Uma refeição saudável e deliciosa. Não é isso que
todos nós gostaríamos de ter todas as noites? A questão é que, de alguma forma,
as compras de supermercado continuam sendo uma tarefa entediante e, às vezes,
insuportável. Especialmente quando consideramos as variadas preferências e as
necessidades das pessoas que alimentamos. Você faz sua rota para o
supermercado, lista de produtos na mão, montando uma estratégia sobre a forma
mais eficiente de circular pela loja. Depois de montar o caminho a seguir, você
enfrenta o desafio de escolher entre tamanhos, marcas e preços dos produtos. E
é claro que agora você está se esforçando para lembrar daquele item da receita
que esqueceu de anotar.
Felizmente, existem algumas soluções tecnológicas que
podem saber o que você quer comer, qual caminho tomar no supermercado, onde
encontrar os melhores preços e o nome do produto esquecido. Interessado? As
principais redes de supermercados da Europa certamente estão! A inteligência
artificial (IA) é o ingrediente secreto, minimizando os problemas e permitindo
que gastemos mais tempo com as coisas importantes, como o tempo na mesa de
jantar com amigos e familiares.
Listas de compras
mais inteligentes e personalizadas
Uma boa lista de compras é a chave para qualquer
compra de supermercado bem-sucedida. Partindo dessa premissa, a Albert Heijn,
maior rede de supermercados da Holanda e parte do conglomerado global Ahold Delhaize,
formou uma parceria com a Microsoft para criar uma solução baseada em
inteligência artificial chamada Predict My List.
Capturando, armazenando e analisando dados de compras
on-line e off-line – como aquisições anteriores, localização e até mesmo época
do ano – na nuvem, a
Albert Heijn está usando IA para prever e recomendar listas de compras
otimizadas, mantimentos alternativos, receitas e muito mais para seus 10
milhões de clientes semanais.
Na Itália, outro assistente de compras com tecnologia
de inteligência artificial está agitando as mídias sociais. Coop, a maior rede
de supermercados da Itália, desenvolveu um chatbot no Facebook chamado SHoppY.
Por meio do aprendizado de máquina, o ShoppY é capaz
de aprender e processar, de forma anônima, os dados contidos na lista de
compras do cliente para fornecer recomendações de compras, notificações de
promoção, encontrar produtos na loja e até alertar quando as lojas próximas
estarão abertas. O ShoppY também pode lembrar o histórico de compras, o que
significa que ele pode recuperar uma lista anterior e atualizá-la ou iniciar
uma nova ao mesmo tempo em que recomenda novos produtos normalmente associados
aos itens da lista do consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário