sábado 24 2018

12 benefícios do chá de alecrim

Melhore a pele, o cabelo, os nervos, a digestão e, de quebra, emagreça tomando essa bebida


Os chás são ótimas opções para quem deseja manter uma vida mais saudável. Além de ser receitas extremamente leves, algumas ervas ainda trazem diversos benefícios para o organismo. Conheça alguns obtidos por quem consome chá de alecrim.
Apesar de ser um forte aliado contra diversas doenças, o consumo do chá de alecrim não substitui o tratamento solicitado por um especialista da área, serve apenas como complemento.

12 vantagens de se tomar o chá de alecrim

Melhora a circulação sanguínea

Algumas propriedades encontradas no alecrim são responsáveis por beneficiar a circulação do sangue, o que consequentemente ajuda a controlar diversos tipos de problemas de saúde, como a pressão alta, por exemplo.
Os benefícios do chá de alecrim são variados e tratam doenças tanto do corpo como da mente
Esse chá ajuda a controlar diversos tipos de problemas de saúde (Foto: depositphotos)

Previne a doença de Alzheimer

Segundo um estudo realizado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM) o alecrim possui um ácido responsável por reduzir agentes tóxicos que prejudicam o cérebro, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer e ainda aumentando a capacidade da memória.

Alivia o estresse e melhora o humor

O estudo mostrou ainda que o mesmo ácido também tem um aroma (que é exalado pela planta) capaz de melhorar o humor.
Esse cheiro promove o relaxamento e acalma os nervos, indicado também para 

Combate doenças respiratórias

O alecrim possui uma excelente ação expectorante, sendo uma ótima forma natural de acabar doenças como a gripe, tosses e até mesmo crises de asma, entre outras.

Emagrece

A bebida natural possui ação diurética, ajudando a eliminar todos as toxinas do corpo e ainda o excesso de líquido, que muitas vezes é o responsável pelo inchaço na região do abdômen.
Além disso, a bebida também é fonte de diversas vitaminas, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, nutrientes essenciais para quem deseja manter uma vida mais leve e saudável.

Ajuda a digestão

O chá de alecrim também pode ser usado para acalmar os nervos
Por ser diurético, esse chá elimina as toxinas do corpo (Foto: depositphotos)
Ela ainda contém propriedades que contribuem para melhorar o processo da digestão, além de ajudar a limpar o fígado.

Alivia a enxaqueca

A capacidade que o chá de alecrim possui em tratar dores provocadas pela enxaqueca é uma das funções mais famosas da bebida.
Para potencializar ainda mais o efeito da bebida natural, misture ao chá de alecrim algumas gotas de limão e folhas de hortelã.

Auxilia a menstruação

O chá de alecrim ajuda a estimular a menstruação e ainda combate alguns incômodos trazidos pelo período menstrual, como as cólicas.

Alivia dores reumáticas e contusões

A ingestão do chá de alecrim não é a única forma de usufruir dos benefícios trazidos pela bebida. Ele também funciona como um ótimo ingrediente para compressas a fim de aliviar dores de doenças crônicas como reumatismo ou para tratar entorses e contusões.

Reduz gases

A bebida pode ser um medicamento natural usado contra gases intestinais, combatendo formação e facilitando a expulsão do problema.

Combate problemas bucais

O bochecho feito com o chá de alecrim ajuda a evitar e combater problemas como aftas, mau hálito, estomatites e gengivites.

Alecrim para o cabelo e pele

O chá de alecrim também pode ser usado na hora de lavar os cabelos, sendo uma ótima forma natural de combater a caspa e ainda fortificar os fios.
A bebida também pode ser usada para lavar o rosto, prevenindo o surgimento de manchas, rugas, acnes e algumas dermatites.

Chá de alecrim

O chá de alecrim pode ser consumido por até três vezes ao longo do dia
O preparo desse chá é rápido e simples (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas secas de alecrim;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente as folhas de alecrim. Depois de fervida, desligue o fogo e deixe a bebida tampada por aproximadamente 15 minutos. Consuma o chá três vezes ao dia.

Contraindicações

Por ser emenagoga, a bebida deve ser evitar por mulheres que estão grávidas ou que pretendem ficar.
Pessoas com doenças prostáticas, dermatoses, ou histórico de convulsões também devem evitar o consumo da bebida.
https://www.chabeneficios.com.br/12-beneficios-do-cha-de-alecrim/

Celebration | Playing For Change | Song Around The World