domingo 29 2013

Mulher de Renan Calheiros lucra 69% em quatro meses

Política

Lucro é considerado alto para o pouco tempo de atuação da "empresa relâmpago" do presidente do Senado, que não teve nenhuma operação registrada; PGR investiga o caso

O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL)
O senador Renan Calheiros se nega a esclarecer as atividades da empresa privada (Beto Barata/Estadão Conteúdo)
A Tarumã Empreendimentos Imobiliários Ltda., "empresa relâmpago" do presidente do Senado,Renan Calheiros (PMDB-AL), distribuiu 200 000 reais de lucro para Maria Verônica Calheiros, mulher do senador, apenas quatro meses após a artista plástica injetar 290 000 reais em seu capital. Um lucro de 69% – na época, a taxa básica de juros era de 12,5% ao ano. Sem nenhuma operação registrada, a Tarumã encerrou suas atividades em 16 de novembro de 2011, nove meses após ser registrada na Junta Comercial do Distrito Federal. Com o fim da Tarumã, Verônica recebeu 498 284 reais em lucro e na restituição do investimento. Dois filhos do casal, Rodolfo e Rodrigo, também sócios na empresa, receberam 833 reais cada um.
Considerado alto por especialistas em lavagem de dinheiro, o lucro líquido obtido em tão pouco tempo coloca sob suspeita as operações financeiras e contábeis da empresa – que, em menos de um ano, movimentou cerca de 500 000 reais, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Aberta depois das eleições de 2010, a Tarumã teria funcionado em uma sala no Lago Sul de Brasília.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está desde a semana passada mergulhado na análise das atividades da empresa. Às vésperas da eleição para o Senado, Gurgel denunciou Renan Calheiros ao Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.
O inquérito está, atualmente, no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski. Renan, que prega a transparência desde que assumiu a Casa pela segunda vez, se nega a esclarecer as atividades da Tarumã, alegando sempre se tratar de atividade privada.
O contrato social da empresa registrado na Junta Comercial do Distrito Federal prevê a exploração de empreendimentos imobiliários, como locação, compra e venda de imóveis próprios e participações societárias. No entanto, não foram localizados imóveis ou corretores registrados em nome da empresa ou de nenhum de seus sócios. A empresa foi registrada em 22 de fevereiro de 2011 em nome do senador e de seus dois filhos. Cinco meses após a constituição, Renan deixou a sociedade e deu lugar à esposa, que turbinou o capital da empresa de 10 000 reais para 300 000 reais.
Sem renda fixa e casada em comunhão parcial de bens, Verônica Calheiros integralizou em "moeda corrente" o valor de 290 000 reais no capital da empresa em 21 de julho de 2011. Quatro meses mais tarde, a Tarumã encerrou suas atividades. A extinção foi registrada na Junta Comercial do Distrito Federal em 16 de novembro de 2011.
A última declaração de bens pública apresentada pelo senador informa que ele tem um patrimônio de 2,1 milhões reais. Na declaração ele menciona um apartamento em Maceió, uma casa em Barra de São Miguel e 3 000 reais em contas bancárias.
A operação foi assistida por Bruno Mendes, advogado e assessor comissionado de Renan no Senado. Mendes tornou-se figura conhecida em 2007, depois de aparecer associado ao escândalo de empreiteiras que, a pedido do parlamentar, bancavam despesas da jornalista Mônica Veloso, com quem Renan Calheiros tem uma filha. Bruno se negou a esclarecer as atividades da Tarumã.
Evolução de renda – Nas investigações feitas pelo Conselho de Ética do Senado, laudos da Polícia Federal e dados da Receita Federal atestavam a incapacidade financeira do senador e de seus familiares diante da evolução patrimonial registrada nas declarações de imposto de renda. Os sinais, segundos os investigadores, eram de patrimônio descoberto. As contas sugeriam que, com os recursos que alegava possuir, o senador não teria como pagar despesas pessoais e mais os valores repassados à jornalista Mônica Veloso.
Em nota divulgada no dia 12 de março, o presidente do Senado informou que "todos os aspectos fiscais e empresariais dos contribuintes Renan Calheiros, sua esposa e seus filhos estão devidamente registrados perante os órgãos oficiais de controle". Sobre a denúncia do procurador-geral da República, o presidente do Senado afirma ser o maior interessado no "desenlace" da questão.

(Com Estadão Conteúdo)

Ministério Público vai apurar compra da casa de Renan

Investigação

Inquérito civil, que deve durar um ano, busca averiguar "possível irregularidade na aquisição" do imóvel e suspeita de "enriquecimento ilícito"

Presidente do Senado Renan Calheiros, durante sessão deliberativa
Presidente do Senado, Renan Calheiros: compra de casa de luxo é alvo de investigação do MP (Lia de Paula/Agência Senado)
O Ministério Público Federal abriu ontem inquérito para apurar a compra, por 2 milhões de reais, de uma casa pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na área mais nobre de Brasília. O negócio foi fechado com um empreiteiro em agosto.
Conforme portaria da Procuradoria da República no Distrito Federal, o inquérito civil busca averiguar "possível irregularidade na aquisição" do imóvel pelo senador, "por valor muito abaixo do praticado no mercado e incompatível com seus rendimentos". Será apurada a suspeita de enriquecimento ilícito no caso. O prazo inicial da investigação é de um ano, mas ela pode ser prorrogada.
Renan comprou a casa de 404 metros quadrados, no Lago Sul, em maio. Segundo corretoras que atuam naquela área, ela custa no mercado pelo menos 3 milhões de reais - 50% mais que o valor registrado na escritura. Os detalhes da transação não constam do registro em cartório, mas de um contrato paralelo firmado pelo senador com o empresário Hugo Soares Júnior, construtor imobiliário em Brasília.
Renan disse que pagou sinal de 240 000 reais e dividiu outros 760 000 reais em cinco parcelas semestrais de 152 000 reais cada, ou seja, a serem quitadas em dois anos e meio. O valor restante - 1 milhão de reais - foi financiado pela Caixa Econômica Federal em 22 anos. Para obter o empréstimo, o senador declarou renda mensal de 51 723 reais, valor que representa o dobro do salário bruto que ele recebe no Senado (26 700 reais). Segundo ele, a renda excedente é resultado de suas atividades agropecuárias.
Em 2010, o senador peemedebista declarou à Justiça Eleitoral que seu patrimônio era de 2,1 milhões de reais. Seu saldo em contas correntes na ocasião, segundo informou, chegava a 3 300 reais. Ele não vendeu nenhum outro imóvel para a compra da nova casa. As prestações do novo imóvel equivalem a um comprometimento mensal de 38 600 reais. Somadas à pensão paga para sua filha com a jornalista Mônica Veloso, de 6 800 reais, ele gasta 87% dos rendimentos declarados à Caixa - ou mais que o dobro da remuneração líquida no Senado (21 300 reais).
Renúncia - Em 2007, Renan renunciou à presidência do Senado, em meio a denúncias de que as despesas da jornalista eram pagas pelo lobista de uma empreiteira. Em fevereiro deste ano, pouco antes de ser eleito novamente para presidir a Casa, a Procuradoria-Geral da República o denunciou à Justiça por peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Segundo a acusação, ele forjou renda para justificar os pagamentos a Mônica Veloso, feitos entre 2004 e 2006.
Com fachada branca e detalhes em vidro, a casa no Lago Sul é ocupada por dois filhos do senador. Tem duas salas, quatro quartos, três banheiros sociais, dois quartos de serviço e área com piscina. Em janeiro de 2010, ela tinha sido comprada pelo empresário Hugo Soares por 1,8 milhão de reais. Apesar do período de intensa valorização imobiliária na capital federal, acabou vendida por 200 000 reais a mais, com pagamentos diluídos em longo prazo. O empresário se negou a falar com a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre a transação. A assessoria de Renan disse que ele não comentaria a abertura do inquérito.
(Com Estadão Conteúdo)

Vacinação de adulto


Calendário de vacinação para adultos deve ser adaptado e individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente

19 a 49 anos

Difteria e tétano (dt) — uma dose a cada dez anos. Fornecida pelo SUS. Existe a opção da vacina dpta, que protege também contra a coqueluche e causa menos efeitos colaterais do que versões anteriores (não disponível no SUS).
HPV – três doses da vacina até os 26 anos de idade. É importante lembrar que ela deve ser tomada por homens e mulheres. É contraindicada para gestantes. Existem dois tipos da vacina disponíveis no Brasil. Em uma delas, há imunização contra os tipos 6, 11, 16 e 18 de HPV — a segunda dose é dada dois meses após a primeira, a terceira, seis meses após a segunda (0-2-6 meses). Na segunda versão da vacina, há proteção contra os tipo 16 e 18 de HPV — a segunda dose deve ser tomada um mês depois da primeira, a terceira, seis meses após a segunda (0-1-6 meses).
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) — uma dose, mesmo quem já tenha tomado na infância. É contraindicada para gestantes e para pessoas com imunodeficiência. Fornecida pelo SUS.
Varicela — duas doses, com intervalo de três meses entre elas, para quem nunca tomou. Costuma ser indicada para adultos por ser uma vacina recente — muitas pessoas não a tomaram na infância. É contraindicada para gestantes e pessoas com imunodeficiência.
Hepatite A – duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença.
Hepatite B — três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. A segunda dose deve ser tomada um mês após a primeira, a terceira, seis meses após a segunda (0-1-6 meses). Fornecida pelo SUS.
Meningocócica — uma dose.
Influenza — doses anuais. Oferecida pelo SUS para gestantes e outras pessoas consideradas de maior risco.

50 a 64 anos

Difteria e tétano (dt) — uma dose a cada dez anos. Fornecida pelo SUS. Existe a opção da dpta, que protege também contra a coqueluche e causa menos efeitos colaterais (não disponível no SUS).
Hepatite A — duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, para quem não tomou ou nunca teve a doença.
Hepatite B — três doses, para quem não tomou ou nunca teve a doença. A segunda dose é dada um mês após a primeira, a terceira, seis meses após a segunda (0-1-6 meses).
Influenza — doses anuais. Fornecida pelo SUS  para maiores de 60 anos, gestantes e outras pessoas consideradas de maior risco.
Pneumocócica — uma dose, a partir dos 60 anos. Fornecida pelo SUS.

Namorada de Dirceu ganha cargo de confiança no Senado

Congresso

Com salário de 12 800 reais, horário flexível e pouco ou quase nada para fazer, Simone Patrícia Tristão Pereira ocupa desde agosto o cargo de especialista em marketing de relacionamento no Instituto Legislativo Brasileiro

Robson Bonin e Adriano Ceolin
PODEROSO - Ainda influente em Brasília, o ex-ministro José Dirceu, condenado por corrupção no escândalo do mensalão, conseguiu nomear Simone Patrícia, sua namorada, para um cargo de assessoria no Congresso. Salário: 12 800 reais
PODEROSO - Ainda influente em Brasília, o ex-ministro José Dirceu, condenado por corrupção no escândalo do mensalão, conseguiu nomear Simone Patrícia, sua namorada, para um cargo de assessoria no Congresso. Salário: 12 800 reais  (Cristiano Mariz)
Garantia de estabilidade, altos salários e uma rotina confortável. O serviço público no Brasil é um mundo restrito ao qual só existem duas formas de chegar. A primeira - alternativa da maioria dos brasileiros - requer estudo, sacrifício e dedicação para conseguir uma vaga via concurso público. Já a segunda, aberta a poucos privilegiados, exige apenas ter os amigos certos nos lugares certos. A recepcionista Simone Patrícia Tristão Pereira chegou perto disso justamente por essa segunda via. Dona de competências profissionais desconhecidas, ela conquistou um emprego invejável: desde agosto ocupa o cargo de especialista em marketing de relacionamento no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão de capacitação do Senado Federal. Com salário de 12 800 reais, horário flexível e pouco ou quase nada para fazer, a moça não precisou se esforçar muito para chegar lá. Bastou acionar as pessoas certas - ou, no caso dela, a pessoa certa: o ex-ministro José Dirceu, réu condenado a dez anos e dez meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha no escândalo do mensalão. O casal assumiu meses atrás um namoro que começou há alguns anos.

Brasil é exemplo de como reduzir mortes por tabagismo, diz revista britânica

Saúde global

Série de artigos publicados pela revista médica 'The Lancet' enfatiza a importância de prevenir as doenças não-transmissíveis, como câncer, diabetes e problemas cardíacos, hoje as principais causas de morte no mundo

cigarro
Controle do tabagismo: Brasil é exemplo, para a The Lancet (Thinkstock)
A respeitada revista médica britânica The Lancet publicou, em sua edição desta semana, uma série de cinco artigos sobre doenças não transmissíveis — que incluem problemas cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. De acordo com a publicação, o objetivo da série é chamar a atenção para a importância dessas condições, que chegaram a níveis epidêmicos e hoje correspondem à principal causa de mortalidade no mundo. Os trabalhos divulgados também sugerem estratégias para a prevenção desses problemas, como aquelas que buscam reduzir os fatores de risco para tais doenças — como o tabagismo, a obesidade e a má alimentação. O Brasil foi citado como exemplo na criação de estratégias de controle do tabagismo.

População doente

Em dezembro de 2012, a revista The Lancetpublicou o estudo Global Burden of Disease 2010(Carga de Saúde Global 2010), que avaliou as doenças e mortes em todo o mundo ao longo de 20 anos. A pesquisa mostrou que, desde 1990, as causas de morte e os fatores de risco para a saúde da população mundial mudaram, e muito. Se antes vivíamos por menos tempo, hoje atingimos uma idade avançada, mas com menos saúde.
Enquanto em 1990 os principais fatores de risco para doenças eram o baixo peso infantil e a poluição dentro de casa (a exposição ao fogão à lenha, por exemplo), em 2010 os principais fatores se tornaram a pressão alta e o cigarro. Além disso, segundo a pesquisa, enquanto a mortalidade global por desnutrição caiu no período, o fator de risco para a saúde que mais cresceu nos últimos vinte anos foi o excesso de peso.
Global Burden of Disease 2010  também registrou que, se por um lado diminuiu o número de mortes por doenças como malária, tuberculose e diarreia nos últimos 20 anos, aumentou a quantidade de óbitos em decorrência de problemas como doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, diabetes e câncer de fígado.
De acordo com os dados de um dos estudos divulgados pela revista britânica, das 52,8 milhões de mortes que aconteceram no mundo em 2010, 34,5 milhões, ou 65%, ocorreram devido às doenças não transmissíveis. Desses óbitos, 20% ocorreram em pessoas com menos de 60 anos de idade. Ainda segundo esse levantamento, estima-se que o número de mortes por doenças não transmissíveis deve aumentar para 50 milhões em 2030.
No Brasil, o número de óbitos por essas doenças é ainda maior: cerca de três quartos (75%) das mortes no país estão relacionadas a problemas como câncer, diabetes ou então doenças cardíacas ou respiratórias crônicas.
Metas — Um dos trabalhos divulgados pela revista britânica, feito por pesquisadores dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, sugeriu que a Organização das Nações Unidas (ONU) incluísse a prevenção de doenças não transmissíveis nas próximas metas propostas pelo Millenium Development Goals (MDGs). Esse programa da ONU estipula metas para serem cumpridas até determinada data. Atualmente, as metas preveem o alcance de oito objetivos até 2015, entre elas o fim da fome e da miséria extrema, a educação universal, e a redução da mortalidade infantil.
Para George Alleyne, diretor emérito da Organização Pan-americana de Saúde e coordenador desse estudo, após 2015, a ONU deveria ter como meta reduzir em 25% o número de mortes por doenças não transmissíveis até 2025.
Estratégias de prevenção — A série de artigos publicados no The Lancet também sugeriu quais estratégias poderiam ajudar a prevenir as doenças não transmissíveis e, portanto, diminuir o número de morte por câncer, diabetes, problemas cardíacos e respiratórios ao longo dos anos.
Um dos estudos, coordenado por Ruth Bonita, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, por exemplo, fez um relato de medidas que podem ser adotadas pelas autoridades de saúde dos países para controlar dois dos principais fatores de risco para as doenças não transmissíveis: tabagismo e consumo excessivo de sal. De acordo com a pesquisadora, a redução da ingestão de sal em 15% pode, em dez anos, evitar 8,5 milhões de mortes ao redor do mundo.
Esse artigo citou as estratégias de controle de tabagismo no Brasil como um exemplo de medida que pode ser eficaz na redução de mortes relacionadas ao cigarro. No artigo, Ruth Bonita falou sobre o fato de cidades brasileiras terem proibido o fumo em determinados ambientes, além do aumento das taxas sobre produtos derivados do tabaco e advertências presentes nos maços de cigarro.
Indústrias perigosas — Um dos artigos divulgados pela publicação britânica apontou para outro culpado para a epidemia de doenças não transmissíveis a qual o mundo vive hoje: o marketing agressivo de grandes indústrias de tabaco, álcool e alimentos não saudáveis ou "ultra-processados", como classificou o estudo. Ou seja, alimentos e bebidas industrializados que são altamente calóricos e gordurosos e muito pouco nutritivos, como comida congelada, biscoitos, salgadinhos, hambúrgueres, refrigerantes e outras bebidas adocicadas artificialmente.
De acordo com Rob Moodie, pesquisador da Universidade de Melbourne, na Austrália, e autor desse trabalho, nenhuma medida de auto-regulação dessas indústrias (ou seja, quando elas decidem realizar ações por conta própria para beneficiar a saúde pública) parece ser eficaz. Por isso, ele considera que a regulação pública dessas empresas é a forma mais eficaz de beneficiar a população.


Principais fatores de risco à saúde em 1990

1º lugar: Baixo peso infantil
2º lugar: Poluição dentro de casa
3º lugar: Tabagismo
4º lugar: Pressão alta
5º lugar: Deficiência de amamentação
6º lugar: Alcoolismo
7º lugar: Poluição ambiental
8º lugar: Baixa ingestão de frutas
9º lugar: Altos níveis de açúcar no sangue
10º lugar: Obesidade
Fonte: The Lancet, 2012

Principais fatores de risco à saúde em 2010

1º lugar: Pressão alta
2º lugar: Alcoolismo
3º lugar: Tabagismo
4º lugar: Poluição dentro de casa
5º lugar: Baixa ingestão de frutas
6º lugar: Obesidade
7º lugar: Altos níveis de açúcar no sangue
8º lugar: Baixo peso infantil
9º lugar: Poluição ambiental
10º lugar: Sedentarismo

Publicidade de cigarro aumenta chances de adolescente começar a fumar, confirma estudo

Tabagismo

Segundo pesquisa, quanto maior a quantidade de anúncios de cigarro que um jovem vê, mais elevado é o seu risco de se tornar um fumante

Influência: Pesquisa estabelece relação entre exposição de jovens a anúncios publicitários de cigarro e risco de iniciação no tabagismo
Influência: Pesquisa estabelece relação entre exposição de jovens a anúncios publicitários de cigarro e risco de iniciação no tabagismo (Thinkstock)
A cada dez anúncios publicitários de cigarro que um adolescente vê, o seu risco de começar a fumar aumenta 40%. Além disso, as chances de que ele passe a fumar diariamente se tornam 30% mais elevadas. É o que concluiu um novo estudo feito no Instituto para Pesquisa em Saúde e Terapia da Alemanha que monitorou jovens não fumantes ao longo de dois anos e meio. As conclusões foram publicadas nesta quarta-feira no periódico BMJ Open.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: From never to daily smoking in 30 months: the predictive value of tobacco and non-tobacco advertising exposure

Onde foi divulgada: periódico BMJ Open

Quem fez: Matthis Morgenstern, James D Sargent, Barbara Isensee e Reiner Hanewinkel

Instituição: Instituto para Pesquisa em Saúde e Terapia, Alemanha, e outras instituições

Dados de amostragem: 1.320 adolescentes de 10 a 15 anos

Resultado: Quanto mais um jovem vê anúncios publicitários de cigarro, maiores as suas chances de começar a fumar e de se tornar um fumante frequente (ou seja, que consome cigarros diariamente).
A pesquisa começou em 2008, quando 1.320 adolescentes de 10 a 15 anos de idade que nunca haviam fumado foram questionados sobre a frequência com que haviam visto os anúncios publicitários que os pesquisadores lhes mostraram. A equipe incluiu imagens das seis maiores marcas de cigarro da Alemanha e de outros oito produtos, como de chocolates, roupas, celulares e carros.
Dois anos e meio depois, os pesquisadores perguntaram a mesma coisa aos mesmos jovens. Além disso, os participantes relataram se haviam começado a fumar e, caso a resposta fosse afirmativa, com que frequência e qual a quantidade que haviam fumado desde 2008.
De acordo com o estudo, um em cada três adolescentes afirmou ter fumado nesse período de dois anos e meio, e um em dez participantes disse ter fumado no último mês. Além disso, 5% dos jovens afirmaram ter consumido mais de 100 cigarros desde o início do estudo e 5% disseram que fumavam todos os dias.
Influência dos amigos — Os pesquisadores também observaram que o fator que exerce maior influência para que um adolescente comece a fumar é ter algum amigo que fuma. Em segundo lugar está a exposição à publicidade de cigarro – e quanto maior é essa exposição, maiores as chances de o jovem começar a fumar. Os jovens que afirmaram ter visto o maior número de anúncios de cigarro demonstraram ser até duas vezes mais propensos a fumar do que aqueles que viram menos anúncios.
"Os dados desse estudo apoiam a proibição de publicidade de cigarros, pois a exposição a propagandas de tabaco pode prever a iniciação no tabagismo", afirmam os autores.

OMS: cigarro causa seis milhões de mortes ao ano

Tabagismo

Relatório da OMS mostra que, embora medidas antitabagistas atinjam cada vez mais pessoas, o fumo ainda é a principal causa de mortes evitáveis no mundo

Saúde feminina: Deixar de fumar pode reduzir de forma significativa o risco de morte súbita cardíaca
Cigarro: para OMS, mais países devem adotar medidas antifumo para que a meta de redução do tabagismo em 30% até 2025 possa ser alcançada (Thinkstock)
Apesar do aumento das políticas públicas que visam combater o tabagismo, o cigarro continua sendo a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado nesta quarta-feira, o cigarro causa seis milhões de mortes no mundo por ano, a maioria em países de baixa e média renda. No documento, a OMS alerta que, se essa tendência se mantiver, o número de mortes ligadas ao fumo deve aumentar para oito milhões ao ano em 2030 – e 80% desses óbitos deverão acontecer nos países mais pobres. 
Ainda de acordo com o relatório Global Tobacco Epidemic 2013 (Epidemia Global do Tabaco 2013), acredita-se que o cigarro tenha causado a morte de mais de 100 milhões de pessoas no século XX. "Se não banirmos a publicidade, a promoção e o patrocínio por parte da indústria do tabaco, adolescentes e adultos continuarão a ser atraídos pelo consumo de cigarro por uma indústria cada vez mais agressiva", disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS.
O relatório mostrou que medidas de restrição do cigarro — como proibição da publicidade e a realização de campanhas antitabagistas — atingem, hoje, uma em cada três pessoas no mundo, o equivalente a 2,3 bilhões de indivíduos. São 400 milhões de pessoas a mais em comparação com dez anos atrás. No entanto, apesar do avanço, a OMS acredita que para que a meta de redução do tabagismo em 30% até 2025 seja alcançada, mais países devem adotar medidas contra o cigarro.
(Com AFP)

Até o fim do ano, 200 milhões de pessoas estarão consumindo cigarros eletrônicos. É uma grave ameaça à saúde — ou uma forma de deixar de fumar? A polêmica ainda não se encerrou


Cigarro-eletrônico
O cigarro eletrônico: com formato cilíndrico, diferentes cores e estilos e tamanho bem parecido ao de um cigarro convencional, foi inventado nos anos 60 mas passou a ser fabricado em massa na China em 2003. Tem metade de seu comprimento (a parte da frente) ocupado por uma bateria de lítio, cuja carga dura entre um e três dias. O líquido que a bateria vaporiza vem em refils e em geral contém nicotina (Foto: Thinkstock)
É um fenômeno em expansão, está pegando de surpresa uma série de países que não possuem legislação a respeito e, sobretudo, paira como ameaça sobre meio século de bons resultados no combate aos males do fumo mundo afora: são os cigarros eletrônicos, ou e-cigarettes, cujo consumo cresce em espantosa progressão geométrica.
Os e-cigarretes (vejam a explicação de como funcionam na legenda da foto acima) devem atingir espantosos 2oo milhões de consumidores até o final do ano, no mundo inteiro.
Nos Estados Unidos, o banco de investimentos Goldman Sachs estima que no final deste ano a indústria dos e-cigarettes já movimente quase 2 bilhões de dólares, cifra 140% superior à gerada no ano anterior e e seis vezes maior do que a de 2011.
A coisa vai a jato. Um levantamento feito há um ano pela entidade que reúne comerciantes americanos de várias marcas, a Tobacco Vapor Electronic Cigarette Association, apontava um salto de vendas: de apenas 50 mil unidades em 2008 – que nos EUA podem ser adquiridas por a partir de 21 dólares – passaram a 3,5 milhões quatro anos depois.
No Velho Continente, onde apenas Dinamarca e Noruega estipularam medidas restritivas mais imediatas e claras, uma pesquisa do instituto Doxa mostrou que já há meio milhão de italianos consumidores habituais da novidade, total que chega a 2 milhões se forem contados os usuários ocasionais. Na França, estudos encomendados pelo governo já indicam meio milhão de usuários frequentes.
Previsões da consultoria Euromonitor atribuem gastos meio bilhão de euros (1,55 bilhão de reais) dos adeptos europeus do vaping – até um novo verbo em inglês já foi cunhado para a prática, significando algo como “vaporear”.
Os números na China são espantosos – várias dezenas de milhões de consumidores fixos ou eventuais –, mas o governo comunista não divulga estatísticas.
A União Europeia já se preocupa bastante com o assunto e está em exame a adoção de medidas como só permitir a venda livre dos refis de e-cigarros que contenham apenas um miligrama de nicotina — superado este limite, a oferta estaria restrita a farmácias. Esta providência quanto às farmácia já foi adotada pelo Reino Unido e entra em vigor em 2016.
No Brasil, felizmente, ainda que possam com facilidade ser encontrados de forma ilegal, os chamados e-cigarettes foram vetados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já em agosto de 2009.
O órgão deu ouvidos à Organização Mundial da Saúde (OMS) que, no final do ano anterior, desaconselhara o produto, diante da ausência de estudos conclusivos sobre os resultados de seu consumo a longo prazo (posição que ainda mantém).
Mais do que isso, a Anvisa se alinhava à Foods & Drugs Administration americana (FDA), que alertara sobre a presença de substâncias cancerígenas e da “droga psicoativa nicotina” em muitos dos líquidos comercializados para os cigarros eletrônicos — mesmo nos supostamente desprovidos de tabaco.
Manifestação em Paris em favor da "liberdade de vapear": um dos problemas dos e-cigarros é que praticamente não existem campanhas de alerta quanto a seus riscos (Foto: demotix.com)
Acontece que nos próprios EUA – simultaneamente notório feudo antifumo e colossal mercado tabagista – e em vários países da Europa a novidade não é proibida por lei e vem se popularizando mais a cada ano, a despeito dos constantes alertas de entidades médicas.
Estamos diante de uma economia em enorme expansão, e também é grande a polêmica sobre os cigarros eletrônicos.
Os argumentos contra são inúmeros e abrangem diversos critérios. Os mais urgentes, evidentemente, se referem à saúde dos usuários.
Ainda anteontem, terça-feira, a rede de TV norte-americana ABC comentava um estudo feito por especialistas de diferentes universidades sobre a segurança de consumir e-cigarros de duas das marcas mais vendidas nos EUA concluiu que eles continham traços de substâncias altamente danosas ao organismo humano, inclusive um composto químico utilizado em anticongelantes para radiadores de automóveis.
O grosso das críticas e dos temores vem do fato de que a esmagadora maioria dos refis de e-cigarros contém, em sua mistura líquida, a velha e maléfica nicotina. Já na época da oficialização da proibição no Brasil, a então presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a médica Jussara Fiterman, alertara: “O indivíduo acha que está parando de fumar, mas ele não está porque existem a nicotina e outras substâncias cancerígenas”.
É por isso que o dr. Esteve Fernández, chefe da unidade de tabagismo do Instituto Catalão de Oncologia, em Barcelona, lamenta que os e-cigarettes estejam “fora de quaisquer controles sanitários”, e defende a tese de que apenas após a comprovação de sua suposta eficácia na diminuição do consumo do tabaco – algo que ainda não ocorreu – seu uso e venda deveriam ser regulamentados. Caso contrário, que sejam proibidos nos mesmos locais onde não se permite fumar.
O professor de direito na Universidade George Washington e ativista antitabagista John Banzhaf, por sua vez, disse ao jornal americano USA Today que os e-cigarettes “podem atrair ao tabagismo jovens que, em principio, não fumariam”.
Banzhaf se referia a pesquisa publicada pela Universidade de Minnesota, cuja conclusão foi de que jovens adultos viam a opção do fumo eletrônico como algo positivo. Metade dos entrevistados afirmou que experimentaria a alternativa, incentivada sobretudo pelos muitos sabores disponíveis na praça.
Publicidade de uma das marcas de e-cigarro nos EUA, a South Beach: insistência de que "vapear" é bacana e sexy
Por essa razão é que a Associação Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados dos EUA pediu “com urgência” à FDA a normatização do consumo dos cigarros eletrônicos, por considerar que seu consumo vem sendo incentivado junto a adolescentes “com personagens de desenhos animados, anúncios na televisão e sabores como o de chicletes”.
Não ajuda o fato de nos EUA e no Reino Unido não haver restrições contundentes à publicidade das marcas de cigarros eletrônicos, ao contrário do que acontece com as dos cigarros propriamente ditos. Em âmbito global, esta retomada de uma imagem “bacana” e em muitos casos sexy do ato de fumar ameaça colocar em cheque conquistas duramente obtidas com campanhas antifumo.
A questão comportamental é parte da discussão. A explosão dos cigarros eletrônicos “acontece justo quando, por fim, conseguíamos reduzir significantemente o número de fumantes e, acima de tudo, quando já se conseguirá que a imagem de alguém segurando um cigarro, inalando e exalando fumaça deixasse de ser algo normal”, critica Joan Lozano, membro da comissão técnica da Rede de Atenção Primária Sem Fumo de Barcelona, em depoimento ao jornal El Periódico.
Na mesma reportagem, outra autoridade sanitária espanhola ressaltava que esta imagem menos ofensiva e glamorizada dos cigarros eletrônicos pode contribuir para atingir em cheio um público-alvo particular: ex-fumantes hesitantes, adolescentes curiosos e até mulheres grávidas tabagistas que, de contrário, se esforçariam mais para deixar o vício durante a gestação.
Especialistas lembram também que até o momento não está provado claramente que alguém possa parar totalmente de fumar com o método, embora existam indícios de que podem ajudar a diminuir o número de cigarros consumidos. A prestigiosa revista médica semanal britânica The Lancet entrou na polêmica com um artigo defendendo esta tese.
katherine-heig
A atriz Katherine Heig fumou cigarro eletrônico e o defendeu em entrevista no programa de David Letterman em 2010 (Foto: reprodução)
No e-cigarro, a energia da bateria de lítio aciona o aquecedor próximo à boquilha, que transforma na fumaça a ser inalada o conteúdo líquido de um refil. Na ponta, uma luz LED serve tanto para simular o acendimento de uma brasa normal quanto avisar sobre o estado da bateria.
Justamente por conter este recipiente apto a diferentes tipos de conteúdos – cada unidade equivalente a mais ou menos a 12 cigarros -, o e-cigarette é celebrado por seus defensores, entre os quais se incluem celebridades como o Rolling Stone Ron Wood, a top model Kate Moss e a atriz Katherine Heigl, como uma alternativa para consumir menos nicotina, ou até mesmo parar de fumar.
A viciante nicotina, porém, quase invariavelmente marca presença. Junto com água e com os compostos orgânicos propilenglicol e glicerol, a droga se “disfarça” em meio a sabores que podem ir de baunilha a tutti-frutti, passando por uísque, café, framboesa, banana e até diferentes peixes. Ainda assim, entusiastas alegam que a quantidade da famosa substância ingerida em cada “trago eletrônico” é cerca de dez vezes menos do que a consumida em um trago “clássico”, que oscila entre 1 e 2 miligramas.
Pegando carona nestes números, novas empresas exploram um suculento novo nicho empresarial. É o caso da italiana News Smoke, que possui 26 filiais nacionais e seis na Espanha, e cujo slogan é “Mais saudável em qualquer lugar”.
Ou seja, a marca faz alarde sobre o fato de seus produtos serem supostamente menos nocivos à saúde e por seus usuários terem a chance de voltar a desfrutá-los em lugares onde os tabagistas não são mais aceitos – na Itália é proibido fumar em locais públicos fechados desde 2005, na França desde 2008 e na Espanha desde 2010. Os e-cigarros, por produzirem vapor sem cheiro, não constituiriam problema.
News-Smoke
Campanha publicitária da marca italiana News Smoke: todo mundo saudável, de dentes brancos, sem queimaduras, menos pobre e podendo fumar em bares (Foto: News Smoke)
Entre as outras vantagens incluídas no lobby favorável aos cigarros eletrônicos estão também algumas futilidades espantosas quando comparadas a eventuais riscos à saúde, como a manutenção da brancura dos dentes, a abolição do uso dos cinzeiros e o fim das queimaduras causadas pela queda de brasas, o fim do odor impregnado nas roupas e economia de dinheiro — um fumante médio que passe a consumir a novidade baixaria seus gastos anuais de 1.000 para 600 dólares.
A postura em favor de tais argumentos, sobretudo o de que vapear pode ajudar a largar o cigarro, porém, está longe de ser unânime, ainda mais porque está estatisticamente comprovado em vários países que muitos dos usuários dos e-cigarros continuam fumando TAMBÉM os cigarros de sempre.
Além disso, o propilenglicol, tipo de álcool presente nos líquidos utilizados nos refis, é  considerado tóxico se consumido com grande frequência. Outras pesquisas apontaram que o simples inalar da fumaça dos e-cigarettes pode não danificar o coração, mas prejudica os pulmões.
Os e-cigarros, por tudo isso, estão na berlinda. E sua sorte futura vai depender da postura que adotarem, em definitivo, a Organização Mundial da Saúde, a União Europeia e a meca dos consumidores de cigarro do planeta, os Estados Unidos. Se os três penderem para medidas restritivas como as que existem para o tabaco convencional, a moda tende a arrefecer. Caso contrário, o céu é o limite.

Câncer de mama: uma luta cor de rosa


Confira as campanhas contra o câncer de mama que rolam durante o Outubro Rosa! Na imagem, o Jardim Botânico de Curitiba recebe iluminação especial para dataConfira as campanhas contra o câncer de mama que rolam durante o Outubro Rosa! Na imagem, o Jardim Botânico de Curitiba recebe iluminação especial para data
No Outubro Rosa, mês em que se comemora o Dia Internacional Contra o Câncer de Mama, diversas instituições promovem campanhas pra conscientização do público sobre esta doença. Este é o caso do shopping Metrô Tatuapé em parceria com o seu vizinho shopping Metrô Boulevard Tatuapé – eles organizam um lounge pra debates e palestras e disponibilizam 400 mamografias gratuitas pras mulheres que passarem por lá. Pra se inscrever, basta ir pessoalmente ao shopping Metrô Boulevard Tatuapé entre os dias 1 e 11/10. Os exames acontecem entre os dias 14 e 19/10!
Outra iniciativa interessante é a da Breast Cancer Awareness (BCA),campanha mundial de combate ao câncer de mama representada pela Clinique noBrasil. Este ano ela chega em sua 21ª edição com o tema Juntos Somos Fortes e quer arrecadar US$ 5 milhões em todo o mundo. Essa verba será destinada a pesquisas clínicas, ações educativas e serviços de saúde. Pra isso vão rolar várias ações bacanas, como a que ocorre domingo (29/09) no Parque do Povo. Será montado um karaokê no qual o microfone só fica audível se no mínimo 10 pessoas se juntarem pra cantar uma das músicas da seleção. No final da performance, os cantores desse “karaokê coletivo” recebem uma nota que é convertida em reais e doada pra pesquisas doGrupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (GBECAM). Cada ponto se torna R$ 1, portanto 10 pontos significam R$ 10 em doação deles! Vale se esforçar pra cantar superbem, né?
Além disso, a Clinique está lançando uma edição limitada do seu Chubby Stick na cor Plumped Up Pink, cujo lucro das vendas também é revertido pro GBECAM! Dá pra encontrar nos pontos de venda da marca a partir de 1/10.
Mulheres de Peito
Dia 1 a 19/10, das 10h às 22h
Shopping Metrô Boulevard Tatuapé: r. Gonçalves Crespo, 91, Tatuapé, SP
(11) 2225-7000
Cante Junto
Dia 29/09, das 11 às 17h
Parque do Povo: av. Henrique Chamma, 590, Itaim Bibi, SP
Entrada gratuita

The Doors - Touch Me (Live)