Nem sempre é fácil manter a rotina de exercícios e, por isso, estímulos nunca são demais
Praticar exercício físico é, mais que uma opção, uma necessidade para quem pretende manter o organismo funcionando corretamente. Aliadas a uma alimentação balanceada, as atividades físicas são fonte de um estilo de vida mais saudável, ajudando a evitar problemas de saúde. Mas quem disser que é fácil manter o estímulo para essas atividades estará mentindo. Por isso, fique de olho nessas 25 maneiras de se manter motivada na academia.
1 – Pare de reclamar
Para Tracy Anderson, personal trainer da atriz Gwyneth Paltrow, concentrar-se no seu envelhecimento ou na maneira como seu corpo está reagindo ao que você come é a melhor maneira de entender por que você precisa, de fato, continuar se exercitando.
2 – Avalie-se de forma crítica
Se você se observar sem roupas em frente ao espelho, conseguirá ter a dimensão exata da necessidade dos exercícios. Caso não tenha efeito, dê pulinhos em frente ao mesmo espelho – o quanto seu corpo “balança” é um sinal da flacidez que possui.
3 – Mantenha o bom humor
É claro que há dias mais complicados que outros para se animar mas, se você cuidar do bom humor, tudo será mais simples. Procure espantar sentimentos como a tristeza e o desânimo, se quiser mesmo seguir uma rotina de exercícios.
4 – Faça amigos na academia
Construir relações sociais no ambiente da academia te ajuda a não faltar. Essa conexão com outras pessoas faz com que você se sinta mais estimulada a comparecer, mesmo que seja “para encontrar com os amigos”.
5 – Publique seus avanços
A internet, quem diria, pode ser uma grande aliada na prática de exercícios físicos. Montar um blog, por exemplo, que conte a outras pessoas como você está se exercitando, pode ser um grande motivador pessoal. Será como um desafio aplicado a você mesma.
6 – Fique em casa
Se seu problema é sair de casa para ir à academia, procure inverter essa lógica. Permanecer em casa e realizar os exercícios nos horários mais adequados à sua rotina pode ser interessante. Tente praticar com DVDs ou tutoriais da própria internet.
7 – Deixe a música te levar
Trilha sonora é fundamental para a atividade física. Descubra que tipo de música te estimula melhor e tenha sempre um CD ou MP3 à mão na hora de se mexer.
8 – Faça um pacto com alguns amigos
Pode ser a galera do escritório ou mesmo sua turma de amigos de fim de semana. O importante é que, quando se tem uma “equipe”, é mais difícil desanimar, porque um estimula o outro. Além disso, sempre há um pouco de competição entre as pessoas, o que favorece ainda mais a rotina.
9 – Faça um pacto com seu namorado
Além de amigos e colegas de trabalho, ter seu namorado como companheiro pode ser de grande ajuda. Assim, um poderá cobrar resultados do outro e vocês poderão comparara quanto cada um evoluiu.
10 – Tome café
Uma xícara de café pela manhã pode ser o estímulo ideal para seu organismo. Cuidado apenas para não exagerar: doses muito altas de cafeína também prejudicam o mesmo organismo.
11 – Desafie-se
Para aumentar o tempo de exercícios ou a velocidade com a qual você os pratica, desafie a si mesma. Nada como propor uma quebra de recorde pessoal.
12 – Pense no que já foi feito
Quando pensar em desistir dos exercícios, pense sobre quanto tempo você passou praticando-os e em como estaria jogando todo esse trabalho fora, caso realmente abrisse mão das atividades.
Essa lista foi parcialmente editada a partir de um artigo da Revista Allure.
https://www.dicasdemulher.com.br/12-dicas-para-se-manter-motivada-na-academia/