quarta-feira 07 2014

PSOL vai ao Conselho de Ética contra deputado envolvido com doleiro

Política

Polícia Federal encontrou indícios de que o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) teria recebido dinheiro de doleiro em seu apartamento funcional da Câmara

Laryssa Borges, de Brasília
O deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA)
O deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA) (Divulgação/Câmara dos Deputados)
O PSOL decidiu acionar o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara pedindo investigação sobre as relações do deputado federal Luiz Argôlo (SDD-BA) com o doleiro Alberto Youssef, pivô da Operação Lava-Jato da Polícia Federal.

Conforme revelou VEJA, a Polícia Federal encontrou registros de repasse de recursos de Youssef para o apartamento funcional de Luiz Argôlo. Em conversas telefônicas em poder dos policiais, Youssef é frequentemente cobrado por um interlocutor identificado como “LA”, que pressiona para receber pagamentos. Em uma mensagem de 16 de setembro do ano passado, por exemplo, o doleiro recebe orientação para enviar dinheiro para o apartamento funcional de Argôlo, em Brasília. O parlamentar deixou recentemente o Partido Progressista (PP), legenda também envolvida com as remessas de recursos feitas por Yousseff.

De acordo com as interceptações telefônicas obtidas pela PF, "LA" pede que o doleiro pague suas contas e deposite recursos para uma loja de decoração e uma agropecuária no município de Entre Rios (BA), cidade de Argôlo.
O PPS já havia acionado a Corregedoria da Câmara, no final de abril, para que fosse apurado o envolvimento do deputado baiano com o doleiro preso, mas até o momento o parlamentar não foi notificado – o que poderá ocorrer nesta quarta-feira.

Contra o deputado baiano também pesam suspeitas de que ele tenha recebido dois caminhões de bezerros do doleiro. Em um dos grampos telefônicos, revelado pela Folha de S. Paulo, Argôlo repassa uma conta bancária para receber depósito de 110.000 reais.

Você já ouviu falar em bisfenol A? Pode ser que ainda não, mas você está em contato todos os dias com essa substância. E é bom conhecermos um pouco sobre ela.

BISFENOL A


Você já ouviu falar em bisfenol A? Pode ser que ainda não, mas você está em contato todos os dias com essa substância. E é bom conhecermos um pouco sobre ela.

O bisfenol A é um composto presente em plásticos. Portanto, em embalagens plásticas de alimentos, em potes plásticos em que armazenamos alimentos, no revestimento interno de enlatados e de caixinha, papel-filme, mamadeiras, etc. A substância migra do plástico para os alimentos e bebidas, e isso acontece com maior intensidade quando elevamos a temperatura. Você já observou como fica um pote plástico depois de aquecer molho de tomate dentro dele?
É nítido que há interação entre alimento e plástico, e nisso ocorre a migração do bisfenol A.

Esse composto fica armazenado no tecido adiposo (ou seja, na gordura) em nosso corpo e atua como um desruptor endócrino (interfere na função normal de nossos hormônios). Mais especificamente, exerce atividade semelhante ao do hormônio feminino estrógeno e inibe a atividade dos hormônios masculinos e tireoidianos.

Assim, é possível já prever que algumas das conseqüências da exposição excessiva ao bisfenol A é aumento de gordura corporal, puberdade precoce ou tardia, infertilidade, cânceres hormônio-dependentes, entre outros prejuízos à saúde. Os estudos científicos com humanos ainda não são suficientes para conclusões, mas trabalhos com animais já apontaram muitos desses malefícios.

Eu recomendo que não espere ter todas as conclusões das pesquisas com seres humanos para tomar uma atitude. Para se ter uma idéia, países como Canadá, Dinamarca, Costa Rica e França, como medida de precaução, já proibiram, o bisfenol A em mamadeiras e outros produtos infantis.

O que fazer?
Minimize sua exposição ao bisfenol A! Não se expor é impossível! A não ser que você viva dentro de uma bolha... mas não se esqueça... de vidro!!

Algumas dicas:
• Não esquente alimentos e bebidas dentro de embalagens/potes plásticos. Transfira para outro recipiente para fazer o aquecimento.
• Espere o alimento esfriar para colocá-lo em potes plásticos. Por exemplo, se você cozinha feijão uma vez por semana e congela, coloque dentro dos potinhos somente depois de frio. Mas ai entra a questão da temperatura ideal para proliferação de bactérias... então veja a próxima dica.
• Substitua aos poucos seus potes plásticos por potes de vidro. Uma sugestão é comprar um ou dois potes de vidro a cada compra de supermercado. Assim não pesa tanto no orçamento.
• Não encoste o alimento na tampa plástica do pote de vidro.
• Quando utilizar papel-filme para cobrir alimentos, procure não encostá-lo.
• Outra dica é guardar potes de vidro de palmito, de azeitonas, etc para armazenar molhos.
• Se você mantém uma garrafinha de água na sua mesa de trabalho ou de estudos, substitua-a por uma garrafa de vidro. Claro que para levar na bolsa é muito pesada, mas para deixar em um local fixo é tranqüilo! Sem contar que pode reutilizar uma garrafa de suco de uva, de suco de tomate, que são de vidro!
• Evite bebidas e alimentos enlatados e em caixinhas.

Se você tiver mais dicas para reduzirmos o bisfenol A em nossa alimentação, compartilhe!!

Dra. Jackeline Taglieta
Nutricionista - CRN-3: 20209

PT indica Chinaglia para vice-presidência da Câmara

Congresso

Ele recebeu 44 votos da bancada petista, contra 38 do ex-ministro Luiz Sérgio, e levou a indicação para substituir André Vargas, que deixou o posto e a sigla

Laryssa Borges, de Brasília
Deputado Arlindo Chinaglia é indicado para vice-presidência da Câmara
Deputado Arlindo Chinaglia é indicado para vice-presidência da Câmara (Leonardo Prado/Agência Câmara)
A bancada do PT na Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a indicação de Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a vaga de vice-presidente da Casa, no lugar de André Vargas (sem partido-PR), que renunciou ao posto e deixou a legenda depois que foram reveladas suas relações com o doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava-Jato.
Na eleição da bancada, Chinaglia recebeu 44 votos contra 38 do ex-ministro Luiz Sérgio (PT-RJ). O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) retirou sua candidatura na última hora, a pedido de emissários do presidente da legenda, Rui Falcão, e apoiou Chinaglia. O nome do candidato a vice-presidente será submetido à votação do plenário da Câmara nesta quarta-feira – e deve passar, em razão de acordo com demais partidos da base aliada.
Depois do desgaste provocado pela revelação da sociedade entre André Vargas e Youssef, o PT tentava um nome de consenso para a vice-presidência, mas a bancada acabou se dividindo entre Chinaglia e Luiz Sérgio. Após a eleição, Chinaglia considerou o caso de Vargas "inusitado". "Ninguém esperava", disse, avaliando que "o que aconteceu com ele [Vargas] está no passado". "Não tenho que me orientar por esse episódio."

Eddie Vedder faz show intimista e arrisca português em SP

Música

Em sua primeira apresentação solo no Brasil, o cantor valorizou sucessos de sua carreira própria, além de covers de Neil Young, Ramones e, claro, Pearl Jam

Rafael Costa, de São Paulo
Show Eddie Vedder em SP
Eddie Vedder se apresentou no Citibank Hall em São Paulo - Heitor Feitosa/Veja.com
Nada de superprodução, luzes coloridas, trocas de roupa ou performances extravagantes. Em sua primeira apresentação no Brasil, Eddie Vedder proporcionou um show intimista, ao melhor estilo banquinho e violão, e agradou o público que marcou presença no Citibank Hall, Zona sul de São Paulo, nesta terça-feira, com sucessos de sua carreira solo, além de covers que iam de Ramones a Neil Young e, claro, Pearl Jam.

Durante as quase três horas de apresentação, Vedder parecia se sentir em sua própria casa e, ao mesmo tempo, conseguia a proeza fazer o público sentir o mesmo. Seguro com sua voz marcante, grave e ligeiramente rouca, o vocalista do Pearl Jam não precisou do acompanhamento de uma banda ou de playback. O que se viu no palco foi apenas ele e seu violão, ou então um ukelele e uma guitarra. Além de um cenário simples, composto por painéis ao fundo que oscilavam entre imagens que imitavam, ora um tipo de cortiço, ora um camping, ou um céu estrelado.

O único momento em que o roteiro fugiu desse panorama foi durante a participação especial do cantor folk irlandês Glen Hansard – que fez o show de abertura. Em um competente e afinado dueto, os dois cantaram Sleepless Nights, cover do The Everly Brothers, SocietyHard Sun eFalling Slowly – essa de autoria de Hansard e trilha sonora do filme Apenas Uma Vez, vencedora do Oscar de melhor canção original em 2008.

Durante o restante da apresentação, Eddie Vedder valorizou os grandes sucessos, tanto de sua carreira solo, como do Pearl Jam, nos momentos mais bem recebidos pela plateia. Destaque para as canções do álbum Into The Wild, trilha sonora do longa Na Natureza Selvagem, comoNo CellingRiseGuaranteed e Far Behind, todas executadas de maneira impecável, como se estivessem sendo ouvidas diretamente do CD.

Entre as 32 músicas do setlist também marcaram presença covers de The Needle and the Damage Done, de Neil Young, Good Woman, de Cat Power, Crazy Mary, de Victoria Williams, eI Believe In Miracles, do Ramones. Além dos hits Just BreathePorchElderly Woman Behind the Counter in a Small TownBetter Man, entre outras doze do Pearl Jam.

Bom humor, boa interação e português (quase) fluente – A simplicidade do show e o clima intimista deram brecha para o público se sentir à vontade, assim como o próprio músico. Praticamente a cada intervalo entre as canções era possível ouvir pedidos de música vindo da plateia, alguns atendidos, outros não, além de frases aleatórias, como “i love you” e propostas de casamento de fãs. Bem humorado, Vedder sempre respondia às intervenções do público com tiradas engraçadas, sempre em inglês. Em dado momento, o cantor pensou ter ouvido alguma fã pedir para levá-la para a cama e brincou: "Às vezes nós ouvimos o que queremos ouvir… Mas esse não foi o caso", disse, arrancando risos da plateia

Para tentar uma aproximação ainda maior com o público brasileiro, Vedder levou alguns papeis com frases escritas em português e acabou se saindo bem. "Meu português é uma m***, por isso vou falar pouco. Na próxima vez, eu vou para a escola para aprender o seu bonito idioma", disse o cantor pausadamente e com forte sotaque na primeira de suas três tentativas de interação bilíngues.

O vocalista do Pearl Jam ainda se apresenta nesta quarta e quinta-feira em São Paulo, antes de seguir para o Rio de Janeiro, onde toca nos dias 11 e 12.
Show Eddie Vedder em SP
Show Eddie Vedder em SP
Show Eddie Vedder em SP
Show Eddie Vedder em SP
Show Eddie Vedder em SP
Show Eddie Vedder em SP
Show Eddie Vedder em SP
Show Eddie Vedder em SP
Show Eddie Vedder em SP
Vencedor do Oscar de melhor canção em 2008 com a trilha do filme 'Once' abre show do vocalista do Pearl Jam em SP - Heitor Feitosa/Veja.com

lighthouse family - high (tradução)





Lighthouse Family - I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free/One(U2) -...





Renan apresenta dez parlamentares governistas para CPI da Petrobras

Congresso

Anúncio ocorreu após pressão de oposicionistas que se recusam a apontar representantes no grupo de investigação como forma de acelerar a instalação de uma CPI mista da Petrobras

Laryssa Borges, de Brasília
Renan Calheiros escolhe dez senadores da base governista para compor CPI da Petrobras
Renan Calheiros escolhe dez senadores da base governista para compor CPI da Petrobras (Pedro França/Agência Senado)
Em meio à disputa entre governo e oposição sobre a instalação de CPIs para investigar a Petrobras, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta terça-feira os dez parlamentares governistas que deverão compor a comissão de inquérito exclusiva do Senado. O anúncio ocorreu após o líder do PT na Casa, Humberto Costa (PT-PE), ter pressionado Calheiros a escolher os nomes da oposição para compor a CPI. Oposicionistas se recusam a apontar seus representantes no grupo de investigação como forma de pressionar o Congresso a instalar uma CPI mista da Petrobras, formada por senadores e deputados. A CPI no Senado terá 13 titulares.
Até o momento, foram indicados como titulares da CPI da Petrobras no Senado os senadores governistas João Alberto (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB-PB), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Aníbal Diniz (PT-AC), Humberto Costa (PT-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim Argelo (PTB-DF). O prazo final para que DEM e PSDB anunciem seus representantes é na próxima quinta-feira. Se não houver indicações, o senador Renan Calheiros é obrigado a escolher o restante dos membros da CPI.
Nos bastidores, governo e oposição ainda disputam qual CPI será instalada, se uma exclusiva do Senado, uma CPI mista, formada também por representantes da Câmara dos Deputados, ou as duas CPIs ao mesmo tempo.
Pressão - Depois de o PT pressionar nesta terça para que Renan Calheiros indicasse o restante dos integrantes da CPI do Senado, o partido vai apresentar nesta quarta-feira requerimento para a instalação de uma CPI mista para investigar irregularidades em contratos com o metrô de São Paulo. O tema atinge o senador e pré-candidato à presidência Aécio Neves, cujo partido, o PSDB, governava o estado na época das suspeitas de formação de cartel e de pagamento de propina envolvendo o metrô.
“Não se trata de inércia da oposição ao não indicar os integrantes da CPI do Senado. É uma estratégia política para que haja uma investigação ampla com a CPI mista”, justificou o líder tucano no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

The Doors - Touch Me (Live)