -- que estatisticamente falando é alta, segundo a maioria dos cientistas, apesar de não haver nenhuma prova direta disso.
"A possibilidade de haver vida em outros planetas é muito grande. Não temos nada de especial, então não faz sentido pensar que aconteceu só aqui", diz o professor Eduardo Janot Pacheco, também do IAG. A grande maioria dos exoplanetas descobertos e confirmados até agora é composta de gigantes gasosos, como Júpiter ou Netuno, incapazes de abrigar vida como a conhecemos. Quando se inclui os planetas "candidatos" descobertos mais recentemente pelo telescópio espacial Kepler, porém, as estatísticas indicam que os planetas mais comuns no espçao são justamente os pequenos e rochosos, parecidos com a Terra. O problema é que, por serem pequenos, eles são muitos mais difíceis de serem detectados; por isso as listas atuais têm ainda um "viés tecnológico" que favorece numericamente os planetas gigantes.
"Inicialmente, na década de 1990, só tínhamos os gigantes, tipo Júpiter. Depois começaram a aparecer os mais parecidos com Urano e Netuno, que também são gigantes gasosos, só que menores. Agora começam a aparecer os planetas com massa e raio semelhantes aos da Terra", diz o professor Jorge Melendez, também do IAG. "Os mais comuns, aparentemente, são esses menores; o que é muito promissor."
"O grande objetivo é encontrar um gêmeo da Terra", completa Melendez. Por isso, entenda-se um planeta pequeno, rochoso e com condições para abrigar vida como a conhecemos - ou seja, com órbita inserida na chamada "zona habitável" de sua estrela, onde a temperatura permite ter água líquida na superfície. Isso ainda não foi achado, mas parece ser uma questão de tempo e tecnologia para que eles comecem a aparecer , segundo os pesquisadores.
A estimativa baseada em dados do Kepler, segundo Janot, é que haja cerca de 1 bilhão de planetas rochosos nas zonas habitáveis de estrelas somente na Via Láctea (a galáxia na qual se encontra o Sistema Solar)  -- sem contar todas os outros bilhões de galáxias do Universo.
Segundo o astrofísico Gustavo Mello, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estima-se que pelo menos 10% das estrelas (ou seja, 1 em cada 10) tenham planetas rochosos na sua zona habitável. "Esses números são muito incertos ainda, mas o que podemos dizer é que uma fração substancial das estrelas possuem planetas rochosos na zona habitável", afirma ele.
Revés. Infelizmente para os pesquisadores, esse marco na descoberta de novos planetas ocorre justamente no momento em que os dois telescópios espaciais que revolucionaram a área nos últimos anos deixaram de funcionar: o Kepler, da Nasa, e o CoRoT, do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (em parceria com outros países, entre eles o Brasil). O primeiro teve de ser aposentado em agosto, de forma prematura, por causa de falhas em dois de seus quatro giroscópios (instrumentos que mantêm o telescópio apontado para o lugar certo). O segundo parou de funcionar em junho, depois de sete anos em operação.
Assim, nos próximos anos, caberá aos telescópios em terra tentar manter o ritmo das descobertas.
-- Post atualizado às 6h do dia 23/10/2013

Prefeito suspende alvará do Instituto Royal por 60 dias

Por JOSÉ MARIA TOMAZELA, estadao.com.br
Um dia depois de ter vistoriado as instalações e considerado que estavam aptas a funcionar, o prefeito de São Roque,...



Um dia depois de ter vistoriado as instalações e considerado que estavam aptas a funcionar, o prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa (PMDB), suspendeu nesta sexta-feira, 25, por 60 dias, o alvará de funcionamento do Instituto Royal. Segundo ele, a suspensão resultou de um acordo com o próprio instituto para que sejam apuradas denúncias de maus-tratos dos animais.
O prefeito recebeu deputados federais que integram uma comissão externa da Câmara criada para apurar os supostos maus-tratos aos cães. O instituto foi invadido na madrugada do último dia 18 por ativistas que retiraram 178 cães da raça beagle, usados em testes com medicamentos. As instalações foram depredadas.
Os parlamentares Iara Bernardi (PT-SP), Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Ricardo Izar (PSD-SP) e Protógenes Queiroz (PC do B-SP) cobravam o imediato fechamento da unidade por entender que existem práticas de maus-tratos. O grupo se dirigia, no início da noite, ao instituto para vistoriar as instalações na companhia do deputado estadual Feliciano Filho (PEN) que também estava na cidade. O prefeito seguiu para o local para notificar os funcionários que lá estivessem sobre a paralisação das atividades. No dia anterior, ele dissera que as instalações eram adequadas para as pesquisas feitas pelo instituto e que não via razão para suspender o alvará.
Mais cedo, os parlamentares haviam se reunido com o promotor Wilson Velasco Júnior, que investiga denúncias de maus tratos contra os animais desde 2012, e sugeriram que o Ministério Público Estadual enviasse à Justiça um pedido de fechamento do instituto. O grupo também conversou com o delegado do município, Marcelo Pontes, que até quinta-feira estava à frente das investigações. O caso, agora, é apurado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Sorocaba.
De acordo com o deputado Protógenes, presidente da comissão, o objetivo é reunir novos documentos que comprovem os maus-tratos sofridos pelos cães. "Já temos documentos que provam o que os animais passavam no local. Queremos fechar essa instituição e fiscalizar os R$ 5 milhões de recursos públicos que foram repassados ao instituto", disse. Ele considera importante recuperar os 178 cães levados durante a invasão para que passem por perícia. Até quinta-feira, 24, apenas três animais tinham sido recuperados.
Os deputados tiveram acesso a uma relação de fornecedores de cães da raça beagle ao instituto e constaram que, entre eles, figura a Fazenda Angolana, também localizada em São Roque. O documento mostra que o instituto tinha muitos fornecedores e que a fazenda fornecera, no período de dois anos, três animais.
Os donos da fazenda, que vêm sendo ameaçados por ativistas, haviam negado a venda de beagles ao Royal. Na relação, há indícios de que o instituto vendia os cães após os testes. A direção do instituto divulgara que os cães eram doados, e não vendidos, após os testes.

DICA DE FILME: Você já viu “Argo”? Se não, vá assistir — e diga se mereceu o Oscar de o melhor de 2012


ESPIÕES TAMBÉM SUAM FRIO -- Affleck, como o agente da CIA Tony Mendez, destoa da multidão em um bazar da Teerã recriada em Istambul e Los Angeles
ESPIÕES TAMBÉM SUAM FRIO -- Affleck, como o agente da CIA Tony Mendez, destoa da multidão em um bazar da Teerã recriada em Istambul e Los Angeles
Crítica de Isabela Boscov, publicada em edição impressa de VEJA
MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO
Em Argo, seu terceiro e ótimo filme na direção, Ben Affleck trata de um episódio que só não é inacreditável porque aconteceu de fato
Em meados da década passada, Ben Affleck se rendeu às evidências. Percebeu que ficaria eternizado como o ator de queixo duro deArmageddon e Pearl Harbor, e como a figura de troça dos tabloides que circulava por Los Angeles apalpando o derrière da namorada Jennifer Lopez, se não tomasse uma atitude para, como disse ele à revista Time, “alinhar a pessoa que sou com o trabalho que faço”.
O realinhamento foi iniciado em 2007, com Medo da Verdade, prosseguiu de forma muito bem-sucedida em 2010, com Atração Perigosa, e culmina agora com Argo (Estados Unidos, 2012): depois de ganhar um Oscar de roteiro com o amigo Matt Damon em 1998 porGênio Indomável, e de então descer a paroxismos de ridículo pessoal e profissional, Affleck se casou com outra Jennifer, muito mais discreta e respeitável – a atriz Jennifer Garner -, teve com ela três filhos e reconstruiu em boa medida sua carreira de ator.
E, este o detalhe mais interessante, tornou-se um diretor cada vez mais hábil, e mais respeitado. Com Argo, ganhou o Oscar de melhor filme de 2012. Amparado pelo prestígio e por bilheterias sólidas, é objeto de tanta fé na Warner que tem sido o primeiro a receber os melhores roteiros que o estúdio tem sob sua consideração.

UMA OPERAÇÃO DO ARCO-DA-VELHA para retirar do Irã seis americanos que fugiram da embaixada enquanto a multidão a invadia, em 4 de novembro de 1979
UMA OPERAÇÃO DO ARCO-DA-VELHA para retirar do Irã seis americanos que fugiram da embaixada enquanto a multidão a invadia, em 4 de novembro de 1979 (Foto: Corbis / Latinstock)
Como o do próprio Argo, que o roteirista Chris Terrio escreveu a partir de arquivos tornados públicos em 1997 e com base em uma série de conversas com um ex-agente da CIA que esteve no centro de um episódio inacreditável – no sentido básico da palavra.
Em novembro de 1979, quando militantes revolucionários invadiram a Embaixada dos Estados Unidos em Teerã, após semanas de cerco em protesto ao abrigo que o país dera ao xá deposto Reza Pahlevi, 52 funcionários foram feitos reféns durante 444 dias, numa das mais graves crises diplomáticas da história americana (e numa das mais sensacionais recriações de um episódio verídico no cinema).
Outros seis funcionários, porém, conseguiram escapar sem que ninguém desse por isso, e foram bater à casa do embaixador canadense. Cada dia a mais que permaneciam ali, no entanto, agravava o risco de que fossem todos descobertos e postos diante de um pelotão de fuzilamento.
Entra em cena Antonio, ou Tony, Mendez, desde a década de 60 ligado à CIA e especialista em exfiltrations – a arte de suprimir espiões, colaboradores e dissidentes de áreas fechadas. Nos seus anos de atividade até então, Mendez retirara um sem-número de indivíduos de trás da Cortina de Ferro.
Dada a volatilidade do quadro no Irã, ele propôs aquilo que, no filme, descreve como “a melhor das ideias ruins”.
Mendez posaria de produtor de cinema canadense, em Teerã com sua equipe (os seis fugitivos, devidamente munidos de documentação fornecida pelo Canadá e aprovada na primeira sessão secreta do Parlamento desde a II Guerra) a fim de buscar locações para uma certa ficção científica batizada de Argo – como o navio em que, na mitologia grega, Jasão vai buscar o Velo de Ouro.
(O próprio Mendez conta a história no livro homônimo, que está sendo lançado aqui pela Intrínseca.)
ENTRE OS FATOS E O SUSPENSE -- Em cena de Argo, cinco dos fugitivos da embaixada tentam achar algum abrigo em Teerã
ENTRE OS FATOS E O SUSPENSE -- Em cena de Argo, os seis fugitivos da embaixada (um deles está encoberto pelo homem de capa azul) tentam achar algum abrigo em Teerã
Canadenses são objeto de simpatia mundo afora, o que amenizaria o cerco ao grupo de estrangeiros. E é perfeitamente plausível que em Hollywood haja gente tão alheia ao que se passa no mundo que cogitaria visitar o Irã no auge da revolução islâmica.
A fim de vedar as brechas do plano, Mendez contactou amigos seus em Hollywood para formar uma produtora legítima, a Studio Six, além de comprar um roteiro existente, desenhar storyboards, bolar currículos falsos para os refugiados e dar festas com a cobertura do jornal especializado Variety.
“Se vou fazer um filme de mentira, pode ter certeza de que ele vai ser um sucesso, mesmo que também de mentira”, ironiza o produtor Lester Siegel (na verdade, o especialista em efeitos Bob Sidell), que entra na dança junto com o artista de maquiagem John Chambers, oscarizado por seu trabalho em O Planeta dos Macacos.
Siegel e Chambers, interpretados com humor vívido por Alan Arkin e John Goodman, são figuras típicas de uma década que Affleck, além de recriar, homenageia: no tratamento da película, no desadorno da encenação e no tom mordaz, Argo se inspira naquele cinema dos anos 70 que, a exemplo de filmes como Todos os Homens do Presidente eRede de Intrigas, batia forte, e entretinha muito.
Já o desempenho do próprio Affleck como Tony Mendez é de discrição contumaz.
De talentos menos notáveis como ator que como diretor, ele aqui, da mesma forma que em Atração Perigosa, deixa os papéis mais suculentos para o restante do elenco e, acertadamente, escolhe o personagem cuja habilidade profissional é nunca chamar atenção para si.
“Meu trabalho era ser invisível. Espiões de verdade não usam armas nem explodem prédios, como James Bond, porque depois não poderiam entrar lá e pegar mais informações”, disse a VEJA o verdadeiro Mendez. (Ou seja lá quem ele for: na entrevista ao editor Duda Teixeira, o agente se recusou a sequer confirmar que esse fosse seu nome verdadeiro.)
Essa inescrutabilidade do protagonista serve muito bem à estrutura robusta de Argo: embora Affleck e o roteirista Chris Terrio tenham enfeitado consideravelmente os fatos no último ato do filme em prol do suspense que se acirra até quase o intolerável, nos dias que transcorreram desde a entrada de Mendez em Teerã, em 25 de janeiro de 1980, até o desfecho de sua operação, o agente viveu momentos de medo genuíno.
Quando a fisionomia de Mendez começa a trair sinais de pânico, portanto, a situação em que ele e os seis refugiados se encontram é palpável, em todo o seu risco e precariedade, para a plateia.
Enquanto isso, em Hollywood, os telefones da Studio Six não paravam de tocar: eram diretores e produtores que tentavam vender seus projetos, certos de que uma companhia fundada sobre um sucesso potencial como Argo só poderia ter um futuro próspero.
Até Steven Spielberg mandou um roteiro para a Studio Six. Em nome da plausibilidade da fachada criada pela CIA, os interessados eram todos atendidos ou recebidos no escritório que Michael Douglas deixara vago ao concluir Síndrome da China. E isso, por mais estranho que pareça, não é ficção. Foi fato.

“Se a história é boa, ela vende ingressos’
Ben Affleck falou a VEJA sobre as implicações políticas de um filme como Argo e sobre os prós e os contras de dirigir a si mesmo

SEGUNDO AFFLECK, filmar no Irã teria sido possível, mas traria repercussões imprevisíveis
SEGUNDO AFFLECK, filmar no Irã teria sido possível, mas traria repercussões imprevisíveis
Atração Perigosa chegou perto dos 100 milhões de dólares nos Estados Unidos, e Argo está no caminho de fazê-lo. Mas diz o senso comum que filmes para maiores de 18, com temas duros ou difíceis, espantam o público. Há uma lição a ser tirada daí?
Tirar conclusões, em Hollywood, é um negócio arriscado. Mas vá lá: como já se sabia, há sim uma audiência que aprecia filmes adultos. ComArgo, pus de lado as considerações comerciais apriorísticas e tentei trabalhar sob a crença, aliás bem antiga, de que, se a história é boa, ela vende ingressos. Ainda que não tantos quanto um filme de ação.
Seus filmes como diretor, porém, têm um elemento forte de ação ou suspense. É uma isca para a plateia?
De certa forma. Se você quer que o público fique com seu filme, tem de sustentar o interesse dele. Mas quero acreditar que a ação e o suspense nos meus filmes não são elementos enxertados na trama, e sim decorrência natural e inevitável dela. Em Argo, no centro de tudo está uma questão elementar: o risco real de vida.
Você cogitou filmar em Teerã?
Eu tinha a ambição de rodar ao menos as cenas mais essenciais em Teerã. E, sim, teria sido possível ir – exceto pelo fato de que eu não teria controle sobre o uso político a que me prestaria. Talvez minha simples presença lá pudesse ser tomada como um endosso do regime.
Tentamos contactar cineastas iranianos para que eles rodassem certos trechos para nós, mas compreensivelmente ninguém se dispôs a arriscar assim o próprio pescoço.
O que fizemos, então, foi tentar nos ater o mais fielmente possível às imagens reais da invasão, por exemplo. Que são mais poderosas do que qualquer coisa que eu poderia inventar. [Parte do filme foi realizado na Turquia.]
Argo tem uma constatação política clara a fazer: apoiar chefes de Estado convenientes do ponto de vista político mas moralmente objetáveis trará, em algum momento, consequências incontroláveis.
Constatação é a palavra certa: não me sinto no direito de dizer à plateia o que ela deve achar certo ou errado, mas creio que é minha incumbência trazer este ou aquele assunto à luz.
No caso, a questão é: vale a pena fazer negócio com ditadores, tiranos ou corruptos simplesmente porque eles estão do nosso lado ou servem aos nossos interesses? Enquanto rodávamos Argo, Hosni Mubarak estava caindo no Egito depois de trinta anos no poder, nos quais, como o xá do Irã, Reza Pahlevi, conduzira uma política de ocidentalização e boas relações.
Ou seja, sinto que a indagação continua tão oportuna quanto no período da Guerra Fria, quando esse modelo de política externa americana se originou.
Você já havia se dirigido em Atração Perigosa, mas aqui seu papel é ainda maior. Isso cria complicações adicionais?
Qualquer ator que dirija a si mesmo vai lhe dizer que às vezes é um desafio concentrar-se na emoção de uma cena quando tem de pensar também na geometria dela e coordenar uma equipe de 200 pessoas.
Mas há vantagens.
Aquelas catorze semanas de preparação do diretor antes do início da filmagem são extremamente úteis também para você como ator; e a urgência de desempenhar duas funções se traduz em mais vibração ou mais naturalidade, conforme o caso, na maneira como a cena resulta. Mas a maior de todas as vantagens, de longe, é que, quando você dirige a si mesmo, o ator e o diretor estão sempre de acordo.

DILMA: Contagem regressiva - Para quem aguentou 2.923 dias de Lula, em dois lulalatos, é moleza.


(Ilustração: judeochristianchurch.com)
(Ilustração: judeochristianchurch.com)
Faltam exatos 434 dias para a presidente Dilma Rousseff encerrar seu mandato.
Para quem aguentou 2.923 dias de Lula, em dois lulalatos, é moleza.

Governo cobra ressarcimento de Suape

 Por Fabio Fabrini e Andreza Matais / BRASÍLIA, estadao.com.br
Após Campos romper com Dilma, ministério conclui processo que se arrastava há 2 anos e pede ao porto de PE devolução de R$ 13,8 milhões



O novo ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Antônio Henrique Silveira, determinou um pente-fino em contratos com o Porto de Suape, administrado pelo governo de Eduardo Campos (PSB-PE). Ao mesmo tempo, a Presidência mandou Pernambuco devolver aos cofres federais R$ 13,8 milhões repassados pela União ao complexo. O motivo alegado são problemas constatados há mais de dois anos em obras no porto. As ações ocorrem após o governador romper com a presidente Dilma Rousseff e formar aliança com Marina Silva para as eleições de 2014.
O ministro pediu aos técnicos da pasta um levantamento detalhado das operações com Suape, com a justificativa de se informar a respeito, após ser alertado por sua equipe de que havia problemas nas parcerias. O governo federal tem convênios que somam R$ 737,3 milhões com o porto para diversas obras.
A cobrança enviada a Suape refere-se à dragagem dos acessos ao Estaleiro Atlântico Sul, já encerrada. A Presidência quer a restituição de R$ 13,8 milhões que, no seu entendimento, pagou a mais. A SEP emitiu a notificação para o ressarcimento no dia 7 deste mês, cinco dias após a Secretaria de Controle Interno da Presidência (Ciset) emitir uma nota técnica a respeito. Segundo o ofício da SEP, Suape tem até 14 de novembro para tomar medidas.
Contudo, desde 2011 a SEP vem sendo informada pela Ciset de problemas na obra. Os serviços foram feitos pela Somar, empresa do grupo holandês Van Oord, a partir de um termo de cooperação que previa o repasse de R$ 89,5 milhões da União para Suape.
O órgão de controle da Presidência concluiu em fevereiro de 2011 que, devido a divergências apuradas em fiscalização da obra, o valor a ser custeado pela União seria menor (R$ 52,3 milhões), daí a necessidade de ressarcimento. O órgão de controle também detectou à época indícios de sobrepreço na licitação para a dragagem e em outra obra: construção de um acesso rodoferroviário a duas ilhas em Suape. "A adoção das medidas pertinentes por parte da SEP poderá acarretar uma economia à União de R$ 42 milhões", concluiu. No processo de rediscussão da dívida, o valor a ser ressarcido caiu para R$ 13,8 milhões.
Providências. Desde 2011, o órgão da Presidência cobra providências a respeito das constatações e registra a inércia da SEP, que era comandada pelo então ministro Leônidas Cristino, ex-aliado de Campos. Em 11 de julho de 2011, a pasta enviou a Suape uma guia de recolhimento com vencimento 15 dias depois.
Mas, a pedido do porto, não levou a cobrança adiante, argumentando que era necessário, primeiro, que sua equipe analisasse a prestação de contas do projeto.
Em relatório de fevereiro de 2012, a Ciset registra que, diante da falta de providências da SEP, denunciaria o caso ao Tribunal de Contas da União (TCU). "Entende-se que foram concedidas à SEP todas as oportunidades de manifestação e de contraditório quanto aos problemas, além de ter sido dispensado tempo suficiente para que tais problemas fossem solucionados", diz o documento.
Em junho de 2012, a SEP questionou aspectos técnicos do relatório da Ciset e pleiteou a redução do valor a ser restituído por Suape, de R$ 20,2 milhões para R$ 16,9 milhões, o que foi admitido. Em nota ao Estado, o porto alega que o valor ser "preventivamente" ressarcido é de R$ 13,8 milhões.
Em julho deste ano, o TCU enviou à Secretaria Executiva da SEP ofício cobrando documentação que comprove o ressarcimento por Suape e, em caso de não pagamento, as providências tomadas a respeito. O tribunal requer a comprovação de que foi aberta tomada de contas especial (TCE) para obter a devolução e apurar a responsabilidade por "dano à administração pública federal", caso todas as medidas administrativas tenham se esgotado.
Embora se trate de informação pública, a SEP se negou a detalhar ao Estado quais foram as medidas tomadas para o ressarcimento, bem como as datas de eventuais cobranças enviadas a Suape. Um parecer da Ciset sobre o caso, concluído em 2 de outubro deste ano, subsidiou a cobrança enviada à administração do porto. O relatório foi solicitado pelo jornal, mas o órgão de controle não o apresentou.
Como o Estado revelou no dia 13, a dragagem de outras áreas de Suape, contratada por R$ 275 milhões, é motivo de disputa entre o Planalto e Pernambuco. As duas partes não se entendem sobre quem pagará parte da conta à empresa holandesa Van Oord, encarregada dos serviços, enquanto a obra permanece parada e navios de petróleo ficam impedidos de aportar.

Um espanto: fotógrafa documenta diariamente um lanche do McDonald’s que, 2 anos depois de comprado, ainda não se deteriorou

happy-meal-project-dia1
"Happy Meal Project": as batatas fritas e o hambúrguer fotografados no primeiro dia
Oito anos depois do documentário Super Size Me, que obrigou a rede de fast food McDonald’s a reformular seu cardápio no mundo inteiro, incluir alimentos saudáveis nos famosos combos, como frutas e saladas, e investir pesadamente numa campanha para melhorar sua imagem de disseminadora de alimentação prejudicial à saúde — o que o documentário sugeria fortemente –, a cadeia internacional está diante de um novo desafio.
Trata-se do Happy Meal Project, da artista plástica e fotógrafa novaiorquina Sally Davies que, em 2010 resolveu registrar em fotografias diárias o processo de decomposição de um McLanche Feliz, formado por um hambúrguer e uma porção de batatas fritas. O lanche não está em geladeira nem nada parecido: fica no ambiente natural de uma casa.
Com o passar do tempo, a fotógrafa ficou estupefata: o sanduíche e as batatinhas continuavam com a mesma aparência, não mostrando sinais de alteração. Como se fossem de borracha ou de isopor.
No dia 10 de abril, o projeto completou 2 anos e — pasmem! — estava tudo igualzinho ao primeiro dia. As fotos, todas as 756 delas, estão expostas em seu site, e em seu espaço no flickr, e mostram que a única variação se deu no pão do hambúrguer, que se partiu em alguns pedaços devido ao ressecamento.
“Eu demoro a acreditar que se passaram dois anos desde o dia em que o comprei”, disse a fotógrafa dà agência espanhola de notícias EFE. “Eu pareço dois anos mais velha, mas para o hambúrguer o tempo não passa”.

Dia 756: o pão secou e se partiu em alguns pedaços; a carne do hambúrguer encolheu um pouco e endureceu, e as batatas fritas têm quase o mesmo aspecto
As batatinhas e o hambúrguer, 756 dias depois: tudo o que aconteceu foi que o pão secou e se partiu em alguns pedaços; a carne do hambúrguer encolheu um pouco e endureceu, e as batatas fritas têm quase o mesmo aspecto
“Continuarei fotografando o hambúrguer até que ele se desintegre, o que pode custar o resto da minha vida natural”, explicou a artista, que constatou como nos 751 dias em que se dedica a fotografar esse exemplo de fast-food muito pouco mudou nos componentes do lanche infantil.
Davies acha que o lanche que comprou há mais de dois anos sofreu algum tipo de desidratação mas não iniciou nenhum processo de putrefação. E se pergunta que qualidades nutricionais que pode ter “um alimento que não apodrece nem se corrompe com a passagem do tempo”.
Um mês só comendo no McDonald’s — e o cineasta ficou péssimo
Em 2004, o cineasta americano Morgan Spurlock passou 30 dias se alimentando exclusivamente no McDonald’s: café da manhã, almoço e jantar, sendo monitorado por exames clínicos e acompanhado por um médico, para realizar o Super Size Me.
Chegou a consumir em média 5000 kcal (o equivalente de 6,26 Big Macs) diáriamente durante o experimento.
Super-Size-Me
"Super Size Me": em 30 dias, o cineasta Spurlock ganhou 11 quilos, problemas no fígado, disfunção erétil e depressão
Spurlock, antes do experimento, mantinha uma dieta variada, era saudável e magro, com 1,88 metro de altura e 84,1 quilos. No final dos 30 dias, havia engordado 11,1 quilos, seu índice de massa corporal se elevara de 23,2 para 27 (grande aumento de gordura), sofreu problemas como mudanças de humor (um começo de depressão) e disfunção sexual, além de danos ao fígado. O cineasta precisou de 14 meses para perder o peso que havia ganhado.

A FOTO QUE INCENDIOU AS REDES SOCIAIS: a poderosa líder da Alemanha Angela Merkel, quando jovem, praticando nudismo


Angela Merkel (à esquerda), por volta dos 20 anos de idade, com duas amigas: nudista quando jovem. Esta foto foi tratada. A original está mais abaixo, no final do texto.
Publicado originalmente em 3 de abril de 2013, às 18:09
Como não poderia deixar de ser, a coisa está explodindo nas redes sociais mundo afora neste 3 de abril.
Campeões de audiênciaÉ uma foto em preto e branco em que aparece a atual chanceler da Alemanha, Angela Merkel, 59 anos incompletos, uma das governantes mais influentes e poderosas do mundo, praticando nudismo quando jovem em companhia de duas amigas.
Ninguém sabe de onde saiu a foto nem como ela caiu na rede. O fato, porém, é que Merkel, como milhões de alemães, foi, sim, adepta do nudismo na juventude — na foto, ela estaria por volta dos 20 anos.
Mesmo na antiga Alemanha Oriental comunista, moralista e severa, onde foi criada (ela nasceu em Hamburgo, na ex-Alemanha Ocidental, mas seu pai, pastor luterano, mudou-se para a parte ocidental como missão da igreja), o nudismo era praticado sem problemas, não apenas na costa alemã do Mar Báltico como também em lagos, piscinas e parques públicos.
O governo alemão não se pronunciou sobre a foto até agora. Um único site da Itália levantou a suspeita de que se trataria de uma montagem — uma brincadeira de 1º de abril do jornal satírico francês Le Canard Enchainé que, porém, nada publicou em sua edição impressa, cujo conteúdo em parte fica on-line.
A foto não foi, naturalmente, obra de nenhum paparazzo, já que a jovem Merkel era apenas uma estudante de Física na época.
A chanceler, porém, já no cargo, teve em 2006 o dissabor de ver publicada pelo tabloide de escândalos britânico The Sun uma foto sua, de costas, vestindo um roupão branco após um mergulho nas águas do Mar Tirreno na ilha de Ischia, na Itália, em que boa parte das nádegas aparece enquanto ela ajeita a parte de baixo de um maiô de duas peças.

Você acredita mesmo que a oficial TV Brasil não apresentou o “Roda Viva” com Marina Silva por “problemas técnicos”?


Marina no "Roda Viva": alegação da emissora do governo federal é de que não retransmitiu o programa ontem por "problemas técnicos" (Foto: Folha de S. Paulo)
Marina no “Roda Viva”: alegação da emissora do governo federal é de que não retransmitiu o programa ontem por “problemas técnicos” (Foto: Folha de S. Paulo)
A TV Brasil está anunciando durante todo o dia de hoje que vai exibir às 22 horas a entrevista da ex-senadora Marina Silva ao programaRoda Viva, da TV Cultura, que vai ao ar toda segunda-feira no mesmo horário.
A TV Brasil sempre retransmite o programa. Ontem, quando a entrevistada era a candidata de oposição à Vice-Presidência na chapa do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a emissora oficial não exibiu o programa ao vivo, alegando vagamente a ocorrência de “problemas técnicos na recepção do sinal”.
Vocês acreditam mesmo que deixaram de retransmitir o programa com uma forte adversária do Planalto por causa de “problemas técnicos na recepção do sinal?”

Condenado, ele fugiu da Justiça por 4 anos. E sabem onde trabalha? No Supremo Tribunal Federal!


Ítalo fugiu da Justiça por quatro anos — mesmo trabalhando na cúpula da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, em Brasília (Foto: André Coelho / O Globo)
O juiz federal Vallisney de Souza Oliveira determinará a intimação de Ítalo Colares de Araújo, condenado a 14 anos de prisão por lavagem de dinheiro, no local de trabalho do réu: o Supremo Tribunal Federal (STF).
Depois de bater em diferentes portas e não encontrar Ítalo para intimá-lo da sentença, proferida há mais de quatro anos, um oficial de Justiça irá ao prédio da instância máxima do Judiciário brasileiro – mais especificamente ao anexo 2, onde fica a Seção de Recebimento e Distribuição de Recursos – para fazer a intimação.
— Se eu soubesse o local de trabalho do réu, já teria intimado. Vou cumprir a diligência do TRF e mandar intimá-lo no STF — disse o juiz, que está com o caso desde janeiro.
A decisão do magistrado, titular da 10ª Vara Federal em Brasília, foi tomada depois de O GLOBO revelar, na edição do último domingo, que o réu atua no STF e vem adotando a estratégia de fornecer endereços errados para escapar do processo por lavagem de dinheiro.
A condenação por peculato já prescreveu e o mesmo pode ter ocorrido com uma ação de improbidade administrativa.
O juiz Vallisney disse que anexará uma cópia da reportagem aos autos para mostrar que, agora, sabe-se o paradeiro do réu, analista judiciário na Seção de Recursos do STF.
A reportagem mostrou que Ítalo foi condenado a sete anos de prisão por peculato e a 14 anos de detenção por lavagem de dinheiro em razão de um desfalque de R$ 3 milhões da Caixa Econômica Federal (CEF).
Ele era gerente da agência da Caixa Econômica Federal no Lago Sul, em Brasília, e desviou recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para contas bancárias da mãe, do irmão, da mulher, da filha e dos sogros em 1998 e 1999.
A sentença por peculato prescreveu em 2008, por falta de decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Em 2009, o processo em tramitação na 10ª Vara Federal resultou na condenação pelo crime de lavagem de dinheiro.
O irmão de Ítalo, o delegado da Polícia Federal (PF) Dênis Colares de Araújo, e a mãe, Leopoldina Maria, também foram condenados à prisão, com penas respectivas de sete e quatro anos de prisão.
Os réus apelaram da sentença no TRF-1. O argumento de Ítalo é que não foi intimado da decisão, o que não ocorreu, na verdade, em razão dos endereços errados fornecidos à Justiça.
O processo voltou à 10ª Vara no fim de 2012. Agora, depois da reportagem do GLOBO, o oficial de Justiça irá ao STF.
Segundo Vallisney Oliveira, a condenação por lavagem de dinheiro não corre risco de prescrição. Pelos cálculos do titular da 10ª Vara, Ítalo só se livraria do processo em 2021. Já as chances de prescrição para o irmão e a mãe são maiores. Se o processo não for analisado a tempo, isso ocorreria em 2017.
— A Justiça criminal tem problemas sérios: o tempo do processo, o excesso de recursos e a prescrição – afirmou Vallisney.

FOTOS: Espetaculares flagras de relâmpagos em espaços urbanos e naturais


Relâmpago sobre as Willis Towers, na enorme Chicago, a 6 de junho deste ano: lindo encontro da natureza com uma paisagem extremamente urbana (Foto: Scott Olson - Getty Images)
Relâmpago sobre as Willis Towers, na enorme Chicago, a 6 de junho deste ano: lindo encontro da natureza com uma paisagem extremamente urbana (Foto: Scott Olson – Getty Images)
Não é sempre que podemos flagrar a ação dos relâmpagos.
Por causa das diferenças entre velocidade de propagação da luz e do som, eles aparecem nos céus invariavelmente antes – até dois segundos – de seus chamativos estrondos correspondentes, os trovões.
A dificuldade de prever aparições destas sempre impressionantes descargas elétricas na atmosfera atrapalha o trabalho dos fotógrafos que tentam registrá-las. Mesmo assim, alguns profissionais dos cliques volta e meia conseguem imagens espetaculares dos “raios”.
Selecionada pela revista americana Time, a série que ilustra este post mostra os relâmpagos em plena ação em grandes espaços urbanos ou naturais. Vale a pena:
Lightning above Cheetah with adolescent cubs on termite mound
Relâmpago sob observação de guepardos no parque Masai Mara, no Quênia, 22 de setembro de 2009 (Foto: Paul Souders – Corbis)
Chile Volcano
Vulcão Puyehue, no Chile, em 6 de junho de 2011 (Foto: Francisco Negroni -Agencia Uno/AP)
Lightning and Thunderstorm Supercell
Paisagem rural no estado americano do Kansas, 5 de junho de 2004 (Foto: Jim Reed – Corbis)
Icelandic Volcano Causes More Disruption
Vulcão Grimsvotn, Islândia, 21 de maio de 2011 (Foto: Ragnar Axelsson -Bloomberg/Getty Images)
Lightning is seen above buildings during a storm in central Shanghai
Centro de Xangai, a maior cidade do mundo, na China, 15 de agosto de 2012 (Foto: Aly Song Reuters)
Lesotho lightning
Maseru, capital de Lesoto, a 27 de setembro de 2011 (Foto: Alessandro Della Bella – EPA)
Lightning streaks across the sky as lava flows from a volcano in Eyjafjallajokul
O vulcão Eyjafjallajokul, na Islândia, em 17 de abril de 2010 (Foto: Lucas Jackson -Reuters)
NatWest Series - England and Australia
Estádio de críquete Edgbaston, em Birmingham, Inglaterra, a 28 de junho de 2005 (Foto: Tom Shaw – Getty Images)
Arizona Summer Storm
O Parque Nacional Petrified Forest, no estado americano de Arizona, em 31 de agosto de 2011 (Foto: Ralph Lauer – Zuma Press/Corbis)
USA - Military - Lightning Over the USS Stennis
O porta aviões USS John C. Stennis (CVN 74), da Marinha dos EUA, no Golfo Pérsico em 28 de março de 2007 (Foto: Heidi Giacalone – EPA/Corbis)

The Doors - Touch Me (Live)