terça-feira 12 2015

Café Filosófico: Leviatã de Hobbes e as lógicas da força e da punição com Yara Frateschi



Fachin procurou 76 dos 81 senadores antes de sabatina

O jurista Luiz Edson Fachin
Luiz Edson Fachin, indicado por Dilma ao STF: um jurista que tem lado(Cesar Machado/Gazeta do Povo/Estadão Conteúdo)
O advogado Luiz Edson Fachin, indicado pelo Palácio do Planalto para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), reuniu-se nas últimas semanas com 76 dos 81 senadores em busca de apoio político para ter seu nome aprovado no Senado. Porém, alguns dos senadores mais críticos ao nome do jurista, como o goiano Ronaldo Caiado (DEM), optaram por não receber o jurista. A sabatina de Fachin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado estava agendada para as 10 horas desta terça, mas parlamentares de oposição pressionam para ouvir, antes dos questionamentos ao indicado, consultores legislativos. Há suspeitas de que Fachin exerceu a advocacia ilegalmente, já que foi, ao mesmo tempo, procurador do Estado do Paraná e advogado privado - o que a legislação estadual já proibia quando ele assumiu o cargo, em fevereiro de 1990. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), viajou a Brasília para demonstrar seu apoio a Fachin durante a sabatina. (Laryssa Borges e Gabriel Castro, de Brasília)

Petrolão: doleira diz que abriu 7 empresas de fachada


Iara Galdino afirmou que movimentou 700 milhões de reais do propinoduto

Por: Alexandre Hisayasu, de Curitiba
Prédio da Petrobras, na Avenida Paulista, em São Paulo
Prédio da Petrobras, na Avenida Paulista, em São Paulo(Paulo Whitaker/VEJA)
A doleira Iara Galdino, condenada a onze anos por participar do esquema de lavagem de dinheiro dos envolvidos no petrolão, confirmou nesta segunda-feira aos parlamentares da CPI da Petrobras que era encarregada de abrir empresas de fachada. Segundo ela, até ser presa e condenada, no ano passado, abriu sete.
Iara é mulher de confiança de Nelma Kodamo, presa ano passado tentando embarcar para a Europa com 200 mil euros na calcinha. Nelma era considerada braço-direito de Alberto Youssef e ajudou a movimentar mais de 5 milhões de dólares entre maio e novembro de 2013.
À CPI, Iara disse ter sido "injustiçada", já que era uma peça do "quarto escalão", acabou presa e condenada a uma pena alta - onze anos de prisão. Iara movimentou 700 milhões de reais no mesmo período.
Antes, os operadores Guilherme Esteves de Jesus e Adir Assad não aceitaram falar com os deputados. Assim como Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, Nestor Cerveró e o empresário Mário Goes, usaram o direito constitucional de permanecer calados.
O presidente da comissão, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), ficou satisfeito com os depoimentos dos doleiros Alberto Youssef e Iara: "Lamentamos que os outros réus não tiveram a mesma postura".

The Doors - Touch Me (Live)