quinta-feira 23 2017

MORANGO NA JANELA - PLANTE!

Morango que a gente pega no pé, e que tem a certeza de poder comer sem medo de agrotóxico, isso é bom demais, não? Aprenda a cultivar morangosVeja abaixo as dicas principais e se prepare para ter seu morangueiro delicioso.
O morangueiro (Fragaria spp) é uma planta que não dá trabalho - você põe a muda no local definitivo, deixa espaço, rega direitinho, mantem a terra alimentada e terá morangos gostosos por até 5 anos. Sim, 5 anos de morangueiro produzindo para você.  Olha, é fácil cultivar morangos - essa frutinha gostosa aceita bem vasos, canteiros, jardins verticais, tubo de pvc, saco de terra pendurado, enfim, dá em todo lugar.
No Brasil há diversas variedades de morango. Escolha as que melhor se adaptarem às suas vontades e região. Sim, porque tem morangueiro que precisa de muita luz, outros nem tanto, morango para comer fresco, congelar e fazer polpa ou mesmo aqueles que são ornamentais (mas que se pode comer a frutinha, com gosto, com certeza) e até tem o moranguinho nativo, que é uma graça. Uma coisa é certa: todo morangueiro, para dar seus frutos, gosta de um friozinho firme à noite e de um sol gostoso durante o dia.
Bom, o básico é você decidir se vai plantar por semente (aí é bom fazer um viveirinho para que elas brotem direitinho) ou por muda. Claro que as mudas são mais caras mas, se forem de boa qualidade (sem folhas marrons, que é indicativo de fraqueza, fungos, etc), vão dar morangos antes das produzidas por sementes. Enfim, a decisão é sua e é fácil cultivar, tanto de um jeito como de outro.

Cultivar morango por semente

Compre um pacotinho de sementes de boa procedência, da variedade escolhida. Prepare um daqueles vasos compridos, ou então uma caixa de ovos, ou copinhos, com uma terra bem adubada e bem drenada - ponha pedrisco no fundo do recipiente, faça um montão de furinhos nos lados - e semeia 3 sementinhas a cada 15cm, recobrindo-as com uma fina camada de terra.
É necessário que a semeadura já seja feita na terra molhada, úmida, mas não encharcada. Cubra o vaso com um filme plástico (para preservar a umidade do solo) e coloque em um local resguardado do vento, que seja quentinho (se você decidir fazer suas mudas durante o inverno, ponha esse vaso dentro de casa, numa janela que pegue sol). Vigie a terra, diariamente, para prevenir ressecamento. O mais importante é a terra se manter úmida e ter luminosidade (6 horas por dia, em média).
Quando brotarem as sementes, retire o filme plástico e continue cuidando da umidade da terra - porque, se falhar, o morangueiro morre. As mudas produzidas em viveiro serão transplantadas para os vasos ou canteiros quando estiverem com 10 cm de altura, com todo o cuidado para não prejudicar as raízes da planta.

Cultivar morango em vaso

Você até pode plantar suas sementes diretamente no vaso (e fazer os procedimentos de cuidados indicados acima) mas, quando estas brotarem, rareie-as, quer dizer, deixe só a mais forte porque, um morangueiro precisa de espaço para se espalhar. O vaso não precisa ser fundo, morangueiro tem raízes bem superficiais mas, essa planta passa a vida jogando ramos para os lados e criando outras plantinhas - se espalha mesmo, então, dê terra e superfície livre a cada pé.
Mas, quando as raizes do seu morangueiro começarem a sair pelos buracos do vaso, então chegou a hora de trocar a planta para um vaso maior.

Na vertical, pendurado, também fica bom

Se você tiver uma parede onde bate o sol, que tal fazer um arranjo de vasos pendurados com seus morangueiros? Ou então, uma prateleira mais alta: pode por vasos, ou até plantar os morangueiros em um saco de terra boa, deitado. Também existem vasos que são como escadas (um sobre o outro, com os buracos para as plantas. Veja nas fotos.
É prático, economiza espaço e fica bonito que só. 

Adubar é preciso

De mês em mês você deverá adubar sua terra (que antes foi bem preparada com adubo orgânico, cinzas) com uma colher de sopa de torta de mamona ou adubo orgânico bem curtido, levemente incorporada, mexida. Se os morangueiros começarem a ficar com as folhas de um verde muito mais claro, quer dizer que está faltando hidrogênio na terra - espalhe alguns grãos de café no vaso que eles vão ajudar.

A água dos morangueiros

Bom, o morangueiro gosta de água todos os dias mas, o morango não. Então, molhe suas plantinhas sem molhar os frutos que brotam. Talvez você possa plantá-los em um vaso daqueles que se põe a água por baixo, ou mergulhar o vaso numa tina com água, ou regar com cuidado, com o regador, diretamente na terra.

A terra dos morangos

Morangueiro gosta de terra meio ácida, com o pH entre 5,5 e 6,5 então, para ter mais certeza, meça a acidez da terra que você tem (nas lojas você encontra uns kits fáceis de medir o pH, experimente).
Boas colheitas e melhores saladas de fruta!
https://www.greenme.com.br/como-plantar/3650-morango-na-janela-plantar

The Doors - Touch Me (Live)