quinta-feira 18 2019

A IMPORTÂNCIA DO LUTO E DO SEGUIR EM FRENTE | Ana Claudia Arantes

A QUEM PERTENCE A VIDA? EUTANÁSIA, SUICÍDIO ASSISTIDO

Postura incorreta, dores na certa

Resultado de imagem para Postura incorreta, dores na certa

Avaliação ergonômica

Laudo ergonômico (também conhecido como Análise Ergonômica do Trabalho) é um documento que contempla os riscos ergonômicos inerentes a uma determinada área de trabalho, estabelecendo também protocolos e ações necessárias para minimizar esses riscos ergonômicos.
De acordo com uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, o laudo ergonômico é uma exigência legal para as empresas.
"Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo". Ouvindo a música de Walter Franco, a gente tem um pouco da dimensão da importância da postura correta para uma vida sem dores nas costas e estresse.

O compositor está certo, sentar com as costas eretas e também com os ombros levemente posicionados para trás, com as pernas paralelas e os pés no solo, além de evitar sobrecarregar outras estruturas do corpo, previne dores nos joelhos, na cabeça e pode ajudar no funcionamento do pulmão e até do intestino. Agachar para pegar coisas no chão, em vez de dobrar o corpo e não deixar os ombros caídos para frente ao caminhar também preserva a lombar e a parte superior das costas.

O corpo humano é indivisível, todos os sistemas são relacionados, se você sobrecarrega uma parte, ele compensa em outra. Então não tem como fugir, preocupar-se com a postura na hora do trabalho, na academia e até na hora de dormir ajuda a evitar desgaste nas articulações, hérnias de discos, bursites nos ombros, lesões nos joelhos e outros problemas.

Em um estudo realizado com 110 alunos da Universidade Estadual de San Francisco nos Estados Unidos, foi pedido a 55 deles que andassem curvados; aos outros 55, com as costas eretas. Resultado: os que andavam com a postura correta se sentiram muito mais bem-dispostos e cheios de energia ao longo do dia.

Ficar muitas horas de cabeça para frente e para baix,o durante o uso de smartphones e tablets, faz com que os músculos da nuca e da parte superior das costas fiquem contraídos; quem se curva para frente quando se senta tende a cerrar as mandíbulas e contrair os músculos faciais, o que causa dores de cabeça e disfunção temporomandibular (DTM).

Curvar-se para frente diminui a expansão da caixa torácica e prejudica a entrada de ar no pulmão.  Além disso, comprime os órgãos abdominais e pode reduzir os movimentos peristálticos, tão importantes para a digestão e função intestinal normais. 

As dores crônicas causadas pela má postura podem gerar depressão, irritação, ansiedade e estresse. Então, coloque seu computador em uma altura adequada, veja se está sentado com as costas retas e os ombros alinhados com os quadris. E fique com o coração tranquilo por estar cuidando melhor da sua saúde.


https://www.sesivivamais.com.br/main/materias/saude-ocupacional/postura-incorreta-dores-na-certa