sábado 12 2017

7 aromas que surpreendemente fazem bem à saúde

Você é do tipo que fica mais triste ou se lembra de algum acontecimento do passado ao sentir um determinado perfume?
Então, saiba que isso é normal, e foi cientificamente comprovado, masi especificamente, em 2004, por cientistas que descobriram de genes (cerca de 1.000 genes ou 3% do genoma) intrinsecamente relacionados à nossa capacidade olfativa.
Com isso, além de ganhar o Prêmio Nobel de Medicina, foi provado que a memória olfativa é a maior memória que o ser humano possui!
Para quem não sabe, muitos estudos são feitos nessa área, e a Aromacologia é o termo que descreve o conceito desenvolvido para o estudo das inter-relações entre a psicologia e tecnologia de fragrâncias, ou seja, como utilizar fragrâncias para causar respostas emocionais e comportamentais nas pessoas.
E muitos são os aromas estudados, e agora mostraremos 7 deles que, comprovadamente, fazem bem à saúde. Confira:

1- Rosas para quem quer ter sonhos bons


Quer ter sonhos agradáveis? Então, invista em aroma de rosas! Segundo um estudo alemão, mulheres que dormiram num quarto com aroma de rosas tiveram sonhos agradáveis, e as expostas a cheiro de ovo podre tiveram maior probabilidade de ter sonhos ruins.
De acordo com especialistas, os odores podem afetar as respostas emocionais do cérebro e, como aromas gostosos estão em geral associados a boas lembranças, eles acabam estimulando sonhos mais agradáveis.

2- Canela para motivar

canela
Recentes estudos envolvendo a canela tem sido realizados, assim, o neurologista Alan Hirsch, da Fundação para o Tratamento e Pesquisa de Olfato e Paladar, aplicou a 11 participantes um teste de estabilidade, dez tiveram melhora ao sentir o aroma de um pão de canela, em comparação com outros aromas.
A canela também pode estimular outras habilidades motoras, pois, segundo pesquisadores da Universidade Jesuíta Wheeling, ela diminui a fadiga e a irritação com o trânsito e ainda aumenta a atenção dos motoristas. Ou seja, a canela pode ser usada para estimular o sistema nervoso central, melhorando o desempenho e a motivação.

3- Banana para sensação de saciedade

Quer emagrecer? Então aposte no cheiro de banana!
De acordo com um estudo do Dr. Hirsch, mais de 3 mil pessoas acima do peso foram expostas a aromas como banana e maçã verde quando sentiam fome. Elas perderam em média 2,250 quilos por mês nos seis meses do estudo, e sem sequer fazer dieta. O estudo apontou que alguns odores desencadeiam a liberação de hormônios que dão a sensação de saciedade.

4- Limão para combater a depressão

Limão
Sofre de depressão ou conhece alguém com esse problema? Então, aposte no cheirinho do limão!
Em um estudo japonês, pesquisadores expuseram 12 pacientes com depressão a uma mistura aromática cítrica, principalmente, com óleo de limão, que circulava na ventilação de uma sala na qual passavam a maior parte do tempo. O aroma regulou os níveis hormonais, aumentou a imunidade e diminuiu as dosagens de antidepressivos de que os pacientes precisavam.
Uma dica para levantar o ânimo é aplicar óleo essencial de capim-limão na parte interna do pulso.

5- Amêndoas para aliviar a dor

Já, um estudo realizado no Canadá envolvendo 20 mulheres e 20 homens, pediu que mergulhassem as mãos em água muito quente enquanto eram expostos a diversos aromas. Quando sentiram cheiros agradáveis, como o de extrato de amêndoas, as mulheres relataram 38% menos dor; elas tiveram níveis mais altos de dor com odores adstringentes, como vinagre. Por outro lado, esses aromas não afetaram a dor dos homens.
Especialistas afirmam que aromas específicos podem ser usados para dar mais conforto aos pacientes no pós-operatório, porém, é preciso que sejam feitas mais pesquisas.

6- Jasmim para dormir melhor

Flor de jasmim
Tem dificuldade para dormir? Segundo um estudo apresentado na Conferência da Associação Psicológica do Leste em 2001, feito com 20 pessoas enquanto dormiam em cômodos com cheiro de jasmim, lavanda ou sem aroma algum, depois de sentirem o aroma de jasmim, os participantes se mexeram menos durante o sono e relataram níveis de ansiedade mais baixos. E mais, também se saíram melhor em testes de cognição, o que pode ajudar estudantes ou atletas que têm problemas para dormir antes de provas ou eventos importantes.

7- Pimenta-do-reino e Angélica para deixar de fumar

Quer deixar de fumar? Então, a pimenta-do-reino pode lhe ajudar nisso! Segundo um estudo de 2013, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, onde fumantes cheiraram óleos essenciais de pimenta-do-reino ou de angélica. Ambos reduziram a vontade de fumar: os que inalaram a pimenta relataram uma suave sensação de ardência na garganta, semelhante à que experimentavam ao fumar, enquanto o grupo da angélica descreveu um relaxamento similar ao induzido pelo cigarro.
Os pesquisadores sugerem que os fumantes cheirem uma gota dos óleos, juntos ou separados, quando bater a vontade de fumar.

Fim das picadas: 6 aromas que espantam os mosquitos

Os mosquitos incomodam muito, ainda mais os que picam e podem acabar causando alergia.
Além de uma questão de conforto, manter-se longe dos mosquitos previne doenças transmitidas por eles, como a dengue.
Para espantar os mosquitos é comum o uso de repelentes, mas repelentes industrializados são caros e cheio de substância químicas.
Inclusive, algumas pessoas têm alergia de repelente, e não podemos passar o produto na pele dos bebês, que é muito sensível.
Por isso, listamos 6 aromas que espantam os mosquitos, todos naturais.
Algumas plantas podem te ajudar a espantar os mosquitos de modo natural, perfumam e deixam o ambiente mais bonito.
aromas que espantam os mosquitos
Além de utilizar esses aromas para espantar mosquitos, você pode adotar barreiras físicas, como os mosqueteiros.
Quem tem bebê ou criança em casa pode colocar mosqueteiro na cama ou berço.
Quem mora em locais com mais mosquitos pode proteger também as janelas, algumas janelas já são vendidas com venezianas de mosqueteiro.

Aromas que espantam os mosquitos

Citronela

Citronela espanta os mosquitos
A citronela é talvez o aroma mais popular para espantar mosquitos.
Existem no mercado opção de velas, incensos ou borrifadores.
Mas se quiser uma opção mais natural para espantar mosquitos você pode cultivar a citronela em casa, em vasos, hortas ou canteiros.
A citronela é uma planta que precisa de muito sol, pouca água e solo fértil.
Se morar em um lugar frio talvez seja melhor procurar outra opção, pois a citronela não lida bem com temperaturas baixas.

Alfazema

Citronela para espantar os mosquitos
A alfazema, conhecida também como lavanda, possui ótimo aroma para espantar mosquito e deixar a casa mais cheirosa.
Para utilizar a alfazema para espantar mosquitos você deve fazer buquês com a planta e espalhar ela casa: pendura nas janelas, deixe em cima de móveis.
Para ficar mais bonito, faça arranjos com alfazemas secas.

Cravo

Cravo espanta mosquito
O aroma do cravo também é muito popular para espantar mosquitos.
São duas opções para usar esse aroma para espantar mosquito: cravo espetado em frutas ou solução para borrifar nos ambientes.
Você pode espetar uma maçã ou um limão com vários cravos e deixar nos ambientes em que deseja.
Fazer a solução com aroma de cravo para espantar mosquitos é fácil.
Ferva 1 xícara de água com 20 cravos por 5 minutos, espere a água esfriar a adicione 1 xícara de álcool.
Coloque a mistura num borrifado e borrife nos cômodos.

Alecrim

Alecrim espanta mosquitos
Além de ótimo sabor, o aroma do alecrim é excelente para espantar mosquitos.
Tenha um vaso de alecrim próximo às janelas.
Ele irá espantar os mosquitos e você ainda pode utilizar como tempero.
O alecrim precisa de pouca água e deve ficar longe de ventos fortes.

Tomilho

Tomilho espanta mosquitos
Outra erva que serve para espantar mosquitos e para temperos é o tomilho.
Mantenha sempre um vaso próximos às janelas.
O tomilho não precisa de muita água e prefere temperaturas quentes.

Erva-cidreira

Erva-cidreira espanta mosquitos
Outra planta com dupla função.
A erva-cidreira serva para fazer chás com poder digestivo e tem um dos melhores aromas que espantam os mosquitos.
A planta gosta de muito sol e solo úmido.

The Doors - Touch Me (Live)