sábado 05 2013

Laura Pausini La Solitudine



Boa noite, gente!

Duas novas biografias de Ayn Rand luz sobre libertário leoa


Atualizado: 12:06 sábado, 2 de janeiro, 2010 | Publicado: 12:05 sábado, 2 de janeiro, 2010

Por Carlos Lozada O Washington Post

Você pode admitir agora: Talvez na adolescência, ou na faculdade, você experimentou. Escondendo-se em seu dormitório ou no porão de seus pais, você teve sucesso após sucesso. Seus amigos começaram a se perguntar por que você tinha mudado, mas era tarde demais: Ayn Rand estava em sua corrente sanguínea.
Meu revendedor próprio era um assistente de ensino libertário que me apresentou ao "The Fountainhead" e "Atlas Shrugged" na pós-graduação; logo eu estava assinando Rand inspirados boletins e citando Howard Roark e John Galt - criações mais famosas de Rand - sobre as virtudes do egoísmo e do individualismo. Ele tomou a maior parte de um ano para superar isso, mas, como tantos outros, eu finalmente percebi que os arquitetos não deve sair por aí explodindo edifícios e que, acima de tudo, você não pode realmente dividir todos os seres humanos em gênios capitalistas e saqueadores coletivistas.
Agora, duas novas biografias bem cronometrada de Ayn Rand - aparecendo como a crise financeira e Obamanomics ter despertou o interesse em sua defesa do capitalismo puro - munições oferta para os fãs e céticos. Como Jennifer Burns explica em "Deusa do Mercado", os críticos de unidimensionais Rand personagens e prosa exagerada perder seu impacto político subjacente. "Por mais de meio século," Burns escreve: "Real tem sido a droga mais recente portal de uma vida à direita," despertar de uma mulher só para os conservadores crescente. No entanto, embora Anne C. Heller "Ayn Rand e do mundo que ela fez", concorda que Rand ajudou vistas de forma sobre os direitos individuais para três gerações de norte-americanos, tanto o fim livros por revelar o quão difícil é viver a visão de mundo de Rand - uma dificuldade exemplificado mais dolorosamente pelo devoto final: Rand si mesma.
Em uma vida que abrange a maior parte do século 20, Rand procurou viver até seus próprios personagens fictícios, caindo cada vez mais no mundo que ela fez e mais distante da realidade.O resultado foi uma triste existência, repleto de contradições pessoais e intelectuais que ela detestava nos outros. Ela valorizada razão acima de tudo ainda era notoriamente emocional, ela alegou que viver para a aprovação de ninguém, mas agonizava sobre cada crítico última, ela lionized livre mercado, mas nunca investiu em ações, ela elogiou pensadores independentes ainda exigia lealdade cega de amigos e associados. Nem mesmo Rand, ao que parece, poderia ser seu próprio crente verdadeiro.
Temas literários de Rand e visão de mundo surgiu cedo na vida. Nascido Alisa Rosenbaum, em São Petersburgo, Rússia, em 1905, ela era uma "criança, solitário alienado", oprimido por uma mãe que constantemente questionado o seu valor - tanto quanto Rand faria mais tarde a seus acólitos próprios. Um destaque acadêmico, mas sem amigos na escola, Alisa se viu como "uma heroína injustamente punido pelo que havia de melhor na sua", diz Burns, um tema recorrente em sua ficção. Ela admirava a recusa de seu pai para continuar trabalhando após a Guarda Vermelha confiscou sua farmácia durante a revolução bolchevique. Suas ações inspiraram sua grande obra, "Atlas Shrugged", em que os capitalistas se recusar a manter a produção, em vez de permitir que o estado para pilhar a sua produtividade.
Rand estava apaixonado de todas as coisas americano - especialmente filmes - e migrou para os Estados Unidos aos 20 anos, fez seu caminho para Hollywood e começou a trabalhar em contos e peças de teatro. Lá, ela conheceu e se casou com Frank O'Connor, um ator medíocre que era "belíssimo \ u2026 alto, magro, com um perfil clássico." Ele a ajudou a adquirir a cidadania dos EUA, ela incentivou nos dias mais negros de sua escrita e inspirou o olhar de seus protagonistas masculinos. No entanto, ele nunca iria viver até o seu heroísmo. O'Connor surge como um dos mais sombrios indivíduos dessas biografias, refugiando-se em pintura, jardinagem e álcool para escapar da presença sufocante de Rand.
Como sua reputação cresceu com a publicação de 1943 de "The Fountainhead" - o conto de best-sellers de um arquiteto bonitão jovem que prefere destruir a sua criação que abandona a sua independência - Rand adquiriu uma coleção crescente de fãs, tendo um gosto especial para admirar e rapazes bonitos. O primeiro deles foi Nathaniel Branden, que conseguiu pela primeira vez a ela como uma "Fountainhead" obcecado estudante universitário. Embora 25 anos mais novo que ela, Branden tornou-se a relação mais fundamental em sua vida. Ele era seu herdeiro intelectual divulgador, e amante.
"Você é a minha tábua de salvação para a realidade", disse Rand Branden como ela entrou em depressão e paranóia após "Atlas Shrugged" recebeu críticas severas. "Sem você, eu não sei como existe neste mundo." (Sua confiança longa em anfetaminas para o seu poder através de sessões de escrita maratona não ajuda o seu humor, também.) E ela até se sentiu pressionado pelo herói de seu romance: "John Galt não iria sentir isso", pensou em voz alta em sua Nova York casa da cidade. "Eu odiaria para ele me ver assim."
Uma forma ela conseguiu foi através de infames salões de sábado à noite, assuntos toda a noite com a participação de Branden, sua esposa e um pequeno grupo de seus seguidores mais dedicados (incluindo um jovem Alan Greenspan, que Rand apelidado de "o Undertaker.") Nestes encontros , realizada ao longo dos anos 1950 e 60 em Nova York Rand casa, Rand iria realizar corte em sua filosofia - Objetivismo agora apelidada - e julgar as ações de "Coletivo", como se chamavam os participantes. O apelido, destinado ironicamente, acabou estranhamente apropos.A aceitação da visão de mundo inteiro de Rand era um requisito para a admissão, mesmo desviando de seus gostos em arte e moda tornou-se proibido.
"Em todos os seus relacionamentos mais importantes, Rand iria ver os outros favoravelmente em grande parte à medida em que reflete sua auto incomum", explica Heller. O resultado foi um fluxo constante de amizades que deram errado. Anos mais tarde, depois de uma ruptura violenta com Branden, ela privada desejou-lhe décadas de impotência por se atrever a começar um outro caso. Cruzamento Rand não era apenas maneiras ruins, em seu livro, foi uma falha moral.
Embora biografia de Heller é o mais abrangente dos dois - detalhando tudo, desde os livros Rand amava como um filho para seu caso se atrapalhar com Branden - Burns, um historiador da Universidade de Virgínia, enfatiza impacto de Rand no conservadorismo americano. Apesar de suas raízes russas para sempre informado sua política, o despertar de Rand político dos EUA fluiu de sua repulsa contra o New Deal do presidente Franklin Roosevelt. Ela tornou-se um voluntário para o candidato presidencial republicano Wendell Wilkie, em 1940, até a realização de pesquisas em oposição FDR e explodir o presidente nas ruas de Nova York. "O que ela queria, mais do que qualquer outra coisa", escreve Burns, "era alguém que iria se levantar e defender a forma tradicional de vida americano como ela entendeu:. Individualismo"
Mas nenhuma pessoa ou movimento já medido para cima. De direita ícones como Barry Goldwater e Ronald Reagan não eram suficientemente conservadores, o movimento libertário estava simplesmente roubando suas idéias e nem mesmo de livre mercado economista Friedrich Hayek era bom o suficiente.
No final, até sua morte, em 1982, parecia a única que já medido em sua mente era, bem, Rand se. Branden descreveu mais tarde a Heller os princípios que ensinava aos alunos Objectivism na década de 1960. Entre eles: "Ayn Rand é o maior ser humano que já viveu \ u2026 Ninguém que discorda de Ayn Rand em qualquer questão fundamental pode ser um indivíduo totalmente consistente.".
Em um mundo inventado, era fácil de acreditar. "Foi mais e mais verdadeira que estávamos vivendo dentro do mundo do 'Atlas Shrugged,' \ u2009" Branden admitiu.
Ele deveria ter verificado suas instalações.

Mãe e filha têm 16 botos 'de estimação' no Rio Negro

Convívio com animais míticos da Amazônia já dura 13 anos
05 de junho de 2010 | 0h 06

estadao.com.br Karina Ninni - Especial para O Estado
Na tradição amazônica, o boto é um animal mágico, que toma a forma de um homem e enfeitiça as moças do interior. Usa sempre um chapéu para esconder o furo na cabeça (por onde o mamífero respira). Diz a lenda que as meninas encantadas pelo boto nunca se casam. 
Marisa Granjeiro nada com os botos no Rio Negro desde os 9 anos de idade - Werther Santana/AE
Werther Santana/AE
Marisa Granjeiro nada com os botos no Rio Negro desde os 9 anos de idade
Para Marisa Granjeiro, hoje com 21 anos, a história tem um quê de verdade. Marisa mora em Novo Airão (AM), a 115 quilômetros de Manaus, onde a mãe, Marilda Medeiros, tem uma casa flutuante no Rio Negro. O lugar virou ponto turístico até para visitantes do exterior porque atrai todos os dias 16 botos cor-de-rosa (chamados no Norte de botos vermelhos), que aparecem atrás de comida e – segundo mãe e filha – de carinho também, como se fossem bichos de estimação. 
“Eu tinha uns 9 anos e estava na água, brincando. Eles viviam em volta, mas não se aproximavam. Até que um dia, um deles chegou perto”, lembra Marisa. “Minha mãe dizia: ‘Menina, sai de perto, eles encantam’.” Hoje as duas costumam brincar dizendo que Marilda tinha razão. Marisa já tem uma filha de quase 2 anos de idade e não se casou com o pai da menina.
Marisa diz que começou a alimentar os botos e eles passaram a frequentar os arredores da casa. Naquela época, o flutuante ficava em outro ponto do rio, onde Marilda mantinha um pequeno restaurante. “Minha mãe ficava meio brava, porque eu pegava os peixes do restaurante para dar para eles”, conta. Para dar de comer aos novos amigos, Marisa teve de recorrer a bicos. “Montei uma barraquinha onde vendia bala, doce, chiclete, churrasquinho. Tudo para poder comprar peixes e alimentar os botos.” 
Hoje todos os mamíferos ganharam nomes, geralmente homenagens a conhecidos da família. Tem o boto Cauã, a fêmea Vi, um Rafinha e até um bíblico Jeremias. Marilda rendeu-se aos amigos aquáticos da filha: diz que desativou o restaurante para não jogar óleo de cozinha na água nem vende mais cerveja. “Tivemos de adaptar o flutuante a eles. A cerveja era um problema. O pessoal vinha aqui, bebia, ficava de porre e queria dar cerveja para os bichos, maltratar. Isso, não deixo”, diz.
A principal atividade da comerciante hoje é receber turistas, para quem vende pedaços de peixe cru com os quais os botos são atraídos. Cada visitante paga R$ 15 por um prato com aproximadamente dez pedaços de peixe, geralmente jaraqui, muito comum e barato na região.
Em julho – época de férias escolares e alto verão na Amazônia – o fluxo de turistas é maior. “A gente costumava fazer ‘educação ambiental’ com as crianças das escolas aqui. Trazíamos as classes, fazíamos bolo com refrigerante e a garotada aprendia um pouco mais sobre os botos vermelhos”, conta Marilda.
Segundo a mãe, desde que a filha começou a ter contato mais estreito com os botos, há 13 anos, a comunidade parou de maltratar e matar os animais. “Os pescadores não gostam dos botos, os bichos comem os peixes e atrapalham a pesca. Quando não matavam, as pessoas maltratavam mesmo, à toa. Colocavam toco de madeira no buraquinho que ele tem na cabeça, davam paulada, até tiro. Usam muito boto morto como isca.”
Especialista em mamíferos aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a pesquisadora Vera da Silva veja perfil na página 10) afirma que o uso da carne do boto cor-de-rosa como isca é algo relativamente novo. Segundo Vera, isso ocorre principalmente para a captura de uma espécie que não faz parte da alimentação dos ribeirinhos amazônicos, mas é muito apreciada no Sul e Sudeste do País: a piracatinga. “Ela é conhecida como ‘urubu do rio’, porque gosta de carne de peixe morto. O uso do boto para a captura da piracatinga tem aumentado muito. Se não encontrarmos uma alternativa para os pescadores, ainda que seja uma isca artificial, vamos condenar os botos ao desaparecimento.”
Vera conhece o flutuante de Marilda. Diz que o convívio da família e dos turistas com os animais é positivo, mas precisa ter regras. “Para começar, não pode ser todos os dias. Tem de regular o número de pessoas, a quantidade de peixes que se dá a eles. Os animais, quando em contato seguido com seres humanos, ficam estressados, podem até machucar alguém.”
Mas a maior preocupação de Marisa e Marilda agora é com o porto construído bem ao lado do flutuante – bancada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. a obra custou R$ 15 milhões. Em outubro, o Ministério Público Federal pediu a interdição do projeto. Alegou que a instalação do porto naquele local atrapalharia o turismo, já que Novo Airão é porta de entrada para o Parque Nacional das Anavilhanas. Mesmo assim, a obra foi concluída.
“Tanto lugar para colocar isso e tinha de ser aqui”, reclama Marilda. Pelo jeito, o flutuante vai ter de mudar de lugar novamente.

The Doors - Touch Me (Live)