13h42: O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, classificou o incêndio na boate em Santa Maria, que tem 245 mortes confirmadas, como uma tragédia. Em seu primeiro pronunciamento após a chegada ao município na região Central do Estado, ele afirmou que o governo está mobilizado para esclarecer as causas do acidente. “Nós estamos empenhados, desde a madrugada, em dar o apoio necessário para que tenhamos o levantamento de provas para fazer um inquérito policial de alto nível, para que a gente possa depois, com essa provas, ter um esclarecimento inclusive em relação às causas que determinaram esse evento”, disse. Tarso também reforçou o apoio dado pelo governo federal e afirmou que esse é o momento de dar apoio às famílias enlutadas. “É um momento muito duro para todos nós. Nós temos que ter competência, responsabilidade, trabalhar muito bem para que a gente possa dar uma resposta a altura desse acontecimento”, complementou.
13h38: A tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), foi a segunda maior registrada no País. No dia 17 de dezembro de 1961, um incêndio no Gran-Circo Norte Americano, em Niterói, deixou mais de 500 mortos. A tragédia marcou para sempre o município fluminense e o Brasil, que se mobilizou para ajudar as vítimas numa campanha de solidariedade poucas vezes vista.
13h23: Natural de Santa Maria (RS), o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, divulgou nota de pesar pelo incêndio que matou pelo menos 245 pessoas em uma boate da cidade gaúcha, na madrugada deste domingo. Beltrame diz estar profundamente consternado com a tragédia ocorrida esta madrugada em sua cidade natal. O secretário está acompanhando o caso pela imprensa e por telefonemas para parentes. “É provavelmente a notícia mais triste que já recebi de minha querida cidade. Como santa-mariense que sou, estou chocado”, disse. O secretário lembrou que Santa Maria é uma cidade habitada principalmente por jovens, por se tratar de um centro universitário regional. “Por isso, é uma cidade muito ativa e pulsante, cheia de juventude. É de uma tristeza imensa ver quantas vidas se perderam, centenas de jovens universitários que estavam alegremente celebrando a vida. Estou rezando pela paz dessas famílias e pela paz de toda a população de Santa Maria, que precisará de muito carinho e solidariedade para superar essa tragédia”, declarou o secretário.
13h21: Um vídeo postado no YouTube mostra o desespero dos jovens da boate Kiss durante o resgate das vítimas.
13h16: O vice-presidente Michel Temer, que estava ocupando interinamente a Presidência da República quando ocorreu a tragédia em uma boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, distribuiu nota oficial lamentando o ocorrido e se solidarizando com as famílias. “Todo o povo brasileiro se solidariza nesta hora trágica com o Rio Grande do Sul”, disse Temer na nota, relatando, em seguida que, “por telefone, transmiti ao prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, meu pesar por este lamentável acidente que retirou a vida de tantos jovens gaúchos e expresso minha solidariedade também aos familiares das vítimas”. Temer acrescentou ainda que “como já disse a presidenta Dilma Rousseff, o Governo Federal colocou todos seus meios à disposição de Santa Maria e do Rio Grande do Sul, de todas famílias e amigos que sofrem neste momento”
13h15: Os corpos da tragédia na boate Kiss, de Santa Maria, estão no Centro Desportivo Municipal. Familiares estão entrando em pequenos grupos para identificar as vítimas.
13h10: A rodoviária de Porto Alegre colocou um novo horário à disposição com destino Santa Maria. A nova saída é às 14h45.
13h08: A cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entrou neste domingo, 27, em luto oficial por 30 dias devido à tragédia que resultou na morte de 245 pessoas em uma boate do município. O decreto foi assinado pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB), que foi reeleito para o cargo no ano passado. Em nota, o governo municipal informou que a assinatura do decreto “prevê a contratação imediata, por parte da prefeitura, de profissionais da área da saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, para dar assistência às famílias que tiveram seus filhos e parentes vitimados”. O site da Prefeitura de Santa Maria publicou a imagem de uma tarja preta onde está escrito “luto”. A imagem diz ainda que a “comunidade presta solidariedade aos amigos e familiares das vítimas”. A reportagem tentou contato com a prefeitura com o telefone que está publicado no site, mas ninguém atendeu às duas chamadas, por volta das 13h deste domingo.
13h02: A delegada Elizabeth Shimomura disse à Globo News que a prioridade da polícia é aidentificação dos corpos. Uma força tarefa foi montada para, com a ajuda de familiares, é identificar os mortos. A delegada informou também que algumas testemunhas estão sendo ouvidas no próprio local.
12h55: Vídeo postado no YouTube mostra o atendimento às vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário